presentación de powerpoint - fusterodurante esta crise, isaías foi chamado como profeta para...

9
Lição 2 para 9 de janeiro de 2021 CRISE DE LIDERANÇA

Upload: others

Post on 25-Mar-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

Lição 2 para 9 de janeiro de 2021

C R I S E

D E

LIDERANÇA

Page 2: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

O rei Uzias "fez a coisa certa aos olhos do Senhor" (2Cr. 26:4). No entanto, ele “se enalteceu para a sua ruína" (2Cr. 26:16). Por essa razão, ele teve que compartilhar os últimos anos de seu reinado com seu filho Jotão.

Durante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário renovar o chamado profético de Isaías com uma visão que marcaria sua missão para o resto de seu ministério profético.

O contexto da visão.

A santidade de Deus. Isaías 6:1-4.

A transformação de Isaías. Isaías 6:5-7.

A comissão. Isaías 6:8.

A mensagem. Isaías 6:9-13.

Page 3: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

Como membro da família real, Isaías teve contato próximo com Uzias.

Uzias foi um servo fiel de Deus e recebeu grandes capacidades. Ele era um grande estrategista, construtor e agricultor (2Cr. 26:5-7, 9-10, 15).

Mas ele queria ser mais do que Deus o havia ordenado. Ele aspirava a desempenhar funções sacerdotais, e Deus o puniu com lepra (2Cr. 26:16, 19, 21).

Durante esse período, as pessoas pareciam estar infectadas com “lepra" moral. Eles precisavam de Isaías para apresentá-los ao rei santo, puro, imortal e perfeito.

Page 4: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

A SANTIDAD DE DEUS

“E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”

(Isaías 6:3)

Uzias queria estar diante de Deus e foi ferido por Sua Santidade. Deus apareceu diante de Isaías e foi transformado por Sua Santidade.

Sentado em um trono alto e sublime, a presença de Deus cobria tudo. As portas estremeciam e a fumaça enchia o templo. Seres envoltos em chamas [serafim significa "aquele que queima"] o cercavam e louvavam, proclamando a santidade de Deus.

A mensagem era clara: Deus é santo e exige santidade (Lv. 11:45; 19:2; 20:26; 1P. 1:16). Como Ezequiel, Daniel ou João, a fé de Isaías foi reforçada por essa visão (Ez. 1; Dn. 10; Ap. 1).

Page 5: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

“Que aconteceria se os poderes terrestres se

arregimentassem contra Judá? Que sucederia se

Isaías enfrentasse oposição e resistência em sua

missão? Contemplara o Rei, o Senhor dos

Exércitos; ouvira o canto dos serafins: “toda a

Terra está cheia da Sua glória”; e o profeta foi

confortado para a obra que tinha à frente. A

lembrança desta sua visão o acompanhou

através de toda a sua longa e árdua missão.”

E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 5, pg. 751)

Page 6: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

“E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.” (Isaías 6:7)

Dada a semelhança com o Dia da Expiação, onde a fumaça encheu o Lugar Santíssimo, ocultando o sacerdote da glória direta de Deus, é compreensível que Isaías se sentisse julgado... e condenado!

A brasa acesa foi retirada do altar de ouro, onde era oferecido incenso intercessor. Ele representou, portanto, a intercessão de Jesus, o único capaz de perdoar o pecado e transformar os crentes.

Uzias quis oferecer incenso e carregou o seu pecado. Quando tocado pelo carvão, Isaías foi feito incenso por Deus, e seu pecado foi perdoado.

Page 7: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:8)

Confortado pelo perdão divino, Isaías foi movido a voluntariar-se para cumprir a missão para a qual Deus queria mandá-lo.

Afinal, é no Santuário Celestial que o crente encontra conforto para suas aflições e força para realizar sua missão (Salmo 73:17; Apocalipse 5:4-6).

Paulo nos insta a vir com confiança ao Santuário, diante do trono de Deus, e a encontrar graça, porque lá Jesus está intercedendo por nós (Hebreus 4:14-16).

Page 8: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

O propósito de Deus é que todos se arrependam e se salvem (Jo. 3:16; 2P. 3:9). Portanto, ele continuamente envia mensagens de repreensão através de seus mensageiros (e cada crente é um mensageiro de Deus).

Essas mensagens causam dois tipos de reações: aceitação ou rejeição. Como aconteceu com Faraó, quanto mais a mensagem é rejeitada, mais o coração endurece, mais fecham os ouvidos e mais cegos os olhos.

Os poucos que a aceitam são chamados de "sementes santa" (Isaías 6:13).

Page 9: Presentación de PowerPoint - FusteroDurante esta crise, Isaías foi chamado como profeta para denunciar os pecados de Israel. Mas quando Uzias morreu, Deus considerou necessário

“A todos quantos se tornam participantes de Sua graça,

o Senhor indica uma obra em benefício de outros.

Cumpre-nos estar, individualmente, em nosso posto,

dizendo: “Eis-me aqui, envia-me a mim”. Isaías 6:8.

Sobre o ministro da Palavra, a enfermeira-missionária, o

médico cristão, o cristão individualmente, seja ele

comerciante ou fazendeiro, profissional ou mecânico —

sobre todos repousa a responsabilidade. É nossa obra

revelar aos homens o evangelho de sua salvação. Toda

empresa em que nos empenhemos deve ser um meio para

esse fim.”E.G.W. (A ciência do bom viver, pg. 52)