preenchimento incorreto - ulbra · - 4 - 3 com base nas afirmações que seguem abaixo, assinale a...

28
Prova 2 – 19 de novembro de 2017 Instruções e Orientações 1. Verifique se este caderno está sem defeito e contém 65 questões objetivas. Caso contrário, peça ao fiscal da sua sala a substituição do material. 2. Nas questões de nº 61 a 65, responda somente às questões de Inglês ou de Espanhol. Ao utilizar o cartão de respostas, atenda ao solicitado. 3. Cada questão objetiva tem 5 alternativas de resposta, porém apenas uma correta. Essa deve ser assinalada no cartão de respostas. O cartão não pode ser rasurado. 4. Para a prova de redação, use, como rascunho, o espaço disponibilizado no caderno de provas. Passe a redação a limpo, a tinta, na folha de redação. Essa folha não terá substituição. 5. Este caderno de provas pode ser rasurado. 6. Não é permitido o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos. 7. Assine a ata de presença. 8. Na saída, entregue a folha de redação e o cartão de respostas devidamente assinado. 9. Nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de 3 (três) horas e 45 (quarenta e cinco) minutos de realização das provas. Sugerimos que os últimos 30 (trinta) minutos sejam utilizados para o preenchimento do cartão de respostas. 10. Tempo de duração da prova: 4h. Preenchimento do cartão de respostas 1. Você recebeu o cartão de respostas identificado. Assine no local indicado. 2. Números de 1 a 65 referem-se às questões, e as letras A, B, C, D e E às alternativas. 3. Use caneta azul ou preta. 4. Marque o círculo correspondente à resposta certa de cada questão, preenchendo-o completamente. Não faça qualquer marcação fora da alternativa correspondente à sua resposta. 5. Opte pela língua estrangeira desejada, preenchendo o círculo correspondente no cartão de respostas. Preenchimento Correto Incorreto

Upload: lamquynh

Post on 09-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

- 1 -

Prova 2 – 19 de novembro de 2017

Instruções e Orientações

1. Verifique se este caderno está sem defeito e contém 65 questões objetivas. Caso contrário, peça ao fiscal da

sua sala a substituição do material. 2. Nas questões de nº 61 a 65, responda somente às questões de Inglês ou de Espanhol. Ao utilizar o cartão de

respostas, atenda ao solicitado. 3. Cada questão objetiva tem 5 alternativas de resposta, porém apenas uma correta. Essa deve ser assinalada no

cartão de respostas. O cartão não pode ser rasurado. 4. Para a prova de redação, use, como rascunho, o espaço disponibilizado no caderno de provas. Passe a

redação a limpo, a tinta, na folha de redação. Essa folha não terá substituição. 5. Este caderno de provas pode ser rasurado. 6. Não é permitido o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos. 7. Assine a ata de presença. 8. Na saída, entregue a folha de redação e o cartão de respostas devidamente assinado. 9. Nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de 3 (três) horas e 45 (quarenta e cinco) minutos de

realização das provas. Sugerimos que os últimos 30 (trinta) minutos sejam utilizados para o preenchimento do cartão de respostas.

10. Tempo de duração da prova: 4h.

Preenchimento do cartão de respostas

1. Você recebeu o cartão de respostas identificado. Assine no local indicado. 2. Números de 1 a 65 referem-se às questões, e as letras A, B, C, D e E às alternativas. 3. Use caneta azul ou preta. 4. Marque o círculo correspondente à resposta certa de cada questão, preenchendo-o

completamente. Não faça qualquer marcação fora da alternativa correspondente à sua resposta.

5. Opte pela língua estrangeira desejada, preenchendo o círculo correspondente no cartão de respostas.

Preenchimento

Correto

Incorreto

- 2 -

- 3 -

1º BLOCO:

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Instrução: As questões 1 a 9 referem-se ao texto A Casa Materna, de Vinícius de Moraes, disponível em

http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/casa-materna.

1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

Há, desde a entrada, um sentimento de tempo na casa materna. As grades do portão têm uma velha ferrugem e o trinco se oculta num lugar que só a mão filial conhece. O jardim pequeno parece mais verde e úmido que os demais, com suas palmas, tinhorões e samambaias que a mão filial, fiel a um gesto de infância, desfolha ao longo da haste.

É sempre quieta a casa materna, mesmo aos domingos, quando as mãos filiais se pousam sobre a mesa farta do almoço, repetindo uma antiga imagem. Há um tradicional silêncio em suas salas e um dorido repouso em suas poltronas. O assoalho encerado, sobre o qual ainda escorrega o fantasma da cachorrinha preta, guarda as mesmas manchas e o mesmo taco solto de outras primaveras. As coisas vivem como em prece, nos mesmos lugares onde as situaram as mãos maternas quando eram moças e lisas. Rostos irmãos se olham dos porta-retratos, a se amarem e compreenderem mudamente. O piano fechado, com uma longa tira de flanela sobre as teclas, repete ainda passadas valsas, de quando as mãos maternas careciam sonhar.

A casa materna é o espelho de outras, em pequenas coisas que o olhar filial admirava ao tempo que tudo era belo: o licoreiro magro, a bandeja triste, o absurdo bibelô. E tem um corredor à escuta de cujo teto à noite pende uma luz morta, com negras aberturas para quartos cheios de sombras. Na estante, junto à escada, há um Tesouro da Juventude com o dorso puído de tato e de tempo. Foi ali que o olhar filial primeiro viu a forma gráfica de algo que passaria a ser para ele a forma suprema de beleza: o verso.

Na escada há o degrau que estala e anuncia aos ouvidos maternos a presença de passos filiais. Pois a casa materna se divide em dois mundos: o térreo, onde se processa a vida presente, e o de cima, onde vive a memória. Embaixo há sempre coisas fabulosas na geladeira e no armário da copa: roquefort amassado, ovos frescos, mangas-espadas, untuosas compotas, bolos de chocolate, biscoitos de araruta – pois não há lugar mais propício do que a casa materna para uma boa ceia noturna. E porque é uma casa velha há sempre uma barata que aparece e é morta com uma repugnância que vem de longe. Em cima ficaram guardados antigos, os livros que lembram a infância, o pequeno oratório em frente ao qual ninguém, a não ser a figura materna, sabe por que queima, às vezes, uma vela votiva. E a cama onde a figura paterna repousava de sua agitação diurna. Hoje, vazia.

A imagem paterna persiste no interior da casa materna. Seu violão dorme encostado junto à vitrola. Seu corpo como que se marca ainda na velha poltrona da sala e como que se pode ouvir ainda o brando ronco de sua sesta dominical. Ausente para sempre da casa materna, a figura paterna parece mergulhá-la docemente na eternidade, enquanto as mãos maternas se fazem mais lentas e mãos filiais mais unidas em torno à grande mesa, onde já vibram também vozes infantis.

1 De acordo com o texto de Vinícius de Moraes, assinale a alternativa correta.

(A) No jardim, as palmas, tinhorões e samambaias eram desfolhados pelo pai. (B) Aos domingos, a casa materna recuperava sua alegria com a presença dos filhos e netos. (C) Só os filhos sabem o lugar do trinco do portão. (D) A escada gasta denuncia a chegada dos netos. (E) No térreo da casa materna, a família recorda o passado.

2 Assinale a única alternativa em que as expressões sublinhadas no enunciado são empregadas com sentido denotativo.

(A) “... palmas, tinhorões e samambaias que a mão filial, fiel a um gesto de infância, desfolha ao longo da haste.” (l. 3-4)

(B) “As coisas vivem como em prece, nos mesmos lugares onde as situaram as mãos maternas quando eram moças e lisas.” (l. 8-9)

(C) “Rostos irmãos se olham dos porta-retratos...” (l. 9-10) (D) “Na escada há o degrau que estala e anuncia aos ouvidos maternos a presença de passos filiais.”

(l. 17) (E) “Embaixo há sempre coisas fabulosas na geladeira e no armário da copa: roquefort amassado, ovos

frescos, mangas-espadas, untuosas compotas, bolos de chocolate...” (l. 19-20)

- 4 -

3 Com base nas afirmações que seguem abaixo, assinale a alternativa correta.

I – O texto apresenta, predominantemente, linguagem conotativa, caracterizada por figuras como a metáfora.

II – O texto, narrativo, apresenta função predominantemente fática. III – O texto apresenta descrição exclusivamente denotativa da casa materna. IV – As expressões: “licoreiro magro, a bandeja triste, o absurdo bibelô” (l. 13) são metáforas. V – Pela leitura do terceiro parágrafo, infere-se que o filho descobriu a poesia no Tesouro da Juventude.

Está (ão) correta (s):

(A) Apenas I e III. (B) Apenas I, IV e V. (C) Apenas II e IV. (D) Apenas III e V. (E) I, II, III, IV e V.

4 Quais são as palavras que substituem, da forma mais adequada, os termos sublinhados no trecho abaixo?

“O assoalho encerado, sobre o qual ainda escorrega o fantasma da cachorrinha preta, guarda as mesmas manchas e o mesmo taco solto de outras primaveras.” (l. 7-8)

(A) Piso; ideias. (B) Chão; outonos. (C) Teto; estações. (D) Soalho; épocas. (E) Alicerce; vidas.

5 Qual das seguintes alternativas contém pelo menos uma palavra que NÃO é formada pela aposição de qualquer afixo?

(A) Juventude; encerado; cachorrinha. (B) Licoreiro; corredor; filial. (C) Fabulosas; geladeira; untuosas. (D) Oratório; votiva; paterna. (E) Docemente; corpo; eternidade.

6 Leia o fragmento abaixo e marque a alternativa que altera os verbos sublinhados para o Pretérito Imperfeito do Indicativo.

“Na escada há o degrau que estala e anuncia aos ouvidos maternos a presença de passos filiais. Pois a casa materna se divide em dois mundos: o térreo, onde se processa a vida presente, e o de cima, onde vive a memória.” (l. 17-18)

(A) Na escada houve o degrau que estalou e anunciou aos ouvidos maternos a presença de passos filiais.

Pois a casa materna se dividiu em dois mundos: o térreo, onde se processou a vida presente, e o de cima, onde viveu a memória.

(B) Na escada havia o degrau que estalava e anunciava aos ouvidos maternos a presença de passos filiais. Pois a casa materna se dividia em dois mundos: o térreo, onde se processava a vida presente, e o de cima, onde vivia a memória.

(C) Na escada houve o degrau que estalara e anunciara aos ouvidos maternos a presença de passos filiais. Pois a casa materna se dividira em dois mundos: o térreo, onde se processara a vida presente, e o de cima, onde vivera a memória.

(D) Na escada haveria o degrau que estalaria e anunciaria aos ouvidos maternos a presença de passos filiais. Pois a casa materna se dividiria em dois mundos: o térreo, onde se processaria a vida presente, e o de cima, onde viveria a memória.

(E) Na escada haverá o degrau que estalará e anunciará aos ouvidos maternos a presença de passos filiais. Pois a casa materna se dividirá em dois mundos: o térreo, onde se processará a vida presente, e o de cima, onde viverá a memória.

- 5 -

7 Tendo em vista a leitura do trecho abaixo, leia as afirmações que seguem e assinale a alternativa correta.

“A casa materna é o espelho de outras, em pequenas coisas que o olhar filial admirava ao tempo que tudo era belo: o licoreiro magro, a bandeja triste, o absurdo bibelô. E tem um corredor à escuta de cujo teto à noite pende uma luz morta, com negras aberturas para quartos cheios de sombras.” (l. 12-14)

I – A expressão “o espelho de outras” constitui-se no objeto direto. II – A expressão “o olhar filial” é o sujeito do verbo admirava. III – Os dois pontos, depois de “belo”, introduzem uma enumeração. IV – A expressão “à noite” é uma locução feminina adverbial e, por isso, possui o acento indicativo de

crase. V – “Uma luz morta” é o objeto direto do verbo “pender”.

Está (ão) correta (s) apenas:

(A) I, III e V. (B) II e V. (C) II, III e IV. (D) III e IV. (E) IV e V.

8 Leia o fragmento a seguir e assinale a alternativa correta.

“Em cima ficaram guardados antigos, os livros que lembram a infância, o pequeno oratório em frente ao qual ninguém, a não ser a figura materna, sabe por que queima, às vezes, uma vela votiva. E a cama onde a figura paterna repousava de sua agitação diurna. Hoje, vazia.” (l. 22-24)

(A) Em “os livros que lembram a infância” – o termo “que”, sublinhado, refere-se à infância. (B) Em “o pequeno oratório em frente ao qual ninguém” – o termo “ao qual”, sublinhado, refere-se à

figura materna. (C) A expressão “às vezes”, sublinhada, sintaticamente, é um adjunto adnominal. (D) O termo “onde”, sublinhado, poderia ser substituído, sem perda do sentido, por “aonde”. (E) A vírgula depois de “Hoje” marca a elipse do verbo.

9 Associe as duas colunas, relacionando os termos às respectivas classes gramaticais.

1. um (l. 3) 2. quando (l. 5) 3. encerado (l. 7) 4. cujo (l. 13) 5. pois (l. 20)

( ) Artigo indefinido. ( ) Advérbio. ( ) Adjetivo. ( ) Pronome relativo. ( ) Conjunção.

A sequência correta dessa associação é:

(A) (1); (2); (3); (4); (5). (B) (2); (1); (3); (5); (4). (C) (3); (5); (2); (1); (4). (D) (1); (2); (4); (3); (5). (E) (5); (4); (3); (2); (1).

- 6 -

Instrução: As questões 10 a 13 referem-se ao fragmento do capítulo 01 do livro No caminho de Swann, de

Marcel Proust, p. 09, da obra completa Em busca do tempo perdido.

1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

Durante muito tempo, deitava-me cedo. Às vezes, mal apagada a vela, meus olhos se fechavam tão depressa que eu nem tinha tempo de pensar: "Vou dormir". E, meia hora depois, a ideia de que já era tempo de conciliar o sono me despertava: queria deixar o livro que julgava ainda ter nas mãos e assoprar a vela; dormindo, não havia deixado de refletir sobre o que acabara de ler, porém tais reflexões haviam tomado um aspecto um tanto singular; parecia-me que era de mim mesmo que o livro falava: uma igreja, um quarteto, a rivalidade de Francisco I e Carlos V. Essa crença sobrevivia por alguns segundos ao meu despertar; não ofendia a razão, mas pesava como escamas sobre os olhos, impedindo-os de perceber que a vela já não estava acesa. Depois, principiava a me parecer ininteligível, como, após a metempsicose, as ideias de uma existência anterior; o assunto do livro se desligava de mim, eu ficava livre para me adaptar ou não a ele; logo recobrava a vista e me surpreendia bastante por estar rodeado de uma obscuridade, suave e repousante para os olhos, porém ainda mais talvez para o espírito, ao qual surgia como uma coisa sem causa, incompreensível, como algo verdadeiramente obscuro. Perguntava-me que horas poderiam ser; ouvia o silvo dos trens que, mais ou menos afastado, como um canto de pássaro na floresta, assinalando as distâncias, me informava sobre a extensão da campina deserta onde o viajante se apressa em direção à próxima parada: o caminho que ele segue vai lhe ficar gravado na lembrança pela excitação de conhecer novos lugares, praticar atos inusitados, pela conversação recente e as despedidas sob a lâmpada estranha que o seguem ainda no silêncio da noite, e pela doçura próxima do regresso.

Apoiava brandamente as faces contra as belas faces do travesseiro que, cheias e frescas, são como os rostos da nossa infância. Riscava um fósforo para ver o relógio. Quase meia-noite. É o momento em que o enfermo, que teve de viajar e ir dormir num hotel desconhecido, acordado por uma crise, se alegra ao distinguir debaixo da porta um raio de luz. Felicidade! Já é dia! Daqui a pouco os criados vão se levantar, poderá tocar a campainha, virão prestar-lhe socorro. A esperança de ser aliviado lhe dá coragem para suportar o sofrimento. Ainda agora pensou ouvir passos; os passos se aproximam e logo se afastam. E o fio de luz que estava sob a porta desapareceu. É meia-noite; acabam de apagar o gás; o último criado já se retirou e é preciso ficar a noite inteira sofrendo sem remédio.

Voltava a adormecer, e às vezes só despertava por um breve instante, o suficiente para ouvir os estalos orgânicos da madeira dos móveis, para abrir os olhos e olhar ao caleidoscópio da escuridão, para saborear, graças a um momentâneo resplendor de consciência, o sonho em que estavam sumidos os móveis, o quarto, tudo aquilo do que eu não era mais que uma ínfima parte, tudo a cuja insensibilidade voltava eu muito em breve a me somar.

Outras vezes, ao dormir, tinha retrocedido sem esforço a uma época para sempre acabada de minha vida primitiva, tinha-me encontrado novamente com um de meus medos de menino, como aquele de que meu tio me atirasse dos cachos de cabelo, e que se dissipou. Data que para mim assinala uma nova era. O dia que me cortaram isso. Este acontecimento havia esquecido durante o sonho, e voltava para minha lembrança logo que acertava em despertar para escapar das mãos de meu tio: mas, por via de precaução, envolvia a cabeça com o travesseiro antes de voltar ao mundo dos sonhos.

10 Tendo em vista a leitura do fragmento de Proust, leia as afirmações que seguem e marque a resposta correta.

I – O narrador afirma que, mesmo quando adormecia, não se desvinculava da leitura, tal era sua ligação com os livros.

II – Adormecia e acordava, voltava a adormecer e acordava por momentos, o tempo suficiente para escutar os ruídos da madeira dos móveis.

III – O narrador lembra que gostava de ficar acordado para ver as luzes da noite. IV – A escuridão do quarto do narrador tinha a magia de fazê-lo adormecer sorrindo. V – As noites insones do menino narrador faziam-no lembrar seu passado não muito distante. (A) Apenas I e II estão corretas. (B) Apenas II e IV estão corretas. (C) Apenas II, III e IV estão corretas. (D) Apenas IV e V estão corretas. (E) Todas estão corretas.

- 7 -

11 Com base na leitura do trecho abaixo, leia as afirmações que seguem e assinale a alternativa correta.

“Perguntava-me que horas poderiam ser; ouvia o silvo dos trens que, mais ou menos afastado, como um canto de pássaro na floresta, assinalando as distâncias, me informava sobre a extensão da campina deserta onde o viajante se apressa em direção à próxima parada: o caminho que ele segue vai lhe ficar gravado na lembrança pela excitação de conhecer novos lugares, praticar atos inusitados, pela conversação recente e as despedidas sob a lâmpada estranha que o seguem ainda no silêncio da noite, e pela doçura próxima do regresso.” (l. 12-17)

I – O termo “afastado”, sublinhado, refere-se a silvo. II – A expressão “canto de pássaro na floresta”, sublinhada, é comparada ao silvo dos trens. III – O pronome “onde”, sublinhado, retoma a expressão “campina deserta”. IV – O termo “ele”, sublinhado, refere-se a caminho. V – A expressão “o”, sublinhada, refere-se a viajante.

Estão corretas somente:

(A) I e III. (B) II e IV. (C) III e V. (D) I, II, III e V. (E) IV e V.

12 Leia o fragmento abaixo e marque a resposta correta.

“Outras vezes, ao dormir, tinha retrocedido sem esforço a uma época para sempre acabada de minha vida primitiva, tinha-me encontrado novamente com um de meus medos de menino, como aquele de que meu tio me atirasse dos cachos de cabelo, e que se dissipou. Data que para mim assinala uma nova era. O dia que me cortaram isso. Este acontecimento havia esquecido durante o sonho, e voltava para minha lembrança logo que acertava em despertar para escapar das mãos de meu tio: mas, por via de precaução, envolvia a cabeça com o travesseiro antes de voltar ao mundo dos sonhos.” (l. 31-36)

(A) O termo “aquele”, sublinhado, refere-se a “meus medos de menino”. (B) O termo “que”, sublinhado, refere-se a “tio”. (C) A expressão “Este acontecimento”, sublinhada, refere-se à “vida primitiva”. (D) A expressão “logo que”, sublinhada, designa uma relação de finalidade. (E) A palavra “mas”, sublinhada, expressa uma relação de conclusão.

13 Com base no fragmento abaixo, observe as expressões sublinhadas e assinale a alternativa que apresenta as respectivas figuras de linguagem.

“Apoiava brandamente as faces contra as belas faces do travesseiro que, cheias e frescas, são como os rostos da nossa infância.” (l. 18-19)

(A) Prosopopeia; metáfora. (B) Metáfora; comparação. (C) Eufemismo; hipérbole. (D) Metonímia; sinestesia. (E) Comparação; antítese.

Instrução: As questões 14 e 15 referem-se à tira abaixo, disponível em https://www.google.com.br/search?

biw=1350&bih=619&tbm=isch&sa=1&q=tiras+de+enriqueta.

- 8 -

14 A respeito da tira, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I – Fellini reflete sobre o estar no mundo e incentiva Enriqueta a seguir em frente. II – Ironicamente, Enriqueta questiona por que seguir adiante e procura, no horizonte, o motivo para tal. III – Na terceira vinheta, a resposta de Fellini resume todo o sentido de cada instante que se vive. IV – No terceiro quadro, a visão da menina é muito complexa enquanto a do gato, imediata.

Está (ão) correta (s):

(A) apenas I, II e III. (B) apenas II e IV. (C) apenas I e III. (D) apenas a II. (E) I, II, III e IV.

15 Leia as afirmações abaixo e marque “V” para verdadeiro e “F” para falso, entre os parênteses. Depois, assinale a alternativa correspondente.

( ) Primeiro quadro: a expressão “na vida” é um adjunto adverbial. ( ) Primeiro quadro: a palavra “adiante” é um advérbio reforçado por outro advérbio, “sempre”. ( ) Segundo quadro: o termo “por quê” poderia ser substituído, com o mesmo sentido, por “por que”. ( ) Terceiro quadro: “Fellini” é um vocativo. ( ) As palavras ancoram as imagens, assim o leitor não se rende inteiramente à abertura semântica do

texto visual. (A) V; V; F; V; V. (B) F; F; V; F; F. (C) V; F; V; F; V. (D) V; V; V; V; F. (E) F; V; F; F; V.

LITERATURA

16 O romance Inocência, de Visconde de Taunay, atesta um compromisso com a estética romântica na mesma medida em que acena com traços do Realismo. Já Dom Casmurro, de Machado de Assis, é um romance que levanta, ainda, muitas controvérsias em razão do caráter enigmático de Capitu. Abaixo, relacione as duas colunas.

I – Inocência II – Cirino III – Tico IV – Capitu V – Bentinho VI – Escobar

( ) É um tipo de guardião. ( ) “O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na

velhice a adolescência.” ( ) Jovem inteligente, personalidade marcante. ( ) Jovem indefesa e apaixonada. ( ) É capaz de sacrificar a própria vida por causa do amor. ( ) Comerciante que casou com Sancha.

A sequência correta, de cima para baixo é:

(A) III; V; IV; I; II; VI. (B) VI; V; IV; I; II; III. (C) II; V; I; IV; VI; III. (D) V; VI; I; IV; II; III. (E) II; VI; IV; I; III; V.

- 9 -

17 O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, integra a estética naturalista da literatura brasileira. Sobre esse romance, leia as alternativas abaixo e indique a única que NÃO se coaduna com os fatos e as situações narradas na obra.

(A) A relação de Bertoleza com João Romão começa com um engano e termina em tragédia. João Romão restitui Bertoleza ao dono, bem como à escravidão. Entre retornar à escravidão ou a morte, Bertoleza não hesita: de um só golpe, certeiro e fundo, rasga o próprio ventre de lado a lado.

(B) João Romão luta para enriquecer, e o dinheiro é o trampolim que o conduz para acumular, ainda que para isso seja necessário roubar, escravizar, mentir e/ou sofrer as maiores agruras.

(C) Todos os acontecimentos notáveis do cortiço contam com a participação do grupo de lavadeiras, que desempenha papel simultâneo de espectador e agente dos acontecimentos.

(D) O romance revela a oposição e o contraste entre os dois espaços da narrativa, o cortiço e o sobrado, e a disputa gananciosa que se estabelece entre João Romão e Miranda.

(E) No cortiço, existe uma infinidade de tipos, espécie de sínteses sociais com que o autor procurou estabelecer a ponte entre os seres de ficção e a realidade. Assim, o romance aborda a história de personagens, em sua individualidade, em detrimento da coletividade.

18 Com base nos versos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, abaixo, assinale a alternativa correta.

Muito bom dia senhora, que nessa janela está sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar? Trabalho aqui nunca falta a quem sabe trabalhar o que fazia o compadre na sua terra de lá?

Pois fui sempre lavrador, lavrador de terra má não há espécie de terra que eu não possa cultivar. Isso aqui de nada adianta, pouco existe o que lavrar mas diga-me, retirante, o que mais fazia por lá? Também lá na minha terra de terra mesmo pouco há mas até a calva da pedra sinto-me capaz de arar.

(A) Severino, temeroso de perder o rumo, segue a viagem em direção ao som de uma cantoria e depara-

se com uma mulher. (B) O retirante, cansado, interrompe a viagem e procura um trabalho. Ao enxergar uma mulher na

janela, Severino retoma os motivos que o fizeram partir: está à procura da vida; de certa maneira, tenta esconder sua própria vida, ultrapassar os trinta, catando as migalhas que lhe permitem a sobrevivência.

(C) Severino dialoga com uma mulher que está na janela. O retirante busca um trabalho e logo desfia, para a senhora, os seus préstimos, mas tudo que Severino sabe fazer ainda é pouco para aquele lugar.

(D) O retirante prossegue a caminhada e chega à Zona da Mata. Em contato com a terra mais branda e macia, próxima do litoral, e com rios que não secam, Severino percebe que aí pode se estabelecer, vê uma leve esperança, decerto pela aparente beleza do lugar.

(E) Severino trava um diálogo com a mulher da janela, pede emprego e consegue; irá trabalhar com o arado.

- 10 -

19 Sobre as obras Macunaíma, de Mário de Andrade, e Antes de nascer o mundo, de Mia Couto, leia as afirmações que seguem, marque “V” para verdadeira” e “F” para falsa, nos parênteses, e escolha a alternativa correta.

( ) Macunaíma é descrito como luxurioso, ávido, preguiçoso e sonhador, fundindo, na personalidade do herói, primitivismo e modernismo.

( ) A história é narrada por Mwanito, filho caçula de Silvestre, chamado pelo pai de “afinador de silêncios” devido a sua capacidade em manter-se calado. – Antes de nascer o mundo

( ) “Foi então que sucedeu a aparição: surgida do nada, emergiu uma mulher. Uma fenda se abriu a meus pés e um rio de fumo me neblinou. A visão da criatura fez com que, de repente, o mundo transbordasse das fronteiras que eu tão bem conhecia.” – trecho de Macunaíma.

( ) “E estava lindíssimo no Sol da lapa os três manos um louro um vermelho outro negro, de pé bem erguidos e nus. Todos os seres do mato espiavam assombrados.” – trecho de Antes de nascer o mundo.

( ) Silvestre deu um nome ao lugarejo: Jesusalém, terra longínqua, lugar onde se calam segredos que, inevitavelmente, retornarão para atormentar seus habitantes. - Antes de nascer o mundo

(A) V; V; V; V; V. (B) V; V; F; F; V. (C) F; F; F; V; F. (D) F; V; F; V; F. (E) V; V; V; F; V.

20 Considerando as obras O Continente, de Erico Verissimo, e Dois Irmãos, de Milton Hatoum, observe as personagens femininas e associe as duas colunas abaixo.

I – Ana Terra II – Bibiana III – Zana IV – Ana Valéria V – Domingas VI – Rânia

( ) Dominadora, molda o destino da família. ( ) Forte, obstinada e apaixonada. ( ) “Uma menina mirrada, que chegou com a cabeça cheia de piolhos e rezas

cristãs (...) andava descalça e tomava bênção da gente.” ( ) Matriz fundacional de uma linhagem. ( ) Encerra em si a submissão.

A sequência correta dessa classificação é:

(A) I; III; VI; II; V. (B) II; I; VI; III; V. (C) III; II; V; I; IV. (D) III; II; V; I; VI. (E) I; II; VI; III; IV.

- 11 -

2º BLOCO:

REDAÇÃO

RASCUNHO DE REDAÇÃO A memória procura presentificar o passado, na tentativa de recuperar os fatos e as pessoas no contexto temporal,

não deixando que a inexorabilidade do tempo e o esquecimento apaguem as imagens retratadas cuidadosamente. O ato de recordar permite religar o princípio e o fim – esse percurso é a totalidade criadora. Não somos nós que detemos a memória, mas é a memória que toma conta de nosso ser de modo tão surpreendente que, num piscar de olhos, deparamo-nos com a reminiscência de um evento passado.

Sob essa perspectiva, elabore um texto narrativo/dissertativo, em torno de cinco parágrafos, apresentando uma ou mais lembranças de sua infância que associe(m) seu passado ao presente.

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO

A redação deste Concurso Seletivo será corrigida com base nos critérios abaixo, considerando que os valores compreendem de zero a cem.

CÓDIGO ASPECTO VALOR TOTAL

01 Pertinência ao tema e qualidade da argumentação: o candidato deve basear o tema da redação na proposta, evitando copiar partes do texto motivador, a fim de garantir o ineditismo e a qualidade argumentativa do texto.

3.0

02 Coesão e coerência: o candidato deve empregar, adequadamente, os mecanismos coesivos e os fatores de coerência. 2.0

03 Estrutura textual: a redação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando as principais características de um texto dissertativo bem como o número de parágrafos sugerido na proposta.

3.0

04 Aspectos gramaticais: é exigido do candidato o adequado emprego da acentuação, ortografia, pontuação, construção morfossintática de frases, orações e períodos.

2.0

- 12 -

3º BLOCO:

MATEMÁTICA, BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA

MATEMÁTICA

21 O resultado de ...4096

31024

3256

3643

163

43

corresponde a:

(A) 41

(B) 41

(C) 161

(D) 53

(E) 161

22 Avalie as afirmações a seguir.

I – Qualquer segmento de reta, paralelo ao eixo do cilindro, que tenha uma extremidade em cada círculo das bases, é denominado geratriz do cilindro.

II – A área lateral de um cilindro regular reto corresponde à área de um retângulo de medidas 2πr e h, onde r é o raio da base e h é a altura do cilindro regular reto.

III – A altura de um cone é a distância do vértice do cone ao plano da base. IV – Um octaedro regular é um poliedro convexo que possui oito faces congruentes, e cada uma dessas

faces é um triângulo equilátero.

Está (ão) correta (s):

(A) apenas II, III e IV. (B) apenas I, III e IV. (C) apenas II e III. (D) apenas I, II e III. (E) I, II, III e IV.

23 José marcou quatro pontos em uma circunferência trigonométrica, correspondentes às extremidades de quatro arcos; o primeiro de 2 rad, o segundo de 3 rad, o terceiro de 5 rad e o quarto de 6 rad. O primeiro arco está localizado no _____________ quadrante; o segundo arco no ___________ quadrante; o terceiro arco no ______________ quadrante; o quarto arco no ___________ quadrante.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:

(A) primeiro; segundo; terceiro; quarto. (B) segundo; terceiro; terceiro; quarto. (C) segundo; segundo; quarto; quarto. (D) primeiro; segundo; segundo; quarto. (E) segundo; segundo; terceiro; terceiro.

24 Sabendo que o ponto B 8t,4t3 pertence à bissetriz dos quadrantes ímpares é possível afirmar que o

valor de t corresponde a:

(A) 3 (B) –3 (C) 4

(D) 23

(E) 22

- 13 -

25 A trajetória da bola em um chute, geralmente, descreve uma parábola. Sabendo que a altura h (em metros) em que a bola se encontra, t segundos após o chute, seja dada pela fórmula h(t) = -t² + 8t, sobre o eixo de simetria deste gráfico, é possível afirmar que

(A) é uma reta vertical paralela ao eixo h, passando por t = 8. (B) é uma reta vertical paralela ao eixo h, passando por t = 0. (C) é uma reta horizontal perpendicular ao eixo h, passando por t = 4. (D) é uma reta vertical paralela ao eixo h, passando por t = 4. (E) é uma reta horizontal perpendicular ao eixo h, passando por t = 8.

26 Dado o sistema

0mzy2mx

0z2yx2

0zymx

, o(s) valor(es) de m para que este sistema seja possível e determinado

corresponde(m) a:

(A) m 1

(B) m 1 e m 4 (C) m = 1 (D) m = 4

(E) m 4

27 A tabela a seguir fornece a quantidade de faltas registradas pelos funcionários de uma empresa durante o mês de outubro de 2017.

Número de faltas 0 1 2 3 4

Frequência absoluta 25 15 6 3 1

A respeito desses dados, avalie as afirmações a seguir:

I – a empresa tem 50 funcionários. II – 30% dos funcionários faltaram 1 dia. III – a média do número de faltas é 0,8.

Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

BIOLOGIA

28 O grupo dos tecidos epiteliais é representado por tecidos em que a localização, a aparência morfológica e a fisiologia são diversas. Estes tecidos desempenham uma gama de funções como proteção, absorção, transporte e secreção. Ainda, os cânceres mais comuns, os carcinomas, são derivados das células epiteliais. Esses fatores reforçam a necessidade de um amplo conhecimento desse importante grupo tecidual nas ciências médicas.

As alternativas abaixo indicam estruturas humanas que apresentam células epiteliais em sua composição, EXCETO:

(A) os alvéolos pulmonares. (B) os intestinos. (C) os tendões. (D) o pâncreas. (E) o fígado.

- 14 -

Instrução: Leia a afirmação abaixo e responda à questão 29.

“Como cola inspirada em gosma de lesma pode ajudar a salvar vidas”

Por: James Gallagher BBC News. 1 agosto 2017. Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/geral-40753874. Acessado em 10/09/2017.

29 Um muco defensivo produzido pelas lesmas inspirou um novo tipo de cola que pode transformar a medicina. É o que afirmam cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A "biocola" é especialmente resistente, ajusta-se ao corpo e, acima de tudo, adere a superfícies úmidas. As lesmas são:

(A) moluscos bivalvos. (B) vermes achatados. (C) artrópodes rastejantes. (D) moluscos gastrópodes. (E) platielmintos turbelários.

30 O ciclo celular envolve uma série de eventos que ocorrem durante as divisões de células eucarióticas. Esses eventos ocorrem de forma progressiva ao longo do ciclo de vida da célula. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I – O DNA é replicado na fase de síntese, ou fase S, do ciclo celular. II – Na metáfase mitótica, os cromossomos duplicados são constituídos de duas cromátides irmãs. III – A interfase é dividida em fases S, G2 e M. IV – As cromátides irmãs são separadas durante a prófase mitótica.

Está (ão) correta (s):

(A) apenas I e II. (B) apenas II e III. (C) apenas I, II e III. (D) apenas III e IV. (E) I, II, III e IV.

31 A Gripe de 1918, frequentemente referida como Gripe Espanhola, foi uma pandemia do vírus Influenza que se espalhou por quase todo o mundo, vitimando entre 50 e 100 milhões de pessoas. Foi causada por uma virulência incomum e frequentemente mortal de uma linhagem do vírus Influenza A do subtipo H1N1.

Considere as seguintes afirmativas:

I – O vírus da gripe possui a capacidade de infectar diferentes espécies, entre as quais aves, suínos e humanos.

II – Ao infectar células humanas o vírus Influenza utiliza diretamente o DNA viral como fonte de informação para a síntese de proteínas.

III – O vírus Influenza da Gripe Espanhola pode se replicar tanto dentro das células como fora delas, resultando em sua virulência incomum.

IV – A falta de antibióticos, que combatessem a infecção viral no início do século XX, explica parcialmente a alta mortalidade causada pela Gripe Espanhola.

Está (ão) correta (s):

(A) apenas I e II. (B) apenas I e III. (C) apenas II e IV. (D) apenas I e IV. (E) apenas a I.

- 15 -

32 A Evolução Biológica é reconhecida como fato científico, a partir de três argumentos:

I – há inúmeras evidências diretas de observação da evolução em ação, tanto em laboratório como na natureza. Essas evidências variam desde experiências com Drosophila melanogaster, submetidas à seleção artificial em laboratório, até as conhecidas espécies de gaivotas do gênero Larus que apresentam distribuição em anel em volta do Polo Norte.

II – o segundo argumento é baseado nas imperfeições da natureza que revelam a evolução. Por exemplo, dedos vestigiais presentes em cavalos.

III – o terceiro argumento baseia-se nas relações de ancestralidade-descendência que podem ser deduzidas a partir do exame do registro fóssil. Como exemplo, é possível citar a evolução do martelo e da bigorna, considerados descendentes evolucionários de ossos mandibulares.

Sobre os argumentos acima é possível afirmar que:

(A) os três argumentos estão corretos. (B) somente o argumento II está errado, pois a evolução pode ser considerada um princípio geral de

aperfeiçoamento. (C) somente o argumento I está errado, pois seleção artificial em laboratório não pode ser utilizada

como exemplo de evolução. (D) somente o argumento III está errado, pois a evolução pode ocorrer aos saltos. (E) os três argumentos estão errados.

33 O Brasil apresenta uma grande diversidade ambiental com diferentes biomas em seu território, conforme definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

O bioma florestal, localizado no leste do Brasil, altamente ameaçado pela ocupação humana, que gera fragmentação do habitat e sua consequente perda de território é:

(A) Amazônia. (B) Caatinga. (C) Cerrado. (D) Mata Atlântica. (E) Pantanal.

34 De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, “Espécie Exótica” é definida como toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e, “Espécie Exótica Invasora”, por sua vez, é definida como sendo aquela que ameaça ecossistemas, habitats ou espécies nativas. A destruição das barreiras biogeográficas por meio da ação antrópica provocou uma forte aceleração no processo de invasões biológicas. Além disso, com a crescente globalização e o aumento do comércio internacional, espécies exóticas são introduzidas, intencional ou não intencionalmente, para locais onde não encontram predadores naturais. As espécies exóticas têm invadido e afetado a biota nativa de, praticamente, todos os ecossistemas da Terra.

(Texto adaptado disponível em http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biosseguranca/especies-exoticas-invasoras. Acessado em 10/09/2017)

Após a leitura do texto, analise as assertivas abaixo.

I – A introdução de espécies exóticas, em um ecossistema, propicia o deslocamento das espécies nativas evitando a extinção.

II – A introdução de espécies exóticas pode provocar alterações nas teias alimentares dos ecossistemas. III – A introdução de espécies exóticas pode provocar a competição com as espécies nativas por recursos

naturais. IV – A introdução de espécies exóticas pode levar ao estabelecimento de novos nichos ecológicos das

espécies nativas. V – A introdução de espécies exóticas não altera as características bióticas dos ecossistemas.

Estão corretas:

(A) apenas I, II e V. (B) apenas II e III. (C) apenas III e IV. (D) apenas II, III e V. (E) apenas I, II, III e V.

- 16 -

FÍSICA

35 Um dos maiores parques de diversão do Brasil é o “Playcenter“, localizado na cidade de São Paulo. Lá tem uma atração chamada “Looping Star”, espécie de montanha-russa horizontal, cujos vagões do “trem” atingem 90 km por hora, fazendo um looping horizontal a 20 metros de altura. Essa diversão foi projetada pelos engenheiros alemães Anton Schwarzkopf e Werner Stengel. Sendo o raio de giro (distância do centro do suporte vertical à extremidade externa do vagão) de 15 m, determine a razão entre a aceleração centrípeta que atua no trem e a aceleração da gravidade (g=10 m/s

2 ).

(A) 2/5 (B) 1/2 (C) 2/3 (D) 9/10

(E) 25/6

36 Um corpo de peso 16 N é abandonado no ponto A, cuja altura é de h= 200 cm. Ele desliza para baixo, sem atrito até o ponto B, na base do semicírculo. A partir desse ponto, ele percorre um trecho horizontal até parar no ponto C, devido ao atrito existente entre a superfície do plano e o corpo nesse deslocamento entre BC que é de 5 m. Qual é o coeficiente de atrito cinético entre o corpo e a superfície horizontal entre B e C?

(A) 0,2

(B) 0,4

(C) 0,6 (D) 0,8 (E) 0,9

37 Considere uma placa metálica de 0,9 m2, a uma temperatura de 12°C. Sendo o coeficiente de dilação linear do

material 0,000002 °C-1

, qual deverá ser a temperatura na qual a placa terá um aumento de 1,8 cm2 nas suas

dimensões?

(A) 5012°C

(B) 212°C

(C) 62°C (D) 50°C (E) 20°C

38 Um elétron tem uma velocidade de 2,0 x 105 m/s e se desloca horizontalmente, contra o sentido de um campo

elétrico uniforme, entra numa região de 2 cm de comprimento, onde ele é acelerado pela ação do campo elétrico, e atinge uma velocidade de 4,0 x 10

5 m/s. Sendo a massa do elétron de 9,0 x 10

-31 kg, determine o

módulo da força elétrica que age sobre o elétron, considerando o movimento uniformemente variado.

(A) 1,8 x 10-26

N (B) 3,6 x 10

-26 N

(C) 5,4 x 10-21

N

(D) 2,7 x 10-18

N (E) 2,7 x 10

-21 N

Disponível em http://universodosparques.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.htm

l.

- 17 -

120 cm

39 A figura ao lado representa um trecho de uma onda que se propaga com velocidade de 320 m/s. Determine, aproximadamente, a frequência dessa onda.

(A) 200 Hz (B) 160 Hz (C) 133 Hz

(D) 80 Hz (E) 20 Hz

40 No circuito ao lado, temos três lâmpadas L1(120 V – 60 W), L2(120 V – 40 W), L3(120 V – 40 W) que formam o circuito da figura. Quando nas extremidades do circuito for estabelecida uma diferença de potencial de 105 V, tem-se:

(A) a lâmpada L1 irá queimar. (B) a corrente na lâmpada L2 será maior do que em L3. (C) a corrente na lâmpada L2 será maior do que em L1.

(D) a corrente na lâmpada L3 será o dobro do que em L1. (E) a corrente na lâmpada L2 será a metade do que em L1.

41 A respeito do efeito fotoelétrico, pode–se afirmar que:

I – quanto maior o comprimento de onda da luz incidente maior o número de elétrons ejetados da superfície de um metal.

II – a velocidade máxima dos elétrons emitidos de uma superfície metálica depende da frequência da luz incidente e da função trabalho.

III – a energia dos fótons da luz incidente é transferida para os elétrons no metal de forma quantizada.

Sendo assim, a alternativa correta é:

(A) apenas a afirmativa II é verdadeira. (B) apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. (C) apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. (D) apenas a afirmativa III é verdadeira. (E) apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

QUÍMICA

Instrução: Leia o texto abaixo e responda à questão 42.

O mais grave acidente radioativo do Brasil completou 30 anos em 2017: a tragédia do césio 137, em Goiânia. Hoje, no local, há um terreno concretado, mas, na época, funcionava um ferro velho, onde dois funcionários romperam um equipamento de radioterapia. A substância radioativa se espalhou pela cidade e ocasionou quatro mortes, além de deixar mais de mil pessoas afetadas pela radiação e um trauma que não será esquecido.

(Texto adaptado disponível em http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/09/ cesio-137-o-mais-grave-acidente-radioativo-do-brasil-completa-30-anos.html. Acessado em 07/09/2017)

42 Sobre o elemento citado na reportagem, a afirmação correta é:

(A) todos os isótopos apresentam o mesmo número atômico, isto é, Z= 137. (B) todos os isótopos formam um cloreto de fórmula CsCl. (C) todos os isótopos, quando neutros, apresentam 55 prótons, 55 elétrons e 132 nêutrons. (D) todos os isótopos apresentam a mesma massa atômica. (E) todos os isótopos, quando neutros no estado fundamental, apresentam 6 elétrons de valência.

L1 L2 L3

- 18 -

Instrução: Leia as informações abaixo e responda às questões 43 e 44.

A estrutura abaixo representa um medicamento usado para combater alguns tipos de infecções, principalmente urinárias e intestinais.

Massa molar = 232 g/mol Características físicas: pó cristalino branco a quase branco ou amarelo pálido Solubilidade: praticamente insolúvel em água, solúvel em cloreto de metileno, pouco solúvel em acetona e

etanol. Solúvel em soluções diluídas de hidróxidos alcalinos Faixa de fusão: 225

oC a 231

oC

(Disponível em http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP[26604-1-0].PDF. Acessado em 07/09/2017)

43 Os grupos funcionais presentes na molécula são característicos das funções:

(A) aldeído, ácido carboxílico e amida. (B) cetona, fenol e amina. (C) aldeído, álcool e amida. (D) amina, cetona e ácido carboxílico. (E) álcool, amina e cetona.

44 A quantidade de matéria, em mol de átomos de hidrogênio, em um comprimido contendo 500 mg da substância é, aproximadamente,

(A) 2,32 mol (B) 2,32x10

-1 mol

(C) 2,59x10-2

mol (D) 1,51x10

-2 mol

(E) 2,16x10-3

mol

45 Um aluno, para estudar reações químicas, preparou três soluções aquosas usando os seguintes solutos:

solução 1: nitrato de sódio solução 2: cloreto de bário solução 3: sulfato de sódio

A seguir, realizou as seguintes misturas e anotou suas observações, conforme a tabela abaixo:

Mistura das soluções Resultado

1 + 2 Não formou precipitado

1+ 3 Não formou precipitado

2+ 3 Formou precipitado

A partir dos dados obtidos, o aluno pode concluir que em apenas uma mistura ocorreu reação química. Qual a

fórmula do precipitado obtido pelo aluno?

(A) NaCl (B) BaSO4 (C) NaNO3 (D) Na2SO4 (E) Ba(NO3)2

- 19 -

46 A ionização de um ácido fraco HA, com Ka = 2x10-5

a 25°C, pode ser representada pela equação:

HA + H2O H3O+ + A

-1

Qual das alternativas abaixo representa corretamente as informações sobre o sistema em equilíbrio

representado acima, a 25 oC?

(A) [A-1

] = [H3O+] < [HA]; pH < 7,0

(B) [HA] < [A-1

] < [H3O+]; pH = 7,0

(C) [A-1

] < [H3O+] < [HA]; pH < 7,0

(D) [A-1

] = [H3O+] = [HA]; pH > 7,0

(E) [H3O+] < [HA] < [A

-1]; pH < 7,0

47 Segundo o Guia de Medicamentos Genéricos do Ministério da Saúde, o medicamento dexclorfeniramina deve ser produzido na concentração de 0,4 mg/mL. Para crianças de 6 a 12 anos, o guia recomenda administrar três doses ao dia do medicamento, não excedendo 6 mg/dia. (Disponível em http://www.anvisa.gov.br. Acessado em

07/09/2017)

A partir das informações disponíveis, cada uma das doses recomendada pelo médico, para que o limite máximo diário não seja ultrapassado, para uma criança de 8 anos, deve ser:

(A) 5,0 mL (B) 6,0 mL (C) 8,0 mL (D) 10,0 mL (E) 15,0 mL

Instrução: Leia as informações abaixo e responda à questão 48.

A Coreia do Norte testou neste domingo (03/09) sua bomba atômica mais potente até o momento, um artefato termonuclear ou bomba H, que, segundo o regime, pode ser instalado em um míssil intercontinental. Se confirmado, isso representa um importante e perigoso aumento de suas capacidades militares.

(Disponível em http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/09/coreia-do-norte-anuncia-teste-com-bomba-de-hidrogenio.html. Acessado em 08/09/2017)

A tabela abaixo mostra a energia liberada por quilograma de combustível para três processos: queima de carvão,

fissão do urânio e fusão do hidrogênio.

Queima de carvão Fissão Nuclear Fusão Nuclear

3,3x104 kJ/kg 2,1x10

9 kJ/kg 3,4x10

11 kJ/kg

48 Usando os dados da tabela, qual seria a massa aproximada de carvão necessária para produzir a mesma energia obtida a partir de 1 g de combustível por processo de fusão nuclear?

(A) 10 kg (B) 1000 kg (C) 10000 kg (D) 10000000 kg (E) 1000000000 kg

- 20 -

4º BLOCO:

HISTÓRIA, GEOGRAFIA E LÍNGUA ESTRANGEIRA

HISTÓRIA

49 Associe as duas colunas, relacionando a época da história da Grécia às suas principais características.

1. Época homérica 2. Época arcaica 3. Época clássica 4. Época helenística

( ) Entre os anos de 336 e 146 a.C., período de decadência da pólis grega, que inclui os domínios macedônio e romano sobre a Grécia.

( ) Entre os anos de 1100 e 800 a.C., período em que os poemas Ilíada e Odisséia teriam aparecido.

( ) Entre os séculos V e IV a. C., período de consolidação da cidade-Estado e do apogeu da cultura grega.

( ) De 800 a 500 a.C., período de formação da cidade-Estado grega.

A sequência correta dessa associação é:

(A) 2; 4; 3; 1. (B) 1; 2; 3; 4. (C) 3; 1; 2; 4. (D) 1; 2; 4; 3. (E) 4; 1; 3; 2.

50 A sociedade romana era eminentemente agrária, mas com vida urbana intensa. Com as crises dos séculos III e IV, a escassez de mão de obra escrava levou os grandes proprietários a abandonarem as cidades e rumar para as suas villae (latifúndios), onde exploravam o trabalho dos colonus (antigos servos ou camponeses que se tornaram independentes). (Adaptado de PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental: geral e do Brasil. São Paulo: FTD, 1997.

p. 66).

Essa ruralização da sociedade romana diz respeito à transição:

(A) do feudalismo para o absolutismo. (B) da antiguidade ao medievo. (C) do helenismo ao feudalismo. (D) da sociedade clássica ao renascimento. (E) do urbanismo ao ruralismo.

51 Associe as duas colunas, relacionando a pessoa à sua respectiva biografia.

1.

Desmond Tutu

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=675122

( ) Foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afroamericana, de inspiração separatista. Defensor dos direitos dos afroamericanos que conseguiu mobilizar brancos e negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afroamericana.

2.

Muhammad Ali, nascido Cassius Marcellus Clay Jr https://www.opopular.com.br/editorias/esporte/40-frases-marcantes-da-vida-de-muhammad-ali-1.1097321

( ) Foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana.

- 21 -

3.

Martin Luther King Jr. https://fabiusmaximus.com/2017/01/16/republicans- remember-goldwater-on-martin-luther-king-jr-day/

( ) Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

4.

Malcolm X https://www.thinglink.com/scene/850712793475710978

( ) Foi um pugilista norteamericano, considerado um dos maiores da história do esporte. Perdeu o título mundial em 1967 e foi proibido de atuar por três anos e meio por ter se recusado a lutar no Vietnã.

5.

Nelson Mandela http://edition.cnn.com/2013/12/06/showbiz/XXXXXXXX-mandela-protest-song/index.html

( ) É um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid na África do Sul.

A sequência correta dessa associação é:

(A) 4; 5; 3; 2; 1. (B) 1; 2; 3; 4; 5. (C) 3; 5; 2; 4; 1. (D) 2; 1; 5; 3; 4. (E) 5; 3; 4; 1; 2.

52 Em setembro de ______, o país era surpreendido por uma grave denúncia: O PCB preparava uma nova insurreição comunista, liderada por um agente internacional denominado ______. Além de assalto ao poder, os revolucionários tramavam o assassinato de centenas de personalidades públicas e atentados a igrejas e prédios do governo. Um documento interceptado por militares atestava o plano. Na verdade, tratava-se de uma farsa montada pelo capitão do Exército (e militante ______), Olímpio Mourão Filho e utilizada como justificativa para ações energéticas do governo federal. Diante da “denúncia”, Vargas solicitou ao Congresso a decretação do estado de guerra, que lhe concederia mais poderes que os anteriores estados de sítio. Apesar de algumas resistências, em 1º de outubro os parlamentares deram ao presidente os poderes extraordinários. (CAMPOS,

Flávio de. Oficina de história: história do Brasil. São Paulo: Moderna, 1999. p. 238)

A alternativa que completa, corretamente, as lacunas é:

(A) 1945; Yuri; comunista. (B) 1933; Trótski; marxista. (C) 1937; Cohen; integralista. (D) 1940; Benito; fascista. (E) 1939; Prestes; nacionalista.

- 22 -

53 Em relação à história política do Brasil, é correto afirmar que a prisão dos membros do jornal O Pasquim está inserida no contexto

Capa do periódico O Pasquim após a prisão de quase toda a equipe do jornal. (Disponível em http://livrespensadores.net/o-pasquim-um-jornal-feito-por-livres-pensadores/. Acessado em 07/09/2017)

(A) da Revolução Constitucionalista de 1932. (B) do Regime Militar pós 1964. (C) do Desenvolvimentismo da década de 1950. (D) do Movimento Modernista de 1922. (E) da Intentona Comunista de 1935.

Instrução: Leia o texto abaixo e responda à questão 54.

Plebiscito e Referendo na história do Brasil

Previstos pelo Artigo 14 da Constituição, o plebiscito e referendo fazem parte do Capítulo dos Direitos Políticos e são mecanismos do exercício da soberania popular. Ambos são regulamentados pela Lei 9.709 de 1998. Esta Lei diz que “o Plebicisto e o Referendo são consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. Na história recente do Brasil, tivemos três consultas de caráter nacional feitas através de plebiscito ou referendo. Em ______ foi realizado o plebiscito sobre o sistema de governo, no qual as opções eram presidencialismo ou parlamentarismo. O país havia adotado o parlamentarismo em 1961 como forma de restringir os poderes do presidente João Goulart, por pressão dos

- 23 -

militares. No plebiscito, o povo decidiu pelo sistema presidencialista. Em 1993, ocorreu um novo plebiscito, também sobre sistema de governo, por determinação ______ que elaborou a Constituição de 1988. Como houve um debate muito intenso durante a Constituinte sobre sistema de governo, decidiu-se remeter o assunto para a decisão por plebiscito. Novamente, a sociedade decidiu manter o presidencialismo. Em 2005, foi realizado um referendo sobre ______ que havia sido estabelecida na Lei n° 10.826, de 2003.

(Texto adaptado de http://www.fespsp.org.br/noticia/plebiscito_e_referendo_na_historia_do_brasil. Acessado em 07/09/2017)

54 A alternativa que completa, corretamente, as lacunas é:

(A) 1961; do então presidente da República Itamar Franco; Reforma Política. (B) 1964; do Ministério Público Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (C) 1968; do Partido do Movimento Democrático do Brasil – PMDB; Programa Nuclear Brasileiro. (D) 1963; da Assembleia Nacional Constituinte; a proibição da comercialização de armas de fogo e

munição. (E) 1973; do Supremo Tribunal Federal; unificação das polícias civil e militar nos Estados brasileiros.

GEOGRAFIA

55 O desequilíbrio ambiental, cada vez mais crescente, provoca nos seres vivos uma mudança nas relações do ciclo natural que sustenta a vida no planeta. A ecologia surge como conhecimento multidisciplinar, apresentando conceitos fundamentais para o entendimento das relações dos seres vivos. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I – Os ecossistemas são sistemas dinâmicos resultantes da interdependência entre os fatores físicos do ambiente e dos seres vivos.

II – O habitat são grandes conjuntos relativamente homogêneos de um ecossistema. III – A biosfera é um grande conjunto de todas as formas de vida no planeta. IV – O termo biodiversidade abarca toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em

uma região ou em todo o planeta.

Estão corretas:

(A) apenas I e II. (B) apenas II e III. (C) apenas I, II e IV. (D) apenas I, III e IV. (E) I, II, III e IV.

56 Dependendo da figura geométrica utilizada para representar um mapa, as projeções podem ser classificadas. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I – A projeção cilíndrica é uma representação feita pela projeção de um cilindro na esfera terrestre. O resultado é uma representação planificada com menos distorções nas baixas latitudes.

II – A projeção cônica é uma representação realizada através de uma projeção de um cone. Nesta projeção, nas latitudes médias a distorção é menor.

III – A projeção Azimutal é representada sobre um plano que tangencia algum ponto da superfície terrestre, o uso da projeção para as regiões polares é muito comum, visto que melhora a visualização da região de altas latitudes.

IV – As projeções cartográficas têm o objetivo de representar um formato esférico terrestre em uma superfície plana.

Estão corretas:

(A) apenas I e II. (B) apenas I, II e III. (C) apenas I, II e IV. (D) apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

- 24 -

57 A pobreza pode ser considerada a falta de acesso à satisfação das necessidades consideradas mínimas para se ter uma vida digna e adequada na sociedade em que se vive. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I – As crises agudas de fome que vêm atingindo os países africanos nas últimas décadas coincidem com conjunturas climáticas e políticas adversas.

II – A pobreza no Brasil tem forte componente regional, a incidência de pobreza é mais acentuada nas áreas rurais do que as áreas urbanas.

III – Algumas explicações da elevada incidência de pobreza na região nordeste têm raízes na economia colonial, na estrutura fundiária que bloqueia o desenvolvimento regional, além dos processos de urbanização que não acompanham o movimento de industrialização na região.

IV – Nas últimas décadas, as pressões dos movimentos sociais não resultaram na difusão de serviços públicos básicos para a periferia das grandes e médias cidades, o que reduziu a incidência de pobreza urbana.

Estão corretas:

(A) apenas I e II. (B) apenas I, II e III. (C) apenas I, II e IV. (D) apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

58 O tema demografia e saúde são fortemente estudados e tratados pela gestão pública. Nesse sentido, qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?

“O saneamento dos centros urbanos tornou-se uma das prioridades nacionais, profissionais foram chamados pelo governo para estabelecer estratégias através de obras urbanísticas capazes de conter nas áreas urbanas, as _________________ que se propagam rapidamente”.

(Texto adaptado do Guia do Estudante 2015: atualidades. São Paulo: Abril, 2015.)

(A) Doenças epidêmicas. (B) Doenças endêmicas. (C) Doenças sociais. (D) Doenças demográficas. (E) Doenças marginais.

59 Os furacões são fenômenos climáticos com características bem definidas, quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras. Neste sentido, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso sobre o assunto.

( ) A circulação dos furacões ocorre em um formato circular, girando no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte.

( ) A circulação dos furacões está associada ao efeito coriólis, que é o resultado do movimento de rotação da Terra.

( ) Os tufões, por sua vez, são o mesmo que os furacões, recebendo esse nome apenas em algumas regiões específicas.

( ) O furacão é um sistema circular de movimentação de ar, resultante da formação de um sistema de baixa pressão sobre regiões oceânicas do planeta.

A sequência correta é:

(A) F; F; V; F. (B) V; F; F; V. (C) V; F; V; F. (D) V; V; F; V. (E) V; V; V; V.

- 25 -

60 Assinale a alternativa que preenche a lacuna do período abaixo.

Em um mapa de escala 1: 100.000, a distância real entre duas cidades é 15 km e a representação no mapa é de ______.

(A) 5 cm (B) 10 cm (C) 15 cm (D) 50 cm (E) 150 cm

LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS

Instrução: As questões 61 a 65 são referentes ao texto abaixo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

How the Apple Watch Could Change How We Treat Heart Disease

The new Apple Watch Series 3 gives users more real-time information about their heart than ever, and Apple hopes that it will also be able to alert users to potentially concerning heart beat patterns.

The current version of the Apple Watch already tracks heart rate. But the newest version comes with cellular built in, which means it can record heart rate continuously anywhere you have service. That could provide valuable, instantly accessible data for detecting when things might be awry with your heart—if it’s racing too fast when you’re at rest, for example. You can also set the monitor to alert you if your heart rate gets too high during a workout or dips too low while at rest.

The new Apple Watch will also be able to track your heart’s recovery after a workout during the cool-down period, which heart experts say is a critical measure of how fit your heart is. “Recovery is an important metric," says Dr. Eric Topol, a cardiologist and director of the Scripps Translational Science Institute. "It's shown in many studies that if the heart rate recovery is slow, that suggests the heart condition is not ideal, and you need better conditioning. Providing that information is a new step forward for Apple.”

Apple will be paying close attention to the data the new watch generates. The company is working with heart experts at Stanford University to study and analyze the data; they’re hoping to come up with algorithms to interpret the heart rate patterns so they can distinguish the worrisome rhythms from the not-so-concerning ones.

Real-time heart rate information may prove to be a useful feature for people wearing the watch, Topol says, since about 1-2% of adults in the U.S. suffer from atrial fibrillation, or abnormal beating of the heart, and don’t know it. Atrial fibrillation (AFib) can be a precursor to stroke and other heart issues, so detecting consistent blips in heart rate could be a useful way to alert people at risk for these conditions that they should see a doctor sooner rather than later. (FitBit, which sells wristwatches with continuous heart rate monitoring, said last month that they were researching how their wristbands can help people with AFib identify their abnormal heart beats.)

Having a continuous heart-rate reading can also alert people to conditions like sleep apnea. Peaks in heart rate while asleep, which wearers can see when they peruse the data when they wake, could signal periods of low oxygen flow to the body that are the sign of sleep apnea. That information could be helpful for doctors in diagnosing the condition.

The Apple Watch—and other continuous heart rate monitors from companies like FitBit—still have a long way to go before they can diagnose a heart condition. But Topol anticipates that once more people are able to track their heart rate and doctors are able to learn from that data, watches and the data they collect may soon be as good as heart doctors at detecting when something goes wrong. Already, small studies show that more sophisticated trackers can pick up concerning abnormal heart rates. With time, Topol says, "they are going to be pretty darn accurate."

Available at http://time.com/4938488/apple-watch-continuous-heart-rate-monitor/

61 The question that cannot be answered by the text is:

(A) What are some of the functionalities of the new Apple Watch? (B) Who is Eric Topol? (C) What is the average rate of adults who suffer from atrial fibrillation? (D) When will the new Apple Watch be available? (E) What university is Apple working with?

- 26 -

62 According to the text:

(A) The Apple Watch is on the way of becoming a great heart rate monitor, but still needs work. (B) The new Apple Watch will dominate the market. (C) No other heart tracker is as accurate as the Apple Watch. (D) Other heart tracker companies are worried about the new features of the Apple Watch. (E) The Apple Watch will replace common wristwatches.

63 Mark the alternative whose word with the suffix –ing has the same function of the word “reading” (l. 24).

(A) Sarah will have been living in Toronto for a decade next year. (B) That was really frightening. (C) Jeremiah is designing a new game. (D) Rosemary opened a clothing store. (E) My father enjoys miniature building.

64 “They” (l. 32) refers to:

(A) Heart rates. (B) Studies. (C) Trackers. (D) People. (E) Heart doctors.

65 An expression composed of the same form of “low oxygen flow” (l. 26) is

(A) real-time information. (l. 1) (B) abnormal heart rates. (l. 32) (C) cool-down period. (l. 8-9) (D) instantly accessible data. (l. 5) (E) heart rate information. (l. 17)

LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL

Instrução: As questões 61 a 65 são referentes ao texto abaixo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Sangre derramada

El terrorismo fascinó siempre Albert Camus, que trató de algunos casos como el de los narodniki rusos, que pagaban con su vida la muerte del que mataban por “la causa”. Para el escritor francés había, en algunos rarísimos, cierta grandeza moral.

No es el caso de quienes, como acaba de ocurrir en Cambrils y en las Ramblas de Barcelona, embisten en el volante de una camioneta contra indefensos transeúntes –niños, ancianos, mendigos, jóvenes, turistas, vecinos- tratando de arrollar, herir y mutilar al mayor número de personas. ¿Qué quieren conseguir, demostrar, con semejantes operaciones de salvajismo puro, de inaudita crueldad, como hacer estallar una bomba en un concierto o un café? Las víctimas suelen ser, en la mayoría de los casos, gentes del común, muchas de ellas con afanes económicos, problemas familiares, tragedias, o jóvenes desocupados, angustiados por un porvenir incierto ________[1] mundo en que conseguir un puesto de trabajo se ha convertido en un privilegio. ¿Se trata de demostrar el desprecio que les merece una cultura que, desde su punto de vista, está moralmente envilecida porque es obscena, sensual y corrompe a las mujeres otorgándoles los mismos derechos que a los hombres? Pero esto no tiene sentido, porque la verdad es que el podrido Occidente atrae como la miel a las moscas a millones de musulmanes que están dispuestos a morir ahogados con tal de introducirse en este supuesto infierno.

Tampoco parece muy convincente que los terroristas del Estado islámico o Al-Qaeda sean hombres desesperados por la marginación y la discriminación que padecen en las ciudades europeas. Lo cierto es que buen número de los terroristas han nacido en ellas y recibido allí su educación, y se han integrado más o menos en las sociedades en las que sus padres o abuelos eligieron vivir. Su frustración no puede ser peor que la de los millones de hombres y mujeres que todavía viven en la pobreza (algunos en la miseria) y no se dedican por ello a despanzurrar a sus prójimos.

- 27 -

22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

La explicación está pura y simplemente en el fanatismo, aquella forma de ceguera ideológica y depravación moral que ha hecho correr tanta sangre ________[2] injusticia a lo largo de la historia. Es verdad que ninguna religión ni ideología extremista se ha librado de esa forma de obcecación que hace creer a ciertas personas que tienen derecho a matar a sus semejantes para imponerles sus propias costumbres, creencias y convicciones.

El terrorismo islamista es hoy día el peor enemigo de la civilización. Está detrás de los peores crímenes de los últimos años en Europa, ________[3] que se cometen a ciegas, sin blancos específicos, a bulto, en los que se trata de herir y matar no a personas concretas sino al mayor número de gentes anónimas, pues, para aquella obnubilada y perversa mentalidad, todos los que no son los míos –esa pequeña tribu en la que me siento seguro y solidario- son culpables y deben ser aniquilados.

Nunca van a ganar la guerra que han declarado, por supuesto. La misma ceguera mental que delatan en sus actos los condena a ser una minoría que poco a poco –como todos los terrorismos de la historia- irá siendo derrotada por la civilización con la que quieren acabar. Pero desde luego que pueden hacer mucho daño todavía y que seguirán muriendo inocentes en toda Europa como los catorce cadáveres (y los ciento veinte heridos) de las Ramblas de Barcelona y sembrando el horror y la desesperación en incontables familias.

Fragmento adaptado de Sangre derramada, por Vargas Llosa. Disponible en https://elpais.com/elpais/2017/08/19/opinion/1503153835_678637.html?id_externo_rsoc=FB_CC

61 Elige la alternativa que presenta las palabras correctas para rellenar los huecos 1, 2 y 3 del texto, respectivamente.

(A) Neste; y; esos. (B) En este; y; eses. (C) Neste; e; eses. (D) En este; e; esos. (E) Neste; e; estes.

62 De acuerdo con el artículo Sangre derramada, de Vargas Llosa, en el periódico El País, es posible garantizar que:

(A) el fanatismo y la frustración de los jóvenes son las causas del terrorismo. (B) según Vargas Llosa, los terroristas tienen alguna grandeza moral. (C) Albert Camus era un obsesionado por el islamismo. (D) el infortunio de los terroristas es semejante al de millones de que viven en la pobreza. (E) según el autor, la sociedad occidental es envilecida obscena y sensual.

63 Señala la opción cuyo sentido corresponde al mismo período que sigue.

“¿Qué quieren conseguir, demostrar, con semejantes operaciones de salvajismo puro, de inaudita crueldad, como hacer estallar una bomba en un concierto o un café?” (l. 6-8)

(A) ¿Con colectivas operaciones de puro salvajismo, de natural crueldad, como hacer estallar una

bomba en un concierto o un café, qué pretenden probar? (B) No sé qué buscan conseguir o demostrar con semejantes operaciones de salvajismo puro, de

inaudita crueldad, como explotar una bomba en un concierto o un café. (C) Nunca se sabrá lo que han conseguido probar con descargar un explosivo en un concierto o un café,

semejantes operaciones puramente de salvajismo. (D) ¿Con tales operaciones de salvajismo puro, de inaudita crueldad, como hacer estallar una bomba en

un concierto o un café, que han conseguido revelar? (E) No sabemos qué piensan lograr o explicar con tales operaciones de barbarie, de rara crueldad, como

descargar un artefacto en un baile o un café.

- 28 -

64 Lee las proposiciones y señala la respuesta correcta según el contexto del texto.

I – “La” (l. 20) es un pronombre que retoma la palabra “frustración” (l. 19). II – Se puede sustituir la palabra “Tampoco” (l. 16) por la palabra “también” sin problema. III – “La” (l. 20) es un pronombre que retoma la palabra “sociedades” (l. 19). IV – La expresión “a bulto” (l. 28) significa sin exactitud. (A) Sólo I y II están ciertas. (B) Sólo I y III están ciertas. (C) Sólo II está cierta. (D) Sólo III y IV están ciertas. (E) Sólo I y IV están ciertas.

65 Señala la alternativa que reúne todas las opciones correctas para sustituir las expresiones “con tal de” (l. 14); “ha hecho” (l. 23); “blancos” (l. 28) y “obnubilada” (l. 30).

(A) Desde que puedan; hizo; objetivo; ofuscada. (B) Como; se hace; claros; confundida. (C) Ya que; haría; cristalinos; alumbrada. (D) Con el propósito de; hazo; objetivos; obscurecida. (E) Ya que; hizo; albo; deslumbrada.