prensas - texto

3
Prensas 1. Introdução As prensas são usadas em um processo chamado dobramento, operação definida pela aplicação de dobra ao material, onde a dobra é a parte do material flexionada sobre uma base de apoio. Na operação feita à máquina, usam-se as chamadas prensas dobradeiras ou dobradeiras. É uma máquina que executa operações de dobramento em chapas de diversas dimensões e espessuras, com medidas predeterminadas. É, geralmente, uma máquina de grandes dimensões, formada por uma barra de pressão à qual é acoplado o estampo com movimento vertical, e uma matriz localizada na mesa inferior da máquina. Grande número de prensas dobradeiras apresenta a mesa inferior fixa e a barra de pressão móvel. Entretanto, podem-se encontrar modelos que têm a barra fixa e a mesa inferior móvel. Para comprimentos de dobra considerados pequenos, utilizam-se estampos que possuem a forma a ser dobrada. Para fabricação de perfis dobrados ou alguns tipos de peças com comprimentos de dobras considerados grandes, utilizam- se prensas dobradeiras/viradeiras com matrizes e machos (punções) universais. O dobramento pode ser conseguido em uma ou mais operações, com uma ou mais peça por vez, de forma progressiva ou em operações individuais.

Upload: hiago-almeida

Post on 19-Sep-2015

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

prensas

TRANSCRIPT

Prensas

1. IntroduoAs prensas so usadas em um processo chamado dobramento, operao definida pela aplicao de dobra ao material, onde a dobra a parte do material flexionada sobre uma base de apoio. Na operao feita mquina, usam-se as chamadas prensas dobradeiras ou dobradeiras. uma mquina que executa operaes de dobramento em chapas de diversas dimenses e espessuras, com medidas predeterminadas. , geralmente, uma mquina de grandes dimenses, formada por uma barra de presso qual acoplado o estampo com movimento vertical, e uma matriz localizada na mesa inferior da mquina. Grande nmero de prensas dobradeiras apresenta a mesa inferior fixa e a barra de presso mvel. Entretanto, podem-se encontrar modelos que tm a barra fixa e a mesa inferior mvel.Para comprimentos de dobra considerados pequenos, utilizam-se estampos que possuem a forma a ser dobrada. Para fabricao de perfis dobrados ou alguns tipos de peas com comprimentos de dobras considerados grandes, utilizam-se prensas dobradeiras/viradeiras com matrizes e machos (punes) universais. O dobramento pode ser conseguido em uma ou mais operaes, com uma ou mais pea por vez, de forma progressiva ou em operaes individuais.

2. Prensas Hidrulicas:Utilizadas para estampagem em geral, esses equipamentos tm como principais componentes bombas hidrulicas de deslocamento positivo, cilindros hidrulicos, vlvulas, tubos e tambm os fludos, estes necessitam de caractersticas como, pouca compressibilidade e lubrificao, caractersticas relacionadas a sua viscosidade.Pode-sedizer que os fluidos definem vrios fatores para que os equipamentos hidrulicos trabalhem melhor e tenham uma vida til maior. Esses fluidos so bombeados de uma unidade hidrulica (reservatrio) para vlvulas e cilindros atravs de tubos e mangueiras de alta e mdia presso que so de grande importncia pois definem velocidade e deslocamento dos fluidos e, consequentemente, a vazo.Suas foras mecnicas se do atravs de cilindros hidrulicos que se deslocam com grandes ou pequenas velocidades e ajuste das presses e foras que atendam s necessidades, mas como na maioria das prensas as bombas hidrulicas so devazo constante, e trabalham com presso limitada por vlvulas limitadoras de presso, verifica-se que a velocidade de deslocamento desses cilindros que fazem a converso de presso hidrulica em fora mecnica contraria a fora, explica-se esse processo devido a vazo constante das bombas hidrulicas de deslocamento positivo como a relao de pascal explica quando, P=F/A , e que a velocidade de deslocamento dos cilindros est relacionada com a rea a ser preenchida.Equipamentos como as prensas hidrulicas se tem deslocamento do fluido constantemente pelo sistema, gerando assim aumento da temperatura do fluido em decorrncia da turbulncia e atrito do leo na tubulao, quando essas trabalham continuamente se faz necessrio tambm um sistema de trocador de calor para minimizar a alta temperatura, j que com esse aumento perdemos algumas caractersticas do leo como a viscosidade que se reduz, ento como esses fluidos na maioria no podem trabalhar numa faixa de temperatura acima de 60C, esses trocadores so montados em pontos estratgicos do equipamento como nas linhas de alivio de presso por vlvulas limitadoras ou mesmo vlvulas direcionais que fazem alivio da presso do sistema.