prof. paulo aprígio - cloud object storage · quadra do ano adequada a certas fases da natureza e...

9
Prof. Paulo Aprígio

Upload: lamminh

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prof. Paulo Aprígio

tem.po

( ) Medida de duração dos seres sujeitos à mudança da sua substância ou a mudanças acidentais e sucessivas da sua natureza, apreciáveis pelos sentidos orgânicos. Uma época, um lapso de tempo futuro ou passado. A época atual. A idade, a antiguidade, um longo lapso de anos. A existência humana considerada no curso dos anos. Época determinada em que ocorreu um fato ou existiu uma personagem (com referência a uma hora, a um dia, a um mês ou a qualquer outro período). Ocasião própria para um determinado ato; ensejo, conjuntura, oportunidade. Sazão, quadra, período próprio de certos atos, de certos fenômenos, da existência de certas qualidades. Estação, quadra do ano adequada a certas fases da natureza e aos trabalhos que delas dependem. Estado meteorológico da atmosfera; vento, ar, temperatura. Horas de lazer, horas vagas.

Disponível em;http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=tempo

TEMPO RELIGIOSO

1º de JANEIRO de 2000 24 de RAMADA de 1378 23 de TEVET de 5760 7º dia do 2º mês do

ANO DO COELHO

OCIDENTAL (gregoriano)

ISLÂMICO JUDAICO CHINÊS

Baseado no ciclo solar, tem como referência o nascimento de Cristo

A base é a Lua. Inicia-se com a fuga de Maomé de Meca, em 622 d.C.

Calendário Lunar, parte da criação do mundo

conforme a Bíblia

Referência lunar.

Iniciado em 2697 a.C., ano do patriarca chinês

Huangti

o que é contado e regulado pelo dia solar.

tempos da existência da humanidade sobre a Terra anteriores a todas as tradições escritas e que só podem ser apreciados pela indução.

TEMPO HISTÓRICO

Marcado pelo conjunto das ações humanas e seus impactos, como as mudanças sociais e políticas, as transformações culturais, a consolidação de novos agentes ou o esquecimento de outros. Revela a teia de significados que permeiam o período estudado.

Disponível em:http://faroldasletras.no.sapo.pt/glossario.html

TEMPO HISTÓRICO (LITERATURA)

O tempo da História evocado pela ação do romance, em muito influenciado por contextos periodológicos: a atração pela Idade Média, nas obras dos românticos, o interesse pela Revolução Industrial, no romance naturalista, etc.

Disponível em:http://faroldasletras.no.sapo.pt/glossario.html

me.mó.ria

( ) Faculdade de conservar ou readquirir ideias ou imagens. Lembrança,

reminiscência: Celebridade, nome, reputação: Monumento para comemorar os feitos de alguma pessoa ilustre, ou algum

sucesso notável. Apontamento para lembrança. Memorial. Anel que se dá para conservar uma lembrança ou para comemorar algum fato. Comemoração de um santo ou a oração em que ela se faz no ofício do dia. Nota diplomática. Documento em que a parte expõe a sua defesa ou o seu pedido e que junta aos autos. Dissertação científica ou literária, destinada já a ser enviada a uma corporação, a uma academia, a uma escola ou ao governo, já a ser publicada pela imprensa.