processo seletivo seriado fecea/pss – … - prova i 21-10-12.pdfagora já é implicância. o...

23
PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS PROVA I 21/10/2012 1 PRODUÇÃO TEXTUAL I Dos cuidados a serem tomados: 1. Leia atentamente a proposta a seguir. 2. Escreva o texto usando caneta azul ou preta. 3. Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma) em padrão estético conveniente (margens, paragrafação etc.). 4. Distinga bem as maiúsculas das minúsculas. 5. No caso de rasura, não use corretivo. Anule o erro com um traço apenas. 6. Use o verso para rascunhar e, para o texto definitivo, utilize a folha pautada. II Da proposta: Texto I Piiii Piii. Apitou. Ele teve que voltar para passar de novo pelo detector de metal. Já tinha posto na bandejinha relógio, caneta, tudo que pudesse conter metal ou fazer disparar o piii. Voltou e passou de novo. Fez piiii... - Tire o casaco - sugeriu o funcionário. Ele tirou o casaco e botou numa bandeja maior. Passou outra vez pelo portal. Piiii. - Já sei - disse ele. - Deve ser isto aqui. Mostrou uma caixinha de remédio que levava num bolso da calça. Não era de metal, era de plástico, mas talvez a máquina suspeitasse que o plástico fosse disfarce. Essas máquinas de aeroporto ficam cada vez mais sofisticadas. E desconfiadas. - Coração - disse ele, colocando a caixinha em outra bandejinha. - Como? - disse o funcionário. - Remédios para o coração. Pressão alta, essas coisas. - Passe outra vez, cavalheiro - disse o funcionário, sem nenhum interesse no seu coração. Ele passou outra vez pelo detector, sem a caixinha no bolso. Piii. - Não é possível. Será que a máquina não está com defeito? O funcionário ignorou a hipótese impensável. Perguntou: - O senhor tem alguma prótese? Ele hesitou. Tinha alguma prótese? Não. Claro que não. Sugeriu: - Não pode ser obturação num dente? Tenho várias. O funcionário desprezou esta hipótese também. Disse: - O cinto. - O quê? - O cinto. Pode ser a fivela do cinto. E os sapatos. - Os sapatos também?! - Por favor. O cinto e os sapatos ocuparam outra bandeja. Ele passou pelo portal, segurando as calças. Piii. Ele perdeu a paciência.

Upload: phungphuc

Post on 27-May-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 1

PRODUÇÃO TEXTUAL

I – Dos cuidados a serem tomados: 1. Leia atentamente a proposta a seguir. 2. Escreva o texto usando caneta azul ou preta. 3. Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma) em padrão estético conveniente (margens, paragrafação etc.). 4. Distinga bem as maiúsculas das minúsculas. 5. No caso de rasura, não use corretivo. Anule o erro com um traço apenas. 6. Use o verso para rascunhar e, para o texto definitivo, utilize a folha pautada. II – Da proposta:

Texto I

Piiii Piii. Apitou. Ele teve que voltar para passar de novo pelo detector de metal. Já tinha posto na bandejinha relógio, caneta, tudo que pudesse conter metal ou fazer disparar o piii. Voltou e passou de novo. Fez piiii... - Tire o casaco - sugeriu o funcionário. Ele tirou o casaco e botou numa bandeja maior. Passou outra vez pelo portal. Piiii. - Já sei - disse ele. - Deve ser isto aqui. Mostrou uma caixinha de remédio que levava num bolso da calça. Não era de metal, era de plástico, mas talvez a máquina suspeitasse que o plástico fosse disfarce. Essas máquinas de aeroporto ficam cada vez mais sofisticadas. E desconfiadas. - Coração - disse ele, colocando a caixinha em outra bandejinha. - Como? - disse o funcionário. - Remédios para o coração. Pressão alta, essas coisas. - Passe outra vez, cavalheiro - disse o funcionário, sem nenhum interesse no seu coração. Ele passou outra vez pelo detector, sem a caixinha no bolso. Piii. - Não é possível. Será que a máquina não está com defeito? O funcionário ignorou a hipótese impensável. Perguntou: - O senhor tem alguma prótese? Ele hesitou. Tinha alguma prótese? Não. Claro que não. Sugeriu: - Não pode ser obturação num dente? Tenho várias. O funcionário desprezou esta hipótese também. Disse: - O cinto. - O quê? - O cinto. Pode ser a fivela do cinto. E os sapatos. - Os sapatos também?! - Por favor. O cinto e os sapatos ocuparam outra bandeja. Ele passou pelo portal, segurando as calças. Piii. Ele perdeu a paciência.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 2

- Não. Eu acho que é pessoal. Agora já é implicância. O funcionário pediu para ele ficar de lado. Outro funcionário, aparentemente mais graduado, viria revistá-lo. Ele protestou: - Vou perder meu avião. O protesto também foi ignorado. Veio outro funcionário e pediu para ele estender os braços para ser revistado. - Se eu estender os dois braços ao mesmo tempo minhas calças caem. Posso estender um de cada vez? O segundo funcionário estudou a proposta. Não era o procedimento certo. O certo era o revistado estender os dois braços ao mesmo tempo. Ele insistiu: - Minhas calças vão cair. Eu emagreci muito nos últimos tempos. Ordens do cardiologista. - Estenda os braços, por favor, cavalheiro. - Primeiro um depois o outro? - Os dois ao mesmo tempo. - Minhas calças vão cair. Você será responsável pelo vexame. Vai ser um escândalo público. Está entendendo? Eu só de cuecas, aqui, no meio da... do... Vocês querem me expor ao ridículo! Eu vou processar! Nisso a máquina começou a apitar: Piii! Piii! Piii! E o homem: - E cale a boca você também! - Luís Fernando Veríssimo - O Estado de São Paulo, 04 de setembro de 2011. Proposta I Com base no texto Piiii, imagine a seguinte situação: você foi fazer uma viagem e seu acompanhante acabou sendo impedido de embarcar, a exemplo da história apresentada no texto de apoio. Escreva um Relato Pessoal, com no máximo 20 linhas, em que você relembre a situação.

Característica do Relato Pessoal: é um texto que explana aquilo que se observa em relação a alguma coisa ou a alguém. Tem como característica a descrição pessoal, que deve ser a mais fiel aos fatos e onde devem ser evitadas interpretações pessoais tendenciosas ou não compatíveis com os fatos.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 3

ARTE

01) Considere o texto abaixo.

No século VII, o crescimento religioso se refletiu na construção de inúmeras igrejas. Neste período foram contratados construtores, carpinteiros, marceneiros, vitralistas, decoradores, escultores e pintores, que realizaram a arte românica.

Analise os itens e assinale os que correspondem às características arquitetônicas da arte românica.

I. A Catedral de Notre-Dame caracteriza-se pelo esplendor técnico, observado nos arcobotantes que transmitem leveza e harmonia.

II. A arquitetura em pedra vem reforçar o aspecto maciço, a horizontalidade, a monumentalidade e a solidez, daí ser chamada “fortaleza de Deus”.

III. Paredes preenchidas com grandes áreas de vitrais, teto formado pelo cruzamento de arcos ogivais permitiram a construção de igrejas mais altas.

IV. As colunas sustentam as abóbadas de berço ou de aresta, os pilares são fortes e maciços. As paredes são cegas, difícil abrir grandes janelas, já que servem como estrutura e suportam todo o teto.

V. A mais famosa construção românica é o campanário da Catedral de Pisa, hoje conhecida como Torre de Pisa.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III. b) II e IV. c) I, II e IV. d) I, IV e V. e) II, IV e V. 02) Analise as questões.

I. Gênero vocal, monódica, apenas melodia, não acompanhada ou acompanhada apenas pela repetição da voz, utilizado para o ritual da liturgia católica romana.

II. Gênero tragédia e comédia, evolução das festas ao deus Dionísio, os atores representavam utilizando máscaras, apenas homens participavam. Os temas eram em homenagens aos deuses, cotidianos, lendas e mitos.

III. Gênero artístico, imagens figurativas com conteúdos que remetam ao reflexo da essência humana e façam despertar emoções em cenas religiosas ou imagens de divindades.

Os gêneros acima correspondem respectivamente:

a) Canto gregoriano, teatro romano, arte sacra. b) Ópera, teatro medieval, arte mitológica. c) Canto popular, commedia Dell’Arte, arte sacra. d) Canto lírico, teatro romano, arte histórica. e) Canto gregoriano, commedia Dell’Arte, natureza morta.

03) Leia o trecho abaixo e analise as imagens a seguir.

“... A figura de mármore, de Michelangelo, apresenta-se como um desafio para quem contempla. Não se trata de um adolescente, e sim de um jovem adulto, com o corpo tenso e cheio de energias controladas. Não é frágil como o Davi de Verrocchio, nem perfeito e elegante como o Antinuos grego (...). É contra todas as adversidades que podem ameaçar o ser humano.”

PROENÇA, GRAÇA, História da Arte, 2011, Ática.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 4

Andréa Del Verrocchio, Davi, 1473 Michelangelo Buonarroti, Davi, 1504

O trecho e as esculturas bíblicas de Davi expressam a concepção de arte:

a) do período em que ocorreu a Contrarreforma, a propagação do catolicismo e a retomada do caráter teocêntrico, visivelmente observadas nas esculturas.

b) do sistema de livre comércio com expansão europeia pela América, África e Ásia e a do marcante estilo das esculturas em que idealiza o homem submisso a Deus.

c) do caráter antropocêntrico, do renascimento cultural, movimento de retomada dos valores clássicos e do ideal humanista.

d) das novas descobertas e invenções científicas e tecnológicas, que abrangeram o Mundo mediterrâneo e egípcio, que influenciou, por exemplo, o princípio da frontalidade.

e) do Renascimento Urbano com a crise da igreja de Roma e a negação de padrões artísticos clássicos.

04) Analise as afirmativas abaixo sobre o músico Luiz Gonzaga.

I. O gênero musical que o consagrou foi o baião, a canção destaque de sua carreira foi Asa Branca, em parceria com o cearense, Humberto Teixeira.

II. Em suas apresentações, usava roupas e acessórios que faziam referência direta à indumentária dos cangaceiros, reforçando sua vinculação aos elementos que caracterizavam a chamada cultura nordestina.

III. Seu notório saber acadêmico o fez um grande compositor e crítico da realidade nordestina, sem jamais conseguir se popularizar em outras regiões do país.

IV. Cognominado nacionalmente “Rei do Baião”, conseguiu fazer penetrar e disseminar suas músicas, tornando-se um fenômeno principalmente no meio dos migrantes nordestinos.

Estão corretas as afirmativas. a) I e II. b) II e III. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 5

BIOLOGIA

05) Mesmo com uma espessura de apenas 7,5 nanômetros, a membrana plasmática é muito eficiente em manter o microambiente celular isolado dos componentes externos a ela. Porém, para a própria sobrevivência da célula e a realização de suas funções, a célula não pode ficar totalmente isolada, sem qualquer troca de substâncias. Assim, considera-se a membrana plasmática como sendo semipermeável. Com relação à passagem de substâncias através da membrana, todas as afirmações abaixo são corretas, exceto: a) Para ocorrer a difusão simples de uma substância através da membrana, a membrana plasmática deve ser permeável a ela e também deve haver uma diferença na concentração dessa substância dentro e fora da célula. Como exemplo, cita-se o oxigênio, que em geral está em menor concentração dentro da célula do que fora dela. b) A água também atravessa a membrana plasmática de acordo com a diferença de concentração dentro e fora da célula, um fenômeno chamado de osmose. Se a concentração intracelular é maior do que a extracelular, a água entra na célula. Se a concentração intracelular é menor do que a extracelular, a água sai da célula. c) A diabetes melito tipo 2 é uma doença muito comum e ocorre quando a glicose não entra na célula na concentração que deveria, acumulando-se no sangue. O transporte da glicose para dentro da célula ocorre através de proteínas específicas do tipo permeases, que facilitam a passagem da glicose pela estrutura da membrana. Como essas proteínas utilizam energia celular para realizar esse trabalho, a entrada de glicose na célula é um exemplo de transporte ativo. d) A bomba de sódio-potássio é um exemplo de transporte ativo. As células humanas mantêm uma alta concentração de potássio dentro da célula e eliminam o sódio constantemente, mantendo baixa a concentração desse íon dentro da célula. A bomba funciona incessantemente para compensar o movimento natural desses íons por difusão. e) Algumas substâncias também entram ou saem da célula através da formação de bolsas na membrana. Quando o movimento ocorre para a entrada da substância chama-se endocitose e quando o movimento ocorre para a saída da substância, chama-se exocitose.

06) Cariótipo é o número constante de cromossomos de uma espécie. No caso da espécie humana, o número de cromossomos presentes em uma célula somática é de 46 cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais, que nas mulheres é o XX e nos homens, o XY. Em alguns casos, esse número pode ser alterado em decorrência de problemas na separação dos cromossomos durante a meiose, formando gametas com um número maior ou menor do que o esperado. Um embrião humano, formado pela união de dois gametas, no qual um deles apresenta um cromossomo 21 a mais, se desenvolverá numa criança que apresentará. a) Síndrome de Down. b) Síndrome de Turner. c) Síndrome de Klinefelter. d) Síndrome de Patau. e) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

07) O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar diversos tipos de células, separadas por abundante material intercelular sintetizado por elas. Dentre os tipos celulares, estão os fibroblastos, que, no caso de lesões ao tecido, são capazes de realizar mitose para recompor o tecido lesionado e também podem originar outras células do tecido conjuntivo. Além dessas, podemos citar corretamente outras células e suas funções na opção:

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 6

a) Macrófagos, responsáveis por produzir anticorpos e provocarem as respostas aos alérgenos em nosso organismo. b) Condroblastos, responsáveis pela produção da matriz óssea que forma o esqueleto. c) Osteócitos, células gigantes e multinucleadas responsáveis por destruir o tecido ósseo lesado ou velho. d) Monócitos, responsáveis pela produção do tecido conjuntivo. e) Adipócitos, responsáveis pelo armazenamento de gordura no organismo.

08) O desenvolvimento embrionário em aves e répteis é semelhante e, em ambos os casos, esse desenvolvimento ocorre no ambiente aéreo, fora da proteção do corpo materno. Dessa forma, embriões de répteis e aves têm um conjunto de membranas extraembrionárias, chamadas de anexos embrionários, que são fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento desses animais. Na figura abaixo, os anexos estão representados por números. Assinale a opção que aponta corretamente o anexo e sua função.

a) I – é o alantoide e tem a função de armazenar as substâncias excretadas pelos rins do embrião. b) II – é o cório e permite as trocas gasosas entre os tecidos embrionários e a casca. c) III – é o âmnio e constitui-se numa bolsa repleta de líquido que envolve e protege o embrião. d) II – é o saco vitelínico que envolve o vitelo e disponibiliza-o para alimentar o embrião. e) I – é o alantocório ricamente vascularizado, promovendo as trocas gasosas entre o embrião e o ar. 09) Para realizarmos um exame genético, analisando os cromossomos, em um humano, qualquer célula somática do organismo pode ser usada, exceto: a) Neurônios. d) Fibras musculares. b) Hemácias. e) Macrófagos. c) Adipócitos.

FILOSOFIA

10) A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C e seus primeiros filósofos foram os chamados de pré-socráticos ou filósofos da natureza. Das opções a seguir, em qual os filósofos não fazem parte deste grupo seleto, mas sim dos Sofistas. a) Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes. b) Pitágoras, Xenófanes e Heráclito de Éfeso. c) Parmênides, Zenão, de Eléia e Empédocles. d) Protágoras, Górgias e Híppias. e) Anaxágoras, Leucipo e Demócrito.

CLARA

(ALBUMINA

I

CÂMARA DE

AR

II

III

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 7

11) A mitologia grega é uma das mais conhecidas e intricadas invenções do homem, é uma forma de contar uma história para explicar algo, sendo que a ela pode não ser verdadeira, mas que acaba explicando o que se deseja. Leia a passagem abaixo e identifique a qual personagem corresponde.

O fato é que Zeus decidiu puni-lo, decretando ao ferreiro Hefesto que o prendesse em correntes junto ao alto do monte Cáucaso, por um período de 30 mil anos, durante os quais, ele seria diariamente bicado por uma águia, a qual lhe destruiria o fígado. Como era imortal, seu órgão se regenerava constantemente, e o ciclo destrutivo se reiniciava a cada dia. Isto durou até que o herói Hércules o libertou, substituindo-o no cativeiro pelo centauro Quíron, igualmente imortal. (Texto adaptado). a) Poseidon b) Prometeu. c) Apolo d) Cronos e) Hermes. 12) Para o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.), a razão não é apenas receptora de informações, mas sim é a nossa faculdade de conhecer. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta simetria com a filosofia do estagirita. a) Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos. b) São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados. c) O homem é a medida de todas as coisas. d) Penso, logo existo. e) A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.

13) Em qual da alternativa abaixo as três características pertencem ao conhecimento científico, ou seja, a ciência: a) Subjetivo, aleatório e assistemático. b) Ideológico, oral e ingênuo. c) Objetivo, metódico e escrito. d) Empírico, aparente e particular. e) Coletivo, prático e acrítico.

FÍSICA 14) Um automóvel aproxima-se de um paredão, como ilustra a figura a seguir. Analise as afirmações e responda:

I - O automóvel está em repouso em relação ao paredão. II - O paredão está em movimento em relação ao automóvel. III - O paredão está em repouso em relação ao solo. IV -O motorista está em repouso em relação ao paredão, mas em movimento em relação à Terra.

a) As afirmações I e II são verdadeiras; b) As afirmações II, III e IV são verdadeiras; c) Somente as afirmações III e IV são verdadeiras; d) Todas as afirmações são verdadeiras; e) Somente as afirmações II e III são verdadeiras.

15) Assinale a afirmativa correta. a) Força é grandeza vetorial, porém peso é grandeza escalar; b) Massa e peso são grandezas vetoriais;

V = 20

km/h

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 8

c) Peso é grandeza vetorial, força é grandeza escalar e massa é grandeza vetorial d) Peso e força são grandezas vetoriais, enquanto massa é escalar. e) A massa de um corpo na Terra pode mudar dependendo de sua posição geográfica. 16) Duas forças atuam em uma mesma partícula, uma de 20N e outra de 30N. Determine o valor de uma possível força resultante que atua na particula. a) 5N; b) 25N; c) 55N; d) 60N; e) 100N. 17) Uma propriedade que a matéria tem de resistir a qualquer variação do seu estado de equilíbrio é: a) Quantidade de movimento; b) Densidade; c) Massa específica; d) Peso específico; e) Inércia.

18) Um carrinho, cuja massa é de 8 kg, está se movimentando com velocidade escalar ao longo de uma superfície plana e sem atrito. Ele está prestes a subir por uma rampa, como se representa na figura. Determine a máxima altura h que o carrinho pode atingir na rampa. Considere que a aceleração da gravidade no local é de 10 m/s2 . a) 0,1 m b) 0,12 m c) 0,15 m d) 0,18 m e) 0,2 m

GEOGRAFIA

19) Atualmente, a TV e os jornais mostram imagens de satélites onde se veem as posições das frentes frias e quentes e das áreas de instabilidades, que acompanham as informações de interesse meteorológico, mas para se entender os mecanismos do clima, faz-se necessário avaliar o papel que exercem os fatores relacionados ao clima, tais como: I - As zonas climáticas explicam a forma do planeta, pelas diferenças de latitude e pelas diferenças de aquecimento dos sistemas de circulação. II - A água e suas micropartículas, embora originadas na superfície da Terra, estão presentes na atmosfera e influem de forma muito relevante nas variações do tempo. III - A inclinação do eixo da Terra sobre o plano da eclíptica, assim como o movimento de rotação, permite entender o ciclo anual dos fenômenos do clima nos diferentes pontos do globo. IV - As formas de relevo e a distribuição das terras e águas caracterizam o mosaico climático nas escalas menores.

V = 2 m/s h

solo

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 9

Estão corretos os itens: a) I, II e IV d) I, III e IV b) II, III e IV e) I, II, III e IV c) I, II e III

20) As primeiras formas de energia que o ser humano utilizou foram o esforço muscular ( do próprio e de animais domesticados), a energia eólica e a energia hidráulica. Sobre as fontes de energia, assinale a alternativa incorreta. a) Com a Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII e século XIX, surgem modernas máquinas, movidas inicialmente a vapor e que hoje funcionam principalmente com energia elétrica. b) Pode-se obter eletricidade de várias maneiras: pela queima do carvão e de petróleo, pelas usinas hidrelétricas, pela fissão do átomo entre outros processos. c) Durante o século XX, o petróleo foi a principal fonte de energia e continua a desempenhar esse papel, apesar de passar por um recente e progressivo declínio. d) O uso de energia está ligado ao desenvolvimento econômico de uma sociedade: quanto mais industrializada e moderna for esta sociedade menos energia irá consumir. e) A biomassa, os biodigestores, o sol, o hidrogênio, o calor proveniente do centro da Terra, entre outros, são as chamadas fontes de energia alternativas.

21) A teoria da tectônica de placas é uma das interpretações da gênese e da dinâmica da litosfera, ou seja, o sustentáculo do relevo terrestre e submarino, já que cada placa engloba os terrenos emersos dos continentes e submersos dos oceanos. Na figura a seguir estão representadas as áreas correspondentes a cada placa, que podem algumas assim serem denominadas:

Fonte: http://educacao.uol.com.br

a) 1.Placa de Nazca; 3.Placa do Pacífico; 5. Placa das Caraíbas; 7. Placa Africana; 9. Placa Indo-Australiana. b) 1.Placa de Nazca; 3.Placa do Pacífico; 5. Placa Sul-Americana; 7. Placa Africana; 9. Placa Indo-Australiana. c) 1.Placa do Pacífico; 3.Placa de Nazca; 5. Placa Sul-Americana; 7. Placa Africana; 9. Placa Indo-Australiana. d) 1.Placa das Caraíbas; 3.Placa de Nazca; 5. Placa Sul-Americana; 7. Placa Africana; 9. Placa das Filipinas. e) 1.Placa do Pacífico; 3.Placa de Nazca; 5. Placa Sul-Americana; 7. Placa Africana; 9. Placa das Filipinas.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 10

22) Os biomas são regiões homogênias onde interagem vários fatores, porém a relação entre vegetação, climas e solos tem influência principal. Associe os biomas mundiais existentes às suas características: ( A ) Florestas ( B ) Savanas ( C ) Campos ( D ) Tundra ( E ) Desertos

( ) Formações abertas que ocorrem em zonas temperadas com estações bem definidas; constituem pastagens naturais. ( ) Vegetação que se desenvolve sobre solos permanentemente congelados (permafrost); formada por musgos, liquens e pequenas plantas herbáceas. ( ) Ocupam terras baixas tropicais com clima sazonal; ocorrência de incêndios naturais; árvores tortuosas, folhas duras. ( ) Ocorrem nas regiões quentes ou frias; plantas de pequeno porte, folhagens reduzidas e metabolismo regulado para acumular água e transpirar pouco. ( ) Ocorrem numa ampla variedade de formações e dependem de dois fatores principais: gradientes de umidade e de temperatura.

Está correta a sequência da alternativa:

a) A,D,B,E e C b) C,D,B,E e A c) C,D,E,B e A d) B,D,E,C e A e) C,D,B,A e E 23) O solo é a parte exterior da crosta terrestre em contato direto e indireto com todos os demais elementos do meio ecológico. Quanto aos solos, é incorreto afirmar: a) Quanto à origem, os solos podem ser eluviais ou zonais, quando constituídos de sedimentos originários de outra rocha matriz. b) Podem ser também aluviais ou azonais, quando formados por agentes de transporte (rios, vento, entre outros). c) Orgânicos, quando procedem basicamente da decomposição de matéria viva o que implica alto valor agrícola, desde que satisfeitas outras condições para o desenvolvimento das plantas. d) Quanto à estrutura, os solos podem ser arenosos, argilo-arenosos ou argilosos, conforme o processo de formação seja de ordem mecânica ou química. e) Para o desenvolvimento das plantas, o melhor solo é o arenoso, pois a porosidade da areia possibilita a circulação de ar e permite a maior retenção de água, impedindo que haja o escoamento direto para os níveis mais baixos do solo.

HISTÓRIA 24) O Egito é o berço de uma das mais antigas civilizações da humanidade. O estudo dessa civilização tornou-se possível após 1822 quando da decifração dos hieróglifos. Com base nestas informações, pode-se afirmar que: a) o arqueólogo chamado Willian Satuno descobriu um mural da antiga civilização que continha o famoso calendário. b) Jean François Champollion, um egiptólogo francês, decifrou a inscrição: “olho por olho, dente por dente”. c) coube ao inglês Thomas Young, um polímata, o início da decifração dos hieróglifos. d) a famosa pedra da Roseta serviu como ponto de partida para decifrar as três escritas: hieróglifos, demótico e grego. e) o sábio francês Champollion, após rigorosas pesquisas, conseguiu desenvolver o mais aceito método de decifração da escrita egípcia.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 11

25) Os mais conhecidos legisladores de Atenas foram Drácon, Sólon e Clístenes. Um

deles aboliu a escravidão por dívida na cidade. Outro, é considerado o pai da democracia em Atenas. E o último permitiu que todos na cidade, assim que soubessem ler, conhecessem as leis. Considerando a ordem dos enunciados, tais princípios foram defendidos, respectivamente por: a) Drácon, Clístenes e Sólon. b) Clístenes, Sólon e Drácon. c) Sólon, Clistenes e Drácon. d) Clístenes, Drácon e Sólon. e) Drácon, Sólon e Clístenes.

26) A extensão territorial do seu Império era tão vasta, que se nos dias atuais fosse um país, ocuparia toda a Europa e mais alguns países de outros continentes. Era um império Multinacional. O que não é diferente de muitas empresas multinacionais, que têm seus produtos no mundo inteiro e administram de uma única Matriz. Lá não era diferente, apesar do vasto território e dos problemas que ele causava, devido às inúmeras culturas e tradições dos povos dominados. Eles criaram diferentes tipos de executivos em cada local para assegurarem o controle das províncias, o recolhimento de impostos, manutenção de funcionários civis e escravos, a construção de estradas e serviços públicos e muitos outros. Estamos nos referindo à civilização: a) Grega. b) Romana. c) Germânica. d) Árabe. e) Feudal. 27) Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, as quais muito contribuíram para a questão iconoclasta, corpo de direito civil, mosaicos nas igrejas ortodoxas, construção de mesquitas, sistema numérico e o “cânone da medicina” de Avicenna. Estamos nos referindo, respectivamente, às civilizações: a) bizantina e islâmica. b) romana e cretense. c) bárbara e grega. d) germânica e eslava. e) sunita e xiita. 28) Observe a figura abaixo e depois assinale o que se pede.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 12

Há exatos 520 anos, comandando três caravelas, o navegador genovês Cristóvão Colombo chegou à América em 12/10/1492. Este fato deu o início à colonização da América, quando a Espanha tornou-se uma das maiores potências econômicas do período. Curiosamente as três caravelas de Colombo chamavam-se: a) Galega, Pero de Ataíde e Vasco de Ataíde. b) Lagos, Algarve e Sagres. c) Santa Rosa, Ventania e Orca. d) Santa Maria, Pinta e Nina. e) Pérola Negra, Galega e Holandesa Voadora.

LÍNGUA ESPANHOLA

ATENÇÃO: As questões de 29 a 32 correspondem ao texto abaixo:

La crisis impulsa la venta de bicicletas en Grecia

La difícil situación económica de Grecia ha obligado a miles de negocios a cerrar, pues una de cada cinco personas está en (1) paro y ha erosionado la calidad de vida de millones de griegos. Pero para el fabricante de bicicletas Giorgos Vogiatzis, no todo son malas noticias.

La crisis ha vuelto a subir a (1) griegos, cortos de dinero, pero sus bicicletas, antaño percibidas como (1) signo de pobreza o sencillamente una actividad de riesgo, ahora ayuda a los fabricantes griegos a prepararse rápidamente. El alto coste de los impuestos en la carretera, el combustible, catapultado por los impuestos a 1,72 euros el litro en julio, una de las tasas más altas de Europa y las reparaciones en los coches está obligando a los griegos a dejar sus coches en masa.

Según las estadísticas gubernamentales, el número de coches en las carreteras griegas ha caído más de un 40 por ciento en los últimos dos años. Por su parte, en 2011 se vendieron más de 200.000 bicicletas, un aumento de más del 25 por ciento respecto al año anterior. La venta de bicicletas, y de equipamiento como cascos o rodilleras, se está extendiendo rápidamente por la capital, llegando incluso a las tiendas de recuerdos de las atestadas calles peatonales en el distrito turístico de Plaka.

"Se están expandiendo como champiñones", dijo Vogiatzis, que diseña y construye bicicletas a medida en su taller de la isla de Rodas.

"No hay más dinero para lujos y eso ayuda", dijo Vogiatzis, que trabaja intensamente con otros dos empleados para cubrir la demanda de todo tipo de bicicletas, algunas profusamente pintadas a mano con colores brillantes y otras decoradas con la bandera de Grecia.

Vogiatzis exporta ahora a siete países, incluyendo Estados Unidos y Alemania, y ha abierto tiendas por toda Grecia, incluida Atenas, donde la competencia es intensa. Al contrario de los escaparates cerrados de la capital que se han convertido en doloroso recordatorio de la peor crisis del país desde la Segunda Guerra Mundial, los propietarios de tiendas de bicicletas estiman que al menos se abrió una tienda nueva cada mes de 2011.

Pero aunque las perspectivas para la economía en recesión de Grecia sigan siendo desalentadoras y muchos temen que la crisis se intensifique aún más en los próximos días, los fabricantes de bicicletas son optimistas y entusiastas con la idea de que el sector de las bicicletas sólo puede crecer.

(Disponible en: http://es.noticias.yahoo.com/la-crisis-impulsa-la-venta-bicicletas-en-

grecia-133219658--finance.html / 11/08/2012)

29) Assinale a alternativa correta para o preenchimento das lacunas do texto referentes ao número (1): a) Lo-los-un. b) La-los-las

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 13

c) El-los-un. d) El-lo-una. e) La-lo-un.

30) Assinale a alternativa que traduz corretamente, neste contexto, as palavras antaño e rodilleras, retiradas do texto: a) atrás, rodeadas. b) ontem, alagadas. c) atraso, joelhada. d) antigamente, joelheiras. e) atrás, ligeiras. 31) De acordo com o texto, é INCORRETO afirmar que: a) o texto reflete uma situação encontrada na Grécia. b) a Grécia passa por um grande problema econômico. c) o número de carros nas estradas caiu mais de 40% nos últimos anos. d) o alto custo dos impostos na estrada, o combustível e o custo da manutenção dos carros está obrigando os gregos a deixarem de usar seus carros. e) o setor de bicicletas na Grécia tende a reduzir suas atividades devido à grande crise econômica do país.

32) Assinale a alternativa que apresenta a escrita correta dos numerais 2011 e 25, em língua espanhola: a) Dois mil e onze – veinticinco. b) Dois mil e once – vinte cinco. c) Dos mil onze – veinti cinco. d) Dos mil once – veinticinco. e) Dos mil once – veinte y cinco.

LÍNGUA INGLESA

http://www.gocomics.com/marias-day/2012/08/13

33) Assinale a única alternativa que expressa a ideia central da tira: a) Maria já tem um ipad e pede mais um à mãe; b) Maria acredita que a mãe não entende nada sobre tecnologia digital; c) A mãe de Maria concorda com o fato de Maria ter um ipad desde que a filha o compre; d) Maria fica surpresa, pois é sua mãe que espera que ela lhe dê um ipad de presente no dia das mães; e) Maria fica decepcionada, pois a mãe discorda da ideia da filha possuir um ipad porque isto pode prejudicá-la na escola.

Maria's Day by John Zakour and Scott Roberts Maria's Day by John Zakour and Scott Roberts Maria's Day by John Zakour and Scott Roberts

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 14

34) Os vocábulos que exprimem concordância, por parte da mãe, nas falas da tira, são: a) bases / covered b) I can / Can I? c) earn / money d) Can I get? / She's got e) certainly / sure 35) A condição imposta pela mãe à Maria é estabelecida: a) no primeiro e no segundo quadros; b) apenas no segundo quadro; c) apenas no terceiro quadro; d) no primeiro e no terceiro quadros; e) apenas no primeiro quadro. 36) Na fala de Maria, no último quadro, constata-se a seguinte ideia: a) Ela começa a confabular outras formas para convencer sua mãe; b) Ela conclui que não há como mudar a opinião de sua mãe; c) Ela entende que a mãe não sabe muito bem para que serve um ipad; d) Ela expressa desapontamento, pois não poderá dar o presente a sua mãe; e) Ela não se conforma e planeja comprar um ipad mesmo sem a autorização da mãe.

LÍNGUA PORTUGUESA

37) Leia o texto abaixo para responder a questão a seguir:

clubedamafalda.blogspot.com

Analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta. I – As formas nominais do verbo são dividas em três: infinitivo, gerúndio e particípio. O primeiro quadrinho apresenta o verbo brincar no gerúndio. II – Mal opõe-se a bom e pode ser substantivo, advérbio de modo ou expressão temporal. III – No último quadrinho, as duas orações caracterizam-se por orações coordenadas assindéticas. IV – A expressão de Mafalda, no último quadrinho, demonstra desapontamento. V – Na primeira oração do quadrinho, “estão” tem função de verbo auxiliar.

a) Apenas uma afirmação é verdadeira. b) Apenas duas afirmações são verdadeiras. c) Três afirmações são verdadeiras. d) Quatro afirmações são verdadeiras. e) As cinco afirmações são absolutamente verdadeiras.

38) Identifique a alternativa que apresenta uma sequência de frases corretas com relação à concordância nominal:

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 15

I – Ao meu ver, esse procedimento não está correto, pois um bom cliente não pode ser tratado dessa maneira. II – A decisão sobre os folhetos serem em cores ou não dependerá da diretoria. III – O funcionário em questão chega diariamente atrasado, com a agravante de faltar constantemente ao trabalho. IV – Às vezes, as emissoras de televisão, em razão de problemas técnicos, dizem assim: Desculpem a nossa falha.

V – A sua presença foi fundamental para o pleno êxito do evento. Esperamos que a estada tenha sido do seu agrado.

a) I, IV, V. b) I, II, V. c) I, II, III, V. d) II, III, V. e) Todas as alternativas estão erradas.

39) Observe as orações a seguir e complete as lacunas corretamente: I – O caminho ____________ passei era ruim. II – Deixe-me ir agora, _________________já estou atrasado. III – Seria muito interessante saber o _______________ de sua tristeza.

a) por quê, porquê, porque b) por que, porque, por quê c) porque, por quê, por que d) por que, porque, porquê e) porquê, por que, porque

Leia o texto abaixo e responda as questões 40 e 41:

CHIQUINHA e FAUSTINO

CHIQUINHA entra e senta-se à costura – Deixe-me ver se posso acabar este vestido para vesti-lo amanhã, que é domingo de Páscoa. (Cose.) Eu é que sou a vadia, como meu pai disse. Tudo anda assim. Ai, ai! (Suspirando.) Há gente bem feliz; alcançam tudo quanto desejam e dizem tudo quanto pensam: só eu nada alcanço e nada digo. Em quem estará ele pensando! Na mana, sem dúvida. Ah, Faustino, Faustino, se tu soubesses!... FAUSTINO, à parte – Fala em mim! (Aproxima-se de Chiquinha pé ante pé) CHIQUINHA – A mana, que não sente por ti o que eu sinto, tem coragem para te falar e enganar, enquanto eu, que tanto te amo, não ouso levantar os olhos para ti. Assim vai o mundo! Nunca terei valor para fazer-lhe a confissão deste amor, que me faz tão desgraçada; nunca, que morreria de vergonha! Ele nem em mim pensa. Casar-me com ele seria a maior das felicidades. (Faustino, que durante o tempo que Chiquinha fala vem aproximando-se e ouvindo com prazer quanto ela diz, cai a seus pés.) FAUSTINO – Anjo do céu! (Chiquinha dá um grito, assustada, levanta-se rapidamente para fugir e Faustino a retém pelo vestido.) Espera! CHIQUINHA, gritando – Ai, quem me acode? FAUSTINO – Não te assustes, é o teu amante, o teu noivo... o ditoso Faustino! [...] CHIQUINHA – Deixe-me ir para dentro. FAUSTINO – Oh, não! Ouvir-me-ás primeiro. Por causa de tua irmã eu estava escondido nestes trajos; mas prouve a Deus que eles me servissem para descobrir a sua perfídia e ouvir a tua ingênua confissão, tanto mais preciosa, quanto inesperada. Eu te amo, eu te amo! CHIQUINHA – A mana pode ouvi-lo!

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 16

FAUSTINO – A mana! Que venha ouvir-me! Quero dizer-lhe nas bochechas o que penso. Se eu tivesse adivinhado em ti tanta candura e amor, não teria passado por tantos dissabores e desgostos, e não teria visto com meus próprios olhos a maior das patifarias! Tua mana é... Enfim, eu cá sei o que ela é, e basta. Deixemo-la, falemos só do nosso amor! Não olhes para minhas botas... Tuas palavras acenderam em meu peito uma paixão vulcânico-piramidal e delirante. Há um momento que nasceu, mas já está grande como o universo. Conquistaste-me! Terás o pago de tanto amor! Não duvides; amanhã virei pedir-te a teu pai. CHIQUINHA, involuntariamente – Será possível?! FAUSTINO – Mais que possível, possibilíssimo! CHIQUINHA – Oh! está me enganando... E o seu amor por Maricota? FAUSTINO, declamando – Maricota trouxe o inferno para minha alma, se é que não levou minha alma para o inferno! O meu amor por ela foi-se, voou, extinguiu-se como um foguete de lágrimas! CHIQUINHA – Seria crueldade se zombasse de mim! De mim, que ocultava a todos o meu segredo. FAUSTINO – Zombar de ti! Seria mais fácil zombar do meu ministro! Mas, silêncio, que parece-me que sobem as escadas. CHIQUINHA, assustada – Será meu pai? [...] AMBOS – Adeus! (Chiquinha entra correndo e Faustino põe o chapéu na cabeça, e toma o seu lugar.)

PENA, Martins. O Judas em sábado de aleluia.

40) Levando em consideração o Texto acima e o fragmento textual retirado, é correto afirmar, EXCETO: a) A conjugação presente no texto, “se tu soubesses”, pertence ao pretérito imperfeito do subjuntivo. b) As palavras dissabores (formada por derivação prefixal e sufixal) e desgostos (formada por derivação e desinências). c) O autor da obra apresenta um estilo cômico na escrita, utilizando-se da linguagem coloquial. d) Os adjetivos terminados em – vel, assumem terminação – bilíssimo, sofrendo variação de grau superlativo absoluto sintético, como exemplo das palavras, possível, possibilíssimo. e) A palavra “perfídia” pode ser substituída por “lealdade” sem alteração de sentido no texto.

41) Considerando o emprego das palavras apresentadas no texto, é correto afirmar que pertencem à mesma classe gramatical as palavras sublinhadas da questão: a) “Deixe-me ver se posso acabar este vestido...”; “... só eu nada alcanço e nada digo”. b) ”Em quem estará ele pensando!”; “... A mana, que não sente por ti o que eu sinto...”; c) “Não te assustes, é o teu amante, o teu noivo...”; “Por causa de tua irmã eu estava escondido...” d) “Quero dizer-lhe nas bochechas o que penso”. “... mas já está grande como o universo”. e) “Não duvides; amanhã virei pedir-te a teu pai”. “...nunca terei valor para fazer-lhe a confissão deste amor...”

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 17

LITERATURA BRASILEIRA

Leia o Texto, a seguir, para responder a questão 42:

Leveza

Leve é o pássaro: e a sua sombra voante mais leve.

E a cascata aérea de sua garganta mais leve. E o que lembra, ouvindo-se deslizar seu canto, mais leve.

E o desejo rápido desse antigo instante, mais leve. E a fuga invisível do amargo passante, mais leve.

MEIRELES, Cecília. “Leveza”, in Obra Poética. Editora Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.

42) Com relação ao texto acima, assinale a alternativa ERRADA: a) Há uma predominância das vogais “a”, “e”, “i” e “o”, abertas, com finalidade de atribuir musicalidade ao poema. b) Percebe-se no poema a ausência de figuras de linguagem, como metáfora. c) A imagem de “Leveza” atribuída ao título do poema está em harmonia com seu conteúdo. d) Tem-se equilíbrio na composição dos versos e também na concepção apresentada de natureza que cumpre seu papel levemente. e) Não se pode afirmar que este poema seja destituído de sentimentos e reflexões.

Leia os Textos I e II, para responder as questão 43 e 44:

Texto I XIV Sete de setembro - A D.Pedro II I Foi um dia de glória! - O povo altivo Trocou sorrindo as vozes de cativo Pelo cantar das festas! O leão indomável do deserto Bramiu soberbo, dos grilhões liberto, No meio das florestas! Lá no Ipiranga do Brasil o Marte Enrolado nas dobras do estandarte Erguia o augusto porte; Cercada a fronte dos lauréis da glória

Texto II Cartas chilenas Amigo Doroteu, prezado amigo, Abre os olhos, boceja, estende os braços E limpa das pestanas carregadas O pegajoso humor, que o sono ajunta. Critilo, o teu Critilo é quem te chama; Ergue a cabeça da engomada fronha, Acorda, se ouvir queres coisas raras. “Que coisas (tu dirás), que coisas podes Contar que valham tanto, quanto vale Dormir a noite fria em mole cama, [...] Dispersas por imensos alfarrábios,

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 18

Soltou tremendo brado da vitória: - Independência ou morte! O santo amor dos corações ardentes Achou eco no peito dos valentes No campo e na cidade; E nos salões – do pescador nos lares, Livres soaram hinos populares À voz da liberdade! II Anos correram; - no torrão fecundo Ao sol de fogo deste novo-mundo A semente brotou; E franca e leda, a geração nascente À copa altiva da árvore frodente Segura se abrigou! À roda da bandeira sacrossanta Um povo esperançoso se levanta Infante e a sorrir! A nação do letargo se desperta, E – livre – marcha pela estrada aberta Ás glórias do porvir! O país, n’alegria todo imerso, Velava atento à roda só dum berço. Era o vosso, Senhor! Vós do tronco feliz doce renovo, Vede agora, Senhor, na voz do povo Quão grande é seu amor! ABREU, Casimiro de. As primaveras. Goiânia: Kelps, 2009.

Escuta a história de um moderno chefe. Que acabara de reger a nossa Chile, Ilustre imitador a Sancho Pança. E quem dissera, amigo, que podia Gerar segundo Sancho a nossa Espanha! Não penses, Doroteu, que vou contar-te Por verdadeira história uma novela Da classe das patranhas, que nos contam Verbosos navegantes, que já deram Ao globo deste mundo volta inteira. [...] Se em Chile agora entrasses e se visses Ser o rei dos peraltas quem governa? Já lá vai, Doroteu, aquela idade Em que os próprios mancebos, que subiam À honra do governo, aos outros davam Exemplos de modéstia, até nos trajes. [...] Ah! pobre Chile, que desgraça esperas! Quanto melhor te fora se sentisses As pragas, que no Egito se choraram, Do que veres que sobe ao teu governo Carrancudo casquilho, a quem rodeiam. [...] GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas. Organização e edição crítica de Joaci Pereira Furtado. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

43) De acordo com os textos acima, considere a seguintes afirmativas:

I – No texto I, livro Primeiro de “As Primaveras”, verifica-se um ideal patriótico, desencadeado pela independência política do país. II – Os autores Casimiro de Abreu e Tomás Antônio Gonzaga são escritores românticos e tomaram para si a tarefa de erguer as bases da identidade nacional buscando tematizar a pátria e o povo brasileiro. III – No texto II, “Cartas Chilenas”, a obra ataca a corrupção e aponta as irregularidades do governo da época, configurando o ambiente de Vila Rica ao tempo da preparação política da Inconfidência Mineira. IV – No texto I e II, verifica-se a presença de altas expressões de lirismo amoroso e da sátira política na literatura do século XVIII. V – No texto I, o autor de “As Primaveras” apresenta uma coleção de poesias de caráter melancólico e sentimental. Utilizava-se de simplicidade na forma de escrever, aliada ao sentimento exagerado e apaixonado. Suas poesias tratavam de temas relacionados à sua vida, à casa do pai, ao amor e à saudade de sua terra natal. Assinale a alternativa correta: a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, IV, e V são verdadeiras. e) Somente as alternativas II e V são verdadeiras.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 19

44) Observe o texto II, considerando as afirmativas abaixo: I – Gonzaga escreveu “Cartas Chilenas” com o intuito de satirizar seu desafeto político, o Governador Luís da Cunha Menezes. II – “Cartas Chilenas” é um conjunto de poemas (12 cartas), escritos em versos decassílabos e brancos, com a metrificação parecida a da epopeia, e circularam anonimamente em Vila Rica. III – Entende-se por literatura árcade a linha europeia de produção literária que se voltava aos padrões clássicos. IV – Na primeira estrofe Critilo imagina como Doroteu reagiria ao seu chamado:”Que coisas (tu dirás), que coisas podes...”Por isso, utiliza-se como recurso linguístico, o discurso indireto livre que consiste em reproduzir uma fala pela personagem. V – Os nomes das personagens e da região são substituídos por outros: Minas Gerais seria na verdade Chile, Vila Rica é Santiago, o autor se dá o nome de Critilo e o destinatário é o Fanfarrão Minésio. É correto concluir que: a) Apenas as afirmações I, II e IV são verdadeiras. b) Apenas as afirmações I, III e V são verdadeiras. c) Apenas as afirmações II, III e V são verdadeiras. d) Apenas as afirmações I, III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmações estão corretas.

Leia o texto abaixo e responda a questão 45:

Aos missionários em ocasião que corriam a Via Sacra

Soneto

Via de perfeição é a Sacra Via,

via do Céu, caminho da verdade,

mas ir ao Céu com tal publicidade,

mais que à virtude o boto à hipocrisia.

O ódio é da alma infame companhia, a paz deixou-a Deus à cristandade;

mas arrastar por força ũa vontade,

em vez de caridade é tirania.

O dar pregões no púlpito é indecência:

“Que de Fulano?” e “Venha aqui Sicrano”

porque pecado e pecador se veja.

É próprio de um porteiro de audiência, e se nisto mal digo, ou mal me engano,

eu me someto à Santa Madre Igreja.

MATOS, Gregório. Os melhores poemas de Gregório de Matos. Seleção Darcy Damasceno. 7.ed. São Paulo: Global, 2003.

45) Quanto à obra de Gregório de Matos, é correto afirmar EXCETO: a) Os poemas de Gregório apresentam preferência pelos aspectos científicos da vida. b) Na poesia de Gregório de Matos, é possível observar o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 20

c) Os conflitos éticos vividos pelo homem Barroco correspondem, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas. d) O traço pessimista está presente em vários textos e manifestações artísticas do Barroco. Aparentemente há depreciação da vida terrena, vista como triste, decepcionante e cheia de sofrimento, em oposição à glorificação da vida celestial, luminosa e tranquila. e) O tema da salvação presente no soneto repete-se, ao considerar, agora, o locutor, que a via sacra é “via do céu, caminho da verdade”.

MATEMÁTICA

46) No alojamento de uma equipe de voleibol com doze atletas, numerados de um a doze, existem doze armários enfileirados, também numerados de um a doze. Um dia, os jogadores resolveram fazer a seguinte brincadeira:

O primeiro jogador abre todos os armários. Em seguida, o jogador número dois fecha

todos os armários de número par. O jogador número três inverte as posições das

portas dos armários de número múltiplo de três. O número quatro inverte as posições

das portas dos armários de número múltiplo de quatro, e assim sucessivamente.

Após todos os jogadores participarem da brincadeira, quais armários ficarão com a porta aberta? a) número 1, número 2 e número 3 b) número 1, número 3 e número 5 c) número 1, número 4 e número 9 d) número 2, número 4 e número 8 e) número 2, número 4 e número 9 47) Dizemos que dois conjuntos A e B são comparáveis se A⊂B ou B⊂A, isto é, sepelo menos um dos conjuntos for subconjunto do outro. Analise os pares de conjuntos citados nos itens a seguir:

I - A={a,b,c} e B={b,c,d,e} II - A={1,3,5,7,9} e B={3,9} III - A={João, Maria, Joaquim} e B={Josué} IV - A={bala, pirulito, chocolate} e B={chocolate, pirulito, bala,chicletes}

Assinale a alternativa que contemple apenas itens em que os conjuntos citados são chamados conjuntos comparáveis. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

48) “Se uma variável y está relacionada a uma variável x, onde um valor numérico é associado a x e existe uma regra para o qual um único valor de y é determinado, então y é dito ser uma função da variável independente x”. Johann Dirichlet (1837) A definição acima se refere ao conceito de função proposta ainda no sec. XIX que ainda hoje utilizamos. Considerando os conjuntos A={1,2,3} e B= {1,2,3,4,9}, quantas das relações abaixo são consideradas funções de A em B, segundo a definição de Dirichlet.

I - {(1,1),(1,2),(1,3),(1,4)} II - {(3,4),(2,3),(1,2)} III - {(1,1),(2,1),(3,1)} IV - {(1,1),(2,4),(3,9)} V - {(3,1),(3,2),(3,3),(3,4)}

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 21

a) apenas uma b) duas c) três d) quatro e) cinco Enunciado referente às questões 49 e 50 O italiano Giuseppe Peano publicou, em 1890 na sua obra o “Monstro matemático”, a

Curva de Peano, um fractal que preenche, a partir de um objeto unidimensional, um espaço bidimensional, pois passa por todos seus pontos, gradualmente. A construção da Curva de Peano consiste em um processo recursivo desenvolvido inicialmente com os seguintes passos: 1º Passo: Trace um segmento de comprimento d. 2º Passo: Substitua este segmento de tamanho d por uma “curva” de nove segmentos, sendo cada um deles com medida 1/3 de d (Esta é a chamada figura geradora). 3º Passo: Substitua cada segmento anterior pela curva de nove segmentos, isto é, reproduza a figura geradora em cada segmento do passo anterior.

Repetindo o 3º passo indefinidamente, a Curva de Peano vai preenchendo uma região quadrada, cuja diagonal é dada pelo segmento inicialmente construído.

49) Supondo que o segmento inicial tenha comprimento , após o quinto passo, cada segmento que formará a curva de Peano terá comprimento igual a: a) 10 c b) 9 cm c) 1 cm d) 1/3 cm e) 0,1 cm

50) Ainda sobre a curva de Peano, a região quadrada que será coberta após infinitas iterações terá área se aproximando de: a) 4d2 b) 2d2 c) d2 d) d2/2 e) d2/4

QUÍMICA

51) É correto afirmar que o íon monovalente F19

9

- apresenta:

a) número de massa igual a 9. b) dezenove nêutrons. c) oito elétrons. d) nove prótons. e) nove elétrons. 52) Em qual das sequências abaixo estão representados um elemento químico, uma substância simples e uma substância composta, respectivamente: a) H2, Cℓ2, O2 b) Cℓ, N2, HI

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 22

c) H2, Ne, H2O d) H2O, O2, H2 e) H2, HI, He 53) Observe a colocação dos elementos na Tabela Periódica abaixo, representados por símbolos que não correspondem aos verdadeiros e depois responda a questão que segue:

A

C X U

B Z V Y

W K

O elemento que é um calcogênio é o: a) C b) Z c) V d) W e) U

54) Num orbital do subnível “p”, mostrado a seguir, o número máximo de elétrons que pode ocupá-lo é:

a) 0 b) 2 c) 6 d) 10 e) 14 55) O funcionamento de um ferro de passar, a vapor, pode ser explicado da seguinte maneira: Gotas de água, em intervalos de tempo controlados, caem dentro de um compartimento, sobre a chapa superaquecida do ferro e as gotículas do líquido ficam “dançando” na superfície da chapa produzindo vapor. Nesse caso, observa-se o fenômeno de. a) liquefação. b) sublimação. c) calefação. d) condensação. e) fusão.

SOCIOLOGIA

56) A respeito do surgimento da Sociologia, é correto afirmar que: a) Foi com Émile Durkheim que ela passou a ser considerada uma ciência. b) Os filósofos gregos Pitágoras e Heráclito são tradicionalmente considerados os pais da Sociologia. c) A Revolução Francesa e a Industrial não tiveram nenhuma influência no surgimento da Sociologia. d) Foi no século XVIII, com Spencer e Tarde que a investigação dos fenômenos sociais ganhou um caráter verdadeiramente científico.

PROCESSO SELETIVO SERIADO FECEA/PSS – PROVA I – 21/10/2012 23

e) Durante o período medieval, não houve qualquer tentativa de explicação da sociedade. 57) A Igreja, enquanto Instituição Social, apresenta como principais traços culturais simbólicos: a) Cruz, imagens, relicários, altar. b) Bandeira, selo, hino, emblema. c) Aliança, brasão, escudo de armas. d) Patente, marca comercial, emblema. e) Credo, hinos, patente, constituição.

58) A propósito do contexto histórico no qual viveu Max Weber (1864-1920), é correto afirmar que: a) Manteve-se distante dos grandes problemas políticos de sua época. b) Como Karl Marx, considerou o sistema capitalista extremamente injusto. c) Manifestou-se publicamente como adepto fervoroso do movimento socialista. d) Apoiou incondicionalmente o governo alemão – Guilherme II - por intensificar a guerra submarina. e) Viveu num período de intensa industrialização na Alemanha. 59) Com o passar dos anos, as obras de Karl Marx tornaram-se mundialmente famosas, inspirando os mais diversos movimentos de libertação. Assim sendo, a respeito do pensamento marxista, é INCORRETO afirmar que: a) O empresário só pode aumentar o valor de uma mercadoria acrescentando a essa mercadoria maior quantidade de trabalho. b) O empresário, ao pagar o salário aos trabalhadores, sempre paga a estes o que eles realmente produziram. c) Mercadorias nada mais são do que a materialização do trabalho que não foi pago ao empregado. d) Luta de classes significa empresários lutando por mais lucro contra trabalhadores lutando por uma vida melhor. e) A forma pela qual as pessoas trabalham no capitalismo gera formas de exploração da classe empresarial sobre a classe trabalhadora. 60) A propósito da divisão do trabalho nos diferentes tipos de sociedade, é INCORRETO afirmar que: a) Na sociedade agrícola, mulher e homem passaram a cultivar a terra, desempenhando as mesmas funções no campo. b) Nas sociedades arcaicas, à mulher cabia o cuidado dos filhos, enquanto ao homem cabia a caça ou a pesca. c) Com a industrialização, a mulher passou a exercer profissões e a ter ocupações anteriormente atribuídas exclusivamente ao homem. d) Na sociedade agrícola, homem e mulher são igualitariamente responsáveis pelo cuidado da prole. e) Na sociedade industrial moderna, cada vez mais se torna necessária maior soma de conhecimentos, exigindo a frequência em cursos de atualização.