processo eletrônico justina

195
P P R R O O C C E E S S S S O O E E L L E E T T R R Ô Ô N N I I C C O O Fernando Neto Botelho Fernando Neto Botelho Judiciário Judiciário Inovação Inovação e e Automação Automação

Upload: instituto-besc

Post on 24-May-2015

5.478 views

Category:

News & Politics


4 download

DESCRIPTION

Evento Primeira Cúpula sobre o Judiciário e os Interesses Vitais da Nação Brasileira - Justina 2009. Apresentação Dr. Fernando Botelho - Desembargador da 8ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no Painel Judiciário, inovação e abertura ao escrutínio público: transparência dos gastos e publicidade das sessões. Automação do Judiciário: Ferramentas valiosas para a melhoria do nosso sistema judicial. Processo Eletrônico (Lei 11.419/2006).

TRANSCRIPT

Page 1: Processo Eletrônico Justina

PPRROOCCEESSSSOO

EELLEETTRRÔÔNNIICCOO

Fernando Neto BotelhoFernando Neto Botelho

JudiciárioJudiciário

InovaçãoInovaçãoee

AutomaçãoAutomação

Page 2: Processo Eletrônico Justina

O O PAPELPAPELnnaa

JUSTIÇAJUSTIÇA

O O PAPELPAPELddaa

JUSTIÇAJUSTIÇAXX

JUSTIÇA JUSTIÇA ELETRÔNICAELETRÔNICASEM SEM PAPELPAPEL

Page 3: Processo Eletrônico Justina

O O PAPELPAPELVEGETALVEGETAL

nanaJUSTIÇAJUSTIÇA

A HistóriaA História..............

Page 4: Processo Eletrônico Justina

A Relação A Relação Processual Processual brasileira....brasileira....((A TeoriaA Teoria....)....)

Territórios/

Territórios/

Percurso

Percurso

Terr

itório

s/

Terr

itório

s/

Perc

urso

Perc

urso

Territórios/Territórios/PercursoPercurso

Page 5: Processo Eletrônico Justina

A Relação Processual A Relação Processual brasileira....brasileira....((A Realidade PráticaA Realidade Prática....)....)

Preeenchimento Espacial (o veículo da jurisdição):Preeenchimento Espacial (o veículo da jurisdição):Intermediários Físico-Presenciais Intermediários Físico-Presenciais (Pessoas-agentes admin.-atividade meio)(Pessoas-agentes admin.-atividade meio)++Instrumento Físico-analógico (Papel vegetal)Instrumento Físico-analógico (Papel vegetal)

Page 6: Processo Eletrônico Justina

MGMG: 4.000.000 processos físicos-papel: 4.000.000 processos físicos-papelBrasilBrasil: 67.700.000 processos físicos-papel (25.000.000 : 67.700.000 processos físicos-papel (25.000.000 novos/ano)novos/ano)BHBH: 9.000 petições/dia: 9.000 petições/dia

BHBH: 10.000 pessoas : 10.000 pessoas Forum-Capital/diaForum-Capital/dia

OABOAB: +- 700.000 advogados/Brasil: +- 700.000 advogados/Brasil(15% crescimento desse número/ano = 105.000 novos (15% crescimento desse número/ano = 105.000 novos advs./ano)advs./ano)OAB/MG:OAB/MG: + de 115.000 advogados/MG + de 115.000 advogados/MG

** + de 800 Faculdades-Direito/Brasil+ de 800 Faculdades-Direito/Brasil* 24 Faculdades-Direito/BH-MG* 24 Faculdades-Direito/BH-MG

Page 7: Processo Eletrônico Justina
Page 8: Processo Eletrônico Justina

Novidades-Complexidades Novidades-Complexidades Jurisdicionais - TI Jurisdicionais - TI

(A Inovação-(A Inovação-objetoobjeto da Justiça) da Justiça)

Page 9: Processo Eletrônico Justina

•Dispensa de empregado por e-mail (Justa Causa reconhecida pelo Dispensa de empregado por e-mail (Justa Causa reconhecida pelo TRT-SP – junho/2005)TRT-SP – junho/2005)

•Dispensa de empregado por uso de e-mail corporativo (Justiça do Dispensa de empregado por uso de e-mail corporativo (Justiça do Trabalho)Trabalho)

• Demissão de empregado por videoconferência (TRT-3ª. Região – 2004)Demissão de empregado por videoconferência (TRT-3ª. Região – 2004)•Penhora on-line do BACEN-JUD (2001)Penhora on-line do BACEN-JUD (2001)• Provimento de Acesso Internet (ICMS)Provimento de Acesso Internet (ICMS)

• TV a Cabo + Internet (vendas conjugadas)TV a Cabo + Internet (vendas conjugadas)• Habilitação Serviço Móvel CelularHabilitação Serviço Móvel Celular

•Tarifamento serviços (assinatura, habilitação, pulso telefônico)Tarifamento serviços (assinatura, habilitação, pulso telefônico)• Propriedade cruzada empresas telefonia + TV/Cabo (IPTV)Propriedade cruzada empresas telefonia + TV/Cabo (IPTV)

• Tributação (ICMS + PIS/COFINS) Telefonia ($$$)Tributação (ICMS + PIS/COFINS) Telefonia ($$$)• Tributação $$$ VOIP (ICMS)Tributação $$$ VOIP (ICMS)

• Intimidade x Privacidade na Internet (Orkut)Intimidade x Privacidade na Internet (Orkut)• CybercrimesCybercrimes

• Ofensas à honra meio eletrônico (campanhas eleitorais eletrônicas, Ofensas à honra meio eletrônico (campanhas eleitorais eletrônicas, etc.)etc.)

Page 10: Processo Eletrônico Justina

Novidades - TI Novidades - TI Inovação-Inovação-alvoalvo da Justiça da Justiça

(Arsenal Normativo = (Arsenal Normativo = embriõesembriões do Processo Eletrônico) do Processo Eletrônico)

Page 11: Processo Eletrônico Justina

HISTÓRICOHISTÓRICONORMATIVO-LEGALNORMATIVO-LEGAL

DO PROCESSO ELETRÔNICODO PROCESSO ELETRÔNICO

Page 12: Processo Eletrônico Justina

• Lei 9.800/99 – peticionamento eletrônico por fax com juntada dos originaisLei 9.800/99 – peticionamento eletrônico por fax com juntada dos originais LEI Nº 9.800, DE 26 DE MAIO DE 1999.LEI Nº 9.800, DE 26 DE MAIO DE 1999.

Permite às partes a utilização de sistema de transmissão de dados para a prática de atos Permite às partes a utilização de sistema de transmissão de dados para a prática de atos processuais.processuais.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:seguinte Lei:

        Art. 1o         Art. 1o É permitida às partes a utilização de sistema de transmissão de dados e imagens É permitida às partes a utilização de sistema de transmissão de dados e imagens tipo fac-símile ou outro similar, para a prática de atos processuais que dependam de petição tipo fac-símile ou outro similar, para a prática de atos processuais que dependam de petição

escritaescrita.. ((Resolução/STF 287/2004, regulamentando esta lei)Resolução/STF 287/2004, regulamentando esta lei)

* MEDIDA PROVISÓRIA No 2.200-2, DE 24 DE AGOSTO DE 2001.Institui a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, transforma o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação em autarquia, e dá outras providências.        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: Art. 1o Fica instituída a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.................. Art. 10. Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória. § 1o As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se verdadeiros em relação aos signatários, na forma do art. 131 da Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916 - Código Civil. § 2o O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônicadocumentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento .

Page 13: Processo Eletrônico Justina

Lei Federal 10.259/2001 _ JEFs: peticionamento e intimação eletrônicos no âmbito dos Lei Federal 10.259/2001 _ JEFs: peticionamento e intimação eletrônicos no âmbito dos Juizados Especiais Federais.Juizados Especiais Federais.

LEI No 10.259, DE 12 DE JULHO DE 2001.LEI No 10.259, DE 12 DE JULHO DE 2001.Dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal.Dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a

seguinte Lei:seguinte Lei:Art. 1o São instituídos os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Justiça Federal, aos quais se Art. 1o São instituídos os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Justiça Federal, aos quais se aplica, no que não conflitar com esta Lei, o disposto na aplica, no que não conflitar com esta Lei, o disposto na Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995.Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995.

CÓDIGO CIVIL (NCC – 2002)CÓDIGO CIVIL (NCC – 2002)

Art. 225. Art. 225. As reproduçõesAs reproduções fotográficas, cinematográficas, os registros fonográficos e, em geral, fotográficas, cinematográficas, os registros fonográficos e, em geral, quaisquer outrasquaisquer outras reproduções reproduções mecânicas mecânicas ou eletrônicasou eletrônicas de fatos ou de coisas fazem prova de fatos ou de coisas fazem prova plena destes, se a parte, contra quem forem exibidos, não lhes impugnar a exatidão.”plena destes, se a parte, contra quem forem exibidos, não lhes impugnar a exatidão.”

Page 14: Processo Eletrônico Justina

CPCCPC

Art. 154Art. 154. Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a . Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, Ihe lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, Ihe preencham a finalidade essencial.preencham a finalidade essencial.Parágrafo único. Parágrafo único. Os tribunais, no âmbito da respectiva jurisdição, poderão disciplinar a Os tribunais, no âmbito da respectiva jurisdição, poderão disciplinar a prática e a comunicação oficial dos atos processuais por meios eletrônicos, atendidos os prática e a comunicação oficial dos atos processuais por meios eletrônicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infra-requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil. Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil. (Incluído pela Lei nº 11.280, de 2006(Incluído pela Lei nº 11.280, de 2006))............................................Art. 541Art. 541. O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição . O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão interpostos perante o presidente ou o vice-presidente do tribunal recorrido, em Federal, serão interpostos perante o presidente ou o vice-presidente do tribunal recorrido, em petições distintas, que conterão: petições distintas, que conterão: (Revigorado e com redação dada pela Lei nº 8.950, de 13.12.1994)(Revigorado e com redação dada pela Lei nº 8.950, de 13.12.1994)Parágrafo único.  Parágrafo único.  Quando o recurso fundar-se em dissídio jurisprudencial, o recorrente fará a Quando o recurso fundar-se em dissídio jurisprudencial, o recorrente fará a prova da divergência mediante certidão, cópia autenticada ou pela citação do repositório de prova da divergência mediante certidão, cópia autenticada ou pela citação do repositório de jurisprudência, oficial ou credenciado, inclusive em mídia eletrônica, em que tiver sido publicada jurisprudência, oficial ou credenciado, inclusive em mídia eletrônica, em que tiver sido publicada a decisão divergente, ou ainda pela reprodução de julgado disponível na Interneta decisão divergente, ou ainda pela reprodução de julgado disponível na Internet , com indicação , com indicação da respectiva fonte, mencionando, em qualquer caso, as circunstâncias que identifiquem ou da respectiva fonte, mencionando, em qualquer caso, as circunstâncias que identifiquem ou assemelhem os casos confrontados.assemelhem os casos confrontados.(Redação dada pela Lei nº 11.341, de 2006)(Redação dada pela Lei nº 11.341, de 2006)..

Lei 11.419, de 19 de dezembro/2006 (publicada 20.12.2006-DOU)Lei 11.419, de 19 de dezembro/2006 (publicada 20.12.2006-DOU)

(Ex-PLC 5828/200) – PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (Ex-PLC 5828/200) – PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO COMPLETOCOMPLETO

Page 15: Processo Eletrônico Justina

Novidades - TI Novidades - TI do do STFSTF

Page 16: Processo Eletrônico Justina

Transmissões das Sessões de Julgamento do STF (Tv Judiciária – agosto/2002-TV Justiça) inclusive Transmissões das Sessões de Julgamento do STF (Tv Judiciária – agosto/2002-TV Justiça) inclusive pela Internet (2003)pela Internet (2003)Sistema Eletrônico de Votação – completa há tres pleitos seguidosSistema Eletrônico de Votação – completa há tres pleitos seguidosInstituição do E-STF (uso de e-mail para a prática de atos processuais no STF, com protocolo dos Instituição do E-STF (uso de e-mail para a prática de atos processuais no STF, com protocolo dos originais – Resolução STF 287/2004)originais – Resolução STF 287/2004)Lançamento do “Gabinete Virtual” dos Ministros (2002)Lançamento do “Gabinete Virtual” dos Ministros (2002)INFOJUS – Rede Informática do Poder Judiciário (nterligação em rede das unidades e instâncias do INFOJUS – Rede Informática do Poder Judiciário (nterligação em rede das unidades e instâncias do Poder Judiciário brasileiro).Poder Judiciário brasileiro).IUDICIS (projeto de criação de uma rêde internacional do Poder Judiciário)IUDICIS (projeto de criação de uma rêde internacional do Poder Judiciário)Constituição Federal anotada por julgados da Côrte, disponibilizada na Internet, no site do STF (2.005).Constituição Federal anotada por julgados da Côrte, disponibilizada na Internet, no site do STF (2.005).

CNJ + CJF-Conselho da Justiça Federal (apoiados pela AMB, ANAMATRA, AGU, CONAMP, DGPU-CNJ + CJF-Conselho da Justiça Federal (apoiados pela AMB, ANAMATRA, AGU, CONAMP, DGPU-DEFENSORIA GERAL PÚBLICA DA UNIÃODEFENSORIA GERAL PÚBLICA DA UNIÃO):):Encontro dos Operadores da Justiça Virtual, em junho/2006 (lançadas as bases para a virtualização-Encontro dos Operadores da Justiça Virtual, em junho/2006 (lançadas as bases para a virtualização-digitalização dos serviços jurisdicionais brasileiros e debatido o PCL 5828/2006)digitalização dos serviços jurisdicionais brasileiros e debatido o PCL 5828/2006)Colégio de Presidentes de Tribunais, através de sua Comissão de Informatização, formaliza, em Colégio de Presidentes de Tribunais, através de sua Comissão de Informatização, formaliza, em 16.08.2006, ao CNJ, ratifica a “Carta de Boa Vista”, apoiando a informatização do Poder Judiciário16.08.2006, ao CNJ, ratifica a “Carta de Boa Vista”, apoiando a informatização do Poder JudiciárioMinistra Ellen Gracie, Presidente do CNJ, firma convênio com os TJES e TSE para implementação do Ministra Ellen Gracie, Presidente do CNJ, firma convênio com os TJES e TSE para implementação do processo digital eletrônico naqueles Estados (04.07.2006, 22ª. Sessão ordinária do CNJ).processo digital eletrônico naqueles Estados (04.07.2006, 22ª. Sessão ordinária do CNJ).CNJ firma, com STF e CEF, convênio para certificação digital dos processos eletrõnicos (28.06.2006 – CNJ firma, com STF e CEF, convênio para certificação digital dos processos eletrõnicos (28.06.2006 – smart card e hardware leitor do cartão, para plug no PC).smart card e hardware leitor do cartão, para plug no PC).CNJ + Colégio de Presidentes promovem o “Encontro Nacional de Informatização” para o Processo CNJ + Colégio de Presidentes promovem o “Encontro Nacional de Informatização” para o Processo Eletrônico, de Goiânia-GO (setembro/2006)Eletrônico, de Goiânia-GO (setembro/2006)CNJ + STF realizam o CONIP-JUDICIÁRIO-Processo Judicial Eletrõnico, em Brasília-DF CNJ + STF realizam o CONIP-JUDICIÁRIO-Processo Judicial Eletrõnico, em Brasília-DF (setembro/2006)(setembro/2006)Sistema Eletrônico de Rec. Extraordinário (dia 23.04.2007).Sistema Eletrônico de Rec. Extraordinário (dia 23.04.2007).

Page 17: Processo Eletrônico Justina

S T FS T F

R.E.R.E.

ELETRÔNICOELETRÔNICO

Page 18: Processo Eletrônico Justina
Page 19: Processo Eletrônico Justina

Preenchimento do campo “Assunto do STF”Preenchimento do campo “Assunto do STF”

Page 20: Processo Eletrônico Justina

Preenchimento do campo “Assunto do STF”Preenchimento do campo “Assunto do STF”

Page 21: Processo Eletrônico Justina

Associação das Classes TJMG com as Classes do STFAssociação das Classes TJMG com as Classes do STF

Page 22: Processo Eletrônico Justina

Associação do “Tipo Parte” do SIAP com a Associação do “Tipo Parte” do SIAP com a “Categoria” do STF“Categoria” do STF

Page 23: Processo Eletrônico Justina

Inclusão das Peças Digitalizadas na Base de DadosInclusão das Peças Digitalizadas na Base de Dados

Page 24: Processo Eletrônico Justina

Inclusão das Peças Digitalizadas na Base de DadosInclusão das Peças Digitalizadas na Base de Dados

Page 25: Processo Eletrônico Justina

Ferramentas Utilizadas para o Envio dos Ferramentas Utilizadas para o Envio dos Processos ao STFProcessos ao STF

SUNOPSISSUNOPSIS

Q-WAREQ-WARE

Page 26: Processo Eletrônico Justina

SunopsisSunopsisÉ uma ferramenta ETL (Extração, É uma ferramenta ETL (Extração, Transformação e Carga de Dados);Transformação e Carga de Dados);

Coleta, transforma e grava dados entre as Coleta, transforma e grava dados entre as bases Oracle e MySQL do TJMG (envio e bases Oracle e MySQL do TJMG (envio e recebimento); recebimento);

Transforma as informações dos processos de Transforma as informações dos processos de acordo com o padrão de dados estabelecido acordo com o padrão de dados estabelecido para todos os Tribunais enviarem ao STF. para todos os Tribunais enviarem ao STF.

Page 27: Processo Eletrônico Justina

Q-wareQ-ware

Transporta e sincroniza os dados entre o Transporta e sincroniza os dados entre o Concentrador TJMG e o Concentrador STF Concentrador TJMG e o Concentrador STF (envio e recebimento);(envio e recebimento);

Gera Log para controle das operações Gera Log para controle das operações realizadas.realizadas.

Page 28: Processo Eletrônico Justina

Considerações FinaisConsiderações Finais

PerguntasPerguntas

Links:Links:– https://re.stf.gov.brhttps://re.stf.gov.br– http://www.oracle.com/sunopsis/index.htmlhttp://www.oracle.com/sunopsis/index.html

Page 29: Processo Eletrônico Justina

Novidades - TI Novidades - TI do do STJSTJ

Page 30: Processo Eletrônico Justina

STJSTJ* Adoção do “Malote Digital” com o STF (compartilhamento, por Convênio STJ-* Adoção do “Malote Digital” com o STF (compartilhamento, por Convênio STJ-STF, de dados eletrônicos dos processos que tramitam entre as duas Côrtes – STF, de dados eletrônicos dos processos que tramitam entre as duas Côrtes –

2002)2002)* Criação da Revista Eletrônica de Jurisprudência/STJ (2002)* Criação da Revista Eletrônica de Jurisprudência/STJ (2002)

* Inteiro Teor Acórdãos na Internet antes da publicação no DOU – 2004* Inteiro Teor Acórdãos na Internet antes da publicação no DOU – 2004* Convênio com OAB para comunicação on-line do cadastrao eletrõnico de * Convênio com OAB para comunicação on-line do cadastrao eletrõnico de

advogados em todo o país (2004)advogados em todo o país (2004)* Adoção do Peticionamento Eletrônico medidas de emergência (2003)* Adoção do Peticionamento Eletrônico medidas de emergência (2003)

* Videoconferência em Sessão do Conselho da Justiça Federal e da Turma de * Videoconferência em Sessão do Conselho da Justiça Federal e da Turma de Uniformização dos JEFs (2003)Uniformização dos JEFs (2003)

* Certidão “de pé” do andamento processual por via eletrônica (2004)* Certidão “de pé” do andamento processual por via eletrônica (2004)* Transmissão, por videoconferência, ao STJ e aos TRFs, das sessões do * Transmissão, por videoconferência, ao STJ e aos TRFs, das sessões do

CJF-Conselho da Justiça Federal (2005)CJF-Conselho da Justiça Federal (2005)* 5ª. Turma do STJ reconhece validade em videointerrogatório de lider do PCC * 5ª. Turma do STJ reconhece validade em videointerrogatório de lider do PCC

(setembro/2004)(setembro/2004)* Sustentação Oral por videoconferência Turma de Uniformização dos JEFs * Sustentação Oral por videoconferência Turma de Uniformização dos JEFs

(2003)(2003)

Page 31: Processo Eletrônico Justina

Novidades - TI Novidades - TI dos dos

TribunaisTribunais

Page 32: Processo Eletrônico Justina

TRT-23ª. RegiãoTRT-23ª. RegiãoInstitui o Diário da Justiça Eletrônico – intimação judicial-legal via mera publicação da decisão no próprio site do TRT Institui o Diário da Justiça Eletrônico – intimação judicial-legal via mera publicação da decisão no próprio site do TRT (Res. 051/2006 – maio/2006)(Res. 051/2006 – maio/2006)

TRT-21ª. RegiãoTRT-21ª. RegiãoDigitalização de Processos Judiciais da 1ª. Vara do Trabalho, Natal-RN (2003)Digitalização de Processos Judiciais da 1ª. Vara do Trabalho, Natal-RN (2003)

TRT-8ª. RegiãoTRT-8ª. RegiãoTRT-OnLine: peticionamento eletrônico (Res. 352/2006, outubro/2006)TRT-OnLine: peticionamento eletrônico (Res. 352/2006, outubro/2006)

TRT- 4ª. Região (RS)TRT- 4ª. Região (RS)Sistema E-Jus: acesso remoto, pelos Juizes do Tribunal, a votos dos demais componentes da sessão de julgamentoSistema E-Jus: acesso remoto, pelos Juizes do Tribunal, a votos dos demais componentes da sessão de julgamento

TJRS:TJRS:* Institui e Regulamenta seu Diário Eletrônico Judiciário (Ato 31/2006).* Institui e Regulamenta seu Diário Eletrônico Judiciário (Ato 31/2006).* Regulamentou Utilização de Certidão Eletrônica e Assinatura Digital de documentos da Justiça Estadual, praticados desde * Regulamentou Utilização de Certidão Eletrônica e Assinatura Digital de documentos da Justiça Estadual, praticados desde

2.004 (Ato 37/06 – outubro/2006).2.004 (Ato 37/06 – outubro/2006).

TJMG:TJMG:• Entrega de Chaves Criptográficas de assinatura digital – tokens – aos Desembargadores/TJMG (outubro/2006)Entrega de Chaves Criptográficas de assinatura digital – tokens – aos Desembargadores/TJMG (outubro/2006)• Videointerrogatório – VEC-BH/2003Videointerrogatório – VEC-BH/2003• Videoconexão EJEF (2005)Videoconexão EJEF (2005)• Convênio com OAB/MG para emissão de certificados digitais ICP/OAB (2004)Convênio com OAB/MG para emissão de certificados digitais ICP/OAB (2004)• Laudo Pericial sob forma eletrônica – 2ª. Vara de Faz. Públ. Estadual/BH-MG (2004)Laudo Pericial sob forma eletrônica – 2ª. Vara de Faz. Públ. Estadual/BH-MG (2004)• PROJUDI-Processo EletrônicoPROJUDI-Processo Eletrônico• Transmissões (Júri e Côrte) pela InternetTransmissões (Júri e Côrte) pela Internet

TJSC:TJSC:TIMNET-Mail (acompanhamento processual no TJSC por SMS-Short Message Service, em conexão de dados por TIMNET-Mail (acompanhamento processual no TJSC por SMS-Short Message Service, em conexão de dados por telefonia móvel celular).telefonia móvel celular).

Page 33: Processo Eletrônico Justina

TJPB:TJPB:Regulamentação da video-audiência para interrogatório por videoconferência – link permamente entre a Penitenciária do Roger Maior e o forum Regulamentação da video-audiência para interrogatório por videoconferência – link permamente entre a Penitenciária do Roger Maior e o forum da capital, João Pessoa (Portaria 2.210/2002)da capital, João Pessoa (Portaria 2.210/2002)

TRF – 1ª. Região:TRF – 1ª. Região:Implantação de sistema eletrônico para sustentação oral através de vídeo-conferênciaImplantação de sistema eletrônico para sustentação oral através de vídeo-conferênciaPermissão para peticionamento eletrônico sem apresentação de originais a advogados cadastrados no “Sistema de Transmissão Eletrônica de Permissão para peticionamento eletrônico sem apresentação de originais a advogados cadastrados no “Sistema de Transmissão Eletrônica de Atos Processuais”Atos Processuais”1ª. Côrte do País a gerar Transmissão das Sessões de Julgamento pela Internet-site da TV Justiça (streaming/web – novembro/2004)1ª. Côrte do País a gerar Transmissão das Sessões de Julgamento pela Internet-site da TV Justiça (streaming/web – novembro/2004)

TRF-4ª. RegiãoTRF-4ª. RegiãoEnvio de Cartas Precatórias por correio eletrônico disciplinado pelo Provimento 1/2000Envio de Cartas Precatórias por correio eletrônico disciplinado pelo Provimento 1/2000Análise de Depoimento criminal de testemunha por videoconferência internacional – 2005Análise de Depoimento criminal de testemunha por videoconferência internacional – 2005Programa e-proc (virutalização-digitalização de feitos judiciais dos JEFs - 2004).Programa e-proc (virutalização-digitalização de feitos judiciais dos JEFs - 2004).

TRF-SP:TRF-SP:URP-Unidade Resposta Audível (serviço totalmente automatizado em que o usuário pode ouvir o andamento processual, em conexão telefônica)URP-Unidade Resposta Audível (serviço totalmente automatizado em que o usuário pode ouvir o andamento processual, em conexão telefônica)1ª. Citação Judicial via e-mail – JESPF (2002)1ª. Citação Judicial via e-mail – JESPF (2002)

TJSP:TJSP:Videoconferência para interrogatório de detentos (2002)Videoconferência para interrogatório de detentos (2002)

TJESTJESJuizado Especial Cível de Vila Velha-ES: 1ª. audiência eletrônica-digital do país (2002)Juizado Especial Cível de Vila Velha-ES: 1ª. audiência eletrônica-digital do país (2002)

TJRJTJRJOitiva de acusados e tráfico de drogas por videoconferência (link 37ª. Vara Criminal-RJ/Bangu 1 - 2002)Oitiva de acusados e tráfico de drogas por videoconferência (link 37ª. Vara Criminal-RJ/Bangu 1 - 2002)

TJRO TJRO Juizado Especial Virtual de Rondônia: inaugurado em 2004Juizado Especial Virtual de Rondônia: inaugurado em 2004

Page 34: Processo Eletrônico Justina

XX

Page 35: Processo Eletrônico Justina

ESTRUTURA TÉCNICA ESTRUTURA TÉCNICA

E E

TOPOLOGIA TOPOLOGIA

DODO

PROCESSO ELETRÔNICOPROCESSO ELETRÔNICO

(Sistema Processual Eletrônico)(Sistema Processual Eletrônico)

Page 36: Processo Eletrônico Justina

FLUXO

DE

TRABALHO

Windows

Windows

Page 37: Processo Eletrônico Justina

FLUXO

DE

TRABALHO

Processo

ProcessoEletrônico

Eletrônico

Page 38: Processo Eletrônico Justina

FLUXO

DE

TRABALHO

FLUXO

DE

TRABALHO

Windows

WindowsProcesso

ProcessoEletrônico

Eletrônico

Page 39: Processo Eletrônico Justina
Page 40: Processo Eletrônico Justina
Page 41: Processo Eletrônico Justina
Page 42: Processo Eletrônico Justina
Page 43: Processo Eletrônico Justina
Page 44: Processo Eletrônico Justina
Page 45: Processo Eletrônico Justina
Page 46: Processo Eletrônico Justina
Page 47: Processo Eletrônico Justina
Page 48: Processo Eletrônico Justina

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃOSEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Chaves Públicas AssimétricasChaves Públicas Assimétricas

ICP-BRASILICP-BRASILMP 2.200-2/2001MP 2.200-2/2001

Padrão criptográfico : 1024 bitsPadrão criptográfico : 1024 bitsAC: PRODEMGEAC: PRODEMGE

AR-ITIAR-ITI

ACsACs

Page 49: Processo Eletrônico Justina

Chaves Públicas AssimétricasChaves Públicas Assimétricas

Page 50: Processo Eletrônico Justina

ICPICP

Page 51: Processo Eletrônico Justina

AS INICIATIVASAS INICIATIVAS

BRASILEIRASBRASILEIRAS

DE PROCESSO ELETRÔNICODE PROCESSO ELETRÔNICO

PARCIAL E COMPLETOPARCIAL E COMPLETO

(JUSTIÇA ESTADUAL)(JUSTIÇA ESTADUAL)

Page 52: Processo Eletrônico Justina

TJSCTJSC

Page 53: Processo Eletrônico Justina
Page 54: Processo Eletrônico Justina
Page 55: Processo Eletrônico Justina
Page 56: Processo Eletrônico Justina
Page 57: Processo Eletrônico Justina
Page 58: Processo Eletrônico Justina
Page 59: Processo Eletrônico Justina
Page 60: Processo Eletrônico Justina
Page 61: Processo Eletrônico Justina
Page 62: Processo Eletrônico Justina
Page 63: Processo Eletrônico Justina
Page 64: Processo Eletrônico Justina
Page 65: Processo Eletrônico Justina
Page 66: Processo Eletrônico Justina
Page 67: Processo Eletrônico Justina

T J A MT J A M

Page 68: Processo Eletrônico Justina
Page 69: Processo Eletrônico Justina
Page 70: Processo Eletrônico Justina
Page 71: Processo Eletrônico Justina
Page 72: Processo Eletrônico Justina
Page 73: Processo Eletrônico Justina
Page 74: Processo Eletrônico Justina
Page 75: Processo Eletrônico Justina
Page 76: Processo Eletrônico Justina
Page 77: Processo Eletrônico Justina
Page 78: Processo Eletrônico Justina
Page 79: Processo Eletrônico Justina
Page 80: Processo Eletrônico Justina
Page 81: Processo Eletrônico Justina
Page 82: Processo Eletrônico Justina
Page 83: Processo Eletrônico Justina
Page 84: Processo Eletrônico Justina
Page 85: Processo Eletrônico Justina
Page 86: Processo Eletrônico Justina
Page 87: Processo Eletrônico Justina
Page 88: Processo Eletrônico Justina
Page 89: Processo Eletrônico Justina
Page 90: Processo Eletrônico Justina
Page 91: Processo Eletrônico Justina
Page 92: Processo Eletrônico Justina
Page 93: Processo Eletrônico Justina
Page 94: Processo Eletrônico Justina
Page 95: Processo Eletrônico Justina
Page 96: Processo Eletrônico Justina
Page 97: Processo Eletrônico Justina
Page 98: Processo Eletrônico Justina
Page 99: Processo Eletrônico Justina
Page 100: Processo Eletrônico Justina
Page 101: Processo Eletrônico Justina

TJSPTJSP (18.000.000 procs.)(18.000.000 procs.)

(800.000 2ª. Instância)(800.000 2ª. Instância)

(50.000 servidores)(50.000 servidores)

(60% proc´s/STJ do TJSP)(60% proc´s/STJ do TJSP)

1º1º

Page 102: Processo Eletrônico Justina
Page 103: Processo Eletrônico Justina
Page 104: Processo Eletrônico Justina
Page 105: Processo Eletrônico Justina

TJSPTJSP

Foro Regional XII Foro Regional XII

(Nossa Senhora do Ó)(Nossa Senhora do Ó)

- Freguesia do Ó -- Freguesia do Ó -

Page 106: Processo Eletrônico Justina

TJSPTJSP Foro Nossa Sra. do Ó)Foro Nossa Sra. do Ó)

- Freguesia do Ó -- Freguesia do Ó -

DadosDados::• Programado para ter 120 funcionários (Programado para ter 120 funcionários (papelpapel))• Instalado 100% digital (Instalado 100% digital (sem papelsem papel) com 32 funcionários/total) com 32 funcionários/total• 4 Meses-funcionamento=6.500 processos sem papel (05.11) 4 Meses-funcionamento=6.500 processos sem papel (05.11) • 2 Varas Família + 3 Varas Cíveis = 1 Secretaria Única (8 escreventes + 1 Escrivão)2 Varas Família + 3 Varas Cíveis = 1 Secretaria Única (8 escreventes + 1 Escrivão)• 6 Magistrados (aceitação total).Servidores (aceitação total)6 Magistrados (aceitação total).Servidores (aceitação total)• 40% a 60% + rápida a tramitação (que o papel/estatística local)40% a 60% + rápida a tramitação (que o papel/estatística local)

Page 107: Processo Eletrônico Justina
Page 108: Processo Eletrônico Justina
Page 109: Processo Eletrônico Justina
Page 110: Processo Eletrônico Justina
Page 111: Processo Eletrônico Justina
Page 112: Processo Eletrônico Justina
Page 113: Processo Eletrônico Justina
Page 114: Processo Eletrônico Justina

SISTEMA CNJSISTEMA CNJ

( ( EX –PROJUDI )EX –PROJUDI ) (+- 25 Tribunais/(+- 25 Tribunais/testeteste))

Page 115: Processo Eletrônico Justina

JESPJESP-UFMG - BH-UFMG - BH(Consumo)(Consumo)

7 meses = 10.000 e-process7 meses = 10.000 e-process

TR (3)TR (3)Marco-2008 = 1º MêsMarco-2008 = 1º Mês

JESPJESP-BARREIRO - BH-BARREIRO - BH09.04.200809.04.2008

JUSTIÇACOMUMJUSTIÇACOMUMForum LafayetteForum Lafayette

Maio/2008Maio/2008

JESPJESP-GUTIERREZ - BH-GUTIERREZ - BHAgosto/2008Agosto/2008

Page 116: Processo Eletrônico Justina
Page 117: Processo Eletrônico Justina
Page 118: Processo Eletrônico Justina
Page 119: Processo Eletrônico Justina
Page 120: Processo Eletrônico Justina
Page 121: Processo Eletrônico Justina
Page 122: Processo Eletrônico Justina

PROJUDI - DEMOPROJUDI - DEMO

Projudi - Cad. do Advogado.exe

Page 123: Processo Eletrônico Justina

Projudi - Pet. Inicial.exe

Page 124: Processo Eletrônico Justina

Projudi_Cartorio.exe

Page 125: Processo Eletrônico Justina

Projudi - Adv. Contesta.exe

Page 126: Processo Eletrônico Justina

Projudi - Adv. Visualiza Processo.exe

Page 127: Processo Eletrônico Justina

Projudi_Conciliador.exe

Page 128: Processo Eletrônico Justina

Projudi_Juiz.exe

Page 129: Processo Eletrônico Justina

Nasce um novo “Minas Gerais”Nasce um novo “Minas Gerais” Portaria 119/2008Portaria 119/2008

Page 130: Processo Eletrônico Justina
Page 131: Processo Eletrônico Justina

www.tjmg.gov.brwww.tjmg.gov.br

Page 132: Processo Eletrônico Justina
Page 133: Processo Eletrônico Justina

AALLVVAARRÁÁ

SOLTURASOLTURA

EELLEETTRRÔÔNNIICCOO

Page 134: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRN

HERMES (Sistema Eletrônico de Malote HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)Digital)

2.0072.007 MensageiroMensageiro

Page 135: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRNHERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)2.0072.007

Page 136: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRNHERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)2.0072.007

Page 137: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRNHERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)2.0072.007

Page 138: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRNHERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)2.0072.007

Page 139: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRNHERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)2.0072.007

Page 140: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRNHERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)2.0072.007

Rede Nova-Privada-VPNRede Nova-Privada-VPN

Page 141: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRNHERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)2.0072.007

Rede Nova-Privada-VPNRede Nova-Privada-VPN

Page 142: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRN

HERMES (Sistema HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Eletrônico de Malote Digital)Digital)

2.0072.007

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Chaves PChaves Púúblicas Assimblicas Assiméétricastricas

ICPICP--BRASILBRASILMP 2.200MP 2.200--2/20012/2001

Padrão criptogrPadrão criptográáfico : 1024 bitsfico : 1024 bitsAC: PRODEMGEAC: PRODEMGE

ARAR--ITIITI

ACsACs

Page 143: Processo Eletrônico Justina

TJMGTJMG//TJRNTJRN

HERMES (Sistema HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Eletrônico de Malote Digital)Digital)

2.0072.007

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Chaves PChaves Púúblicas Assimblicas Assiméétricastricas

ICPICP--BRASILBRASILMP 2.200MP 2.200--2/20012/2001

Padrão criptogrPadrão criptográáfico : 1024 bitsfico : 1024 bitsAC: PRODEMGEAC: PRODEMGE

ARAR--ITIITI

ACsACs

Lei 11.419/2006 (LIP)Lei 11.419/2006 (LIP)

(MP 2.200-(MP 2.200-2/2001)2/2001)

Page 144: Processo Eletrônico Justina

HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)

Lei 11.419/2006 (LIP)Lei 11.419/2006 (LIP)

Page 145: Processo Eletrônico Justina

HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)

Lei 11.419/2006 (LIP)Lei 11.419/2006 (LIP)

Page 146: Processo Eletrônico Justina

HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)

Lei 11.419/2006 (LIP)Lei 11.419/2006 (LIP)

Page 147: Processo Eletrônico Justina

HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)

Lei 11.419/2006 (LIP)Lei 11.419/2006 (LIP)

Page 148: Processo Eletrônico Justina

HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)HERMES (Sistema Eletrônico de Malote Digital)

Lei 11.419/2006 (LIP)Lei 11.419/2006 (LIP)

Page 149: Processo Eletrônico Justina

REALIDADE JUDICIÁRIA/MGREALIDADE JUDICIÁRIA/MG

4.000.000 processos judiciais4.000.000 processos judiciais

294 Comarcas (857 municípios)294 Comarcas (857 municípios)

+ 1.000 Magistrados/Ativos+ 1.000 Magistrados/Ativos

3ª. Maior Extensão Territorial/Estado3ª. Maior Extensão Territorial/Estado

População carcerária/MG = 46.500 presosPopulação carcerária/MG = 46.500 presos (32.672 sob custódia da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da (32.672 sob custódia da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da

Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e 12.748 presos sob Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e 12.748 presos sob custódia da Polícia Civil). custódia da Polícia Civil).

Page 150: Processo Eletrônico Justina

REALIDADE JUDICIÁRIA/MGREALIDADE JUDICIÁRIA/MG(3 Maiores Comarcas)(3 Maiores Comarcas)

Belo HorizonteBelo Horizonte::• 13 Varas Criminais ( 75.789 Processos-Crime Ativos )13 Varas Criminais ( 75.789 Processos-Crime Ativos )• VEC/Capital ( 25.254 Cartas de Guia ) = 1.399 Presos em 6 VEC/Capital ( 25.254 Cartas de Guia ) = 1.399 Presos em 6

Estabelecimentos Penais/CapitalEstabelecimentos Penais/Capital

UberlândiaUberlândia::• 5 Varas Criminais + Varas/Família ( 19.335 Processos-Crime Ativos )5 Varas Criminais + Varas/Família ( 19.335 Processos-Crime Ativos )• VEC ( 5.879 Cartas de Guia ) = 1.896 Presos em 3 Estabelecimentos VEC ( 5.879 Cartas de Guia ) = 1.896 Presos em 3 Estabelecimentos

PenaisPenais

UberabaUberaba::• 4 Varas Criminais + Varas/Família ( 19.062 Processos-Crime Ativos )4 Varas Criminais + Varas/Família ( 19.062 Processos-Crime Ativos )• VEC ( 2.043 Cartas de Guia ) = 679 Presos em 1 PenitenciáriaVEC ( 2.043 Cartas de Guia ) = 679 Presos em 1 Penitenciária

TOTALTOTAL: 114.186/Procs. / 3.974 Presos / 10 Estab. Penais: 114.186/Procs. / 3.974 Presos / 10 Estab. Penais

Page 151: Processo Eletrônico Justina

NORMASNORMASLEGAIS E ADMINISTRATIVASLEGAIS E ADMINISTRATIVAS

* * Lei 11.419/2006Lei 11.419/2006

* * MP 2.200-2/2001 (ICP-Brasil)MP 2.200-2/2001 (ICP-Brasil)

* * Portarias Conjuntas TJMG/CGJMG/SEDESPortarias Conjuntas TJMG/CGJMG/SEDES

Page 152: Processo Eletrônico Justina

• Lei 11.419/2006Lei 11.419/2006

““Art. 1Art. 1oo    O uso de meio eletrônico na tramitação de processos O uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais

será admitido nos termos desta Leiserá admitido nos termos desta Lei..§ 1§ 1oo    Aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos Aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos

civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdiçãoqualquer grau de jurisdição..

•Art. 7Art. 7oo    As cartas precatórias, rogatórias, de ordem e, de um modo As cartas precatórias, rogatórias, de ordem e, de um modo geral, todas as comunicações oficiais que transitem entre órgãos do geral, todas as comunicações oficiais que transitem entre órgãos do Poder Judiciário, bem como entre os deste e os dos demais Poderes, Poder Judiciário, bem como entre os deste e os dos demais Poderes,

serão feitas preferentemente por meio eletrônicoserão feitas preferentemente por meio eletrônico. . •

Art. 8Art. 8oo    Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente,

a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externasinternas e externas..

Parágrafo único.  Parágrafo único.  Todos os atos processuais do processo eletrônico Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Leiserão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Lei..

Art. 18.  Art. 18.  Os órgãos do Poder Judiciário regulamentarão esta Lei, no Os órgãos do Poder Judiciário regulamentarão esta Lei, no que couber, no âmbito de suas respectivas competênciasque couber, no âmbito de suas respectivas competências..

Page 153: Processo Eletrônico Justina

* * MP 2.200-2/2001MP 2.200-2/2001::

“Art. 10.  Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os “Art. 10.  Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória.fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória.        § 1        § 1oo  As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica   As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se verdadeiros em relação aos signatários, na forma ICP-Brasil presumem-se verdadeiros em relação aos signatários, na forma

do art. 131 da Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916 - Código Civil.do art. 131 da Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916 - Código Civil. “ “

Page 154: Processo Eletrônico Justina

NormasNormas: : PORTARIA CONJUNTA (SEDES/TJMG/CGJ) No 02/2008PORTARIA CONJUNTA (SEDES/TJMG/CGJ) No 02/2008

Page 155: Processo Eletrônico Justina

NormasNormas: : PORTARIA CONJUNTA (SEDES/TJMG/CGJ) No 004/2009PORTARIA CONJUNTA (SEDES/TJMG/CGJ) No 004/2009

Page 156: Processo Eletrônico Justina

Alvará de Soltura Eletrônico

Diretoria Executiva de Informática

Page 157: Processo Eletrônico Justina

Diretoria Executiva de Informática

O Alvará de Soltura Eletrônico• O que é• Como funciona• Vantagens

Page 158: Processo Eletrônico Justina

VaraCriminal

SEDS

Alvaráde

Soltura

CONTROLE

Alvaráde

Soltura

CONTROLE

Envio do Alvará de Soltura para a Secretaria de Estado de Defesa Social

Envio Convencional

Alvará de Soltura Eletrônico

AtrasosAtrasos: 4, 6, 12 horas......: 4, 6, 12 horas......

Page 159: Processo Eletrônico Justina

VaraCriminal

SEDS

Alvaráde

Soltura

CONTROLE

Alvaráde

Soltura

Alvará deSoltura

Alvará deSoltura

CONTROLE

Envio do Alvará de Soltura para a Secretaria de Estado de Defesa Social

Sistema HERMES

Envio Convencional

Alvará de Soltura Eletrônico

Page 160: Processo Eletrônico Justina

VaraCriminal

SEDS

Alvaráde

Soltura

Alvaráde

Soltura

Alvará deSoltura

Alvará deSoltura

Envio do Alvará de Soltura para a Secretaria de Estado de Defesa Social

Sistema HERMES

Alvará de Soltura Eletrônico

TempoTempo: Segundos......: Segundos......

Page 161: Processo Eletrônico Justina

Emissão do Alvará de Soltura Eletrônico

Módulo de emissão de documentos do SISCOM-Windows (Gerenciador Andamento Processual).

Ex.: Carta Precatória Eletrônica, Mandados, etc.

Etapas do Alvará de Soltura Eletrônico: Emissão Assinatura Digital Envio

Alvará de Soltura Eletrônico SISCOM-Windows / HERMES-Malote Digital

Page 162: Processo Eletrônico Justina

Envio do Alvará

Depois de assinado digitalmente no SISCOM-Windows, o sinal eletrônicoeletrônico de alvará é enviado para o SETARIN (Setor de Arquivos e Informações da Polícia Civil)

Após conferência nos Sistemas de Informação da Polícia, o sinal eletrônicoeletrônico de alvará é encaminhado, via Hermes, para a Unidade Prisional.

Todo o processo de envio ocorre na rede internainterna do TJMG.

O sistema Hermes é responsável pelo transporte e a exibição do alvará digital.

Alvará de Soltura Eletrônico

Page 163: Processo Eletrônico Justina

SETARIN

Varas Criminais

Alvará de Soltura Eletrônico

AlvaráDe Soltura

AssinaturaAssinaturaDigitalDigital

Alvaráassinado

digitalmente

Alvará com autenticidade verificada

UnidadesPrisionais

SISCOM – Windows

Hermes

Page 164: Processo Eletrônico Justina

Vantagens

Redução de tempo no envio: Envio instantâneo do documento. Exoneração do serviço de Ociais de Justiça

Maior segurança

Garantia de entrega, backup, recibo de leitura, garantia de sigilo, origem e integridade do documento.

Documentos no formato PDF

Verifica a autenticidade do conteúdo do documento assinado digitalmente e é o padrão internacional para a geração de documentos com segurança.

Alvará de Soltura Eletrônico

Page 165: Processo Eletrônico Justina

Diretoria Executiva de Informática

Aspectos de Segurança• Assinatura digital• Comunicação segura

Page 166: Processo Eletrônico Justina

Alvará de Soltura Eletrônico

Assinatura Digital Lei 11.419/2006

“ Art. 11 - Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatário, na forma estabelecida nesta Lei, serão considerados originais para todos os efeitos legais”.

A criptografia envolvida na Assinatura Digital, cifra a escrita e impede a fraude no tráfego do sinal.

Garantia de Confidencialidade, Integridade e Não Repúdio.

Page 167: Processo Eletrônico Justina

Assinatura DigitalAssinatura Digital

Assinatura

Chave para assinar

Documentooriginal

eToken +

Senha

Verificaçãoda

Assinatura

Chave para verificação

Documentoassinado digitalmente

Documento com autenticidade verificada

=

Alvará de Soltura Eletrônico

Page 168: Processo Eletrônico Justina

Comunicação com chave SSLComunicação com chave SSL

Usuário requisita “alvará”

ao servidor

O SSL criptografa a requisição “alvará”

transformando-a, por exemplo,em:

“#d8j$2js0$!@!mqka0-227h”

RequisiçãoAtendida.

“alvará”

“alvarᔓalvará”

#d8j$2js0$!@!mqka0-227h

ClienteCliente INTERNET (Extranet)INTERNET (Extranet) ServidorServidor

#d8j$2js0$!@!mqka0-227h

Alvará de Soltura Eletrônico

Page 169: Processo Eletrônico Justina

Diretoria Executiva de Informática

Etapas da Implantação

Page 170: Processo Eletrônico Justina

Etapas da Implantação do Alvará de Soltura Eletrônico:

Definição, junto à Corregedoria Geral de Justiça, dos procedimentos operacionais para a implantação nas varas criminais.

Implantação e testes do Sistema (scanners em todas as Varas Criminais).

Treinamento com servidores e magistrados das Varas Criminais.

Emissão de Certificado Digital para magistrados. Implantação e treinamento nas Unidades Prisionais. Treinamento Assistido.

Alvará de Soltura Eletrônico

Page 171: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(BELO HORIZONTE (BELO HORIZONTE

V.E.C – V.E.C – JULHO/2008)JULHO/2008)

Page 172: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(Hermes)(Hermes)

VECVEC

VEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOSVEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOS

Sete/Doze Horas (delay)Sete/Doze Horas (delay)

Page 173: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(Hermes)(Hermes)

VECVEC

VEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOSVEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOS

Tempo RealTempo Real

Page 174: Processo Eletrônico Justina
Page 175: Processo Eletrônico Justina
Page 176: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(BELO HORIZONTE (BELO HORIZONTE

Varas Criminais Varas Criminais – – Expansão/2009 -Expansão/2009 -

Page 177: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(Hermes)(Hermes)

1ª. Cr1ª. Cr

VEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOSVEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOS

Tempo RealTempo Real

Page 178: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(Hermes)(Hermes)

2ª. Cr2ª. Cr

VEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOSVEC-Forum Lafayette/15 PRESÍDIOS

Tempo RealTempo Real

Page 179: Processo Eletrônico Justina
Page 180: Processo Eletrônico Justina
Page 181: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(UBERABA) (UBERABA)

Varas Criminais/Família Varas Criminais/Família – – Interior/2009 -Interior/2009 -

Page 182: Processo Eletrônico Justina
Page 183: Processo Eletrônico Justina
Page 184: Processo Eletrônico Justina
Page 185: Processo Eletrônico Justina
Page 186: Processo Eletrônico Justina
Page 187: Processo Eletrônico Justina

Alvará Soltura EletrônicoAlvará Soltura Eletrônico(UBERLÂNDIA)(UBERLÂNDIA)

Varas Criminais/Família Varas Criminais/Família – – Interior/2009 -Interior/2009 -

Page 188: Processo Eletrônico Justina
Page 189: Processo Eletrônico Justina
Page 190: Processo Eletrônico Justina
Page 191: Processo Eletrônico Justina
Page 192: Processo Eletrônico Justina
Page 193: Processo Eletrônico Justina

A CONCLUSÃOA CONCLUSÃO(Os Proveitos e Os Ônus):(Os Proveitos e Os Ônus):

ProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico aumenta a celeridade processual (muito; - 2/3 aumenta a celeridade processual (muito; - 2/3 tempo inútil); autuações pelas próprias partes; conclusões automáticas, tempo inútil); autuações pelas próprias partes; conclusões automáticas, publicação pelo próprio magistrado; fim da intermediação físico-humana publicação pelo próprio magistrado; fim da intermediação físico-humana na tramitação dos feitos. Reaproveitamento mão-de-obra (atividade-meio). na tramitação dos feitos. Reaproveitamento mão-de-obra (atividade-meio). IA-Inteligência artificial (de softwares e hardwares) substitui mão-de-obraIA-Inteligência artificial (de softwares e hardwares) substitui mão-de-obraProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) Eletrônico Eletrônico elimina fatores espaciais históricos do elimina fatores espaciais históricos do trabalho jurisdicional (juízes/advogados/MP, de casa, do escritório, da rua, trabalho jurisdicional (juízes/advogados/MP, de casa, do escritório, da rua, do hotel, do sítio, da fazenda, etc., podem trabalhar intelectualmente nos do hotel, do sítio, da fazenda, etc., podem trabalhar intelectualmente nos processos)processos)ProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico impacta a mão de obra (haverá inédita impacta a mão de obra (haverá inédita automação com intensa e extensa necessidade de re-alocação: 18.000 automação com intensa e extensa necessidade de re-alocação: 18.000 agentes administrativos/MG terão de ser re-treinados e re-alocados; agentes administrativos/MG terão de ser re-treinados e re-alocados; reaproveitamento na re-estruturação humana dos gabinetes)reaproveitamento na re-estruturação humana dos gabinetes)ProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico: caráter itinerante-permanente da Justiça (fim : caráter itinerante-permanente da Justiça (fim do conceito espacial-temporal, do mundo geográfico-temporal da Justiça); do conceito espacial-temporal, do mundo geográfico-temporal da Justiça); ubiquação eletrônica da Justiçaubiquação eletrônica da Justiça; estaremos em todo lugar, o tempo todo; ; estaremos em todo lugar, o tempo todo; fim das complexas lotações administrativas)fim das complexas lotações administrativas)ProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico requer migrações e adaptações por etapas requer migrações e adaptações por etapas (processo físico/papel + processo eletrônico/sem papel). Empenho de (processo físico/papel + processo eletrônico/sem papel). Empenho de Juízes + servidores (trabalho coletivo-equipe e, não, individual) + TI + Juízes + servidores (trabalho coletivo-equipe e, não, individual) + TI + advogados + MPadvogados + MP

Page 194: Processo Eletrônico Justina

CONCLUSÃOCONCLUSÃOProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico: redução da exclusão digital-social : redução da exclusão digital-social (diminuição do “apartheid” digital-profissional – advogados pobres (diminuição do “apartheid” digital-profissional – advogados pobres irão acionar a Justiça de qualquer local, inclusive a partir do interior irão acionar a Justiça de qualquer local, inclusive a partir do interior do país, podendo digitalizar seus documentos em Centrais Públicas do país, podendo digitalizar seus documentos em Centrais Públicas de Facilitação)de Facilitação)ProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico: perde o sentido lógico a divisão : perde o sentido lógico a divisão judiciária-interna dos Estados e da União, pois, se o centro físico dos judiciária-interna dos Estados e da União, pois, se o centro físico dos processos é o equipamento-servidor central do Poder, onde gravados processos é o equipamento-servidor central do Poder, onde gravados todos os processos judicais-eletrônicos, nele atuando todos os todos os processos judicais-eletrônicos, nele atuando todos os magistrados e servidores, segundo mera divisão lógica-magistrados e servidores, segundo mera divisão lógica-computacional-temática dos processos, perde lógica a preservação de computacional-temática dos processos, perde lógica a preservação de divisões espaciais-físicas; haverá conflito filosófico-principiológico de divisões espaciais-físicas; haverá conflito filosófico-principiológico de administração pública judiciária, que terá que ser resolvidoadministração pública judiciária, que terá que ser resolvidoProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico: Necessidade de treinamento do corpo : Necessidade de treinamento do corpo funcional (magistrados e servidores); Composição de cartilha-funcional (magistrados e servidores); Composição de cartilha-glossário de expressões técnicas; Comissão de Orientação e glossário de expressões técnicas; Comissão de Orientação e Monitoramento do Sistema Eletrônico-processual.Monitoramento do Sistema Eletrônico-processual.ProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico: Integração das Diretorias de TI : Integração das Diretorias de TI (informática) dos Tribunais com Magistrados); Juiz + TI = Cyber-Juiz.(informática) dos Tribunais com Magistrados); Juiz + TI = Cyber-Juiz.ProcessoProcesso (Judicial) (Judicial) EletrônicoEletrônico: Valorização profissional (Magistrados, : Valorização profissional (Magistrados, Advogados, MP) – que passam a ser os atores do serviço Advogados, MP) – que passam a ser os atores do serviço jurisdicional; necessidade de seu aprimoramento técnico (em TI) e jurisdicional; necessidade de seu aprimoramento técnico (em TI) e melhoria da lida com geração de pessoas, em suporte da decisão.melhoria da lida com geração de pessoas, em suporte da decisão.

Page 195: Processo Eletrônico Justina

FIMFIM

Obrigado !Obrigado !“Processo eletrônico escrutinado” http://www.aliceramos.comhttp://www.aliceramos.com