preparado por: ana maria gomes geórgia pellegrina gerhard held mauricio de a. antonio

9
Evento Severo na Área Evento Severo na Área Central do Estado de São Central do Estado de São Paulo Observado no Inicio Paulo Observado no Inicio da Noite de Natal: da Noite de Natal: Tornado de Lins Tornado de Lins : : 25/12/2008 25/12/2008 Preparado por: Preparado por: Ana Maria Gomes Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Geórgia Pellegrina Gerhard Held Gerhard Held Mauricio de A. Antonio Mauricio de A. Antonio Mateus da Silva Mateus da Silva Teixeira Teixeira o: Snapshot do video enviado pela Defesa Civil de Lins

Upload: monty

Post on 11-Jan-2016

25 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Evento Severo na Área Central do Estado de São Paulo Observado no Inicio da Noite de Natal: Tornado de Lins : 25/12/2008. Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio Mateus da Silva Teixeira. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

Evento Severo na Área Central Evento Severo na Área Central do Estado de São Paulo do Estado de São Paulo

Observado no Inicio da Noite de Observado no Inicio da Noite de Natal:Natal:

Tornado de LinsTornado de Lins: 25/12/2008: 25/12/2008Preparado por:Preparado por:

Ana Maria GomesAna Maria GomesGeórgia PellegrinaGeórgia Pellegrina

Gerhard HeldGerhard HeldMauricio de A. AntonioMauricio de A. Antonio

Mateus da Silva TeixeiraMateus da Silva Teixeira

Foto: Snapshot do video enviado pela Defesa Civil de Lins

Page 2: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

Caracterização Sinótica e Previsão Caracterização Sinótica e Previsão para 25 de dezembro de 2008para 25 de dezembro de 2008

““No decorrer desta quinta-feira (25/12), o No decorrer desta quinta-feira (25/12), o deslocamento para nordeste da nova onda deslocamento para nordeste da nova onda frontal que se formou a sudeste do RS no dia frontal que se formou a sudeste do RS no dia de ontem (24/12), dará origem ao novo de ontem (24/12), dará origem ao novo episódio da Zona de Convergência do episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que manterá a Atlântico Sul (ZCAS) que manterá a instabilidade entre as Regiões Norte, Centro-instabilidade entre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Oeste e SudesteSudeste do Brasil. Em algumas do Brasil. Em algumas localidades nestas áreas localidades nestas áreas poderá chover forte, poderá chover forte, com descargas elétricas e eventual queda de com descargas elétricas e eventual queda de granizogranizo..””

FonteFonte: CPTEC/INPE: CPTEC/INPE

Page 3: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

Características da TempestadeCaracterísticas da TempestadeAssociada ao TornadoAssociada ao Tornado

A tempestade que atingiu a área rural localizada A tempestade que atingiu a área rural localizada 66 km ao sul-sudoeste de Lins exibiu núcleos de km ao sul-sudoeste de Lins exibiu núcleos de refletividade >45 dBZ durante a sua curta refletividade >45 dBZ durante a sua curta trajetória, com topos (15 dBZ) acima de 10 km.trajetória, com topos (15 dBZ) acima de 10 km.

Exibiu características típicas de uma tempestade Exibiu características típicas de uma tempestade severa, tais como, presença de eco em gancho severa, tais como, presença de eco em gancho (campo de refletividades) e rotação ciclônica no (campo de refletividades) e rotação ciclônica no período de 18:46 a 18:53 (19:46 a 19:53 horário de período de 18:46 a 18:53 (19:46 a 19:53 horário de verão, HL), observado no campo de velocidades verão, HL), observado no campo de velocidades radiais, associada a presença de um mesociclone.radiais, associada a presença de um mesociclone.

Page 4: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

O parâmetro CAPE (Convective Available Potential O parâmetro CAPE (Convective Available Potential Energy), extraído da análise do modelo Meso-Eta Energy), extraído da análise do modelo Meso-Eta para a área de Lins, mostra valores em torno de para a área de Lins, mostra valores em torno de 3000 J.kg3000 J.kg-1 -1 para a tarde de dia 25 de dezembro, já para a tarde de dia 25 de dezembro, já evidenciando a grande instabilidade convectiva evidenciando a grande instabilidade convectiva presente e necessária ao desenvolvimento de presente e necessária ao desenvolvimento de convecção profunda, que pode resultar em tempo convecção profunda, que pode resultar em tempo severo. severo.

Um Um alerta para tempestades severasalerta para tempestades severas foi emitido foi emitido para a Defesa Civil em Lins aproximadamente às para a Defesa Civil em Lins aproximadamente às 19:15 horas. 19:15 horas.

Características da TempestadeCaracterísticas da Tempestade(continuação)(continuação)

Page 5: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

Sequencia Sequencia temporal das temporal das imagens do imagens do radar Doppler de radar Doppler de Bauru (19:14 às Bauru (19:14 às 20:29 hora local, 20:29 hora local, HL), mostrando a HL), mostrando a tempestade que tempestade que produziu o produziu o tornado. A tornado. A região atingida região atingida fica a 6 km ao fica a 6 km ao sul-sudoeste do sul-sudoeste do centro de Lins. centro de Lins. Durante o evento Durante o evento observou-se observou-se também granizo também granizo no solo.no solo.

Linha de base para corte vertical

Tornado

Page 6: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

Estrutura Estrutura vertical da vertical da tempestade, tempestade, ao longo da ao longo da linha de base linha de base (mostrada no (mostrada no slide anterior) slide anterior) que produziu que produziu o tornado em o tornado em LinsLins (marcado (marcado

célula C).célula C).

Estrutura VerticalEstrutura Vertical

Page 7: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

““Assinaturas” Assinaturas” observadas observadas com o radar com o radar Doppler de Bauru, Doppler de Bauru, associadas à associadas à tempestade severa tempestade severa próximo à área próximo à área urbana de Lins, urbana de Lins, mostrando a mostrando a presença de pares presença de pares de velocidades de velocidades radiais de sinais radiais de sinais opostos (+/- na opostos (+/- na escala de velo-escala de velo-cidades) e alinhados cidades) e alinhados

ao longo de dois ao longo de dois azimutes - couplets,azimutes - couplets,

identificando a presença de rotação na tempestade, entre as observações identificando a presença de rotação na tempestade, entre as observações das 18:46 e 18:53 (elipse preta) - das 18:46 e 18:53 (elipse preta) - 19:46 e 19:53 HL19:46 e 19:53 HL..

Velocidades RadiaisVelocidades Radiais

Page 8: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

Evolução Temporal da Célula que Evolução Temporal da Célula que deu Origem ao Tornadodeu Origem ao Tornado

O valor da máxima refletividade, 53 dBZ é observado às 19:46 HL, e o seu colapso próximo das 20:00 HL coincidente com a queda de granizo observada após a rápida passagem do tornado atingindo o solo. Observações confirmadas pela Defesa Civil de Lins e por observadores voluntários.

Page 9: Preparado por: Ana Maria Gomes Geórgia Pellegrina Gerhard Held Mauricio de A. Antonio

Levantamento dos Danos no SoloLevantamento dos Danos no Solo

Os danos causados pela passagem do Os danos causados pela passagem do tornado sobre uma área rural de Lins, tornado sobre uma área rural de Lins, localizada 6km ao sul-sudoeste da região localizada 6km ao sul-sudoeste da região urbana é apresentado no texto urbana é apresentado no texto Tornado_Lins_28122008Tornado_Lins_28122008.pdf .pdf disponível disponível no endereçono endereço: :

www.ipmet.unesp.br/tornado_Linswww.ipmet.unesp.br/tornado_Lins