prefeitura de santa isabel quer monopolizar … · candidatos farão as provas do enem. ... filho...

20
PÁGINA 1 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO DE 2015 SÁBADO, 24 DE OUTUBRO DE 2015 - ANO 9 - EDIÇÃO 480- http: www.jbomdia.com.br O projeto de Lei de autoria da prefeitura de Santa Isabel prevê a redução da concessão de alvará de funcionamento de transporte escolar, de 25 para 18 veículos. A norma determina que pode haver um carro para cada 2.700 habitantes. O projeto foi aprovado pela Câmara com os votos contrários dos vereadores Odilon Fernandes, Teresinha, Negavan e Dr. Vidal. Leia na página 04 PREFEITURA DE SANTA ISABEL QUER MONOPOLIZAR TRANSPORTE ESCOLAR OAB PEDE SUSPENSÃO DE CONCURSO PÚBLICO Com Parecer assinado pelo advogado Dr. Roberto José Valinhos Coelho, a OAB de Santa Isabel recomendou ao Prefeito Gabriel Bina a imediata suspensão do Concurso Público. Na semana passada, o JORNAL BOM DIA denunciou que a Prefeitura contratou uma Empresa suspensa em outro Município. Leia na página 10. Por volta das 22h desta quinta-feira, 22, populares que circulavam na Praça da Bandeira, em Santa Isabel, registraram chamas de fogo dentro da agência da Caixa Econômica Federal. O fogo parecia consumir todo o interior da agência. Entretanto, apenas um ter- minal foi atingido. A polícia investiga as causas. Leia na página 04. FOGO NA CAIXA ECONÔMICA A Empresa Jornalística de Igaratá foi condenada a pagar o valor de R$ 10 mil à Prefeitura de Igaratá. A decisão é do Tribu- nal de Justiça de São Paulo. Cabe Recurso. Leia na página 09. CONDENADA Até a próxima sexta-feira (30) os prazos processuais e o atendimento ao público estão suspensos em Santa Isabel para treinamento dos funcionários para a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Comarca, que começará a partir do dia 03 de novembro. Leia na página 06. PROCESSO ELETRÔNICO ENEM - Hoje (24) e amanhã (25) mais de 7,7 milhões de candidatos farão as provas do ENEM. Leia na página 18.

Upload: phungtu

Post on 18-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PÁGINA 1JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

SÁBADO, 24 DE OUTUBRO DE 2015 - ANO 9 - EDIÇÃO 480- http: www.jbomdia.com.br

O projeto de Lei de autoria da prefeitura de Santa Isabel prevê a redução da concessão de alvará de funcionamento de transporteescolar, de 25 para 18 veículos. A norma determina que pode haver um carro para cada 2.700 habitantes. O projeto foi aprovadopela Câmara com os votos contrários dos vereadores Odilon Fernandes, Teresinha, Negavan e Dr. Vidal. Leia na página 04

PREFEITURA DE SANTA ISABEL QUER

MONOPOLIZAR TRANSPORTE ESCOLAR

OAB PEDE SUSPENSÃO DE CONCURSO PÚBLICOCom Parecer assinado pelo advogado Dr. Roberto José Valinhos Coelho, a OAB de Santa Isabel recomendou ao Prefeito Gabriel Bina a imediata suspensão do

Concurso Público. Na semana passada, o JORNAL BOM DIA denunciou que a Prefeitura contratou uma Empresa suspensa em outro Município. Leia na página 10.

Por volta das 22h destaquinta-feira, 22, popularesque circulavam na Praça daBandeira, em Santa Isabel,registraram chamas defogo dentro da agência daCaixa Econômica Federal.O fogo parecia consumirtodo o interior da agência.Entretanto, apenas um ter-minal foi atingido. A políciainvestiga as causas. Leiana página 04.

FOGO NA CAIXA ECONÔMICA

A Empresa Jornalística de Igaratá foi condenada a pagar ovalor de R$ 10 mil à Prefeitura de Igaratá. A decisão é do Tribu-nal de Justiça de São Paulo. Cabe Recurso. Leia na página 09.

CONDENADA

Até a próxima sexta-feira (30) os prazos processuais e oatendimento ao público estão suspensos em Santa Isabel paratreinamento dos funcionários para a implantação do ProcessoJudicial Eletrônico na Comarca, que começará a partir do dia03 de novembro. Leia na página 06.

PROCESSO ELETRÔNICO

ENEM - Hoje (24) e amanhã (25) mais de 7,7 milhões decandidatos farão as provas do ENEM. Leia na página 18.

PÁGINA 2 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

Comunique seu evento no e-mail: [email protected]

Os 4 aninhos de Bruno rendeu umafestinha pra lá de animada. Filho docasal Carolina Ultramari e PabloGomes, o pequeno curtiu o momentocom tema de seus super heróis favo-ritos.

Foi mega animada a festa em co-memoração ao aniversário de IsabelFernandes. Amigos e familiares mar-caram presença e brindaram a dataespecial. Parabéns!

E haja cor de rosa para comemo-rar o primeiro aninho da princesaValentina. Os pais da pequena An-dréia e Keiner não pouparamglamour e prepararam tudo com mui-to carinho. Fotos de Vida Fotografia.

No último sábado, uniram-se em matrimônio o casal Caio Yoshio Tanakae Jéssica de Freitas. A cerimônia budista aconteceu no Engenho do Lago,em Santa Isabel – local que serviu de cenário para acolher os 350 convidados,que fizeram questão de prestigiar o evento. Seguindo a tradição herdada pelonoivo – de origem oriental, convidados se encantaram com a cerimônia sansan kudo - uma tradição milenar japonesa cujo nome significa três-três-novevezes. Na cultura japonesa o número 3 significa boa sorte e o número 9 aaspiração à máxima boa sorte. Que assim seja!

PÁGINA 3JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

PÁGINA 4 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

MONOPÓLIO: LEI LIMITA O NÚMERODE VANS EM SANTA ISABEL

Santa Isabel

Motoristas do transporte es-colar de Santa Isabel se reuni-ram na Câmara Municipal du-rante a sessão ordinária destaterça-feira, 20, para acompa-nhar a votação de um projetode autoria do executivo, o qualprevê a redução da concessãode alvará de funcionamento detransporte escolar. Pelo proje-to, aprovado pelos vereadores,a concessão de alvará foi redu-zida de 25 para 18 veículos.

De acordo com o texto atu-al, aprovado nesta semana, acada 2.700 alunos de SantaIsabel, é liberada uma van detransporte escolar. Com isso,não será possível conseguir umnovo alvará, uma vez que omunicípio já possui 18 empre-sários cadastrados na classe.

O Projeto enviado pelolegislativo isabelense foi repu-diado pelo vereador progres-sista Odilon Fernandes, que la-mentou o fato, votando contraa proposta da prefeitura.

“Isso é reserva de mercadoe eu sou contra reserva de mer-cado. Tem que ser 25 veículosou ficar a critério da prefeituradeterminar o número de carros.Restringir mercado através da

Norma determina que pode haver um carro para cada 2.700 habitantes. O projetode Lei de autoria da prefeitura foi criticado pelo Vereador Odilon Fernandes

lei é inconcebível”, discursou.O parlamentar defendeu a

ideia de manter o mercado livre,impedindo o monopólio na cida-de. O Vereador não poupou críti-cas ao projeto de lei e foi enfáticoao se declarar contra o mesmo.

“Não estou contra a asso-ciação, eu sou a favor do povoe isso, certamente não bene-ficia o povo que precisa dotransporte”, completou.

Representantes da Associ-ação dos Condutores de VeículoEscolar de Santa Isabel acom-panharam a votação no plená-rio. A reivindicação em limitaro número de vans escolares emSanta Isabel, partiu da própriaassociação, que procurou oprefeito Padre Gabriel Binapara solicitar a mudança.

O Projeto de Lei nº20, de 21de agosto de 2015 teve parecerfavorável da Comissão de Justi-ça e Redação, a qual apresen-tou a Emenda Modificativa nº17,destacando a proporcionalidadeentre o número de licenças detransporte escolar e a popula-ção do município.

De acordo com a emenda,a proporção será de um veí-culo para cada 2.700 habitan-tes, conforme dados do senso

do IBGE (Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística).

O debate sobre a propostado executivo foi polêmica, cau-sando mal estar entre os parla-mentares Odilon e Clebão, quedefendeu a limitação de alvarás.“Hoje existem 18 carros legali-zados, fazendo o transporte emSanta Isabel e já vem enfren-tando dificuldades, tanto na or-dem financeira como na ques-tão de transporte clandestino”,argumentou o parlamentar.

Para a vereadora Teresinha– conhecida por defender ascausas que envolvem a educa-ção municipal, o projeto do exe-cutivo não será benéfico à po-pulação que necessita. Ela ci-tou como exemplo os própriosfilhos que já utilizaram o trans-porte escolar, porém permane-ciam por horas dentro da van,uma vez que poucos carros es-tavam a serviço do município.“A população aumentou muitoe hoje em dia os veículos queestão trabalhando na cidadenão estão mais dando conta doserviço”, afirmou a vereadora.

O projeto foi aprovado comvoto contrário dos vereadoresOdilon Fernandes, Dr. Vidal,Van e Teresinha.

Santa Isabel

A Polícia de SantaIsabel investiga o queou quem provocouum incêndio em umdos terminais de aten-dimento da agênciada Caixa EconômicaFederal, em SantaIsabel. O caso acon-teceu durante a noitedesta quinta-feira, 22,e chamou a atençãode populares quepassavam pelo local.

Por volta das 22h, popula-res que circulavam na Praçada Bandeira registraram cha-mas de fogo dentro da agên-cia da Caixa Econômica Fede-ral. O fogo parecia consumirtodo o interior da agência, en-tretanto, apenas um terminalfoi atingido.

O primeiro terminal, locali-zado logo na entrada da agên-cia foi tingido pelo fogo. Umacâmera de segurança registroutoda a ação. O equipamentoestá localizado logo atrás doterminal atingido pelas cha-mas.

A gerente do banco, quepreferiu não se identificar,acredita que vândalos provo-caram o incêndio durante o fi-nal de noite desta quinta-fei-

FOGO EM TERMINALDA CAIXA ECONÔMICA

ra, 22.“Provavelmente colocaram

fogo em um envelope e atea-ram o mesmo no terminal”,acredita. Já a polícia tambémtrabalha com a hipótese de umcurto circuito.

No momento no incêndio,um rapaz que passava pelolocal, conseguiu estancar ofogo, evitando maiores pro-porções.

Uma unidade do Corpo deBombeiros também foi aciona-da por moradores da região,que perceberam a presença defumaça, e o incêndio foi con-trolado.

A perícia técnica esteve nolocal, que foi interditado no diaseguinte, causando transtornospara quem precisa sacar di-nheiro ou efetuar pagamento.

PÁGINA 5JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

IgaratáO Tribunal de Con-

tas do Estado de SãoPaulo (TCE/SP) apro-vou as contas da Pre-feitura Municipal deIgaratá referentes aoexercício de 2013.

O órgão concluiuque não houve irregu-laridades que justifi-casse a rejeição, ten-do a administraçãocumprido todas as for-malidades legais nouso dos recursos públi-cos, como por exemploos investimentos míni-mos em saúde, educa-ção e em recursos humanos exigidospela Constituição Federal e limitadospela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o prefeito Elzo de Souza, essaaprovação é um reflexo do compro-misso da equipe administrativa, quesempre se manteve firme e compro-metida com a responsabilidade fiscal:“Buscamos transparência na gestão ea aprovação das contas do exercíciode 2013 é mais uma prova desse com-promisso”, afirmou.

Além da aprovação das suas con-tas dos anos de 2009 a 2013, o Chefe

TRIBUNAL APROVA CONTASDA GESTÃO ELZO E ARYZINHO

do Executivo ressalta que cinco de-núncias apresentadas por vereadoresda oposição no ano passado foramarquivadas pelo Tribunal, comprovan-do que a atual gestão trabalha de for-ma responsável e transparente: “Oarquivamento das denúncias confirmaque se tratava apenas de querelaspolíticas, sem qualquer fundamenta-ção legal”, diz.

O parecer técnico elaborado peloRelator Sidney Stanislau Beraldo, se-gue agora para análise da CâmaraMunicipal.

IgaratáNos últimos dias 15 e 16/10 (quin-

ta e sexta-feira), a Secretaria de Es-portes e a Secretaria da Educação deIgaratá realizaram mais uma ediçãodo “Programa de Formação EsportivaEscolar - Atleta na Escola”.

No dia 15, a modalidade trabalha-da foi o atletismo, sendo realizadas asseguintes provas: corridas de 1.000metros, 100 metros, 75 metros e sal-to em distância.

E na sexta-feira (16), a modalida-de esportiva praticada foi o voleibol.O evento contou com a participaçãode centenas de jovens com a faixaetária entre 12 a 17 anos, das esco-

ATLETA NA ESCOLA

las: “Petronilha de Souza”, do BairroJardim Rosa Helena, e “BeneditoRodrigues de Oliveira”, do Bairro BoaVista.

As Secretarias de Esportes e daEducação agradecem a todos os pro-fessores, voluntários, estagiários e aSabesp por terem contribuído para arealização deste evento.

PÁGINA 6 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

Para capacitaros funcionáriospara a utilização dosistema através doprocessamento ele-trônico na Comarcade Santa Isabel, oTribunal de Justiçado Estado de SãoPaulo (TJ-SP) deter-minou a suspensãodo atendimento aopúblico e dos prazosprocessuais, desdea última segunda-feira, dia 19, até apróxima sexta-fei-ra, dia 30.

Neste período forammantidas a recepção depetições por meio de pro-tocolo integrado, aprotocolização de casosurgentes, a realização dasaudiências já designadas,o atendimento de casosurgentes, aí incluídos osnovos processos, bemcomo a expedição de gui-as de levantamento e cer-tidões de honorários, emcumprimento de despa-chos, decisões e sentençasproferidos antes do inícioda suspensão do atendi-mento ao público.

Com a implantação doProcesso Judicial Eletrôni-co - Pje - , o peticionamen-to eletrônico das ações ini-ciais das 1ª e 2ª Varas daComarca passa a ser obri-gatório a partir do dia 03de Novembro. Não have-rá alteração nos processosfísicos em andamento.

VANTAGENSPara o presidente da

Comissão da Cidadania da164ª Subseção da Ordemdos Advogados do Brasil,

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICOCHEGA À COMARCA DE SANTA ISABEL

No Juizado Especial Cível e Criminal, a tramitação processual já é atravésde processo eletrônico. Agora, o Plano 100% Digital será implantado em todasas Varas da Comarca

Dr. Roberto José ValinhosCoelho, o PJe elimina osAutos em papel e permitea prática do ato processu-al e o acompanhamento doprocesso judicial direta-mente no sistema.

“São inquestionáveis asvantagens do processo ju-dicial eletrônico. Toda acoletividade será benefici-ada”- aponta Dr. Valinhos.

“As vantagens da peti-ção eletrônica, em compa-ração com o peticiona-mento em papel, são inú-meras. Uma delas é que omeio eletrônico permiteo peticionamento a distân-cia, dispensando os gastoscom remessa pelos correi-os ou o deslocamento físi-co de Advogados ou daspartes às dependênciasdos Fóruns ou Tribunais” –pontua Dr. Valinhos, desta-cando ainda a economiacom material e infraestru-tura.

“A redução de custosbeneficiará tanto os Advo-gados como o Poder Judi-ciário e as partes. Porexemplo, o uso de papel,

tinta, espaço físico dentreoutros itens serão poupa-dos” – observa, acrescen-tando também a celerida-de no andamento dos fei-tos.

Outro benefício dopeticionamento eletrônico,ressalta Dr. Valinhos, “éque o Advogado que utili-za o meio eletrônico nãofica submetido ao horáriode funcionamento do Tri-bunal. A petição eletrôni-ca com prazo, poderá serprotocolada até às 24h, oque evita o risco de even-tual declaração de intem-pestividade.

“Com o peticionamentoeletrônico enviamos as pe-tições iniciais e intermedi-árias, através da Internet,para o foro desejado, dis-pensando o deslocamentoaté outras Comarcas, Es-tados ou Brasília “- expli-ca Valinhos à Reportagemdo BOM DIA, finalizandoque ainda a facilidade deacesso das partes ou deseu representantes legaisàs informações em seusprocessos.

Santa IsabelA 164ª Subseção da

Ordem dos Advogados doBrasil de Santa Isabel eIgaratá realizará no pró-ximo dia 31 de outubro,a 2ª Caminhada de Pre-venção ao Câncer deMama. A concentraçãopara o evento será naPraça da Bandeira emfrente ao Fórum, a partirdas 8 horas. A saída estáprogramada para as 8h30minutos. Segundo o Pre-sidente da OAB, Dr. Jor-ge Luiz de Souza, o ob-jetivo da Caminhada éconscientizar sobre a im-portância da prevençãoao câncer de mama. “Vis-ta a sua Camiseta Rosae vamos todos caminharjuntos na luta contra ocâncer de mama” – con-

CAMINHADA DA OAB CONTRA OCÂNCER DA MAMA SERÁ NO DIA 31

A 2ª Caminhada terá como objetivo a sensibilização e prevenção ao câncerda mama. O convite para o Evento é aberto ao público geral

vida Dr. Jorge, acrescen-tando que serão distribu-ídos bexigas rosa e águapara todos os participan-tes.

“É de extrema impor-tância a participação de

todos nesta nossa 2ª Ca-minhada de conscientiza-ção contra o câncer demama” – enfatiza a vicepresidente da OAB, Dou-tora Adriana Si lvaSantana.

ArujáExames rápidos de

HIV e sífilis marcarão asatividades da última sema-na da campanha OutubroRosa, realizada pela Se-cretaria Municipal de Saú-de como forma de estimu-lar a prevenção da saúdeda mulher arujaense.

Os testes serão reali-zados na terça-feira, das13 às 15 horas, na Uni-dade Básica do Mirante;de terça a quinta, das 9às 11 e das 13 às 15 ho-ras, no Jardim Real, edas 9 às 11h, no JardimEmília.

O exame também po-derá ser feito durante

EXAMES MARCARÃO ÚLTIMASEMANA DO OUTUBRO ROSA

toda a semana nas UBS’sParque Rodrigo Barreto,das 14 às 16 horas; NovaArujá, das 14 às 15h30;e no Centro de Saúde(CS) II, no Centro, demanhã, das 7h30 às11h30, e à tarde, das

13h30 às 15h30.PalestrasEm razão do Decreto

Municipal 6.484/2015,que transferiu o feriadodo Dia Do Servidor Públi-co de 28 para 30/10 (ex-cepcionalmente nesteano), a Secretaria deSaúde antecipou as pa-lestras de prevenção docâncer de mama e decolo do útero previstaspara acontecer na UBSMirante e no Centro Mé-dico de Especialidades(CEM) na próxima sexta-feira (30). Ambas as ati-vidades ocorreram nestasemana.

PÁGINA 7JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

OLHAR DE SANTA ISABELCREDIBILIDADE E VERDADE

Pe. CelsoLaurindo

Dois discípulos de Jesus pediram ao Mestreque os deixassem posicionados à sua esquerda eà sua direita, mostrando assim como eram domi-nados pela lógica do poder. Buscaram estar emposição de destaque, em lugar conquistado comfacilidade solicitada ao Mestre. Os outros dez dis-cípulos ficaram indignados com os filhos de

Zebedeu, o que revela a mesma mentalidade comprometida,pois reagiram cultivando sentimentos que apequenam a esta-tura espiritual e humana. Dessa narrativa bíblica, é possívelperceber o desejo de galgar lugares pelo caminho considera-do mais fácil e, também, a indignação que comprova o climade disputa presidindo corações e relacionamentos humanos.Atualmente, a cultura fomenta o entendimento de que tudopode ser conseguido com facilidade. Por isso mesmo, há ovício das facilitações, que produzem comprometimentos mui-to sérios e perpetuam prejuízos. Eis a fonte da corrupção,seja em maior ou menor escala, com perdas incalculáveis. A“cultura da facilidade”, fortalecida pela “cultura do descartável”,amparada por práticas mesquinhas, envenena o ritmo da vida,cada vez mais presidida pela perversidade. Roubar o erário,“passar o outro para trás”, dizer mentiras e cultivar olhar indi-ferente ante a realidade dos que sofrem é ser perverso. Tra-ta-se de patologia e de desvio grave no exercício da cidada-nia. Uma doença que precisa de remédio. Muitos indicarãosaídas que não produzem transformações profundas. “Solu-ções” que apenas mascaram o problema e, assim, impedem odesabrochar humano, criação de Deus, expressão maior doamor recíproco. Jesus aponta, pelo diálogo paciente e comforça pedagógica, qual é o remédio que pode curar o mal queestá na raiz dos descompassos da sociedade contemporânea.Trata-se de exigência que precisa se tornar prática cotidiana,na regência de gestos - grandes e pequenos -, escolhas ediscernimentos. No diálogo com os filhos de Zebedeu, o Mes-tre lhes faz uma importante pergunta. Eles estariam dispostosa receber o mesmo batismo de Jesus e beber também do seucálice? A resposta é intempestivamente positiva, pois nãomediram o alcance do compromisso proposto. Ora, o batismoe o cálice de Jesus se referem à sua experiência radical eamorosa de se oferecer, incondicionalmente, para que preva-leça o bem. Isso inclui sofrimentos e dores, que encontramsentido e razão ao produzirem, pela dinâmica da oferta, apossibilidade de se fazer o bem, defender a justiça, promovera paz. O desenvolvimento e a prática diária de compreender aprópria vida como altar de oferta para o bem dos outros é oúnico lugar que se deve desejar ocupar. A busca desse “status”tem como inspiração o exemplo de Cristo, que lembra: “OFilho do Homem não veio para ser servido, mas para servir edar a sua vida em resgate por muitos”. O lugar a ser, portan-to, desejado e ocupado é um só: o de servidor. Aí, nesse lu-gar, se conquista despretensiosamente o poder, torna-se gran-de por se colocar a serviço de todos.

Esse remédio indicado por Cristo, quando “tomado”, pro-duz grande efeito. Está na contramão das lógicas aprendidase praticadas “das facilidades”, que impedem os gestos de ofer-ta. Fortalecer o entendimento de que todos devem ser servi-dores é solução única para dar novo caminho à sociedade con-temporânea, para que a Igreja exerça de modo mais fecundoa sua dimensão missionária e para devolver paz interior, se-renidade e qualificada cidadania. O primeiro passo é admitirque o Mestre tem razão e nos ensina a lógica de Deus. De-pois, é preciso esforço diário para combater os desajustes edesejos tortos que configuram o coração humano. Em vez de“à esquerda ou à direita”, cada pessoa deve aprender a que-rer ocupar o lugar de servidor.

Arcebispo de Belo Horizonte (MG)

À ESQUERDA E À DIREITA

NA TERÇA – A Câmaraisabelense aprovou a modifica-ção da lei que regulamenta otransporte Escolar particular domunicípio. Com a redução denúmeros de vagas possivel-mente o transporte escolar par-ticular ficará mais caro, pois aredução de números de vans éabsurdo e contrária à lei daoferta e da procura. Reduzir aoferta aumenta o preço.

NA TERÇA 2 – A discussãofoi intensa. Os vereadoresOdilon e Clebão discutiram feiono plenário, pois o vereadorrepublicano disse que Odilonteria chamado os empresáriosde picareta. Odilon retrucou.“Não falei isso. O senhor estácolocando palavras em minhaboca”. Clebão retirou a coloca-ção e pediu desculpas, porémvotou para reduzir o número devans. No facebook ninguém co-mentou o assunto. Por que?

VANS – Conversando comum advogado, ele acha que alei que regulamenta o serviçoé inconstitucional. O serviço devans é regulamentado pelasleis do CONTRAN. A Prefeiturasó fez isso para obter apoio dostransportadores para campa-nha política do ano que vem.Porém o prefeito e seus vere-adores incluindo os republica-nos esquecera-se de quempaga a conta são os pais dosalunos. Vários vereadores co-mentaram depois da sessãoqueriam votar contra, mas ti-nham uns votinhos no pessoalque comanda a vans.

SANTA CASA – Foi recondu-zido ao cargo de provedor Be-nedito Ribeiro mais conhecido porDito Nó. Ele apresentou uma pre-visão orçamentária em torno deR$ 12 milhões ao ano. O prejuí-zo ano que vem será de R$ 500mil. Fica o registro.

SANTA CASA 2 – O filan-tropo Benedito Ribeiro, empre-ga seus parentes e filho na Ir-mandade. Isso me parece umabsurdo para quem mantémum hospital filantrópico. Médi-cos reclamam do salário que re-cebem, funcionários sequer re-cebem o piso. Reformas neces-sárias e equipamentos não sãocomprados. Apesar de tudoisso, eles querem continuar ad-ministrando o hospital. A per-gunta que se faz: se é tão ruimporque querem continuar?

SANTA CASA 3 – Deixan-

do os problemas de lado, sehouvesse consenso entre os ir-mãos o hospital poderia dobrarseu faturamento. Porém foi ne-gado pela atual diretoria umaoxigenação na irmandade, tudopor causa do apadrinhamentode pessoas promovidas peloatual provedor e seus direto-res. O hospital pode ter sériosproblemas, pois já se fala emCEI para apurar as irregulari-dades de procedimentos repas-sadas pela prefeitura sem adevida prestação de serviços.O programa rede cegonha nãoestá atendendo seus objetivos.

LABORATÓRIO – No mêsde novembro a prefeitura pre-tende licitar exameslaboratoriais para rede SUS,com preços mais baixos segun-do a secretaria poderemosatender mais pacientes.

OAB – Tudo indica que o pró-ximo presidente da OAB emSanta Isabel será o advogadoDr. Luis Carlos Correa Leite. Eleé polêmico e certamente tere-mos uma mudança radical naInstituição. Fica o registro. Pa-rabéns ao Dr. Jorge que condu-ziu com maestria a Instituição.

PALAVRAS – “O nosso par-tido não pode se transformarem agência de emprego paraacomodar aqueles que não sa-bem fazer política fora do po-der” (Geddel Vieira Lima, de-putado do PMDB). Ora, caroGeddel, não nos chame de in-gênuos: o PMDB não vai trans-formar nisso que você falou,não. Porque já se transformouhá muito tempo.

VERGONHA 1 - As CPIs jáeram instrumentos de apura-ção política um tanto quantodesmoralizados no Brasil. Masa CPI da Petrobras passou detodos os limites. Os deputadosque a compuseram – principal-mente sua mesa diretora – de-veriam se envergonhar por sertão hipócritas e capachos doslíderes políticos deste País.

VERGONHA 2 - Está insípi-da, mas nada inodora CPI daPetrobras encerrou suas ativi-dades sem incriminar ninguéma não ser os delatores, que es-tão ajudando a desmontar omaior escândalo de corrupçãona história brasileira. Seus prin-cipais participantes deveriamter vergonha de se olhar noespelho. Ou de olhar nos olhosde seus filhos.

FEDIDAS - Falar que essaCPI terminou em pizza é ofen-der os pizzaiolos. Terminou –como aliás tantas mais já ter-minaram – exalando um chei-ro desagradabilíssimo, que emnada lembra o aroma de quei-jo e calabresa.

INICIATIVA – O vereadorOdilon Fernandes (PP), sugereao prefeito e sua secretaria daeducação uma vasta campanhade conscientização nas escolasdo município para uso consci-ente da água. Com concursose premiações. Motivam-se ain-da mais nossos jovens paradesde cedo passarem a darvalor a este líquido precioso eque tende, com o tempo, a fi-car cada vez mais raro.

FERRO NO SEU BOLSO – Oimpostômetro, instalado no cen-tro da cidade de São Paulo,apontou que nós, brasileiros, jápagamos um trilhão e seiscen-tos bilhões de reais em impos-tos este ano. Esses númerosastronômicos foram alcançados18 dias antes do ocorrido em2014, mesmo tendo a ativida-de econômica diminuído esteano no País. Ou seja: o pobre,a classe média, os empresári-os levam ferro. Mas o governosempre arrecada o que quer.

O QUE INTERESSA - Esselenga-lenga. Esse ata e não de-sata do tal do impeachment dapresidente já torrou a paciênciado brasileiro comum, cansado deser usado como massa de ma-nobra pelos políticos. Ele quercrescimento econômico, maisemprego (ou, pelo menos. me-nos desemprego), remédio emédico no posto de saúde, etc.O Brasil está batendo todos osrecordes negativos na economia.Algo precisa ser feito.

MULTAS - A PrefeituraIsabelense prevê arrecadaçãorecorde de multas de trânsitoem Santa Isabel para o próxi-mo ano, quando a estimativachega a R$ 2,2 milhões. O va-lor consta na Lei OrçamentáriaAnual (LOA) 2016. A explica-ção para o otimismo, pelo me-nos nesta fatia da receita, é onovo sistema de fiscalização.

SAÚDE - O secretário da saú-de João de Deus está doente. Estasemana foi submetido a uma ci-rurgia de ponte de safena. Passabem e segunda feira já estará emcasa. Nenhuma nota foi divulgadapela prefeitura Isabelense.

PÁGINA 8 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

EXPEDIENTE:

Esta é uma publicação da M.O.D.A SILVA EDITORA JORNALÍSTICA. CNPJ 10.763.052/0001-73 Endereço para correspondência Praça da Bandeira 90. CEP 07500.000 SantaIsabel – Tiragem 20 mil exemplares – Impresso na Gráfica Pana LTDA, Cambuci SãoPaulo. : Responsavel- Maria Oneida da Silva - Circulação: Arujá, Igaratá, Santa Isabel,Jacareí, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, NazaréPaulista, Guararema,Bom Jesus dos Perdoes. Os anúncios são de responsabilidade dosanunciantes.Os textos assinados não refletem a opinião do jornal.COLABORADORES -Dr. Claudio Gomes, Dr. Luis Antonio B. Murta, Marcio Fernandes, Marcelo Fernandes,Heyde Silva, Padre Celso Laurindo, Dr. Antonio Barreto.

Este jornal é filiado a “Associaçãodos Jornais do Estado de São Paulo”.“Credibilidade da Notícia Sempre “.

ALUGA-SE RANCHO CHICARINO

Local Paradisíaco com piscina, play ground, amploestacionamento Salão de festa para Aniversários,Casamentos etc. Telefone: 4656.1957 – 9862.8950.

PROMOÇÃO ESPECIAL:Alugando o Rancho, você ganha um final semana emCaraguatatuba!

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO DE LICENÇA PRÊMIOO Centro do Professorado Paulista esta dando entrada na ação de indeniza-ção de licença Prêmio, para o professor que esta na eminência de se apo-sentar e tem um bloco de licença Prêmio para usufruir e não faz por contado ato da aposentadoria, o professor tem que ir até a entidade ou SedeRegional e pegar a procuração e relação de documentos, apresentar essesblocos de licença, que não foi usufruída que através da Justiça receberamonetariamente todo o período que não conseguiu usufruir.É uma ação coletiva, é preciso formar blocos de 30 pessoas, quem tiverinteressado já estamos formando mais um bloco, é uma ação GANHA nãotem perigo de perder é um pouco demorada pode levar de 3 a 4 anos masos valores serão corrigidos o tempo todo até o efetivo pagamento.OBS: Esta ação só vale para os professores que se aposentarão a 5 anos.

Diretor Regional: Pedro Martins da SilvaVice diretor Guilherme José Gonçalves

PÁGINA 9JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

ORQUESTRA DE METAIS É DESTAQUESanta Isabel

A Orquestra de Metais deSanta Isabel conquistou o ter-ceiro lugar no pódio em um dosconcursos mais importantes doBrasil: o 26º concurso de Ban-das e Fanfarras de Caieiras.

O evento que aconteceuno último sábado, 17, reuniu54 corporações de todo oBrasil, Santa Isabel conquis-tou o terceiro lugar, ficandoatrás de São Caetano do Sule da grande campeã, Atibaia.

Para o maestro EdmarValinhos, a conquista do títu-lo foi vista com surpresa emuita admiração. Edmar vemintensificando os trabalhoscom alunos da EMEF João Joséde Almeida Fi lho, onde 75alunos formam a Orquestrade Metais de Santa Isabel.

A Orquestra de Metaisapresentou quatro músicas asquais os jurados avaliaramquesitos como garbo, alinha-mento e uniformidade daapresentação, além de valo-rizarem a apresentação mu-sical em sua afinação, arran-jo, entre outros quesitos.

O próximo grande desafioda Orquestra de Metais seráas eliminatórias do Campeo-nato Estadual – prevista paraacontecer no dia 1º de no-vembro, na cidade paulistanade Itapiraí.

Desde 2012 a Prefeiturade Santa Isabel, por meio daSecretaria Municipal de Edu-

cação, realiza um importantetrabalho com os alunos. Soba batuta do maestro EdmarValinhos, os estudantes par-ticipam de ensaios semanais,incluindo teoria e prática mu-sical, além das lições de ci-dadania que a convivência emgrupo pode trazer.

Tanto empenho fez comque a Orquestra recebessevários prêmios, frutos do tra-balho harmônico gerado en-tre seus componentes, o quelevou alguns de seus alunosa ingressarem em Orquestrasda capital.

HISTÓRIASanta Isabel carrega uma

tradição na formação de ban-das e fanfarras, desde a con-ceituada Corporação Musical

São Benedito, banda que seapresentava nos anos 30 noCoreto da Praça da Bandei-ra, até a saudosa CONFABAM,um concurso de fanfarras ebandas que reunia anualmen-te centenas de músicos detodo o país.

A Orquestra de Metais deSanta Isabel é um projeto daSecretaria Municipal de Edu-cação, o Musicarte, e deu iní-cio a suas atividades em abrilde 2012. Hoje atende a cen-tenas de alunos com idadesentre 06 e 13 anos. Atualmen-te, as aulas são ministradasem quatro escolas munici-pais, mas a intenção é queseja expandido para atenderum público ainda maior.

IgaratáUma ação indenizatória por

danos morais contra a Empre-sa Jornalística de Igaratá,responsável pela publicaçãodo “Jornal O Ouvidor”, resul-tou na condenação do veícu-lo de comunicação ao paga-mento do valor de R$ 10 mil,sobre o qual deverão incidirjuros de mora e correçãomonetária a partir da data doevento danoso, que ocorreuem 2011.

A decisão é da 3ª Câmarado Direito Privado do Tribunalde Justiça do Estado de SãoPaulo, em autos de apelação,por unanimidade dos votos, eculminou com a condenação daEditora Jornalística de Igaratá“Jornal O Ouvidor”, por danosmorais.

De acordo com o processo,a Prefeitura procurou a Justi-ça alegando que o jornal pu-blicou na edição n.º 843, do dia29 de outubro de 2011, em suacapa e na página 6, extrapolouseu direito de informar, ao afir-mar erroneamente que a Jus-tiça havia interditado o Giná-sio Municipal de Esportes, co-municando fato inverídico eimputando uma falsa respon-sabilidade ao Poder Judiciário,

VENDE-SEPálio Fire 1.0 Celebration08/08 chumbo, apenas53mil KM rodado. R$ 17 mila vista ou R$ 8,500,00 en-trada +18x R$ 625,00.

TRATAR9 7437-0987

JORNAL O OUVIDORÉ CONDENADO

que não havia determinado ofato noticiado, abalando a ima-gem do autor da ação (Prefei-tura), além de trazer insegu-rança aos moradores e usuá-rios do local.

A defesa apontou que o“Jornal O Ouvidor” extrapolousua função ao noticiar fatomentiroso, e agiu de formaimprudente ao ultrapassar oslimites aceitáveis do direito àlivre manifestação do pensa-mento e expressão, causandodanos imateriais à administra-ção municipal.

Segundo a Prefeitura, amatéria teve repercussão ne-gativa, causando transtornos àpopulação e ao ente público, oque justifica a sentença judici-al. Ainda cabe recurso da de-cisão.

PÁGINA 10 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

Santa IsabelO presidente Dr. Jorge Luiz de Sou-

za, da 164ª Subseção da Ordem dosAdvogados do Brasil de Santa Isabele Igaratá, protocolou na tarde da úl-tima quinta-feira dois Expedientes.Um endereçado ao Prefeito GabrielGonzaga Bina e outro ao MinistérioPúblico – Promotoria da 2ª Vara daComarca.

No Expediente ao Prefeito, comParecer Jurídico do Presidente da Co-missão da Cidadania da OAB, Dr.Roberto José Valinhos Coelho, é re-comendada a imediata suspensão doConcurso Público em andamento.

O causídico argumenta que a Em-presa (UNISIN) contratada pela Pre-feitura está respondendo a Ação CivilPública, na Comarca de Serrana e quea Justiça suspendeu o Concurso Pú-blico.

No Parecer, Dr. Valinhos recomen-da “que por medida de cautela e ten-do em vista a ocorrência de ameaçade dano em prejuízo da administra-ção e dos candidatos, o concurso pú-blico seja suspenso imediatamentepela Administração”.

“A Administração pode (e deve)rever as suas decisões, em especial,quando há, em tese, atos eivados deilegalidade” – destacou Dr. Valinhos aoBOM DIA, na tarde de ontem (23),acrescentando que solicitou ao Minis-tério Público as Medidas Judicias ca-bíveis, bem como ao Prefeito a cópiaintegral do processo licitatório e àSubseção da OAB de Serrana a cópiaintegral da Ação Civil Pública contraa empresa.

APÓS DENÚNCIA DO JORNAL BOM DIAOAB PEDE SUSPENSÃO DE CONCURSO PÚBLICO

A DENÚNCIA NO BOM DIAOs pedidos de providências da OAB

foram protocolados após o JORNALBOM DIA denunciar em sua Edição doúltimo sábado (17) a contratação pelaPrefeitura de Santa Isabel de umaEmpresa considerada suspeita emoutro Município para a realização doconcurso.

De acordo com o edital, a UNISIN– Elaboração de Concursos e Desen-volvimento da Cultura – EIRELLI ME –é a empresa responsável pela reali-zação do concurso público isabelense.Entretanto, a UNISIN tem em seu qua-dro societário, empresários enroladoscom a Justiça.

De acordo com informações dopróprio Ministério Público, além daUNISIN, outras duas entidades são domesmo proprietário, tais como:CONRIO – concursos Públicos e As-sessoria e a Instituição SOLER de En-sino. Este último já realizou Concur-so Público em Santa Isabel em 2011.Atualmente, a empresa está impedi-da judicialmente de participar de con-cursos e firmar contrato com o PoderPúblico. Esta mesma empresa tambémrealizou concurso em Arujá, e muitoscandidatos que foram aprovados emtodas as fases, nunca foram chama-dos para ocupar os cargos oferecidos.

O CASOEm maio deste ano, a UNISIN foi

suspensa do concurso público quedeveria ser realizado para a Prefeitu-ra de Serrana – município paulista,vizinha de Ribeirão Preto. Na ocasião,a Justiça concedeu liminar ao Minis-tério Público e suspendeu o concursopúblico no município, por apontar ir-regularidades na contratação da em-presa responsável pelo certame. Porconta disso, a Justiça determinou asuspensão do concurso público reali-zado pela Prefeitura de Serrana.

De acordo com a ação, a empresafoi criada pelos representantes deoutra empresa envolvida em diversasirregularidade e fraudes em concur-sos, como forma de burlar a suspen-são judicial de suas atividades, pos-sibilitando a manutenção de contra-tos com o Poder Público.

A ação destaca os motivos da sus-pensão, afirmando que as fraudesconsistiam, em sua maioria, em rea-

Dr. Valinhos

lizar concursos, de cartas marcadas.“Para lograr a aprovação de apani-guados políticos ou pessoas comenvolvimentos pessoais com gestoresou administradores, motivo pelo qualhouve a suspensão das atividades daempresa que originou a requeridaUnisin”, fundamentou a ação.

Em abril deste ano foi determina-

do também que o município e/ou em-presa depositem judicialmente todo ovalor arrecadado a título de taxa deinscrição, para ressarcimento dos can-didatos inscritos, na hipótese de anu-lação da contratação e do concurso.

A decisão fixou ainda multa diáriade R$ 10 mil, em caso de descum-primento.

PÁGINA 11JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

PROFISSIONAIS SE VESTEM DE ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Santa IsabelO movimento popular internacio-

nalmente conhecido como OutubroRosa é comemorado em todo o mun-do. O nome remete à cor do laço rosaque simboliza, mundialmente, a lutacontra o câncer de mama e estimulaa participação da população, empre-sas e entidades. Este movimento co-meçou nos Estados Unidos, onde vá-rios Estados tinham ações isoladasreferentes ao câncer de mama e oumamografia no mês de outubro, pos-teriormente com a aprovação do Con-

Em referência ao Outubro Rosa, profissionais da saúde de Santa Isabel se reuniram nesta semana, com alguma peça do vestuário em diferentes tons decor de rosa. O mês é dedicado à conscientização das mulheres na prevenção e nos cuidados contra o câncer de mama

gresso Americano o mêsde Outubro se tornou omês nacional (americano)de prevenção do câncerde mama.

Em apoio a campanhade outubro, alguns profis-sionais que atuam noPosto de saúde dos Bro-tas – UBS I, em SantaIsabel reuniram-se nestasemana e formaram osímbolo da campanha.Todas vestidas de rosa,os profissionais fizeramalusão ao “Outubro Rosa”no pátio da Unidade deSaúde – local que serviude cenário para registrar

a ação.Mais frequente entre as brasilei-

ras, o câncer de mama deve regis-trar só este ano 57 mil novas vítimasno país. Metade dos casos diagnosti-cados entre as usuárias do SUS já estáem estágio avançado, ou seja, já émetastático, o que significa que a do-ença atingiu outros órgãos do corpo,mais frequentemente os ossos, ospulmões, o fígado ou o cérebro. Ape-sar dos avanços da medicina, nenhumtratamento novo para esse tipo decâncer é inserido na rede pública há

mais de uma década.A HISTÓRIA

A história do Outubro Rosa remon-ta à última década do século 20, quan-do o laço cor-de-rosa, foi lançado pelaFundação Susan G. Komen for theCure e distribuído aos participantes daprimeira Corrida pela Cura, realizadaem Nova York, em 1990 e, desde en-tão, promovida anualmente na cida-de.

A ação de iluminar de rosa monu-

mentos, prédios públicos, pontes, te-atros e etc. surgiu posteriormente, enão há uma informação oficial, decomo, quando e onde foi efetuada aprimeira iluminação. O importante éque foi uma forma prática para que oOutubro Rosa tivesse uma expansãocada vez mais abrangente para a po-pulação e que, principalmente, pudes-se ser replicada em qualquer lugar,bastando apenas adequar a ilumina-ção já existente.

PÁGINA 12 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

IgaratáEsta semana, a reportagem do Jor-

nal Bom Dia procurou a Prefeitura deIgaratá para obter informações acer-ca do processo trabalhista impetradopelo Sindicato dos Servidores Munici-pais de Arujá e Região (Sindismar),que contesta férias supostamente pa-gas fora do prazo legal, durante o pe-ríodo compreendido entre 2008 e2012, aos funcionários da administra-ção.

A polêmica deu-se após a divulga-ção e o compartilhamento, numa redesocial, de uma lista com os nomes dosservidores e com a descrição dos va-lores que seriam devidos a cada umdeles.

Segundo informações da Secreta-ria dos Negócios Jurídicos, a tabela emquestão refere-se a um cálculo elabo-

PREFEITURA ESCLARECE SOBRE AÇÃO TRABALHISTArado por um advogado, e faz parte daação que tramita na Vara do Trabalhode Jacareí, e que não corresponde ne-cessariamente à realidade, uma vezque tanto os valores quanto as pes-soas incluídas na lista podem ser con-testados perante a Justiça.

“O fato de constar um valor emnome de determinado funcionário nacitada lista, não significa que aquelevalor será pago, pois a Prefeitura ain-da não foi intimada para a conferên-cia dos cálculos e a retirada dos no-mes dos servidores que já receberamatravés de ação individual. Além dis-so, a parte que se sentir prejudicadacom os valores dos cálculos pode re-correr, o que poderá retardar o pro-cesso em alguns anos”, diz a Asses-soria Jurídica.

Outro fato que deve ser levado em

consideração é a consignação orça-mentária de valores para o pagamen-to. Qualquer pagamento, para ser re-alizado, precisa antes estar previstono Plano Plurianual (PPA) e na Lei Or-çamentária Anual (LOA), pois os débi-tos pagos em desacordo com a lei po-dem acarretar responsabilidades paraquem autorizá-lo. Por sua vez, para queestes sejam incluídos no orçamento, énecessário que seja feito um Projeto deLei pelo Poder Executivo, de acordo coma disponibilidade de recursos, e que omesmo seja votado e aprovado pelaCâmara Municipal.

Os débitos reclamados na Justiçado Trabalho são frutos de atitudes pra-ticadas regularmente há vários anos,inclusive durante a administração dosprefeitos anteriores e, eram feitas jus-tamente com o objetivo de beneficiar

os próprios funcionários, que em ge-ral solicitavam o pagamento das féri-as assim que completavam o períodoaquisitivo, por absoluta necessidadefinanceira, devido à necessidade deequilibrar seu orçamento familiar.

Alguns servidores também informa-ram que estão sendo “induzidos” poropositores à atual administração a fa-zer dívidas já contando com o recebi-mento do dinheiro, sendo que ninguémsabe ao certo quais os valores que se-rão homologados pela Justiça do Tra-balho. “Isto é uma afronta aos servido-res, sendo que ninguém sabe o quantovai receber, pois sabemos de casosabsurdos, como de um vereador que járecebeu R$ 14 mil de indenização e queestá na lista de novo para receber pelomesmo motivo”, diz um servidor quepreferiu não se identificar.

PÁGINA 13JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁDECRETO Nº 046 DE 16 DE OUTUBRO DE 2.015.

“Compõe a Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC”

O Sr. ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito do Municípiode Igaratá, no uso das atribuições legais que lhe são atribuídas peloinciso VIII, do art. 70 da Lei Orgânica Municipal e dentro da compe-tência que é lhe outorgada e,CONSIDERANDO a Lei Municipal nº 1.135 de 02 de julho de 2.003,que institui a Comissão Municipal de Defesa Civil;CONSIDERANDO a necessidade da sua Recomposição, haja vista anecessidade da substituição dos componentes nomeados pelos decre-tos nº 26 de 02 de abril de 2.009 e nº 30 de 31 de maio de 2.011.DECRETA:I – Fica assim composta a Comissão Municipal de Defesa Civil –COMDEC:I Presidente:- Emerson Rodrigues de OliveiraII. Secretário:- Maurício de Oliveira MaiaIII. Conselheiros Técnicos:- Francineti Cavalcanti- Juarez Domingues de VasconcelosIV. Conselheiro Comunitário das Entidades Sociais:- Carlos Eduardo MacielV – Conselheiro Comunitário das Sociedades Amigos de Bairro:- Nilton César Gonçalves FerreiraVI – Conselheiro de Movimentos Religiosos:- Elisangela Patrícia da Silva e SilvaVII –Conselheiro da Secretaria Municipal de Saúde:- Tatiany Pereira de OliveiraVIII- Conselheiro da Juventude do Município:- Gislene Aparecida Dias PereiraIX. Conselheiro do Legislativo Municipal:- André Jacinto dos Santos

X – Conselheiro da Segurança Pública:- Carlos Alberto Camargo.Artigo 2º - Ficam valendo e reiteram-se as demais regras contidas naLei Municipal nº 1.135 de 02 de julho de 2.003.Art. 3º - Revogadas as disposições em contrário especialmente oDecreto nº 005 de 23 de fevereiro de 2.015, este decreto entrará emvigor nesta data.Prefeitura Municipal de Igaratá, 16 de outubro de 2.015.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZAPrefeito Municipal

Registrada nesta Secretaria na data supraJUCIMARA RIBEIRO DE BRITO

Secretária

LEI Nº 1.831 DE 22 DE OUTUBRO DE 2015.“Denomina Rua que especifica e toma outras providências.”

(Projeto de Lei de autoria do Vereador Nilton Cesar Gonçalves Ferreira)ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito de Igaratá, Estado deSão Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, Fazsaber que a Câmara Municipal aprova e ele sanciona e promulga aseguinte Lei:Art. 1º - Fica a Rua B do Bairro Bosque do Jaguari, município deIgaratá, Estado de São Paulo, denominada como “Rua João CardosoNeto – João Baiano”.§ 1º - Para efeito de localização, a referida rua inicia-se em frente aoKm.22+900 da Rodovia Dom Pedro I, sentido sul, bem na bifurcaçãocom a Rua Bosque do Jaguari, segue percorrendo pelo Bairro referido,cruzando com o final da Rua Jaci Rocha, seguindo à esquerda eterminando no encontro com a Rua Guido D’Amora.§ 2º - A referida rua mede aproximadamente 990 (novecentos e noven-ta) metros de extensão.Art. 2º - Deverá ser colocada placa indicativa na entrada da Rua, e dolado direito de quem nela entra, contendo sua denominação.

Art. 3º - Caberá à Prefeitura Municipal de Igaratá a responsabilida-de executiva desta Lei, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias.Art. 4º - As despesas decorrentes com a execução desta Lei corre-rão por conta de verbas próprias do orçamento vigente,suplementadas se necessário for.Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadasas disposições em contrário.Prefeitura Municipal de Igaratá, 22 de outubro de 2015.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZAPrefeito Municipal

Registrada esta Secretaria na data supraJUCIMARA RIBEIRO DE BRITO

Secretária

DECRETO N°045 DE 13 DE OUTUBRODE 2.015.“Dispõe sobre ponto facultativo e dá outras providências”

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito Municipal de Igaratá,nos usos das atribuições que lhe são conferidas por lei;DECRETA:Art. 1° Fica Decretado ponto facultativo nas repartições públicas munici-pais no dia 20 de novembro do corrente ano (Dia da Consciência Negra).Art. 2° - Não se aplica o ponto facultativo para as atividades essen-ciais e ininterruptas, permanecendo o horário de trabalho normal eregulamentar, devendo a remuneração destas atividades ocorrermediante pagamento de H.E.Art. 3° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação,revogadas as disposições em contrário.Prefeitura Municipal de Igaratá, 13 de outubro de 2.015.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZAPrefeito Municipal

Registrada nesta Secretaria na data supraJUCIMARA RIBEIRO DE BRITO

Secretária

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABELCONVITE

A Secretaria municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico,Emprego e Renda, convida aos interessados a participarem da reu-nião ordinária do COMUCIDADE - Conselho Municipal da Cidade,que ocorrerá no dia 29 de outubro das 08h30 às 12h, no auditório daSecretaria de Cultura, sito Avenida República, n118 - Centro.

AVISO DE LICITAÇÃOA Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, tornapúblico que se acham aberta licitação que será realizada no ende-reço eletrônico: www.bll.org.br, conforme segue:REEDIÇÃO – PREGÃO ELETRÔNICO nº 58/2015, cujo objeto éa aquisição de veículo. Data de abertura da sessão: dia 10/11/15às 09h00.

REEDIÇÃO – PREGÃO ELETRÔNICO nº 59/2015, cujo objeto é aaquisição de ar condicionado. Data de abertura da sessão: dia 10/11/15 às 09h00.PREGÃO ELETRÔNICO nº 67/2015, cujo objeto é a aquisição deequipamentos de informática. Data de abertura da sessão: dia 10/11/15às 09h00.PREGÃO ELETRÔNICO nº 68/2015, cujo objeto é o registro depreços para futura e eventual aquisição de material permanente. Datade abertura da sessão: dia 10/11/15 às 09h00.Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Licitação, das 8às 17 horas, ou através do telefone (11) 4656-8772, sendo R$ 5,00 ocusto do edital, disponível no Setor de Protocolo, situado no mesmoendereço, térreo, ou gratuitamente no site oficial da Prefeitura no ende-reço eletrônico: www.santaisabel.sp.gov.br ou no site: www.bll.org.br.

AVISO DE LICITAÇÃOA Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, tornapúblico que se acham aberta licitação que será realizada na Sala deReunião de Licitações, situada na Av. da República, 530 - 3º andar- Centro, neste Município, conforme segue:REEDIÇÃO – PREGÃO PRESENCIAL nº 69/2015, cujo objeto éo registro de preços para futura e eventual aquisição de gênerosalimentícios. Encerramento: 06/11/2015 às 08h30 – Entrega dosEnvelopes. Abertura: 06/11/2015 às 09h00.Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Licitação, das8 às 17 horas, ou através do telefone (11) 4656-8772, sendo R$ 5,00o custo de cada edital, disponível no Setor de Protocolo, situado nomesmo endereço, térreo, ou gratuitamente no site oficial da Prefeitu-ra no endereço eletrônico: www.santaisabel.sp.gov.br.

CÂMARA MUNICIPAL DE IGARATÁAUDIÊNCIA PÚBLICA

A Câmara Municipal de Igaratá CONVIDA a população para participar de três AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, sendo a primeira das 15,00 às 16,00 horas, destinada à fasede discussão sobre as alterações dos programas do PPA – Plano Plurianual, referente ao período de 2014 a 2017; a segunda das 16,00 às 17,00 horas, destinadaà fase de discussão sobre as alterações dos programas da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2016; e a terceira das 17,00 às 18,00 horas,destinada à fase de discussão sobre a LOA – Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016. Audiências essas que serão realizadas no dia 28 de outubro de 2015(quarta-feira), no Plenário da Câmara Municipal de Igaratá, sito na Rua José Mendes de Souza nº74.

VER NILTON CESAR GONÇALVES FERREIRAPRESIDENTE DA CÂMARA

PÁGINA 14 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

IgaratáNa última sessão da Câmara Munici-

pal de Igaratá, ocorrida na quarta-feira(21), o vereador Gilmar do Mercado (PR)subiu à Tribuna para responder um re-querimento de autoria do parlamentarBenjamim de Lima (DEM), que solicita-va informações acerca dos veículos eequipamentos adquiridos recentementepela administração municipal, bem comoa destinação de cada um deles.

O vereador Gilmar passou, então, adiscorrer sobre todos os bens obtidospela Prefeitura desde quando o PrefeitoElzo de Souza (PR) assumiu a gestão:“foram 12 veículos para a educação, 12para a saúde, 21 para os setores deobras e meio ambiente e mais dois para

VEREADOR CONTESTA OPOSIÇÃO

a administração, totalizando nada me-nos que 47 veículos e equipamentos.” OLíder do Prefeito na Câmara continua:“nunca na história do município uma ad-ministração conseguiu tantos recursospara a cidade, sem contar os repassesrecebidos para obras e melhorias daqualidade de vida da população. Dife-rentemente da gestão do Prefeito ante-rior, quando a administração poderia terconseguido os mesmos recursos, masnão tinha interesse em fazê-lo, Elzo eAryzinho tem lutado dia após dia paragarantir um melhor atendimento para osestudantes, para os pacientes que ne-cessitam da saúde pública e para todosaqueles que precisam de estradas emmelhores condições, além de outros ser-

viços não menos importantes”.O vereador ainda se mostrou indig-

nado com a crítica feita pelo vereadorBenjamim no jornal que faz oposição àatual administração, dizendo que se exis-tem veículos em manutenção é porqueeles trabalham e são utilizados para obem da comunidade, ao contrário de anosatrás, quando a frota estava todasucateada e ainda assim havia gastosexorbitantes da Prefeitura numa loja deautopeças da cidade.

Para terminar, o vereador Gilmarenumerou as conquistas da Prefeitura nosetor: para a Educação foram 1 Kombi,5 microônibus, 5 ônibus e um veículo depequeno porte (gol); para a Saúde fo-ram: 3 ambulâncias, 2 Kombis, 1 Van

adaptada, 4 vans para o transporteambulatorial e 2 veículos de pequenoporte; para as áreas de Obras e MeioAmbiente foram: 1 Bobcat, 7 caminhõesbasculantes, 2 caminhõescompactadores de lixo, 1 caminhãoTruck, 1 mini-escavadeira hidráulica, 3Motoniveladoras, 4 retro-escavadeiras,1 rolo compactador e 2 tratores agríco-las, além de dois veículos de pequenoporte para o setor de Administração.

PÁGINA 15JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

ABERTO

AOS

DOMINGOS

EDITORIALOLHAR IGARATÁDurante a recente greve dos peritos do INSS, ao acompanhar

pela televisão o drama de muitas pessoas, minha neta perguntou-me se não haveria um jeito de prejudicar apenas o governo. Infeliz-mente as primeiras vítimas, não apenas daquela, como das demaissituações de greve, somos nós, de alguma forma dependentes deum serviço prestado por um órgão público. Não só isso, essas mani-festações possuem a capacidade de alterar cronogramas de vida,caso das universidades federais. Faz dois anos o amigo Reynaldoconfidenciou-me a agonia vivida por seus dois filhos durante mesessem aulas. O resultado é que, no final do segundo semestre, substi-tuíram as férias de dezembro e janeiro por aulas. Eles ficaram total-mente desanimados, as preleções foram praticamente protocolarese o que aconteceu? Tudo se repetiu este ano. É evidente que, porformação acadêmica, me considero um legalista, porque o bom sen-so não se dissocia das regras. Ao contrário, a ponderação é o instru-mento necessário para relativizar a frieza da lei, em muitos casoscomprometida pelos avanços da sociedade, sejam de costumes, se-jam econômicos, enfim, aplicar uma lei a um caso concreto exige,antes de tudo, maturidade. Todavia, em relação às greves, um direi-to assegurado às classes trabalhadoras, noto algumas discrepânciasnos últimos anos, e neste, em especial, por razões específicas. Ora,se existe um órgão jurisdicional encarregado de decidir contendastrabalhistas, é temerário à sociedade vê-lo quase ausente nas prin-cipais demandas nacionais, especialmente aquelas afetas ao cotidia-no da população. Vamos ao exemplo dos bancários. Praticamente acada ano somos afetados diretamente por um problema causadoessencialmente pelos banqueiros, que sequer utilizam os caixas desuas próprias instituições, porque alguém o faz. A ignorância siste-mática das questões que envolvem seus funcionários desencadeiaum processo cíclico e permanente, vitimando os correntistas de ma-neira severa, aqueles que lhes dão lucros astronômicos. E mais.Nessa greve ainda a ser decidida, o próprio movimento comercialvem sendo duramente atingido, pois as pessoas têm escolhido horá-rios diversos para realizar suas transações. Ou seja, durante o expe-diente comercial o movimento de consumidores caiu drasticamente,afetando a receita das empresas neste ano profundamente compli-cado. Se o mês de outubro é considerado uma alavanca para asvendas de final de ano, desta vez ele se transformou em merostrinta dias de desânimo e prejuízos. E existem mais situações adver-sas ao comércio. Acrescente-se o fato de que muitas pessoas depen-dem de financiamentos em geral, o que, sem a abertura das agênci-as, deixam de existir; o que fazer? Em outros casos, pessoas querecebem em cheque e não possuem conta bancária não sabem maisonde trocá-los, o que significa menos dinheiro circulando; quem ossocorre? Enfim, as consequências de tão dilatada paralisação sãoenormes e, volto a dizer, porque os bancos querem fazer de seuscorrentistas, funcionários, e desses, não se sabe o quê. Porém, oque mais tenho a lamentar nesses episódios está naquilo reportadono início: o bom senso parece estar se exaurindo na sociedade. Naânsia de resolver seus próprios problemas, pessoas, comunidades ecategorias profissionais deixam de observar a profundidade de seusatos. Falta mediação e mais respeito aos contribuintes e consumido-res, e isso, além de irritar, nos enfraquece como sociedade civil. Aoconcluir, sugiro a vocês meus queridos que leiam a matéria nestaedição sobre as vans escolares.

O POVO É MERO DETALHESOLIDARIEDADE. Uma Ong que atuana área de assistência aos mais necessi-tados está solicitando doações de roupase calçados para adultos e crianças deambos os sexos. Quem puder doar, en-trar em contato através do telefone (11)4638 -9237 (Lúcia), ou falar com a Bia doTaruguinho.

CANCELADO. A cerimônia do exame defaixas dos atletas do projeto de Hapkido,desenvolvido pela Secretaria de Esportes,que estava marcada para ocorrer nestesábado (24) foi suspensa. Assim que foragendada uma nova data, comunicaremos.

SELEÇÃO. As provas do Processo Sele-tivo para Professor de Educação Básica Ie II, que está sendo promovido pela Se-cretaria Municipal da Educação de Igaratá,acontecerá hoje (24), a partir das 09h00,na EMEIF “Prof.ªLeonina Vieira de Barros”,que fica na Rua Irineu Prianti Chaves, 285,no Centro. Os candidatos devem compa-recer ao local da prova com no mínimo 30minutos de antecedência.

MATRÍCULAS. A partir de 2016, todas ascrianças que completam 4 anos de idadeaté o dia 30 de junho precisam ser matri-culadas na Educação Infantil. Em Igaratá,as inscrições devem ser feitas até a pró-xima quinta-feira (29). Os interessadosdevem procurar as escolas: “LeoninaVieira de Barros” (Centro), “Petronilha deSouza” (Jardim Rosa Helena) e Irmã PaulaGuimarães Nunes (para os alunos da ZonaRural).

FUTEBOL. No próximo sábado (31), apartir das 09h00, as crianças e adoles-centes que participam do Programa Atletado Futuro (PAF) vão realizar um jogo amis-toso contra a equipe de Jacareí. A partidaacontecerá no Ginásio de Esportes e seráaberta ao público.

FUTEBOL 2. Amanhã (25) serão realiza-das no Estádio Municipal de Igaratá assemifinais da Copa “Adilson Bechetlufft”de Futebol de Campo. A grande final acon-tecerá no próximo dia 01 de novembro.Neste domingo jogam Inter X Divisa (às13h45), e Rosário X Frieirense (15h45).Participe!

APROVADO. O Tribunal de Contas doEstado (TCE/SP) aprovou as contas daPrefeitura de Igaratá referentes ao exercí-cio de 2013, concluindo que não houveirregularidades nem ilegalidades na apli-cação dos recursos públicos, ao contráriodo que alardeava a oposição.

APROVADO 2. O conceituado Órgão téc-nico deu um parecer favorável à aprova-ção das contas, e além disso arquivoucinco denúncias feitas pelos vereadoresda oposição Dito Carlos, Jair e Benjamim.Agora, o parecer segue para ser votadopela Câmara Municipal. Desde 2009, to-das as contas da gestão Elzo e Aryzinhoforam aprovadas pelo TCE.

CONDENADO. Já o jornal da oposiçãofoi condenado pelo Tribunal de Justiça apagar à Prefeitura a quantia de R$ 10 mil,fora os juros e correção monetária desde2011, por ter noticiado mentiras a respeitoda administração municipal. Naquela oca-sião, o jornal havia divulgado que a Justi-ça tinha interditado o Ginásio Municipal de

Esportes, quando na verdade isto nãohavia acontecido. Ainda cabe recurso dadecisão.

CONDENADO 2. Este é só um dos pro-cessos que responde o jornal por divulgarfatos inverídicos. Muito mais estão a ca-minho. Se a Justiça prevalecer, com cer-teza eles um dia vão aprender a não con-fundir liberdade de imprensa com abusode poder, uma vez que suas atitudes po-dem prejudicar a imagem de terceiros,quando feitas sem a devida responsabili-dade e isenção.

CRÍTICAS. Na sessão da Câmara destaquarta-feira (21), o vereador Benjamimapresentou um requerimento acerca dosveículos e equipamentos adquiridos pelaadministração municipal nos últimos anos.É uma boa oportunidade para comparar-mos a gestão Elzo e Aryzinho com a doPrefeito anterior, cujo mandato o vereadorparticipava e apoiava.

CRÍTICAS 2. Em resposta, o vereadorGilmar informou que desde 2009, a Prefei-tura conseguiu nada menos que 47 veícu-los e equipamentos novos, traduzidos emmilhões de reais em investimentos paramelhorar a vida dos estudantes, pacien-tes da saúde e da população em geral.Agora, seria bom que o vereadorBenjamim aproveitasse para perguntar oque o ex-Prefeito Zé Prianti conseguiu paraa cidade durante a sua administração, oumelhor, a falta dela.

CRÍTICAS 3. Naquela época, aliás, mes-mo a Prefeitura tendo uma frota totalmentesucateada, eram gastos milhares de reaistodos os meses numa loja de autopeçasdo filho de um político conhecido da cida-de. A Prefeitura chegou até a gastar umafortuna para reformar um Jipe que jamaisfoi utilizado, coincidentemente na mesmaépoca em que o Jipe do então Prefeito foicompletamente restaurado.

CRÍTICAS 4. Agora, o vereador criticarporque alguns veículos encontram-se emmanutenção, é demais. Se antes não ha-via veículos e os gastos com autopeçasviviam nas alturas, hoje pode-se dizer quea manutenção corretiva e preventiva temde ser feitas porque os veículos e equipa-mentos atendem de fato a população.

JUSTIÇA. Opositores à atual administra-ção andam circulando com uma lista defuncionários públicos e alguns valores quesupostamente teriam seriam sido requisi-tados à Justiça do Trabalho numa ação deférias movida pelo Sindicato.

JUSTIÇA 2. Acontece que os cálculosforam apresentados à Justiça, mas nemmesmo a Prefeitura chegou a ter conheci-mento dos mesmos, oficialmente. Tam-bém não é possível afirmar se os pedidosserão julgados parcialmente, totalmenteprocedentes, ou improcedentes. Segundoconsta, alguns servidores já foram inclu-sive indenizados em ações individuais.

JUSTIÇA 3. Alguns anos atrás, por exem-plo, o vereador Dito Carlos recebeu maisde R$ 70 mil da Prefeitura. No seu caso,porém, embora tenha perdido na 1ª instân-cia, o advogado que atuava na Prefeiturana época que ele apoiava a administraçãonão compareceu à audiência, deixando-a

ser julgada à revelia, dando ganho de cau-sa ao vereador. Recentemente, o verea-dor recebeu mais R$ 14 mil referentes ásférias.

JUSTIÇA 4. O jornal da oposição apro-veitou e pegou uma carona na ação doSindicato, tendo anunciado exaustivamen-te sobre os direitos dos trabalhadores. Se-ria bom se o próprio jornal também seatentasse á legislação trabalhista, já queperdeu diversas ações na justiça nestaárea. Com o claro objetivo de atingir aadministração, tem contado a ação comocausa ganha, mas em termos jurídicosnão existe causa ganha antes do julga-mento final, ante o qual cabe recursos.

JUSTIÇA 5. Além do aspecto legal, háainda a questão financeira da demanda,visto que, para que a Prefeitura realizequalquer despesa, é necessário que an-tes haja a previsão orçamentária (que de-pende de lei), bem como a disponibilidadede recursos para a execução em caso decondenação. Por enquanto, é necessárioavisar aos navegantes que tenham pru-dência.

INTERDIÇÃO. A Prefeitura deverá inter-ditar ao longo da próxima semana, umtrecho da Estrada Municipal da “PedraBranca”. Segundo a Secretaria de Obras,a ação será necessária para a construçãode uma ponte.

ATÉ O FIM. Mais uma piada de mau gos-to da oposição: dessa vez, andaram di-vulgando que o Prefeito Elzo abandonariaa administração municipal a partir de ja-neiro. Aos recalcados o Prefeito anuncia:se depender da sua vontade, ele continuaaté o dia 31 de dezembro de 2015, e atélá, pretende fazer muito pela população deIgaratá.

ORAÇÃO. Nesta quarta (dia 28) o Grupode Oração da Renovação Carismática Ca-tólica (RCC) promove na Igreja Matriz, apartir das 19h00, o último º encontro do“Seminário de Vida no Espírito Santo”.Participe!

ORAÇÃO 2. A Igreja Assembleia de Deus– Ministério Missão, que fica próxima àentrada da cidade, realiza em sua sede,entre hoje e amanhã, um “Encontro deVarões”, a partir das 17h00. Não perca!

PALESTRA. O Sindicato dos ServidoresMunicipais de Arujá e Região (Sindismar)realiza nesta quinta-feira (29) na CâmaraMunicipal, a partir das 18h00, uma pales-tra sobre o tema “Conceitos Secretos daRiqueza”, com Roberto Vanuchi. O even-to será direcionado aos servidores muni-cipais.

PONTO FACULTATIVO. A Prefeitura trans-feriu, mediante Decreto, o ponto facultativoreferente ao Dia do Funcionário Público (28de outubro) para o dia 30 (sexta-feira). Nestedia, funcionarão apenas os serviços es-senciais, como Pronto Socorro e coleta delixo. As repartições municipais voltam aonormal na terça-feira (dia 3).

PISCINA. A piscina do Igaratá Social Clu-be voltou a funcionar no último sábado(exceto ás segundas-feiras), a partir das10h00, inclusive aos domingos e feria-dos, para associados e visitantes.

PÁGINA 16 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

IgaratáNeste domingo (25) acontecem no

Estádio Municipal de Igaratá as semifi-nais da Copa “Adilson Bechetlufft” deFutebol de Campo, que reúne desde omês passado dez equipes igarataensese de outras cidades da região.

As melhores colocadas na 1ª fasedisputam agora uma vaga na grandefinal da competição, que será realizadano próximo domingo (dia 01).

CAMPEONATO DE FUTEBOLCHEGA ÀS SEMIFINAIS

Amanhã, jogam, às 13h45, Inter XDivisa. Em seguida, a partir das 15h45,enfrentam-se Rosário X Frieirense.

Até o momento, o goleiro menosvazado é Mário Melani (Inter-3 gols), ea artilharia é liderada por KleffersonAparecido Pereira, também do Inter,com 5 gols.

O campeonato é organizado pelaPrefeitura, através da Secretaria deEsportes e Lazer.

ArujáUm homem foi detido em flagrante

pela Polícia Militar em Arujá (3ª Ciado 31º BPM/M), por porte ilegal dearma de fogo, no último sábado, dia17.

Através de denúncia os policiaisforam informados que um homem es-taria armado no Parque RodrigoBarreto.

Com as características do indiví-duo, os PMs foram até o local e o lo-calizaram, com ele foi encontrado umrevólver calibre 38 com dez munições,duas delas deflagradas. Ele foi detidoe encaminhado à delegacia do muni-cípio.

PM APREENDE ARMA DEFOGO NO BARRETO EM ARUJÁ

ArujáNo último sábado, policiais da 3ª Cia

do 31º BPM/M prenderam dois homens emflagrante por roubo, no Jardim Emília, Arujá.

Os PMs patrulhavam, quando sus-peitaram de dois indivíduos em umamotocicleta. Foi dada a ordem de para-da, mas não obedeceram.

Um pouco a frente, os dois desceramda moto e os PMs os abordaram. No mo-mento em que se fazia a busca pessoal,chegou a vítima informando que eles ha-viam roubado seu celular e dinheiro.

Diante disto foram presos em fla-grante e levados à delegacia. A moto-cicleta foi apreendida.

POLICIAIS PRENDEM DOIS POR ROUBO

PÁGINA 17JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

ArujáPor meio de parceria

entre a Prefeitura e a con-cessionária Elektro, 2.958famílias de baixa renda deArujá receberam kits de efi-ciência energética conten-do, cada um, cinco lâmpa-das compactas de baixoconsumo. O município foicontemplado pela iniciativapor manter as contas rigo-rosamente em dia junto à concessio-nária. Ao todo, 14.790 lâmpadas foramsubstituídas.

A entrega do material ocorreu nes-ta terça-feira (20/10) nos Centros deConvivência da Criança do Adolescen-te do Parque Rodrigo Barreto, do Mi-rante e do Centro, na Subprefeitura doJardim Emília e nos Centros de Refe-rência da Criança e do Adolescente(CRAS) central e do Barreto.

De acordo com o especialista comer-cial da Elektro, Miton Pontes, para de-finir as famílias beneficiadas a empre-sa solicitou à Prefeitura o cadastro doNúmero de Identificação Social (NIS).“Fizemos a seleção a partir destes da-dos e agora estas famílias estão subs-tituindo lâmpadas incandescentes de100 watts pelas compactas de 15 ou18 watts, que são até 80% mais eco-nômicas e têm durabilidade maior”,explicou.

FAMÍLIAS RECEBEMLÂMPADAS ECONÔMICAS

O prefeito Abel Larini acompanhoua iniciativa pela manhã, no CRAS Cen-tro. “Este é um projeto importante con-templado por Arujá, porque mantemostodas as contas em dia. Pode parecerpouco, mas no fim do mês as pessoasvão sentir a diferença no bolso, atéporque o que elas vão gastar usando as cinco lâmpadas novas juntas nãochega ao consumo de uma só de 100watts”, afirmou.

O presidente da Câmara, ReynaldoGregório Junior, o Reynaldinho, tambémparticipou da entrega dos kits.

Eficiência EnergéticaA ação faz parte do Programa de

Eficiência Energética da Elektro, desen-volvido em parceria com as prefeitu-ras com o objetivo de reduzir o consu-mo de energia por meio da utilizaçãomais racional e preservar o meio am-biente com o uso de produtos mais efi-cientes.

ArujáNo próximo dia 29 de outubro, acon-

tece a orientação especializada gratui-ta no Posto do Sebrae em Arujá, pormeio da parceria da Secretaria Munici-pal de Desenvolvimento Econômicocom o Sebrae-SP de Guarulhos. Os in-teressados podem agendar os horári-os pelo telefone 4655 3883.

Os analistas irão esclarecer dúvidassobre gestão de negócios, viabilidadede ações, entre outras, e apontar solu-ções e alternativas que podem ajudara melhorar resultados.

A ação é exclusiva para empresasque possuem Cadastro Nacional daPessoa Jurídica (CNPJ) e cada orienta-

POSTO DO SEBRAE FARÁORIENTAÇÃO ESPECIALIZADA

ção terá uma hora e meia de duração.“A orientação especializada é um

atendimento que oferece aos empre-sários e empreendedores soluções quepodem ser executadas para otimizar,inovar e tornar a gestão de negóciosmais eficaz”, salienta o secretário mu-nicipal de Desenvolvimento Econômi-co, José Carlos Santos.

O Posto do Sebrae fica na RuaAdhemar de Barros, nº 60, no Centro.

PÁGINA 18 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015

PROVAS NO ENEM SERÃO REALIZADASNESTE FINAL DE SEMANA

NacionalAs provas do Exame Nacional do

Ensino Médio (ENEM) 2015 acontecemnos dias 24 (hoje) e 25 (amanhã) deoutubro.

Nesta edição a abertura dos portõesocorrerá ao meio-dia e o fechamentodos portões às 13h (horário de Brasília).As provas serão iniciadas às 13h30min,após a aplicação dos procedimentos desegurança.

O Exame será constituído de 1(uma) redação em língua portuguesa ede 4 (quatro) provas objetivas, conten-do cada uma 45 (quarenta e cinco)questões de múltipla escolha. As 4 (qua-tro) provas objetivas e a redação ava-liarão as seguintes áreas de conheci-mento do Ensino Médio e respectivoscomponentes curriculares, conformeconsta no Edital.

No primeiro dia de aplicação do Exa-me, serão realizadas as provas de Ciên-cias Humanas e suas Tecnologias e deCiências da Natureza e suas Tecnologias,com duração de 4 horas e 30 minutos,contadas a partir da autorização doaplicador para início das provas.

No segundo dia de aplicação do Exa-me, serão realizadas as provas de Lin-guagens, Códigos e suas Tecnologias,Redação e Matemática e suas

Provas serão aplicadas neste sábado (24) e domingo (25) em todo Brasil.No caso de dúvidas, ainda dá tempo de acessar o Edital pela internet

Tecnologias, com duração de 5 horas e30 minutos, contadas a partir da auto-rização do aplicador para início das pro-vas.

RESULTADOO resultado do Enem 2015 será di-

vulgado no mês de janeiro de 2016.Antes disso, os estudantes poderão con-ferir as respostas com o gabarito ofici-al que será publicado em até 72 horasapós o término das provas.

PARA QUE SERVE O ENEM?O Enem é, atualmente, a principal

porta de entrada para o ensino superi-or no Brasil. Desde 2009, a prova pas-sou a ser usada por instituições públi-cas de ensino superior como critério deseleção em substituição aos vestibula-res tradicionais, com a criação do Sis-tema de Seleção Unificada (Sisu). Aprova também é pré-requisito paraquem quer participar de programas deacesso ao ensino superior e de financi-amento público, como o Fundo de Fi-nanciamento Estudantil (Fies), o Pro-grama Universidade para Todos(ProUni) e as bolsas de estudo no ex-terior do Ciência sem Fronteiras, alémdo Sistema de Seleção Unificada doEnsino Técnico e Profissional (Sisutec),que destina a estudantes vagas gratui-tas em cursos técnicos.

PÁGINA 19JORNAL BOM DIA24 DE OUTUBRO DE 2015

PÁGINA 20 JORNAL BOM DIA 24 DE OUTUBRO 2015