prêmio latino americano de excelência e inovação na

9
Programa Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na Higienização das Mãos 2015-2016

Upload: others

Post on 13-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

Programa

Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na Higienização das Mãos 2015-2016

Page 2: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

Mensagem do Presidente da Iniciativa

O Primeiro Desafio Global na área da Segurança do Paciente da OMS “Clean Care is Safer Care” (“Cuidado Limpo é Cuidado mais Seguro”), foi iniciado em outubro de 2005 para fomentar o interes-se ao combate às infecções associadas aos cuidados de saúde, com o objetivo de reduzir o sofrimen-to dos pacientes e aumentar a sua segurança. Dez anos mais tarde, mais de 130 países e regiões em todo o mundo, iniciaram campanhas de higienização das mãos.

A campanha global anual “SAVE LIVES: Clean Your Hands” (“SALVE VIDAS: limpe as suas mãos”) foi iniciada em 2009 e é uma extensão natural do programa de trabalho “Clean Care is Safer Care” (“Cuidado Limpo é Cuidado mais Seguro”). Todo dia 5 de maio de cada ano, a campanha visa mobi-lizar os países para se dedicarem à promoção e disseminação das práticas de higiene das mãos. O objetivo da campanha para 5 de maio de 2014 “SAVE LIVES: Clean your hands” (“SALVE VIDAS: Limpe suas mãos”) era de prevenir a disseminação de germes resistentes a drogas. A avaliação e o contínuo monitoramento de uma série de indicadores que refletem a infraestrutura e práticas de higienização das mãos, assim como o conhecimento e a percepção dos profissionais de saúde, dos mais diferentes níveis, sobre o problema da infecção relacionada aos cuidados com a saúde, são componentes vitais para o sucesso de uma campanha de higienização das mãos.

Pacientes têm voz também!

Com o objetivo de assegurar o engajamento e a participação do paciente na promoção e desenvol-vimento das práticas de higienização das mãos, foram criadas estratégias de acordo com a cultura local e a infraestrutura das instituições de saúde. A OMS tem disponibilizado as ferramentas neces-sárias para suportar estas ações.

Mais de 17.000 Instituições de saúde de 170 países responderam a este apelo.

A meta da OMS é alcançar 30.000 instituições participantes até 2020.

Para concretizar estes objetivos, o Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Paciente dos Hospitais Universitários de Genebra em conjunto com a Sociedades de Controle de Infecção e Aesculap Academia gostariam de convidá-lo a participar do “Prêmio Latino Americano de Excelência na Higienização das Mãos”. O Prêmio é concebido como uma plataforma de reconhecimento, distin-ção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para promover a segurança dos pacientes através da implemen-tação bem sucedida da estratégia multimodal da OMS, na sua respectiva instituição de saúde. O Prêmio Latino Americano de Inovação na Higienização das Mãos, uma outra distinção nesta área, foi agora criado para estimular a criatividade e as novas soluções para promover a melhoria da confor-midade e sustentabilidade nas práticas de higiene das mãos, nas melhores instituições de saúde.

Professor Didier Pittet Diretor do Programa de Controle de Infecções e do Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Paciente, Hospitais Universitários de Genebra Genebra, Suíça

Page 3: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

Painel de Especialistas da Avaliação

Prof. Didier Pittet (Presidente)Diretor do Programa de Controle de Infecção e do Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Pa-ciente, Hospitais Universitários de Genebra, Suíça, Primeiro Desafio Global de Segurança do Paciente “Clean Care is Safer Care“ e “SAVE LIVES: Clean Your Hands“, Consultor Externo, Parcerias Africanas para a Seguran-ça do Paciente

Dra. Benedetta AllegranziResponsável Técnica, Primeiro Desafio Global da Segurança do Paciente, “Clean Care is Safer Care“,

Ms. Claire KilpatrickEspecialista internacional na prevenção e Controle de Infecções; consultora da OMS; membro do conselho da Sociedade de Prevenção de Infecções, anterior Gestora do Programa “Clean Care is Safer Care“, Programa de Segurança do Paciente da OMS, Genebra, Suíça

Prof. Pola BrennerCoordenadora do Programa de Magister em Controle de Infecção e Epidemiología Hospitalar e Cursos de Pós Graduação em Controle de Infecção. Universidade de Valparaiso, Chile.Consultora em Controle de Infecção e Segurança do Paciente.

Marcela Hernandez-de MezervilleDiretoraUnidade de Epidemiologia e Prevenção de Controle de Infecções.Hospital Nacional Infantil “Dr. Carlos Sáenz Herrera” San José, Costa Rica. Local piloto para o primeiro Desafio Global de Segurança do Paciente “Uma Assistência Limpa é Uma Assis-tência Mais Segura”.

Lic Carolina GiuffréDiretora Campanha Nacional para a melhoria da Higienização das Mãos na Argentina. ADECI (Associação Argentina de Enfermeiros de Controle de Infecção). Enfermeira de Controle de Infecção do Hospital Britânico de Buenos Aires.

Dra. Luci CorreaCoordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil; médica infectologista da Divisão de Infectologia, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, São Paulo, Brasil.

Dr. Samuel Ponce de León Expert em Controle de Infecções. Assessor de Controle de Infecções da OPS / OMS. Ex Vocal de Controle de Infecções no ISID. Ex Coordenador de Controle de Infecções nos Institutos Nacionais de Saúde (México) e Di-retor do Programa de Controle de Infecções no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição do México.

Julie StorrEspecialista internacional sobre prevenção e controle de infecção; consultor da OMS (Parcerias Africanas para a Segurança do Paciente), Presidente da Sociedade de Prevenção de Infecções do Reino Unido e Irlanda. Ex-Gerente de Projetos “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura” e lider para o teste piloto das Diretrizes da OMS na América Latina. Diretor da Agencia Nacional Inglesa para a Segurança do Paciente e da campanha cleanyourhands.

Page 4: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

Acerca do Prêmio

Objetivos

O Prêmio foi desenvolvido para identificar e reconhecer hospitais que demonstram excelência na qualidade dos cuidados de saúde de acordo com os seguintes critérios:

1. Adoção dos 5 componentes da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos:

Mudança no sistema Formação e educação Avaliação e "feedback" Chamadas de atenção no local de trabalho Cultura de segurança na instituição

2. Ampla utilização das ferramentas do guia para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Higiene das Mãos.

3. Sucesso das iniciativas de implementação através de avaliação objetiva face aos indicadores de desempenho, conforme descrito nas diretrizes da OMS sobre higiene das mãos nos cuidados de saúde.

4. Criatividade e inovação na implementação local da estratégia multimodal.

5. Adoção de um papel de liderança no auxílio e apoio prestado a outras instituições na respectiva implementação de campanhas de higiene das mãos.

6. Utilização da "WHO Hand Hygiene Self-Assessment Framework" (disponível em www.who.int/gpsc/country_work/hhsa_framework_October_2010.pdf) para monitorizar o progresso e sustentabilidade da promoção da higiene das mãos na instituição.

Os Prêmios

Serão atribuídas duas categorias de Prêmios com base nos seguintes critérios de avaliação:

1. Prêmio Latino Americano de Excelência na Higienização das Mãos. O hospital que melhor se quali-ficar nos 5 componentes da estratégia multimodal e que demonstre melhorias sustentadas duran-te mais de 2 anos.

2. Prêmio Latino Americano de Inovação na Higienização das Mãos. O hospital que demonstre maior criatividade e inovação na implementação de qualquer dos 5 componentes da estratégia multimo-dal, ou seja, educação, chamadas de atenção, etc., além da demonstração de evidências de suces-so e desenvolvimento sustentável nas práticas de higiene das mãos.

Dois representantes dos hospitais vencedores de 2015 e 2016 serão distinguidos durante o Congresso Panamericano de Controle de Infecção a ser realizado no México, em 2016. Os vencedores receberão uma passagem aérea na classe econômica de ida e volta, hospedagem de hotel para 3 noites e regis-tro gratuito na conferência.

Page 5: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

Acerca do Prêmio

Informações para os participantes

1. A participação é gratuita e está aberta a todos hospitais Latino Americanos que adotaram a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos, com o objetivo de promover a sensibilização para a higiene das mãos nestas instituições.

Inicialmente, os hospitais devem se registrar no site: www.who.int/gpsc/5may/register/en/index.html

2. E após, se candidatar no site do prêmio: www.handhygieneexcellenceaward.com

3. Após a aceitação do registro, serão fornecidas instruções sobre como entrar na competição. Os hospitais serão solicitados a preencher um formulário de auto-avaliação que deverá ser enviado por e-mail.

4. Para o período de 2015-2016 a premiação será anual. Data final para o envio do formulário referente ao Prêmio 2015: 5 de maio de 2015 Data final para o envio do formulário referente ao Prêmio 2016: 5 de abril de 2016

5. Após a data final, o Painel de Especialistas analisará todas as candidaturas e selecionará os finalis-tas. Posteriormente, dois especialistas do painel farão uma auditoria a todos os finalistas. Durante a visita, a delegação de especialistas estará à disposição dos finalistas para debater e fornecer ori-entações relacionadas com os esforços continuados, sustentabilidade e controle dos resultados.

Os participantes serão selecionados após a conclusão da avaliação da auditoria.

Page 6: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

Mais informações

Hospitais Universitários de Genebra

Os Hospitais Universitários de Genebra (HUG, Hôpitaux Universitaires de Genève), constituem um dos principais complexos hospitalares da Suíça. Sendo uma instituição médica pública, os HUG têm uma missão tripartida: a prestação de cuidados de saúde, o ensino e a investigação. Confiando na qualida-de e segurança dos seus cuidados de saúde, os HUG conseguem aumentar o seu desempenho clínico graças a instalações técnicas de ponta (IRM, PET-CT, ciclotrão, cirurgia robótica, imagiologia digital cardíaca, etc.). Para aumentar a sua influência a nível nacional e internacional, desenvolvem parcerias com outros hospitais universitários, faculdades e cursos politécnicos a nível mundial.

Promovem igualmente uma estreita colaboração com a OMS (Organização Mundial da Saúde), desen-volvendo programas nos seguintes campos:

Educação em doenças crônicas Saúde e o processo de envelhecimento Imunização e vacinação Ações humanitárias Investigação e formação na saúde mental Amamentação

Em 2005, os HUG foram nomeados pela OMS como um centro de referência para a prevenção de infecções associadas aos cuidados de saúde (infecções nosocomiais). Este reconhecimento recompensa a estratégia de prevenção da instituição e 10 anos de esforços. Esta estratégia tem sido desenvol-vida nos HUG desde 1995, onde se reduziu a taxa de infecções nosocomiais em 50 %, revelando de forma clara a relação entre a promoção da higiene das mãos e a redução das infecções associadas aos cuidados de saúde. A OMS confiou especificamente a gestão do seu programa de segurança do paciente, o “Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente”, ao Professor Didier Pittet, diretor do programa de prevenção e controle de infecções dos HUG. Os HUG foram nomeados um “Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Paciente” (Práticas de controle de infecções e Melhorias), em 2008.

Page 7: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

Parceiros

Com apoio de:

Page 8: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

AESCULAP ACADEMIAAv. Eugenio Borges, 1092 Arsenal | São Gonçalo | RJ | BrasilCep 24 751-000Tel: 00 55 21 2602-3355 Tel: 00 55 21 2602-3175

www.aesculap-academia.com.br

AA24

87C-

1014

- O

utub

ro/2

014

Page 9: Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na

January, 15th 2015