primavera 2010 - tara dhatu - dance the goddess primavera.pdfprimavera 2010 amadas taras, a...

30
Primavera 2010 Amadas Taras, A primavera chegou! Tempo de renascimento e despertar! Vamos aproveitar a chegada da estação das flores para nos conectar mais com a abundância e a generosidade da Mãe Natureza. Ao apreciar toda essa beleza, perceba que ela é um reflexo da sua beleza interior! Que através das nossas práticas, possamos a cada dia nos tornar mais e mais dignas da natureza do lótus que floresce em nós. OM TARE!

Upload: vuongxuyen

Post on 11-Nov-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Primavera 2010

Amadas Taras,

A primavera chegou! Tempo de renascimento e despertar! Vamos aproveitar a chegada da estação das flores para nos conectar mais com a abundância e a generosidade da Mãe Natureza. Ao apreciar toda essa beleza, perceba que ela é um reflexo da sua beleza interior!

Que através das nossas práticas, possamos a cada dia nos tornar mais e mais dignas da natureza do lótus que floresce em nós.

OM TARE!

Tara dentro de nós, Tara ao nosso redor.

Tara nos elementos da água do mar, na terra de montanhas verdes , em ventos suaves, o sol ardente quente, e um céu tão azul e tão grande que pode desaparecer facilmente em seu espaço aberto. Os elementos na costa norte de Kauai estavam sempre presentes na sua nutrição e seu poder.

O Retiro de Tara Dhatu em Kauai em agosto deste ano foi uma experiência preciosa. A cada dia a prática da dança sublime de Tara se desenvolvia. Os dias passaram tão depressa. A cada dia nos aprofundávamos na prática, em nosso entendimento do dharma. Nós não estávamos prontos para sair no final do retiro .... Nós poderíamos ter dançado a mandala diariamente , muitos outros dias...

Anahata revelou algumas de suas danças. Ficamos especialmente encantados pela melodia de um canto havaiano que ela adaptou. Um dos momentos mais memoráveis ,do retiro para mim, foi quando o grupo cantou isso na "caverna molhada" um fenômeno natural muito perto do nosso acampamento. Para chegar à caverna molhada subimos uma escarpa bem íngreme e depois, descemos por uma ladeira até chegar a uma enorme caverna que está cheia de água cristalina. Eu tinha pedido a todos que sócantassem mantras enquanto nadávamos na caverna. O efeito das harmonias que ecoou pelas paredes da caverna enorme foram inesquecíveis. Os espíritos da natureza estavam muito felizes.

Todas as noites ,Bonney Meyer ,conduziu o grupo através de métodos de vocabulário da dança, preparando todos para coreografar os atributos de Tara.Phyllis Moisés compartilhou algumas técnicas de yoga interior, envolvendo as práticas de respiração profunda, os canais e os chakras.

Myri compartilhou as Oito Oferendas Preciosas. Ela também deixou claro que haviam professores seniores para liderar a classe iniciante.

Cada dia os diferentes níveis de professores/estudantes do programa Tara Dhatu encontrou comigo. Os mentores Nível 4 concordaram em formar um Conselho Internacional, que trabalha comigo e Parvatipara estabelecer as diretrizes do protocolo, e currículo para os professores e alunos do Programa. Nossa organização amadurece.

Foi uma delícia experimentar a beleza de nossa sanga. Tivemos representantesda Rússia, Nova Zelândia, Austrália, Israel, e, claro, nossa querida Myrirepresentando o Brasil.

Tara Dhatu realiza sua reunião anual no acampamento e este ano a idéia de uma Oração para o Festival de Tara realmente capturou a imaginação de todos. Cinco dias de oração, dança e mantra - oferecendo a Dança da Mandala doze vezes - é uma velha aspiração minha que pode ser realizada. Eu espero sermos capazes de trazer um grupo de brasileiros, quando isso acontecer.

Agora, os dias passam rapidamente.

Eu estou engajada em tantos projetos e aspirações. Voltarei ao Brasil em fevereiro. Estou ansiosa para a maravilha e a preciosidade da nossa conexão no coração da Deusa Mãe, Tara.

Com Amor,

“Da mesma forma que o tronco de uma árvore comumque jaz no solo das florestas das montanhas Malaya, absorve o perfume de sândalo das folhas úmidas e dos galhos, você também se assemelhará a quem você seguir.”

Patrul Rinpoche

Tive mais uma maravilhosa oportunidade de viajar para o Havai e participar de mais um retiro de Tara. Segui em direção á casa de Prema, nas montanhas de Maui, onde começamos a trabalhar em suas músicas e danças antigas, relacionadas ao darma: manjushri, Cherenzi de 1000 braços, Tara vermelha. Como tudo que tenho aprendido e desenvolvido com Prema, brotam de sua sabedoria e generosidade.

O retiro do Havai foi a mais bela chance que já tive de verrefletida a beleza divina, onde tudo parece estar em harmonia: ensinamentos, dança, cantos, a preciosidade dos encontros com as irmãs Taras do mundo inteiro, a beleza exuberante do local...

Prema como sempre esteve o tempo todo transmitindo os seus ensinamentos de forma clara e generosa. Uma parte dos ensinamentos foi através dos 5 elementos junto às Dakinis, meditação, visualização e recitação das silabas semente. Fazer essas práticas diretamente com os elementos na natureza, foi como emergir no espaço infinito, céu azul, oceano de luz, ventre da mãe terra, abundância, vento que trás a atividade, fogo da purificação e transformação. Entramos na terra pura de Tara. Na terra da beleza da nossa essência.

Partilhei ensinando as 8 Oferendas Preciosas e fizemos oferenda pública. Foi a primeira vez que a dança das 8 Oferendas foi oferecida àquele público. Verdadeiramente um presente ver as mulheres manifestando em corpo a beleza da deusa.

Nesta viagem, me propus a meditar de como sou grata por essa oportunidade de encontrar o mestre com suas qualidades, sabedoria, e com coração amoroso e compassivo como o de Prema. Ela partilhou os ensinamentos do Dharma como a pratica diária. Um ensinamento marcou o meu coração de forma ainda mais significativa: “a sabedoria e a compaixão são inseparáveis, assim como o Dorje e o Sino”. Práticas como a oferenda de mandala despertam em nós um dos Paramitas: a Generosidade. Dedicar a prática para pessoas e situações que temos dificuldades, modifica o nosso foco, e nos torna generosos em ação”. Por isso , quanto mais nos engajamos na práticade forma sincera, mais caminhamos em direção a manifestação de nossa verdadeira natureza.

Um texto de Patrul Rinpoche me inspirou durante a viagem. Olhando da varanda da casa de Prema vi o céu e o oceano se unindo, sem divisão, em unidade de amor, beleza, poder... infinitas possibilidades.Gratidão à Tara, à Prema, aos ensinamentos e a toda a Sangha, a todos que mantiveram a roda de Preces de Tara girando durante todo esse tempo e a todos que se mantêm comprometidos com a Mandala.

Com amor

O workshop de música em Salvador foi um sucesso em todos os níveis. Nós tivemos 18 participantes, mais a Gisele e eu.

O grupo incluiu músicos profissionais (graduados em universidade de música), musicoterapeutas, psicólogos, artistas, medicos, advogados, pessoas das Danças da Paz Universal e até mesmo donas de casa que nunca haviam tocado um instrumento antes.

Alguns deles , já previamente ,engajados na prática de Tara na Bahia, mas muitos outros nunca tinham ouvido falar de Tara ou das Danças da Paz Universal.

Então pode-se dizer que o grupo foi bem diverso, mas muito motivado e a minha tarefa de engajar cada um, com diferentes níveis de conhecimento e experiência, foi um desafio. Eles vieram com experiências diferentes e com diferentes expectativas, mas o que foi maravilhoso é que cada um encontrou o seu lugar, para contribuir com suas habilidades para a prática como um todo. Então o meu propósito de tornar tudo isso uma prática foi completo. Assim como o meu objetivo de cultivar uma atitude de não preferência com relação a dançar ou tocar foi alcançado, pois as pessoas se moveram com facilidade de um instrumento para outro, ou de um instrumento para a dança, mesmo aqueles que nunca tinham tocado ou dançado antes.

Todos usufruiram do processo de explorar e de trocar experiências. Os músicos mais experientes ajudaram os iniciantes a entenderem o processo. Em um certo momento cada pessoa tinha tocado algum instrumento e dançado.Eu sinto como se tivesse aberto a porta para muitas pessoas e elas perceberam logo no início do retiro que é possível se ter música ao vivo. Elas ficaram tão entusiasmadas com cada nível alcançado que no final do retiro já estavam planejando um curso nível dois e proclamando que esta era uma nova era para a dança na Bahia.É possível ver pelas fotografias a quantidade de instrumentos que Diana, Sandra e Andréconseguiram reunir, e eu atribuo grande parte do sucesso do retiro ao cuidado deles com o planejamento e a organização. Eles realmente atenderam todas as minhas solicitações e como resultado havia instrumentos em quantidade mais do que suficiente para compartilhar com todos os participantes.O fim se semana terminou com o grupo tocando toda a Música da Mandala, exatamente como em uma oferenda pública, incluindo desde o Mantra lento de Tara até as Danças da Paz Universal que costumamos fazer no final para celebrar!Eh Ma Ho! Que Tara gire na Bahia e sua música seja escutada ao longe!

Com amor,

Nos dias 23, 24 e 25 de julho, tivemos a alegria e grande benção de

ter Anahata Iradah conosco em Salvador, conduzindo uma vivência muito especial de música das Danças de Tara. Fomos agraciadas por estar dando nascimento a este trabalho, específico de músicas para a Mandala de Tara, o primeiro dado no mundo, segundo nos contou a própria Anahata. Durante o retiro em Brasília, tivemos a oportunidade de estarmos reunidas com Maria Aché e Anahatae expressamos o desejo de incluir a música ao vivo nas nossas práticas. Anahatatopou o desafio e materializamos nossso sonho!!! Os trabalhos começaram na sexta-feira à noite com uma seção aberta de Danças da Tara e Danças da Paz Universal. Foi uma noite linda. O local do encontro era o mesmo onde nós, do grupo de Tara na Bahia, sempre nos reunimos: o Espaço Ekovida.

Mas naqueles três dias de encontro o salão do espaço Ekovida estava diferente: mais belo, mais amplo, mais iluminado, mais colorido e espaçoso... Montamos o altar de Tara, como sempre, com a imagem da Grande Mãe, os panos verdes envolvendo o altar, as tigelas de Oferenda, velas, flores, e logo ali ao lado estavam todos os instrumentos que conseguimos durante as últimas semanas de preparativos do workshop: diversos tambores, jymbees, chocalhos, pandeiros, paus de chuva, sinos, um harmônio, flautas-doce... E ao redor do salão, vários violões!!! Realmente foi uma surpresa, até para nós mesmos, ver a quantidade de instrumentos que conseguimos (emprestado) para esse trabalho. Uma abundância de instrumentos!!!

Na noite de sexta, estavam presentes alguns convidados que nuncahaviam ouvido falar de Tara ou, se já haviam ouvido falar, nunca haviam dançado antes, além de, é claro, o nosso grupo de Tara da Bahia, dançarinas devotas da Divina Mãe, e nosso querido Protetor... Fomos conduzidos suave e amorosamente por nossa Mestra Anahata, seus ensinamentos, antes de cada dança, o lindo som do seu violão e sua voz, e também o toque firme e preciso do tambor vindo das mãos de Gisele. Dançamos algumas danças já conhecidas do grupo e outras danças novas, a energia era visivelmente poderosa e amorosa, resplandecia o brilho no olhar de cada um, o encantamento e alegria de todos! Anahata falou um pouco sobre a história da música e sobre a nossa conexão com o divino através da música. Encerramos a noite com o mantra de Tara, dançamos os três movimentos, e a vibração emanada naquele instante foi incrivelmente forte e bela!

No sábado pela manhã, iniciamos com algumas danças e em seguida tivemos uma aula sobre a afinação aberta do violão. Como tínhamos muitos violões disponíveis, muitos que nunca tinham tocado antes puderam experimentar os acordes fáceis e belos da afinação em C C G C C G (Dó Dó Sol Dó Dó Sol). Tínhamos no nosso grupo a presença de um professor graduado em violão (que desconhecia e se encantou com a afinação aberta ensinada por Anahata!), e dois outros músicos que também deram um grande suporte ao grupo e puderam apreender muito do que foi ensinado para o violão. À tarde, Anahata focou outros instrumentos: a swarsangan, o harmônio e a percussão. Foi muito bonito ver cada um se afeiçoando a um instrumento, perdendo o medo de se expressar através da música, conhecendo novos sons até então desconhecidos, e descobrindo seu próprio potencial!!

Ainda no sábado pudemos iniciar algumas músicas: Shantideva, a Dança das Qualidades, Refúgio, Bodhicitta e a Dança das 21 Preces de Tara. No final da tarde, fizemos algumas Danças da Paz Universal. Alguns dançaram e outros tocaram!

No domingo, Anahata focou com mais detalhes a Dança das Qualidades e a Dança das 21 Preces de Tara, cada momento de transição da música, o final de cada frase, as passagens de andamento do lento para o rápido, os contornos da Terra Pura de Tara e a energia de cada uma das Taras e suas qualidades. Depois, dividimos o grupo entre músicos e dançarinos, e fizemos a prática longa, Sandra conduzindo a Mandala das 21 Preces de Tara e Anahata conduzindo os músicos! Foi um dos momentos mais lindos e poderosos do nosso workshop!!!

Poder fazer a nossa prática de Tara com música ao vivo, essa era a nossa maior aspiração. Sabemos o quão poderosa é a energia dos sons que emanam das nossas vozes e dos instrumentos, como a música pode aprofundar nossa conexão com o sagrado, com a beleza e essência de cada um, e com a nossa conexão com Tara!

Esses dias com Anahata foram mágicos e representaram para nós a passagem por um novo portal sagrado, o início de uma nova era para o grupo de Tara na Bahia. Que essas sementes de luz brotem, se multipliquem, e que mais grupos da Mandala de Tara no mundo possam se beneficiar desta dádiva!!!!

Anahata, querida Mestra, que as palavras que te receberam nesta Terra, que é chamada carinhosamente de Bahia de Todos os Santos: "Você estáchegando na sua casa, na sua família", seja a chave que abre as portas desta imensa casa que é o Universo, e que você receba agora o abraço da grande família cósmica!!!!

Om Tare Tutare Ture Soha!!!

Salvador, 01/08/2010.

Oi Maria,Espero que esteja bem.Estivemos reunidas na segunda feira passada para a pratica dançada da mandala de Tara.Foi maravilhoso! Mais uma vez foi Giusa quem conduziu. Fizemos um altar muito lindo com imagens, fotos, velas, flores, incenso e frutas. Ficou muito lindo. Infelizmente, mais uma vez, não tiramos fotos.O grupo foi pequeno, apenas 7 mulheres,mas com energia vibrante, intensa e com o compromisso de realizarmos a prática sempre nas ultimas segundas feira do mês. Esse é também um grupo muito estudioso, nas outras três segundas do mês nos reunimos para conversar sobre nossas práticas, lemos "Introdução ao Tantra do Lama Yeshe" , recitamos mantras e fazemos a dedicação. É sem dúvida um grupo muito especial e cheio de energia.Estou encaminhando também para Giusa e Cida, que como participantes do programa, com certeza terão mais a dizer.Meninas, Maria está solicitando notícias para o Tarayana, não deixem de mandar notícias.Um beijo com carinho,

Até pensei que iria te encontrar em Salvador agora neste outubro

que está na porta, mas estarei no Ceará a serviço e só chegarei em Recife sábado, dia 9/10.

Mas você sempre está por perto, no canto do Juremar na nossa clareira em Chã Grande, na voz que nos conduz do CD na Mandala. Sabe que dá pra ver quando você diz algo sorrindo no CD? E quando você diz com seu enorme coração compassivo, vejo o amor em seus olhos quando você canta. E quando é com toda força e poder. Obrigada!

Não tenho palavras para falar desta conexão tão linda que sinto com você , minha mestra da Mandala da Tara! E olhe que sou bem ruinzinhapara escrever mas, ainda assim, sinto uma forte conexão, firme e também leve.

Olhe, em Novembro Myriangela virá aqui para nos conduzir na Mandala. Estou querendo convidar o pessoal de João Pessoa, que mora aqui tão pertinho para vir também. Você tem os e-mails delas?

Um beijo grande e um abraço bem comprido! ( Quer saber? Estou com saudades. Você bem que podia dar uma esticadinha e nos visitar. Vai estar tão pertinho!!!! Pense, quem sabe dá!)

Mais um beijo!

Oi Maria linda!

Hoje dançamos a Mandala, Tara , nos iluminando e foi uma linda noite, tão feliz! Foi minha estréia conduzindo o grupo e foi muito precioso. O altar tem ficado tão lindo! Com esta noite, são três vezes que dançamos, sempre nas últimas segundas de cada mês. Nas outras segundas estudamos o "livrinho" e o livro de Lama YesheIntrodução ao Tantra. Giuzatambém está maravilhosa e ficando cada vez mais linda e na verdade todo o grupo estácrescendo em sintonia e avançando na concentração meditativa e na oferenda.

Tara Verde é uma Bodhisattva gentil e sincera, é a estrela guia e a protetora atuando nos recantos mais profundos de nossa mente.A dinâmica Tara Verde, cor associada com o vento que indica movimento e também Karma, supera todos os obstáculos e salva os seres de situações perigosas.Ela nos oferece sua mão para nos elevar a uma montanha de qualidades de iluminação.Sua mão esquerda está em um mudra de conceder refúgio.Sua mão direita está numa postura chamada Dádiva Suprema, simbolizando sua habilidade de suprir os seres, quaisquer que sejam os seus desejos.Sua perna direita está ligeiramente adiante indicando que está pronta para ação, sua perna esquerda recolhida indica sua renúncia das paixões mundanas.Ela nos proporciona dádivas relativas, com as palma da mão virada para cima e/ou supremas,com a palma da mão virada para frente.Ela leva os três lótus:um botão, um meio aberto e um totalmente desabrochado.Tara está sentada sobre um lótus.

Querida Maria,

Estou enviando o texto que escrevi para o Tarayana que você já deve estar fechando e arrumando as malinhas...na maior correria.Dá uma olhadinha e se precisar alterar alguma coisa me fala,tá? Saudades,Bjks,

Queridas irmãs,

mais uma vez renovo meus votos em Tara, Sabedoria, Compaixão e Poder, diante de vós.

Nesta estação de lindos céus azuis e noites mais brilhantes, continuei minha prática quinzenal com meu grupo aqui de Floripa. Percebi nesta estação reflexiva, um silêncio interior mais profundo e estou experimentando os poderes que a prática pessoal diária nos trás ( diligência, né Leila !). Inspirada por esta experiência mágica e poderosa, troquei o dia da semana da nossa prática para os sábados, assim mais pessoas podem se beneficiar. Sinto que agora com a chegada da primavera, novos rebentos irão florescer nesse jardim.

Tive , também , a oportunidade de participar de uma oferenda da Mandala. Nos reunimos ,um final de semana na pousada da Mara, para nos prepararmos. Na companhia das mais variadas Taras, como flores num jardim, desfrutei de momentos de empoderamento mútuo, insightse amizade. Na guiança da bela, dócil e sensível Andressa, fomos preparadas e fizemos uma bela e poderosa Mandala, OM TARE!

Inspirada a cada dia com a energia dessa Mandala de Luz, desejo que espalhemos esta luz em todas as direções e a todos os seres, e que nessa primavera além de contemplar as flores, quero abraçar árvores e extrair a alegria das coisas singelas. Façamos de nossas vidas uma grande festa no palco da existência onde a alegria está sempre presente. Que venha a Primavera !

Eu sou Tara, meu nome é

Luz, paz e amor...

As práticas que acontecem no Sitio dos Tucanos/ Açores sob a condução de Andrea Alvin passam a acontecer aos sábados quinzenalmente -informações: [email protected]

Imensa alegria em estarmos juntas mais uma vez na edição Tarayana de Primavera 2010, como encontro de fortalecimento

na nossa caminhada espiritual.

Dedicamos as bençãos desta preciosa oportunidade a: Mestra Prema Dasara e a todos os professores do Dharma, Myridakini, Maria Aché, amada Leila, Marge, ao Jonatan pelo seu incansável apoio, a todas as Taras do Brasil e do Mundo, toda a nossa interconexão, nossa família, nossos amigos, ao Planeta Terra incluindo as plantas, os animais, as águas, que as bênçãos deste encontro se expandam em todas as Direções!

Todos os anos na entrada da primavera , fazemos uma oferenda aqui no Rio de Janeiro, dedicada à Mãe Terra. É sempre uma prática interna muito poderosa e a cada ano , mais íntima e mais bonita.

Celebramos nossa amizade, nossa capacidade de dar refúgio uns aos outros como Sangha, dedicamos os méritos a todas as mães e a sua capacidade de acolhimento e amor incondicional. Nos conectamos com a Grande Mãe Tara, que atende todas as necessidades, para que possamos seguir no caminho sagrado, até atingirmos o coração iluminado.

Foi uma oferenda linda! Concentrada e alegre, ao mesmo tempo! Partilhamos com nossos protetores o espaço para dançar os atributos na luz do coração da Divina Tara. E dançamos em êxtase e felicidade, dissolvendo obstáculos , purificando a mente-coração.

Foi um dia abençoado, que começou no mercado escolhendo as flores para o nosso altar e para enfeitar nossas cabeças com coroas de flores naturais, simbolizando o florescimento das nossas consciências.Como é bom trazer o senso de sagrado para as atividades comuns e cotidianas.

Finalizamos brindando com vinho consagrado para conduzir, a cada parte de nossos corpos, a memória energética dos atributos dançados naquela noite luminosa. E nos reconhecemos mais maduros, com uma beleza interior que irradia, muito mais firmes no caminho , um pouco mais sábios e muito mais compassivos!!!! OM TARE!

AAAAlllléééém do externo de uma apresentam do externo de uma apresentam do externo de uma apresentam do externo de uma apresentaçççção teatral numa Mostra de Teatro promovida ão teatral numa Mostra de Teatro promovida ão teatral numa Mostra de Teatro promovida ão teatral numa Mostra de Teatro promovida

pela secretaria de cultura de Bento Gonpela secretaria de cultura de Bento Gonpela secretaria de cultura de Bento Gonpela secretaria de cultura de Bento Gonççççalves, ou da beleza estalves, ou da beleza estalves, ou da beleza estalves, ou da beleza estéééética que emocionou as pessoas tica que emocionou as pessoas tica que emocionou as pessoas tica que emocionou as pessoas presentes, a presentes, a presentes, a presentes, a ““““MandalaMandalaMandalaMandala””””, foi um processo interno, batalhado, vivido diariamente, onde a, foi um processo interno, batalhado, vivido diariamente, onde a, foi um processo interno, batalhado, vivido diariamente, onde a, foi um processo interno, batalhado, vivido diariamente, onde aos poucos fui os poucos fui os poucos fui os poucos fui me autorizando, me dando chances e oportunidades, me reconstruinme autorizando, me dando chances e oportunidades, me reconstruinme autorizando, me dando chances e oportunidades, me reconstruinme autorizando, me dando chances e oportunidades, me reconstruindo, me reconhecendo forte do, me reconhecendo forte do, me reconhecendo forte do, me reconhecendo forte novamente, alimentando algo que ficou cozinhando dentro de mim pnovamente, alimentando algo que ficou cozinhando dentro de mim pnovamente, alimentando algo que ficou cozinhando dentro de mim pnovamente, alimentando algo que ficou cozinhando dentro de mim por muito tempo.or muito tempo.or muito tempo.or muito tempo.Nos Nos Nos Nos úúúúltimos dias de dezembro do ano de 2008, (eu jltimos dias de dezembro do ano de 2008, (eu jltimos dias de dezembro do ano de 2008, (eu jltimos dias de dezembro do ano de 2008, (eu jáááá estava prestes a me mudar pro Sul e nem estava prestes a me mudar pro Sul e nem estava prestes a me mudar pro Sul e nem estava prestes a me mudar pro Sul e nem sabia), fui convidada por uma amiga a participar de uma sessão dsabia), fui convidada por uma amiga a participar de uma sessão dsabia), fui convidada por uma amiga a participar de uma sessão dsabia), fui convidada por uma amiga a participar de uma sessão de descarrego com pe descarrego com pe descarrego com pe descarrego com póóóólvora num lvora num lvora num lvora num centro de umbanda no Rio. Quando sacentro de umbanda no Rio. Quando sacentro de umbanda no Rio. Quando sacentro de umbanda no Rio. Quando saíííí da sala , na casa onde foi realizada a sessão, fui para um da sala , na casa onde foi realizada a sessão, fui para um da sala , na casa onde foi realizada a sessão, fui para um da sala , na casa onde foi realizada a sessão, fui para um ppppáááátio, onde caiu me nos ptio, onde caiu me nos ptio, onde caiu me nos ptio, onde caiu me nos péééés uma manga. Olhei em volta e não tinha ningus uma manga. Olhei em volta e não tinha ningus uma manga. Olhei em volta e não tinha ningus uma manga. Olhei em volta e não tinha ninguéééém perto de mim . Eu m perto de mim . Eu m perto de mim . Eu m perto de mim . Eu estava sestava sestava sestava sóóóó. Achei aquilo tão auspicioso, pensei que a manga fosse um prese. Achei aquilo tão auspicioso, pensei que a manga fosse um prese. Achei aquilo tão auspicioso, pensei que a manga fosse um prese. Achei aquilo tão auspicioso, pensei que a manga fosse um presente e a levei para casa. Na nte e a levei para casa. Na nte e a levei para casa. Na nte e a levei para casa. Na manhã seguinte a saboreei. Era uma fruta madura e muito doce. manhã seguinte a saboreei. Era uma fruta madura e muito doce. manhã seguinte a saboreei. Era uma fruta madura e muito doce. manhã seguinte a saboreei. Era uma fruta madura e muito doce. SaborosSaborosSaborosSaborosííííssimassimassimassima. Durante muito . Durante muito . Durante muito . Durante muito tempo fiquei pensando naquele fruto maduro que caiu aos meus ptempo fiquei pensando naquele fruto maduro que caiu aos meus ptempo fiquei pensando naquele fruto maduro que caiu aos meus ptempo fiquei pensando naquele fruto maduro que caiu aos meus péééés nos s nos s nos s nos úúúúltimos dias de 2008, e o ltimos dias de 2008, e o ltimos dias de 2008, e o ltimos dias de 2008, e o que aquilo queria me dizer.que aquilo queria me dizer.que aquilo queria me dizer.que aquilo queria me dizer.

OOOO tempo passou promovendo muitas mudantempo passou promovendo muitas mudantempo passou promovendo muitas mudantempo passou promovendo muitas mudançççças, algumas jamais as, algumas jamais as, algumas jamais as, algumas jamais

pensadas, muitas dores, desilusões e reclamapensadas, muitas dores, desilusões e reclamapensadas, muitas dores, desilusões e reclamapensadas, muitas dores, desilusões e reclamaçççções por ter deixado meus amados ões por ter deixado meus amados ões por ter deixado meus amados ões por ter deixado meus amados amigos tão longe. Mas como o tempo cura tudo, neste ano de 2010 amigos tão longe. Mas como o tempo cura tudo, neste ano de 2010 amigos tão longe. Mas como o tempo cura tudo, neste ano de 2010 amigos tão longe. Mas como o tempo cura tudo, neste ano de 2010 quando quando quando quando comecei a dar aulas de teatro, pude finalmente perceber o que a comecei a dar aulas de teatro, pude finalmente perceber o que a comecei a dar aulas de teatro, pude finalmente perceber o que a comecei a dar aulas de teatro, pude finalmente perceber o que a fruta agora madura fruta agora madura fruta agora madura fruta agora madura estava me mostrando e entender a sua chegada e o seu sabor.estava me mostrando e entender a sua chegada e o seu sabor.estava me mostrando e entender a sua chegada e o seu sabor.estava me mostrando e entender a sua chegada e o seu sabor.

A A A A MandalaMandalaMandalaMandala de Histde Histde Histde Históóóórias faz parte desse processo, uma boa idrias faz parte desse processo, uma boa idrias faz parte desse processo, uma boa idrias faz parte desse processo, uma boa idééééia que ia que ia que ia que passou por muitos ciclos e parava sempre no mesmo lugar: a passou por muitos ciclos e parava sempre no mesmo lugar: a passou por muitos ciclos e parava sempre no mesmo lugar: a passou por muitos ciclos e parava sempre no mesmo lugar: a autoautoautoauto----baixobaixobaixobaixo----estimaestimaestimaestima, , , , uma doenuma doenuma doenuma doençççça do meu ego. Depois de muitas crises e dois momentos depressivoa do meu ego. Depois de muitas crises e dois momentos depressivoa do meu ego. Depois de muitas crises e dois momentos depressivoa do meu ego. Depois de muitas crises e dois momentos depressivos s s s fortes, finalmente reencontrando a alegria e a forfortes, finalmente reencontrando a alegria e a forfortes, finalmente reencontrando a alegria e a forfortes, finalmente reencontrando a alegria e a forçççça com a ajuda das flores. A a com a ajuda das flores. A a com a ajuda das flores. A a com a ajuda das flores. A MandalaMandalaMandalaMandala floresceu.floresceu.floresceu.floresceu.

Fiquei feliz de perceber o quanto Fiquei feliz de perceber o quanto Fiquei feliz de perceber o quanto Fiquei feliz de perceber o quanto éééé posspossposspossíííível e necessvel e necessvel e necessvel e necessáááário este rio este rio este rio este mergulho. Mergulho em tudo que ficou para trmergulho. Mergulho em tudo que ficou para trmergulho. Mergulho em tudo que ficou para trmergulho. Mergulho em tudo que ficou para tráááás sem resolver, fams sem resolver, fams sem resolver, fams sem resolver, famíííília, trabalho, lia, trabalho, lia, trabalho, lia, trabalho, estudos e amores. Perceber o quanto eu precisava recuperar de miestudos e amores. Perceber o quanto eu precisava recuperar de miestudos e amores. Perceber o quanto eu precisava recuperar de miestudos e amores. Perceber o quanto eu precisava recuperar de mim mesma nestas m mesma nestas m mesma nestas m mesma nestas relarelarelarelaçççções familiares, agradecer e ser abenões familiares, agradecer e ser abenões familiares, agradecer e ser abenões familiares, agradecer e ser abenççççoada por quem me deu a vida e o quanto oada por quem me deu a vida e o quanto oada por quem me deu a vida e o quanto oada por quem me deu a vida e o quanto isso tudo tem me potencializado.isso tudo tem me potencializado.isso tudo tem me potencializado.isso tudo tem me potencializado.

Eu tinha a ilusão de que voltar a morar no Sul fosse algum tipo Eu tinha a ilusão de que voltar a morar no Sul fosse algum tipo Eu tinha a ilusão de que voltar a morar no Sul fosse algum tipo Eu tinha a ilusão de que voltar a morar no Sul fosse algum tipo de de de de morte, talvez tenha sido mesmo, uma morte necessmorte, talvez tenha sido mesmo, uma morte necessmorte, talvez tenha sido mesmo, uma morte necessmorte, talvez tenha sido mesmo, uma morte necessáááária. A morte de uma menina ria. A morte de uma menina ria. A morte de uma menina ria. A morte de uma menina sonhadora. Mas , como depois de toda morte hsonhadora. Mas , como depois de toda morte hsonhadora. Mas , como depois de toda morte hsonhadora. Mas , como depois de toda morte háááá o renascimento, posso dizer que o o renascimento, posso dizer que o o renascimento, posso dizer que o o renascimento, posso dizer que o que estque estque estque estáááá renascendo renascendo renascendo renascendo éééé bem mais forte e maduro. Estou vivendo um momento bem mais forte e maduro. Estou vivendo um momento bem mais forte e maduro. Estou vivendo um momento bem mais forte e maduro. Estou vivendo um momento incrincrincrincríííível de potencialidade artvel de potencialidade artvel de potencialidade artvel de potencialidade artíííística. Desenvolvendo oficinas teatrais com diferentes stica. Desenvolvendo oficinas teatrais com diferentes stica. Desenvolvendo oficinas teatrais com diferentes stica. Desenvolvendo oficinas teatrais com diferentes grupos com alunos dos 9 aos 75 anos, dirigindo, escrevendo, estugrupos com alunos dos 9 aos 75 anos, dirigindo, escrevendo, estugrupos com alunos dos 9 aos 75 anos, dirigindo, escrevendo, estugrupos com alunos dos 9 aos 75 anos, dirigindo, escrevendo, estudando, atuando e dando, atuando e dando, atuando e dando, atuando e dandandandanççççando. ando. ando. ando. Toda esta longa gestaToda esta longa gestaToda esta longa gestaToda esta longa gestaçççção deu vida ão deu vida ão deu vida ão deu vida àààà ““““MandalaMandalaMandalaMandala de Histde Histde Histde Históóóóriasriasriasrias””””, onde me permito pela , onde me permito pela , onde me permito pela , onde me permito pela primeira vez estar sozinha em cena. Sozinha mas muito bem acompaprimeira vez estar sozinha em cena. Sozinha mas muito bem acompaprimeira vez estar sozinha em cena. Sozinha mas muito bem acompaprimeira vez estar sozinha em cena. Sozinha mas muito bem acompanhada. nhada. nhada. nhada.

Compartilhando com o pCompartilhando com o pCompartilhando com o pCompartilhando com o púúúúblico estas belas histblico estas belas histblico estas belas histblico estas belas históóóórias que contam e rias que contam e rias que contam e rias que contam e encantam os coraencantam os coraencantam os coraencantam os coraçççções. Ouvindo de algumas pessoas que ões. Ouvindo de algumas pessoas que ões. Ouvindo de algumas pessoas que ões. Ouvindo de algumas pessoas que ““““as histas histas histas históóóórias ainda estão rias ainda estão rias ainda estão rias ainda estão cozinhando aqui dentrocozinhando aqui dentrocozinhando aqui dentrocozinhando aqui dentro””””. Como a f. Como a f. Como a f. Como a fáááábula mitolbula mitolbula mitolbula mitolóóóógica que fala da criagica que fala da criagica que fala da criagica que fala da criaçççção do homem, ão do homem, ão do homem, ão do homem, e a histe a histe a histe a históóóória do homem que não percebe a vida com suas maravilhosas ria do homem que não percebe a vida com suas maravilhosas ria do homem que não percebe a vida com suas maravilhosas ria do homem que não percebe a vida com suas maravilhosas oportunidades, ou a reconstruoportunidades, ou a reconstruoportunidades, ou a reconstruoportunidades, ou a reconstruçççção do amor verdadeiro atravão do amor verdadeiro atravão do amor verdadeiro atravão do amor verdadeiro atravéééés da mulher esqueleto, s da mulher esqueleto, s da mulher esqueleto, s da mulher esqueleto, as emoas emoas emoas emoçççções soltas pela caixa da Pandora e a saga de ões soltas pela caixa da Pandora e a saga de ões soltas pela caixa da Pandora e a saga de ões soltas pela caixa da Pandora e a saga de YunusYunusYunusYunus EmrEmrEmrEmréééé ---- um homem que um homem que um homem que um homem que um cego iluminou.um cego iluminou.um cego iluminou.um cego iluminou.SerSerSerSeráááá que o pque o pque o pque o púúúúblico vai entender? Em Bento Gonblico vai entender? Em Bento Gonblico vai entender? Em Bento Gonblico vai entender? Em Bento Gonççççalves? Uma cidade do interior do alves? Uma cidade do interior do alves? Uma cidade do interior do alves? Uma cidade do interior do Rio Grande do Sul? Uma louca vendedora de sombrinhas e de sonhosRio Grande do Sul? Uma louca vendedora de sombrinhas e de sonhosRio Grande do Sul? Uma louca vendedora de sombrinhas e de sonhosRio Grande do Sul? Uma louca vendedora de sombrinhas e de sonhos, falando de , falando de , falando de , falando de morte, percepmorte, percepmorte, percepmorte, percepçççção, paciência, iluminaão, paciência, iluminaão, paciência, iluminaão, paciência, iluminaçççção? Sim. Entendeu, sorriu, gargalhou, chorou. ão? Sim. Entendeu, sorriu, gargalhou, chorou. ão? Sim. Entendeu, sorriu, gargalhou, chorou. ão? Sim. Entendeu, sorriu, gargalhou, chorou. Uma aluna de quase setenta anos me lembrou algo que eu disse a eUma aluna de quase setenta anos me lembrou algo que eu disse a eUma aluna de quase setenta anos me lembrou algo que eu disse a eUma aluna de quase setenta anos me lembrou algo que eu disse a ela em aula: la em aula: la em aula: la em aula: ““““não não não não precisa explicar muito, o pprecisa explicar muito, o pprecisa explicar muito, o pprecisa explicar muito, o púúúúblico blico blico blico éééé muito inteligentemuito inteligentemuito inteligentemuito inteligente””””....

Assim Assim Assim Assim éééé, e como nada , e como nada , e como nada , e como nada éééé por acaso, depois de um processo tão longo por acaso, depois de um processo tão longo por acaso, depois de um processo tão longo por acaso, depois de um processo tão longo de mortes e renascimentos, vamos ter agora em outubro a 1de mortes e renascimentos, vamos ter agora em outubro a 1de mortes e renascimentos, vamos ter agora em outubro a 1de mortes e renascimentos, vamos ter agora em outubro a 1ªªªª MandalaMandalaMandalaMandala de Tara em de Tara em de Tara em de Tara em Bento GonBento GonBento GonBento Gonççççalves. E seralves. E seralves. E seralves. E seráááá na primavera com todo seu perfume, colorido e na primavera com todo seu perfume, colorido e na primavera com todo seu perfume, colorido e na primavera com todo seu perfume, colorido e exuberância. Num lindo recipiente, pronto para receber toda essaexuberância. Num lindo recipiente, pronto para receber toda essaexuberância. Num lindo recipiente, pronto para receber toda essaexuberância. Num lindo recipiente, pronto para receber toda essa ddddáááádiva. diva. diva. diva.

Bem ! Agora, quando as mangas voltam a ficar docinhas e maduras Bem ! Agora, quando as mangas voltam a ficar docinhas e maduras Bem ! Agora, quando as mangas voltam a ficar docinhas e maduras Bem ! Agora, quando as mangas voltam a ficar docinhas e maduras ............Com amor, Com amor, Com amor, Com amor,

1. MyriDakini - mentora sênior – nível 4

2. Gisele L’abbate - mentora - nível 3

3. Maria Teresa Lima ( Tetê) - professora - nível 3E-mail: [email protected]

4. Adriana Mendes ( Abha) – professora nível 1 E-mail: [email protected]

5. Rachana – professora nível 1

E-mail: [email protected]

6. Rosangela ( Rosa) – professora nível 1

E-mail: [email protected]

Práticas regularesLocal: Espaço OM TAREW3 Sul Quadra 506, bloco A, nº 19, sala 102Contato : 8116-9670 // 3343-3968E-mail: [email protected]

7. Marta Georgia Sena- professora nível 1Fone: (084) 9119-6444Email: [email protected]

Prática de Tara Verde e Danças da Paz UniversalLocal: Condomínio Mansões Colorado, DF 001, km 1Conjunto E, casa 5 - Sobradinho, Brasília, DFContato: Gisele (61) 8118-2222E-mail: [email protected]

6. Edna Nishino – professora nível 1E-Mail: [email protected]

7. Leila Carvalho – professora nível 1E-mail: [email protected]

8. Bernadete Brandão – professora nível 1E-mail: [email protected]

9. Rose Gimenez – professora nível 1

E-mail: [email protected]

10. Daniela Reichert – professora nível 1

E-mail: [email protected]

11.Andressa Maria – mentora – professora nível 3

12. Gisele Rodrigues – professora nível 2E-mail: [email protected]

13.Andréa Moraes – professora nível 1

14.Mara Barcelos – professora nível 1 E-mail: [email protected]

15. Tai Carvalho – professora nível 1 E-mail: [email protected]

16. Liliete – professora nível 1E-mail: [email protected]

Local: Espaço Holístico ParamitaEndereço: R. Visconde do Rio Branco, 84 bairro: Mercestel: (41) 3018-5056

Curitiba – Paraná

Local Escola de Danças do Oriente Yasmin MeeraRua José Henriques Veras, 386 – sala 2 Lagoa da Conceição Flopis - SC (rua do Bco do Brasil)E-mail: [email protected]

Pratica regular Local: Sítio dos Tucanos.E-mail: [email protected]

Prática Regular

quartas-feiras , às 19:00 Rua Fernandes Vieira 553, Bairro Bom Fim.

21. Leila Francischelli – mentora sênior – nível 4

E-mail: [email protected]

22. Isabel Azevedo – professora nível 3

E-mail: [email protected]

23. Lia Mara – professora nível 2

E-mail: [email protected]

24. Andréia Mara – professora nível 2

E-mail: [email protected]

17. Milena Nunes – professora nível 1E-mail: [email protected]

18. Cristina BonettiE-mail: [email protected]

19. Angela Duvivier – professora nível 1

E-mail: [email protected]

20. Isabel Carneiro – professora nível 1

E-mail: [email protected]

25. Tatyana Araujo de Lima – prof. nível 1E-mail: [email protected]

26. Natália Barella – prof. Nível 1E-mail: [email protected]

25. Maria Aché – mentora senior – nível 4

26. Angelis de Maria – professora nível 2

27. Magno – professor nível 2E-mail: [email protected]

28. Roberta Guimarães - professora nível 1E-mail: [email protected]

29. Albania – professora nível 1E-mail: [email protected]

30. Silvia Góes – professora nível 1E-mail : [email protected]

31. Cida – professora nível 1E-mail: [email protected]

32. Giuza – professora nível 1E-mail: [email protected]

Prática de lua cheia – uma vez por mêsLocal: Estudio Maria AchéAv. Treze de Maio, 23 – salas 725/726. Centro.E-mail: [email protected]

Prática regular mensal

Local : Shoping Las Palmas. Av das Américas, 8505-sala 226. Barra da Tijuca.E-mail: [email protected]

Práticas Regulares

Local: Corpo Vida

Rua das Graças, 68

E-mail: [email protected]

31. Aradna Novaes – professora nível 3E-mail : [email protected]

32. Sandra Bonfim – professora nível 3 E-mail: [email protected]

33.Diana Barros – professora nível 2E-mail: [email protected]

34.André – professor nível 1E-mail: [email protected]

35. Maiana Galvão (Kokila) – professora nível 1E-mail: [email protected]

35. Marly Pedra – professora nível 1

E-mail: [email protected]

36. Sonia Bosco – professora nível 1

E-mail: [email protected]

37. Gláucia Taraka – professora nível 1

E-mail: [email protected]

Espaço EkovidaRua Afonso Rui de Souza, 554 Itaigara Salvador Encontros para prática curtasempre na segunda e quarta, segunda- feiras do mês.

Prática longa- encontro mensal sábado a tarde

Argentina

de 1 a 3 de outubroRetiro de Tarade 7 a 11 de outubro3 Encontro de Mulheres SulAmerica

16 e 17 de outubroOferenda das Danças de PremaOficina “As 8 Oferendas Preciosas”condução das práticas: Myriangela Navescontato: 61 8116-9670e-mail: [email protected]

Florianópolis

9 de outubroDança das 8 Oferendas Preciosas na presença do Lama Samten

Condução da prática: Andressa MariaLocal: Cebb Florianópolis, 17hContato: [email protected]

Salvador

Dia 10 de outubro Oferenda PúblicaMandala das 21 Preces de Tara

condução da prática: Sandra Bonfimcontato: Diana : [email protected]

Sandra Bonfim :[email protected]

Florianópolis

20 de outubroOferenda de Mandala de Tarana presença do Lama Gelek

Local: Yogashala Florianópolis - 18:30hContato: [email protected]

Recife

NovembroOficina de Coreografiascondução da prática : Myriangela Navescontato: 61 8116-9670e-mail: [email protected]

Brasília12 de dezembroOferenda de Mandala de Taracondução da prática: Myriangela Navescontato: 61 8116-9670

e-mail: [email protected]

Amada Amada Amada Amada SanghaSanghaSanghaSangha,,,,

A partir desse nA partir desse nA partir desse nA partir desse núúúúmero do mero do mero do mero do nosso nosso nosso nosso TarayanaTarayanaTarayanaTarayana, passo a incluir , passo a incluir , passo a incluir , passo a incluir trechos do livro da nossa trechos do livro da nossa trechos do livro da nossa trechos do livro da nossa amada mestra Prema amada mestra Prema amada mestra Prema amada mestra Prema DasaraDasaraDasaraDasara ––––““““Vivendo o SonhoVivendo o SonhoVivendo o SonhoVivendo o Sonho””””, como , como , como , como inspirainspirainspirainspiraçççção e material de ão e material de ão e material de ão e material de trabalho nos grupos trabalho nos grupos trabalho nos grupos trabalho nos grupos conduzidos pelas professoras conduzidos pelas professoras conduzidos pelas professoras conduzidos pelas professoras do Programa Tara do Programa Tara do Programa Tara do Programa Tara DhatuDhatuDhatuDhatu. Penso . Penso . Penso . Penso que assim, estarei contribuindo que assim, estarei contribuindo que assim, estarei contribuindo que assim, estarei contribuindo para unificar os textos para unificar os textos para unificar os textos para unificar os textos utilizados no programa, que utilizados no programa, que utilizados no programa, que utilizados no programa, que têm em Prema sua têm em Prema sua têm em Prema sua têm em Prema sua guianguianguianguianççççaaaamaior.maior.maior.maior.

OOOO livro livro livro livro éééé uma publicauma publicauma publicauma publicaçççção independente , de Prema ão independente , de Prema ão independente , de Prema ão independente , de Prema DasaraDasaraDasaraDasara, com o apoio de , com o apoio de , com o apoio de , com o apoio de

Tara Tara Tara Tara DhatuDhatuDhatuDhatu, a organiza, a organiza, a organiza, a organizaçççção que sustenta a linhagem da prão que sustenta a linhagem da prão que sustenta a linhagem da prão que sustenta a linhagem da práááática da Dantica da Dantica da Dantica da Dançççça a a a MandalaMandalaMandalaMandala das 21 Preces de Tara.das 21 Preces de Tara.das 21 Preces de Tara.das 21 Preces de Tara.Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados àààà Prema Prema Prema Prema DasaraDasaraDasaraDasara 2010.2010.2010.2010.Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida de forma alguma,Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida de forma alguma,Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida de forma alguma,Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida de forma alguma, ou atravou atravou atravou atravéééés s s s de meio algum, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocde meio algum, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocde meio algum, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocde meio algum, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocóóóópias, gravapias, gravapias, gravapias, gravaçççções ou ões ou ões ou ões ou qualquer forma de armazenamento ou recuperaqualquer forma de armazenamento ou recuperaqualquer forma de armazenamento ou recuperaqualquer forma de armazenamento ou recuperaçççção de informaão de informaão de informaão de informaçççções sem a ões sem a ões sem a ões sem a permissão por escrito da autora.permissão por escrito da autora.permissão por escrito da autora.permissão por escrito da autora.Para maiores informaPara maiores informaPara maiores informaPara maiores informaçççções sobre Tara ões sobre Tara ões sobre Tara ões sobre Tara DhatuDhatuDhatuDhatu e a dane a dane a dane a dançççça: a: a: a: www.taradhatu.orgwww.taradhatu.orgwww.taradhatu.orgwww.taradhatu.org

Você é um magnífico ser de luz, possuidor de toda a sabedoria do universo dentro de você. Você é capaz de irradiar essa luz para o mundo enviando ondas de amor, trazendo cura e reconciliação. Ninguém pode tomar seu lugar. Você é um fluxo do vir-a-ser, completamente único e, ainda assim, totalmente interconectado com tudo o que existe. Você está além do tempo, sua história se estende ao passado infinito e ao futuro infinito.

Frequentemente inicio minhas palestras com este sentimento. Olhoem volta na sala, dentro de todos os olhares com os quais possa me conectar. Éuma experiência universal. As pessoas , se sentadas distraídas, endireitam-se, sua atenção torna-se muito mais aguda. Ondas de luz e energia preenchem a sala. Como reage seu corpo quando você lê estas palavras? Todos nós sabemos quem e o que somos, isso está dentro de nós, essa promessa de realização.

É a este nosso potencial humano que me dirijo. Enquanto seres sencientes (possuidores de consciência) somos capazes de manifestar uma presença extraordinária. É dito que dentro de nossos corações possuímos a semente da sabedoria universal. Quando repousamos nessa sabedoria, manifestamos uma radiância, como uma flor tem seu aroma, ou o sol o seu brilho. Chamamos esta radiância de compaixão amorosa. É inseparável de nossa sabedoria.

Este é nosso direito de nascença. Depende de nós requerê-lo. Dentro de cada semente, repousa o potencial para sua realização. A semente do carvalho tem o potencial de tornar-se uma árvore forte e poderosa. Esta semente de sabedoria dentro de nossos corações tem o potencial de manifestar-se como um ser completamente iluminado.O propósito da Dança Mandala das 21 Preces de Tara é ajudar-nos a revelar e cultivar este magnífico potencial. Trata-se de uma jornada prática, metódica e profunda de descoberta e realização.

Quais são os fatores que trazem à tona esta transformação? Para transformar uma bolota numa árvore de carvalho, deve haver terra apropriada, água, luz solar, ar, espaço. Quando ela começa a crescer deve ser protegida. Quando alcançar a maturidade, irá proteger e oferecer sombra a quem quer que se aproxime dela.

Nós que possuímos consciência, precisamos de uma compreensão profunda a respeito do que é essa sabedoria, como cultivá-la, o que a inibe e como é a realização desta jornada. Precisamos ser protegidos e apoiados ao nos engajarmos nesta exploração. A realização de nossa meta, a mente iluminada, traz bem-estar a todos os seres que tocar.

Estabelecendo a MotivaEstabelecendo a MotivaEstabelecendo a MotivaEstabelecendo a Motivaççççãoãoãoão

Mente de Sabedoria

A sabedoria está baseada na compreensão de nossa unidade essencial com toda a existência. Isto manifesta-se através das três formas de consciência primordial, às quais vou me referir como dimensões.A primeira dimensão é a experiência de Unidade. Todas as religiões do mundo referem-se a esta compreensão. Na referência do Cristianismo diremos que isso é a onipresença de Deus. Para um Sufi, é La Ilaha IlAllah; “Não há nada exceto Deus”. Espaço infinito é uma metáfora comum para a experiência de Unidade. Todas as coisas estão contidas no espaço. Esta é uma metáfora para um aspecto dessa experiência. Não a descreve completamente. Os místicos concordam que este reino é indescritível pois as palavras limitam e conceitualizam. A experiência é ilimitada e além dos conceitos.

A segunda dimensão da experiência é referida nesta prática como o reino da luz, som e vibração. Visitamos este reino mais comumente em sonhos e no período entre a morte e o próximo renascimento. O mais belo êxtase é possível aqui, bem como o mais profundo aprisionamento e dor. A intenção comanda. Tornamos-nos o que pensamos, sem preocupações com tempo ou distância. Os padrões habituais da mente nos empurram. Se estamos habituados a pensar amorosamente, ter pensamentos generosos, experienciamos essas dádivas. Se estamos habituados a pensamentos raivosos, então nossa experiência é bem menos confortável. Temos a sensação de estar em um corpo, mas este corpo não tem gravidade nem densidade, é feito de luz. Seres Iluminados surgem nesta dimensão como entidades poderosas e radiantes.

A terceira dimensão da experiência é a dualidade, o reino material. Aqui, gravidade e densidade comandam através da lei de causa e efeito. As coisas parecem estar separadas e ter certa permanência ou solidez. Essa é uma mera aparência. Através de investigação, revela-se a ausência desses atributos, não são nem sólidas nem permanentes, são porosas e em constante mutação.Se seguirmos girando o microscópio e examinarmos a estrutura atômica de nossas células, descobriremos que até mesmo os nêutrons e prótons reduzem-se a impulsos elétricos. Todo o universo da forma e substância está, na verdade, surgindo e desaparecendo em rápida velocidade.

O Buda Sakyamuni, ao olhar cuidadosamente durante sua grande iluminação, disse que o universo inteiro nasce e morre 360 vezes por segundo.Se treinarmos a mente na presença, na atenção plena, seremos capazes de ver a verdade disso.

Em essência, nós já sabemos essas coisas. Nosso coração de sabedoria é capaz de integrar completamente esse três reinos de percepção. Em unidade com a essência da criação, possuímos a presença, a compaixão e o poder.