preliminar botafogo #27

16
Preliminar quarta-feira 8 de agosto de 2012 botafogo x palmeiras distribuição gratuita - produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatas 27 @preliminar_ facebook.com/preliminar Adalberto Marques/AGIF Alvinegra

Upload: preliminar-botafogo

Post on 12-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Preliminar Botafogo - Edição 27 - Botafogo x Palmeiras - 08/08/2012

TRANSCRIPT

Page 1: Preliminar Botafogo #27

Preliminarquarta-feira

8 de agostode 2012

botafogo x palmeiras

distribuição gratuita - produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatas

27

@preliminar_ facebook.com/preliminar

Ada

lber

to M

arqu

es/A

GIF

Alvinegra

Page 2: Preliminar Botafogo #27
Page 3: Preliminar Botafogo #27

8 - CAMPEÃO DO MUNDObotafogo conquista o título mundial de futebol 7

Saudações alvinegras,

Não há nada melhor que voltar a jogar no Stadium Rio depois de uma vitória fora de casa. E é nesse clima que o Botafogo retorna ao Rio de Janeiro para enfrentar o Palmeiras nesta quarta-feira. Com dois triunfos seguidos dentro do Brasileirão, o alvinegro entrará em campo motivado e com o objetivo de se aproximar dos líderes do campeonato.

No último confronto do torneio, o Glorioso venceu o Atlético-GO por 2 a 1, de virada. A partida fora de casa foi marcada pelo primeiro gol de Clarence Seedorf pelo clube. Depois de quatro jogos, o craque holandês desencantou e deverá entrar para o duelo contra o time paulista ainda mais motivado e, ao lado do restante do elenco, buscará mais uma vitória no torneio.

O adversário da vez não será fácil. Apesar do Palmeiras ocupar a 18.ª posição, na zona do rebaixamento, a equipe é a atual campeã da Copa do Brasil e está determinada a se recuperar dentro da Série A. Em caso de vitória, o Fogão chegará a 26 pontos, podendo terminar a 15.ª rodada na quinta colocação.

EDITORIAL

EXPEDIENTEa revista preliminar alvinegra é publicada por stadium comunicação

sob licença do botafogo de futebol e regatas

BOTAFOGOpresidente: mauricio assumpção

vice-presidente geral: paulo mendesdiretor de marketing: marcelo guimarães

gerente de comunicação: carlo carrioncoordenador de novos projetos: daniel gastaldoni

coordenação editorial: danilo santos e júlio graccoarte: pedro padilha, luisa pedrosa e gabriel assis

foto da capa: agif

STADIUM COMUNICAÇÃOjornalista responsável: gustavo machado drt 7637/pr

redação: bruno rolim e daniel moraes

para anunciar entre em contato com [email protected] - (41) 3082-8783

preliminar 3a p r e s e n t a ç ã o

confira todos os jogos do botafogo no brasileirão 201214 - TABELÃO

7 - O ADVERSÁRIO: PALMEIRAS

4 - TERCEIRA SEGUIDAfogão pega o palmeiras em busca da terceira vitória consecutiva no campeonato brasileiro

12 - NOTASpílulas sobre tudo o que envolve o mundo alvinegro

Wag

ner M

eier

/AG

IF

facebook.com/preliminar

twitter.com/preliminar_

Page 4: Preliminar Botafogo #27

OO Botafogo vive momento

ascendente no Campeonato

Brasileiro, após conseguir duas

vitórias seguidas, contra Figueirense

e Atlético-GO. E é mantendo esse espírito que o Alvinegro

espera receber o Palmeiras na noite desta quarta-feira no

Stadium Rio

BOTAFOGO RECEBE O PALMEIRAS EM BUSCA DE MAIS UMA VITÓRIA

brasileirão 2012: 15ª rodada, quarta-feira, 08/08stadium rio, rio de janeiro

arbitragem:francisco carlos nascimento (al/fifa)

assistentes:fabio pereira (to)

antonio l. guimarães lugo (ms)

TERCEIRA

b r a s i l e i r ã o - 1 5 . ª r o d a d a

x

4

SEGUIDA

Page 5: Preliminar Botafogo #27

Com 23 pontos, o Bota está em sétimo lugar, mas um triunfo contra o Verdão fará com que a equipe recupere o embalo do início da competição e volte a brigar por um lugar entre os clubes que se classificam para a Taça Libertadores de 2013. E, para isso, o Fogão conta com seu maior astro, o holandês Clarence Seedorf, que foi o nome-chave da virada contra o Atlético-GO, ao marcar um belo gol de falta, empatando o duelo – seu primeiro gol com a camisa alvinegra. “Ele foi

o fator de desequilíbrio da partida. Um jogador com essa categoria mais cedo ou mais tarde faria o gol. Ele tem treinado muito bem nas faltas, assim como o Andrezinho e o Vitor Junior”, elogiou o técnico Oswaldo de Oliveira. O camisa 10 não escondeu a emoção por ter marcado pela primeira vez, mas preferiu valorizar o resultado positivo. “Fico mais feliz com a vitória do que com o gol. A equipe esteve equilibrada. Foi difícil, mas tivemos uma boa reação. O Botafogo pressionou e

voltou tranquilo para o segundo tempo. Merecemos esses três pontos, essa vitória. Estamos com mais confiança”, destacou.

O herói da virada em Goiânia foi outro meia, Fellype Gabriel, que marcou o segundo gol alvinegro. O jogador, que entrou no intervalo, ainda não tinha condições de atuar o jogo inteiro, após um longo período sofrendo com um inchaço em seu joelho direito. “Temos uma preocupação com o Fellype Gabriel. Ele, por pouco, não precisou fazer

preliminar 5

Fábi

o Ca

stro

/AG

IF

Page 6: Preliminar Botafogo #27

uma cirurgia no joelho. Felizmente, conseguimos recuperá-lo sem fazer essa intervenção, mas nesse jogo não teria condições de atuar os 90 minutos. Mas foram 45 que valeram por 90”, elogiou o treinador botafoguense. O bom momento vivido pelos meias contrasta com o jejum dos atacantes – há mais de um mês nenhum jogador ofensivo do Botafogo balança as redes adversárias. O último gol feito por um atacante foi marcado por Elkeson, na vitória sobre o Bahia por 3 a 0. Mas o fato é relevado por Oswaldo, que destaca os bons resultados. “É difícil lembrar de um atacante que seja regular por muito tempo. Isso acontece. Ele pode fazer dois ou três gols em um jogo e ficar dez sem marcar.

Luizão, uma vez, ficou um tempão sem fazer gol e acabou fazendo quatro em um jogo só. O importante é a equipe fazer os gols e nós vencermos”, avaliou.

Contra o Palmeiras, a dupla de ataque formada por Elkeson e Rafael Marques deve ser mantida – Oswaldo quer criar uma unidade dentro do grupo. “Mesmo com as alternâncias do time, os jogadores estão se familiarizando cada vez mais, criando vínculo de amizade, o que fortalece muito o grupo. Assim, ninguém fica com pena de cobrar o outro ou chamar a atenção”, comentou.

Apesar do líder Atlético-MG estar com nove pontos de vantagem para o Botafogo e um jogo a menos, o foco do Botafogo é a briga pelo título – com 24 partidas até o fim da competição, o fundamental é manter a regularidade, pois toda equipe terá momentos de instabilidade. Para o Fogão crescer, a torcida será o 12.º jogador, empurrando a equipe rumo à terceira vitória seguida!

“Os jogadores estão se familiarizando cada vez mais, criando vínculo de

amizade”oswaldo oliveira, treinador

6 · b r a s i l e i r ã o · terceira seguida

Fábi

o Ca

stro

/AG

IF

Page 7: Preliminar Botafogo #27

adversáriode hoje

pela 15ª rodadado brasileirãoPALMEIRAS

escalaçãoprovávelBrunoArturThiago HelenoHenriqueJuninhoJoão DenoniMarcos Assunção ValdiviaFernandinhoMazinhoBarcos

técnicoluiz felipe scolari

esquema tático4-4-2

classificação18º (10p, 2v, 4e, 8d)

último jogo0 palmeiras1 internacional(brasileiro 2012)

contra o botafogo3 botafogo1 palmeiras(brasileiro 2011)

após conquista da copa do brasil palmeiras não deslancha no brasileiro

O Palmeiras não vive boa fase no Campeonato Brasileiro – o último tropeço aconteceu no sábado, ao perder por 1 a 0 para o Internacional, mesmo atuando diante de sua torci-da. Os alviverdes creditam as fracas apresentações e a presença na zona de rebaixamento ao excesso de des-falques. “Qualquer time que perde seis jogadores sente, isso faz muita diferença dentro de qualquer jogo. Com mais uma derrota, não há dúvi-da que nossa situação segue difícil”, avaliou o técnico Luiz Felipe Scolari após o duelo contra o Colorado.

Já são dez rodadas na temida zona de rebaixamento do Brasilei-rão. Após a conquista da Copa do Brasil, o Palmeiras jogou seis vezes,

conseguindo apenas cinco pontos. Pela situação na tabela, duas vitórias nos próximos jogos são vitais para afastar o fantasma do rebaixamento do Parque Antártica.

Para esta quarta, Felipão não contará com os volantes João Vitor e Márcio Araújo, mas terá o retorno dos zagueiros Thiago Heleno e Hen-rique. Os meias Valdivia e Daniel Carvalho podem ser as surpresas.

Fugindo da ZR

preliminar 7r i v a l

“Com mais uma derrota, não há dúvida que nossa situação

segue difícil”

luiz felipe scolari, treinadorFe

rnan

do S

oute

llo/A

GIF

Page 8: Preliminar Botafogo #27

Botafogo disputa, além do Campe-onato Brasileiro, a Copa Sul-Ameri-cana em 2012. O adversário alvine-gro, por coincidência, é o mesmo do jogo desta quarta-feira: o Palmeiras. Apesar da derrota por 2 a 0 no pri-meiro jogo, as chances para reverter a desvantagem são muito grandes e, para isso, podemos voltar um pouco no tempo e lembrar do último título continental do Fogão: a Copa Con-mebol de 1993.

Com 16 equipes de oito países (bo-livianos e colombianos não tiveram representantes), a fórmula da com-petição era bastante simples: elimi-natórias até a grande final. O Brasil teve cinco clubes: além do Botafogo, estavam Atlético-MG (campeão da edição anterior), Bragantino, Fluminense e Vasco. Na primeira fase, o adversário seria a equipe do interior paulista, que vivia grande fase, tendo sido quarto colocado no Brasileirão de 1992.

A primeira partida aconteceu no estádio Caio Martins, e o Botafogo venceu por 3 a 1, com dois gols de Sinval e um de Marcelo Carioca – Nei descontou para o Bragantino. Uma semana depois, o jogo de volta, em Bragança Paulista, e nova vitória do Fogão. Novamente Sinval brilhou, com dois gols, mais um de André Duarte. Para os paulistas, Alberto e Ludo. Com isso, a vaga para as quartas de final estava garantida, e o adversário seria o Caracas, da

Venezuela. A primeira partida, fora de

casa, teve o mesmo herói dos jogos anteriores: Sinval fez o único gol na vitória por 1 a 0. No Caio Martins, uma goleada por 3 a 0, com dois de Roger-inho e um de Aléssio, sacra-mentou a passagem para as semifinais, contra o perigoso Atlético-MG.

O Galo mostrou porque de-fendia o título da competição, ao vencer por 3 a 1 o primeiro confronto, no Mineirão – Sinval deixou sua marca novamente. Em desvantagem, o Fogão partiu para cima no Caio Martins, conseguindo uma virada impressionante, vencen-do por 3 a 0, gols de Sinval, Rogério Pinheiro e Eliel. A vaga na final estava garantida, com um adversário de peso: o uruguaio Peñarol, tricam-peão mundial e pentacampeão da Libertadores.

O primeiro jogo aconteceu no famoso Centenário, palco da final da Copa de 1930. O Botafogo mostrou não ter medo e, com quatro minutos de jogo, o lateral Perivaldo abriu o marcador. A partir daí, uma pressão uruguaia, que empatou com Otero. Nem a expulsão de Rogério Pinheiro fez com que o Alvinegro sucumbisse, segurando a igualdade no placar.

A decisão foi para o Maracanã, na semana seguinte. O Peñarol saiu na frente, com Perdomo, mas o Bota

virou, com Eliel e Sinval. A torcida já comemorava o título, quando Otero empatou novamente, levando a de-cisão para a cobrança de pênaltis.

A grande ironia: o artilheiro Sinval perdeu o primeiro pênalti alvinegro – mas William defendeu a cobrança de Ferreyra, deixando tudo igual. Suélio converteu a segunda penalidade, assim como Da Silva. Perivaldo fez o seu, ao contrário do uruguaio Gutiérrez, que mandou para fora. André Santos marcou, colocando a pressão no zagueiro De los Santos. O defensor mandou a bola na trave, dando o título para o Fogão.

É pensando nesse título que o Bota deve enfrentar o Palmeiras. Vencen-do pelo Brasileiro, e revertendo a vantagem na Sul-Americana. Pois quem ostenta a Estrela Solitária no peito, deve sempre jogar para ser campeão.

m e m ó r i a

BOTAFOGOCONQUISTOU A AMÉRICARELEMBRE O TÍTULO ALVINEGRO NA COPA CONMEBOL DE 1993

8

Rep

rodu

ção

Page 9: Preliminar Botafogo #27

O Botafogo é campeão mundial! O Glorioso derrotou o Flamengo por 3 a 1, na Arena Sapucaí e realizou o feito de ser o 1º campeão Mundial de Futebol 7. O Glorioso, que conquistou recentemente a Liga Nacional, ergueu a taça com méritos em um clássico muito disputado. Os gols do título foram marcados por Beto, Duda e Alípio.

Disputar um clássico não é fácil, ainda mais quando está em jogo a final do Mundial. Campeão da Liga Nacio-nal, o Fogão chegou invicto à decisão e mostrou ter força e sangue frio para se-

gurar o ímpeto rubro-negro e marcar os gols na hora certa. O Flamengo criou as primeiras oportunidades, mas parou no goleiro alvinegro Guilherme Piolho, que teve tarde inspirada. O Botafogo investiu nos contra-ataques e nas jogadas ensaiadas, mas não conseguiu abrir o marcador no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Glorioso voltou mais ligado na partida e abriu o mar-cador com o veterano Beto, que atuou pelo Botafogo em 1995. O Fogão pres-sionou e marcou o segundo com Duda, que cabeceou com estilo e ampliou a vantagem, 2 a 0. A equipe da Gávea

pressionou na busca do seu gol, mas viu Alípio marcar para o Botafogo e praticamente sacramentar o título: 3 a 0.

O Botafogo seguiu implacável no sistema defensivo e dificultou a vida do adversário, que conseguiu diminuir a vantagem com Daniel, mas não houve tempo para uma reação mais ousada, 3 a 1.

Além do título, o Botafogo teve Duda premiado como melhor jogador da competição e o treinador Dalbacy Soares, considerado o melhor técnico do Mundialito. Parabéns, Fogão!

CAMPEÃOMUNDIAL

preliminar 9f u t e b o l 7

Wag

ner M

eier

/AG

IF

Page 10: Preliminar Botafogo #27

Antes do jogo, a necessidade de vencer para manter o embalo, se posicionando entre os primeiros do Campeonato Brasileiro.

Assim como no jogo deste domin-go, o último duelo entre Botafogo e Palmeiras teve o mesmo cenário: o Alvinegro vinha de duas vitórias seguidas, e teria pela frente o al-viverde paulista. A diferença é que o Verdão era um adversário direto pelas primeiras colocações no jogo disputado em 31 de agosto de 2011, no Stadium Rio.

O Fogão entrou em campo com 34 pontos, dois a mais que o adversário, e mostrou suas armas logo a três minutos de jogo: após escanteio de Renato, a defesa paulista falhou e Herrera não perdoou, abrindo o marcador.

Liderado por Elkeson e Maicosuel, o Bota deu poucas chances ao rival, que não ameaçava. A pressão al-vinegra funcionou e, aos 22 minutos, novo cruzamento de Renato, desta vez aproveitado pelo zagueiro Gus-tavo, que completou para as redes, fazendo 2 a 0. Assim o jogo foi para o intervalo.

A etapa complementar começou com o Palmeiras, em desvantagem, decidido a atacar mais, mas sem conseguir encaixar nenhum ataque perigoso.

O Botafogo administrava o placar favorável, recuando um pouco, uti-lizando os contra-ataques. A tática funcionou: aos 17 minutos, Elke-son roubou uma bola de Cicinho e

lançou Maicosuel, que passou pelo zagueiro paulista e tocou na saída do goleiro Deola, fazendo o terceiro gol do Fogão.

A torcida começava a gritar olé a cada passe alvinegro, já com a certeza da vitória. Nos acréscimos,

Marcos Assunção cobrou uma falta, a bola desviou na defesa e enganou Jefferson. Era o gol de honra palmei-rense, mas o triunfo foi assegurado: 3 a 1 para o Botafogo, que assumia a terceira colocação no Campeonato Brasileiro.

r e l e m b r e

O MESMOCENÁRIO

EM 2011, FOGÃO DERROTOU O PALMEIRAS EM SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS

Ric

ardo

Ram

os/A

GIF

10

Page 11: Preliminar Botafogo #27

CENÁRIO

1 1preliminar 12

Page 12: Preliminar Botafogo #27

n o t a s

notícias rápidas sobre tudo o que acontece no mundo alvinegro.

Vôlei de Praia

É campeão! A dupla de vôlei de praia do Botafogo, Renata e Elize Maia, conquistaram no último domingo o Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012 (Etapa São José - SC). Este foi o primeiro título da parceria como atletas do clube. Na decisão, a dupla superou a brasiliense Chell e a carioca Natasha Valente. A terceira colocação ficou com a catarinense Josi e a carioca Thais.

Disputada na arena montada na Avenida Beira-Mar, a etapa catarinense reuniu atletas de Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões do país. Parabéns às nossas atletas!

Basquete

“Noutros esportes tua fibra está presente, honrando as cores do Brasil de nossa gente”- O trecho do hino do Botafogo tem tudo haver com as atletas alvinegras Nathalia Lobato e Marcela Rocha, que representarão o Glorioso no 1º Mundial de Basquete 3 x 3, que será disputado em Atenas, na Grécia, de 23 a 26 de agosto. Ambas com 19 anos, as atletas são as mais jovens da seleção brasileira.

Nathália Lobato é atleta do Botafogo desde a categoria pré-mirim e a sua convocação é encarada com naturalidade, já que era figurada carimbada na Seleção Carioca oa longo dos anos. Marcella Rocha, por sua vez, mostra que tamanho não é documento. Mesmo pequenina, se transforma em uma gigante na quadra.

Promoção Dia dos Pais

Túlio Maravilha, ídolo de uma geração, artilheiro dos mil gols, irreverente e carismático como poucos. Imagina agora esse herói do título do Brasileirão de 1995 no Dia dos Pais, na sua casa, entregando um presente para o seu pai.

É essa a promoção “Pai Maravilha, nós gostamos de você!”, que está sendo organizada pela Loja Oficial do clube.

Poderão participar da promoção todos que realizarem compras acima de R$ 100 na loja. Os torcedores receberão um formulário e responderão à seguinte pergunta: “Por que seu pai é uma maravilha?”.

O autor da melhor frase entregará o presente para o seu pai junto com o ídolo Túlio Maravilha na sua casa, além de ganhar uma camisa autografada e assistir ao jogo Botafogo x Sport (15/8) de camarote.

Olimpíadas

O Botafogo foi bem representado pelos três atletas que enviou aos Jogos Olímpicos de Londres, que está sendo realizado na capital inglesa e vai até o dia 12 de agosto. No remo, Anderson Nocetti e Gabriela Mosqueira chegaram às quartas de final e se despediram dos Jogos entre os 24 melhores remadores do mundo. No futebol, Lodeiro marcou gol na estreia do seu país, o Uruguai. A eliminação precoce da Celeste teve um lado bom: acelerou a vinda do jogador para o clube.

Div

ulga

ção/

COI

12

Page 13: Preliminar Botafogo #27
Page 14: Preliminar Botafogo #27

14 t a b e l ã o

confira todos os jogos do botafogo no brasileirão

14 jogos07 vitórias02 empate05 derrotas

apr.:54,8%

06 saldo-24 gols pró-18 gols contra

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

7º 23 PONTOS

PRÓXIMOS JOGOS DO BOTAFOGO

pontosjogosvitóriasempatesderrotasgols prógols contrasaldo de golsporcentagem de aproveitamento de pontos

pjvedgpgcsg%

campeonatobrasileirotabelaapós 14ªrodada

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

Atlético-MGVascoFluminenseGrêmioInternacionalSão PauloBotafogoCruzeiroPonte PretaCorinthiansNáuticoPortuguesaFlamengoCoritibaSportSantosBahiaPalmeirasAtlético-GOFigueirense

p3231292726252323191716161615141312100908

j1314141414141414141414141314141414141414

v1009080907080707050405040404030202020201

e0204050005010202040501040400050706040305

d0101010502050505050508060507060506080908

gp2520242119222418181320121623130912131313

gc0811081311161816181327162129201521172723

%82.173.869.064.361.959.554.854.845.240.538.138.141.035.733.331.028.623.821.419.0

sg17091608080606020000

-07-04-05-06-07-06-09-04-14-10

0102030405060708091011121314151617181920

08/08/2012 - internacional x náutico08/08/2012 - sport x vasco08/08/2012 - corinthians x atlético-go08/08/2012 - bahia x portuguesa08/08/2012 - botafogo x palmeiras08/08/2012 - santos x cruzeiro08/08/2012 - figueirense x flamengo09/08/2012 - fluminense x são paulo09/08/2012 - atlético-mg x coritiba09/08/2012 - ponte preta x grêmio

JOGOS DA 15ª RODADA

12/08/2012

x

15/08/2012

x

19/08/2012

x

26/08/2012

x

29/08/2012

x

02/09/2012

x

Page 15: Preliminar Botafogo #27

PRÓXIMOS JOGOS DO BOTAFOGO

Page 16: Preliminar Botafogo #27