[ppt]powerpoint presentation · web viewsistema pdde interativo desde 2012 todas as escolas podem...

22
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA/MG SETOR PEDAGÓGICO – DIRE B SETOR FINANÇAS - DAFI PDE PRC/PROEMI-2016-2017-2018 www.escolasemredeblog.wordpress.com Categoria: Reunião Prof.ª Ma. Elaine F. Giacomelli

Upload: doannhu

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA/MG SETOR PEDAGÓGICO – DIRE B SETOR FINANÇAS - DAFI

PDE PRC/PROEMI-2016-2017-2018

www.escolasemredeblog.wordpress.comCategoria: Reunião

Prof.ª Ma. Elaine F. Giacomelli  

PROEMI – Edição 2016/2017O Programa Ensino Médio Inovador, instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir ao Redesenho dos Currículos do Ensino Médio.Nesta edição, o programa apresenta as seguintes alterações:Prioridade de atendimento de escolas com nível sócioeconômico baixo;Inclusão de “Mundo do Trabalho” com Campo de Integração Curricular (CIC);Substituição do termo “Macrocampo” por “Campo de Integração Curricular” (CIC) por expressar, de modo mais efetivo, a perspectiva interdisciplinar;Retirada de “Leitura e Letramento”, por este já estar contemplado no Campo de Integração Curricular “Acompanhamento Pedagógico”;Elevação do valor destinado às escolas rurais e/ou com nível sócioeconômico baixo;Elaboração de Relatórios de Atividades com foco na melhoria da ação de monitoramento.

Em caso de dúvidas ou auxílio, as escolas devem entrar em contato primeiramente com o COMITÊ ESTRATÉGICO do PDE Escola na S.R.E. Caso o Comitê Estratégico não consiga sanar o problema ou a demanda eles entrarão em contato com o Comitê Central e posteriormente repassarão a resposta para a escola. Esclarecemos que o Comitê Central não atenderá demandas enviadas diretamente das escolas, somente dos Comitês Estratégicos Regionais.

Alterações PAF/PDE Escola – PRC/PROEMI

Esclarecemos que as ações do Plano de Ações Financiáveis (PAF) referentes ao PDE Escola podem ser alteradas, refeitas ou adequadas às situações necessárias, desde que, sigas as legislações específicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Caixa Escolar do Estado de Minas Gerais.Da mesma forma, ações do Plano de Redesenho Curricular (PRC) referentes ao PROEMI – PDDE Qualidade podem ser alteradas, refeitas ou adequadas às situações necessárias.

Acompanhamento dos Planos de Ação dos Programas do Governo Federal

O acompanhamento é realizado pelo Comitê Regional formado por dois integrantes com acesso aos sistemas pertinentes ao programa.

É função do Comitê:Acompanhar as escolas estaduais na elaboração, execução e prestação de

contas.O programa não prevê recurso financeiro para visitas e atendimentos in loco, é recomendado parceria com os inspetores escolares.Contactar as diferentes Coordenações na SEE-MG (cada programa tem instruções e legislações específicas).

Como é realizada a descentralização de recursos através do Programa Dinheiro Direto na Escola?

Através de quatro modalidades:PDDE Básico (Manutenção).PDDE Integral (Novo Mais Educação).PDDE Estrutura (PDE Escola, Escolas Acessíveis, Água na Escola, Escola do Campo).PDDE Qualidade (PROEMI, Atleta na Escola, Escolas Sustentáveis, Mais Cultura).

Sistema PDDE Interativo Desde 2012 todas as escolas podem desenvolver seu planejamento estratégico, através do sistema do PDDE Interativo.

http://pddeinterativo.mec.gov.br Aba: Plano Estratégico PDE Escola – com recurso financeiro do MEC/FNDE Aba: Plano Estratégico Escola/Secretaria – sem recurso financeiro do MEC. O MEC repassa recursos financeiros, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), apenas para escolas priorizadas pelo PDE Escola, ou seja, escolas que apresentam baixo IDEB (nota de corte definida em legislação específica).

O PDE Escola é uma ferramenta de gestão DA escola e PARA a escola. Só será útil, portanto, se ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente.A ferramenta utilizada pelas escolas para realizar o seu planejamento é o PDDE Interativo (pddeinterativo.mec.gov.br).

Acompanhamento das Ações

Construção de portfólios.Álbum de Fotos.Relatório de acompanhamento das ações.

Alterações – recursos financeiros Os recursos financeiros são destinados ao desenvolvimento das propostas curriculares no ensino médio regular, na forma especificada nas Propostas de Redesenho Curricular (PRC), devidamente aprovadas pelos Comitês do Programa Estaduais e Distritais e serão empregados em:

I – na aquisição de material de consumo e na contratação de serviços necessários à implementação da Proposta de Redesenho Curricular;

II – na aquisição de equipamentos e mobiliários necessários à implementação da Proposta de Redesenho Curricular (PRC);

III – no ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos alunos-monitores, que atuarão como auxiliares dos professores na implementação da PRC.

Alterações PAF/PDE Escola – PRC/PROEMI

É fundamental que a escola tenha como base para as solicitações de alteração da AÇÃO, já aprovada pelo MEC, o DIAGNÓSTICO realizado no sistema do PDDE INTERATIVO do ano vigente. Ou seja, a nova AÇÃO deve estar coerente com a situação (DIAGNÓSTICO) do ano de solicitação de alteração.

No Plano de Ação Financiável (PAF / PDE Escola) é necessário que a unidade escolar informe qual “AÇÃO” (com seus respectivos recursos de CUSTEIO e CAPITAL) não será executada em prol da nova AÇÃO a ser executada (detalhada). Informando, também, referente à qual parcela (Principal ou Complementar) se refere. No PRC/PROEMI, Campo de Integração Curricular e “AÇÃO”.

Alterações PAF/PDE Escola – PRC/PROEMI

“JUSTIFICATIVA” de o “por que” tal ação não será mais executada, tendo, sempre, como base o “Diagnóstico” da situação da unidade escolar apresentado. Alertamos que o PDE Escola e PRC/PROEMI tem seu foco no Pedagógico, buscando a melhoria do ensino e aprendizagem e resultados educacionais dos alunos e que os recursos deverão ser priorizados para investimentos nos projetos pedagógicos da escola.

Alterações PAF/PDE Escola – PRC/PROEMIEsclarecemos que no momento da Prestação de Conta deve ser fornecida para o Financeiro da SRE uma cópia da ação anterior e da nova ação que comprove as mudanças realizadas, além da cópia da Ata do Colegiado justificando e concordando com as alterações, e a validação do Comitê Estratégico da SRE de sua jurisdição. [Alertamos que as alterações deverão ser aprovadas pelo Colegiado Escolar e Comitê Estratégico Regional ANTES da aquisição ou contratação de todo e qualquer item ou serviço]. É importante frisar que todas as escolas contempladas com recursos do FNDE, PDDE Qualidade, PDDE Estrutura (PDE Escola) deverão entregar uma cópia do Projeto aprovado, do PAF (disponível no sistema do SIMEC ou PDDE Interativo, conforme a classificação), para a Diretoria de Administração Financeira da SRE. Para que a mesma possa acompanhar a prestação de conta dos itens contemplados.

Classificação das Escolas

IDEB CLASSIFICAÇÃO ANO EM QUE FOI TRABALHADA A METODOLOGIA

2005 A 2008, 2009, 2010

2007 B e C 2009, 2010, 2011

2009 D 2011, 2012, 2013

2011 E 2014, 2015, 2016

Informamos que as escolas estaduais que receberam recursos do PDE Escola pertinente ao resultado do IDEB de 2005 e 2007, ou seja, classificação “A”, “B” e “C”(SIMEC) e que não fizerem a utilização dos valores pertinentes à Parcela Principal e Parcela Complementar deve efetuá-los até o fim deste ano corrente.Belo Horizonte, 12 de Maio de 2017.

Alterações PAF/PDE Escola – PRC/PROEMI PARA A NOVA AÇÃO É NECESSÁRIO QUE CONSTE: - PROBLEMA (detectado e priorizado); - ESTRATÉGIA (a ser adotada); - AÇÃO (a ser executada); - DETALHAMENTO (qual a finalidade da aquisição do referido item que justifique o desdobramento do PROBLEMA e a busca pela melhoria dos resultados educacionais dos alunos);

- PERÍODO (que será executado); - BENS E SERVIÇO (o que será adquirido ou contratado. Alertamos para o previsto na Portaria nº 448 / 2002 o nas orientações encaminhadas);

- NATUREZA DE DESPESA (se é de Custeio ou Capital); - FONTE (se é do PDE Escola ou de outra natureza).

Alterações PAF/PDE Escola – PRC/PROEMI

Um PLANO DE AÇÃO, uma MUDANÇA DE ITENS DE COMPRA em um projeto, que não esteja BEM DEFINIDO e MUITO CLARO não é um Plano passível de APROVAÇÃO. Alertamos para que a escola seja o mais CLARA, OBJETIVA e SUCINTA quanto a suas ESTRATÉGIAS e DETALHAMENTO das AÇÕES para sanar os PROBLEMAS selecionados em cada dimensão.

É necessário um desencadeamento lógico entre o PROBLEMA com a ESTRATÉGIA com a AÇÃO com o DETALHAMENTO e a aquisição, ou não, de BENS E SERVIÇOS.

O FNDE não financia itens como: Premiação em geral (tais como: troféu, medalha, jogos, entre outros artigos); Palestras motivacionais; CDs e DVDs gravados com conteúdo já veiculado pela TV ESCOLA ou por site de domínio público; Aquisição de material para uso individual do aluno (tais como: camiseta, caderno, lápis, borracha, entre outros artigos).

Nos casos de solicitação de formação de profissionais da educação efetivos é necessário ESPECIFICAR no DETALHAMENTO da AÇÃO em que período e carga horária será realizada a capacitação, o tema a ser trabalhado, o número de profissionais que serão capacitados e sua área de atuação. Alertamos para o caso específico de “FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”, quanto ao artigo 4º, do inciso I e II e parágrafo 1º da Resolução nº 49 de 11/12/2013, ao que se refere ao percentual de 15% (quinze por cento) do valor de CUSTEIO e sobre a titulação dos profissionais que serão contratados para realizar a ação. Voltamos a ALERTAR que os recursos do PAF / PDE – PROEMI não financiam palestras motivacionais.

Nos casos de “Transporte de docentes e/ou estudantes em excursão ou passeio educativo” é necessário constar no DETALHAMENTO o número de alunos e de professores que acompanharão a “excursão ou passeio educativo”, quantidade de viagens, todos os locais a serem visitados e qual objetivo pedagógico da ação. É recomendado que o VALOR TOTAL destinado a transporte seja de no máximo 15% do valor de CUSTEIO.

Nos casos de “JORNAIS E REVISTAS” é necessário constar no “DETALHAMENTO” se será ASSINATURA ou AQUISIÇÃO AVULSA. Em caso de ASSINATURA especificar QUAL o jornal ou a revista e o PERÍODO da assinatura.

Nos casos de “REPAROS” ou “SERVIÇOS” é necessário constar no “DETALHAMENTO” da Ação O QUÊ, QUAIS e QUANTOS itens serão “reparados”, “adquiridos” ou “confeccionados”. Alertamos que toda e qualquer alteração na infraestrutura da escola deve ter APROVAÇÃO da Rede Física da S.R.E. que a escola estadual esta vinculada.

Os valores informados para os itens a serem adquiridos com o recurso do FNDE devem ser compatíveis com os praticados no mercado.

Ata da reunião do Colegiado Escolar da Escola Estadual ................................., para troca de ítens constantes no plano estratégico do PDE Interativo – PROEMI/,,,,,,,,,., parcela ......... Aos .................. dias do mês de ..................... do ano de 2016 (dois mil e dezesseis), às ..... horas e ...... minutos, na sala da direção, reuniram-se os seguintes membros do Colegiado Escolar: Presidente: ...........................; Professor: ........................; Administrativo: ..................................., Estudante: ...........................................; Pai, Mãe ou Responsável: ..............................; Entidade e Grupo Comunitário: ....................................... Após verificar a presença de quorum suficiente, o presidente do Colegiado .................................declarou aberta a sessão. Iniciada a reunião, o Presidente explicou que o objetivo da mesma é a possível aprovação na troca de ítens constantes no plano estratégico do PDE Interativo – PROEMI. O item constante no plano é um ............. (modalidade Capital) no valor de R$ () que já foi adquirido e a ação já está contemplada. Por esse motivo a Escola deseja adquirir no lugar um .......... (modalidade Capital) para ser instalada na ..................................da Escola, esta medida irá contemplar diretamente os seguintes Campos de Integração Curricular do plano de ação: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa, atendendo a ação....... Outra possível troca analisada pelo colegiado escolar são os itens constantes no Plano de Ação:......................... . Os materiais de laboratório comprados na primeira remessa não foram utilizados porque na escola não existe um laboratório adequado para realização de aulas práticas e não foi possível realizar as reformas necessárias. Também os itens de compra almofadas e revistas em quadrinhos que foram adquiridas na primeira compra estão em perfeito estado de uso, os professores acham mais interessante que os alunos desenvolvam e montem suas próprias revistas. Os serviços de transporte e marcenaria contactados não são viáveis para a escola, o deslocamento é difícil e os valores cobrados pelos prestadores de serviço impossibilitam a realização da ação. Portanto, os itens enunciados serão substituídos pelos seguintes materiais adquiridos em livrarias: Papel A4, tesouras, color set, papel cartão, papel camurça, não tecido, grampo, pastas, estilete, canetas, papel sulfite, pincéis, tinta para pincel, espiral para encadernação, cartolina, errorex, marcador, fita crepe, fita adesiva, cola, EVA, pen drive. A troca desses materiais irá contemplar diretamente a construção própria pelos alunos de: revistas, cartazes, jornais e livros do CIC............ atendendo a ação .........desenvolvida na escola. Nada mais havendo a tratar, eu ................................., secretaria designada para esta reunião, lavrei a presente ata. Após lida e aprovada será assinada por todos os presentes.

................................-MG, ...... de ........................... de 2016. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AGRADECEMOS SUA ATENÇÃO!

A construção da democracia começa a se materializar diante das diretrizes e incentivos à participação da comunidade nas decisões da escola. (BORDINGNON)