prefeitura municipal derionegro · termo de cooperaÇÃo tÉcnica que entre si celebram o...

7
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRO ESTADO DO PARANÁ CNPJ N.o 76.002.641/0001-47 TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LYSÍMACO FERREIRA DA COSTA PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS VEGETAIS DE JARDINAGEM E PODAS DE ÁRVORES. o MUNICÍPIO DE RIO NEGRO, pessoa jurídica de direito público, inscrito no C pJ n. 76.002.641/0001-47, com sede na Rua Juvenal Ferreira Pinto, n. 2070, Seminário, neste ato representado por seu Prefeito Municipal Sr. MILTON JOSÉ PAIZANI, brasileiro, solteiro, advogado, portador do RG n° 1.977.640-9 SSP/PR e do CPF n° 616.319.819-00 e de outro lado ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LYSÍMACO FERREIRA DA COSTA, pessoa jurídica de direito privado, associação sem fins lucrativos, com sede na BR 116, KM 206, no Município de de Rio Negro - PR, CNPJ n. 02.607.344/0001-99, neste ato representado pelo seu presidente MARCELO RUTHES SCHMIDT, brasileiro, casado, portador do RG n. 9/R- 2.773.741/SC e inscrito no CPF n. 896.726.409-78 resolvem celebrar este TERMO DE COOPERAÇÃO visando a cooperação mútua no recolhimento e compostagem de resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas de árvores na zona urbana do Município de Rio Negro - PR de acordo com as seguintes cláusulas e condições. CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O objeto deste TERMO DE COOPERAÇÃO é recolhimento e compostagem de resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas de árvores de iniciativa do Município de Rio Negro, com a participação da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual de Educação Profissional Lysímaco Ferreira da Costa composto de ações que visam a compostagem de resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas de árvores na zona urbana do Município de Rio Negro - PRo PARÁGRAFO úNICO - O presente termo é regido pela Lei Municipal n. 2.518/2015 e pela Lei Federal n. 13.019/2014 que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração. CLÁUSULA SEGUNDA - DA OPERACIO ALIZAÇÃO E DA VIGÊ CIA E PRORROGAÇÃO A operacionalização das ações far-se-á por meio da execução das ações necessárias à consecução do objeto do presente termo pelo período de 1 (um) ano contado a partir da assinatura do presente termo podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos desde que haja interesse da Administração e disponibilidade de orçamento contemplado na Lei Orçamentária Anual.

Upload: trinhhanh

Post on 20-Jan-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREFEITURA MUNICIPAL DERIONEGRO · TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E ... em regime de mútua cooperação,

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGROESTADO DO PARANÁ

CNPJ N.o 76.002.641/0001-47

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM OMUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES EFUNCIONÁRIOS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALLYSÍMACO FERREIRA DA COSTA PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOSORGÂNICOS VEGETAIS DE JARDINAGEM E PODAS DE ÁRVORES.

o MUNICÍPIO DE RIO NEGRO, pessoa jurídica de direito público, inscritono C pJ n. 76.002.641/0001-47, com sede na Rua Juvenal Ferreira Pinto, n. 2070, Seminário,neste ato representado por seu Prefeito Municipal Sr. MILTON JOSÉ PAIZANI, brasileiro,solteiro, advogado, portador do RG n° 1.977.640-9 SSP/PR e do CPF n° 616.319.819-00 e deoutro lado ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS DO CENTROESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LYSÍMACO FERREIRA DA COSTA,pessoa jurídica de direito privado, associação sem fins lucrativos, com sede na BR 116, KM206, no Município de de Rio Negro - PR, CNPJ n. 02.607.344/0001-99, neste atorepresentado pelo seu presidente MARCELO RUTHES SCHMIDT, brasileiro, casado,portador do RG n. 9/R- 2.773.741/SC e inscrito no CPF n. 896.726.409-78 resolvem celebrareste TERMO DE COOPERAÇÃO visando a cooperação mútua no recolhimento ecompostagem de resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas de árvores na zonaurbana do Município de Rio Negro - PR de acordo com as seguintes cláusulas e condições.

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETOO objeto deste TERMO DE COOPERAÇÃO é recolhimento e compostagem de resíduosvegetais provenientes de jardinagem e podas de árvores de iniciativa do Município de RioNegro, com a participação da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Centro Estadualde Educação Profissional Lysímaco Ferreira da Costa composto de ações que visam acompostagem de resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas de árvores na zonaurbana do Município de Rio Negro - PRoPARÁGRAFO úNICO - O presente termo é regido pela Lei Municipal n. 2.518/2015 e pelaLei Federal n. 13.019/2014 que estabelece o regime jurídico das parcerias entre aadministração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação,para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução deatividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos emtermos de colaboração.

CLÁUSULA SEGUNDA - DA OPERACIO ALIZAÇÃO E DA VIGÊ CIA EPRORROGAÇÃOA operacionalização das ações far-se-á por meio da execução das ações necessárias àconsecução do objeto do presente termo pelo período de 1 (um) ano contado a partir daassinatura do presente termo podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos desdeque haja interesse da Administração e disponibilidade de orçamento contemplado na LeiOrçamentária Anual.

Page 2: PREFEITURA MUNICIPAL DERIONEGRO · TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E ... em regime de mútua cooperação,

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGROESTADO DO PARANÁ

CNPJ N.o 76.002.641/0001-47

PARÁGRAFO úNICO - Pela execução do objeto não haverá destinação recíproca denenhum valor entre a Associação e o Município, tampouco compensação fmanceira nostermos do artigo 2°, inciso VIII-A da Lei Federal n. 13.019/2014.

CLÁUSULA TERCEIRA - DAS COMPETÊNCIASPara o planejamento e execução deste Projeto, fica definido que será respeitado comoobrigação de cada uma das partes o que segue:I - Caberá à Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual de EducaçãoProfissional Lysímaco Ferreira da Costa:a) disponibilizar área para depósito dos resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podasde árvores coletados na zona urbana do Município de Rio Negro - PR nos termosestabelecidos na Licença Ambiental emitida pelo órgão competente;b) irrigar o resíduo vegetal depositado no ato do revolvimento de acordo com a necessidadeexigida para o processo;c) realização de experimentos de compostagem oriundos das ações do presente termo.d) finalizado o processo de compostagem, disponibilizar local diverso do depósito dosresíduos a fim de armazenar o composto.II - Caberá ao Município:

a) Coletar, triturar e destinar os resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas de árvorescoletados na zona urbana do Município de Rio Negro - PR em forma de leiras erevolvimento;

b) Após o processo de compostagem, disponibilizar metade do produto final à Associação dePais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual de Educação Profissional Lysímaco Ferreirada Costa.

CLÁUSULA QUARTA - DAS DISPOSIÇÕES GERAISCada uma das partes convenientes responsabilizar-se-á por remunerações, salários e encargossociais, trabalhistas, previdenciários e tributários de seus respectivos servidores, funcionários,prepostos, dirigentes e prestadores de serviço a qualquer título, bem como pelos atos que estespraticarem nestas condições na execução do termo.PARÁGRAFO PRIMEIRO - Para a execução deste Termo de Cooperação serãoempregados os bens, materiais e equipamentos pertencentes a cada partícipe, não havendotransferência dos mesmos.PARÁGRAFO SEGUNDO - Os bens que vierem a ser disponibilizados pelas partes para ocumprimento deste Termo deverão ser restituídos de imediato à parte proprietária no caso derescisão, denúncia ou ao fim da vigência deste.PARÁGRAFO TERCEIRO - Os vínculos jurídicos, financeiros ou de qualquer naturezaassumidos singularmente por uma das partes são de sua exclusiva responsabilidade não secomunicando a título de solidariedade ou subsidiariamente ao outro partícipe.

CLÁUSULA QUINTA - DA PRORROGAÇÃO, ALTERAÇÃO E RESCISÃOO presente Termo de Cooperação Técnica poderá, mediante concordância das partes e quandonecessário, ser alterado através de Termo Aditivo respectivo, excetuando-se o seu objeto.

Page 3: PREFEITURA MUNICIPAL DERIONEGRO · TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E ... em regime de mútua cooperação,

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGROESTADO DO PARANÁ

CNPJ N.o 76.002.641/0001-47

PARÁGRAFO PRIMEIRO- O presente Termo de Cooperação poderá ser rescindido pelodescwnprimento das obrigações pactuadas independentemente de prévia notificação ouinterpelação judicial ou extrajudicial.PARÁGRAFO SEGUNDO - Qualquer dos Partícipes poderá denunciar o presente Termo,independente da ocorrência de quaisquer motivos e sem que lhe caiba qualquer sanção, desdeque o faça mediante aviso prévio, por escrito, de 60 (sessenta) dias.PARÁGRAFO TERCEIRO - Nos casos de rescisão ou denúncia, as pendências ou trabalhosem fase de execução serão definidos e resolvidos de comum acordo para que se atribuam asresponsabilidades relativas à conclusão ou extinção de cada wn desses trabalhos e daspendências dos trabalhos em andamento.PARÁGRAFO QUARTO - Os casos omissos serão resolvidos por mútuo acordo entre aspartes, obedecendo-se à legislação vigente, com vistas à consecução do objeto do presenteinstrwnento.PARÁGRAFO QUINTO - Fica atribuída à administração pública a prerrogativa de asswnirou transferir a responsabilidade pela execução do objeto, no caso de paralisação, de modo aevitar sua descontinuidade;

CLÁUSULA SEXTA - DA FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO DO TERMO DECOOPERAÇÃOPara exercer ampla e irrestrita fiscalização da execução do objeto do presente Termo deCooperação, ficam designadas as seguintes pessoas:I. Para o Município de Rio Negro - PR:Nome: lzonel CarraraCargo: Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente11. Para Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual de EducaçãoProfissional Lysímaco Ferreira da CostaNome: Marcelo Ruthes SchmidtCargo: Presidente da AssociaçãoEndereço: Rua Estrada Principal do Cunhupã, s/n Rio Negro - PRPARÁGRAFO ÚNICO - São obrigações das pessoas acima designadas acompanhar efiscalizar a execução da parceria bem como informar ao seu superior hierárquico a existênciade fatos que comprometam ou possam comprometer as atividades ou metas da parceria e deindícios de irregularidades na gestão dos recursos, bem como as providências adotadas ou queserão adotadas para sanar os problemas detectados.

CLÁUSULA SÉTIMA - DA DIVULGAÇÃO, PROMOÇÃO E PUBLICIDADE.Em qualquer divulgação, promoção ou publicidade relacionada com atos, ações e atividadesobjeto do presente Termo, será, obrigatoriamente, destacada a participação do Município deRio Negro e essas ações deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação, delasnão podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal deautoridades ou servidores públicos.

Page 4: PREFEITURA MUNICIPAL DERIONEGRO · TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E ... em regime de mútua cooperação,

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGROESTADO DO PARANÁ

CNPJ N.o 76.002.641/0001-47

CLÁUSULA OITAVA - DA PUBLICAÇÃO.O presente Termo terá seu extrato publicado no Diário Oficial do Município e no site oficial,até o 5° dia útil do mês posterior das assinaturas.PARÁGRAFO ÚNICO - O termo somente produzirá efeitos jurídicos após a publicação dorespectivo extrato no meio oficial de publicidade da administração pública.

CLÁUSULA NONA - DO FORO DE ELEiÇÃOFica eleito o foro da Comarca de Rio Negro como competente para dirimir qualquer questãorelativa a este Termo ou dele decorrente, com renúncia expressa de qualquer outro.PARÁGRAFO ÚNICO - É obrigatória a prévia tentativa de solução administrativa, com aparticipação de órgão encarregado de assessoramento jurídico integrante da estrutura daadministração pública, nos termos do artigo 42, inciso XVII da Lei Federal n. 13.019/2014;

E assim, estando as partes acordadas quanto aos termos e responsabilidades deste Termo,assinam o mesmo em 3 (três) vias de igual teor e para um só efeito, na presença de 2 (duas)testemunhas conhecidas das partes e a seguir identificadas.

Rio Negro (PR), 11 de agosto d

Mil&. ePrefeito Munici e Rio Negro

~r,-~Marcelo Ruthes Schmidt

Presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual deEducação Profissional Lysímaco Ferreira da Costa

TESTEMUNHAS: , . If\ . IJfl r) -n ) I-1. Nome: J~S( M, LO:? {tur clt S $e t\M IPIAss~\p5P,t:UI~I1~:RG: 3/1l b1\ LI $3 CPF: /8t{ I~(,"~·::r9,;}11. Nome: i'2-O!'J ~ ( CA-~e4-{M. ~ AsSo.. ç~.---1-.l-------------- --=

CPF: 6 l s. ~O'1 ...)-(, l5 - SO

PUBLICADO NO JORNALbC). O m. d,~ PRN° 13 IDATA: D . .oZ l;f

Page 5: PREFEITURA MUNICIPAL DERIONEGRO · TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E ... em regime de mútua cooperação,

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGROESTADO DO PARANÁ

CNPJ N.o 76.002.641/0001-47

PLANO DE TRABALHO PROPOSTO PARA A COOPERAÇÃOTÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO EASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS DO CENTRO ESTADUALDE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL LYSÍMACO FERREIRA DA COSTA.

De conformidade com as determinações da Lei Federal n. 13.019/2014 e da LeiMunicipal n. 2518/2015, o MUNICÍPIO DE RIO NEGRO apresenta o seguinte PLANO DETRABALHO:

A) DO OBJETO A SER EXECUTADO

A Cooperação tem por objeto recolhimento e compostagem de resíduos vegetais provenientesde jardinagem e podas de árvores de iniciativa do Município de Rio Negro, com aparticipação da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual de EducaçãoProfissional Lysímaco Ferreira da Costa composto de ações que visam a compostagem deresíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas de árvores na zona urbana do Municípiode Rio Negro - PRo

B) DAS METAS A SEREM ATINGIDAS

O Termo de cooperação técnica terá como metas a serem atingidas:I - O recolhimento da totalidade dos resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas naárea urbana do Município de Rio Negro - PR;H - A trituração e compostagem dos resíduos recolhidos resultando em 20 toneladas ao mêsde produto de compostagem com a utilização do produto final no viveiro municipal paraprodução de mudas, canteiros da área urbana em substituição ao adubo químico e em projetosde hortas comunitárias, representando uma economia de R$ 240.000,00 (duzentos e quarentamil reais) ao Município anualmente;IH - A interrupção do envio de resíduos vegetais ao Aterro Sanitário com a destinaçãoambientalmente adequada aos resíduos rerpesentando aproximadamente 100 toneladas ao mêsde resíduos que deixarão de ser depositados em aterro;IV - A coleta de até 1m3 semanal por residência na área urbana do Município.V - Pesquisas e experimentações com a utilização dos compostos obtidos e na produçãoagrícola do Colégio.

C) DA ESPECIFICAÇÃO DAS AÇÕES

C 1 - Para a execução dos serviços objeto do TERMO DE COOPERAÇÃO, compete aoMunicípio:

Page 6: PREFEITURA MUNICIPAL DERIONEGRO · TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E ... em regime de mútua cooperação,

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGROESTADO DO PARA Á

c Pl N.o 76.002.641/0001-47

I - Coletar, triturar e destinar os resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podas deárvores coletados na zona urbana do Município de Rio Negro - PR em forma de leiras erevolvimento;H - Após o processo de compostagem, disponibilizar metade do produto final à Associação dePais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual de Educação Profissional Lysímaco Ferreirada Costa.C 2 - Para a execução dos serviços objeto do TERMO DE COOPERAÇÃO, compete àAssociação de Pais, Professores e Funcionários:I - Disponibilizar área para depósito dos resíduos vegetais provenientes de jardinagem e podasde árvores coletados na zona urbana do Município de Rio Negro - PR nos termosestabelecidos na Licença Ambiental emitida pelo órgão competente;H - irrigar o resíduo vegetal depositado no ato do revolvimento de acordo com a necessidadeexigida para o processo;IH - realização de experimentos de compostagem oriundos das ações do presente termo.IV - finalizado o processo de compostagem, disponibilizar local diverso do depósito dosresíduos a fim de armazenar o composto.

D) DO PRAZO DE EXECUÇÃO

O início da execução do objeto está previsto para o primeiro dia útil após a publicação doextrato do Convênio no Diário Oficial, findando-se decorridos os 12 (doze) meses.

E) DOS RECURSOS FINANCEIROS

Para consecução dos objetivos deste termo a Secretaria Municipal de Obras e ServiçosUrbanos indica as seguintes dotações orçamentárias: 13.004.26.782.0002.2.057 (Manutençãoe Controle da Frota) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a dotação n.4.4.90.52.40.00 para aquisição de triturador acoplável ao trator agrícola.

F) DA GRATUIDADE

Este CONVÊNIO não envolve qualquer transferência de recursos financeiros entre as partes enão visa qualquer lucratividade.

G) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O Plano de Trabalho acima proposto integra o Termo de cooperação técnica entre oMUNICÍPIO DE RIO NEGRO e a ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES EFUNCIONÁRIOS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALLYSÍMACO FERREIRA DA COSTA.

Page 7: PREFEITURA MUNICIPAL DERIONEGRO · TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE RIO EGRO E ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E ... em regime de mútua cooperação,

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGROESTADO DO PARANÁ

c Pl .°76.002.641/0001-47

E por estarem assim, justo e pactuado, depois de lido e achado conforme, vai este Termodevidamente assinado pelos representantes das partes inicialmente nomeadas, juntamente comduas (02) testemunhas.

Rio Negro (PR), 11 de agosto de 2017.

/~

Milto J sé ' á:a~Prefeito Municipa de o Negro

~IO~(.~c;BPresidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Centro Estadual de

Educação Profissional Lysímaco Ferreira da Costa

CPF: O ~s. 800, t 0 g-- - 9 O