processos de comunicação

3
Processos de Comunicação Comunicação em massa, avanço tecnológico Mensagem generalizada, temporalidade da mensagem, temática da mensagem. Pesquisa: conceitos, processos, Tipos de Planejamento: conceitos básicos, Tipos de Pesquisa. UNIDADE 4 – PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO: UNIDADE 8 – MENSAGENS: Generalidades Temporalidade da mensagem Temática da mensagem Comunicação – kátia Campelo Se apresente inicialmente. Oratória – voltar a atenção para si e, portanto, perceber os efeitos da comunicação. Que seria nada mais que perceber como me comunico com está a meu redor o interlocutor que está aqui para receber minha mensagem. Comunicação eficiente e resultados eficazes O que é comunicação e qual a importância dos seus efeitos? Comunicação – o nome já diz comunic ação – que seria o ato ou efeito de tornar comum. Qualquer gesto que você expressa causa um efeito no interlocutor, no qual o que você

Upload: karoline-pacheco

Post on 18-Feb-2017

41 views

Category:

Science


0 download

TRANSCRIPT

Processos de Comunicação

Comunicação em massa, avanço tecnológico

Mensagem generalizada, temporalidade da mensagem, temática da mensagem.

Pesquisa: conceitos, processos, Tipos de Planejamento: conceitos básicos, Tipos de Pesquisa.

UNIDADE 4 – PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO:

UNIDADE 8 – MENSAGENS:

Generalidades

Temporalidade da mensagem

Temática da mensagem

Comunicação – kátia Campelo

Se apresente inicialmente.

Oratória – voltar a atenção para si e, portanto, perceber os efeitos da comunicação. Que seria nada mais que perceber como me comunico com está a meu redor o interlocutor que está aqui para receber minha mensagem.

Comunicação eficiente e resultados eficazes

O que é comunicação e qual a importância dos seus efeitos?

Comunicação – o nome já diz comunic ação – que seria o ato ou efeito de tornar comum. Qualquer gesto que você expressa causa um efeito no interlocutor, no qual o que você transmite pode trazer uma mensagem boa ou não. Porém nem sempre transmitimos aquilo que queremos.

“Eu sei que torno comum (o que expresso), mas eu consigo perceber tudo absolutamente que expresso? Por que então eu questiono os resultados que tenho? Se eu tenho consciência sobre absolutamente tudo que expresso, se a minha comunicação é de minha responsabilidade porque muitas vezes nós ouvimos que a culpa é do outro. Fulano que não me entende! ... por isso é importante observar que não temos consciência da nossa comunicação...”

As vezes passamos uma ideia errada do que queremos transmitir simplesmente porque não sabemos repassar está informação. A responsabilidade da comunicação é do

comunicador de quem comunica, por isso já que sou eu que expresso preciso responder pelas minhas atitudes, no caso comunicação, e responder suas consequências.

Pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em 1996.

Relacionou o que realmente é importante para se transmitir a ideia do comunicador. E no estudo observou que o conteúdo apresentado representa apenas 7%, a expressão vocal 38% (expressão verbal – a maneira como fala, o tom, a altura e velocidade da voz) e a expressão corporal 55%.

A exemplo temos: Quando um ‘Doutor’ ou ‘Mestre’ tenta comunicar-se com um orientador ou conversar com qualquer outra pessoa, porém não consegue transmitir a ideia que se deseja. Aí vem alguém que não possui os títulos que ele possui, em contrapartida consegue transmitir tanto para seu orientador como para o público em geral o que ele estava tentando dizer. Com isso podemos concluir que não basta apenas saber o conteúdo, devemos saber expressar de outras formas, expressão vocal e corporal, para se passar uma ideia mais concreta e que facilite o entendimento do ouvinte.

Quem são vocês?

Nós somos, no momento em que estamos apresentando, uma ideia que tentamos expor para um público alvo. E a comunicação será seu representante que tenta comunicar de forma eficiente, clara e objetiva para o público sua ideia, o que você está tentando vender.

Comunicação em massa