powerpoint presentation - rodrigo elos.pdf · na praÇa eder sader vila madalena – sÃo paulo...

33

Upload: vuanh

Post on 16-May-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FILOSOFIA ELOS

Nosso jeito de construir relações

Responsabilidade Social começa

com Relacionamento Social

Vocês não podem levar

um gerente de banco pra favela!

Você está armado? 1

Você está armado? 2

NA PRAÇA EDER SADER VILA MADALENA – SÃO PAULO Março e abril de 2014

A EXPERIÊNCIA DO

Material desenvolvido com exclusividade para a GVT. Proibida circulação, duplicação ou uso sem a permissão do Instituto Elos.

OLHAR

O primeiro passo da Metodologia Elos é o Olhar. Esse é o momento de desenvolver uma visão apreciativa sobre a comunidade e o ambiente onde ela está localizada, mapeando as belezas, a riqueza de recursos e possibilidades.

AFETO

“Encontre a pessoa por trás da beleza e dos recursos: Que valores se escondem por trás das belezas, das histórias e da cultura local?” Este é o mote para que os jogadores comecem a se conectar com as pessoas das comunidades.

SONHO

Depois de descobrir belezas, recursos e talentos, os Mobilizadores são convidados a conversar com a comunidade sobre seus sonhos. É um momento de muita conexão, onde os participantes da formação criam espaço para que os moradores expressem suas melhores e mais profundas aspirações coletivas, indo além da prática comum de identificar problemas. Quanto mais genuíno, profundo e precioso é o sonho, mais apoio ele tem por parte de toda a comunidade.

Fotos: Gabriela Paina e Ju Hirschman

CUIDADO

O convite aqui é para que todos projetem juntos os sonhos que serão realizados nos dias de Mão na Massa. É também nesse momento que ocorre a captação de recursos, quando jovens e moradores percorrem a comunidade e seus arredores em busca de parcerias e materiais que possam ser usados durante o mutirão.

MILAGRE

Mão na massa para materialização da Praça

A etapa do Milagre convida jogadores, moradores e voluntários a colocar a mão na massa para materializar os sonhos da comunidade. Por meio do Jogo Oasis, todos dividem-se em grupos e definem frentes de trabalho. O convite é sempre para que cada pessoa ofereça seus talentos e venha em sua melhor versão. Ao final de dois dias pode-se notar o poder do coletivo em ação.

Fotos: Marcos Homna

Foto: Marcos Homna

Foto: Marcos Homna

Foto: Marcos Homna

Foto: Basurama.org CC BY-NC-SA 3.0

Foto: Marcos Homna

Fotos: Marcos Homna

CELEBRAÇÃO

Depois de tantas realizações, nada melhor que celebrar! A Celebração é a sexta disciplina da Metodologia Elos, momento em que todos se reúnem para ver o que construíram juntos. É também mais um momento de apreciar os diferentes talentos da comunidade. A Celebração na comunidade ocorre logo depois do fim da Mão na Massa.

Fotos: Marcos Homna

RE- EVOLUÇÃO

A Re-Evolução, última disciplina da Metodologia Elos, é um convite a impulsionar um novo ciclo de realizações a partir do que foi vivido. É o momento de pensar no futuro, de acolher os aprendizados e planejar ações a partir da iniciativa e autonomia de cada comunidade, de cada pessoa, encaminhando a energia mobilizada até aqui para materialização de novos sonhos.

Iniciativa Metodologia

Apresentação da Formação Oasis Training no projeto:

GVT convida moradores a melhorar espaços públicos nos bairros paulistanos onde atua. Empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa convergente, a GVT promove a integração com a vizinhança nas localidades onde atua ao identificar com os moradores um espaço público para ganhar melhoria. O Instituto Elos foi convidado pela GVT para facilitar a ação a partir de um OASIS Training, uma formação no Jogo OASIS - tecnologia social de mobilização cidadã desenvolvida pelo Instituto Elos. A ação em Santo Amaro é a segunda de uma série de quatro que acontecem até setembro também na Vila Madalena, Santana e Tatuapé. Os locais foram selecionados com base nas áreas onde a GVT construiu infraestrutura para oferecer serviços de internet banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa.

Na primeira ação, na Vila Madalena, o espaço público escolhido para a revitalização foi a praça Eder Sader, vizinha a um dos escritórios da GVT no bairro. Considerada abandonada e alvo de ações de vandalismo, a praça Éder Sader foi revitalizada com envolvimento da comunidade que buscou recursos e doações no próprio bairro e colocou a mão na massa para fazer uma transformação no espaço. O grupo envolvido continuará a acompanhar a manutenção e atuará em novas melhorias para a praça no futuro.

PROJETO GVT NA PRAÇA

Queremos fazer junto

com as pessoas?

websites:

www.institutoelos.org

www.guerreirossemarmas.net

contato: [email protected]