postos de atendimento de saúde

16
Postos de Saúde Saúde na fila de espera

Upload: sandraprado

Post on 17-Aug-2015

59 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Postos de Atendimento de Saúde

Postos de Saúde

Saúde na fila de espera

Page 2: Postos de Atendimento de Saúde

EMEF Dona Jenny GomesTCA ( Trabalho Colaborativo Autoral )

Grupo de estudosAlunos do 9º ano A

Daniel VitorWesley SantosJoão VictorDanilo GasparLuccas RogérioYasmin IsabellaJonatha Santos

Page 3: Postos de Atendimento de Saúde

Justificativa

Escolhemos esse tema porque grande parte da sociedade paulistana possui várias dificuldades com os atendimentos em postos públicos. Também, queremos analisar as causas desses problemas para se observar os pontos que ainda podem ser melhorados.

Page 4: Postos de Atendimento de Saúde

Objetivo

Nosso objetivo é analisar e fazer um levantamento dos problemas que temos nas unidades de saúde por meio de pesquisas, prioritariamente, em sites especializados. Com isso, divulgar na nossa escola os dados das maiores e constantes dificuldades dos pacientes.

Page 5: Postos de Atendimento de Saúde

Atendimento SUS

Page 6: Postos de Atendimento de Saúde

“A criação do SUS possibilitou a melhoria do acesso da população, mas essa melhoria do acesso ainda não é suficiente para cobrir as necessidades de saúde. Mais da metade dos gastos totais em saúde no país são gastos privados. Os gastos públicos não alcançam 50%. Nos países que têm realmente sistemas universais de saúde, os gastos públicos correspondem a 80%”, disse Lígia Giovanella, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública.

Page 7: Postos de Atendimento de Saúde

Pacientes que estavam na fila por atendimento reclamaram do número reduzido de médicos no local. "Cheguei por volta das 11h e ainda não fui chamada para atendimento. Tem apenas um médico trabalhando. Tem paciente que foi embora sem ser atendido", disse a dona de casa Sônia Gonçalves.

Page 8: Postos de Atendimento de Saúde

Problemas de Pesquisa

Durante a pesquisa, tivemos vários percalços para serem superadas. Dentre eles, podemos citar:

Dificuldade para entrevistar médicos e pacientes;Dificuldades de acesso aos postos de saúde;Reconhecer os sites especializados e confiáveis;

Page 9: Postos de Atendimento de Saúde

Atendimento médico em UBs e AMAs

• O termo AMA (Assistência Médica Ambulatorial) foi criado na gestão do prefeito José Serra (PSDB) para designar ambulatórios de pronto-atendimento. Trata-se de uma espécie de pronto-socorro destinado a resolver apenas ocorrências de baixa complexidade, que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente. 

Page 10: Postos de Atendimento de Saúde

MetodologiaEm nossa pesquisa, nós nos dividimos em grupos de trabalho. A partir daí, discutimos os temas e subtemas. Refletimos sobre os principais problemas e passamos à organização dos capítulos. Acessamos os sites especializados e confiáveis, segundo a comunidade científica. Em seguida, começamos a produzir o TCA.

Page 11: Postos de Atendimento de Saúde

• Qual tipo de atendimento será feito pelos médicos estrangeiros?De acordo com o Ministério da Saúde, os especialistas vão atuar na Atenção Básica. Eles deverão trabalhar em ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes e famílias. Estão previstos nas atividades deles:

Page 12: Postos de Atendimento de Saúde

• A realização de pré-natal em gestantes;

• atendimento a intercorrências clínicas e pequenas urgências (infecções respiratórias agudas, dengue, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras);

• acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças; diagnóstico e tratamento de pessoas com diabetes, hipertensão, asma, depressão, tuberculose e outras doenças crônicas;

• pequenos procedimentos como sutura, lavagem de ouvido, retirada de unha encravada, dentre outros.

Page 13: Postos de Atendimento de Saúde

O que aprendemos:

• Aprendemos que mesmo tentando fazer com o que nosso governo invista na saúde pública, os recursos para esta área são escassos. De acordo com Eleuses Paiva, apenas 3,8% do PIB nacional é responsável por atender 85% da população brasileira. E para que nós possamos obter melhorias nessas unidades, é necessário maiores investimentos. Devido ao baixo financiamento na área da saúde pública no país, existem, aproximadamente, 120 milhões de brasileiros dependentes, exclusivamente, dos serviços prestados pelo SUS.

•  

Page 14: Postos de Atendimento de Saúde

Considerações Finais

Concluímos que os postos de saúde são ruins no atendimento, na falta de médicos, e também poucos remédios para a população. O governo precisa investir mais nos postos de saúde públicos, contratar mais médicos, trazer médicos estrangeiros, investir nos jovens estudantes da medicina.

Page 15: Postos de Atendimento de Saúde

Agradecimentos• Agradecemos a todos os professores e amigos

que nos ajudaram a nós a produzir o trabalho.

Page 16: Postos de Atendimento de Saúde