prof. franco augusto -  · a zona da mata é também a sub-região mais industrializada do nordeste...

32
Prof. Franco Augusto

Upload: vuongliem

Post on 16-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prof. Franco Augusto

A Zona da Mata é uma sub-região costeirada Região Nordeste do Brasil que se estende doestado do Rio Grande do Norte até o sulda Bahia, formada por uma estreita faixa deterra para os padrões continentais do Brasil. Onome “Zona da Mata” deve-se à MataAtlântica que originalmente cobria a região,mas atualmente está quase extinta.

Sua área concentra seis das nove capitais daregião (Natal, JoãoPessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador). É azona mais urbanizada, industrializada eeconomicamente desenvolvida da RegiãoNordeste.

Seu clima é tropical úmido com temperaturas querondam entre os 20 e os 30 graus positivos.

Também sobe pouco acima dos 30 graus, aocontrário do bioma sertão na mesma latitude eoutros biomas de latitude e umidade similar nosudeste asiático.

Estende-se do litoral a 200 km para o interior.

Apresenta regularidade de chuva.

Culturas: cana-de-açúcar, cacau, tabaco e lavourade subsistência.

A Zona da Mata é também a sub-região maisindustrializada do Nordeste brasileiro, sendoa Região Metropolitana do Recife e a RegiãoMetropolitana de Salvador as áreas em que aindústria é mais forte e diversificada.

Destaca-se a produção de aços especiais, produtoseletrônicos, equipamentospara irrigação, barcos, navios, cascos paraplataformas depetróleo, chips, softwares, automóveis, baterias eprodutos petroquímicos, além de produtos demarca com valor agregado.

A Zona da Mata nordestina foi o berço dosprincipais ritmos do país a exemplo do frevo,maracatu, samba de roda do recôncavo, bossanova, axé, arrocha e outros. O trio elétrico tambémtem origem na zona da Mata, como tambémalguns intérpretes da música brasileira tais comoCaetano Veloso, Maria Betânia, Alceu Valença,Herbert Viana e muitos outros.

O samba de roda foi transferido duas vezes dorecôncavo ou zona da mata meridional para o Riode Janeiro.

Há vários carnavais notórios ocorrem na zona damata nordestina como em Olinda, Salvador, Recife(Galo da Madrugada), Natal, Mossoró, Caicó, JoãoPessoa e Maceió.

Agreste designa uma transição entre a Zona daMata e o Sertão, que se estende por uma vasta áreados estados brasileiros da Bahia, Sergipe,Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande doNorte.

A área ocupada pelo Agreste situa-se numaestreita faixa, paralela à costa. Possui comocaracterísticas principais solos profundos solosrelativamente férteis, vegetação variável compredominância de vegetação caducifólia.

É uma área sujeita a secas, cujaprecipitação pluviométrica varia entre 300 e1200 mm/ano.

Possui 4 pólos principais: Campina Grande-PB(principal do Agreste Setentrional), Caruaru-PE,Arapiraca- AL e Feira de Santana-BA

Possui solo essencialmente pedregoso, riosintermitentes (temporários), vegetação rala etamanho pequeno Tecnicamente, o agrestejunto ao sertão compõem o ecossistemadenominado caatinga.

Possui, por ser marcadamente terreno detransição, áreas onde há maior umidade,os brejos.

O principal acidente geográfico da região éo planalto da Borborema - que apresentavegetação tropical e o clima úmido nas áreasaltas e região da encosta leste; e vegetação decaatinga, consorciada com o clima semi-árido eseco.

O Agreste possui os maiores festivais de SãoJoão do Mundo, se destacando o de CampinaGrande e Caruaru. Estes festivais se centram nafigura do milho, que é o único dos grandescereais nativo da América.

O agreste está mais próximo a cultura eetnografia sertaneja que a do litoral da zona damata (principalmente o Agreste Setentrional,vizinho a zona da Mata Setentrional).

As propriedades rurais nessa região são,geralmente, de pequeno e médio porte – chamadasde minifúndios – com a predominância daagricultura familiar

. Os principais produtos são o algodão, o café e osisal (fibra retirada do agave para produzir cestos,cordas e tapetes).

A principal atividade econômica do Agreste é oartesanato, cujos produtos costumam sernegociados em grandes feiras e centros comerciais,localizados nas principais cidades da região, asaber: Caruaru (Pernambuco), Campina Grande(Paraíba), Feira de Santana (Bahia), Arapiraca(Alagoas) e Itabaiana (Sergipe).

O sertão, é uma das quatro sub-regiões da RegiãoNordeste do Brasil, sendo a maior delas em áreaterritorial. Estende-se pelos estadosde Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, atingindo oestado de Minas Gerais.

Compreende as áreas dominadas pelo climatropical semiárido, apresentando temperaturasmédias elevadas, entre 25 º e 30 °C.

As chuvas concentram-se em apenas três ou quatromeses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge amédia de 750 milímetros anuais, sendo que emalgumas áreas chove menos de 500 milímetros aoano.

O Sertão é a sub-região que apresenta omenor índice pluviométrico de todo o país.

A escassez e a distribuição irregular daschuvas nessa área devem-se, sobretudo, àdinâmica das massas de ar e, também àinfluência do relevo. As chuvas geralmenteocorrem entre os meses de dezembro e abril.

Porém em certos anos, nãoocorrem precipitações nesse período ea estiagem pode se prolongar dando origemàs secas.

A agropecuária é uma atividade econômica queabrange tanto a agricultura quanto a pecuária. Nosertão, a atividade pecuária (criação de animais) ocupaum lugar de destaque, uma vez que é a principalatividade econômica.

Como essa região ainda não ingressou em um processode mecanização e modernização efetiva do campo, apecuária é desenvolvida de forma tradicional ouextensiva, isso quer dizer que os animais são criadosem extensas áreas, no caso dos latifúndios, semmaiores cuidados e se alimentam quase sempre depastagens nativas e não cultivadas, diante disso aprodutividade é baixa.

Depois da criação de gado, a principal é a produção decaprinos, animais de pequeno porte que resistem àscondições mais adversas impostas pelo clima, devido aesse fator o Nordeste detém o maior rebanho dessaespécie no Brasil, com aproximadamente 9 milhões deanimais.

Com o propósito de facilitar ações para combateras secas e amenizar os seus efeitos sobre apopulação sertaneja, o governo federal delimitouem 1951, o chamado Polígono das Secas.

Inicialmente, o Polígono abrangia cerca de 950 000quilômetros quadrados, estendendo-se pelas áreasde clima semiárido. Entretanto, após a ocorrênciade grandes secas, a área do Polígono foi ampliada,alcançando parte do estado de Minas Gerais.

Diversos órgãos do governo são responsáveis pelocombate às secas, especialmente o DNOCS quecoordena programas de irrigação, construçãode poços artesianos e açudes, bem como outrasfunções, visando amenizar os problemas dapopulação.

O Meio Norte é uma das sub-regiõesdo Nordeste do Brasil. Possui duas das novecapitais da região, São Luís e Teresina, e duasimportantes cidades no interior, Imperatrize Caxias, no Maranhão, além de Parnaíba,no Piauí.

O Meio-Norte pode ser subdividido emsetentrional e meridional, e longitudinalmenteem leste e centro-oeste, sendo o leste ocupadopelo Piauí ocidental, e o centro-oeste peloestado maranhense.

O Meio-Norte é uma faixa de transição entrea Amazônia e o sertão, e é também conhecidacomo mata dos cocais devido às palmeirasde babaçu e carnaúba encontradas na região.

No litoral chove cerca de 2 000 mm anuais,indo mais para o leste e/ou para o interior essenúmero cai para 1 500 mm anuais, e no sul doPiauí, uma região mais parecida com o sertão,chove, em média, 700 mm por ano.

- O avanço da agricultura nesta zonageográfica ocorre sobretudo com a soja, mastambém com arroz, milho e algodão. A produçãode soja, de algodão e de milho concentra-se no suldesta sub-região, que faz parte do cerradonordestino.

- A indústria é mais forte e diversificada nocomplexo industrial e portuário de São Luís,Imperatriz também conta com grandes indústriascomo a Suzano Celulose.

- Já a capital do Piauí tem um parque industrialpouco diversificado.