processo seletivo 2016.1 - 1º momento

16
PROVA OBJETIVA COM QUESTÕES DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DADOS DO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CADEIRA: SALA: Primeiro Momento

Upload: dinhdung

Post on 07-Jan-2017

222 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

PROVA OBJETIVA COM QUESTÕES DE• LINGUAGENS,CÓDIGOSESUASTECNOLOGIAS• MATEMÁTICAESUASTECNOLOGIAS• CIÊNCIASDANATUREZAESUASTECNOLOGIAS• CIÊNCIASHUMANASESUASTECNOLOGIAS

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO: CADEIRA:SALA:

Primeiro Momento

Page 2: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FACULDADE BAIANA DE DIREITO – FBD

PROCESSO SELETIVO DE PROVA ESCRITA 2016.1 PRIMEIRO MOMENTO

Este Caderno de Prova contém 40 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo osconteúdosdeLinguagens,CódigosesuaTecnologias,MatemáticaesuasTecnologias,CiênciasdaNaturezaesuasTecnologiaseCiênciasHumanasesuasTecnologias.Cadaquestãoapresentacincoalternativasderesposta,numeradaspor1,2,3,4,5.

AntesdeiniciaraProva,confiraasequênciadaspáginasedanumeraçãodasquestõesdoseuCadernodeProva.Se identificarqualquerequívoco, informe-o imediatamenteaoaplicadordeprovas.

PararespondercorretamenteàessaProvaleiaatentamenteasorientaçõesdecadaquestão.

Utilizecanetadetintaazul oupreta,fabricadaemmaterialtransparente.

As respostas dessas questões deverão ser registradas na Folha de Respostas própria,preenchendointegralmenteocírculocorrespondenteàalternativaescolhida,conformeoexemplo:

Sóexisteumaalternativacorretaparacadaquestão.

AssinenoespaçoprópriodaFolhadeRespostas.FolhadeRespostas identificadaforadesseespaço,implicaránaanulaçãodaProva.Questãocomrespostarasuradaoucommaisdeumaalternativamarcadanãoseráconsiderada.

OtempototalpararealizaçãodaProvaédetrêshoras,sendootempomínimodepermanênciadocandidatoemsaladeumahoraetrintaminutos.AsaídadasalacomoCadernodeProvasóserápermitidaaofinaldohorárioestabelecidoparaarealizaçãodaProva,ouseja,depoisdedecorridasastrêshorasdoinícioefetivodaProva.

AoconcluirsuaProva,sinalizeparaoaplicadordeprovaseaguardeparaentregaraFolhadeRespostas,cumprindoosprocedimentosporelerecomendados.

Page 3: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas 1

Questões de 1 a 40

QUESTÃO 2Aleituradotextopermiteafirmarqueosdiscursos1) distorcem a realidade e confundem a opinião de pessoas

queselimitamateracessoainformaçõesatravésdasredessociais.

2) contribuemparaaretificaçãodasfaláciaseoengendramentode atitudes políticas diante dos fatos que ocorrem e sãodiscutidosemcontextonacional.

3) sãodiálogosqueganhamnovaproporçãoàmedidaquesãoreproduzidosincessantemente,gerandoumcírculoviciosodeinformaçõesdeinteressesparticulares.

4) constituem valores que segregam e excluem as vítimas eos aproveitadores das vítimas, alimentando a prática dopreconceitoedasdiscriminaçõessociais.

5) servem como instrumentos de manipulação ideológica quepodemserutilizadosporindivíduosouutilizaressesmesmosindivíduos para a reprodução de ideias que acreditam

seremsuas.

InstruçãoPararesponderaessasquestões, identifiqueAPENASUMAÚNICAalternativacorretaemarqueonúmerocorrespondentenaFolhadeRespostas.

Questões de 1 a 5 No processo de rebaixamento dos discursos,

do debate e do diálogo que presenciamos em escala nacional, surgem maledicências e mal-entendidos que se entrelaçam formando o processo que venho

5 chamando de “consumismo da linguagem”. Meios de comunicação em geral, inclusas as redes sociais e grande parte da imprensa, onde indivíduos podem se expressar sobre ideologias, livremente, sem limites de responsabilidade ética e legal,

10 estabelecem compreensões gerais quanto a fatos que passam a circular como verdades apenas porque são repetidas. Quem sabe manipular o círculo vicioso e tortuoso da linguagem ganha em termos de poder.

15 O processo que venho chamando de “consumismo da linguagem” é a eliminação do elemento político da linguagem pelo incremento do seu potencial demagógico. O esvaziamento político é, muitas vezes, mascarado de expressão particular,

20 de direito à livre expressão. A histeria, a gritaria, as falácias e falsos argumentos fazem muito sucesso, são livremente imitados e soam como absurdos apenas para quem se nega a comprar a lógica da distorção em alta no mercado da linguagem.

25 A lógica da distorção é própria ao consumismo da linguagem. Como em todo consumismo, o consumismo da linguagem produz vítimas, mas produz também o aproveitador da vítima e o aproveitador da suposta vantagem de ser vítima.

30 “Vantagem” que ele inventa a partir da lógica da distorção à qual serve. Vítimas estão aí. Uma reflexão sobre o tema talvez nos permita pensar em nossas posturas e imposturas quando atacamos e somos atacados ao nível da linguagem.

35 Os discursos podem fazer muita coisa por nós, mas podem também atuar contra nós. Ora, usamos discursos, mas também somos usados por eles (penso na subjetividade dos jornalistas e apresentadores de televisão que discursam pela

40 mentira e pela maledicência). Aqueles que usam discursos sempre podem ocupar a posição de algozes: usam seu discurso contra o outro, mas também podem ser usados por discursos que julgam ser autenticamente seus. O que chamamos

45 de discurso, diferente do diálogo, sempre tem algo de pronto. Na verdade, quem pensa que faz um discurso sempre é feito por ele.

Língua Portuguesa – Questões de 1 a 10

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasQuestões de 1 a 15

QUESTÃO 1Considerando-seosaspectostemáticosdotextoeaabordagemaquesepropõeaarticulista,écorretoafirmar:1) As verdades construídas pelos meios de comunicação

multiplicam-se principalmente por intermédio das redessociais.

2) Os indivíduos que sabem manipular as informações eideologias são os mesmos que têm o poder político,econômicoecultural.

3) Osmeiosdecomunicaçãoqueestimulamalivreexpressãosemo compromissoético e legal fortalecema constituiçãodeverdades forjadaspelasimples repetição,semqualquerfundamentaçãopolítica.

4) Amanipulaçãodeverdadeseideologiasébastantecriticadaporindivíduosqueexpressamsuasideiasatravésdefaláciaseargumentospautadosnaexperiênciaparticular.

5) O consumismo da linguagem respalda-se, sobretudo, nacondição crítica e política dos indivíduos para que não sedeixemmanipularporideologiasdevitimizaçãocomasquaisnãoconcordam.

Somos construídos pelo que dizemos. E pelo que pensamos que estamos dizendo. A diferença

50 talvez esteja entre quem somos e quem pensamos que somos. Há sempre algum grau de objetividade nessas definições.

Quem pode com isso? Se a linguagem foi o que nos tornou seres políticos, a sua destruição

55 nos tornará o quê?TIBURI, Márcia. Consumismo da linguagem: sobre o rebaixamento dos discursos.Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br/ home/2015/08/consumismo-da-linguagem-sobre-o-rebaixamento-dos-discursos/>.Acessoem:1set.2015.Adaptado.

PROVA COM QUESTÕES OBJETIVAS

Page 4: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas2

QUESTÃO 7Asperguntas que introduzemo texto sãoestratégias retóricasutilizadaspeloarticulistapara1) convencer os interlocutores a assumir atitudes políticas de

formacontínua,noprocessodemocrático,utilizandoasmídiassociaiscomoinstrumentodemobilizaçõespopulares.

2) responsabilizaroeleitoremrelaçãoaosdesmandospolíticosdeseuscandidatos,convocando-osaexigirseusdireitos.

3) apresentarsuasdúvidasemrelaçãoaoconceitodedemocraciaedecidadaniaqueseconsolidouentreopovobrasileiro.

4) criticarospolíticosquesomemapósaseleições,semdarsatisfaçãodesuaadministraçãoaosseuseleitores.

5) persuadir os interlocutores a rever seus votos e suasescolhaspolíticaseideológicasparaapróximaeleição.

Questões 7 e 8

Será que só podemos exercer democracia quando votamos? Devemos escolher representantes a cada dois anos e, em seguida, nos sentarmos inertes nos longos intervalos entre as eleições?

5 Essa era a realidade na Grécia antiga, berço da democracia, há 2 500 anos. Mas Atenas não tinha internet, Facebook ou WhatsApp. Será que algo mudou ou precisamos manter o mesmo comportamento e exercer democracia apenas pelo

10 voto a cada dois anos? É verdade que sempre pudemos fazer algo e

nos mobilizarmos entre eleições, mas as novas mídias sociais facilitam ações e conexões rápidas e permitem exercer a democracia de formas novas

15 e inusitadas. E essa é uma realidade que se desenvolveu nos últimos dez anos. Nesse período, assistimos a novas possibilidades de manifestações populares, com resultados contundentes.

CHEQUER,Rogério.Amudançaquejácomeçou.Disponívelem:<http://interessenacional.uol.com.br/index.php/edicoes-revista/a-mudança-que-ja-comecou/>.Acessoem:1set.2015.

QUESTÃO 5Sobre os elementos linguísticos que constituem o texto, estácorretaaanálisequesefazem1) A expressão composta “maledicências e mal-entendidos”

(. 3) completa o sentido da forma verbal “surgem” (. 3),detalhandoocontextodediscussãopolíticanoBrasil.

2) Ovocábulo“processo”(.4)éumderivadoimpróprioque,ao permutar a classe gramatical, revela uma sequênciacontínua de fatos e ações voltadas para a discussão dealgumtemadeinteressenacional.

3) O emprego das aspas, em “ ‘consumismo da linguagem’ ” (.5),evidenciaaironiadaarticulistadiantedeumaexpressão

utilizadadeformageneralizada,assimcomem“‘Vantagem’”(.30).

4) O termo preposicionado “do elemento” (. 16-17) é umcomplementodonome“eliminação” (.16),apresentando,pois,valorpassivo,assimcomo“dalinguagem”(.27),quecompletaosentidodosubstantivo“consumismo”(.27).

5) A forma verbal “Há”, na opinião expressa pela articulistasobre a essência de um discurso, em “Há sempre algumgrau de objetividade.” (. 51), pode ser substituída por“existe”,semmudançasintáticadostermosquecompõemaestruturafrasal.

QUESTÃO 6

SUASSUNA,Ariano.FraseemcomemoraçãoaoDiadoNordestino.Disponívelem:<http://alinelinhares.com.br/wp-content/uploads/dia-do-nordestino-fanpage-al.png>. Acesso em:23ago.2015.

Do discurso do escritor nordestino, autor do “Auto daCompadecida”,infere-seque1) a linguagem só poderá ser compreendida se for rica em

seusdialetosenaculturalocal.2) esse enunciador não submete seu linguajar nordestino à

dominaçãoculturalnorte-americana.3) avariação linguísticadeumaregiãonãodevesubvertera

realidadesocioeconômicadecadaperíodohistórico.4) a variante diatópica valorizada pela voz autoral assume,

como tempo, valor universal, assim comoas expressõesnorte-americanas.

5) a diversidade linguística, representada pela variaçãoregional“oxente”,devecoexistiraoladodeestrangeirismosquesãoutilizadosemalgumaspartesdomundo.

QUESTÃO 3Paradesenvolversuatese,aarticulistautiliza-sede1) perguntas retóricas que só podem ser respondidas pelo

leitor do textoparaqueaspropostasde intervenção sejamconcretizadas.

2) argumentos conceituais que sugerem ao interlocutor aimportância e a responsabilidade política no manuseio dalinguagem.

3) citaçõesdeoutrosenunciadores,comoformadevalidarsuasideiaseopiniõessobreopoderdalinguagemeoseuusonocotidianopolítico.

4) exemplosque ilustramsituaçõesemqueoconsumismodalinguagem se tornou um processo de rebaixamento dosdiscursos.

5) comparações entre a utilização responsável da linguagem,gerando frutos politicamente positivos, e a repetiçãoinconsequente e irresponsável de discursos que geramvítimasealgozes.

QUESTÃO 4Considerando-seosaspectoscoesivosquemantêmaprogressãodotexto,écorretoafirmar:1) O pronome relativo “que”, em “que presenciamos em

escalanacional” (.2-3), retomaanaforicamenteovocábulo“discursos”(.1),introduzindoumacaracterísticadessenome.

2) O termo coesivo “onde”, em “onde indivíduos podem seexpressar sobre ideologias” (. 7-8), introduz uma oraçãoadjetivaquerestringeolugaremqueosmeiosdecomunicaçãodivulgamsuasideias.

3) Oconector“mas”,em“masproduztambémoaproveitadordavítima”(.27-28),relacionaideiasparadoxais,assimcomoem“mastambémsomosusadosporeles”(.37-38).

4) A marca de oralidade “Ora”, em “Ora, usamos discursos” (. 36-37), substitui um conectivo com valor semântico de

adição,acrescentandonovasideiasaoquejáfoiexposto.5) Oconectivo“Se”,em“Sea linguagemfoioquenos tornou

seres políticos” (. 53-54), introduz uma ideia de causa naconstituiçãodeumaperguntaretóricaepodesersubstituídopelalocuçãoconjuntiva“Jáque”.

Page 5: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas 3

QUESTÃO 9ParaArianoSuassuna,“AFarsadaBoaPreguiça”revela1) a distinção entre poetas esforçados e criativos e os que

são negligentes e desleixados, incapazes de qualificar suaproduçãoartística.

2) uma reflexão sobre a contradição humana, valorizandoaquelesqueexploramotrabalhobraçalecriticandooesforçodacriaçãoartística.

QUESTÃO 10Considerando-seapolifoniapresentenotexto,écorretoafirmar:1) ArianoSuassuna faz referência aos intelectuaismarxistas

para reiterar suas ideias a respeito das críticas feitas àpreguiçahumana.

2) Aideologiadeconformismoeacomodaçãodopovobrasileiroélouvadapelodramaturgoparaibanoatravésde“AFarsadaBoaPreguiça.”

3) Oautorde"AFarsadaBoaPreguiça"retomaeseapropriada ideologiacatólicapara justificarporquenão legitimaapreguiçadeformaindiscriminada.

4) AreferênciaaoTeatroantigotemcomoobjetivodesconstruiras concepções literárias da Idade Média, inclusive, avalorizaçãoaoóciocriativo.

5) Opensamentodohomemdeação,citadopelavozautoral,ratificaodiscursodeJoséLinsdoRego,quediscordadaconcepçãodapreguiça,comoóciocriativodoescritor.

Essasquestõesdeverãoser respondidadasapenaspeloscandidatosqueoptarampelaLínguaEstrangeiraInglês.

Língua Estrangeira Inglês – Questões de 11 a 15

Questões de 11 a 13 Cassava, a type of flower made of the thick roots

of a tropical plant, is an essential part of the daily diet in Brazil, the world’s fourth largest producer. Thousands of Brazilian families depend on cassava

5 production for their livelihoods and consumption. This is the case of the Terena indigenous community living in Ekeruá Village, just 370 kilometers from the largest city in South America, Sao Paulo.

Up until three years ago, Ekeruá farmers would10 rise early, hop on the back of a truck, work from

sunup to sundown in distant fields and then return home with scant earnings. Although there was a cassava plantation nearby, it only employed five people. Production depended on both chemical

15 fertilizers and pesticides. The situation of the Terena people changed

dramatically when they had the opportunity to reinvent the crop. It was also a chance to keep their culture alive. A project that brought together

20 the federal and state (Sao Paulo) governments, the World Bank and a private university, among others, has enabled this indigenous group to become cassava champions: they now produce four times more cassava, and more importantly, they do so

25 without harming the environment.ANINDIGENOUSVillageProducesSuperCassava.TheNewYorkTimes.August25,2015.Disponível em: <http://www.worldbank.org/en/news/feature/2015/08/25/an-indigenous-village-produces-super-cassava>.Acessoem:6set.2015.

QUESTÃO 8Háumaoraçãocomfunçãodesujeitonofragmentopresenteem1) “Devemosescolherrepresentantesacadadoisanos”(.2-3).2) "MasAtenasnãotinhainternet,FacebookouWhatsApp."(.6-7).3)"precisamos manter o mesmo comportamento e exercer

democraciaapenaspelovotoacadadoisanos?"(.8-10).4) “Éverdadequesemprepudemosfazeralgo”(.11).5) “Eessaéumarealidadequesedesenvolveunosúltimosdez

anos.”(.15-16).

Questões 9 e 10 Quando da estreia desta peça, em 1961, no

Recife, fui muito acusado por certos setores do pensamento – pelos marxistas, principalmente – de estar aconselhando o Povo brasileiro à preguiça e ao conformismo, fazendo o jogo dos que desejavam “impedir e entravar sua luta de libertação”. Naquele ano, como os que me acusavam eram os poderosos do dia, calei-me por orgulho, não me defendi nem expliquei o verdadeiro espírito da peça, porque não costumo dar explicações aos poderosos. Hoje, a situação é diferente, e vou tentar fazê-lo aqui. A meu ver, a Farsa da boa preguiça tem dois temas centrais. Nela, não defendo indiscriminadamente a preguiça – coisa que, aliás, não poderia fazer, pois ela é um dos “sete vícios capitais” do Catecismo. De fato, creio que isso fica bem claro, na peça. No Teatro antigo, havia uma convenção, segundo a qual, no fim da história, o autor podia dar sua opinião sobre o que acontecera no palco. Era a chamada “licença”, ou “moralidade”. Pois bem. Na “licença” da “Farsa”, numa das estrofes finais do terceiro ato, diz um dos personagens:

“Há uma Preguiça com asas,outra com chifres e rabo.

Há uma preguiça de Deus eoutra preguiça do Diabo.”

Na verdade, o elogio que eu queria fazer na peça era, em primeiro lugar, o do ócio criador do Poeta. Contam que, certa vez, um homem de

ação – não sei se industrial ou comerciante – teria dito ao paraibano José Lins do Rego uma dessas frases com que, de vez em quando, esse pessoal fala a nós, escritores, com afetuoso desprezo: “Então, Doutor? vida é para o senhor, hein? Vida folgada, trabalhando pouco...” – “Eu escrevo muito!” – objetou José Lins do Rego. – “E escrever é trabalho?” – insistiu o homem. Ao que o paraibano teria retrucado, meio ácido: – “Para quem olha o mundo pelo ângulo da cangalha que usa, não!” Pois bem: essa ideia do ócio criador do Poeta, do artista e do Santo era uma das duas ideias centrais da Farsa da boa preguiça.

SUASSUNA,Ariano.A farsaeapreguiçabrasileira.Prefácio.A farsadaboapreguiça.Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/273527305/Farsa-Da-Boa-Preguica-Ariano-Suassuna>.Acessoem:16ago.2015.

3) umavalorizaçãoaoóciocriativoque,paraoautordapeça,ébemdistintodaindolênciaelegitimaaproduçãocriativadosescritoresepoetas.

4) uma crítica que se desdobra na comparação desuperioridadeparaoserviçobraçalemdetrimentodaquelequesecaracterizacomointelectual.

5) umelogioatodososescritores,representadosnafiguradeJoséLinsdoRego,quedenunciavamoóciocapitalista.

Page 6: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas4

QUESTÃO 15Theword“charge”cannotbesubstitutedfor1) costme.2) wantforthat.3) usuallyreceiveforthat.

4) areusuallypaidforthat.5) bargain.

QUESTÃO 14Accordingtothecartoon“outsourcing”isapraticethat1) increasesthecost.2) resultsinoverpricedservices.3) valuessomeone'sgoodwork.4) reducesthecompanies'budget.5) makesthingseasiertocompanies.

Questões de 11 a 15

Bergoglio sólo hizo mención al “esfuerzo y sacrificio” de la Iglesia Católica en Cuba para trabajar en condiciones

poco propicias. El Vaticano desmintió que su paso por Holguín tuviera algo que ver con que los Castro

hubieran nacido allí. El papa Francisco visitó ayer por la tarde el

Santuario de la Virgen de la Caridad del Cobre, patrona de Cuba, y llovió abundantemente en Santiago de Cuba luego de ocho meses. “Hacía falta

5 esa lluvia, claro que sí”, comenta Adelmar, jubilado pero que se gana sus CUC extra de transportar turistas en su viejo auto. No podía empezar mejor la visita papal a Santiago, en el este de la isla, donde hoy cerrará su visita a Cuba. Antes, por la mañana,

10 fue el primer papa en visitar la ciudad de Holguín, a 770 kilómetros de La Habana, curiosamente cuna de Raúl y Fidel Castro, aunque en el Vaticano aseguraron que esa no fue la razón de la elección. Raúl, con sombrero de paja y guayabera, siguió con

15 atención la misa en la Plaza de la Revolución Calixto García, en la que no hubo referencias políticas. Sólo hizo mención al “esfuerzo y sacrificio” de la Iglesia Católica en Cuba para trabajar en condiciones poco propicias.

20 Algunos medios internacionales ya empiezan a ver en esa ausencia de referencias políticas, paradójicamente, una decisión importante del Papa, que es la de evitar realizar cuestionamientos al gobierno cubano por la situación interna de la

25 isla. Incluso, aseguran que ya es la visita papal más acrítica, si se la compara con las realizadas por Juan Pablo II y Benedicto XVI.

Francisco bendijo la ciudad desde la Loma de la Cruz, erigida en el siglo XVIII por un fraile

30 franciscano. La homilía de la misa, en la que se ciñó al discurso que tenía preparado, fue religiosa y se refirió a la conversión del apóstol San Mateo. Dijo que Dios “sabe mirar más allá de las apariencias, más allá del pecado, del fracaso, de la indignidad.

35 Sabe mirar más allá de la categoría social a la que podemos pertenecer”. Las ceremonias del Papa aquí siguen con una característica común: el calor agobiante y la masividad.

Habrá que esperar a ver hoy cuál será el40 discurso del Papa antes de abandonar la isla. Con

todo, algunos vaticanistas pronosticaban que los mensajes de Francisco tomarán mayor envergadura a partir de esta tarde, cuando inicie su actividad en Estados Unidos.

CIBEIRA,Fernando.ElPapabendijoydejóafueralapolítica.Disponívelem:<http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-282159-2015-09-22.html. Acesso em: 26set.2015.Adaptado.

Questões 14 e 15

Disponívelem:<http://www.martybucella.com/biz35.html>.Acessoem:7set.2015.

QUESTÃO 13Byreadingthelastparagraphonemayconcludethat1) the Terena community hasn’t become a big producer of

cassavayet.2) producing cassava isn’t part of the Terena’s culture

anymore.3) only the government is involved in the reinvention of the

Terena’scrop.4) theTerena’sproductiondoubledbuttheystillusechemical

fertilizersandpesticides.5) theTerena’sproduction increased four timesand theyare

reallyworriedabouttheenvironmentconservation.

QUESTÃO 12Thesentence“Althoughtherewasacassavaplantationnearby,itonlyemployedfivepeople.”(.12-14)meansthat1) therewasagreatnumberofpeopleworkinginthecrop.2) theworkingforceusedinthecassavacropemployedmany

familymen.3) the cassava crop was not enough to provide jobs to the

community.4) fivewasconsideredagoodnumberofjobsprovidedbythe

cassavaplantation.5) inspiteofbeingfarfromtheTerenacommunitythecassava

plantationemployedfivepeople.

Língua Estrangeira Espanhol – Questões de 11 a 15Essasquestõesdeverãoser respondidadasapenaspeloscandidatosqueoptarampelaLínguaEstrangeiraEspanhol.

QUESTÃO 11Accordingtothetext,fillintheparentheseswithT (true)orF(false).()Brazilianpeopleeatlotsofcassava.()Brazilusedtobenumberoneinthecassavaproduction.()TheTerenaindigenouscommunityproducescassavabutit’s

notpartoftheirdiet.()Cassava is the most important source of income for the

Terenacommunity.()TheTerenaaren’tBrazilianpeople.Thecorrectsequence,fromtopforbottom,is1) TFFTF2) TFTTF

3) TTFFF4) FFTTF

5) FFFTT

Page 7: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas 5

QUESTÃO 11Conlalecturadeltextosepuedeconcluir:1) Lavisitadelpapafavoreciólallegadadelalluvia.2) LaHabanaquedacasia800kilómetrosdeHolguín.3) Francisco,comoprimerpapaquevisitaCuba,comenzóen

Holguín.4) ElpapabendijounacruzenLaLoma.5) Elvaticanopostulasuinconformidadconladegradacióndel

medioambiente.

QUESTÃO 12Deacuerdoconeltexto,escorrectoafirmar:1) Algunos vaticanistas afirmaron que los discursos de

Franciscofuerondemayorenvergadura.2) Losdiscursosenlahomilíafueronimprovisadosporelpapa.3) Enbreve,elpontíficeestaráenEEUU.4) El papa hizo referencia a las favorables condiciones de

trabajoquehayenCuba.5) Esnotablelapocacantidaddepersonasenlasceremonias

realizadasporelpapa.

QUESTÃO 13Unavezleídoeltexto,sepuedeafirmarque1) EstadosUnidos,destinoqueprecedeaCuba,fueeliniciode

lasactividadesdelpapa.2) elgobiernocubanocuestionólasituacióninternadelaisla.3) lavisitapapalestáconsideradacomomuycrítica.4) laconversióndelSanMateofuereferidaeneldiscursopapal.5) laLomadelaCruzfuebendecidaporelpapa.

QUESTÃO 14Finalizadalalectura,sepuedeconcluir:1) El vaticano criticó la realización de reuniones calurosas y

masivas.2) Vaticinanquelosmensajestendránunpesomayordurante

elsiguientedestinodelpapa.3) Ensudiscursoelpapacriticólasdesigualdadessociales.4) Con un sombrero y un refresco de guayaba Raúl Castro

siguióconatenciónlamisa.5) El papa criticó la situación en la isla como parte de su

discursoreligioso.

QUESTÃO 15Analizandoel fragmento"quees ladeevitar"(.23),sepuedeafirmarque"la"esunpronombrequehacereferenciaa1) "laisla"(.8).2) "referenciaspolíticas"(.16).3) "esaausencia"(.21).4) "unadecisiónimportantedelPapa"(.23-24).5) "lasituacióninterna"(.24).

QUESTÃO 16QuandoXnasceu,emmarço,seupaiYtinhamaisde30anoseatualmentetemmenosde70anos.Sabendo-seque,hoje,oprodutoda idadesdeXeYé iguala2015,pode-seafirmarqueoanodenascimentodeXfoi1) 19502) 1959

3) 19674) 1975

5) 1984

Matemática e suas TecnologiasQuestões de 16 a 24

QUESTÃO 17Homensemulheressesubmeteramaumprocessoseletivoparapreenchimentodeumavagadeemprego.Sabendo-se que se cada homem que fez a prova de seleçãotivesseobtidocincopontosamais,apontuaçãomédiadetodososcandidatosteriaaumentadodoispontos,equesecadadoishomens que fizeram a prova de seleção x mulheres tambémfizeram,pode-seafirmarquexéiguala1) 12) 2

3) 34) 4

5) 5

Área livre

QUESTÃO 18Uma empresa foi constituída por cinco sócios – três sóciosmajoritáriosedoisminoritários–ficandocombinadoque,apóscadabalançoanual,o lucroobtidopelaempresadeveráser repartidoentreossóciosdemodoquetodosreceberãoequitativamenteametadedolucro,enquantoaoutrametadeserádividida,também,empartesiguais,entreossóciosmajoritários.Com base nessa informação, pode-se afirmar que o percentualdo lucro a ser recebido por cada sócio majoritário é de,aproximadamente,1) 25,4%2) 26,6%

3) 27,8%4) 28,0%

5) 29,2%

Page 8: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas6

QUESTÃO 19Umapessoatemcincocédulasdevaloresdiferentes,utilizandoumaoumaisdessascédulas,onúmeromáximodevalorestotaisdistintosqueelapodeobteré

1) 252) 28

3) 314) 34

5) 37

QUESTÃO 21Os 100 participantes de um seminário foram distribuídos,inicialmente,em trêssalas–S1, S2 e S3.Depoisdoprimeiroperíododeatividades, foi feitoumremanejamento,semalteraronúmerodepessoasemcadasala,detalmodoqueametadedaspessoasqueestavamnasalaS1foramtransferidasparaasalaS2,umquintodaspessoasqueestavamnasalaS2foramparaasalaS3eumterçodaspessoasqueestavamnasalaS3foramparaasalaS1.

Nessas condições e considerando-se x, y e z o número deocupantesdeS1,S2eS3,respectivamente,pode-seafirmarque

1) x<y<z2) x<z<y3) y<x<z4) y<z<x5) z<y<x

QUESTÃO 20Se as sequências de números positivos (x, y, z) e (3x, 2y, z)formam,respectivamente,umaprogressãogeométricacrescentee uma progressão aritmética, então a razão da progressãogeométricaé

1) 6

2) 5

3) 4

4) 3

5) 2QUESTÃO 23Aomonitorar o desempenho de seu automóvel, uma pessoaconstatouque,atualmente,eleconsome,emmédia,10kmcom1litrodecombustível;admitindo-sequeesseconsumoaumente4%aoano,pode-seestimarquedehojea3anos,adistância,em quilômetros, percorrida com com um litro de combustívelseráde

1) 10.(1,04)22) 10–1.(0,04)3

3) 10–1.(0,04)24) 10.(1,04)–3

5) 10.(1,04)–2

QUESTÃO 22

Na figura tem-se a representação gráfica de uma função doprimeirograuy=f(x).Sabendo-sequef(0)=2f(4),pode-seafirmarqueovalormínimodafunçãoxf(x)é1) –162) –15

3) –124) –9

5) –8

y

x045o

QUESTÃO 24Para transformar o tampo quadrado deuma mesa, com 2,89m2 de área, em umoctogonal, com todos os lados de mesmamedida, optou-se por retirar de cada cantodo quadrado um pedaço na forma de umtriânguloisósceles,comoindicadonafigura.

Nessascondições,considerando

___

√2=1,4,pode-seafirmarqueotampodanovamesateráárea,emm2,iguala1) 2,652) 2,56

3) 2,424) 2,39

5) 2,33

Área livre

Page 9: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas 7

QUESTÃO 25Considere uma balança de braços iguais – como a utilizadapara representar o símbolomístico da justiça –, em equilíbriomecânico,comumpesoPemumpratoe,nooutro,umrecipientecontendoágua,dedensidadeiguala1,0g/cm3,emumlocalondeomódulodaaceleraçãodagravidadeé10m/s2.Combasenessainformação,pode-seafirmarqueopesoadicionalnecessárioparareequilibrarabalançaquandoumaesfera–devolume iguala10,0cm3–presaemumadasextremidadesdeumfioidealforcompletamentesubmersanaáguadorecipientee permanecer em equilíbrio estático, sem ter contato com asparedesdesserecipiente,éigual,emN,a

1) 10–3

2) 10–23) 10–1

4) 1005) 101

Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuestões de 25 a 30

QUESTÃO 26Na figura, a cúpula com aaberturaviradaparabaixo–ondeseencontraoprédiodoSenadoFederalnoPaláciodoCongressoNacional–simbolizaareflexão,aponderação,oequilíbrioeopesoda experiência dos senadoresque representam a mais alta“cúpula”dopaís.Considerando-seacúpuladoprédiocomoumacalotaesféricacoma superfície externa polida e comportando-se como um espelhogaussiano,aosecolocarumobjetoemformadeumaseta,–dealtura h – acima da superfície refletora, perpendicularmenteao eixo principal desse espelho, a característica da imagemconjugadadesseobjetoé1) virtual,diretacomalturamenordoqueh.2) real,invertidacomalturamenordoqueh.3) virtual,invertidacomalturamaiordoqueh.4) real,invertidacomalturaigualah.5) virtual,diretacomalturaigualah.

QUESTÃO 27Os aditivos acrescentados aos alimentos industrializados sãosubstâncias químicas usadas com a finalidade de melhorar aaparência,osabor,atexturaeaumentarotempodearmazenamento.No Brasil, são utilizados para produtos de consumo interno eregulamentadospordecretoseresoluçõesdaComissãoNacionaldeNormasePadrõesdeAlimentos.Umdessesaditivoséofosfatodesódio,Na3PO4,utilizadocomoestabilizantepara leites “longavida”ou “UTH”,dentreoutrasaplicações,eobtidona reaçãodeneutralizaçãoentreoácidofosfórico,H3PO4(aq),eohidróxidodesódio,NaOH(aq),deacordocomaequaçãoquímica,

H3PO4(aq)+3NaOH(aq)→Na3PO4(aq)+3H2O()

Combasenessainformaçãoenaequaçãoquímicarepresentada,écorretoafirmar:1) A dissociação total de 1,0mol de fosfato de sódio produz

menornúmerodecátionsdoquedeânions.2) Ohidróxidodesódioéumcompostomolecularobtidopela

interaçãoentreummetalalcalinoeumahidroxila.3) Areaçãodeneutralizaçãoocorrecomvariaçãodonúmerode

oxidaçãodoátomodefósforoedoátomodesódio.

QUESTÃO 28DeacordocomaLegislaçãoBrasileiradeTrânsito,ocondutordeumveículoqueapresentar, apartir doarexaladonoetilômetro,uma concentração de álcool no sangue igual ou superior a0,34mg –1 está cometendo uma infração gravíssima, que temcomo uma das punições a suspensão do direito de dirigir pordozemeses.Alentidãonoraciocínio,nasreaçõesenatomadadedecisão,alimitaçãodacoordenaçãomotoraeaduplicidadee desfocagemda visão são alguns dos efeitos provocados noindivíduo pela ingestão de álcool. O etanol, CH3CH2OH(), dedensidadeiguala0,80gm–1,éasubstânciaquímicaativadasbebidasalcoólicas.Considerando-se essas informações, as propriedades dassoluçõesedassubstânciasquímicas,écorretoafirmar:1) Ovalordamassadeetanolpresenteem200mdeumabebida

alcoólicaquecontém5%deálcool,emvolume,éde0,8g.2) Oetanoléumcompostoorgânicodecaráterbásicodevidoao

grupo—OH ligadoàcadeiacarbônicaque representaesseálcool.

3) A interação entre as moléculas de etanol e as moléculasde água presentes no plasma sanguíneo é do tipo dipoloinduzido-dipolopermanente.

4) A confirmação da determinação do teor de álcool ingeridopelocondutorestácondicionadaàanálisedosanguecoletadoduranteaabordagemdosagentesdetrânsito.

5) A quantidade de matéria de etanol presente em 5,0 desanguecomumaconcentraçãodeálcooliguala0,34mg–1éde,aproximadamente,3,7.10–5mol.

4) Ofosfatodesódioéumsalsolúvelemáguaqueapresentaoelementoquímicofósforonoestadodeoxidação+5.

5) A fórmula estrutural doH3PO4 é representada com os trêsátomos de hidrogênio ligados diretamente ao átomo defósforo.

Área livre

Page 10: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas8

Ciências Humanas e suas TecnologiasQuestões de 31 a 40Questões 31 e 32 Para compreender bem essa questão da

produtividade do trabalhador brasileiro e a “percepção” de que ele não gosta de trabalhar, é necessário distinguir o que é produtividade do trabalho e jornada do trabalho. Do ponto de vista do que estamos estudando, a preguiça do trabalhador brasileiro, é importante constatar que, no tocante à média diária de horas de trabalho por trabalhador, a praticada no Brasil é a das mais altas do mundo, e não das menores, como costumam dizer.

No Brasil ainda se valoriza muito o trabalho, mas não sua remuneração. Por isso é muito comum você encontrar por aí, em qualquer esquina, em qualquer bar, em sua casa ou na varanda do vizinho, gente que, mesmo se sentindo bem no trabalho que faz, não se vê valorizado e estimulado em fazer algo a mais, porque entende que trabalha muito para ganhar pouco. Daí aquele famoso “ganho pouco, mas a gente se diverte!”, como se fosse uma compensação.

AGOSTINI,JoãoCarlos.Brasileiro,simsenhor!Umareflexãosobrenossaidentidade.SãoPaulo:Moderna,2012,p..92-93.Adaptado.

QUESTÃO 30As células são as unidades estruturais e funcionais de todososseresvivos.Nosorganismosmulticelulareselas formamostecidoseórgãos.Considerando-seosconhecimentossobreascélulas,écorretoafirmar:1) Emumacélulaemdivisão,odeslocamentodecromossomos

homólogos para polos opostos da célula ocorre na anáfaseIIdameiose.2) A divisão dos centrômeros e a separaçãodas cromátides

irmãsdoscromossomossãoeventosobservadosnamitose,masnãonameiose.

3) Característicasdasmitocôndriascomoapresençadeduasmembranas,deribossomos,dematerialgenéticopróprioeacapacidadedeproduzirproteínasservemdesubsídioparaateoriadaendossimbiosepropostaparaexplicaraorigemdessasorganelas.

4) O retículo endoplasmático liso desempenha papelfundamental no processamento, no armazenamento, noempacotamento e no direcionamento das proteínas queserãosecretadaspelascélulas.

5) Nadifusãofacilitada,umamoléculaétransportadadomeiomenosconcentradoparaomaisconcentradocomoauxíliodeumaproteínatransmembrana.

QUESTÃO 31Adiscussãosobreaprodutividadedotrabalhadorbrasileiroremontaàconstruçãodealgumasconcepçõescientíficascujasjustificativassebuscamna formaçãodasociedadebrasileiraesuasrelaçõessociais.Comreferênciaaessasconcepções,pode-seafirmarque1) a indolênciado índiobrasileirocontribuiuparaaadoçãoda

escravidãodonegroafricano,maisadaptáveleresistenteaotrabalhobraçalemanual.

2) omitodapreguiçadobrasileiroéutilizadocomojustificativapara a maior exploração do trabalhador, cuja baixaremuneraçãocontribui,dentreoutros fatores,paraagrandeconcentraçãoderendaexistentenopaís.

3) a imigraçãoeuropeia foiumasoluçãoàproibiçãodo tráficonegreiro, devido à superioridade intelectual e cultural dacivilizaçãobrancaecristã.

4) o desenvolvimento da industrializaçãobrasileira foi possíveldevidoàadoçãodotrabalhadoritaliano,superiorculturalmenteetecnicamenteaooperáriobrasileiro.

5) apreguiçaexacerbadado trabalhadorbrasileiro remontaaoprocessodeformaçãosocialdopaís,constituídodeelementosindígenasenegrosavessosaotrabalhoeàprodução.

QUESTÃO 29UmamulherAentrounajustiçasolicitandooreconhecimentodapaternidadedascriançasBeC,indicandoDcomopossívelpai.Aosaberdoprocesso,outrohomemEsemanifestou,alegandoquepoderiaserpaideumadascrianças.DiantedarecusadeD,emassumirapaternidadedascrianças,associadaàsalegaçõesdeE,ojuizsolicitouoexamedeDNA,queobtevecomoresultadoospadrõesdebandasmostradosaseguir.

A B C D E

Considerando-seessasinformaçõeseosconhecimentossobregenética,écorretoafirmarqueojuizdaráumasentençacorretasedeterminarqueDdeveráassumirapaternidade1) da criançaB e que umnovo examedeverá ser realizado

paraencontraropaidacriançaC.2) dacriançaC,masnãoapaternidadedacriançaB.3) dasduascrianças.4) da criança C e que E deverá assumir a paternidade da

criançaB.5) da criança B e que E deverá assumir a paternidade da

criançaC.

Área livre

Page 11: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas 9

QUESTÃO 33 Há poucos dias, São Paulo viveu a noite mais

violenta do ano, com 18 mortos em menos de três horas. Há um mês, Manaus ficou aterrorizada com uma onda de 35 homicídios no intervalo de três dias. No início do ano, os moradores do Cabula, em Salvador, Bahia, se chocaram com a morte trágica de 12 pessoas em confronto com a polícia. Em novembro de 2014, uma chacina deixou dez mortos em um único dia em Belém, no Pará. Quatro crimes que, além dos requintes de crueldade, têm em comum o uso de redes sociais e aplicativos de celular, em especial o WhatsApp, como principal instrumento para orquestrar ações, divulgar imagens e vídeos de vítimas baleadas, propagar ameaças e disseminar o medo. Na Grande São Paulo, uma força-tarefa da polícia tem como principal linha de investigação a troca de mensagens por policiais militares dos batalhões de Osasco e Barueri, na matança do dia 14. Nelas, os policiais militares teriam prometido exterminar os assassinos do cabo Admilson Pereira de Oliveira, de 42 anos, assassinado dias antes.

PEREZ,Fabíola.MatançaviaWhatsApp.IstoÉ.SãoPaulo:Três,n.2386,26ago.2015,p.52.Adaptado.

O processo de violência urbana está intimamente vinculadoà formação histórica da sociedade brasileira e de seusdesdobramentossociopolíticos,comosepodeinferir1) naatuaçãodoexércitoaolongodahistóriapolíticabrasileira,

adeptodesoluçõeslegalistasedemocráticasparaascrisesinstitucionais, comoaqueprovocouaquedadaMonarquiaatravésdomovimentotenentista,provocandoaProclamaçãodaRepública.

2) narepressãocontraocangaçoeosmovimentosmessiânicosduranteaPrimeiraRepública,defensoresdeumamudançaradical na estrutura agrária brasileira, ameaçando osinteressesdosgruposlatifundiários.

3) na formação ideológica das Ligas Camponesas, treinadasemCubaefinanciadaspelaUniãoSoviética,comoobjetivodeapoiarasReformasdeBasedogovernoJoãoGoularteainstauraçãodosocialismonoBrasil.

QUESTÃO 32AsrelaçõesdetrabalhonoBrasilforamconstruídasapartirdeumprocessohistóriconodecorrerdaevoluçãopolíticaesocialdopaís.Comreferênciaaessasrelações,pode-seafirmarque1) a criação do salário mínimo elevou a renda nacional,

contribuindo para uma retração da produção industrial e oacirramentodacrisedosetorcafeeiroduranteaEraVargas.

2) o aumento de 100% no valor do salário mínimo provocoua quedadaprodução industrial, a recessãoeconômicae odescontrole inflacionário que culminaram no suicídio deGetúlioVargas.

3) apolíticadesenvolvimentistadogovernoJuscelinoKubitschekpressupunhaaaberturaaocapitalestrangeirocomaatraçãodo trabalhador imigrante em detrimento da mão de obranacional.

4) oarrochosalarialeocontrolerepressivosobreomovimentooperário, durante a ditadura militar, acelerou o processode acumulação de capital e a retração dos movimentosoperários.

5) a redemocratização contribuiu para o aumento do poderaquisitivodaclassetrabalhadora,resultandonaelevaçãodoconsumoduranteoPlanoColloreconsequentecrescimentodaeconomia.

Questões 34 e 35 Eles são originários do Oriente Médio, do norte

da África e também do sul do Saara. Fogem das guerras e da fome. São chamados de migrantes, refugiados, imigrantes ou candidatos ao direito de asilo. Esses homens, mulheres e crianças que chegam diariamente, aos milhares, a alguns países da Europa, com uma aceleração nos últimos meses, são objeto de rejeição e ódio xenofóbico em diversos países da União Europeia.

Canalizando o medo de uma parte da população, que vê nos “invasores” um grande risco para a identidade do continente, os movimentos neonazistas e fascistas de extrema-direita rejeitam qualquer ajuda aos exilados. Esses extremistas estão perdendo totalmente o pudor de expressar a xenofobia que os anima.

Na Alemanha, eles incendiaram dezenas de abrigos para migrantes e refugiados que esperavam resposta ao pedido de asilo. Angela Merkel foi pessoalmente a Heidenau para abrir um centro de abrigo de refugiados e condenar a violência racista.

“Essa crise de migrantes é excepcional e vai durar. Ela é uma questão europeia”, disse François Hollande, depois de se reunir em Berlim com a chanceler alemã. Discursando diante dos embaixadores acreditados em Paris, ele reconheceu que “as crises migratórias são as trágicas consequências dos conflitos que se acumulam”.Só faltou bater um mea culpa. A França de seu antecessor, Nicolas Sarkozy, participou com grande empenho do bombardeio da Líbia, que destituiu o ditador Kadhafi e abriu as portas para o caos atual, em que reinam todos os tipos de tráficos de armas e de máfias responsáveis por organizar a passagem de migrantes para o continente europeu.

DUARTE-PLON, Leneide. Imigração e refugiados na Europa. Disponível em: <http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Imigracao-e-refugiados-na-Europa-O-desafio-do-seculo/6/34349>.Acessoem:18out.2015.Adaptado.

4) na ausência de punição aos participantes da ditadura civil-militarnoBrasileasubmissãodaPolíciaMilitaràsForças

Armadas,herançadesseregimeditatorial,contribuindoparaumasituaçãode impunidadeaações ilegaisdeagentesdoEstado.

5) na ausência de mecanismos de controle da sociedadecivil às instituições estatais, consequência do modelode redemocratização brasileiro através de um pacto daselites, quemanteve naConstituição de 1988 os elementosautoritáriosdoregimemilitar.

QUESTÃO 34A questão de migração é um fenômeno social recorrente nahistóriadahumanidade,agravada,emdeterminadasocasiões,porquestõesespecíficasqueaceleramesteprocesso,comosepodepercebernofluxomigratório1) entrea ÍndiaeoPaquistão, coma falênciadoprojetode

Gandhiemconstruirumasociedadebinacional,acolhendohindusemuçulmanossobreomesmoterritório.

2) judaico para aEuropaOriental, fugindo das perseguiçõesdosárabesnocontextodaSegundaGuerraMundial,aliadosdaAlemanhanazista.

3) das populações africanas para o continente americano,fugindo da ação dos países imperialistas europeus noprocessodecolonizaçãoafricana.

4) de africanos para os EUA, fugindo do tráfico negreiro,movimento acelerado após instalação do regimedemocrático,depoisdaindependênciaestadunidense.

5) da Europa Oriental para o ocidente em decorrência daguerracivil queestabeleceuosistemasocialistanoLesteEuropeu,colocandoemconfrontodiretoosEUAeaURSS.

Page 12: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas10

QUESTÃO 36Localizado no município de Camaçari, o Polo Petroquímicoiniciousuasoperaçõesem1978, sendooprimeirocomplexopetroquímicoplanejadodoPaíseomaiorcomplexoindustrialintegrado do Hemisfério Sul. Ao completar 37 anos, o PoloPetroquímico de Camaçari começou amudar o seu perfil, ea instalação de uma fábrica de pneus e umamontadora deautomóveisoinsereemumanovafase.Sobre o Polo Petroquímico de Camaçari, sua história eperspectivas,écorretoafirmar:1) Ao iniciar sua operação, em 1978, o Polo Petroquímico

estavaconvivendocomumperíododeelevadocrescimentoeconômico,conhecidocomoplanodemetas.

2) A construção do Polo Petroquímico objetivava atrairempresastransnacionaisparaoestadodaBahia.

3) Estruturado como um complexo para fornecer bensintermediários, oPolo começaadiversificaro seuperfil,atraindo indústrias de bens de consumo duráveis esemiduráveis,aexemploda indústriaautomobilísticaeadepneus.

4) As indústrias, ao seestabelecerememCamaçari, foramatraídas pela proximidade do Porto de Salvador e peloCentro Industrial de Aratu, maior consumidor do que éproduzidonesteComplexoPetroquímico.

5) A elevada qualificação da mão de obra disponível naregião metropolitana de Salvador constitui a principalcausadaescolhadeCamaçariparaaimplantaçãodoPoloPetroquímico.

QUESTÃO 35OfluxomigratórioatualparaaEuropadecorredeumasériede fatoresque remontaaopassadomais recentedaEuropa,assimcomosuasrelaçõespassadascomocontinenteafricano.Nessecontexto,pode-seafirmarque1) aexpansãomuçulmanadoséculoVIII e suadominação

sobreoOrienteMédioeonortedaÁfricacontribuiramparaaperseguiçãoaosinfiéis,quebuscaramrefúgionaEuropacristãmedieval,mais toleranteem relaçãoàdiversidadeculturalereligiosa.

2) aparticipaçãodossoldadoscoloniaisnaPrimeiraGuerraMundialabalouasestruturasdosantigosreinosafricanos,provocando a desorganização política e o início delutas intertribais na África, e a neutralidade das naçõeseuropeias.

3) as redes sociais têm contribuído para a expansão dosideais xenófobos e racistas, contrapondo ao ideárionazistaalemãoquerecebeforteoposiçãodapopulaçãoedaburguesiaalemã,contráriaaoprocessodeintolerânciaracial.

4) a Organização das Nações Unidas, como um fóruminternacionaldedefesadosdireitoshumanos,estabeleceuumasériedesançõespolíticasaosEstadosUnidos,apósoassassinatodeMartinLutherKing,contribuindoparaofimdasegregaçãoracialnopaís.

5) oapoiodaspotênciasocidentaisaregimesautoritáriosnoOriente Médio, interessadas em suas riquezas naturais,acumuloudécadasdeopressãoededesigualdadesocial,oquecontribuiuparaaeclosãodomovimentoconhecidocomoPrimaveraÁrabe. QUESTÃO 38

John Davison Rockefeller, fundador da Standard Oil Company, em 1870, foi o responsável por revolucionar o setor petrolífero e dominar a indústria; fundou, também, a Universidade de Chicago e a Universidade Rockefeller. Sua fortuna total foi estimada, em 1937 (ano de sua morte), em 1,4 bilhão de dólares. A Standard Oil teve início com uma parceria de John com seu irmão, William Rockefeller, além de Henry Fagner, Jabez Bostwick, o químico Samuel Andrews e Stephen V. Harkness. A crescente demanda por querosene e gasolina, nesse período, favoreceu o aumento da riqueza de Rockefeller, que se tornou o homem mais rico do mundo e, ainda, o primeiro americano a ter mais de um bilhão de dólares. A Standard Oil se tornou, em pouco tempo, uma dos maiores transportadoras de petróleo e querosene dos Estados Unidos e obteve o controle quase total do refino e comercialização de petróleo nesse país. John Rockefeller pode ser considerado, sem dúvida, como o homem mais rico da história, segundo parte dos especialistas. Isso porque, ajustando o valor de sua fortuna, na época, o montante chega a 664 bilhões de dólares.

JOHNDavison Rockefeller....MBcursos Coppe/UFRJ. Disponível em: http://www.petroleo.coppe.ufrj.br/historia-do-petroleo/.Acessoem:10set.2015.Adaptado.

Para controlar o crescimento de grandes empresas, em1890,foicriadaa leiShermannosEstadosUnidosquevianogrupoRockefellerumperigoparaofuncionamentolivredosmercados.AanálisedotextopermiteconcluirqueogrupoRockfellerpodesercaracterizadocomoresponsávelpelaformaçãode1) truste.2) oligopólio.3) dumping.

4) fusão.5) joint venture.

QUESTÃO 37 A modernização e a expansão da produção

agrícola no território brasileiro têm levado à constituição de regiões competitivas especializadas na produção de determinadas commodities agrícolas, que passam a atrair investimentos públicos e privados e a reunir uma série de fatores produtivos que conferem uma maior eficiência produtiva e uma integração competitiva desses produtos e regiões, sobretudo, aos mercados internacionais.

FREDERICO, Samuel. Globalização, competitividade e regionalização: a cafeiculturacontinuaglobalizadanoterritóriobrasileiro.RevistaGEOUSP,v.18,n.1,p.55-70.Adaptado.

Sobrearegionalizaçãodoterritóriobrasileiroesuasimplicações,écorretoafirmar:1) A Região Norte do país se destaca como grande área

produtoradecarne,visandoaomercadoexterno.2) O Cerrado brasileiro se estabeleceu como uma área

agroexportadora vinculada à produção de soja com baixoíndicedeimpactoambiental.

3) ARegiãoNordesteéaúnicaregiãobrasileiraquesedestacana produção de cana-de-açúcar, fator atrelado aomodelocolonialdeocupação.

4) Na Região Sudeste o destaque é para as atividadesterciárias, nessa região estão concentradas as três maisimportantesmetrópolesdopaísqueabsorvemtodaaPEAdisponível.

5) NaRegiãoSulomodelodeocupaçãp foiestruturadonaspequenaspropriedades,permitindoassimumdosmenoresíndicesdeconcentraçãodeterrasnoPaís.

Page 13: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2016.1 – Prova com Questões Objetivas 11

QUESTÃO 39

A população do Estado de São Paulo deve ficar atenta para mais temporais nesta sexta-feira com a chegada de uma frente fria. As chuvas e os ventos poderão causar problemas semelhantes aos observados na última terça-feira, 8 de setembro. A chuva poderá enfraquecer no final da semana, mas a presença de ar polar irá manter a temperatura baixa no estado. A Grande São Paulo, o litoral e muitas áreas do interior terão um fim de semana úmido e frio.

Disponívelem:<http://www.climatempo.com.br/noticia/2015/09/10/volta-a-chover-forte-sobre-sp-6558>Acessoem:12set.2015.

Deacordocomasinformaçõesdotexto,aanálisedafiguraeosconhecimentossobrecirculaçãoatmosféricaesuasimplicações,écorretoafirmar:1) AfrentefriaqueatingiuSãoPauloestágeralmenteassociadaàatuaçãodeventosvindosdasregiõesdemédiaslatitudeseelevada

umidade,provocandoáreasdeinstabilidadenolitoral.2) AschuvasnoestadodeSãoPaulo,previstasparaocorreremapartirdesetembro,deve-seàexpansãodosrios voadoresassociada

àzonadeconvergênciaintertropical,ZCIT.3) A formaçãodenuvens cúmulos-nimbosemaltasaltitudeséumacaracterísticadascondiçõesatmosféricasdoestadodeSão

Paulo,explicando,assim,agrandeincidênciaderelâmpagosetrovões.4) Aschuvasprevistasestãoassociadasaoencontrodemassasdearcomtemperaturasdiferentes,sendodenominadasdechuvas

convectivas.5) OfenômenoobservadonailustraçãoprovocaalagamentosnacidadedeSãoPaulo,devidoàpermeabilidadedosolo.

QUESTÃO 40 No Sistema Schumpeteriano, o desenvolvimento socioeconômico é interpretado como um processo

evolucionário: as firmas inovadoras expandem-se, podendo ocasionar o desaparecimento de firmas não inovadoras, de maior custo, gerando um processo de destruição criadora.

SOUZA,NalideJesusde.Desenvolvimentosocioeconômico-Destruiçãocriadoraeabordagemneo-shumpeteriana.SãoPaulo:Atlas.2005.Adaptado.

Disponívelem:<fesppr.br/~camilo/DES-NEO-SHUMPETERIANO-2012.doc>.Acessoem:10set.2015.

Analisando-seasondasdomodelodeSchumpetereasconsequênciasnoprocessodeindustrialização,écorretoafirmar:1) Naprimeiraonda,aenergiautilizadaapartirdocarvãomineralfoiresponsávelpeloprocessodedesconcentraçãoindustrial.2) Nasegundaonda,asideiasdeTaylorsãocolocadasemprática,permitindoassimaformaçãodeumtrabalhadorqualificadocom

conhecimentodotodonoprocessoprodutivo.3) O fordismo,elementomarcantenasegundaonda, foiacompanhadoporumaproduçãoquesóocorreumedianteumaumento significativodomercadoconsumidor.4) Omotoracombustãopermitiuqueopetróleosetornasseocombustívelmaisimportante,sendoatéosdiasatuaisoquepredomina

namatrizenergéticamundial.5) A primeira onda, por ter duradomais tempo, é responsável pelamundialização da produção, desencadeando grandes ciclos

econômicos.

Ondas de Inovação de Schumpeter

ÁguaTextilFerro

VaporFerroviasAço

EletricidadeQuímicaMotorComb.interna

PetroquímicaEletrônicaAviação

RedesDigitaisTecnologiadaInformaçãoNovasMídias

1a Onda 2a Onda 3a Onda 4a Onda 5a Onda

1785 1845 1900 1950 1990 1999 2020 60 anos 55 anos 50 anos 40 anos 30 anos

***

Page 14: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento

Área livre

Page 15: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento
Page 16: Processo Seletivo 2016.1 - 1º Momento