produtos culturais clc núcleo gerador 7 dr 3

4
Produtos culturais Olhando para as duas imagens, não gosto desta nova basílica, já ouvi dizer muitas coisas sobre ela, que parecia um reservatório de água, vista por fora parece mais uma praça de touros, que parece a capital do betão e outras coisas mais. 1

Upload: rosasaozinha

Post on 03-Aug-2015

1.591 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Produtos Culturais Clc NúCleo Gerador 7 Dr 3

Produtos culturais

Olhando para as duas imagens, não gosto desta nova basílica, já ouvi dizer muitas coisas sobre ela, que parecia um reservatório de água, vista por fora parece mais uma praça de touros, que parece a capital do betão e outras coisas mais.

Talvez por ser Católica "praticante" e conservadora, indo todos os anos a Fátima não vejo o enquadramento de arquitectura entre a basílica velha e a nova. Ou melhor, devido à minha idade, sou mais dada à arquitectura antiga. A Igreja antiga, defende uma arquitectura feita à imagem do seu tempo, e a prova disso são os vários exemplos de arquitectura religiosa existentes em Portugal.Não sou contra a construção da Basílica, mas sim ao aspecto visual e contraste das duas basílicas. Haverá muitas pessoas que nos próximos tempos vão visitar o local, muitas delas até para apreciarem a obra e nem tanto com o sentido religioso.

1

Page 2: Produtos Culturais Clc NúCleo Gerador 7 Dr 3

Aspectos da nova igreja

Além do facto de ter dado trabalho a mais de três mil empregados e a cerca de trezentas empresas, com prioridade às nacionais, é uma estrutura circular e no conjunto de toda a volumetria da nova igreja, é uma síntese entre arte e técnica. É a maior casa de culto religioso do país, com capacidade para 8.760 pessoas sentadas.No caso de Fátima é exemplar mas existem muitos outros. Diversas igrejas antigas também albergam muita gente e não são tão "frias" quanto essa. Se antigamente conseguiam fazer estruturas tão bonitas porque é que agora não conseguem?

PRODUTOS CULTURALES2

Page 3: Produtos Culturais Clc NúCleo Gerador 7 Dr 3

Mirando hacia las dos imágenes, no me gusta la nueva iglesia, dicen muchas cosas, que ella se parece a uno reservatorio de agua, por afuera se parece una plaza de toros, también se parece a una capital del concreto y otras cosas mas.

Probablemente por ser católica "creyente" y muy conservadora, voy todos los años a Fátima. No miro con buenos ojos el encaje que ahí en la arquitectura entre la iglesia vieja y de la nueva. A lo mejor por mi edad, soy mas por arquitectura antigua. La Iglesia antigua, se defiende con una arquitectura echa a la imagen de su tiempo, es la prueba de eso son los varios ejemplos de arquitectura religiosa existentes en Portugal.No soy contra con la construcción de la iglesia, pero sin lo visual y contraste de las dos iglesias. Seguro que muchas personas en los prójimos tiempos irán hacer una visita al local, muchas de ellas irán para apreciare la obra e no tanto el sentido religioso.

Trabalho realizado por:

Rosa Gonçalves

3