prevenção de perdas em minimercados - gitlab · prevenção de perdas é um tema em gestão de...

4
Boletim MINImercados Edição n°1 Set/16 Perdas comerciais Perdas nas operações Perdas administravas Perdas por fraude São perdas decorrentes da não disponibilização para a venda do produto como embalagens inadequadas, falha na reposição dos produtos nas gôndolas ou atraso de fornecedor. São falhas decorrentes da movimentação dos produtos na avidade comercial como recebi- mento da mercadoria, ar- mazenagem, exposição e check-out. São perdas decorrentes da má administração geral do negócio. São exemplos: desperdícios com agua, ma- nutenção de equipamentos por mau uso, recursos hu- manos em excesso, estoque inadequado, baixa produ- vidade, layout inadequado e erro na precificação. São perdas decorrentes de assaltos ou furtos in- ternos (colaboradores) ou externos (clientes). Prevenção de perdas é um tema em gestão de varejo que contribui para o desempenho financeiro das empresas. Segundo a última pesquisa, com dados sobre perdas em minimercados, PROVAR/IBEVAR 2014, o índice de perdas do segmento foi medido em 6,3%. Esse percentual se refere à fatia do faturamento atual que, caso não houvesse a perda, poderia representar aumento de receita. Ou seja, os minimercados deixam de faturar 6,3% do que já faturam. E em boa parte das empresas, o percentual de perdas supera o percentual do lucro líquido. Prevenção de perdas em Minimercados Tipos de perdas 1

Upload: others

Post on 24-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prevenção de perdas em Minimercados - GitLab · Prevenção de perdas é um tema em gestão de varejo que contribui para o desempenho financeiro das empresas. Segundo a última

BoletimMINImercados

Edição n°1 Set/16

Perdas comerciais

Perdas nas operações

Perdasadministrativas

Perdas por fraude

São perdas decorrentes da não disponibilização para a venda do produto como embalagens inadequadas, falha na reposição dos produtos nas gôndolas ou atraso de fornecedor.

São falhas decorrentes da movimentação dos produtos na atividade comercial como recebi-mento da mercadoria, ar-mazenagem, exposição e check-out.

São perdas decorrentes da má administração geral do negócio. São exemplos: desperdícios com agua, ma-nutenção de equipamentos por mau uso, recursos hu-manos em excesso, estoque inadequado, baixa produti-vidade, layout inadequado e erro na precificação.

São perdas decorrentes de assaltos ou furtos in-ternos (colaboradores) ou externos (clientes).

Prevenção de perdas é um tema em gestão de varejo que contribui para o desempenho financeiro das empresas.

Segundo a última pesquisa, com dados sobre perdas em minimercados, PROVAR/IBEVAR 2014, o índice de perdas do segmento foi medido em 6,3%. Esse percentual se refere à fatia do faturamento atual que, caso não houvesse a perda, poderia representar aumento de receita. Ou seja, os minimercados deixam de faturar 6,3% do que já faturam. E em boa parte das empresas, o percentual de perdas supera o percentual do lucro líquido.

Prevenção de perdas em Minimercados

Tipos de perdas

1

Page 2: Prevenção de perdas em Minimercados - GitLab · Prevenção de perdas é um tema em gestão de varejo que contribui para o desempenho financeiro das empresas. Segundo a última

22

2,9%

Higiene e perfumaria

3,2%

Bazar

8,2% 5,5% 4,3% 4,2% 3,6%

Frutas, legumes e verduras

Padaria e confeitaria Peixaria Açougue Outros

perecíveis

Categorias com maiores perdas

Como criar um programa de prevenção de perdas

Saiba mais sobre o tema acessando a cartilha de Prevenção de Perdas em goo.gl/TePsd7.

Fonte: PROVAR/IBEVAR 2014

Page 3: Prevenção de perdas em Minimercados - GitLab · Prevenção de perdas é um tema em gestão de varejo que contribui para o desempenho financeiro das empresas. Segundo a última

33

Ações recomendadas

Preste atenção nos vencimentos dos produtos. Eles devem ficar disponibilizados nas gôndolas de forma a dar saída aos que vencem primeiro.

Atenção aos vencimentos dos produtos

Seja rigoroso com a remarcação dos produtos. Diferenças entre preço de etiquetas e registros no sistema constituem perdas.

Seja rigoroso na remarcação dos produtos

Não deixe gôndolas e espaços vazios, isso pode significar a perda da chance de vender o produto que estaria ali.

Não deixe gôndolas vazias

Estabeleça regras para consumo de produtos pelos colaboradores e avalie a possibilidade de fazer “revistas” com os funcionários na saída do estabelecimento.

Estabeleça regras junto aos colaboradores

Cuidado com as compras excessivas e avalie se as vendas serão prováveis. O desconto dacompra em maior quantidade pode virar prejuízo.

Evite compras excessivasres

Atenção às lixeiras. Elas podem ser alvo de furtos indiretos ou de descartes de produtos porclientes no interior da loja.

Atente-se com perdas nas lixeiras

Page 4: Prevenção de perdas em Minimercados - GitLab · Prevenção de perdas é um tema em gestão de varejo que contribui para o desempenho financeiro das empresas. Segundo a última

BOLETIM MINIMERCADOS Edição n°1 SET/16

Boletim de inteligênciaminimercados

Edição n° 1 - set/16

Unidade de Acesso a Mercados e Serviços FinanceirosGerente: Alexandre CominGerente-Adjunta: Patrícia MayanaAnalista Responsável: Lúcio Silva Pires JúniorDiagramação e Projeto Gráfico: Gabriel de Jesus

Unidade de Atendimento Setorial Comércio Gerente: Juarez de PaulaCoordenação Setorial de Minimercados: Fabianni Melo

www.sebraemercados.com.br/minimercados

Quebras e acidentes acontecem e geram perdas. Tente minimizar isso incluindo processosseguros de acesso às mercadorias como não empilhar caixas de produtos frágeis ou não usar caixas como “escadas”.

Zele pela integridade do estoque

Faça inventários frequentemente, são elementos indispensáveis para a previsão de perdas. O inventário é a contagem dos estoques e com isso pode-se confrontar a movimentação doestoque com compras, vendas e perdas.

Faça inventários frequentemente

Lojas em que as perdas são significativas merecem ter um ou dois funcionários responsáveispor esse tema. Não basta investir em câmeras de monitoramento, é preciso ter um monitoramento humano sobre os processos de prevenção.

Tenha funcionários dedicados ao tema

Capacite ou incentive seus funcionários sobre essa temática. Investir nas pessoas tem melhor resultado do que punições. Quando recebem maior atenção, cuidado, investimentos e treinamentos, as pessoas possuem tendência de atuar com maior compromisso com a empresa.

Capacite os funcionários no tema

Frutas, legumes e verduras têm maior índice de perdas e por isso exigem atenção quanto a variedade, quantidade e conservação.

Todo o cuidado com os FLV

Atenção com os fornecedores. Confira os produtos quanto a quantidade, validade, qualidade,avarias e se correspondem ao contratado.

Atente-se com as entregas dos fornecedores