primeiro momento - strixeducacao.com.br · b) o pronome pessoal “ela”, em “ela diz respeito a...

20
PROVA OBJETIVA COM QUESTÕES DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DADOS DO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CADEIRA: SALA: Primeiro Momento

Upload: phungbao

Post on 16-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROVA OBJETIVA COM QUESTÕES DE• LINGUAGENS,CÓDIGOSESUASTECNOLOGIAS

• MATEMÁTICAESUASTECNOLOGIAS

• CIÊNCIASDANATUREZAESUASTECNOLOGIAS

• CIÊNCIASHUMANASESUASTECNOLOGIAS

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO: CADEIRA:SALA:

Primeiro Momento

FACULDADE BAIANA DE DIREITO – FBD

PROCESSO SELETIVO DE PROVA ESCRITA 2018.2 ⇒ PRIMEIRO MOMENTO

Este Caderno de Prova contém 40 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo osconteúdosdeLinguagens,CódigosesuaTecnologias,MatemáticaesuasTecnologias,CiênciasdaNaturezaesuasTecnologiaseCiênciasHumanasesuasTecnologias.Cadaquestãoapresentacincoalternativasderesposta,identificadasporA,B,C,D,E.

AntesdeiniciaraProva,confiraasequênciadaspáginasedanumeraçãodasquestõesdoseuCadernodeProva.Se identificarqualquerequívoco, informe-o imediatamenteaoaplicadordeprovas.

PararespondercorretamenteàessaProvaleiaatentamenteasorientaçõesdecadaquestão.

Utilizecanetadetintapreta,fabricadaemmaterialtransparente.

As respostas dessas questões deverão ser registradas na Folha de Respostas própria,preenchendointegralmenteocírculocorrespondenteàalternativaescolhida,conformeoexemplo:

Sóexisteumaalternativacorretaparacadaquestão.

AssinenoespaçoprópriodaFolhadeRespostas.FolhadeRespostas identificadaforadesseespaço,implicaránaanulaçãodaProva.Questãocomrespostarasuradaoucommaisdeumaalternativamarcadanãoseráconsiderada.

RetireaetiquetadeCódigodeBarrascoladanacapadesteCadernodeProvaecole-anoespaçoreservadonaFolhadeRespostas.Só será corrigida a Folha de Respostas que tiver a etiqueta de Código de Barras colada no local indicado.

OtempototalpararealizaçãodaProvaédetrêshoras,sendootempomínimodepermanênciadocandidatoemsaladeProvadeumahoraetrintaminutos.AsaídadasaladeprovacomoCadernodeProvaserápermitidaapartirdosquinzeminutosfinaisdotempoprevistoparaarealizaçãodaProva,ou seja, depois de decorridas duas horas e quarenta e cinco minutos do início efetivo da Prova.

AoconcluirsuaProva,sinalizeparaoaplicadordeprovaseaguardeparaentregaraFolhadeRespostas,cumprindoosprocedimentosporelerecomendados.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 1

Questões de 1 a 40Instrução Pararesponderaessasquestões,identifiqueAPENASUMAÚNICAalternativacorretaemarquealetracorrespondentenaFolhadeRespostas.

Língua Portuguesa – Questões de 1 a 10

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasQuestões de 1 a 15

PROVA COM QUESTÕES OBJETIVAS

Durante séculos, o mundo foi mudando graças às transformações ocorridas nos ideais, nos desejos e nos gostos das pessoas. Essas modificações fazem o mundo girar e trazem sempre um novo significado ao termo “contemporâneo”. A mudança das pessoas é algo totalmente normal e a diversidade cultural também. Cada país do mundo tem um costume que pode ser considerado peculiar em relação aos de outros países. Isso pode ser notado se analisarmos a forma como alguns povos se vestem, comem (e o que comem), o tipo de música que ouvem, os valores e os ideais que defendem.

Existem várias coisas que moldam a personalidade das pessoas. A nacionalidade lhes impõe valores sociais desde pequenas. Elas crescem vendo e copiando o que os pais fazem até estarem adaptadas aos costumes do lugar em que vivem. A influência cultural pode interferir nos gostos musicais, e é assim que nascem estilos de música que podem variar desde o Rock Clássico até o Zouk – originado nas Antilhas Francesas – e que influencia um pouco a música brasileira. A comida típica e as vestes também são muito influenciadas, dependendo da nacionalidade do indivíduo.

A etnia é outro fator que pode influir na vida das pessoas. Na Índia, a diferença entre etnias justifica a segregação de povos indianos em Dalits e Brâmanes. Para os europeus recém-chegados na África, os negros não eram dignos de viver igual aos brancos e foram escravizados durante muito tempo. Em consequência da escravidão naquela época, até hoje negros sofrem preconceito por parte dos demais cidadãos. Da mesma forma, o sexo influenciou e determinou a classe operária nas indústrias que, logo depois, foi alvejada por revoltas feministas visando à igualdade ou à hegemonia das mulheres em relação aos homens.

FRANÇA, Igor. O mundo e sua diversidade cultural! Disponível em:<https://namentehumana.wordpress.com>.Acessoem:abr.2018.Adaptado.

Analisando-seasideiasdoarticulistasobreodiálogoentreasculturasnodecorrerdoprocessohistórico,écorretoinferir:

A) Osdiversosconjuntosdetradições,costumesenormassociais não são dinâmicos, motivo pelo qual fixam aspessoasemdeterminadopadrão.

LAVADO, Joaquín Salvador (QUINO). Tira. Disponível em: <http://www.contarhistorias.com.br>.Acessoem:abr.2018.

Em relação aos elementos linguísticos presentes na tira, écorretoafirmar:A) Otermo“que”,em“Aspessoasesperamqueoano”,por

apresentarumarestrição,possuivalorpronominal.B) Oadjetivo“melhor”,em“oanoqueestácomeçandoseja

melhor”,estánograucomparativodesuperioridade.C) A forma verbal “seja”, em “o ano que está começando

sejamelhor”,expressacerteza,porestarflexionadanopresentedosubjuntivo.

D) A segunda oração, em “Aposto que o ano que estácomeçando”, exerce a função subjetiva em relação àprimeiraoração.

E) O sujeito das formas verbais “Aposto” e “espera”,contextualizadas,éclassificado,respectivamente,comoindeterminadoesimples.

B) As identidades nacionais e atémesmo algumas locaisestãosendoreforçadas,emrazãodaresistênciaaofluxopeculiardamultinacionalização.

C) As facilidades de comunicação e, por conseguinte, atransmissão e aceitação de valores culturais de umpaís para outro, ampliaram-se, indistintamente, com aglobalização.

D) Osaspectosquedefinemumpovoquantoacostumes,crenças, entre outros fatores, se disseminamigualitariamente, de sorte que alguns centroseconomicamente dominantes transmitem em maiornúmeroseuselementosprevalecentes.

E) A diversidade cultural revela significativos efeitos(positivosenegativos),queseevidenciamemtodososespaços sociais, decorrentes de diferenças relativas agênero, etnia, sexualidade, religião, classe social ou aoutrasdinâmicasdavidaemsociedade.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas2

Oaspecto linguístico–presentenacomposiçãodo texto–estádevidamenteanalisadoem

A) Operíodo “O riscoésociale,nessesentido,extrapolaa visão individual e obriga uma transformaçãocomportamental.”,écompostodetrêsorações,formadasporverbosflexionadosnosingularparaconcordarcomosubstantivo“risco”,núcleodosujeitodetodaselas.

B) O pronome pessoal “Ela”, em “Ela diz respeito a umuniversodeação”,retomaanaforicamenteosubstantivo“atividade”, para tecer novas considerações sobre suaimportâncianagestãodaágua.

C) O termo destacado em “O pluralismo das sociedadesatuais,emborasejaumariqueza,um patrimônio,”exerceafunçãosintáticadeapostoexplicativode“umariqueza”,que,porsuavez,funciona,nocontextooracional,comopredicativo.

D) A partícula “se”, em “O reconhecimento da águacomovida, identifica-senasculturas,masa recepçãoe percepção da gestão/administração desse bemse diferenciam”, nas duas ocorrências, expressareflexibilidade.

E) A forma verbal “podem”, em “podem implicar oagravamento de um risco ambiental e social”, está noplural para concordar com o sujeito da oração, que écomposto.

Deacordocomotexto,ousodaáguanoplanetaTerraexigeumareflexãoparaquese

A) promovam intercâmbios de experiências com paísesconscientizados sobre a importância das baciashidrográficas,afimdequesejamfeitosesclarecimentosemproldesuaconservação.

B) criemcompromissospolíticos,visandoelevaressetemana agenda de prioridades governamentais, objetivandoqueahumanidadetenhagarantidaaregularidadedesuaoferta.

C) evitemdisputasdesnecessáriasdeumbemsemoqualsetornainviávelacontinuidadesdosseresvivosnogloboterrestre,razãoporquedevesercuidado,economizadoejamaiscomercializado.

D) desenvolvamcampanhascapazesdefazeracoletividadeperceber a importância dos recursos hídricos paraa promoção socioeconômica de uma nação e asconsequentescondiçõesnecessáriasparaobem-estarglobaldoindivíduo.

E) percebamosriscosquetodoscorrem,afimdecadaumalterarseushábitos,demodoque,emnívelsocial,essasaçõesconcretasreduzamasameaçasaomeioambienteeessafontedesaúdesejadevidamentepreservada.

Questões 3 e 4

A complexidade da sociedade atual e as transformações sociais e ambientais requerem repensar conceitos, padrões e pressupostos tradicionais. O risco é social e, nesse sentido, extrapola a visão individual e obriga uma transformação comportamental. A compreensão de risco em relação à água e às suas formas de gestão são problemas presentes.

Em razão dos riscos, existe a necessidade da reflexividade num plano coletivo. As decisões devem ser tomadas com base em uma reflexão mais ou menos contínua sobre as condições das ações de cada um. “Reflexividade” aqui se refere ao uso de informações sobre as condições de atividade com um meio de reordenar e redefinir regularmente o que essa atividade é. Ela diz respeito a um universo de ação onde os observadores sociais são eles mesmos socialmente observados; e, hoje em dia, ela é verdadeiramente global em sua abrangência.

Ao se apresentar a reflexividade na questão da água, quer-se demonstrar a possibilidade de alterar o padrão concebido na modernidade atual, para uma modernidade que seja capaz de perceber e agir para a preservação da água.

É preciso ter a sensibilidade reflexiva para analisar a necessidade de alterações na gestão da água e nos comportamentos dos atores no cotidiano.

O pluralismo das sociedades atuais, embora seja uma riqueza, um patrimônio, ao mesmo tempo é diferenciador e deveria aproximar-se em relação aos problemas mundiais. O reconhecimento da água como vida, identifica-se nas culturas, mas a recepção e percepção da gestão/administração desse bem se diferenciam. No entanto, a responsabilidade é partilhada pelos atores coletivamente, respondendo com instrumentos eficazes para diminuir ou contornar os problemas relacionados à gestão adequada da água por todos.

As formas de gestão da água, sendo uma a privatização, podem implicar o agravamento de um risco ambiental e social em face de um emaranhado de complexidades presentes. A reflexividade, partindo-se do indivíduo, pode provocar a mudança social mediante a minimização das ameaças ambientais por meio de ações concretas. Essa seria uma das formas de mudança social significativa que a ação reflexiva pode alcançar na sociedade.

SARRETA, Cátia Rejane Liczbinski. Privatização ambiental: reflexividade emrelação à água. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/>. Acesso em:abr.2018.Adaptado.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 3

OprincipalobjetivodessetextomistoéA) informar sobre a destruição do espaço natural, que é

de suma importância para a continuidade da vida noplanetaTerra.

B) chamaraatençãodo leitorparaoconsumoexageradodecorrente da obsolescência, resultando em grandeacúmulodelixo.

C) censurarasatitudesdoserhumanoemrelaçãoaomeioambiente, sem ponderar os efeitos negativos de seusprópriosatos.

D) analisar as ações predatórias dos negociantes demadeira,porseremelesosquemaiscausamimpactossocioambientais.

E) relativizar os padrões de produção e consumo sociais,queprejudicamanatureza,masgeramconfortoparaahumanidade.

Dentre os recursos expressivos empregados na charge,percebe-seapresençadeA) metalinguagem,devidoaocódigo linguístico serusado

paraexplicarelepróprio.B) intertextualidade implícita, pela alusão à conduta de

pessoasausentesdocontexto.C) ironia, por se dizer o contrário do que se pensa dos

humanos,comintençãocrítica.D) conotação,emdecorrênciadousofiguradodepalavras

pormeiodeassociações.E) prosopopeia,pelaatribuiçãodecaracterísticashumanas

aseresirracionais.

Questões 5 e 6

LIMA, Clóvis. Charge. Disponível em: <http://www.google.com.br/search?>.Acessoem:abr.2018.

É evidente que o conhecimento científico determinou progressos técnicos inéditos, tais como a domesticação da energia nuclear e os princípios da engenharia genética. A ciência é, portanto, elucidativa (resolve enigmas, dissipa mistérios), enriquecedora (permite satisfazer necessidades sociais e, assim, desabrochar a civilização); é de fato, e justamente, conquistadora, triunfante.

E, no entanto, com todos esses atributos, apresenta-nos, cada vez mais, problemas graves que se referem ao conhecimento que produz, à ação que determina, à sociedade que transforma. Para conceber e compreender esse problema há que acabar com a tola alternativa da ciência “boa”, que só traz benefícios, ou da ciência “má”, que só traz prejuízos. Pelo contrário, há que, desde a partida, dispor de pensamento capaz de compreender a ambivalência, isto é, a complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência.

MORIN,Edgar.CiênciacomConsciência.Disponívelem:<http://docslide.com.br/documents>.Acessoem:mai.2018.Adaptado.

As ideias apresentadas no texto estruturam-se em tornode elementos que promovem o seu encadeamento e aprogressãodotemaabordado.

Aesserespeito,nocontextoemanálise,identifica-seque

A) otermodestacadoem“Éevidentequeoconhecimentocientífico determinou progressos técnicos inéditos”introduz,noperíodo,umaoraçãocomvalorsubstantivoefunçãosubjetiva.

B) a locução conjuntiva presente em “E, no entanto, comtodos esses atributos, apresenta-nos, cada vez mais,problemas graves”, restringe o que foi dito no últimoperíododoparágrafoanterior.

C) ospronomesrelativosexistentesem“problemasgravesquesereferemaoconhecimentoqueproduz,àaçãoquedetermina, à sociedade que transforma.” apresentamexplicações relacionadas com os substantivos que osantecedem.

D) o articulador argumentativo “ou”, em “ciência ‘boa’,quesó trazbenefícios,oudaciência ‘má’, quesó trazprejuízos.”,somainformaçõesfavoráveisaoconceitode“ciência”.

E) a expressão “isto é”, em “capaz de compreender aambivalência, istoé,a complexidade intrínsecaqueseencontra no cerne da ciência”, insere, na frase, umasíntesedaideiaapresentadaanteriormente.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas4

Soneto do amor total Amo-te tanto, meu amor... não cante O humano coração com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante E te amo além, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente. De um amor sem mistério e sem virtude Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde É que um dia em teu corpo de repente Hei de morrer de amar mais do que pude.MORAES. Vinícius. Soneto do amor total. Disponível em: <http://valiteratura.blogspot.com.br/2010/06/soneto-do-amor-total.html>.Acessoem:mai.2018.

Considerando-se as ideias e os recursos estilísticos dopoema,estácorretooqueseafirmaemA) Osonetoé compostode versos livres, distribuídosem

formalivre.B) O título do poema esclarece a temática abordada,

sugerindoopuroerotismoquepermeiaosversos.C) A afirmativa inicial “Amo-te tanto” revela uma

sentimentalidadeampla,emboraindefinida,eovocativo“meuamor”reforçaosentimentoamorosojádeclarado.

D) Asduas condições postas no terceiro verso – “Amo-tecomoamigoecomoamante”–evidenciamumparadoxo,pela ausência de nexo entre as ideias expressas por“amigo”e“amante”.

E) O jogo temporal, marcado, sobretudo, por advérbiose tempos verbais, encontra sua síntese no hipérbatopresentenoúltimoverso.

CABRAL,Ivan,Charge.Disponívelem:<http://xenofobia-filosofia.blogspot.com.br>.Acessoem:abr.2018.

As relações intertextuais entre diferentes discursos sãomanifestadassobváriasmodalidades.Ochargista,atravésdousodalinguagemverbalenãoverbalutilizouumtipodeintertextualidadeconhecidocomoA) paráfrase, devidoà recriaçãodeum texto jáexistente,

mantendo, porém, a essência discursiva referente aooriginal.

B) paródia,porcausadaapropriaçãodeumtrabalhoalheio,comoobjetivodeopor-seaele,pormeiodeumacrítica.

C) epígrafe, por ter como finalidade a abertura de umanarrativa, tratando-se, assim, de um registro escritointrodutório com capacidade de sintetizar a filosofia doescritor.

D) alusãooureferência,pelamençãoquefazàpersonagem,deumaobra,quevivia,comooutras,isolada,sugerindo,desse modo, que o nordestino sofre algum tipo desegregação.

E) citação,porqueháautilizaçãodeumapassagemdeumdiscursodeautoriaidentificada,parafazerumcomentáriosobre ele, estabelecendo uma similaridade entre duassituações.

AERAdasredessociais...Disponívelem:<https://www.bing.com/images/search?>.Acessoem:abr.2018.

De acordo com as ideias apresentadas nessa opiniãoreferenteàsredessociais,écorretoinferirque

A) manifestaçõesdeódiotãofrequentesnomundovirtual,principalmente no Brasil, resultam da instabilidadepolítica e socioeconômica do país, mas permitem, poroutrolado,aplenarevisãodeconceitos.

B) adivergênciadepontosdevistaérechaçadadepronto,porquerespeitoaooutroquaseinexistee,assim,episódiosdeintolerânciasemultiplicam,revelandoumasociedadeindividualista, discriminatória e desacostumada aodiálogo.

C) odireitodeexpressar-se livrementevemservindoparadesqualificar as concepções do outro, sobrepondo-seà garantia da dignidade humana, por ser absoluto emuma democracia, não sendo passível de restrição, emcircunstânciaalguma.

D) a interneteossitesderelacionamentosabremespaçopara discursos extremistas, embora nunca consigamromper as chances de se realizar a dialética rumo aoconhecimento.

E) a liberdade de expressão, privilégio que possibilitaqualquer um manifestar seus pensamentos, inviabilizatodosos tiposde intervenção, inclusiveosdenaturezajurídica.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 5

Considering thepaceof innovationnowadays, the textsaysthatA) advancesintechnologywon’timpactjobsasmuchasit

waspredicted.B) automationislikelytohaveamoredisruptiveimpacton

employmentthanitdidinthepast.C) workershavealreadyprovedtobeabletokeepupwith

technologicaladvances.D) Asianeconomieshaveshown that theycanhandle the

situationwell.E) labor forces have decided to unite in order to fight

automation.

Accordingtothetext,fillintheparentheseswithT(True)orF (False).DuringtheIndustrialRevolution,() the fear of technology’s impact on employment was the

sameasnowadays.() therewaswidespreadacceptanceofthenewmachinesby

workers.() people eventually managed to deal successfully with the

situation.() problemsofpovertyandunemploymentpersisted.Thecorrectsequence,fromtoptobottom,isA) TFTFB) FTFT

C) TTFFD) TFTT

E) FTTT

Essas questões deverão ser respondidas apenas pelos candidatos queoptarampelaLínguaEstrangeiraInglês.

Língua Estrangeira Inglês – Questões de 11 a 15TheauthorofthisarticleA) believesthatautomationmustberegardedasthesolution

tounemployment.B) thinksthatworkersshouldjoinforcesagainstmachines.C) recommends responding to automation by investing in

education.D) blamestechnologyfordiscouragingproductivity.E) complainsaboutworkersbeingdisplacedbyautomation.

Questões de 11 a 13 At least since the early 19th-century Luddites,

workers have raged against machines that took their jobs. But during the Industrial Revolution, economies grew, wealth spread, and people adapted. And it’s been assumed the same thing would happen with the 21st-century digital revolution. But the phenomenal speed of change as computers double their power every couple of years is leaving many people behind. In 1995, futurist and polemicist Jeremy Rifkin predicted “the end of work” as technology outpaces the ability of labor forces to adapt. The 2008 crash, and the failure of employment to keep pace with other signs of economic recovery, highlighted the issue. In the 21st century, write MIT’s Erik Brynjolfsson and Andrew McAfee, “our skills and institutions will have to work harder to keep up lest more and more of the labor force faces technological unemployment.” As factories automate, huge Asian economies originally built around cheap human labor – China and India in particular – are likely to suffer from even greater dislocations. The only way out of this vicious circle is to keep educating humans to be ever-better thinkers and innovators, working not for the machine, or against it, but with it.

Disponívelem:<www.newsweek.com>.Acessoem:abr.2018.

Fourteen years ago affirmative action gradually started being adopted in both state and federally funded Brazilian universities, in an attempt to give underprivileged Brazilians better chances of getting free higher education – and thus access to better jobs. Now ‘quotas’ are mandatory in all of Brazil's federal universities.

The racial quotas have sparked wide controversy in Brazil. Many who are against them argue that easing access to higher education denies the principle of merit that brings excellence to universities. Quota critics also argue that Brazil has never before had public policies based on race and that this establishes divisions in society.

Disponívelem:<www.universityworldnews.com>.Acessoem:abr.2018.Adaptado.

Accordingtothetext,thealternativethatdoes notcompletethissentencecorrectly“AbouttheBrazilianracialquotas,thetextsaysthatthey”isA) havebeenintroducedtolevelinequalities.B) arecompulsoryinallfederaluniversities.C) havecontributedtoeliminatingracism.D) havebeencriticizedforviolatingmeritocracy.E) areneededtomakeupfordisadvantagesofraceandclass.

Disponívelem:<https://br.pinterest.com>.Acessoem:abr.2018.

Accordingtothisquote,tobesuccessfulinlifepeopleshouldA) facechallenges.B) avoidhardships.C) underestimatehope.D) disregardambition.E) loseconfidence.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas6

Senotanenlassecuencias“abusivaseilegales”y“finesdesemana u horarios nocturnos” alteraciones gráficas en lasrespectivasconjunciones,resultantes

A) del flujo histórico de constitución de la lengua, queviabilizó la emergencia de formas semánticamentedivergentes.

B) de una adecuación de las partículas conjuntivas a laflexióndenúmeropluraldeloselementosqueenlaza.

C) deunacompatibilizacióndetonicidadentrelosvocablosimplicadosenlosrespectivossintagmas.

D) devariacionesdiatópicas(espaciales)entreelespañolpeninsularyelespañoldeLatinoamérica.

E) deunprocesodeajusteeufónico,quetrabaelchoquedevocales.

EltextoconsisteenunconjuntodedatosyargumentosconelsiguientepropósitoA) Convencerallectordelavanzodeunaculturadelruido

eneltráficodelacapitalvenezolana.B) Defenderelestatusdelsilenciocomoderechoindividual

esencial.C) Demostrar demodo fundamentadoel pesodealgunos

factores insólitos como índices de calidad de vida ennúcleosurbanos.

D) Plantearunacríticaalincrementodelruidoenlaciudadmencionada, a causa del comportamiento reprensiblede conductores o usuarios de vehículos destinados aatendimientosmédicosdeurgencia.

E) Denunciar escenas habituales de inobediencia a lasleyesdetráficoenelterritoriobogotano.

Segúneltexto,sepuedeafirmar:A) Laprisayelabusodeautoridadatraviesanelcotidiano

de los conductores en Bogotá, ocasionando efectosnegativosalosciudadanos,ademásdeunaindiferenciacon respecto a casos efectivos de prevalencia en eltráfico.

B) Son lassirenasde lasambulanciasel factorprimordialdel incremento de la contaminación acústica enconglomeradosurbanos.

C) Hayunaoladenaturalizacióndelacorrupcióninvadiendolasociedadcolombiana,almenosensucapital.

D) Se ha pervertido la finalidad de las ambulancias enBogotá,quesehanconvertidoenvehículosparaserviciospostalesypublicitarios.

E) Losenfermossufrenenlargascolasdeesperaacausade ladesvirtuaciónde las verdaderas funcionesde losvehículosdeasistenciahospitalaria.

Língua Estrangeira Espanhol – Questões de 11 a 15

Essas questões deverão ser respondidas apenas pelos candidatos queoptarampelaLínguaEstrangeiraEspanhol.

Questões de 11 a 13El derecho al silencio

La calidad de vida en las ciudades contemporáneas se valora con base en la concurrencia de una diversidad de indicadores. Entre ellos, y aunque resulte extraño entre nosotros, el grado de contaminación sonora y el ejercicio efectivo del derecho al silencio, como una política de salud pública que preserve individual y colectivamente adecuados umbrales de intensidad auditiva.

Su origen es el incremento lesivo del ruido emanado por motores, frenos y pitos de vehículos automotores o motocicletas, por perifoneos, altavoces publicitarios y músicas atronadoras e indiscriminadas, además de ensordecedoras emisiones derivadas del tráfico aéreo – entre otras adversidades ya mitigadas decididamente en muchos países –, pero particularmente, por el trasiego indescriptible de sirenas de ambulancias que maltratan por doquier y a toda hora nuestra ciudad.

Están comprobados los crecientes casos en que tales vehículos no albergan enfermo alguno, pues se disponen al servicio de sanos y solventes clientes, urgidos por acceder con rapidez a sus lugares de destino, a la manera de un singular servicio exclusivo y expreso, cuando no se dedican a eficientes modalidades de mensajería, evidencias ambas claramente abusivas e ilegales.

El hecho cierto es que atormentan a diario y sin descanso, más aún ante la comprobación de que las presuntas urgencias se incrementan en las horas de mayor congestión vehicular y que por una insondable reiteración del destino, descienden en las horas valle, fines de semana u horarios nocturnos y que, claro, como siempre, nuestras autoridades ambientales y de Policía permanecen a espaldas de una situación que ya se tornó endémica en Bogotá.

Preocupa además, ante tan indignante y fastidiosa circunstancia, la progresiva indolencia de la ciudadanía frente al paso prevalente que debe brindarse a este tipo de vehículos, quizás anestesiada ante la frecuencia e intensidad de unas sirenas que, sumadas a la velocidad y a los aullidos amplificados de sus energúmenos conductores, no pueden menos que agravar, en caso de haberlos, la condición médica o psicológica de sus atribulados pacientes.

TRUJILLO,Sergio.Elderechoalsilencio.In:ElEspectador.Disponívelem:<https://www.elespectador.com/opinion/el-derecho-al-silencio>.Acessoem:abr.2018.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 7

Fragmento I “Fabián Chacón, hablando a nombre de unos

cien abogados laborales […], dijo que, tal como ha sido presentada, la reforma sería susceptible de una demanda de nulidad por violar el principio constitucional del auxilio de cesantía. La idea es crear un formato único que utilizarán para demandar por cada trabajador que termine su relación de trabajo.”.

Fragmento II “Uno de ellos fue la cesantía – aunque con

indemnización –, de miles de trabajadores estatales, a principio de año, que si bien formaba parte del proceso de reducción del tamaño del Estado, se pudo haber realizado en una forma gradual para aminorar el efecto del desempleo masivo.”.

In:BancodeDatosCREA/RAE.Disponívelem:<http://corpus.rae.es/creanet.html>.Acessoem:abr.2018.

De la apreciación de los fragmentos textuales, es correctoproponerlasiguientedefiniciónparaeltérmino“cesantía”

A) estado de cesante con respecto a una prescripción odisposiciónlegal.

B) paga que disfrutan ciertos empleados en paro, deacuerdoconlasleyes.

C) correctivo por el que se priva al empleado de susvacacionesoficiales.

D) rescisióndeuncontratolaboralporpartedelempleador.

E) jubilación anticipada, por motivo de quiebra de unaempresa.

OscolegasX,Y,Z,W,TeUdispõemdeumaúnicacópiadeumrelatórioquedeveser lido,nãonecessariamentenessaordem,porcadaumdeles.Sabe-seque• oprimeiroafazeraleituradevepassarorelatórioparaZ,• oúltimoafazeraleituradevereceberorelatóriodeX,• UreceberáorelatóriodeT,• trêsdelesfarãoaleituranoperíodoentreasleiturasdeYeX.

Assim sendo, pode-se concluir queo primeiro e o últimoaleremorelatórioserão,respectivamente,A) YeUB) YeWC) UeWD) UeYE) WeU

Matemática e suas Tecnologias Questões de 16 a 20

Trêspessoascomeçamaandarjuntas,eseuspassosmedem40cm,42cme45cm,respectivamente.Nessacondição,amenordistânciaquecadaumdeveandarparafazerummesmopercursoemumnúmerocompletodepassoséA) 10me45cmB) 12me60cmC) 25me20cmD) 50me40cmE) 100me80cm

Área livre

Disponívelem:<http://dle.rae.es>.Acessoem:abr.2018.

Apartirdeunaapreciaciónatentadellema“conato”,extraídodelaversiónenlíneadelDiccionariodelaLenguaEspañolade laRAE,sepuedenadmitircomoformassinonímicasdelvocablolasvoces

A) muestra―postulado―señal―simulación.

B) tentativa―intento―indicio―propósito.

C) ahínco―amago―asomo―infracción.

D) intentona―empeño―ilación―vislumbre.

E) imprudencia―frustración―comienzo―falla.

conato

Del lat conatus.

1. m. Inicio de una acción que se frustra antes de llegar a su término.

2. m. Propensión, tendencia, propósito.

3. m. Empeño y esfuerzo en la ejecución de algo.4. m. Der. Acto y delito que se empezó y no llegó a consumarse. Conato de robo.

_

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas8

Área Sexo

DireitoAmbiental

DireitoTrabalhista

DireitoTributário

Total

Feminino 44

Masculino 108

Total 80

A tabela contém alguns dados referentes ao número depessoasdeumgrupodeestudantescominteresseemDireitoAmbiental,DireitoTrabalhistaeDireitoTributário.Alémdisso,dessegrupo,sabe-seque

• ametadedaspessoasteminteressenoDireitoTrabalhistaounoDireitoTributário,masnãoemambos,

• 40%daspessoassãodogêneromasculino,

• 13 das pessoas do gênero feminino tem interesse por

DireitoAmbiental.

Nessas condições, pode-se afirmar que das pessoas quetêminteresseemDireitoTrabalhista,onúmeropercentualdogêneromasculinoéiguala

A) 42,2%

B) 35,8%

C) 30,0%

D) 25,5%

E) 20,0%

Considere-se que o custo de produção de x dezenas depeças,emmilharesdereais,podesermodeladopelafunçãoquadráticaP(x)=x2+bx–c,x>0.Se R$2250,00 é o menor custo que pode ocorrer,correspondenteàproduçãode125peças,entãoocustonaproduçãode100peçaséigual,emreais,aA) 8500B) 6240C) 5300D) 4260E) 3600

Área livre

Ovalordabonificaçãorecebidaanualmentepelosfuncionáriosdeumaempresaédiretamenteproporcionalàraizquadradadonúmerodeanosdeserviçodecadaum.Sabe-se que, se o tempo de serviço do funcionário Xexcedesse o tempo de serviço do funcionário Y em 4,25anos,arazãoentresuasbonificaçõesseria9:8mas,comoXcomeçouatrabalharnaempresa9anosantesdeY,pode-seafirmarquearazãoentresuasbonificaçõesserá,defato,A) 8:7B) 7:6C) 6:5D) 5:4E) 4:3

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 9

PacientescomELAgeralmentesofremperdadacapacidaderespiratória, a principal causa damorte relacionada a essadoença.Com base nos conhecimentos sobre fisiologia humana, oprincipalmúsculorelacionadocomarespiraçãoemhumanoséA) tríceps.B) adutor.C) peitoral.

D) diafragma.E) pronador.

Deacordocomateoriado"BigBang",aTerraetodososoutroselementos do universo se originaram a partir da explosãodesseminúsculoponto.BilhõesdeanossepassaramapósoBigBangatéqueaprimeiraformadevidasurgissenaTerra.Com base nos conhecimentos sobre a origem da vida naTerra,épossívelafirmarqueosprimeirosseresvivosA) possuíamDNAcomomoléculahereditária.B) erambactériasfotossintetizantes.C) apresentavam mitocôndrias e cloroplastos adquiridos

atravésdaendossimbiose.D) formavam colônias que, posteriormente, deram origem

aosseresmulticelulares.E) nãoapresentavamnúcleoindividualizadopormembrana.

Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuestões de 21 a 26Questões 21 a 24 O eminente físico e pesquisador britânico

Stephen Hawking, morreu aos 76 anos de idade, no dia 14 de março do ano em curso, em sua casa na Inglaterra, vítima de uma doença conhecida como esclerose lateral amiotrófica, ELA, uma enfermidade neurodegenerativa paralisante, rara, que leva à perda progressiva do controle muscular. Segundo estatísticas, a morte ocorre geralmente entre 24 e 36 meses após o diagnóstico, e a longevidade de Hawking é considerada um mistério pelos médicos.

Stephen William Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Segundo Hawking, houve um momento em que tudo o que conhecemos no universo estava centrado em um único ponto muito pequeno - uma singularidade. A explosão desse minúsculo ponto foi a origem do universo que conhecemos. Esse é o fenômeno conhecido como “Big Bang.”

Além de importante divulgador científico, Hawking também será lembrado como pesquisador por sua descoberta de que os buracos negros – aqueles pontos do cosmo tão densos que nem a luz lhes escapa – não são realmente negros quando explodem, falando simplificadamente. Eles podem soltar partículas e radiação antes de desaparecerem.

Sabe-sequeoRaiodeSchwarzschildéumraioqueestáassociadoàfronteirateóricaaoredordeumburaconegro,apartirdaqualaforçadagravidadeétãoforteque,nada,nemmesmoaluz,podeescapar,poisasuavelocidadeéinferioràvelocidadedeescapedoburaconegro.Afórmula

do raio deSchwarzschild é dadaporRs= 2GMc2

, sendoM

a massa do buraco negro, G a constante da gravitação

universalecavelocidadedaluz.

Com base na informação do texto e nos conhecimentosde Física, supondoG igual a 6,67.10–¹¹Nm²/kg² e c iguala 3,00.108m/s, e operando com as grandezas físicasexpressas em ordem de grandeza, pode-se afirmarque a ordem de grandeza da densidade do buraconegro, considerado esférico, se ele tivesse a mesmamassa da Terra, 6,00.1024kg, seria igual, em kg/m3, a

A) 1025

B) 1027

C) 1029

D) 1030E) 1031

Tratando-sedagravitaçãouniversal,écorretoafirmar:A) As mochilas espaciais dotadas de dispositivo de

acionamento individual que expele um gás em altapressão operam com base no Princípio daAção e daReação, permitindo a um astronauta se locomover,autonomamente,noespaço.

B) O módulo da aceleração da gravidade no ponto ondeum corpo se encontra depende da massa dessecorpo, independendo da massa geradora do campogravitacional.

C) Umapessoademassam,apoiadasobreopisodeumelevador que se movimenta verticalmente para baixocom amesma aceleração da gravidade local g, tem omódulodopesoaparenteiguala2mg.

D) O valor da constante da gravitaçãoG, em ummesmosistemadeunidades,dependedomeioemqueoscorposseencontram.

E) O módulo da velocidade angular de um satélite quedescreveórbitacircularemtornodeumplanetadependedamassadosatélite.

Área livre

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas10

O Brasil possui, aproximadamente, 12% de toda oferta deáguadoceexistentenoplaneta, quantidade suficienteparao consumo de todos os habitantes do país. Entretanto adistribuiçãodesigualdaáguaedaschuvas,alémdasbaixastaxasdesaneamentobásicoassociadasaodescarteilegalderejeitosemáguasfluviais,quecontribuemparaapoluiçãodecórregoserios,sãoalgunsdosfatoresqueafetamaofertadeáguapotávelparatodaapopulaçãobrasileira.Com base nessa informação e nos conhecimentos sobretransformações físicasepurificaçãodemateriais, é corretoafirmar:A) Aáguapotávelquepodeserconsumidaeutilizadapela

população é uma solução aquosa inodora que contémsaismineraisdissolvidos.

B) Oaquecimentoglobal,devidoaoaumentodatemperaturadoplaneta,contribuiparaareduçãodaquantidadetotaldeáguaexistentenaTerra.

C) A filtração e a adição de cloro, Cl2(g), aos esgotosdomésticossãosuficientesparaotratamentoadequadodessesmateriais,antesdodescarteemcórregoserios.

D) O processo de condensação do vapor d’água para aformação da chuva é uma das transformações físicasqueocorremnociclodaáguacomabsorçãodeenergia.

E) A decantação de sólidos dos rejeitos de minériosdescartados em águas fluviais indica que a poluiçãoambiental fica restrita a córregos e rios próximos àsmineradoras.

A reatividade química, a toxicidade e o risco de provocarumincêndioestãoentreaspropriedadesqueservemcomoparâmetrosna classificaçãode substânciasquímicas comonocivasparaosseresvivoseoambiente,inclusive,parafinsregulatóriosejurídicos.Osódiometálico,porexemplo,deveserarmazenadoemlocaissecosporque,emcontatocomaágua, reagede forma intensae rapidamente, o que levaàproduçãodehidróxidodesódioehidrogênio,comliberaçãodecalor,deacordocomareaçãodeoxirreduçãorepresentadapelaequaçãoquímica

2Na(s)+2H2O()→2NaOH(aq)+H2(g)+calor

Considerando-se essa informação e as propriedades dassubstâncias químicas representadas na equação, é corretoafirmar:A) O gás hidrogênio obtido na reação química é uma

substânciasimplesinerte.B) Areaçãoentreosódiometálicoeaáguaéumprocesso

químicoendotérmico.C) O sódio metálico atua como um agente oxidante na

reaçãodeoxirreduçãorepresentada.D) A relaçãoentreasmassasde sódioedehidróxidode

sódionareaçãoquímicaéde11/20.E) O hidróxido de sódio é um composto iônico corrosivo

constituídoporcátiondemetalalcalino.

Ciências Humanas e suas Tecnologias Questões de 27 a 40

Questões 27 e 28 Havia muitos destes índios pela Costa junto

das Capitanias, tudo, enfim, estava cheio deles quando começaram os portugueses a povoar a terra; mas porque os mesmos índios se alevantaram contra eles e faziam-lhes muitas traições, os governadores e capitães da terra os destruíram, pouco a pouco, e mataram muitos deles, outros fugiram para o sertão, e assim ficou a Costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios desses nas aldeias, que são de paz e amigos dos portugueses.

A língua deste gentio toda pela Costa é uma, carece de três letras – scilicet, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem Justiça e desordenadamente.

GÂNDAVO,PerodeMagalhãesde.TratadodaTerra&HistóriadoBrasil,e.12.Recife:Massangana,1995,p.

A descrição de Pero Magalhães Gândavo em relação aospovos encontrados na América, nos séculos XV e XVI,associadaaosconhecimentossobreassociedadeshumanaspermitemafirmarqueA) a incompreensão dos nativos encontrados pelos

conquistadores portugueses, sobre o processocivilizatórioeuropeu,impediuqueosíndiosusufruíssemda superioridade cultural e tecnológica dos cristãosocidentais,permanecendoemumestágiodenomadismoepré-civilizatório.

B) o caráter selvagem e agressivo dos índios, reveladodesdeosprimeiroscontatoscomosconquistadoresnaAmérica Portuguesa, provocou forte reação contra oelementocolonizadoreuropeu,quereagiueosexpulsoudolitoralemdireçãoaosertão.

C) odesconhecimentodaescritacontribuiuparaacompletaperda dos elementos culturais dos índios brasileiros,diferente dos povos ameríndios daAmérica espanholaque, através dos registros escritos, se integraram àculturaeuropeia.

D) osíndiostamoios,tupiniquinsetupinambás,percebendoa inutilidade do confronto direto com elementoscolonizadores, estabeleceram aliança com osportuguesescontraatentativadeinvasãodoBrasilporelementosfrancesesebatavos.

E) a tentativa de escravização dos índios encontrados noBrasil,noperíodocolonial,aexpansãodoscolonizadoresestadunidenseparaooesteeaexploraçãodamãodeobraindígena,atravésdamitanascolôniasespanholas,contribuíramparaareduçãosignificativadosnativosemsoloamericano.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 11

ApercepçãodePerodeMagalhãesGândavodequeosgentioscareciam“detrêsletras–scilicet,nãoseachanelaF,nemL,nemR,coisadignadeespanto,porqueassimnãotêmFé,nemLei,nemRei”remeteA) àcompletaausênciadeumpodercentralizadoedeummínimodeorganizaçãosocialeregrasmoraisesociaisentreos

indígenas.B) aomovimento daContrarreforma, que buscava catequisar os índios e eliminar a forte presença do protestantismonas

colôniasibero-americanas.C) aocaráterbélicodacolonizaçãoibéricaque,atravésdeumalongaguerra,estabeleceuoTratadodeTordesilhasatravésdo

arbitramentodaFrança.D) aoAntigoRegimeque,atravésdoEstadoAbsolutistadoDireitoDivinoedosistemamercantilista,estabeleceuoprocesso

colonizador.E) à críticaestabelecidapela IgrejaCatólicaaoextermíniodapopulaçãonativaeà sociedadeestamental europeiae sua

políticaautocrática.

Disponívelem:<http://historiacem01.weebly.com/>.Acessoem:abr.2018.

Omapadescreveumasériedeprocessosmigratóriosreferentesàstransformaçõesocorridasnasrelaçõesinternacionaisequeestãoassociadas

A) ao processo de desagregação do mundo romano acelerado com o fenômeno das migrações dos povos germânicos,contribuindoparaaruralizaçãodasociedadedoAntigoImpérioRomanodoOcidente.

B) àfugaemmassadapopulaçãodoOrienteembuscadeproteçãocontraosurgimentodoImpérioFundamentalistaMuçulmano,noséculoVIII,eoextermíniodospovosconsideradosinfiéis.

C) àfugadanobrezaeuropeiaparaospaísesabsolutistasemdecorrênciadaeliminaçãodanobrezafeudaledoclero,noprocessorevolucionáriodasdécadasde20ede30doséculoXIX.

D) àexpansãonapoleônicaquelibertouospovosoprimidospeloAntigoRegimeeimpôs,noseulugar,umregimedemocráticobaseadonosPrincípiosdaRevoluçãoFrancesa.

E) aodomíniomilitarnazistaalemãosobreaEuropaeàfuga,emmassa,dapopulaçãojudaicaqueencontrouproteçãodaIgrejaCatólicaedospaísesdemaioriacristã.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas12

Em Salvador, a evolução das associações profissionais parece ter seguido, mais ou menos, a regra geral observada em outros centros do Brasil e do mundo: sociedades de socorro mútuo, ligas, sociedades de resistência (sindicatos), uniões e federações. Esta foi a ordem cronológica em que apareceram, passando a coexistir os diferentes tipos.

A Igreja Católica, interessada em expandir sua influência no operariado, passou a estimular a formação de núcleos assistenciais. Um exemplo foi o Círculo Católico, organizado com o objetivo de garantir o futuro material dos sócios, criar escolas e montar oficinas para menores, além de asilos para inválidos e órfãos, e cooperativas.

SANTOS,MárioAugustodaSilva.ARepúblicadoPovo;SobrevivênciaeTensão.Salvador:Edufba,2001,p.104.Adaptado.

Disponívelem:<https://www.facebook.com/jornalagorasp>.Acessoem:abr.2018.

A análise da charge associada ao conhecimento sobre asinstituições sociais e políticas naAmérica Latina permitemafirmarqueA) as redes sociais têm sido uma ameaça à estabilidade

democráticaaoimporumprocessocontínuodevigilânciadaatuaçãodospoderesrepublicanos.

B) oimpeachmentdeumrepresentantedoPoderExecutivoanulaateoriadeequilíbriodospoderes,concebidaporMontesquieu,aosobreporoPoderLegislativoaoPoderExecutivoemregimesparlamentaristas.

C) oimpedimentodopresidentedaRepública,emregimespresidencialistas, pode ocorrer em uma situação emqueoschamadoscrimesderesponsabilidadeassociamfundamentaçãojurídicaacondiçõespolíticasespecíficas.

D) a queda do presidente FernandoCollor provocou umainstabilidadepolíticanaAméricaLatinaeumasériedegolpesqueinstituíramregimesautoritários.

E) aredemocratizaçãodaAméricaLatinagalgouaopoderpartidosdedireitamilitarizados,provocandoaadoçãodalutaarmadaurbanacomoopçãopolíticadaesquerda.

A atuação da Igreja Católica no movimento operáriosoteropolitano está vinculada ao contexto histórico maisamplomarcado

A) pela atuação da contrarreforma católica como reaçãoaocrescimentodasconcepçõesevangélicasnoseiodooperariadoedospartidosdeesquerda,nocontextodofinaldoImpério.

B) pela orientação estabelecida pelo catolicismo social,na EncíclicaRerum Novarum, em buscar melhorar ascondições de vida do operariado, objetivando conter oavançodasconcepçõesmarxistas.

C) pelapropostadostalinismoembuscaraliançascomossetoresmaisdemocráticoseliberaiscomooscatólicos,objetivando conter a influência do nazismo no meiooperárioapósacrisede1929.

D) pelaopçãorevolucionáriadaIgrejaCatólicaemfinanciare combater os regimes autoritários militares atravésda luta armada, buscando organizar e fortalecer ossindicatoseasorganizaçõesclandestinas.

E) pelovazioestabelecidocomaquedadosocialismorealeaperdadereferênciateóricaparaomovimentooperário,sendo substituído, gradativamente, pelas propostasreformistascatólicas.

Disponívelem:<https://www.pensador.com/frase>.Acessoem:abr.2018.

OpensamentodeNelsonMandelapodeserassociadoaosprincípiosdefendidospor

A) CheGuevaraeFidelCastro.

B) LênineStálin.

C) HoChiMinheMaoTséTung.

D) GandhieLutherKing.

E) GorbachéveJ.F.Kennedy.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 13

Que País É Esse

Nas favelas, no SenadoSujeira pra todo ladoNinguém respeita a ConstituiçãoMas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?Que país é esse?Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia-ia-iaNa baixada fluminenseMato Grosso, Minas GeraisE no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descansoMas o sangue anda soltoManchando os papéisDocumentos fiéisAo descanso do patrão

Que país é esse?Que país é esse?Que país é esse?Que país é esse?

Terceiro mundo se forPiada no exterior

Mas o Brasil vai ficar ricoVamos faturar um milhãoQuando vendermos todas as almasDos nossos índios num leilão

Que país é esse?Que país é esse?Que país é esse?Que país é esse?RUSSO,Renato.LegiãoUrbana.QuePaísÉEsse.1980.

A letradacomposiçãomusicalQuePaíséEsse,do letristaRenatoRusso,remeteaocontextohistóricoA) do populismo getulista, momento em que o fraco

desenvolvimento da economia brasileira, decorrentedoestabelecimentodasempresasestatais,provocouaelevaçãodataxadedesemprego.

B) dogovernodeJuscelinoKubitschek,momentoemqueosgastospúblicossaíramdecontroledevidoàconstruçãode Brasília, e o governo viu-se obrigado a reduzir osinvestimentosnaeconomia.

C) do regime ditatorial militar no qual a concentração derendanasmãosdeumaeliteesteveassociadaadiversosprocessos de corrupção, abafados devido ao caráterautoritáriodoEstadobrasileiro.

D) datransiçãodemocráticapacíficarealizadapelacompletaausênciapopularnoprocessodeaberturapolíticadevidoao caráter alienado da população e à inexistência demovimentossociaisorganizados.

E) do processo de privatização realizado pelos governosde Fernando Collor e Fernando Henrique que, devidoà ineficiência das empresas privatizadas, provocoudesinteressedocapitalestrangeiro.

Com base nos conhecimentos cartográficos, projeções,linguagemecódigos,écorretoafirmar:

A) A projeção cilíndrica é amais utilizada, porque, sendoconformenãoalteraarepresentaçãodasterrasemersaseimersas.

B) Ascartasnáuticasutilizam,principalmente,aprojeçãodeMercatorporserprecisaesemdeformaçõesnasáreasrepresentadas.

C) Nosmapashipsométricosorelevosubmarinonãopodeserrepresentadoporqueaaltitudeénegativa.

D) Amelhorescalaéanumérica, todaviaelasópodeserusadapararepresentargrandesespaços.

E) O estabelecimento de curvas de nível possibilita aconstrução de instrumentos que representam altitudesdiversas.

Daobservaçãodomapaeconsiderandoosconhecimentossobre os oceanos, sua localização e sua importância, écorretoafirmar:

A) O relevo oceânico difere do continental porque émaisdenso, monótono, sendo formado pelo trabalho desedimentaçãodosagentesendógenos.

B) O Oceano Índico possui o maior fluxo comercial e seestendepelosdoishemisférios, fatorquepossibilitouamaiorconcentraçãopopulacionaldomundonolitoral.

C) Uma das peculiaridades do Oceano Atlântico é aexistência de uma cordilheira na porção central emformadeS.

D) O Oceano Pacífico é o menor e o mais tropical dosoceanosetemcomocaracterísticamarcanteasalinidadedesuaságuas,fatoquejustificaagrandeexploraçãodesalinasnasterrasqueelebanha.

E) OOceanoquebanhaomaiornúmerodepaísesinsulareséoAtlântico.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas14

Energia, palavra derivada de energeia, que em grego significa em ação, é a propriedade de um sistema que lhe permite existir ou, como conceitua a Física, realizar trabalho.

Energia é vida, é movimento ― sem a sua presença o mundo seria inerte.

A utilização de diversas formas de energia possibilita ao homem cozinhar seu alimento, fornecer combustível aos seus sistemas de transporte, aquecer ou refrigerar suas residências e movimentar suas indústrias.

Desde o início da vida em sociedade, o homem procura fontes de energia que possam ser geradas continuamente, ou armazenadas para serem consumidas nos momentos de necessidade.

TUNDISI,HelenadaSilvaFreire.Usosdeenergia.SãoPaulo:Atual,1991,p.1.

Asinformaçõesdotextoeosconhecimentossobrefontesdeenergia,permitemafirmar:A) Os registros históricos da utilização do petróleo para

iluminaçãodecasaselubrificaçãodeequipamentossãodatadasapartirdoséculoXIX.

Em meio à discussão sobre a falta de recursos para investir no social – no transporte público, no salário dos professores, no sistema de saúde e tudo mais que pode tornar a vida melhor para as maiorias – fomos procurar recursos públicos... e encontramos muito dinheiro! Mas não é fácil acessá-lo.

Durante décadas, as grandes empresas investiram pesadamente, influenciando o Parlamento e o Executivo para moldarem uma legislação e políticas que atendam a seus interesses. Nos anos 1990, com a hegemonia do pensamento neoliberal se afirmando no Brasil, o governo orientou suas políticas para facilitar, ou amplificar, o processo de acumulação das grandes empresas.

BAVA,SilvioCaccia.Émuitodinheiro.LeMondeDiplomatiqueBrasil.SãoPaulo:Abril,a.7,n.74,set.2013,p.3.Editorial.Adaptado.

A análise do texto e os conhecimentos sobre as políticaseconômicas brasileiras e suas implicações possibilitamafirmar:

A) A autonomia do Banco Central é rejeitada peloneoliberalismo, razão pela qual no Brasil ela não foiadotada.

B) Os principais credores da dívida pública brasileirasão as corporações financeiras nacionais, porque asinternacionais são impedidas, por lei, de emprestardinheiroaoEstado.

C) Ocompromissocomosuperávitprimárionãoasseguraaoscredoresopagamentodoserviçodadívidapública,poisseuobjetivoprincipaléampliarasimportações.

D) AtaxaSelicserveparaassegurarrentabilidadeparaosinvestidoresquecompramtítulosdaDívidaPública.

E) OriscoeminvestirnoBrasilemtítulosdaDívidaPúblicasãoaltosemfunçãodasconstantescrisesdaeconomiamundial.

AscaracterísticasdobiomaemdestaqueeasconsequênciasdesuaexploraçãopermitemdeduzirqueA) éomaiorbiomadoPaís,nelepredominamasformações

mesófila,cujoclimaétropicaltípico.B) é o berço das águas das bacias hidrográficas aí

localizadas, tendo seu povoamento aumentado nasúltimasdécadas.

C) houve,comoavançodoagronegócio,aeliminaçãodoêxodoruraleademocratizaçãodapossedaterra.

D) utiliza na irrigação pivôs centrais, localizados distantesdas nascentes, o que não compromete os recursoshídricos.

E) incide em todas as regiões do País, é formado,principalmente, por latossolos e solos podzólicos,necessitandodecorreçãoparacomporumaterraviávelàagricultura.

B) Os impactos ambientais causados pela exploraçãodos combustíveis fósseis são menores na plataformacontinental do queno continente, porquenão rompeoequilíbriomarinho.

C) Asusinasnuclearessãosemelhantesastermoelétricas,diferenciando-se apenas na forma como vapor éproduzido.

D) OBrasilépioneironoprocessodeliquefaçãodocarvãomineral,sendodebaixocusto favoreceasexportaçõesparaoEstadosUnidos.

E) Asusinasnuclearesnecessitamdemaioresáreasparasuas instalações do que as de combustíveis fósseisporqueosequipamentosutilizadossãomaioresemaispesados.

FBD – Processo Seletivo de Prova Escrita – Primeiro Momento – 2018.2 – Prova com Questões Objetivas 15

Na sociedade de consumo, as estratégias publicitárias e a obsolescência planejada mantêm os consumidores presos em uma espécie de armadilha silenciosa, num modelo de crescimento econômico pautado na aceleração do ciclo de acumulação do capital (produção – consumo – mais produção).

PADILHA, Valquíria; BONIFÁCIO, Renata Cristina A. Obsolescência planejada:armadilha silenciosana sociedadede consumo.DiplomatiqueBrasil.SãoPaulo:Abril,a.7,n.74,set.2013,p.36-37.

Nessecontexto,pode-seinferirque

A) a necessidade de consumo é alimentada pelo créditofácilepelomarkentig.

B) a redução do tempo de vida dos bens de consumoduráveis objetiva maior controle de qualidade dosprodutos.

C) a obsolescência planejada não é danosa à sociedadeporqueelasóvisaodesenvolvimentotecnológico.

D) a consolidação da sociedade de consumo absorveua damão de obra disponível e possibilitou expressivamelhorariadaIDHnasregiõesperiféricas.

E) nasociedadedeconsumoosgrandesmotivadoresdasescolhaspessoaissãoasinstituiçõesdeensino.

ApartirdaRevoluçãoIndustrial,fatoreshistóricospassarama ter maior influência nas transformações do espaçogeográfico inclusive, entre o campo e a cidade. Taistransformaçõespossibilitaramacriaçãodenovosmétodosdeprodução,cultivoedistribuiçãodeprodutosoriundosdocampo.

Sobreossistemasagrícolas,pode-seafirmar:

A) Um sistema agrícola é sustentável quando osinvestimentosresultamemlucrosetodaasociedadesebeneficiadele,desconsiderandoasgeraçõesfuturas.

B) Oscinturõesverdeseasbaciasleiteirasestãorestritosaospaísescentrais,nelesocultivoéextensivoetodaaproduçãovisaabasteceromercadoexterno.

C) O sistema de jardinagem, omais utilizado naAméricaLatina, emprega numerosa mão de obra e utiliza atecnologiadeponta.

D) Osistemaplantationépolicultor,comproduçãovoltadaparaomercadoexterno, tem rendimentoaltodevidoàmecanização,mas noBrasil só é praticado naRegiãoSudeste.

E) na agricultura patronal a mão de obra é temporária econtratada,nelapredominamoscomplexosindústrias.

***

Área livre