power point de história - 8ºa - nayara hadad e pedro lima

10
REVOLUÇÃO FRANCESA Nayara Hadad e Pedro Lima – 8° ano A ITV - 2015

Upload: alunoitv

Post on 09-Aug-2015

91 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

REVOLUÇÃO FRANCESA

Nayara Hadad e Pedro Lima – 8° ano AITV - 2015

Page 2: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

Revolução Francesa - O Início

Em 1789, a França atravessava uma grave crise econômica, cujo efeitos recaiam sobre o povo. Nessa época, a sociedade francesa estava dividida em três ordens ou estados: O primeiro estado constituído pelo clero, proprietário de 10% das terras da França, não pagavam impostos . O baixo clero, porem, vivia na miséria. O segundo estado era formado pela nobreza, proprietária de mais de 20% das terras do pais. Gozava de amplos privilégios, inclusive de não pagar impostos. O Terceiro estado era formado pelos burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses, estes últimos representado 80% da população. Viviam na miséria e, muitas vezes a sua situação era agravada por secas, enchentes e más colheitas. A burguesia estava descontente. Reivindicava a redução de taxas que provocavam o encarecimento de seus produtos . O rei convocou os estados gerais a uma assembleia formada pelos representantes dos três estados.

Page 3: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

Assembléia dos Estados Gerais

A Assembleia dos Estados Gerais reuniu-se no palácio de Versalhes . Eles entraram em conflito , enquanto o primeiro e o segundo estado defendiam o voto por ordem social , o terceiro estado reivindicava o voto por cabeça.

O terceiro estado se retirou e formou a assembleia nacional constituinte e se iniciou a Revolução Francesa.

Em 13 de julho, o povo tomou as ruas de Paris e foi a Queda da Bastilha o marco histórico da Revolução Francesa.

Foi formado a assembléia Nacional Constituinte e os membros republicanos acusaram o Rei Luís. O rei foi deposto e a assembleia elegeu a convenção nacional, no dia 22 de setembro foi proclamada a República.

Page 4: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

Convenção Nacional

Após a proclamação da república os revolucionários se dividiram em:

Girondinos: Majoritário, representava a alta burguesia

Jacobinos: Liderado por Robespierre, representava a média e baixa burguesia.

Planície: Também representava a alta burguesia.

Nesse tempo, a frança passou por uma série de crises e nesse ambiente se instalou o período do terror chefiado por Robespierre.

Em 1794 Robespierre foi guilhotinado e os girondinos voltaram ao poder e instalaram o diretório.

Page 5: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

O Diretório e o Golpe do 18 de Brumário

O poder executivo foi dado a cinco diretores escolhidos por uma assembléia com voto censitário.

No dia 18 de brumário (9 de novembro) Napoleão Bonaparte foi chamado a França e deu um golpe de estado , tomando o poder e instalando o Consulado, esse fato foi conhecido como o golpe do 18 de brumário. A revolução francesa chegava ao fim.

Page 6: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

NAPOLEÃO BONAPARTE

Nayara Hadad e Pedro Lima – 8° ano AITV - 2015

Page 7: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

Governo Napoleônico

Em 1799, o Diretório convocou Napoleão Bonaparte para participar do governo. No dia 9 de novembro desse mesmo ano, com o golpe do 18 de Brumário, foi elaborada nova Constituição, que instaurava o Consulado como forma de governo, inaugurando a era napoleônica.

A chamada Era Napoleônica envolveu dois períodos:

● Consulado (1799-1804): Caracterizado pela recuperação econômica da FRANÇA e também pela estabilização do poder político.

● Império (1804-1815): Napoleão Bonaparte desenvolveu sua corrida imperialista e dominou grande parte da Europa.

Page 8: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

O Consulado

No consulado o poder executivo era exercido por três cônsules, e o legislativo ficava a cargo das assembléias. Napoleão era o primeiro cônsul e tinha em suas mãos amplos poderes.

Napoleão promoveu a reforma do direito, elaborando o código civil napoleônico, o que consolidou as conquistas da burguesia ocorridas durante a revolução francesa, tais como a laicização do estado, a igualdade entre todos perante a lei, a propriedade privada, a liberdade econômica, a proibição das greves e da organização sindical e o restabelecimento da escravidão nas colônias.

Com o apoio da burguesia, em 1802, Napoleão fez um plebiscito e tornou-se cônsul vitalício.

Page 9: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

O Império

Em 1804, Napoleão fez realizar novo plebiscito, no qual 60% dos votantes confirmaram a instituição do regime político monárquico, e ele tornou-se imperador da França.

No plano interno, ocorreu o incentivo a agricultura e a indústria. No plano externo, Napoleão disputou com a Inglaterra a hegemonia política e econômica da Europa. Em 1805, enfrentou a terceira coligação contra a França, formada pela Inglaterra, pela Áustria e pela Rússia.

Para derrotar a Inglaterra, em 1806, Napoleão promulgou o Decreto de Berlim, fechando todos os portos europeus aos navios e às mercadorias que vinham da Inglaterra, ato conhecido como Bloqueio Continental. Os países que não aderiram ao bloqueio sofreram intervenção de Bonaparte.

Napoleão dominava praticamente toda a Europa, com exceção da Inglaterra. Tornou-se senhor absoluto da política europeia.

Page 10: Power Point de História - 8ºA - Nayara Hadad e Pedro Lima

O fim do Império Napoleônico

Em 1812, Napoleão empreendeu a Campanha da Rússia, mobilizando um exército de quase 600 mil homens para invadir esse país. A desastrosa Campanha da Rússia estimulou os países europeus a se rebelar contra a dominação francesa. Formou-se uma nova coligação contra a França, constituída por Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra.

Em 1813 em Leipzig, Napoleão foi derrotado. Assinou o Tratado de Fontainebleau, abdicando do trono francês, Luís XVIII, da dinastia. Bourbon foi convidado a retomar o poder. Napoleão recebeu a soberania da ilha de Elba, no Mediterrâneo, mas não foi muito longo no seu exilio. Em fevereiro de 1815 consegui fugir da ilha, foi para Paris e retomou o poder, sendo novamente aclamado o Imperador. O rei Luís XVIII, fugiu para a Bélgica.

Napoleão realizou o Governo dos Cem Dias. Foi definitivamente derrotado pelo Duque de Wellington, na Batalha de Waterloo, na Bélgica. Aprisionado foi deportado para a ilha de Santa Helena, onde faleceu em 1821.

Com a derrota definitiva de Napoleão, a monarquia absolutista foi restaurada na França, sob o governo de Luís XVIII.