posse da direção...quer que tu vás.' 20jesus lhe respondeu: 'as raposas têm suas to - cas e as...

20
Igreja Nossa Senhora de Fátima 29 de junho de 2020 Presidente da Celebração Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Biênio 2020 - 2022 Missa em Posse da Direção

Upload: others

Post on 27-Jan-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Igreja Nossa Senhora de Fátima

    29 de junho de 2020

    Presidente da Celebração

    Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

    Tribunal de Justiça do Estado de Minas GeraisBiênio 2020 - 2022

    Missa em

    Posse da Direção

  • Empossandos

    Presidente Desembargador Gilson Soares Lemes

    Primeiro Vice-Presidente Desembargador José Flávio de Almeida

    Segundo Vice-Presidente Desembargador Tiago Pinto

    Terceiro Vice-Presidente Desembargador Newton Teixeira Carvalho

    Corregedor-Geral de Justiça Desembargador Agostinho Gomes de Azevedo

    Vice-Corregedor-Geral de Justiça Desembargador Edison Feital Leite

    Biênio 2020 - 2022

  • Irmãs e Irmãos em Cristo. Saúde e Paz!

    Nesta data em que celebramos com júbilo e damos ação de graças à posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é justo que ergamos nossos olhares aos céus para agradecer a bondade Divina, que orientou a escolha de tão ilustres e preparados magistrados.

    Queira Deus que todos estejam compenetrados de sua missão, com espírito cristão, e possam conduzir os destinos do Tribunal em nosso Estado de modo a, cada dia mais, distribuir Justiça de forma célere e equânime. O papel da Justiça, todos sabemos, é o de distribuir a paz social, sem discriminar os cidadãos por qualquer razão, exatamente dentro dos desígnios de Deus.

    Oremos para que nossas irmãs e nossos irmãos desembargadores Gilson Soares Lemes, José Flávio de Almeida, Tiago Pinto, Newton Teixeira Carvalho, Agostinho Gomes de Azevedo e Edison Feital Leite tenham uma gestão iluminada e ofereçam à gente mineira grande progresso social, espalhando esperança e felicidade.

    Da mesma forma, oremos pelos que encerram seus mandatos, desejando que permaneçam no caminho da prestação de serviços aos mineiros, em sua tarefa de distribuir justiça e paz social.

    "Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. Miquéias 6, 8

  • 5

    Ritos IniciaisCANTO DE ENTRADA

    Música Instrumental: Jesus Alegria dos Homens – Johann Sebastian Bach

    ACOLHIDA

    Dom Walmor: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    Assembleia: Amém.

    Dom Walmor: A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

    Assembleia: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

    ATO PENITENCIAL

    Dom Walmor: É a misericórdia de Deus que nos faz recomeçar e nos faz viver. Ao Senhor, ardente de compaixão por nós, reco-nheçamos nossas faltas e peçamos perdão.

    Música: Kyrie Eleison – Susan Thrift

    Senhor, que viestes salvar Os corações arrependidos Kyrie eleison, eleison, eleison Kyrie eleison, eleison, eleison

  • 6

    Ó, Cristo, que viestes chamar Os pecadores humilhados Christe eleison, eleison, eleison Christe eleison, eleison, eleison

    Senhor, que intercedeis por nós Junto a Deus Pai que nos perdoa Kyrie eleison, eleison, eleison Kyrie eleison, eleison, eleison

    Dom Walmor: Deus, todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

    Assembleia: Amém.

    ORAÇÃO DO DIA

    Dom Walmor: Oremos

    Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Assembleia: Amém.

    Liturgia da Palavra1ª LEITURA (Am 2,6-10.13-16)

    L1 - Leitura da Profecia de Amós

  • 7

    6Isto diz o Senhor: 'Pelos três crimes de Israel, pelos seus qua-tro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente, pelo preço de um par de chinelos; ⁷pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, pro-fanando meu santo nome; ⁸deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus. ⁹Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaú-dos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raízes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, duran-te quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus. 13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça car-regada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajo-sos fugirá nu, naquele dia', diz o Senhor.

    — Palavra do Senhor.

    Assembleia: Graças a Deus.

    SALMO RESPONSORIAL (Sl 138)

    Música: Sonda-me – Susan Thrift

    Senhor Eu sei que tu me sondas Sei também que me conheces Se me assento ou me levanto Conheces meus pensamentos Quer deitado ou quer andando Sabes todos os meus passos

  • 8

    E antes que haja em mim palavras Sei que em tudo me conheces

    Senhor, eu sei que tu me sondas Senhor, eu sei que tu me sondas Senhor, eu sei que tu me sondas Senhor, eu sei que tu me sondas

    Deus, tu me cercaste em volta Tuas mãos em mim repousam Tal ciência é grandiosa Não alcanço de tão alta Se eu subo até o céu Sei que ali também te encontro Se no abismo está minh'alma Sei que aí também me amas

    Senhor, eu sei que tu me sondas Senhor, eu sei que tu me sondas Senhor, eu sei que tu me sondas Senhor, eu sei que tu me sondas

    Senhor, eu sei que tu me amas Senhor, eu sei que tu me amas Senhor, eu sei que tu me amasSenhor, eu sei que tu me amas

    ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

    Diácono ou Presbítero: Dom Walmor, dá-me a tua bênção.

    Dom Walmor: O Senhor esteja em teu coração e em teus lá-bios, para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

    Diácono ou Presbítero: Amém.

  • 9

    CANTO DE ACLAMAÇÃO

    Música: Hallelujah – Leonard Cohen (em Português)

    Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

    Ó Pai, eu quero te amarTocar o teu coração e me derramar aos teus pésMais perto quero estar, SenhorE te adorar com tudo o que souE te render glória e aleluia.

    Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

    EVANGELHO (Mt 8,18-22)

    Diácono ou Presbítero: O Senhor esteja convosco.

    Assembleia: Ele está no meio de nós.

    Diácono ou Presbítero: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.

    Assembleia: Glória a vós, Senhor.

    Naquele tempo; 18Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mes-tre da Lei aproximou-se e disse: 'Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás.' 20Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm suas to-cas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.' 21Um outro dos discípulos dis-se a Jesus: 'Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai.' 22Mas Jesus lhe respondeu: 'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.

    — Palavra da Salvação.

  • 10

    Assembleia: Glória a vós, Senhor.

    PRECE DA COMUNIDADE

    Dom Walmor: Rezemos com alegria ao Senhor, que hoje nos chama a uma aliança de amor e digamos.

    Assembleia: Senhor, escutai a nossa prece!

    Leitor: PARA que a Igreja atue sempre como mensageira da paz e da unidade, e como obediente cumpridora das determina-ções do vosso Espírito, rezemos ao Senhor.

    Assembleia: Senhor, escutai a nossa prece!

    Leitor: PELO Santo Padre, o Papa Francisco, pelo nosso Arcebis-po, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, seus bispos auxiliares e os sacerdotes, para que, cheios do Espírito Santo, anunciem ao povo de Deus o Evangelho e a graça, rezemos.

    Assembleia: Senhor, escutai a nossa prece!

    Leitor: POR todas as famílias e em especial pelas famílias dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, para que sejam testemunho de paz e união e possam disseminar os valores do respeito e da solidariedade, rezemos ao Senhor.

    Assembleia: Senhor, escutai a nossa prece!

    Leitor: POR todos os que têm a missão de aplicar o Direito e realizar a Justiça, para que tenham sabedoria e equilíbrio no enfrentamento dos desafios que lhes são postos e para que o Evangelho seja inspiração no modo de agir, rezemos ao Senhor.

    Assembleia: Senhor, escutai a nossa prece!

  • 11

    Leitor: PARA que haja sempre em nós alegria e a fortaleza do Es-pírito Santo, a fim de testemunhar quão sublime é vosso nome, rezemos.

    Assembleia: Senhor, escutai a nossa prece!

    Leitor: POR todos nós, para que, comungando dos mesmos ideais humanos e cristãos, possamos ser conforto, apoio e soli-dariedade junto à nova direção do Tribunal de Justiça, vivendo todos uma real e eficaz esperança de dias melhores em nosso estado, rezemos ao Senhor.

    Assembleia: Senhor, escutai a nossa prece!

    Dom Walmor: Ó Deus, instruídos pelo ensinamento de vosso Filho, fazei-nos cada vez mais servidores de vosso reino. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

    Assembleia: Amém.

    Liturgia EucarísticaCANTO DAS OFERENDAS

    Música Instrumental: Kanon em Ré Maior – Pachebel

    Dom Walmor: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do tra-balho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida.

    Assembleia: Bendito seja Deus para sempre.

  • 12

    Dom Walmor: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.

    Assembleia: Bendito seja Deus para sempre.

    Dom Walmor: De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo ofereci-do que vos agrade, Senhor, nosso Deus.

    Dom Walmor: Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

    Assembleia: Receba o Senhor, por tuas mãos, este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

    ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

    Dom Walmor: Ó Deus, que nos assegurais os frutos dos vossos sacramentos, concedei que o povo reunido para vos servir cor-responda à santidade dos vossos dons.

    Por Cristo, nosso Senhor.

    Assembleia: Amém.

    ORAÇÃO EUCARÍSTICA NºII

    Dom Walmor: O Senhor esteja convosco.

    Assembleia: Ele está no meio de nós.

  • 13

    Dom Walmor: Corações ao alto.

    Assembleia: O nosso coração está em Deus.

    Dom Walmor: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

    Assembleia: É nosso dever e nossa salvação.

    Dom Walmor: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

    Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso salvador e redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria.

    Ele, para cumprir a vossa vontade, e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão, a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição.

    Por ele os anjos celebram vossa grandeza, e os santos procla-mam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando a uma só voz:

    Música: Santo, Senhor Deus – Denis Sales

    Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo. O céu e a terra proclamam, proclamam a Vossa Glória!

    Hosaaana, hosaaana,Hosaaana, nas alturas. (2x)

    Bendito aquele que vem, em nome do Senhor (2x).

    Hosaaana, hosaaana, Hosaaana, nas alturas. (2x).

    Dom Walmor: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda

  • 14

    santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e † o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

    Assembleia: Santificai nossa oferenda, ó Senhor.

    Dom Walmor/CC: Estando para ser entregue e abraçando livre-mente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:

    TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

    Dom Walmor/CC: Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos dizendo:

    TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

    Dom Walmor: Eis o mistério da fé!

    Assembleia: Todas as vezes que comemos deste pão e be-bemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, en-quanto esperamos a vossa vinda.

    Dom Walmor: Celebrando, pois, a memória da morte e ressur-reição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

    Assembleia: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta.

    Dom Walmor: E nós vos suplicamos que, participando do

  • 15

    Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

    Assembleia: Fazei de nós um só corpo e um só espírito.

    1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja, que se faz presente no mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Francis-co, com o nosso bispo Walmor e todos os ministros do vosso povo.

    Assembleia: Lembrai-vos, ó Pai da vossa igreja.

    2C: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que mor-reram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

    Assembleia: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos.

    Dom Walmor: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de to-dos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Ma-ria, mãe de Deus, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

    Assembleia: Concedei-nos o convívio dos eleitos.

    Dom Walmor/CC: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus pai todo- poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

    Assembleia: Amém, amém, amém.

    RITO DA COMUNHÃO

    Dom Walmor: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:

  • 16

    Assembleia: Pai nosso que estais nos céus...

    Dom Walmor: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

    Assembleia: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.

    Dom Walmor: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos após-tolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, se-gundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

    Assembleia: Amém.

    Dom Walmor: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

    Assembleia: O amor de Cristo nos uniu!

    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

    Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

    Dom Walmor: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o peca-do do mundo.

    Assembleia: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

    Dom Walmor: Que o Corpo e o Sangue de Cristo me guardem para a vida eterna.

  • 17

    CANTO DA COMUNHÃO

    Música: Oração de São Francisco

    Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz Onde houver ódio, que eu leve o amor Onde houver ofensa, que eu leve o perdão Onde houver discórdia, que eu leve a união Onde houver dúvida, que eu leve a fé

    Onde houver erro, que eu leve a verdade Onde houver desespero, que eu leve a esperança Onde houver tristeza, que eu leve alegria Onde houver trevas, que eu leve a luz

    Ó mestre, fazei que eu procure mais Consolar que ser consolado Compreender que ser compreendido Amar que ser amado Pois, é dando que se recebe É perdoando que se é perdoado E é morrendo que se vive Para a vida eterna

    Ó mestre, fazei que eu procure mais Consolar que ser consolado Compreender que ser compreendido Amar que ser amado Pois, é dando que se recebe É perdoando que se é perdoado E é morrendo que se vive Para a vida eterna

  • 18

    Música: Ave Maria – Franz Schuber

    Ave Maria Gratia plena Maria Gratia plena Maria Gratia plena Ave, ave dominus Dominus tecum Benedicta tu in mulieribus Et benedictus Et benedictus fructus ventris Ventris tui, Jesus Ave Maria

    ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO

    Dom Walmor: Oremos

    Ó Deus, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que oferecemos em sacrifício e recebemos em comunhão, nos transmitam uma vida nova, para que, unidos a vós pela caridade que não passa, possamos produzir frutos que permaneçam.

    Por Cristo, nosso Senhor.

    Assembleia: Amém.

    Ritos FinaisDom Walmor: O Senhor esteja convosco.

    Assembleia: Ele está no meio de nós.

  • Dom Walmor: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.

    Assembleia: Amém.

    Dom Walmor: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.

    Assembleia: Graças a Deus.

    CANTO FINAL

    Música Instrumental: Ária da 4ª corda – Bach