pressão demográfica

2
Pressão Demográfica – O que é? É o acúmulo excessivo de habitantes em um determinado território de capacidade inferior ao que poderia ser especificado para tais habitantes. Um exemplo é Santo André, que tem em torno de 700.000 habitantes. Se a estatística alcançar a casa dos 800.000, pode-se dizer que a cidade está sofrendo pressão demográfica. No que a pressão demográfica influencia na sociedade? Havendo pressão demográfica nos centros urbanos de todo o mundo, inicia-se um processo caótico, onde a população começa a sofrer em vários aspectos, como o transporte precário, a saúde pública da população, a educação, entre outros. Levando em consideração também a desigualdade social existente entre classes de pessoas, podemos perceber que, o aumento populacional em determinadas áreas ocorre principalmente com a população da classe C, D e E, pois não possuem nenhum privilégio perante a situação, tornando- se ignorantes sobre os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais de onde mora. Quando um determinado território sofre pressão demográfica, o governo passa a enfrentar dificuldades em relação ao controle de todos os tópicos citados no parágrafo acima, claro que não há um descontrole total, mas certos obstáculos começam a aparecer, como por exemplo, nos transportes: os ônibus suportam determinada capacidade de pessoas, e conforme o tanto de pessoas que utilizam do mesmo ônibus para se transportar, há um determinado número de carros para a mesma linha. Se a população aumentar com certa rapidez, haverá superlotação, não só nos ônibus como nos trens e metrôs também. O mesmo acontece nos hospitais e postos de saúde, quanto mais pessoas a serem atendidas, menor será o controle de atendimento em tais locais e a lista de espera será maior, fazendo com que a população tenha de aguardar meses por uma consulta. A educação é outro ponto importante para se tratar quando se fala do aumento da população, hoje em dia há superlotação nas salas de aula das escolas públicas, o que dificulta o aprendizado dos estudantes, diferente das escolas particulares. E por que mencionar as escolas particulares? Porque as classes sociais baixas acabam

Upload: leandro-teodoro

Post on 25-Jul-2015

1.145 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pressão Demográfica

Pressão Demográfica – O que é?

É o acúmulo excessivo de habitantes em um determinado território de capacidade inferior ao que poderia ser especificado para tais habitantes. Um exemplo é Santo André, que tem em torno de 700.000 habitantes. Se a estatística alcançar a casa dos 800.000, pode-se dizer que a cidade está sofrendo pressão demográfica.

No que a pressão demográfica influencia na sociedade?

Havendo pressão demográfica nos centros urbanos de todo o mundo, inicia-se um processo caótico, onde a população começa a sofrer em vários aspectos, como o transporte precário, a saúde pública da população, a educação, entre outros. Levando em consideração também a desigualdade social existente entre classes de pessoas, podemos perceber que, o aumento populacional em determinadas áreas ocorre principalmente com a população da classe C, D e E, pois não possuem nenhum privilégio perante a situação, tornando-se ignorantes sobre os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais de onde mora.Quando um determinado território sofre pressão demográfica, o governo passa a enfrentar dificuldades em relação ao controle de todos os tópicos citados no parágrafo acima, claro que não há um descontrole total, mas certos obstáculos começam a aparecer, como por exemplo, nos transportes: os ônibus suportam determinada capacidade de pessoas, e conforme o tanto de pessoas que utilizam do mesmo ônibus para se transportar, há um determinado número de carros para a mesma linha. Se a população aumentar com certa rapidez, haverá superlotação, não só nos ônibus como nos trens e metrôs também. O mesmo acontece nos hospitais e postos de saúde, quanto mais pessoas a serem atendidas, menor será o controle de atendimento em tais locais e a lista de espera será maior, fazendo com que a população tenha de aguardar meses por uma consulta. A educação é outro ponto importante para se tratar quando se fala do aumento da população, hoje em dia há superlotação nas salas de aula das escolas públicas, o que dificulta o aprendizado dos estudantes, diferente das escolas particulares. E por que mencionar as escolas particulares? Porque as classes sociais baixas acabam sendo as mais prejudicadas com o aumento demográfico, sendo as mesmas as principais responsáveis por tal aumento, por conta da falta de informação na sociedade em que vivem. O fator principal da pressão demográfica é um grande paradoxo: a evolução da sociedade atual fez que a mortalidade infantil diminuísse em 50% desde 1998, porém, a taxa de natalidade só aumentou no mundo inteiro e, o mais engraçado é que, as famílias diminuíram a quantidade de filhos, de 2,05 para 1,24. Porém, o número de famílias aumentou, equilibrando esse processo. Vejamos o gráfico:

Page 2: Pressão Demográfica

1998 20110

5

10

15

20

25

30

35

40

Nº de FamíliasQuantidade de FilhosNatalidadeMortalidade