primeiros frutos - brasil.angloamerican.com/media/files/a/anglo-american... · passo a passo...

8
MINA E BENEFICIAMENTO OUT/NOV/DEZ 2011 PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 2 . N° 13 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Mineração e pessoas que fazem a diferença. PRIMEIROS FRUTOS Parceria entre Anglo American e Senai forma profissionais em Alvorada de Minas (foto), Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim.

Upload: trinhtram

Post on 05-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MINA E BENEFICIAMENTOOUT/NOV/DEZ 2011

PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 2 . N° 13

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Mineração e pessoas que fazem a diferença.

PRIMEIROS FRUTOSParceria entre Anglo American e Senai forma profissionais em Alvorada de Minas (foto), Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim.

EDITORIAL

Publicação destinada às comunidades de relacionamento da Anglo American –

Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil | Coordenação: Comunicação Empresarial

| Comitê de Comunicação Comunidades Mina e Beneficiamento: Ana Katiuscia, Ana

Maria Costa, Astrid Hoffmann, Danielli Viana, Flávia Rego, Flávio Pereira, Júlia Chagas,

Jair Cruz, Juliana Moreira, Ranasari Firmino, Rodrigo Carvalhar, Sérgio Antunes |

Produção Editorial: BH Press Comunicação | Projeto Gráfico e diagramação: AVI

Design | Capa: Alunos do curso de pintores do Senai em Alvorada de Minas | Foto

de capa: Ronaldo Guimarães | Tiragem: 3.000 exemplares.

EXPEDIENTE

CONSCIENTIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO E SAÚDE

02

A qualificação da mão de obra local é um dos trabalhos que a Anglo American promove nas comunidades em que atua, sempre pensando no desenvolvimento desses lugares e nas oportunidades que surgem a partir desse crescimento. Esse empenho já começa a gerar seus primeiros frutos em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim. Nesta edição, vamos contar a história dos primeiros alunos que se formaram nos cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG), uma parceria que ganha força com a reinauguração do Ginásio São Francisco, sede dos próximos cursos oferecidos ainda este ano.

Outra ação positiva é o Programa de Desenvolvimento Integrado de Fornecedores (PDIF) para a capacitação de serviços na comunidade. Em um ano, sete turmas participaram de diversos cursos com foco na melhoria dos serviços para atender às variadas demandas que surgem a partir da presença do Projeto Minas-Rio na região.

Além do trabalho de capacitação, a Anglo American investe na promoção da saúde nessas comunidades. Um dos focos dessa ação é a saúde reprodutiva e a prevenção e tratamento da AIDS. Em um ano de parceria com a ONG Reprolatina, as metas foram superadas com diversas ações nas unidades de saúde, comunidade e escolas (veja na página 6).

E como dezembro é o mês de reforçar a conscientização pela luta contra o HIV, com o dia Mundial de Combate à doença, trazemos informações de prevenção e tratamento que sempre são essenciais. Boa leitura.

Claudiana Silva

Gerente de Recursos Humanos

PARA VOCÊ TER UMA VIAGEM MAIS SEGURA

FALE CONOSCO

Nesta época do ano, o movimento nas estradas se intensifica e, com a incidência de chuvas, a atenção deve ser redobrada. Ao organizar a sua viagem, lembre-se de realizar uma revisão no veículo, verifi-cando também o funcionamento dos limpadores de para-brisas e faróis.

Procure fazer um planejamento da viagem, incluindo o trajeto e as condições das estradas, e prefira trafegar durante o dia. Em caso de chuva, é impor-tante reduzir a velocidade e se necessário, faça uma parada até as condições de visibilidade melhorar. Em caso de chuva, nas estradas e vias de acesso aos canteiros de obras do Projeto Minas-Rio, nossos motoristas são orientados a reduzir a velocidade e reforçamos as diretrizes de segurança por meio de boletins e em reuniões.

Mesmo com essas ações, é sempre importante lembrar que a comunidade pode ajudar a melhorar o trânsito. O morador que identificar o descumprimento das regras deve anotar placa, local e horário em que aconteceu a irregularidade e registrar a manifestação no Fale Conosco.

ANGLO AMERICAN FALE CONOSCO | Urna 1

FALE

CO

NO

SCO

FO

RM

ULÁ

RIO

DE

MA

NIF

ESTA

ÇÕ

ES

DA

TA:

ESC

REV

A A

QU

I SU

A M

AN

IFES

TAÇ

ÃO

:

IDEN

TIFI

CA

ÇÃ

O:

(Voc

ê nã

o pr

ecis

a se

iden

tifica

r, m

as c

aso

quei

ra s

er r

espo

ndid

odi

reta

men

te, p

reen

cha

os d

ados

aba

ixo)

Nom

e:

MIN

ÉRIO

DE

FER

RO

• Telefone: 0800 9417100, ligação gratuita; • E-mail: [email protected]; • Escritório: rua Raul Soares, 158, Centro, Conceição do Mato Dentro/ MG • Posto de Atendimento: rua João Mariano, n°246, São Sebastião do Bom Sucesso, Conceição do Mato Dentro. Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.

SERVIÇO

PASSO A PASSO

APRENDIZADO PARA JOVENS E ADULTOS O programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) chegou à São Sebastião do Bom Sucesso, no município de Conceição do Mato Dentro. Desde o dia 26 de outubro, moradores sem alfabetização ou que não completaram o 4° ano do ensino fundamental têm uma nova oportunidade de aprendizado gratuito, com aulas durante o período da noite. A novidade é uma iniciativa da Anglo American em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MG) e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, alinhada à visão social da Empresa de contribuir de forma positiva com as comunida-des associadas ao empreendimento.

Maria José da Silva Ataíde, moradora da comunidade, encontrou na nova turma do EJA uma chance de continuar os estudos na companhia do marido. Ela parou de estudar no 1º ano do Ensino Fundamental

03

para cuidar dos pais que estavam doentes e não conseguiu retornar. “Sentia falta dos estudos. Estou achando bom porque muitas turmas como essa não foram para frente e esta está dando certo, meus colegas estão satisfeitos”, conta.

Além do aprendizado, Andreia Barbosa, da área de Relacionamento com Comunidades, explica que as aulas também são um momento de socialização. “É uma nova oportunidade, não apenas de educação, mas também de troca de experiências e relaciona-mento”, completa.

A primeira turma terá aulas diariamente, durante 18 meses, e conta com 14 alunos matriculados, morado-res de São Sebastião do Bom Sucesso, Turco e Cabeceira do Turco. A ideia é dar continuidade ao projeto com expansão das turmas para outras comunidades.

Primeira turma do EJA reúne moradores de São Sebastião do Bom Sucesso e região

Ronaldo Guimarães

PRÓXIMA ETAPA

04

NOVOS HORIZONTES PARA QUEM TEM NEGÓCIO PRÓPRIO

EDUCAÇÃO ATÉ NA HORA DE CUIDAR DO DINHEIRO

Dona Maria da Penha, moradora de Dom Joaquim, participou do Curso de Educação Financeira Familiar oferecido pela Anglo American às comunidades de Conceição do Mato Dento e Dom Joaquim. Após as aulas, realizadas no final de novembro, Dona Maria pensa duas vezes antes de gastar o dinheiro, para não comprometer o orçamento doméstico. “Nunca tinha aprendido sobre orçamento e passei a conversar sobre o assunto com minha família. Vou adotar em casa o conhecimento”, planeja.

A capacitação abordou questões sobre endividamento, educação financeira para os filhos e outros assuntos ligados à administração do orçamento doméstico. “Muitos dos alunos nunca haviam pensado em uma forma certa de administrar seu dinheiro, mas logo nas primeiras aulas já percebemos mudanças de comportamento”, comemora Helayne Silva Campos, assistente financeira da Anglo American.

A iniciativa é mais um investimento social com foco na capacitação das comunidades. “Os investimentos sociais nascem a partir do engajamento com a comunidade e a percepção de suas demandas. Esse curso foi oferecido porque a população local apontou a necessidade de melhorar a administração do orçamento familiar”, revela Maurício Martins, gerente de Desenvolvimento Social da Anglo American.

Em um ano, o Programa de Desenvolvimento Integrado de Fornecedores (PDIF) promoveu capacita-ção para sete turmas em Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas. Tesourei-ro da Associação Comercial de Dom Joaquim e proprietário de um escritório de contabilidade, Wiler Figueiredo fez todos os treinamentos promovidos até agora e já percebe mudanças na forma de se relacionar com clientes. “Você passa a enxergar novas oportunidades para o seu negócio. Todos os participantes gostaram, alguns até já conseguiram evoluir no emprego”, conta.

Seguindo a proposta de melhorar o relacionamento com os fornecedores locais, capacitar e dinamizar o mercado da região, o PDIF já prevê novos cursos para o próximo ano. Para Wiler é importante que os donos dos estabelecimentos também participem da programação. “Percebemos muitos funcionários nos cursos, mas poucos proprietários. Só com a preparação e organização para as mudanças poderemos crescer”, argumenta.

Depois dos treinamentos, Wiler vê novas oportunidades para seu escritório de contabilidade

Durante o curso, Maria da Penha aprendeu a administrar o próprio dinheiro

Ron

aldo

Gui

mar

ães

Assistente financeira da Anglo American ministra curso de educação financeira para a comunidade

Arquivo Anglo American

05

ACONTECE NO MINAS-RIO

MAIS PREPARADOS PARA AS OPORTUNIDADES

Os primeiros alunos dos cursos de qualificação profis-sional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG), realizado por intermédio da Anglo American nos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, concluíram sua profissio-nalização em setembro. Com o certificado em mãos, os formandos estão mais preparados para buscar trabalho no mercado da região, que se desenvolve a cada dia.

Aos 20 anos, Fabiana de Assis Marques se formou no curso de pintor oferecido no município de Alvorada de Minas e comemora a oportunidade de aprendizado oferecida a ela e aos colegas. “Foi ótimo, com o certifi-cado e qualificação conseguimos aprender como pintar corretamente e ficou mais fácil conseguir trabalho”, conta.

Oportunidade

Pedreiro, pintor, eletricista ou encanador. Nesta primeira etapa, a Anglo American ofereceu cursos de acordo com as demandas levantadas junto à comunidade e mercado local, focando a área de construção civil. “Essa iniciativa visa preparar a população local para as oportunidades de emprego na região. Trata-se de um compromisso da Anglo American em qualificar a mão de obra local, gerando emprego e renda na região do empreendimento”, expõe a gerente de Recursos Humanos, Claudiana Silva.

Para a prefeita de Conceição do Mato Dentro, Nelma Lúcia Vieira, que esteve na cerimônia de entrega de certificados,

Depois da conclusão do curso, Fabiana já está trabalhando como pintora

a presença do Senai no município é um grande avanço. “Assistimos com alegria à formatura desses cidadãos, novos profissionais que Conceição do Mato Dentro passa a ter neste momento. Vemos nos olhos a alegria deles, das famílias que sempre sonharam em ter uma oportunidade e esse momento chegou”, conclui.

Sonho realizado

Novos cursos já estão sendo oferecidos nos três municípios neste semestre: auxiliar administrativo, carpinteiro e pintor em Conceição do Mato Dentro, auxiliar administrativo e eletricista predial em Dom Joaquim e eletricista predial em Alvorada de Minas.

Primeira turma formada pelos cursos de qualificação profissional do Senai em Conceição do Mato Dentro

Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Alvorada de Minas foi reformada pela turma de pintores do Senai em atividade prática do curso

Jair Campos Júnior

Ron

aldo

Gui

mar

ães

Jair Campos Júnior

06

ENTRE NÓS

MUTIRÃO PELA SAÚDE E O BEM-ESTAR

Na celebração do seu primeiro aniversário, a parceira entre a ONG Reprolatina, a Anglo American e os prefeituras de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim tem muitos motivos para comemorar. Nesse primeiro ano de atuação foram diversas ações em prol da saúde sexual e reprodutiva das comunidades, promovendo a integração dos participantes e a implementação de políticas públicas na área (veja quadros). “Ultrapassamos as metas que havíamos traçado. Realizamos mais atividades do que havíamos previsto, atendendo às necessidades dos municípios. É um saldo claramente positivo”, comemora Margarita Diaz, presidente da ONG.

O projeto conta com a ação participativa de mais de 150 moradores capacitados que promovem treinamentos, campanhas e mobilizações para multiplicar informações na comunidade. A parceria tem sido tão efetiva que foi estendida até junho de 2013. A capacitação de trabalhado-res das contratadas e mulheres voluntárias para atuarem como educadores nos locais de trabalho, nos bairros dos municípios e junto às famílias será ampliada. Ações em escolas, encontro para adolescentes, além de um fórum com a comunidade também estão programados.

Parceria entre Anglo American e Reprolatina envolve a comunidade e é renovada até 2013

• Melhoria na qualidade de atenção em saúde sexual e reprodutiva.

• Melhoria na atenção e disponibilidade de métodos anticon-cepcionais, incluindo acesso a preservativos (camisinha) e anticoncepção de emergência.

• Atendimento específico de adolescentes em saúde sexual e reprodutiva.

• Realização de teste de HIV/Aids e outras DSTs.

• Implantação, em Dom Joaquim, de um Núcleo de Educação e Capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva.

• Implantação, em Alvorada de Minas, da atenção em Planejamento Familiar em todas as unidades de saúde.

• Ações educativas em sala de espera.

Confira as ações deste primeiro ano:

Unidades de saúde

• Campanha Internacional de luta contra o HIV/Aids – 1º Dezembro

• Campanha pelo fim da violência contra a mulher

• Ações de prevenção durante o carnaval

• Campanha do Dia dos Namorados

• Oficinas educativas com os trabalhadores da Anglo American e contratadas

• Oficinas educativas com mulheres da comunidade

• Visita domiciliar para orientação das famílias

• Acesso ao preservativo para empregados da Anglo American e contratadas.

Comunidade

• Oficinas educativas com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio;

• Colocação de murais informativos

• Pesquisa sobre Conhecimento, Atitude e Prática dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio na área da saúde sexual e reprodutiva.

• Mural e Cartazes informativos sobre o Projeto, suas atividades e informações em saúde sexual e reprodutiva.

• Caixinhas de perguntas e dúvidas em saúde sexual e reprodutiva,

• Campanhas educativas.

Escolas

No primeiro ano, a Reprolatina realizou diversas ações educativas sobre a saúde reprodutiva

Ronaldo Guimarães

Todos os dias, o auxiliar de serviços Ronnie Von Figueiredo Santos realiza um trabalho de grande importância para a comunidade. Em dois horários, pela manhã e à tarde, o morador de Dom Joaquim faz medições do nível do rio do Peixe. “Sou nascido e criado aqui e moro próximo ao rio, acho bom realizar esse trabalho, faço a minha parte”, diz.

O acompanhamento é feito há três anos, sempre anotando os dados em uma planilha que, todo final do mês, é encaminhada para a MAM, empresa contratada da Anglo American responsável pelo monitoramento.

O gerente de Recursos Hídricos Leonardo Mitre explica que existe um conjunto de réguas instala-das na margem do rio onde são feitas as leituras, visando a obtenção dos valores de vazão. “O local onde o Ronnie Von faz as medições é um ponto estratégico, pois é onde conseguimos a vazão, ou seja, a quantidade de água que passa em determi-nado ponto. Com os dados em mãos, procuramos entender o regime de funcionamento do rio”, completa.

07

DA JANELA

OLHO VIVO NO RIO DO PEIXE

Serra da Escadinha reserva atrativos especiais para os turistas

Ronaldo Guimarães

Quem percorre o trecho da Estrada Real entre Tapera e Itapanhoacanga pode fazer uma descoberta surpreendente. A Serra da Escadinha, que pertence à cadeia monta-nhosa do Espinhaço, reserva um visual magnífico para os turistas que vistam a região.

Os adeptos de aventura e dos esportes radicais podem caminhar em locais íngre-mes e pontos de escalada. Se este não é o seu caso, a opção é subir a serra de carro pela estrada de terra e se deliciar com a paisagem, com vista para outras montanhas da região, como o Morro São José. Há ainda as cachoeiras (algumas de difícil acesso) e pinturas rupestres nas formações rochosas. Para visitar o local, a dica é pedir orientação aos moradores da Vila da Escadinha, o pequeno e charmoso povoado do local.

ESCADINHA NA ESTRADA REAL

LUGARES DE MINAS

Diariamente Ronnie Von acompanha o nível do rio do Peixe, em Dom Joaquim

Ronaldo Guimarães

08

INFORMAÇÃO É ESSENCIAL CONTRA A AIDS

Tire suas dúvidas

Dezembro é o mês do combate mundial à Aids e a informação é a principal forma de evitá-la. Em Conceição do Mato Dentro a população conta com três postos de saúde na área urbana, onze na zona rural e a Policlínica Municipal para prevenção e acompanhamento da doença. Além da distribuição gratuita de preservativos nesses estabelecimentos, a enfermeira Ana Célia Costa Cirino Pereira conta que a prevenção é feita por meio de palestras educativas ministradas a alunos das escolas públicas da região. “Em dois meses, 500 alunos já foram beneficiados”, comemora.

A Aids é um conjunto de doenças que afeta o portador do vírus HIV. Esse vírus age destruindo as células de defesa do organismo, o que facilita a ação de outras enfermidades. “Uma pessoa portadora do vírus HIV não tem necessariamente a doença”, explica Silvia Almeida, da área de Responsabilidade Social da Anglo American.

Silvia esclarece que não existem sintomas específi-cos para doença, já que o HIV age de diferentes maneiras no organismo humano. Se a possibilidade da transmissão existir, um médico deve ser consulta-do imediatamente. “Quando se tem um diagnóstico de qualquer doença no início, o resultado do trata-mento é muito mais eficaz”, completa.

Ainda há a distinção entre grupo de risco e de não risco?

Essa distinção não existe mais. No começo da epidemia, nos anos de 1980, pelo fato da Aids atingir, principalmente, os homens homosse-xuais, os usuários de drogas injetáveis e os hemofílicos, eles eram, à época, considerados grupos de risco. Atual-mente, fala-se em comportamento de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma generalizada, não mais se concentrando apenas nesses grupos específicos. O número de heterosse-xuais infectados por HIV tem aumen-tado proporcionalmente com a epide-mia nos últimos anos, principalmente entre mulheres.

Qual o tempo de sobrevida de um indivíduo portador do HIV?

Até o começo da década de 1990, a Aids levava à morte em um prazo relativamente curto. Porém, com o surgimento do coquetel (combinação de medicamentos responsáveis pelo atual tratamento de pacientes HIV positivo), as pessoas infectadas passaram a viver mais. Esse coquetel é capaz de manter em baixo nível a carga viral do sangue, o que diminui os danos causados pelo HIV ao organis-mo e aumenta o tempo de vida da pessoa infectada.O tempo de sobrevi-da (ou seja, os anos de vida pós-infec-ção) é indefinido e varia de indivíduo para indivíduo.

LEIA E USE

Fonte: Site Ministério da Saúde