producaoalunos tem saci_na_vila_palmares

14
TEM SACI NA VILA PALMARES

Upload: susete-mendes

Post on 12-Jul-2015

5.977 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

TEM SACI NA VILA PALMARES

TEM SACINA

VILA PALMARESAutoria

ALUNOS 2ª SÉRIE B – EFIEMEF PROFESSORA MARILI DIAS

Orientação, Revisão, Edição e MontagemProfessora Susete Aparecida Rodrigues Mendes

*******************************Síntese:

Coletânea Contos Infantis - Folclore*******************************

INTRODUÇÃO

Para que esta produção de texto se concretizasse, percorremos um longo caminho, foi necessário um trabalho contextualizado com as atividades de leitura e interpretação previamente desenvolvidas. Foi aproveitado o mesmo tema e tipo de texto discutido anteriormente para propor produção de texto aos alunos.

Li e mostrei para meus alunos modelos de texto (da tipologia textual proposta), explicando sua estrutura, sua função, o começo, meio e fim do texto utilizado e só então solicitei a produção.

Após a solicitação, acompanhei individualmente a produção dos alunos orientando e auxiliando, solucionando suas dúvidas e as dificuldades que foram surgindo.Aqui reuni os melhores textos produzidos por eles e fiquei muito feliz com o resultado. AGOSTO-2010

Professora Susete Mendes

O Saci UM DIA APARECEU UM SACI NA VILA

PALMARES E fEz UMA gRANDE CONfUSÃO. PRIMEIRO ROUbOU DOCE DAS

CRIANÇAS, DEPOIS SUMIU COM O gATO DA DONA JOANA, DEPOIS fEz UM REDEMOINhO NO MEIO DA RUA DE TERRA qUE ASSUSTOU TODO MUNDO, fOI AqUELA gRITARIA. APROVEITANDO A CONfUSÃO ELE ENTROU NA ESCOLA MARILI DIAS E JOgOU O LANChE DAS CRIANÇAS NO LATÃO DE LIxO, qUEbROU AS CADEIRAS E fICOU PULANDO DENTRO DA ESCOLA COM UMA PERNA Só E fUMANDO AqUELE CAChIMbO fEDIDO. NESTE DIA fICOU TODO MUNDO SEM AULA.DEPOIS DE DEIxAR TUDO qUEbRADO E TODOS ASSUTADOS fOI EMbORA DEIxANDO AqUELA CONfUSÃO!

Autora: Camila Santos – 2ª série B

SACI NÃO ExISTE ! SERá? Um dia a Bia e a Gabriela saíram pra

dar uma volta pela Vila Palmares, no bairro onde moravam.Chegando perto da mata resolveram brincar numa trilha. Quando elas estavam andando começou a ventar forte. Bia ficou muito assustada e começou a correr, mas no caminho veio a seu encontro um redemoinho e de dentro dele saiu um menino com uma perna só , um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca.

A Bia e a Gabriela já tinham ouvido falar que ele adorava fazer travessuras por onde ele passava.

O redemoinho estava carregando tudo pelo caminho e as duas meninas ficaram morrendo de medo, então, cortaram caminho e foram ficar junto com seus pais. Contaram para eles o que tinha acontecido e o pais da Bia explicou que Saci não existe , é só uma lenda. Bia e Gabriela voltaram a brincar, mas nunca conseguiram esquecer o que viram.

Autora: Bruna Rafaela – 2ª B

SACI NA ESCOLA Um dia apareceu um saci na escola

Marili Dias, na Vila Palmares. Este menino danado mexia com todo mundo que passava , pegava as maças das meninas e meninos e jogava pra lá e pra cá,soltava pum perto de todo mundo bem na hora do lanche e sem a gente perceber roubava nosso lanche só pra jogar fora.Todo dia era a mesma bagunça, ninguém agüentava mais, até que tiveram uma grande idéia.

Fizeram uma armadilha para o saci, colocaram um pouco de lanche bem perto da armadilha.Todo mundo se escondeu e ele apareceu e foi logo pegando o lanche. Mas uma enorme peneira caiu bem em cima dele e ele foi capturado em flagrante. Ele ficou muito surpreso e triste também, porque Saci não gosta de ser pego fazendo traquinagem. Ele devolveu o lanche e pediu desculpas. Nós soltamos ele e ele foi embora. Todo mundo comemorou quando ele desapareceu.

Autora: Camila Vitória- 2ª série B

SACI É MUITO ESPERTO

Uma vez, apareceu um saci andando pelas ruas da Vila Palmares.O Saci pegou o sorvete de um menino e jogou na cabeça do outro menino. Pegou a bolsa de uma mulher e trocou com a bolsa de outra. Tomou o pirulito de uma criança e quebrou as janelas da sala da casa da Dona Maria.Fez a maior confusão, até que os moradores resolveram capturar o Saci e dar uma lição nele, mas como o Saci era mais esperto desapareceu primeiro.

Autor: Matheus Pina- 2ª série B

O SACI MORREU Um dia o Saci estava no portão

da escola. Eu fui a primeira que vi e fui correndo contar para meus colegas de sala. Todo mundo desceu correndo pra ver o Saci no portão.

Quando eles encontraram o Saci pegaram ele e tentaram jogar ele num poço, mas não conseguiram, então levaram para o quinto andar , jogaram ele lá de cima e ele morreu.

Autora: Jaqueline da Silva Ribeiro 2ª série B

fIz AMIzADE COM O SACI Eu e meus primos fomos nadar

a lagoa da Vila Palmares. Quando estávamos passando pelo meio do mato, ouvimos um barulho bem alto.Chegamos na lagoa e meus primos foram nadar e alguém jogou pedra em nós, então eu fui ver o que era. Quando eu virei era o Saci, mas eu não tive medo. Resolvi puxar conversa com ele e acabamos ficando amigos. Então apresentei ele para meus primos e ficamos muito feliz com nosso novo amiguinho.

Autora: Gabriela Gomes da Silva- 2ª série B

SACI APAIxONADO Era uma vez um menino negrinho que

usava carapuça vermelha, fumava cachimbo e pulava com uma perna só,o Saci.Um dia ele estava andando pela mata próxima a Vila Palmares e ouviu um barulho. Assustado saiu correndo e tropeçou numa pedra e caiu. O seu joelho começou a doer e ele começou chorar. O barulho ficou mais alto e o Saci ficou apavorado e chorava mais ainda ,pois não conseguia sair do lugar. Quando olhou para traz, viu uma dama linda montada numa égua.Ela era negrinha, usava uma carapuça vermelha, fumava cachimbo, e tinha uma perna só. Que legal! O Saci arregalou os olhos e se encantou pela dama. A dama perguntou?

-O que aconteceu? E o Saci respondeu:-Eu cai e machuquei meu joelho e agora não

consigo andar.A dama desceu da égua, pegou na mão do

Saci e colocou o saci em cima da égua e levou pra casa dela pra cuidar dele. A partir deste dia o saci se apaixonou por ela e a Senhorita Saci por ele e até hoje são felizes!

Autora: Julia Ribeiro - 2ª série B

A fESTA DOS SACIS Um dia apareceu na Vila

Palmares um menino negro de uma perna só que fumava cachimbo, o nome dele era Saci Perere. Ele era muito brincalhão e gostava de festa.

Durante a noite era uma grande festa ele chamava todos sacis e de dia uma surpresa. Uma menina descobriu e falou pra todo mundo da Vila, mas ninguém acreditou nela.

Então ela foi atrás do Saci e tirou o capuz vermelho da cabeça dele e ordenou que ele saísse da Vila.

_Sai da vila! O Saci respondeu: _Eu saio mas por favor devolva

meu capuz. A menina devolveu e quem

desapareceu da Vila foi ela. Autora: Letícia Pereira Vitor – 2ª série B

EU VI UM SACI NA VILA PALMARES

Numa certa noite, mais ou menos pelas 20 horas eu estava indo para casa sozinha,de repente eu vi uma luz que se transformou num Saci.Eu não me assustei, apenas perguntei: --Quem é você?

-Eu sou o Saci! Então eu perguntei: - Como é seu nome? - Meu nome é Joãozinho, mas por favor, não conte pra

ninguém.Pode ficar tranqüilo, eu não vou contar pra ninguém.O Saci me perguntou: _Você quer que eu realize um desejo. - Sim. - O quê? - Eu só quero que você seja livre e feliz!Neste momento ele desapareceu e eu fui pra minha casa.

Autora: Giuliane Maciel Sousa – 2ª série B

APARECEU SACI NA VILA PALMARES

A Vila Palmares é um conhecido Bairro da Cidade de São Paulo. Há alguns dias atrás apareceu neste bairro um Saci . Algumas pessoas dizem que ele é uma gracinha, muito bonzinho, já outros dizem que ele é terrível, muito danado. Ele esconde o sapato das crianças, esconde o vaso da sala, suja as roupas estendidas nos varais e coloca pimenta no feijão. Mas apesar disso, parece que a maioria gosta muito do Saci, e por esta razão ele resolveu neste bairro morar.

Autora: Gabriela Vitória Manara da Silva – 2ª série B

CONSIDERAÇõES fINAIS

O projeto realizado me permitiu observar que se pode alfabetizar as crianças ao mesmo tempo em que se trabalham os seus processos de letramento, isto é, as crianças se alfabetizam aprendendo o uso social da linguagem escrita. (Professora Susete Mendes)