prefeito de biritiba mirim, jarbas teria ameaçado criança...

8
Prefeito de Biritiba Mirim, Jarbas teria ameaçado criança de 9 anos O prefeito Jarbas Ezequiel (foto acima) teria ameaçado o filho do cidadão Luiz Fabio de Santana após os dois se encontrarem em frente a um posto de combustível, em Mogi das Cruzes. O prefeito teria insinuado se o filho de Fabio estava bem. “Ele quis dizer o seguinte, sei onde mora, se continuar falando de mim, as coisas podem ficar complicadas” disse Fabio ao jornal. Página 5 FOTO: LUÍS BLANCO/PALÁCIO DOS BANDEIRANTES Secretarias poaenses conviviam com ritos milionários. Agora, já era! Gian Lopes durante coletiva com a imprensa FO TO : D A VID PETH ER SO N PÁGINA 3 Mogi tem 500 pacientes com HIV PÁGINA 8 Ações contra a corrupção são adotadas em Suzano PÁGINA 4 Não houve estupro. Câmeras derrubam tese que incriminou pai e filho em Guararema Ferraz: Reforma no Estatuto dos Servidores deverá ser votada PG 8 PÁGINA 3 Plano Diretor em Salesópolis deve ser votado neste ano

Upload: trannhi

Post on 27-Jul-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prefeito de Biritiba Mirim, Jarbasteria ameaçado criança de 9 anos

O prefeito JarbasEzequiel (foto acima)teria ameaçado o filhodo cidadão Luiz Fabiode Santana após osdois se encontraremem frente a um postode combustível, emMogi das Cruzes. O

prefeito teria insinuadose o filho de Fabio

estava bem. “Ele quisdizer o seguinte, sei

onde mora, secontinuar falando de

mim, as coisas podemficar complicadas”

disse Fabio ao jornal.Página 5

FOTO: LUÍS BLANCO/PALÁCIO DOS BANDEIRANTES

Secretariaspoaenses

conviviam comritos milionários.

Agora, já era!

Gian Lopes durante coletiva com a imprensa

FO

TO

: D

AV

ID

PE

TH

ER

SO

N

PÁGINA 3

Mogi tem 500pacientes com HIV

PÁGINA 8

Ações contra acorrupção são

adotadas em Suzano

PÁGINA 4

Não houve estupro.Câmeras derrubamtese que incriminou paie filho em Guararema Ferraz:

Reforma no

Estatuto dos

Servidores

deverá ser

votada PG 8

PÁGINA 3

Plano Diretor emSalesópolis deve ser

votado neste ano

Afinal de contas, de quem é a culpa porPoá estar nesta situação financeira?

Jesus Cristo veio à terra pregaro Evangelho e aniquilar o mal

BATISMOO goleiro Cássio

que, atualmente, traba-lha no Corinthians, foibatizado na Igreja Vozda Verdade, localizadaem Alphaville, no muni-cípio de Barueri, no es-tado de São Paulo.

NOTÍCIA FALSA INa quinta-feira (13),

uma notícia falsa come-çou a circular, aprovei-tando-se da discussãoem torno da condena-ção do ex-presidente daRepública Luiz InácioLula da Silva, a 9 anose seis meses de prisãopelos crimes decorrupção passiva e la-vagem de dinheiro. Acondenação do juiz fe-deral Sérgio Moro, emCuritiba, é a primeira doex-presidente na Ope-ração Lava-Jato.

NOTÍCIA FALSA IIA notícia falsa, com

uma imagem do juizMoro prostrado, afirma-va que foi flagrado uni-do em uma Bíblia apóscondenar Lula. A infor-mação foi divulgada peloblog Sociedade Oculta,

já notório por criarfactoides.

VOLTOU À VIDAO gari Ronaldo

Martins de Souza, de 63anos, foi protagonistade uma história curiosa,que se deu na cidade deManaus, no Amazonas.O homem chegou a serdeclarado morto, masseus sinais vitais reapa-receram quando sua fa-mília havia orado porele, que sofreu paradacardiorrespiratória e foiatendido por médicos noServiço de Pronto Aten-dimento (SPA) Galileia.

DEUS VIVO IO cantor Justin

Bieber voltou aevangelizar usando suasredes sociais, falandoabertamente sobre suafé em Jesus Cristo e oimpacto que isso causaem sua rotina. Dessavez, a ferramenta foium vídeo com um tre-cho de uma música daBanda Hillsong.

DEUS VIVO IINa legenda, uma

mensagem direta e ob-jetiva, sem rodeios:“Deixe o diabo saber queHOJE NÃO! O diabo nãotem poder quando co-nhece o Deus VIVO! Onome dele é JESUS! Porque se preocupar quan-do você pode adorar?”.

Neste mundoem que o malimpera, é fun-

damental e necessário sevoltar para Deus que noslivra de toda a ação malig-na do diabo. Afinal de con-tas, o Senhor deu seu úni-co filho Jesus Cristo parasalvar a humanidade, liber-tando-a das investidas desatanás. O Salvador veio àterra para pregar o Evan-gelho, amar a humanida-de e morrer por ela, e, tam-bém dar a vida eterna, namorada celestial paraaqueles que creem Nele eaniquilar toda a maldade.

Confira em João 10:9a 11, que fala sobre Cris-to, que é o bom Pastor. “Eusou a porta; se alguémentrar por mim, livrar-se-á, e entrará, e sairá, eachará pastagens. O la-drão não vem senão a rou-bar, a matar e a destruir;eu vim para que tenhamvida, e a tenham emabundância. Eu sou o bomPastor; o bom Pastor dá

a sua vida pelas ovelhas”.A Bíblia relata tal pas-

sagem em João 14: 1 a 3,que fala do poder de Deuse da morada no céu. “Nãose turbe o vosso coração;credes em Deus, credetambém em mim. Nacasa de meu Pai há mui-tas moradas; se não fos-se assim, eu vo-lo teriadito: vou preparar-vos lu-gar. E, se eu for, e vos pre-parar lugar, virei outra vez,e vos levarei para mimmesmo, para que onde euestiver estejais vós tam-bém”.

A passagem bíblicacontida em João 15: 18 a21 menciona que os es-colhidos de Deus aborre-cem o mundo. “Se o mun-do vos aborrece, sabeique, primeiro do que avós, me aborreceu a mim.Se vós fôsseis do mundo,o mundo amaria o que eraseu, mas porque não soisdo mundo, antes eu vos es-colhi do mundo, por isso éque o mundo vos aborrece”.

Jesus é o bom pastor e entrega a sua vida pelasovelhas. É necessário aceitá-lo como Salvador

Município foi penalizado pela falta de inexperiênciade seus governantes que deixaram o barco afundar

De quem é a culpa? Na últimasemana, o pre-

feito de Poá, Gian Lopes(PR), anunciou durantecoletiva de imprensa, al-gumas medidas que serãocolocadas em prática paraenfrentar a crise financei-ra instalada na cidade. En-tre as principais ações con-firmadas estão a reduçãode secretarias municipaisde 21 para 14 pastas;extinção de todos os car-gos de secretários-adjun-tos e a exoneração deuma grande quantidadedos cargos em regime decomissão.

Outras ações aindaestão em estudo para se-rem aplicadas e serãodivulgadas posteriormen-te, pois ainda dependemde estudos e definições re-lacionadas à legislação,convênios e contratos, con-forme relatou o prefeitomunicipal que relembrou amudança na Lei do ISS

(Imposto Sobre Serviços),aprovada no final do mêsde maio no CongressoNacional que tira dos co-fres do município cerca deR$ 140 milhões por ano.O chefe do Poder Executi-vo poaense fala que porcausa disso, terá que fa-zer uma grandereestruturação no gover-no, por exemplo, estudan-do a possibilidade de di-minuir a carga horária detrabalho dos funcionários,a revisão de todos os con-tratos de serviços, entreeles, os de aluguéis.

Como fica?Após a mudança na lei

do ISS municípios-sede deempresas financeiras se-rão totalmente prejudica-dos. Com a votação noCongresso, foi alterada aforma de recolhimento dotributo: hoje, ele é feitopela cidade onde a empre-sa tem sede, mas passa-rá a ser cobrado no localde prestação do serviço.

A Culpa?Mas, afinal de contas,

de quem é a culpa? Tal-vez, do próprio Gian Lopesque foi vereador (2012 a2016) e nada fez para queessa medida pudesse tersido evitada, também doseu vice-prefeito, MarcosRibeiro da Costa, oMarquinhos Indaiá, do pre-sidente da Câmara,Welson Lopes, dos verea-

dores das duas últimasgestões, dos ex-prefeitos,enfim, esses talvez sejamos verdadeiros culpadospor Poá estar, onde está,agora. Quem sabe, se fi-zessem uma campanhajunto de outros municípi-os que estão na mesmasituação, fazendo pressãono Congresso, essa Lei te-ria sido barrada, né se-nhores!

A semana pode ser mui-to produtiva para o trabalhoe expressão dos talentos ari-anos. Momento favorávelpara negociações e percep-ção do correto valor das coi-sas. Continua atuante a ten-dência de rompantes emoci-onais e atitudes radicaisnesta fase.

Atenção com ainquietude, impaciência eirritabilidade. Semana é fa-vorável para resolver pen-dências emocionais quevem se arrastando. Mo-mento em que você tendea estar com o pensamentomais focado em suas ambi-ções e projetos.

Período segue delicadopara questões financeiras efamiliares. É um momento emque deve buscar amparo naespiritualidade eautoconhecimento para supe-rar dificuldades. É uma fasede regeneração, desapego eprofunda transformação aosgeminianos.

Cuidado com atitudestemperamentais e radicaisque geram problemas nes-ta fase. A semana é positi-va para trabalhos em equi-pe, produtividade ecriatividade, canceriano.Você tende a ser reconhe-cido em relação aos seus ta-lentos.

Uma semana muito favo-rável para a carreira e o reco-nhecimento de suas habilida-des. Você tende a estar maisfocado e produtivo naquiloque quer realizar. Tome muitocuidado com atitudes radicaise infantis que podem gerarproblemas futuros para simesmo.

Decisões delicadas en-volvendo as amizades e osprojetos para o futuro. Mo-mento em que a intuição etambém a percepção racio-nal e objetiva, podem lheajudar. Cuidado com atitu-des infantis etemperamentais que podemcontinuar a gerar problemas.

Segue atuante o conflitoentre as demandas pessoaise profissionais dos librianos.A tendência a repetir antigospadrões de comportamento ébastante desgastante no mo-mento. Semana positiva paratransações financeiras e paraconsciência do que éprioritário em sua vida.

Tempo benéfico para re-lacionamentos e contatos, es-pecialmente de natureza pro-fissional e material. Cuidadocom a infantilidade e o radica-lismo que acentuam os desa-fios do momento. Consciên-cia da necessidade demelhorias e aprofundamentodos vínculos emocionais.

É preciso que estejamuito ciente das suas reaisdemandas para não acentu-ar dificuldades. Talvez tenhaque tomar uma atitude radi-cal para acabar de vez comum antigo problema. Momen-to bastante tenso em termosemocionais, familiares e sub-jetivos.

Desavenças no setor fa-miliar ou nos relacionamen-tos podem caracterizar o mo-mento dos capricornianos.Semana positiva para agircom mais calma, temperançae consciência de suas res-ponsabilidades. As atividadesprodutivas e criativas estãofavorecidas no momento.

Intervenções mais drás-ticas podem ser necessáriaspara eliminar antigos proble-mas. É um momento em queas emoções se refletem dire-tamente no corpo e saúde dosaquarianos. Período em quedeve estar mais centrado paralidar com os desafios que es-tão por vir.

R a d i c a l i s m o ,infantilidade, carência edependência podem carac-terizar a semana dospiscianos. É um momentopositivo para contatos, ati-vidades de caráter artísti-co e cultural. Você está re-vendo seus valores e prio-ridades.

FO

TO

: D

IVU

LG

ÃO

FOT

O:

DA

VID

PE

TH

ER

SO

N

Cidade tem 500 portadores deHIV que são assistidos no SAE

Workshop para barbeirosrevoluciona o setor em Mogi

GAPC auxilia 18 mil pacientescom câncer a superar doençaO

Grupo de Apoioa Pessoas com

Câncer (GAPC), é umaentidade sem fins lucra-tivos que auxilia os por-tadores da doença eseus familiares a supera-rem a doença. Desde asua implantação, em 22de dezembro de 2003,cerca de 18 mil portado-res de neoplasia já foramassistidos nas seis unida-des implantadas no Bra-sil, nas cidades de Mogidas Cruzes (SP), SãoJosé dos Campos (SP),Taubaté (SP), Volta Re-

donda (RJ), Resende (RJ)e Vitória (ES).

Em 2016, o GAPC quesobrevive única e exclusi-vamente de doações departiculares e empresas,forneceu a seus assistidos,mais de 79.000 benefíci-os, entre eles, atendimen-tos profissionais, medica-mentos, suplementos,fraldas, curativos,próteses, perucas, cestasbásicas, entre outros.

Na unidade mogiana,que atende quase 4 milpessoas e fica na RuaCapitão Manoel Caetano,

Na unidade mogiana são quase 4 mil assistidos com atendimento nutricional,fisioterapêutico e psicológico, aulas de alfabetização, orientação jurídica e oficina de artes

Levantamentos doMinistério da Saúde revelam que a

taxa de homens de 15 a19 anos com HIV maisque duplicou de 2003 a2015. O mesmo ocorreuna faixa dos 20 a 24anos. A transmissão dedoenças venéreas ougraves no Brasil é crime.O Código Penal prevêpena de até um ano deprisão a quem expõe oparceiro às doenças ve-néreas sabendo que estácontaminado, caso a ex-posição seja intencional.Em Mogi das Cruzes, aadministração pública man-tém o Programa Municipalde DST/Aids, que trabalhapara reduzir avulnerabilidade da populaçãoem adquirir doenças sexu-almente transmissíveis eHIV/Aids, e melhorar a qua-lidade de vida dos portado-res do vírus. Promove açõesde prevenção, diagnóstico etratamento por meio doCentro de Testagem eAconselhamento.

Atualmente, cerca de500 pessoas fazem acom-panhamento no Serviçode Atendimento Especi-alizado (SAE), mas essenúmero pode ser ainda

maior, visto que muitospacientes de HIV prefe-rem procurar tratamentoem cidades diferentes deonde vivem. Predominamos pacientes adultos, sen-do as populações maisvulneráveis, atualmente,os homens que fazemsexo com homens e asmulheres heterossexuais.

A Secretaria de Saú-de comandada porMarcello Cusatis, ressal-ta que o SAE ofereceatendimento médico paracrianças (de zero a doisanos, filhos de mães soropositivas), adolescentes eadultos, inclusive gestan-tes, portadores do HIV. Otratamento segue os pro-tocolos e diretrizes do Mi-nistério da Saúde e aequipe é composta pormédicos, enfermeiras,auxiliar de enfermagem,assistente social, psicólo-ga, educadora, técnica delaboratório e farmacêuti-ca. A unidade conta tam-bém com atendimentoodontológico especializa-do em pacientes portado-res do vírus.

O Programa Municipalde DST/Aids funciona desegunda a sexta-feira naRua Fausta Duarte de Ara-

újo, nº 412, no JardimSantista. O telefone é 4738-5876.

Novos casos:A cidade tem registra-

do crescente aumento napopulação com o vírus. Em2015, por exemplo, eram40 adultos, 3 crianças ex-postas ao vírus HIV e 5 ges-tantes, já no ano passado,os assistidos somaram 63adultos, 4 crianças expos-tas ao vírus HIV e 6 gestan-tes. No primeiroquadrimestre deste ano, oregistro chegou a 16 adul-tos, 1 criança exposta ao ví-rus HIV e 1 gestante.

Marcello Cusatis dizque o tratamento é de

excelência para osportadores do HIV

O casal Valmir e Renata Silva, que organizou o evento e os profissionais dabarbearia com os cabeleireiros e barbeiros da região, durante os ensinamentos

50, no Centro, o pacienteconta ainda com atendi-mento social, nutricional,fisioterapêutico e psicoló-gico, aulas de alfabetiza-ção, orientação jurídica eoficina de artes.

Outras informaçõespelo (11) 4726-6575.

Qualquer pessoa mai-or de 18 anos com diag-nóstico comprovado podeser atendida pelo GAPC evocê pode ser um voluntá-rio, divulgando a entidadeou fazendo doações, bas-ta mandar um e-mail para([email protected]).

FO

TO

:DIV

UL

GA

ÇÃ

O

Com o objetivo delevar conhecimen-

to e reciclagem aos pro-fissionais da barbearia, ocasal de distribuidores decosméticos da linha Be-leza & Saúde, Valmir eRenata Silva, promoveunos períodos da manhãe tarde do dia 17 de ju-lho, no Hotel Binder, emMogi das Cruzes, o pri-meiro workshop parabarbeiros da região doAlto Tietê. Das 9 às 17horas, os renomados bar-beiros das estrelas dofutebol e televisão, Lean-

dro Barbosa e Uzz Bello,ministraram as técnicasabordadas: corte retrô,pigmentação, degradê ecorreção capilar para 22profissionais que investi-ram cada um R$ 80,00.

Valmir Silva frisouque essa tendência, veioda Europa para o Brasile esse mercado está emcrescente ascensão.

Devido ao sucesso daprimeira edição, a segun-da deverá acontecer emsetembro, com dia e horaque serão divulgados embreve, revelou o idealizador

do evento.“De uns oito anos

para cá, os homens têmse preocupado mais coma aparência, que inclusi-ve melhora aautoestima, porque o seucartão de visitas é você,que precisa estar bemapresentável, todos osdias, não somente nasocasiões em que há en-trevista de emprego, porexemplo”, explicou.

Outras informações einscrições podem ser ob-tidas pelo WhatsApp 96280-2449.

FOT

O:

DA

VID

PE

TH

ER

SO

N

Plano Diretor Participativodeve ser votado até o finaldeste ano pelos vereadores

FO

TO

:VE

NIN

A C

AM

ILO

ITINERÁRIOA partir do dia 19, as

nove linhas intermunicipaisque saem do Terminal Es-tudantes e do TerminalGeraldo Scavone em dire-ção aos municípios deSuzano, Ferraz de Vas-concelos, Santa Isabel, Poáe São Paulo vão seguirpela Avenida GovernadorAdhemar de Barros.

POLICIAMENTOO Distrito Industrial do

Taboão, poderá receberuma base comunitária nosistema “Chuzaisho”,onde o policial militar morano local. Mogi já contacom uma base com estemodelo de policiamentocomunitário no distrito dePindorama.APERFEIÇOAMENTO

Até o dia 28 de ju-lho, servidores de dife-rentes áreas participa-rão de atividades de for-mação com o objetivo deaprimorar a qualidadedo ensino e o trabalhodesenvolvido nas unida-des escolares.

Em sete oficinas elaboradas pelamunicipalidade

para discutir com a socie-dade a revisão do Plano Di-retor Participativo da Estân-cia Turística de Salesópolis,a administração públicapôde coletar informaçõespreciosas para que o futu-ro da cidade possa ser pla-nejado, de maneira organi-zada, informou a secretáriade Desenvolvimento, MeioAmbiente, Agronegócio eRegularização Fundiária,Alaine Cristiane de AlmeidaFeital, de 45 anos. Inicial-mente, estavam programa-das 12 oficinas para deba-ter o assunto, inclusive comuma novidade: a discussãoda Lei Específica que abor-dará o zoneamento do mu-nicípio, no entanto, com oretorno dos 1.900 questi-onários que foram distribu-ídos nas escolas da cidade,agora, as sugestões serãoavaliadas e se pertinentes,incluídas ao projeto queserá encaminhado à Câma-ra. Os vereadores terão atéo final deste ano para vota-rem essa matéria importan-

te para nortear as melhoriasem variadas áreas. Foramdistribuídas 36 urnas de su-gestões em todo o municí-pio, resultando em contri-buições sobre Defesa Civil,Macrodrenagem, Sanea-mento Básico, MobilidadeUrbana, Segurança, Desen-volvimento Econômico,Meio Ambiente, Educação,Saúde, Assistência Social,Habitação, Urbanismo, Tu-rismo, Esporte e Lazer. “Ascontribuições recebidas es-tão sendo analisadas quan-to à pertinência e viabilida-de técnica. Algumas já ana-lisadas eram sobre açõespontuais ou não tratavamde planejamento, específi-cas a um determinadotema, e outras já foram ab-sorvidas na proposta de con-teúdo do plano diretor”,explica.

Coluna Caldeirão:A Copel, responsável

pela contratação da em-presa “Dayse” de Comu-nicação, pode ter come-tido erro grave ao nãoidentificar dados da em-presa. O caso será entre-gue ao Ministério Público.

Em meio à crise, Câmara de Arujápoderia reduzir gastos inoportunos

Peças orçamentáriasdevem ser analisadas

até o mês de dezembro

Não houve suposto estupro.Câmeras derrubam tese

que incriminou pai e filho

Ocaso que repercutiu emGuararema de

suposto estupro envolven-do pai e filho contra umamulher no bairro do No-gueira parece ter caídopor terra após as câmerasda prefeitura terem detec-tado a cena. Depois de fi-carem 14 dias presos,quatro em Guarulhos, osacusados foram soltos nodia 18 de julho.

A família dos envolvidos,indignada com o episódio,que ocorreu no dia 5 de ju-lho, principalmente porqueum dos envolvidos élaudado por seresquizofrênico, e muito co-nhecido na cidade, havia so-licitado por diversas vezesas imagens de propriedadeda administração públicapor meio da advogada queassiste os dois envolvidos nocaso, sem sucesso.

Uma das irmãs do acu-sado, afirmou ao JIB que aprefeitura teria dificultado oacesso às imagens, que so-mente foram cedidas pormeio de ação judicial.

Prefeitura:Comunicada sobre o

caso, a administração repu-blicana informou que as ima-gens das câmeras de segu-rança são cedidas em res-

trito cumprimento ao dis-posto no artigo 10, do De-creto Municipal nº 3572, de02 de março de 2017, quedispõe o seguinte: “Art. 10As imagens registradas pelo Sis-tema de Vídeomonitoramentosomente serão disponibilizadaspor requisições ou solicitaçõesfundamentadas do PoderJudiciário, do MinistérioPúblico, da Polícia Fede-ral, da Polícia RodoviáriaFederal, da Polícia Civil, daPolícia Militar ou outro órgão quedemonstrar a sua legitimidadee interesse na aquisição dasimagens, com a devida au-torização da Secretaria Mu-nicipal de Defesa Social”.

Assim que o ofício daVara Distrital de Guararema,datado de 12 de julho de2017 chegou às mãos doresponsável pela cessão des-tas imagens, imediatamen-te foram providenciadas eencaminhadas para oexcelentíssimo Juiz de Di-reito, conforme Ofício/SEMGnº 267/2017, protocoladono Fórum em 14 de julhode 2017, às 17h37.

A municipalidade aindamenciona que a operaçãodo Centro de Segurança In-tegrada segue princípioséticos, respeito à legislaçãoe também às informações,documento e materiais

BOMBA!!!Existem certas maté-

rias que poderão caircomo uma bomba, mas,a reportagem sempretoma muito cuidado. Sa-bemos respeitar o tempo.

REDUÇÃOBem que a Câmara

que fala tanto em redu-ção de custos, poderiareduzir o quadro de ve-readores, seria um feitona história do Legislativoisabelense. Outra redu-ção, diminuir a quantida-de de carros oficiais e re-duzir o número de asses-sores, inclusive àquelesda assessoria de impren-sa que trabalham em prolde alguns jornais. O se-cretário municipal de Saú-de, José Heleno pensaigual e já emitiu parecersobre o tema.

IMPRENSAA assessoria de im-

prensa do Legislativo co-mete os mesmos erros daépoca do ex-vereador Sil-vio Adriano quando exigiaque sua assessoria enca-minhasse material para osjornais somente na sex-ta-feira para favorecer osperiódicos da cidade.Alencar não é diferente!

FRAUDEUma sindicância foi

aberta para apurar um do-cumento que deveria exis-tir nos arquivos da prefei-tura. O tal doc com indíci-os de irregularidades teriasido assinado pela então se-cretária do Meio Ambiente,Sandra Igarashi, na gestãodo então prefeito, PadreBina, que também assinoujunto com o secretário deGoverno. Sandra poderáser exonerada em breve.O doc trata-se de umaditivo em novembro de2016 e envolve uma em-presa que abriu a bocacom cópias documentais.

CORRENDOA prefeita Fábia Porto

continua em busca de no-vos recursos. Nesta sema-na, ela se ausentou paraconseguir empreendimen-tos para a cidade.

CAMPEÃNo domingo (16/07)

foi realizado o Concurso deBandas e Fanfarras em San-tos e a Orquestra Munici-pal de Santa Isabel partici-pou e foi campeã na cate-goria Banda MarcialInfanto-Juvenil.

EMPREGOForam vistos na fila do

PAT quatro secretários equatro diretores da prefeitu-ra entregando currículos.Será que os cargos dos res-pectivos viraram balcão deemprego?

considerados sigilosos. “Osprofissionais que acessamessas informações têm ocompromisso de guardar si-gilo e caso isso não ocorra,poderão responder admi-nistrativamente, cível e cri-minalmente por isso”.

A outra irmã do acusa-do ainda confidenciou quedeverá processar o Estado,visto que pai e filho, antesde serem presos, tambémteriam sido agredidos pelospoliciais militares.

Registro do BO:Segundo relato dos fa-

miliares que procuraram areportagem, quando os po-liciais militares chegarampara que fosse lavrado ocaso, foi dada a voz de pri-são por desacato, porém,na delegacia, a versão paraa elaboração do Boletim deOcorrência (BO) havia sidomodificada: passou a serpor crime de estupro, pre-visto na Lei 12.015 de 2009,no artigo 213.

Segundo a família queprefere o anonimato deseus respectivos nomes,visto que o caso corre emsegredo de Justiça, o dele-gado da cidade teria ditoque só pelo fato de colocara mão na vítima, já carac-teriza o estupro, o que foicontestado pela defesa.

MENSALINHOExiste uma informa-

ção que circula nos bas-tidores de que algunsassessores são obriga-dos a pagar parte deseu salário para o ve-reador. Isso é crime epassivo de cassação demandato. Em Mogi,dois casos foramflagrados com perda demandato.

CONTRATOSA Câmara de Arujá

tinha feito um contratocom um escritório deadvocacia no valor deR$ 54 mil pelo períodode seis meses. R$ 9 milao mês, para cuidar deassuntos administrati-vos da Câmara. Nãoestaria exagerando? Eo corpo Jurídico daCasa de Leis, não épáreo para o assunto?Perguntar não ofende.

FUTUROA reportagem ficou

sabendo em Mogi nasede do PR que Lean-dro Larini seria o nomemais apropriado paraconcorrer na eleiçãode 2020 como candi-dato a prefeito.Abelzinho deve conti-nuar na Câmara. Lean-dro vem ganhandomuito mais visibilidadeque o irmão. Talvez afalta de publicidade queAbelzinho segura, sejaum dos motivos. Vitri-ne que não aparece,não vende!

POR QUE NÃO?A Câmara

arujaense deveria co-locar em prática a pro-posta de reduzir osgastos com contratossupérfluos. A reduçãono número de locaçãode veículos iria ajudarmuitos serviços sociaisprejudicados na cidadecom a crise no país.Com a palavra,Abelzinho Larini.

OBrasil atravessauma das pioresrecessões de

sua história, tudo isso, gra-ças ao lamaçal envolvendopolíticos em casos como oMensalão e a Petrobras.

Essa manobra crimino-sa ocasionou perdasirreparáveis ao país, preju-dicando diversos tipos deatendimentos sociais, en-tre outras situações quegeraram problemas a po-pulação por causa da eco-nomia. Na região do AltoTietê, vários municípiosestão empenhados parareduzir os gastos, mas, exis-tem outros que sequermovem uma palha paramelhorar a situação, caso,por exemplo, na Câmarade Arujá que desfruta deregalias que nenhuma ou-tra cidade dispõe. Para seter ideia, o número de ve-readores já é um exagero:15 no total ganhando R$10.132,29. Além do enor-me salário, ainda cada ve-reador possui dois assesso-res, sendo que o presiden-te da Casa de Leis se be-neficia com cinco deles. ACâmara mantém vários con-tratos vantajosos e desne-cessários, por exemplo,contratou um escritório de

advocacia para atender aoLegislativo nas questõesadministrativas, sendo queseu corpo jurídico deveriafazer este serviço. A Câma-ra paga por mês ao escri-tório, R$ 9 mil.

Outro gasto absurdo éa locação de 16 veículos aocusto de R$ 322.560,00.No mês, este valor é deR$ 26.880,00. Esses gas-tos que a Câmara faz, seri-

am totalmente desneces-sários, principalmente nes-te momento de crise finan-ceira. Com este dinheiro,o Legislativo poderia devol-ver ao Executivo que apli-caria na falta de professo-res, na falta de remédios,ausência de médicos, nafalta de profissionais daeducação e da saúde, ilu-minação pública, entre ou-tros serviços essenciais que

são de carência em Arujá.Para que isso melhore, bas-ta que a Câmara reduza oquadro de vereadores de15 para 11 ou 13, diminuao número de assessores dedois para um e limite a quan-tidade de carros alugados de16 para cinco veículos, alémde diminuir alguns contratossupérfluos. O dinheiro coma redução, certamente iriabeneficiar todo o município.

Câmara poderia dar exemplo reduzindo o número de vereadores e da locação de16 veículos, além da redução do número de assessores e de contratos supérfluos

FO

TO

:DA

VID

P

ET

HE

RS

ON

Aanálise e votação da Lei deDiretrizes Or-

çamentárias (LDO), Pla-no Plurianual (PPA) e LeiOrçamentária Anual(LOA) deve ser feita pe-los vereadores de San-ta Isabel até dezembro.Destes, o Poder Execu-tivo deve realizar Audi-ências Públicas e, pos-teriormente, enviar ostextos para a CâmaraMunicipal em meadosde agosto. O Legislativodeve colocar em vota-ção até o final do ano.

A Câmara já aprovoua LDO e enviou o autó-grafo para a prefeitura,que pode sancionar ouvetar. Caso haja veto, osparlamentares podemrejeitar ou manter o vetodo Executivo.

Para o segundo se-mestre deste ano, esti-ma-se votar um Projetodo Executivo e sete deautoria do Legislativo,que se encontram emtramitação na Casa deLeis.

Os parlamentaresretornam ao trabalho nodia 1º de agosto e a pau-ta da ordem do dia serádefinida nas vésperas dasessão legislativa.

Cidadão registra Boletim deOcorrência contra prefeito que

teria ameaçado seu filho de 9 anosOprefeito Jarbas

Ezequiel deAguiar (PV)

desde que se uniu a umgrupo de Ferraz de Vas-concelos que destruíramaquela cidade, inclusivecolocando o então gestorAcir Filló na cadeia, pare-ce não ter limites parasuas crueldades. Destavez, o fato não aconte-ceu dentro da cidadebiritibana, mas, sim na vi-zinha Mogi das Cruzes,próximo a um posto decombustível, no bairro doMogilar, onde os dois en-volvidos, o prefeito Jarbase a vítima, Luiz Fabio deSantana, teriam se estra-nhado. Após o prefeitocriticar Fabio pelas inúme-ras divulgações contra elenas redes sociais, ele(Jarbas) teria dito em tomde ameaça se o filho dele(Fabio) estava bem(ironizando em tom deameaça). Além disso, Fa-bio confidenciou queJarbas ainda chegou a di-zer que ele (Fabio) iria sever, ou seja, Fabio enten-deu que se tratava de

ameaças contra ele e seufilho de apenas nove anosde idade. No mesmo localda confusão, Fabio ainda foisurpreendido pelo secreta-rio municipal de Agricultu-ra e Abastecimento, JonneCesar Ferrari que teria ofen-dido Fabio com palavras debaixo calão. “Não é de hojeque o Jonne me ofende,talvez ele tenha esqueci-do tudo o que fiz peloJarbas e por ele mesmo,pois, graças a uma parte domeu trabalho, o Jarbas é oprefeito”. Sobre as amea-ças, Fabio registrou Boletimde Ocorrência (BO) naSeccional de Mogi das Cru-zes. “Qualquer coisa queacontecer comigo ou meufilho, Jarbas é o primeiro nalista, bem como, qualquerum dos membros do Gru-po dele que são de Ferrazde Vasconcelos”, alertou.

Jarbas na cidade virouinimigo número um dopovo biritibano, ele passoua ser vaiado por onde pas-sa e até ofendido por cau-sa de tantas crueldades epor suposto envolvimentocom o crime organizado.

FO

TO

S:D

AV

ID

P

ET

HE

RS

ON

NA RÁDIO IO prefeito inimigo

número 1 do povobiritibano, Jarbas Ezequieldeu entrevista na RádioMetropolitana a respeitode diversos assuntos.

NA RÁDIO IIQuando foi questio-

nado sobre o grupo deFerraz que trabalha comele na prefeitura, Jarbasdisse que são apenas 6funcionários (kkk) Menti-ra deslavada.

NA RÁDIO IIIJarbas defendeu os

funcionários de Ferrazmesmo estando envolvi-dos em várias ações pro-movidas pelo MinistérioPúblico que ocasionarama perda de mandato doprefeito de Ferraz e a pri-são do mesmo. Outras as-neiras foram comentadaspelo prefeito que mais pa-

recia um coitadinho.BOLSA FAMÍLIAO prefeito Jarbista

mentiu quando disse quenão tem nenhum proble-ma em suas contas.Quem o entrevistou nãosabe de nada, nem queo prefeito usou pessoasdo Bolsa Família para se-rem doadores em suacampanha.

LOROTAJarbas insiste na men-

tira que o dinheiro de suacampanha foi por causado financiamento do seucarro com o Banco. Podeaté ter financiado, mas,o dinheiro mesmo, che-gou através do prefeitode Fato, Ronaldo Porco.A Coluna sabe muito bemdisso, não se esqueçaJarbas. Jamais daria parafinanciar uma campanhacomo foi feita apenascom a venda de um car-ro. Basta o TRE analisarpara pedir a perda do seumandato.

PERGUNTAR.......Não ofende, mas,

quando o Porco volta?

Com baixas temperaturas,novo albergue é necessário

550 buracos foram tapados,restam os outros milhares

Variadas ruasde Itaquá torn a r a m - s e

buracolândia e paraminimizar a situação, aadministração públicainiciou a OperaçãoTapa- Buraco, em 4 dejulho. Em apenas 15dias, os resultados fo-ram positivos: mais de200 toneladas de mate-rial já foram utilizados eaproximadamente 550buracos já foram elimi-

nados nas principais viasda cidade.

Ainda de acordo como cidadão Celso de Araú-jo, restam mais 15 mil bu-racos para serem tapa-dos em toda a extensãoda cidade.

Nesta semana, os ser-viços começaram nas Ave-nidas Ítalo Adami, na divi-sa com Poá, Eldorado, RuaCambará e Estrada de San-ta Isabel. Os bairros JardimOdete, Parque Piratininga,

Prefeito Jarbas teria ameaçado o filho de Fábio

Parque Piratininga II já re-ceberam as equipes. To-dos os dias úteis, 20 tone-ladas de material, cami-nhões, funcionários e má-quinas estão trabalhandopor Itaquá.

Também no JardimOdete, melhorias estão sen-do feitas com a instalaçãode conjuntos semafóricosna estrada de São Bentoalém de complementaçãoe relocação dos semáforosno entorno da rotatória.

Localizada aolado do Restaurante Popular

Solidariedade Josué deCastro, a futura Casa deAcolhimento Taboão(novo albergue),estásendo finalizada pelaPrefeitura de Guarulhos.

O secretário de De-senvolvimento e Assis-tência Social, Arão dosSantos Silva, visitou oespaço que segue as re-comendações da legisla-

ção brasileira e confir-mou que serão abrigadas50 pessoas em situaçãode rua. E esse alberguevem em momento opor-tuno e necessário, vistoque as baixas tempera-turas podem até mataros moradores que dor-mem em variados pon-tos da cidade, como jáocorreu em São Paulo.

Segundo levanta-mentos preliminares,nenhuma morte ocasio-

nada pelo frio intensonesta população foi re-gistrada no município.

Em imóvel próprio, aCasa de Acolhimento pos-sui 300 metros quadradosde área útil, dois quartos,banheiros com chuveiros,banheiros adaptados, dis-pensa para rouparia, sa-las administrativa, deatendimento individual ede monitores. Conta tam-bém com área de convi-vência externa.

Primeira mulher negra comanda aCasa Militar do Estado de São PauloAcoronel PM He

lena dos SantosReis, de 47

anos, é a primeira mu-lher negra à frente daCasa Militar do Governode São Paulo. Ela foi no-meada pelo governadorGeraldo Alckmin (PSDB),por meio da publicaçãoem Diário Oficial do Esta-do, no dia 6 de janeiro eexerce as funções de se-cretária-chefe da CasaMilitar e coordenadoraestadual de Defesa Civil.Em entrevista exclusiva àreportagem do JIB, elarevelou que incorporou-se às fileiras da PolíciaMilitar do Estado de SãoPaulo, em 16 de janeirode 1989. Nos 28 anos decarreira, de aspirante acoronel, exerceu as fun-ções de comandante depelotão de trânsito, coman-dante de força patrulha, co-mandante de companhia,oficial de operações, chefeda divisão operacional doComando de Policiamentodo Interior 5 (São José doRio Preto), chefe da 3ªSeção do Estado Maior,comandante da EscolaSuperior de Sargentos e

comandante do Policia-mento do Interior 5 (SãoJosé do Rio Preto).

A coronel Helena quefrequentou os cursos Cri-minal Justice Education,na Universidade daVirginia, nos Estados Uni-dos e possui ainda gradu-ação, mestrado e douto-rado em Ciências Polici-ais de Segurança e OrdemPública, também na Polí-cia Militar, ressalta que otrabalho da Defesa Civilnão se resume ao perío-do de chuvas, em que hámaior probabilidade deocorrências.

Os principais desafiosde sua gestão têm comoescopo o fortalecimentodas comunidades, tornan-do-as mais resilientes;melhoria na capacitação eestruturação das defesascivis municipais e tambéma mudança de cultura,com ênfase na gestão derisco, que prioriza asações preventivas, emvez da gestão dos desas-tres.

A origem:No estado de São

Paulo, a Defesa Civil tevesua origem em 1976, de-

pois dos acidentes degrandes proporções comoas intensas chuvas ocorri-das em Caraguatatuba(1967) e os incêndios dosedifícios Andraus (1972) eJoelma (1974). “Tais fatosdemonstraram a necessi-dade da criação de um ór-gão capaz de coordenaras diversas ações do Es-

tado frente a uma emer-gência, bem como pro-mover a integração coma comunidade”, disse.

Ainda com objetivode fomentar a cultura deprevenção junto à soci-edade, a Defesa Civil doEstado trabalha tambémcom o curso “Defesa Ci-vil – A Aventura”, que é

uma ferramenta educacio-nal em formato de jogointerativo (game), que for-ma pessoas preparadas econscientes sobre os riscosde desastres, bem comosobre as ações para redu-ção de seus efeitos, consti-tuindo-se assim potenciaismultiplicadores desse con-teúdo nas comunidades.

Helena dosSantos Reis é aprimeira mulhernegra a chefiar aCasa Militar doGoverno de São

Paulo. Ela foinomeada pelo

governadorGeraldo Alckmin

FO

TO

: L

UÍS

BL

AN

CO

/P

AL

ÁC

IO D

OS

BA

ND

EIR

AN

TE

S

PROACSe você tem uma

boa ideia na área cul-tural, mas pouco di-nheiro para executá-la, o ProAc pode te aju-dar. Estão abertas até14 de agosto as inscri-ções para apresentarseu projeto e torcerpara ele ser um dos112 aprovados. Serãoinvestidos R$ 30 mi-lhões em diferentesáreas culturais. Infor-mações 3339-8275.

FUVESTOs candidatos inte-

ressados em disputaro vestibular da Fuvestpodem solicitar, até 7de agosto, a isençãoou redução da taxa deinscrição. Para solicitara isenção total da taxa,o candidato deve com-provar renda familiarde até R$ 1.405,50 epara ter desconto de50%, a renda per capitado domicílio deve estarentre R$ 1.406,00 e R$2.811,00.

Secretarias poaenses conviviamcom ritos milionários. Agora, já era!

ELE VEM AÍEdinho do Kemel avisou

que “vem aí” para disputar ocargo de deputado estadualpelo partido Podemos. Ele dis-se que por enquanto é ape-nas um nome dentro do parti-do, mas, assim que for confir-mado nas convenções, acre-dita que vem para dar muitotrabalho.

CANDIDATOEdinho poderá ser o úni-

co nome na cidade, caso fi-que confirmado sua candida-tura após as convenções. Ló-gico que ventilam outros no-mes que também poderãoconcorrer ao cargo, mas, porenquanto, só ele aparececomo futuro candidato.

DATA MARCADANo dia 31 de agosto, o

Banco Itaú deixa de arrecadar,exclusivamente em Poá. Passaa responder nos diversos mu-nicípios onde existe uma agên-cia do Itaú com contribuições.

TRABALHOMesmo questionado pela

nossa reportagem durantecoletiva com a imprensa, o pre-feito Gian Lopes não quis dizercomo ficará a Frente de Tra-balho para este ano. Se demi-te quem já foi empregado ouse desiste de contratar por

meio deste sistema. Gian sim-plesmente respondeu quenaquele momento não tinhaa resposta.

CEP STA. LUIZACom relação à escola do

CEP do Santa Luiza, Giandisse que as obras deverãoser interrompidas até que asituação se normalize.

14º E 15º SALÁRIOSCom relação ao 14º e 15º

salários dos professores quesão os mais bem pagos doAlto Tietê, Gian relatou quemudanças acontecerão embreve.

HOSPITALInformações de basti-

dores garantem que o Hos-pital vai mesmo fechar. Olocal será usado para umnovo aparelho da saúde.

INTERNETDivulgar apenas nas re-

des sociais, é um erro enor-me que Gian vem cometen-do, que o diga João Doria.

SECRETÁRIOSXiol pediu exoneração

do cargo por problemas par-ticulares, mas, não seria porcausa de seu processo naJustiça a qual foi condena-do? Além de Xiol existemmais secretários com estemesmo problema. Fabio daComunicação também res-ponde por improbidade ad-ministrativa. Na gestãoGian, pelo menos três já fo-ram exonerados pelo mes-mo motivo.

Seguir um padrãoou rito considerado vantajoso e

de preferência milionário.Essa era ou ainda é a atu-ação de algumas secreta-rias municipais de Poá queutilizavam de recursos fru-tíferos para eventos sen-sacionais que atraíam mi-lhares de pessoas para fes-tas como o aniversário dacidade e o Expoá. Artistasconsagrados subiram aopalco poaense: Anitta, Fá-bio Junior, Victor e Léo,entre outras atrações queabrilhantaram o município.Mesmo diante de um ce-nário favorável, não se viuações benéficas para dimi-nuir, por exemplo, o sofri-mento de moradores e co-merciantes na área centralpor causa das enchentes,pelo contrário, projetaramum piscinão, literalmente “bu-raco sem fundo” permitindoque pagamentos nunca te-nham fim, enquanto isso, asenchentes continuam ator-mentando.

A pasta de Turismo, seabastecia de R$ 13,2 mi-lhões ao ano, mas, o queexiste de Turismo na cida-de? A secretaria de Comu-nicação tinha R$ 4,2 mi-lhões, mas, cadê as publi-cidades, institucionais paradivulgar e alertar a popu-

lação? Nem no aniversáriode Poá foram liberadaspublicidades, talvez, justi-fique o fraco desempenhodo Jurídico da prefeitura.Com tantas obras neces-sitando de serviços, o quea pasta de Serviços Urba-nos fez com R$ 32,7 mi-lhões? E o Esporte, é pou-co desempenho paraquem tem R$ 11,3 mi-lhões. Nem nos Jogos Re-gionais se viu este suces-so. O sistema de Seguran-ça, por exemplo, tem umaprevisão orçamentária deR$ 14,2 milhões, a cidadevive um caos nesta área,sem contar que existe pró-

labore para policiais civis emilitares, além da GuardaCivil Municipal (GCM), po-rém, a segurança deixa adesejar, vivendo a crescen-te insegurança. A secre-taria de Obras, desfrutavade R$ 38 milhões, mas,nem o piscinão conseguiuconcluir. Essa obra seriatalvez a mais importantepara Poá. Na área da Saú-de, parece que os R$ 88milhões não foram sufici-entes para sanar o proble-ma do Hospital Municipalque consome dos cofrespúblicos uma pequena ba-gatela para se manteraberto. O Meio Ambiente,

mesmo sem muito quefazer, possui R$ 4,2 mi-lhões para usar no quê?

Para finalizar, a secre-taria da Promoção Socialempanturra R$ 21,5 mi-lhões, mesmo diante deum cenário catastróficoque marca o social nega-tivo poaense inundadopelo crescimento de fa-mílias carentes, morado-res de rua e de desem-pregados. O prefeito GianLopes (PR), certamenteterá muito trabalho pelafrente para organizar essasituação que até ontem,era o paraíso financeiro doAlto Tietê.

FOTO: DAVID PETHERSON

Comerciantes e moradores sofrem com asenchentes, enquanto isso, shows com cachês

altos eram contratatos pela municipalidade

Reforma Administrativa e Estatutodos Servidores deverão ser votados

Ações contra a corrupção sãoadotadas pela gestão de Ashiuchi

Em nota encaminhada à redação

do JIB, a Prefeitura deSuzano informou que oatual secretário de As-sistência e Desenvolvi-mento Social, ClaudineiValdemar Galo, perma-nece no cargo. Ele ha-via sido exonerado doserviço público, pelo go-vernador GeraldoAlckmin (PSDB) e per-deu a sua aposentado-ria, por ter sido investi-gado na Operação Car-ta Branca, que apontouirregularidades na ob-tenção da Carteira Na-cional de Habilitação(CNH) e foi deflagradapelo Polícia RodoviáriaFederal, em 2008.

A Secretaria de As-suntos Jurídicos escla-rece que o ProcessoAdministrativo da Polí-cia Civil, na esfera es-tadual, em nada dizrespeito com as ativida-des do citado no PoderExecutivo Suzanense.“O secretário, inclusive,informou que foi absol-vido no processo crimi-nal relativo a essaquestão, datada na dé-cada passada”.

SecretárioGalo continuano cargo, diz

prefeitura

A atual administração está combatendo a corrupção considerada um câncer dasociedade. Munícipes estão de olho nas sindicâncias em andamento na cidade

Nelson Ferraz estáde olho nos dois

importantes projetosque devem ser votados

FO

TO

: V

EN

INA

CA

MIL

O

Depois do recesso parlamentar, a partir do

segundo semestre, osvereadores de Ferraz deVasconcelos deverão tero difícil trabalho de votara esperada reforma ad-ministrativa do Executivoe o Projeto de Lei Com-plementar número 7/2017 que dispõe sobre oEstatuto dos ServidoresPúblicos do município edá outras providências. Aadministração públicanão quis se manifestarsobre as duas matériaspolêmicas e que aguar-dam a apreciação doLegislativo.

Segundo o presiden-te do Sindicato dos Ser-vidores Públicos Munici-pais de Ferraz de Vas-concelos, Nelson PereiraFerraz, em nenhum mo-mento, a categoria foichamada ou comunicada

para participar deste es-tatuto, que já foi encami-nhado para a Câmara, nodia 19 de junho, e como estánão pode passar, alega elevisto que há incoerências einconstitucionalidade, alémde retirar benefícios do

funcionalismo garantidospor lei.

Vícios no processo:A prefeitura, no en-

tanto, deve ter atentadopara isto, detectando al-guns vícios nos dois pro-jetos, depois que tê-losencaminhado para a aná-lise dos parlamentares,os retirou da Casa deLeis, recentemente.“Estamos de olho na re-forma administrativa eno estatuto dos servido-res municipais”, explicouFerraz relatando achar es-tranho a administração doprefeito, José CarlosFernandes Chacon (PRB),o Zé Biruta, encaminharprojeto dessa relevâncianas proximidades do perí-odo de recesso parlamen-tar e solicitar urgência emsua votação.

Ferraz está preocu-pado com o dissídio dacategoria bem como aos

salários acima da médiaque foram propostos pelagestão do administradorpúblico a algumas cate-gorias, mesmo em perí-odo de contenção de gas-

tos e que cumprirá a suafunção que é de fiscali-zar os setores instituídose acompanhar o trâmitelegal das duas matérias,bem como tomar provi-

dências, caso seja neces-sário. Ferraz frisa que fezalgumas observações noestatuto, para que não se-jam retirados benefícios dofuncionalismo público.

Apromessa doprefeito RodrigoAshiuchi (PR) de

combater a corrupção naadministração públicaestá sendo cumprida comdiversas ações nas pas-tas da municipalidade vis-to que essa prática podeser considerada um cân-cer da sociedade.

De acordo com ocontrolador geral do mu-nicípio, Murilo Inocencio, otrabalho da ControladoriaGeral vem se intensifican-do desde o início destegoverno. “A nova gestãomunicipal não tolera atosde corrupção. AControladoria é uma fer-ramenta moderna quepoucas administraçõesmunicipais têm. Por isso,Suzano sai na frente coma coragem do prefeitoRodrigo Ashiuchi em darcontinuidade e fortalecereste sistema na Prefeitu-

ra de Suzano."Apuração:As irregularidades

encontradas na adminis-tração são apuradas deforma rigorosa. Existemtrês processos dessa na-tureza em andamento naComissão de Sindicânciae Processo Administrati-vo Disciplinar vinculada àSecretaria Municipal deAssuntos Jurídicos: Pro-cesso Administrativo nº9467, que trata sobrepossíveis irregularidadesnas ações de serviçosmédicos hospitalares doPronto-Socorro Munici-pal, prestados a um bebêque faleceu na unidade.Atualmente, o processoestá aguardando infor-mações do PS sobre asfichas de atendimentoambulatorial e o prazopara conclusão é 5 de se-tembro; Processo Admi-nistrativo nº 2800, que

trata sobre possíveis ir-regularidades quanto aodesvio de dinheiro desti-nado aos cofres públicosreferentes às taxas eemolumentos do Cemité-rio Municipal São Sebas-tião. O Processo está emfase de diligência e o pra-zo para conclusão: 24 desetembro; Processo Admi-nistrativo nº 5456, que tra-ta sobre possível irregula-ridade no Canil Municipalde Suzano e procedimen-tos irregulares adotadosem relação ao transportede animais. Processo estáem fase de conclusãopara o relatório final.

Sindicâncias:Outras sindicâncias,

inclusive a que trata sobrepossível desvio de medi-camentos na rede básicade saúde, estão tramitan-do em outras repartiçõesda administração munici-pal e ainda não chegaram

para conclusões da Secre-taria Municipal de Assun-tos Jurídicos.

Transparência:Visando promover a

publicidade dos atos pú-blicos, a Secretaria de Ad-ministração divulga osprocessos pelo Portal daTransferência, paraacompanhamento dequalquer cidadão ou enti-dade. “O sítio, inclusive,recebeu recentementeum prêmio do MinistérioPúblico Federal. O portalsuzanense recebeu a ava-liação de 9,3 no RankingNacional da Transparência,mantido pela Câmara deCombate à Corrupção do(MPF). A análise mensurao grau de cumprimento deleis referentes à transpa-rência no Brasil, numa es-cala que vai de zero adez”, revela a secretária,a advogada Cintia RenataLira da Silva. Ela ainda dis-se que a cidade alcançoua 16ª posição no Estadode São Paulo.

Na página principal daadministração, por meioda aba "Transparência",é possível acessar temascomo Editais e Licitações,Leis e Decretos, Leis Or-çamentárias, Receitas eDespesas, RH e Proces-so Seletivo Terceiro Se-tor, Concursos Públicos,Contas Públicas e Proces-so Eleitoral. O acessopode ser feito pelo site(www.suzano.sp.gov.br).

PEDESTREA Prefeitura deveria acabar

com a faixa de pedestre e com osemáforo de frente com a saídada Estação na Avenida Pruden-te de Moraes. Essa faixa deve-ria permanecer em frente à Pa-daria Portal, na mesma via.

SUGESTÃOAshiuchi poderia muito bem

solicitar da CIA Suzano a cons-trução de uma passarela porcima da via na Prudente deMoraes. Além de contribuir parao trânsito, daria mais seguran-ça para seus funcionários.

A ERA SABIÁ IO ex-secretário de Comuni-

cação, Valdir Sabiá que gastou R$1 milhão somente no mês de de-zembro passa a ser investigadopelo Ministério Público (MP). Sabiágostava de desvalorizar o traba-lho da imprensa, agora, terá queexplicar como conseguiu gastartudo isso, se ninguém viu.

A ERA SABIÁ IISabiá gostava de dar esmo-

las para os jornais, fato quepode estar se repetindo. A jus-tificativa, por enquanto, é a fal-ta de recursos: tomará! Afinal,determinadas quantias eramvistas em 1998: há 19 anos.

APOIADORESTem gente que questiona

este jornal sobre o suposto apoioque teria dado a um candidato naeleição. A Redação deixa claro queeste jornal não apoiou nenhumcandidato, apenas se colocou àdisposição para divulgar algumaspesquisas. Aliás, quantas pesso-as estão na prefeitura hoje quenão apoiaram Ashiuchi? E, aquelejornal (diário) com sede em Mogi,apoiou Ashiuchi?

FO

TO

: D

AV

ID

PE

TH

ER

SO

N