presentación de powerpoint - fustero.es atenas. atos 17:16-34. o areópago. ... por que paulo o...

10
Lição 9 para 1 de setembro de 2018

Upload: trinhdung

Post on 13-Feb-2019

240 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

Lição 9 para 1 de setembro de 2018

Page 2: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

2. Derbe e Listra. Atos 16:1-5.❖ O jovem Timóteo.

3. Frigia, Galácia, Mísia e Trôade. Atos 16:6-10.❖ O chamado de Macedônia.

4. Samotracia, Neápolis e Filipos. Atos 16:11-40.❖ Novos conversos.

1. Síria y Cilicia. Atos 15:36-41.❖ Duas equipes em missão.

5. Tessalônica e Bereia. Atos 17:1-15.❖ Esquadrinhando

as Escrituras.

7. Corinto. Atos 18:1-17.❖ “Fala, e não cales”.

6. Atenas. Atos 17:16-34.❖ O Areópago.

Page 3: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

“E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.” (Atos 15:36)

Ao decidir visitar de novo as igrejas que se formaram na primeira viagem, Bernabé quis levar novamente consigo seu primo João Marcos (Colossenses 4:10).

Paulo não estava disposto a dar uma segunda oportunidade a quem os havia abandonado na viagem anterior.

Deste modo, Bernabé e João Marcos foram para Chipre, e Paulo e Silas para a Ásia.

Com o tempo, Paulo soube apreciar o trabalho de João Marcos, e o teve como um colaborador “útil para o ministério” (Flm. 1:24; 2Tim. 4:11)

Page 4: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

“Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai

era grego.” (Atos 16:3)

Em Listra, Paulo encontrou a Timóteo, um jovem que havia sido bem educado nas Escrituras por sua mãe Eunice e sua avó Lóide (2Tim. 1:5).

Vendo nele uma pessoa consagrada e com dons para a obra, decidiu leva-lo com ele.

Como seu pai era grego, não havia consentido em circuncida-lo.

Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém?

Esta medida foi tomada por amor aos judeus. Para que estes não tivessem escusa para não escutar a mensagem pregada por Timóteo.

Page 5: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

“E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.” (Atos 16:9)

Embora o plano original de Paulo era visitar as igrejas já estabelecidas, o plano do Espírito Santo era outro.

Impedindo-os de seguir pregando na Ásia, o Espírito Santo os conduziu até Mísia. Ali os impediu de ir a Bitínia. As conduziu até Trôade, um porto marítimo. Finalmente, os indicou o caminho através de uma visão.

Esta mudança de rumo indicava a pregação do Evangelho na Europa, um território completamente novo.

Desta experiência aprendemos a importância de submeter-nos continuamente à direção do Espírito Santo, até quando isto contrapõe nossos planos ou ideias.

Page 6: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

Chegando a Filipos, Paulo buscou o lugar de reunião dos judeus desta cidade. Como não havia sinagoga, encontrou um grupo de mulheres junto ao rio.

Uma das mulheres ali reunidas, Lídia, natural de Tiatira, foi a primeira conversa da Europa.

Mas logo surgiram os problemas. Paulo expulsou ao demônio que possuía a uma jovem adivinha. Seus donos, irados, o levaram aos tribunais.

Açoitados e encarcerados, Paulo e Silas cantavam na prisão. Seu testemunho fiel tocou a consciência do carcereiro.

Page 7: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:11)

Tessalônica era a capital da Macedônia. Ali, Paulo ia aos sábados na sinagoga para pregar aos judeus sobre a morte e a ressurreição de Jesus.

Apenas uns poucos judeus creram. O resto, usando homens perversos, provocaram um grande alvoroço contra Paulo e o resto dos conversos.

Em Bereia, a recepção da mensagem por parte dos judeus foi bem diferente. Foram convencidos da verdade pelo exame profundo das Escrituras.

Uma resposta meramente

emocional, isenta de estudo pessoal, é superficial e de

curta duração.

Page 8: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

“E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?” (Atos 17:19)

Em Atenas, Paulo usou novas técnicas para levar o Evangelho.

Ante um público exclusivamente gentio, não pode usar as Escrituras como base de sua pregação.

Partiu do conhecimento do mundo natural e da filosofia para que eles pudessem começar a entender aquilo que queria lhes ensinar.

Para mentes acostumadas a crer que os deuses não se preocupavam pelo que ocorre na Terra, a mensagem de Paulo era realmente especial.

Embora a maioria fizessem chacota da mensagem, alguns, como Dionísio e Damaris, creram.

Page 9: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

“Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” (Atos 18:10)

Em Corinto, Paulo conheceu a Priscila e Áquila. Como tinham o mesmo ofício, ficou trabalhando com eles.

Mas Paulo foi rejeitado abertamente pelos judeus. Sacudindo suas vestes, decidiu deixar de pregar-lhes, e falar somente aos gentios.

Esta situação lhe produziu um grande desanimo, até o ponto de decidir seguir seu caminho e deixar a cidade.

Mas Deus tinha, novamente, outros planos. Paulo ficou em Corinto um ano e meio, muito mais que em qualquer outro lugar até então.

Quanto povo Deus tem em nossa cidade que não o conhece? Fala, e não cales.

Page 10: Presentación de PowerPoint - fustero.es Atenas. Atos 17:16-34. O Areópago. ... Por que Paulo o circuncida, contradizendo aparentemente o acordo do Concilio de Jerusalém? Esta medida

“Os mensageiros de Deus nas grandes cidades não

devem sentir-se desanimar com a impiedade, a

injustiça, a depravação a que são chamados a

enfrentar enquanto procuram proclamar as

alegres novas da salvação… Lembrem-se, os que se

empenham no ministério de salvar almas, que,

conquanto haja muitos que não aceitarão o

conselho de Deus em Sua Palavra, o mundo

inteiro não se desviará da luz e verdade, dos

convites de um Salvador perdoador e paciente.

Em cada cidade, cheia como possa estar de

violência e crime, há muitos que, devidamente

ensinados aprendem a se tornar seguidores de

Jesus. Milhares podem assim ser alcançados com a

verdade salvadora e levados a receber Cristo como

um Salvador pessoal”

E.G.W. (Profetas e reis, pg. 207)