prefeitura da serra acusada de maus-tratos com animais

16
UM VEíCULO DE COMUNICAçãO DO GRUPO PUBLICINE Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 Fundado em 14 de Dezembro de 2012 - Edição 195 NÃO JOGUE ESTE IMPRESSO EM VIAS PÚBLICAS Com uma performance mais madura, cantora apresentará a turnê “Meu Canto”. Show intimista de Sandy em Vila Velha Como não perder bens por causa das dívidas SHOW NO SUFOCO 11 9 Divulgação Estado Capixaba Divulgação Vereadores com patrimônio até seis vezes maior em Vitória Vitória tropeça no cuidado com as calçadas ELEIçõES 2016 DESLEIXO 14 5 Divulgação ONG denuncia que, no Centro de Controle de Zoonoses, da prefeitura, os animais comem comida misturada a fezes e vivem em situação deplorável. DENúNCIA 4 Secom Prisão para quem divulgar blitz de trânsito REDES SOCIAIS 3 Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

Upload: hoangcong

Post on 10-Jan-2017

229 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

Um VeícUlo de comUnicação do GrUpo pUblicine

Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016

Fundado em 14 de dezembro de 2012 - edição 195

O J

OG

UE

ES

TE IM

PR

ES

SO

EM

VIA

S P

ÚB

LIC

AS

Com uma performance mais madura, cantora apresentará a turnê “Meu Canto”.

Show intimista de Sandy em Vila Velha

Como não perder bens por causa das dívidas

Show No SufoCo11 9

Div

ulga

ção

Esta

do C

apix

aba

Div

ulga

ção

Vereadores com patrimônio até seis vezes maior em Vitória

Vitória tropeça no cuidado com as calçadas

ElEiçõES 2016

DESlEixo

14

5

Div

ulga

ção

ONG denuncia que, no Centro de Controle de Zoonoses, da prefeitura, os animais comem comida misturada a fezes e vivem em situação deplorável.

DENúNCia 4

Seco

m

Prisão para quem divulgar blitz de trânsito

REDES SoCiaiS 3

Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

Page 2: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

Imagens

2 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016D

ivul

gaçã

o

Rep

rod

uçã

o

Favorito na Serrapesquisa do instituto brand aponta Vidigal em 1º na Serra. na menção espontânea, o candidato do pdT tem 29% das intenções de voto contra 24,5% de audifax (rede). na estimulada, a vanta-gem de Vidigal sobre o rival é de 3 pontos.

Jornalista responsávelThiago Hermínio da Silva - mTb 2757 eSRedação: [email protected]

Comercial: [email protected]: 27 3035-3136 / 99242-4983

f todo Leitor

Flagrou uma cena diferente?

envie sua foto para [email protected]

Para ter acesso à edição digital do Estado Capixaba vá na App Store ou Play Store

Uma pUblicação Semanal GraTUiTa do GrUpo pUblicine

Agê

nci

a B

rasi

l

Susto em Vila VelhaUm acidente envolvendo três carros e um ônibus deixou um ferido na segunda (19) na praia da costa, em Vila Velha. os carros esta-vam parados quando um ônibus em alta velocidade bateu no pri-meiro carro, causando o engavetamento.

medida drástica a falta de chuva continua a castigar o estado. por conta disso, a cesan comunicou a necessidade de implantar racionamento no abastecimento de água por meio de rodízio nos municípios da Grande Vitória para esta semana.

Page 3: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 | 3

DiVulGaçÃo para escapar das blitze da lei Seca, muitos motoristas têm in-tegrado grupos em redes sociais e, principalmente, no Whatsapp que têm como foco divulgar in-formações do trânsito e pontos de fiscalização.

CRiME apesar da divulgação das blitze pelas redes sociais não ser tipifi-cada como crime especificamen-te no código penal e não haver

MoNiToRaMENTo em um esforço conjunto, as po-lícias militar e civil estão mo-nitorando grupos de Whatsapp e redes sociais para identifi-car motoristas que estão re-passando informações de blit-ze. Se identificados, poderão ser enquadrados nesse crime.

SiGilo o serviço de inteligência da pm, junto com investigações da po-lícia civil, tem o intuito de iden-

ENTENDa açõES DaS PolíCiaS

Cidades

Div

ulg

ação

/PM

lll Lei seca

Prisão para quem divulgar blitzPMs se infiltram em grupos de WhatsApp para identificar quem passa informações sobre operação

Classificando a conduta como irresponsável e afirmando que pode provocar acidentes e mor-tes, as polícias Civil e Militar es-tão de olho nos motoristas que di-vulgam locais de blitze de trânsito. Quem for flagrado fazendo isso poderá pegar de um a cinco anos de prisão.

Policiais militares têm se in-filtrado em grupos de WhatsApp, redes sociais e outros aplicativos

Se ficar caracterizado que as informações divulgadas na internet atrapalharam fiscalizações, ou seja, que motoristas deixaram de passar pelo local, pessoas podem ser responsabilizadas, segundo a polícia

Caso flagrados, esses motoristas podem ser enquadrados no artigo 265 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de até cinco anos

consenso entre juristas, um dos entendimentos é que se trata de crime, ou seja, “atentado contra a segurança de serviço de utili-dade pública” (artigo 265, do có-digo penal).

o QuE DiZ a lEi atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qual-quer outro de utilidade pública: pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

tificar motoristas que divulgam as blitze. no entanto, a estraté-gia usada não foi revelada para não atrapalhar o resultado.

DENúNCiaS podem ser feitas pela popu-lação no batalhão de polícia de Trânsito, na rua bernardino monteiro, 77, parque mosco-so, ou na delegacia de delitos de Trânsito, na reta da penha, 2.270, Santa luiza, ambos em Vitória.

para identificar pessoas que estão divulgando as informações e, com isso, trazendo prejuízos às ações de fiscalização que têm como foco garantir a segurança no trânsito.

Segundo o delegado Alberto Roque Peres, da Delegacia de Deli-tos de Trânsito, caso flagrados, es-ses motoristas podem ser enqua-drados no artigo 265 do Código Penal, que diz que atentar contra a segurança ou o funcionamento de

serviço de utilidade pública prevê pena de reclusão de até cinco anos.

“Nesse caso, o crime é inafian-çável. No Estado, esse artigo já foi usado recentemente em Venda Nova do Imigrante de um jovem que divulgou blitz.”

Ele ressaltou que em 2012 a Jus-tiça capixaba se embasou nesse artigo para retirar páginas do Fa-cebook do ar por causa das divul-gações de blitze de trânsito.

Page 4: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

4 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 - Cidades

Mandar um animal para o CCZ da Serra seria como condená-lo a ‘ir para o inferno”Janete de Sá (PMN),deputada estadual

“animais mortos por falta de remédios

O veterinário Reginaldo So-breira, que atua no CCZ da Ser-ra, admitiu que cães e gatos em condições de tratamento estão sendo eutanasiados (mortos) na Serra porque a prefeitura não dispõe de verbas no orçamento para a compra de medicamentos necessários à assistência.

Segundo Sobreira, os vete-rinários decidem pela eutaná-

sia, amparados na Lei Municipal 2228, que autoriza esse procedi-mento. A medida contraria nor-ma do Ministério da Saúde, que determina que animais só de-vem ser mortos após esgotadas todas as chances de tratamento

Indignada com as denúncias, a deputada estadual Janete de Sá comparou a unidade de zoono-ses a um “centro de tortura”.

Rei

nal

do

Car

valh

o/A

les

lll Maus-tratos

Desleixo com animais no CCZ da SerraDenúncia é de que os animais vivem em condições degradantes e da prática de eutanásia no local

A ONG Amizade é um Luxo, li-gada à causa animal, denunciou várias irregularidades no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura da Serra. De acordo com a organização, no local os animais comem comida misturada a fezes, presos em baias sujas e com po-ças d’água.

A vice-presidente da entidade, Marcelle Jório, afirmou durante uma reunião da CPI na Assembleia

Vice-presidente da onG, marcelle Jório apresentou a denúncia contra o ccZ da Serra

animais no centro de Zoonoses da Serra comem comida misturada com fezes e vivem em baias sujas, aponta denúncia

Rep

rod

uçã

o

Entre as denúncias, está a de uma cachorra atropelada que teria ficado abandonada dez dias numa baia

ouTRo laDo

Procurada pela reporta-gem, a Prefeitura da Serra optou por não se manifestar até o fechamento desta edi-ção a respeito da denúncia.

que investiga maus-tratos a animais que, apesar de a ONG ter doado me-diação para castração e tratamen-to de cães e gatos, veterinários que atuam no CCZ não efetuaram os procedimentos. E informou que a instituição havia se comprometido a cuidar dos animais por meio de uma parceria firmada.

Entre as denúncias, está a fal-ta higiene, eutanásia em animais sadios, descaso veterinário, más

condições de saúde dos animais e estrutura física. Uma cachorra atropelada na rua, por exemplo, teria ficado abandonada dez dias numa baia da unidade. E um ca-chorro portador de zoonoses que teria sido doado para uma família, o que contraria a legislação que de-termina tratamento de cães e gatos doentes antes de disponibilizados para adoção.

A dirigente da entidade explicou que o objetivo da ONG é colaborar com os CCZs com a doação de re-médios e rações para os animais,

além de intermediar na busca de fa-mílias que adotem aos abandona-dos. Segundo ela, como flagrou as irregularidades no Centro de Zoo-noses e providências não foram to-madas para resolver a situação, não houve alternativa senão levar o caso à Polícia Ambiental e ao Ministé-rio Público.

A ativista afirmou que, desde que a ONG passou a denunciar o caso, a direção do CCZ não permi-tiu mais a entrada de seus integran-tes na unidade sob o argumento de que a parceria precisaria de uma “formalização” e de uma base de legalidade a partir do convênio a ser elaborado.

Page 5: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 | 5 Cidades -

Prefeitura alega fazer fiscalizaçãoPor meio de nota, a Prefei-

tura de Vitória informou que a responsabilidade de man-ter as calçadas em boas condi-ções de uso é do proprietário do imóvel. “O município age na fiscalização e na orientação, para despertar a consciência da importância da acessibili-dade desse espaço”, diz a nota.

O Batalhão de Missões Es-peciais (BME) executa obra li-cenciada para a construção de nova edificação e de calçada.

Segundo a prefeitura, ele tam-bém já foi intimado para fazer reparos para que a calçada fi-que transitável até a conclusão das obras.

A Polícia Militar informa que está fazendo um acordo com a Cesan, que fez a obra na calçada. Um técnico da Cesan está programado para ir ao lo-cal para avaliar a situação.

A direção do hospital AFPES não foi localizada para comentar o caso.

lll Sem fiscalização

armadilhas nas ruas de VitóriaCalçadas irregulares que a Prefeitura de Vitória não fiscaliza, oferecem riscos às pessoas

Os capixabas que andam pelas ruas de Vitória todos os dias precisa ter sorte e muita paciência. A razão para isso é devido ao péssimo esta-do de conservação de algumas cal-çadas na cidade. Estes locais, que deveriam não possuir desníveis, além de não terem buracos e esta-rem em excelentes condições de uso, colocam as pessoas em risco. Em muitos passeios públicos é im-possível caminhar por eles.

A responsabilidade pela boa

conservação das calçadas é de cada proprietário. Porém, cabe a Prefei-tura de Vitória em fazer uma fisca-lização para averiguar se cada mo-rador responsável está cumprindo com o seu dever. E é exatamente neste ponto que a PMV é acusada de fazer “vista grossa” ao não inspe-cionar as condições das calçadas espalhadas pela cidade. A calçada da Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, Centro de Vitória, é um exem-plo de calçada nada cidadã. Por lá,

o fluxo de pessoas é intenso, já que este é o endereço do Hospital As-sociação dos Funcionários Públi-cos de Vitória (AFPES) e do Fórum Civil Muniz Freire.

Idosos, pessoas com deficiência física e mesmo jovens que cami-nham pelo local precisam redobrar a atenção, pois há irregularidades no piso, buracos e várias rachadu-ras.

O estudante de Educação Física Samuel Mello, de 27 anos, mora no

Centro e caminha pelo local diaria-mente. Ele acredita a falta de fis-calização da prefeitura é uma falta de respeito com os moradores do município, em especial, os idosos. “O que acontece é um abuso com a população, ainda mais se levar-mos em consideração que a calça-da fica na região de um hospital. Os mais velhos precisam redobrar a atenção ao passar por aqui devi-do a incompetência do poder pú-blico”, conta.

Est

ado

Cap

ixab

a

no entorno do bme, parte da calçada é de terra e repleta de “crateras”

perto do Hospital dos Funcionários públicos, atenção deve ser redobrada com a calçada completamente desnivelada

Est

ado

Cap

ixab

a

Page 6: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

6 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 - Cidades

Est

ado

Cap

ixab

a

“Tive o desprazer de ver um idoso caindo e se machucando numa calçada de Bento Ferreira. Lamentável a prefeitura não fazer absolutamente nada”

Caio linhares, mecânico

Est

ado

Cap

ixab

a

Nunca vi nenhum fiscal da prefeitura atuando no Centro. Acho que eles relaxaram com as calçadas do município”

Paulo arruda, aposentado

Est

ado

Cap

ixab

a

na rua José marcelino, no centro, a calçada possui buracos e desníveis

Outro morador da região, Paulo Arruda, 68 anos, garante ter presen-ciado muitos pedestres tropeçarem e, alguns, até caírem devido aos bu-racos nos passeios.

“Nunca vi nenhum fiscal da pre-feitura atuando no Centro. Acho que eles relaxaram com as calça-das do município. Já perdi as con-tas de quantas pessoas vi tropeçan-

do nestas calçadas desniveladas e já vi um homem torcer o pé aqui tam-bém. Um absurdo que o prefeito não tome uma providência efetiva”, de-sabafa o morador.

RODOVIA SERAFIM DERENZIEm Santa Marta, também na

Capital, mais flagrantes de calça-das irregulares. Na Rodovia Sera-

fim Derenzi, na altura do Batalhão de Missões Especiais da Polícia Mi-litar (BME), parte da calçada é de terra. A outra parte, é de concreto, porém tem rachaduras, desníveis e muitos buracos.

A operadora de telemarketing Ja-queline Ferreira de Souza, 33, mora em Joana D’arc e sempre precisa passar pelo local. Devido a uma

queda em casa, ela quebrou o torno-zelo e teve que colocar um parafu-so no pé direito, o que torna a cami-nhada pelo local ainda mais difícil.

“A situação da calçada é horrível, e eu tropeço com facilidade devido ao parafuso. Já passo por aqui há sete meses, desde que mudei para Joana D’arc, e a situação é sempre a mesma”.

Page 7: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 | 7

O Sindicato dos Comerciários do Estado (Sindicomerciários-es) quer fechar todas as lojas de shoppings aos domingos e feriados. A entida-de também solicitou um reajuste sa-larial de 15% e tíquete-alimentação no valor diário de R$ 15 para todos os empregados.

A proposta do sindicato, que re-presenta os trabalhadores do comér-cio no Estado, foi enviada no final de agosto para negociação com a Fede-ração do Comércio no Estado (Fe-comércio-ES). O documento con-tém as propostas da data-base, que passa a valer no dia 1º de novembro.

O presidente do Sindicomerci-ários-ES, Jakson Andrade, explicou que, neste ano, o sindicato encami-nhou à instituição duas pautas.

“Decidimos dividir a pauta: uma será direcionada para o comércio lo-jista e a outra para os supermercadis-tas”, disse. Ele explicou que a medida foi necessária para valorizar as espe-cificidades de cada setor.

Segundo Jakson, na separação dos pedidos para os lojistas, há a rei-vindicação do fechamento aos do-mingos e feriados. Enquanto para os supermercadistas existe o pedido de insalubridade para quem atua com os fornos das padarias e em frigorí-ficos. “Além da manutenção dos be-nefícios já conquistados”.

Reivindicações dos lojistas reajuste salarial de 15%. Folgas aos domingos e feriados, tais como natal, 7 de setembro, 1º de maio, ano novo e eleições.

Tíquete-alimentação no valor diá-rio de r$ 15 para todos os empre-gados do segmento.

- manutenção dos benefícios já con-quistados, tais como o plano de saú-

de, o seguro de vida e o plano odon-tológico.

Solicitação de supermercadistas reajuste salarial de 15%. pagamento de insalubridade para os profissionais que atuam em frigorífe-ros, em açougue ou balcão de frios, e também para aqueles que trabalham com os fornos, entre outros equipa-

mentos, em padarias dentro dos supermercados.

para aos estabelecimentos que não oferecem refeitório próprio, solicita-se tíquete-alimentação no valor diário de r$ 15.

manutenção dos benefícios já conquistados, tais como o pla-no de saúde, o seguro de vida e o plano odontológico.

Economia -

“Estamos aguar-dando o agenda-mento da reunião para iniciarmos as negociações”

Jakson andrade. presidente do Sindicomerciários-eS,

Não existe consenso en-tre os lojistas sobre o fecha-mento das lojas em shoppings durante os domingos e feria-dos. Foi o que revelou a geren-te da loja Clair, Gina Lara, de 36 anos, que trabalha em um shopping de Vitória.

Proposta da categoria divide opiniões

Pedido faz parte das reivindicações dos comerciários, que pedem também fechamento nos feriados

Economia

Sindicato quer fechar lojas aos domingoslll

Rep

rodu

ção

possível fechamento das lojas aos domingos será negociada entre o sindicato dos comerciários e a Fecomércio-eS

liSTa DE PRoPoSTaS

“É uma discussão polêmi-ca. Existe uma demanda de trabalho para os lojistas aos domingos, no entanto, co-nheço alguns profissionais que não recebem correta-mente os seus direitos traba-lhistas”, ressaltou Gina.

A vendedora Paola Rangel, 33 anos, afirma que é a favor de manter as lojas dos shop-pings abertas aos domingos, desde que os empresários se comprometam a realizar de forma correta os pagamentos dos trabalhadores.

Font

e: S

indi

com

erci

ário

s-ES

Page 8: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

8 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 - Economia

CariacicalESTE-oESTE

PaRQuE lESTE-oESTE o empreendimento, da VTo polos empresariais, agregará segmen-tos empresariais, comerciais e re-sidenciais. a estimativa é de que as empresas comecem a operar entre 3 anos e 5 anos.

EMPRESaS além do Hospital Geral, que será construído pelo poder público, 34 empresas já adquiriram áreas para se instalarem no polo. entre as empresas estão gráfi-cas, lavanderias, oficinas mecâ-nicas, serralherias, além de esta-belecimentos comerciais, como farmácias, laboratórios, clínicas, consultórios médicos, padarias,

delivery e outros. a estimativa é de abrir 1.500 em-pregos diretos, sem contar com as vagas do Hospital Geral. além das 34 empresas, outras 17 do setor de saúde demonstram in-teresse em construir na área.

RESiDENCial o polo também terá terrenos resi-denciais que estão sendo comer-cializados a partir de r$ 96 mil.

SerraCoNToRNo

CREMaTÓRio DE aNiMaiS o primeiro crematório de animais do estado, que vai se chamar céu de patas, ficará no alphaville co-mercial, no contorno. a previsão é de que o crematório esteja funcio-

nando até novembro, com a con-tratação inicial de oito profissio-nais. currículos para [email protected].

CENTRo PET além do crematório, o mesmo em-presário também pretende montar em 2017 o primeiro centro comer-cial pet, voltado para animais do-mésticos. ele deve contar com hos-pital, clínica veterinária, lojas de vestuário e acessórios, etc. a previ-são é de que o centro crie 25 vagas.

iNTERCoRES o centro de distribuição da empre-sa intercores está em fase de ter-raplanagem no polo piracema, na rodovia do contorno. a empresa, distribuidora das marcas coral in-ternational, prevê iniciar a opera-

ção no início de 2017, com a ge-ração de 40 empregos.

TSa a Tubos Soldados atlântico, que produz tubos de aço, está em ex-pansão, com um investimento de r$ 90 milhões na região do contor-no. a previsão é de que a empresa contrate 50 profissionais.

KiBoN está previsto um novo centro de distribuição no polo industrial pi-racema, no contorno, com inves-timento de r$ 10 milhões. a pre-visão é que a empresa abra mais 15 vagas. o início da operação não foi informado.

Fonte: Prefeituras e empresas con-sultadas

o QuE VEM PoR aí

Projetadas para melhorar o trá-fego e ligar eixos importantes para o desenvolvimento do Estado, as rodovias que estão sendo construí-das ou passando por melhorias irão trazer também 50 novas empresas e abrir pelo menos 1.600 empregos.

A rodovia Leste-Oeste, que é uma nova ligação entre a BR-262,

lll Investimentos

Rodovias que são construídas ou passando por melhorias atraem novos negócios na Grande Vitória

Novas empresas vão abrir vagas

projeção do hospital estadual que será construído em cariacica

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

em Cariacica, e a rodovia Darly Santos, em Vila Velha, já está atrain-do empresas.

Em Cariacica, por exemplo, às margens da Leste-Oeste, a VTO Polos Empresariais vai lançar, en-tre agosto e setembro deste ano, o novo bairro Parque Leste-Oes-te com potencial empresarial,

projeção do parque leste-oeste, em cariacica, tem potencial empresarial, comercial e residencial às margens da nova rodovia

comercial e residencial.Até o momento, 34 empresas já

adquiriram áreas para se instala-rem no polo, criando cerca de 1.500 empregos diretos, segundo desta-cou o diretor executivo da VTO Po-los Empresariais, Alexandre Schu-bert.

Outras 17 companhias do se-

tor de saúde sinalizam interesse, atraídas — entre outros motivos — pela instalação do Hospital Ge-ral, que será construído pelo po-der público.

Ainda em Cariacica, porém na Rodovia do Contorno, há a previ-são da chegada de dois Centros de Distribuição, com 150 empregos.

Page 9: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 | 9 Economia -

iMÓVEiS Se desistir da compra do imóvel (ainda com a construtora, por meio de distrato), o consumidor pode re-ceber de volta entre 75% e 90% do valor pago. É preciso justificar a desistência. É importante reunir as provas que o levaram a desistir para fundamen-tar os motivos. para elaboração do distrato – docu-mento que deve ser assinado pelo comprador e pela construtora, fi-xando as condições para devolu-ção dos valores pagos. no caso de imóveis financiados, é preciso verificar as consequências se o crédito não for aprovado, as condições gerais do financiamento (exigências para liberar o crédito, prazos, juros, sistema de amortiza-

ção, custo efetivo total etc.) o consumidor deve se certificar antecipadamente das condições exigidas pelo banco financiador e avaliar se atende a todos os re-quisitos para evitar que, na entre-ga das chaves, não tenha o crédi-to aprovado.

Reclamações os procons têm histórico de recla-mações das construtoras e incor-poradoras por problemas com pra-zo de entrega, qualidade do imóvel e descumprimento de oferta.

Simulações antes Teste os simuladores de crédito dos bancos, para avaliar as taxas de ju-ros e as condições

Troca de dívida portabilidade de crédito: a troca de instituição financeira é um cami-nho para renegociar e reduzir os juros do contrato.

VEíCuloS o banco pode retomar o veículo se o consumidor atrasar as parcelas a partir de um pedido judicial de busca e apreensão.

leilão mesmo se o banco recolher o car-ro, as dívidas podem não ser qui-tadas. o veículo vai a leilão e, se for vendido por um valor menor do que o da dívida, o devedor ainda precisará pagar a diferença.

outra hipótese é a venda em lei-lão da financeira ou do banco, para abater a dívida.

Nome sujo o prazo para inclusão do cliente no cadastro de inadimplentes de-pende de cada contrato. passado

o prazo estipulado, o cliente pode ter seu nome incluído na Serasa ou no Spc.

Troca É impossível trocar o carro por um mais barato, mas dificilmente a loja devolverá dinheiro, pois, ao sair da loja, o carro já perde cerca de 20% de seu valor de compra.

Encargos o cliente que estiver sendo cobra-do deve conferir juros, multas e ta-xas do contrato.

Transferência a dívida de um financiamento pode ser transferida para outra pessoa, desde que não haja nenhuma par-cela em atraso.

CoNfiRa aS 15 oRiENTaçõES

Agê

nci

a B

rasi

l

Em meio a crise, confira 15 dicas para não perder imóveis e veículos com prestações atrasadas

Numa época de crise, o Esta-do Capixaba apresenta alterna-tivas para o leitor se planejar com financiamentos longos e evitar a perda de bens. A fase de bonança

financiamentos longos exigem atençãolll Evite a retomada do bem

pela que o Brasil atravessou entre o final da década passada e o co-meço desta, com emprego e ren-da nas alturas, fez com que muitos brasileiros fizessem financiamen-

tos de longo prazo para adquirir veículos e imóveis. Mas quando a economia deu sinais de estagna-ção e recessão, muitas famílias co-meçaram a deixar de pagar em dia as prestações. Com isso, a maio-ria perde o investimento e tem o bem retomado pelos credores. Para ajudar os endividados, con-fira 15 soluções para impedir a execução de suas dívidas.

Isso ocorreu com o publicitá-rio Douglas Oliveira, 35 anos. Ele comprou um apartamento em Colina de Laranjeiras, na Serra, em 2012. Eram 30 anos de finan-ciamento. Mas ele foi demitido em 2015, o que impactou em suas finanças e começaram os atrasos no pagamento das mensalidades.

“Enquanto estava emprega-do, eu paguei pontualmente. As cobranças ficaram pesadas de-pois que o banco passou a dívida para outra instituição financei-

ra. Certa vez, um oficial de Jus-tiça foi na minha casa para me dizer que o apartamento ia a lei-lão”, disse Douglas, casado e pai de uma menina.

Economistas alertam para que ninguém atrase mais de três men-salidades e se faça um acordo com a instituição financeira. Se o imó-vel ainda pertence a construtora, a dica é solicitar um distrato, mes-mo que o valor pago não seja de-volvido integralmente. Já quem tem financiamento com o ban-co, a alternativa é se antecipar. É a hora de avaliar se vale vender o bem para pagar a dívida.

“Os brasileiros não sabem como a lei que prevê a aliena-ção fiduciária é severa. Quando o banco faz a execução, é quase impossível reverter a situação, e o endividado perde o imóvel logo”, alertou Luis Pimentel, advogado especialista no setor imobiliário.

leilões de carros: bens retomados são revendidos para abater valor da dívida

Page 10: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

10 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016

Calor perto do saco escrotal e atividades como hipismo podem causar danos

Pedalar em alta velocida-de e em terrenos acidentados pode aumentar a incidência de problemas na região ge-nital. Da mesma forma, o se-lim convencional afeta mais a área perineal do que as bici-cletas ergométricas horizon-tais, que oferecem um banco no lugar do selim.

Embora não sejam direta-mente causadas pela prática de ciclismo, algumas doenças podem ser estimuladas pela atividade, como torções tes-ticulares, neoplasia do testí-culo (tumor na região escro-tal) e trauma testicular.

Treino muito pesado traz mais risco

Vidalll Bem-estar

Prática, entre os homens, requer cuidados para se evitar inflamação na próstata e até infertilidade

Ciclismo incorreto afeta saúdeUtilizar a bicicleta, além de

ser um hábito que traz benefí-cios para o meio ambiente em relação com os demais meios de transportes, é uma excelen-te alternativa para o bem-estar de quem a utiliza. Mas a prática incorreta ao pedalar pelas ruas pode ocasionar danos à saúde dos homens. O aviso é de médi-cos, que chamam atenção para possíveis problemas de próstata e até de infertilidade masculina.

“A próstata é um órgão bas-tante protegido, do ponto de vis-ta anatômico. Desta forma, os traumas prostáticos são raros.

Mas em esportes que envolvem a compressão perineal repeti-da, como o ciclismo, as estru-turas no entorno do órgão tor-nam-se passíveis de fenômenos inflamatórios” explica urologis-ta e especialista em saúde mas-culina e fertilidade, Guilherme Leme.

A inflamação acontece por conta da distribuição inadequa-da de peso, de ajustes imprecisos ou medidas incorretas da bici-cleta, que fazem com que o atle-ta coloque todo o peso do corpo sobre o períneo (onde estão situ-ados os órgãos genitais).

Passar muito tempo sobre a bicicleta, pressionando a área da próstata, pode resultar no aumento dos níveis da enzima PSA na corrente sanguínea. A alta dessa substância no sangue é um dos indicadores usados por médicos para identificar o cân-cer de próstata.

Além do ciclismo, espor-tes que provocam o encarcera-mento do nervo pudendo (res-ponsável pela sensibilidade do períneo) por causa do impacto, como o hipismo, por exemplo, podem levar à perda de sensi-bilidade da região escrotal, além

de problemas relacionados ao fluxo de sangue no pênis, o que prejudica também as ereções. Outras atividades não esporti-vas também podem provocar in-fertilidade.

“Os chefs de cozinha, por exemplo, são os mais afetados. O contato direto com o fogão au-menta a temperatura na região do saco escrotal, podendo cau-sar lesões”, afirma a urologista Cláudia Clarim.

Page 11: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 | 11

Cultura

Quando decidiu fazer carreira solo, Sandy optou por um trabalho autoral, verdadeiro e muito menos pop radiofônico. Ela se mantém no pop, mas com canções mais intimis-tas, sem pretensão a encher está-dios como fazia com o irmão Junior Lima. E agradou. A cantora conse-guiu conquistar um público novo – de menor porte, é verdade – mas su-ficiente para esgotar os ingressos de seus shows em todos os locais em que se apresenta. Desta maneira, ela vem embalada para fazer uma úni-ca apresentação em Vila Velha. Ela cantará na cidade no próximo sá-bado (24).

A cantora tem estampado capas

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 26

RHAASNEIRAS

IDEALALTIMPETEROABROXO

CANECAATABAM

ANEIEAIDS

AVISARRCILTECER

IDEMSPIAACLATDEPOSITO

METANOOR

O perigodas usinasnucleares

Maio, emfrancês

Profissãode Ma-

chado deAssis

Aldeia deíndios bra-

sileiros

Aditivodo sal

caseiro(símbolo)

Terreiro(Rel.)

Síndromecausadapelo HIV

Regina Ca-sé: apre-senta o

"Esquenta"

Com, emespanhol

AntônioCalmon,novelista

Sufixo de"tremor"

(?) Pan, herói (Lit.)Crianças de colo

Tolo (pop.)

Ir aos (?):explodir

A cor dohematoma(?) está:eis aqui

Latitude(abrev.)

Sem com-panhia

Qualquer corpo celeste

Iran Malfi-tano, ator

Copo com alça

Entidadedos advo-

gados(sigla)

Tolices;burradasAspiraçãoelevada

Atacante campeãopaulista de 2013, com

o Corinthians

Eternavítima do

gato

Época

Tecla demicros

(Inform.)

Informar;prevenirA mesma

coisa

Entrelaçaros fios deFigura do

atlasVitaminado limãoSílaba de

"pires"Lugar ondese estocammercadorias

Um dosgases cau-

sadores do efeitoestufa

É compos-ta por sete

dias

Socorro, em inglês"(?) Moral",sucesso doJota Quest

3/con — ilê — mai. 4/help. 5/ideal. 6/avisar — metano.

lll Show

Sandy vem para encantar Vila VelhaCom uma performance mais intimista, cantora apresentará na cidade a nova turnê “Meu Canto”

QuaNDo: sábado, dia 24 oNDE: Área de eventos do Shopping Vila Velha hoRáRioS: 21h (abertura dos portões) / 22h (início do show) iNGRESSoS: (1º lote): r$ 50 (meia/cadeira bronze), r$ 60 (meia/cadeira prata) e r$ 700 (mesa bronze para 4 pessoas) PoNToS DE VENDa: Jaklayne Joias, acesso Vip e site blueticket.com iNfoRMaçõES: (27) 3417-0031

SERViço

Div

ulga

ção

“MEu CaNTo” – SaNDy

de revistas, como a Contigo! e a Ma-nequim neste mês. Ela também este-ve recentemente no “Encontro com Fátima Bernardes” e no “Altas Ho-ras”, e já tem gravações marcadas no “Caldeirão do Huck” e no “Programa da Xuxa”. Com a turnê, depois da ci-dade canela-verde, a próxima para-da será em Belo Horizonte.

A jovem veterana com timbre in-confundível e afinação impecável convida e direciona o público, de for-ma lírica, para entrar no seu univer-so musical, ao longo dos quase oi-tenta minutos de show. Gravado no final do ano passado, “Meu Canto – Ao Vivo” é um delicioso convite da cantora para que o público entre em seu universo musical e revisite um pouco de “Manuscrito” (Pés Cansa-dos, Quem Sou Eu, Ela e Ele), “Sim” (Aquela dos 30, Escolho Você, Ponto Final) e até mesmo “Sandy & Junior” (Nada é Por Acaso, Desperdiçou).

No bem elaborado repertório do show, a artista também presenteia seu fiel público com releituras de clássicos como Luciana, All Star e inéditas como Salto, Colidiu, Res-pirar e Me Espera – com mais de 7,5 milhões de visualizações em seu vi-deoclipe – esta última composta em parceria com Tiago Iorc, um dos con-vidados do DVD, que também con-tou com a participação especial do consagrado Gilberto Gil.

Sandy fará apresentação em um shopping canela-verde

Page 12: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

12 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016

Curtimos

arrasou!Crstina Pereira está hilária na pele de Safira em “Haja Coração”. Suas cenas com Aparício (Alexandre Bor-ges) são de morrer de rir. Parece muito a Fedora da primeira versão!

lll Ameaça lll Desmentido lll Em baixalll Genioso

Sem graça e chato, como o humorista Marcelo Adnet, o tal programa Adnight pode estar com os dias contados. A audiência é abaixo do espera-do, a repercussão entre os te-lespectadores (nas redes so-ciais) é péssima, nada ali deu certo. Ainda há dúvidas na emissora se vão aprovar uma segunda temporada para a atração. Pode ser que não.

William Bonner só é bon-zinho e simpático via redes sociais. Na vida real, as coisas são bem diferentes. O apre-sentador do Jornal Nacional é conhecido por ser genioso e bravo. Dá gritos e faz cara feia para sua equipe. Claro que Bonner precisa se preo-cupar com o bom andamen-to do JN, mas o que o povo não entende são os berros.

Div

ulga

ção

Rep

rodu

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Sobre os rumores de que na-moraria Piny Montono, sua as-sessora de imprensa, Cleo Pires disse o seguinte a um jornal ca-rioca: “Com as poucas amigas que eu tive, isso aconteceu. Isso não me abala. Minha relação com Piny é um casamento sem sexo”. Mas a atriz. não descarta a possi-bilidade de se envolver com mu-lheres: “Tudo é possível”.

A nova novela da Globo, Sol Nascente, está mal das pernas. A antecessora, Eta Mundo Bom, era um sucesso. A atual tem re-gistrado baixa audiência e já virou motivo de preocupação na Glo-bo. Acenderam o sinal amarelo. Mas... o que esperar de uma nove-la que tem um japonês falsificado e um par romântico entre Giovan-na Antonelli e Bruno Gagliasso?

Não Curtimos

Rápidas

lll Os Trapalhões

A Globo enfrenta alguns impasses para voltar a produzir o humorístico Os Trapa-lhões em 2017, em parceria com o canal Viva. O principal deles envolve a negocia-ção dos direitos de imagem do quarteto original. A área artística da emissora ainda não tem clareza se poderá usar os nomes de Mussum e Zacarias, já mortos.

Diante dessa situação, há quatro possi-

TV Globo diante de um impasse

EsquecidoA trama de Téo (Pedro Nercessian) ficou meio vazia em “Justiça” e pa-rece um tapa-buraco em meio às histórias da série. Ou se investia mais nessa trama ou deixava de lado. Assim fica ruim.

Famosos

bilidades: 1) um remake com novos atores interpretando Didi, Dedé, Mussum e Zaca-rias; 2) uma nova trupe, com outros per-sonagens, mas com o mesmo “espírito” do programa clássico com Renato Aragão; 3) uma versão com Renato Aragão e Manfried Sant’Anna, o Dedé, e outros dois novos ato-res interpretando Mussum e Zacarias; 4) e um programa com Didi, Dedé e dois novos personagens, sem Mussum e Zacarias.

O mais provável, e desejável, é que será um remake com novos atores dando vida a Mussum e Zacarias e com Dedé Santana e Renato Aragão revivendo, respectivamen-te, Dedé e Didi. Alguns nomes já são cogi-tados para o elenco. Aílton Graça ou Mus-sunzinho interpretariam Mussum e Rafael Cortez faria Zacarias. A mulher de Aragão, Lilian Aragão, disse que o marido já escreve esquetes para o programa.

dos falecidos, família do mussum aprova remake de os Trapalhões pela Globo

Page 13: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 | 13

batman capixaba é candidato a vereador na Serra

chica chiclete disputa para a câmara de Vila Velha

Div

ulga

ção

Rep

rodu

ção

Política

NoME PaRTiDo PRofiSSÃo

chupetinha pmb cabeleireiro

baiano do Salão pSc comerciante

Feijão ppS não informada

Jociel cabelo do parque ppS não informada

mc andrezinho do complexo pen cantor

papinha pdT empresário

Fininho pdT empresário

Guthy emoção prp não informada

Kiel do esporte pHS comerciante

NoME PaRTiDo PRofiSSÃo

cantora lauriete Ferreira ppl cantora

batman capixaba pTn Gari

Ganso pTc comerciante

elaine da Telemensagem ppl não informada

antônio cascatinha prp mecânico

NoME PaRTiDo PRofiSSÃo

agustinho carrara pdT Taxista

renan Shurek ppS não informada

aldo Taxista (pangaré) pTb Taxista

cobrinha dem Vigilante

ilda Furacão dem dona de casa

NoME PaRTiDo PRofiSSÃo

chica chiclete dem comerciante

pequinha pSc comerciante

mamãe pmn motorista

Guarda Gentileza pTn Servidor público

Jabaú pdT astrônomo

rivas, o rei da pipa pSdb comerciante

paco do Kilão pSl Feirante

Garotinho Sd analista de sistemas

romilson o baixinho – Horrível pSdb não informada

lll Eleição2016

Para chamar a atenção do elei-torado, muitos candidatos a ve-reador na Grande Vitória têm apelado para apelidos e nomes inusitados, como Batman, Shu-rek e Chupetinha.

Os nomes que vão aparecer na urna fazem menção à profissão do candidato, personagens de dese-nhos animados e até a homôni-mos famosos para conseguir uma vaga nas câmaras municipais.

Um dos candidatos é o Renan Shurek (PPS), que disputa uma cadeira de vereador em Cariaci-ca. Seu apelido faz alusão ao per-sonagem Shrek, um ogro verde.

Já o gari Arquires Souza Ferrei-ra, o Batman Capixaba, é candida-to pelo PTN na Serra. Ele disse que sua plataforma de campanha in-clui saúde, meio ambiente e mo-bilidade urbana. “Vou lutar para que a Serra tenha brinquedote-

cas nas Unidades de Pronto-Aten-dimento (UPAs) e, para isso, pre-tendo formar a Liga da Justiça da Saúde Serrana”, contou. Velocista, o Batman Capixaba também quer melhorias nas ciclovias.

E tem candidato que associa seu nome à sua ocupação. É o caso de Anderson Pinto Santos, o Gordinho do Bodyboard. Há 20 anos como instrutor do esporte, ele concorre a uma vaga de vere-

ador em Vila Velha e contou que sua bandeira de luta será a inclu-são social de jovens, bem como o meio ambiente e a saúde. “Meu objetivo é usar o esporte como fer-ramenta de inserção dos jovens na sociedade. Minha meta é ser dife-rente e fazer a diferença.”

Em Vitória, alguns dos candi-datos com nomes curiosos são Chupetinha (PMB), Guthy Emo-ção (PRP) e Feijão (PPS).

alGuNS CaNDiDaToS CoM NoMES iNuSiTaDoS

ViTÓRia

SERRa CaRiaCiCa

Vila VElha

Batman e Shurek querem o seu votoCandidatos a vereador com nomes inusitados disputam os votos dos eleitores na Grande Vitória

Page 14: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

14 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 - Política

PaTRiMôNio DoS CaNDiDaToSQuEM auMENTou

QuEM REDuZiu

NÃo MuDou

NÃo Vai DiSPuTaR

Patrimônio até seis vezes maiorlll Eleição em Vitória

Vereadores de Vitória, candidatos à reeleição, tiveram evolução nos bens, se comparado com 2012

A evolução patrimonial de vereadores de Vitória candida-tos à reeleição chega a ser até seis vezes maior que a declara-da à Justiça Eleitoral nas eleições de 2012, segundo dados forne-cimentos pelos parlamentares ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no registro de suas can-didaturas.

Neste ano, 14 dos 15 parla-mentares de Vitória disputam novamente a preferência do eleitor. Sete vereadores aumen-taram seus patrimônios e seis declararam ter diminuído o va-lor de seus bens. Devanir Ferrei-ra (PRB), como em 2012, decla-rou não ter bens em seu nome. E Sérgio Magalhães (PTB), o Ser-jão, não disputará a reeleição.

O presidente da Câmara de Vitória, Namy Chequer (PCdoB), declarou em 2012 patrimônio de R$ 76.758,97. Neste ano, seus bens informados à Justiça Elei-toral somam R$ 484 mil, valor mais que seis vezes superior ao anterior.

Quem também viu o patrimô-nio crescer em relação a 2012 foi o vereador Max da Mata (PDT). Ele declarou nas últimas elei-ções ter R$ 410 mil em bens e,

1º Namy Chequer (PCdoB)2012 - r$ 76.758,972016 - r$ 484 milaumentou: R$ 407.241

2º Max da Mata (PDT)2012 - r$ 410 mil2016 - r$ 740 milaumentou: R$ 330 mil

3º luisinho Coutinho (SD)2012 - r$ 163.8002016 - r$ 332 milaumentou: R$ 168.200

4º Vinícius Simões (PPS)2012 - não declarou bens2016 - r$ 88.488,17aumentou: R$ 88.488,17

1º Neuzinha de oliveira (PSDB)2012 - r$ 195 mil2016 - r$ 104.360Diminuiu: R$ 90.640

5º Marcelão freitas (PT)2012 - r$ 363.289,462016 - r$ 355.567,66Diminuiu: R$ 7.721,80

1º Devanir ferreira (PRB)2012 - não declarou2016 - não declarou

Sérgio Magalhães, o Serjão (PTB), não vai se candidatar à reeleição.

6º wanderson Marinho (PSC)2012 - r$ 22 mil2016 - r$ 15.296Diminuiu: R$ 6.704

2º Zezito Maio (PMDB)2012 - r$ 82 mil2016 - não declarouDiminuiu: R$ 82 mil

3º Reinaldo Bolão (PT)2012 -r$ 277.869,402016 -r$ 205.328,16Diminuiu: R$ 72.541,24

4º Rogerinho Pinheiro (PhS)2012 - r$ 425 mil2016 - r$ 360 milDiminuiu: R$ 65 mil

5º Davi Esmael (PSB)2012 - r$ 32.713,112016 - r$ 65.891,83aumentou: R$ 33.178,72

6º fabrício Gandini (PPS)2012 - r$ 160.266,512016 - r$ 181.237,94aumentou: R$ 20.971,43

7º luiz Emanuel (PPS)2012 - r$ 100 mil2016 - r$ 120 milaumentou: R$ 20 mil

neste ano, estimou seu patrimô-nio em R$ 740 mil.

Luisinho Coutinho (SD) foi outro vereador que multiplicou o seu patrimônio. Ele declarou à Justiça Eleitoral R$ 163.800 em 2012. Para a atual campanha, disse ter R$ 332 mil em bens.

Vinícius Simões (PPS), que declarou não ter patrimônio em seu nome na última eleição, in-formou ter agora R$ 88.488.

No grupo de vereadores que desejam mais um mandato, seis diminuíram seus bens, segun-do dados fornecidos à Justiça

Eleitoral. Neuzinha de Oliveira (PSDB) informou em 2012 ter um patrimônio de R$ 195 mil. Nesta eleição, disse possuir bens que somam R$ 104.360.

Zezito Maio (PMDB), que dis-se em 2012 ter R$ 82 mil, neste ano não declarou bens.

Page 15: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016 | 15

Temos de ajudar a cidade cortando gastos, otimizando a verba pública e não criando novas despesas. É um dinheiro que pode fazer falta na segurança, saúde e educação”

Política -

Candidato promete inovações na gestãolll Eleições 2016

Sérgio Vidigal (PDT) defende novo modelo de gestão pública para a Serra, caso vença a disputa

Div

ulga

ção/

PM

S

Yuri

Bar

ichi

vich

O coquetel de adesão à Cam-panha Vidigal reuniu lideranças políticas e a classe empresarial da Serra na noite da última segun-da-feira (19). O candidato a pre-feito do município, Sergio Vidi-gal (PDT) defendeu um pacto da cidade pela retomada de cresci-mento. “Precisamos da parceria de todos para efetivar um novo modelo de gestão que permita o desenvolvimento sustentável da Serra”, afirma.

Vidigal pretende fazer parcerias para efetivar um novo modelo de gestão na prefeitura da Serra

coquetel de adesão à campanha Vidigal reuniu lideranças políticas e a classe empresarial da Serra

Sérgio Vidigal,candidato a prefeito da Serra

Vidigal falou ainda da neces-sidade de remodelar a gestão pú-blica para promover um novo sal-to de desenvolvimento.

“Todos os modelos de ges-tão praticados estão vencidos, não cabem nesse novo cenário. E nesse momento não podemos errar. Com eficiência e transpa-rência temos que fazer uma ges-tão que atenda o setor produtivo e que permita fazer as políticas sociais. Temos que atrair inves-

timentos, gerar novas oportuni-dades e distribuir renda”, disse. “O setor público deve destravar, pois a burocracia é muito grande. Precisamos buscar o terceiro se-tor e revisitar nossas legislações”, complementou.

O candidato a vice-prefeito, Vandinho Leite (PSDB), falou da necessidade de desburocrati-zar a administração pública para atrair novos negócios, bem como da importância em dialogar com o setor produtivo. “Temos aqui a presença maciça do setor produ-tivo, gente fundamental na gera-ção de empregos na nossa cida-de e que quer que a cidade volte a crescer. Por onde eu passo o em-presariado tem convicção de que Sergio Vidigal deve liberar a re-tomada do crescimento da Ser-ra”, disse.

Membros do Governo do Esta-do e autoridades estiveram pre-sentes ao coquetel. O vice-gover-nador, César Colnago (PSDB), falou sobre a capacidade de Vi-digal de estruturar políticas pú-blicas e da parceria construída

com o Palácio Anchieta. “Esta-mos aqui em nome do gover-nador Paulo Hartung. A Serra se transformou e Sergio Vidigal veio como líder novo, que coloca na vida pública seriedade, equi-líbrio e uma visão renovada de desenvolvimento e planejamen-to. Em nome da nossa equipe de governo, estamos aqui para di-zer: estamos juntos!”, afirma.

“Vidigal é uma pessoa que res-peita o próximo. Mais que isso, tem compromisso com sua ci-dade. Sabemos do momento di-fícil que o país passa, mesmo as-sim ele não virou as costas para a Serra. Não se negou a atender o chamado de sua cidade”, afirma o deputado estadual Josias da Vi-tória (PDT).

Page 16: Prefeitura da Serra acusada de maus-tratos com animais

16 | ESTADO CAPIXABA - Vitória, ES, Semana de 23 a 29 de setembro de 2016

uma equipe cheia de altos e baixos

Div

ulg

ação

Técnico Levir Culpi encara as oscilações como normais e destaca importância do apoio da torcida

lll Fluminense

PRÓxiMoS JoGoS

BRaSilEiRo• Domingo - Corinthians - 16h - itaquerão• 1/10 - Sport - 18h30 - edson passos

Após perder em casa para a Cha-pecoense, o Fluminense venceu o Grêmio em Porto Alegre por 1 a 0, no domingo, e voltou a sonhar com uma vaga no G4 do Brasileiro. Se-gundo o técnico Levir Culpi, está tudo muito equilibrado e o triun-fo fora de casa renovou as esperan-ças do time.

“Nesse momento do campeona-to, a vitória dá esperança de chegar entre os primeiros. Assim que fun-ciona nos times grandes. Essa par-te emocional pesa muito, mas está tudo muito igual”, disse.

Questionado sobre a oscilação do

Esporte

lll Botafogo

Bom rendimento dos reservasSidão, no gol, e Rodrigo Pim-

pão, no ataque, decidiram o último jogo do Botafogo. Porém, o golei-ro e o atacante substituem Jefferson e Neilton, respectivamente, e não são opções óbvias do time titular. Mas exatamente esses jogadores de quem pouco se espera, seja pela im-portância do titular ou pela fase pou-co produtiva que vivem, estão cor-respondendo no Alvinegro. E antes de um jogo em que alguns titulares devem ser poupados, saber que o banco de reservas não decepciona dá confiança ao treinador e torcida.

“Nós estamos mostrando a for-ça da equipe. Quem vem entrando, vem ajudando. É o poder de todos nós. O Sidão estava lá atrás fechan-do o gol e nós estamos aqui para aju-dar da melhor maneira. E, principal-mente fora de casa, estamos jogando bem todas as partidas”, entende o atacante.

Alguns jogadores, por motivos diversos, estão jogando menos. O técnico Jair Ventura dica. “Tem que estar preparado, se dedicando dia-riamente. O Luis Henrique e o Viní-

Div

ulg

ação

PRÓxiMoS JoGoS

cius Tanque vêm trabalhando forte e certamente vão ter oportunidades em breve”, acredita.

levir acredita que vitória renova as esperanças do Flu no brasileiro

Jair: “Tem que estar preparado, se dedicando diariamente”

BRaSilEiRo• Sábado - américa-MG - 21h - independência• 1/10 - Corinthians - 16h30 - arena botafogo

time no Campeonato, Levir conside-ra normal, pela falta de maturidade da equipe. O técnico tricolor após que dando uma continuidade nas escalações e passando confiança, o Flu consiga uma sequência positiva.

“O time tem uma regularidade de atuações relativamente boa. São de-talhes, porque nosso time não é ma-duro e temos muito a aprender e in-sistir. Tenho tentado repetir de oito a nove jogadores por partida. Temos que dar continuidade e confiança. É o melhor jeito de engatar uma sequ-ência e buscar os primeiros”, anali-sou o técnico.

lll Rafael Vaz

Com a moral em alta no fla

Rafael Vaz está com tanta mo-ral no Flamengo que já fala em terceira pessoa. O zagueiro dei-xou de lado o passado no Vasco e o lance bizarro que quase o mar-cou quando recuou uma bola er-rada na derrota para o Fluminen-se, em junho.

Net

Fla

PRÓxiMoS JoGoS

no futebol, confiança é tudo. rafael Vaz que o diga

BRaSilEiRo - domingo - Cruzeiro - 16h - Kleber andrade

Sul-aMERiCaNa - Quarta - Palestino - 21h45 - a definir

O passe para o gol de Willian Arão, no domingo, na vitória sobre o Figueirense, foi mais uma prova de que o talento não é apenas para defender. Na base do Palmeiras, Vaz foi recuado da posição de vo-lante, na qual desenvolveu mais fundamentos, e acabou como za-gueiro.

“Eu coloquei metas para mim este ano. Tinha que ser um ano es-pecial. O Rafael Vaz colocou na ca-beça que vai ou racha. Não posso ficar mais oscilando. Tenho que colocar minha cara, tentar mos-trar para que sirvo”, afirmou o jo-gador, que revelou estar sentindo falta de marcar um gol, seu pri-meiro no clube: “Quem sabe na hora decisiva...”