porto - tambuladeira

4

Upload: worldspoonpt

Post on 07-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Vinhos do Porto

TRANSCRIPT

Page 1: Porto - Tambuladeira
Page 2: Porto - Tambuladeira

VINHO DO PORTOFalar do Vinho do Porto, não é apenas (e tanto) falar da paisagem vitícola singular das encostas do Vale do Douro, onde crescem As uvas de um vinho único no mundo. Para além desse “trabalho” da natureza, é falar da essência do Vinho do Porto, da tradição vitícola, da arte, do saber, do fazer, do viver, de todo um património sócio-cultural, em suma, da história de um povo, enriquecida de geração em geração e que jaz em cada uma das cerca de 120 milhões de garrafas que, anualmente, parte do Porto para os ‘lábios’ do mundo!Apesar de produzido com uvas do Douro e armazenado nas caves de Vila Nova de Gaia, o Vinho do Porto ficou conhecido pelo nome da cidade de onde é exportado para todo o mundo. A cultura da vinha na região do Douro remonta aos séculos III-IV, mas a designação de Vinho do Porto surge apenas na segunda metade do século XVII. A origem desta “descoberta” é polémica. Conta-se que os mercadores britânicos adicionaram aguardente aos vinhos durienses para evitar que eles azedassem nas longas travessias marítimas. O casamento entre os vinhos durienses e a aguardente deu lugar a este precioso néctar, fruto de um acaso feliz. Porém, já na época dos descobrimentos, o vinho era armazenado desta forma. Neste sentido, o que marca a singularidade do momento foram as castas utilizadas e a zona de produção.

O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes do Douro, a mais antiga Região Demarcada de vinhos do mundo, no Norte de Portugal. Mas, o que o torna tão especial e diferente dos outros vinhos? Além do clima único, a razão prende-se ao facto do processo de fermentação ser parado numa fase inicial através da adição de uma aguardente vínica neutra (com cerca de 77% de álcool). Um “segredo” que lhe confere uma doçura natural (visto que o açúcar das uvas não se transforma completamente em álcool) e um teor alcoólico mais forte do que o existente nos outros vinhos (entre 19 e 22º de álcool). O loteamento de vinhos e o envelhecimento também lhe conferem singularidade. No próprio Vinho do Porto, podemos também encontrar diferentes categorias: Porto Branco, os Portos tintos (Porto Ruby, Porto Tawny) e as categorias especiais LBV, Vintage (vinhos de anos e vindimas especiais, engarrafados cedo e com envelhecimento em garrafa). Divisão essa que não tem tanto a ver com a proveniência das uvas, mas essencialmente com a forma como o vinho é envelhecido.

“E pelo rio vai dourado o nosso brio, nos rabelos duma vida, e para o mundo vão garrafas cá do fundo, de uma gente envaidecida” palavras cantadas de Carlos Paião, que espelham o orgulho neste néctar português. Vinho do Porto reputado como o melhor vinho licoroso do mundo, aclamado como o Rei dos Vinhos, é, acima de tudo, um símbolo de portugalidade no mundo.

Page 3: Porto - Tambuladeira

Região: PORTO // Produtor: MARITÁVORA INVESTIMENTOS, LDA.Região: PORTO // Produtor: MARITÁVORA INVESTIMENTOS, LDA.

MARITÁVORA PORTOMARITÁVORA PORTO

Desde a sua fundação, em 1870, que se produzem

vinhos do Porto na Quinta de Maritávora. Em

1888, José Junqueiro Júnior, ganhou inclusivé, um

primeiro prémio num concurso internacional, em

Berlim, com um vinho seu.

No ano de 2003, a família decidiu dar início ao

engarrafamento dos seus vinhos sob a marca

Maritávora, terminando um ciclo de mais de cem

anos em que vendeu os seus vinhos do Porto a uma

prestigiada casa inglesa de exportação.

No entanto, foi apenas em 2010 que surgiram

os primeiros Maritávora Porto. Estes vinhos

são fruto de uma parceria com a empresa Barão

de Vilar (da família Van Zeller). Assim, as uvas

e vinhos generosos produzidos na Quinta de

Maritávora, são estagiados e envelhecidos junto

com os vinhos da Barão de Vilar, nas suas caves

em Vila Nova de Gaia. Os enólogos Jorge Serôdio

Borges e Álvaro van Zeller, procedem à selecção e

loteamento dos Maritávora Porto, de acordo com

o perfil que melhor representa a sua ligação ao

Douro Superior e à Quinta de Maritávora.

Page 4: Porto - Tambuladeira

MARITÁVORA PORTO tawny

MARITÁVORAportO WHITE

FICHA TÉCNICA

Maritávora Investimentos, Lda.

Gouveio, Donzelinho, Viosinho e Malvasia Fina

Este vinho consiste numa combinação de vinhos do porto novos amadurecidos em tonéis de madeira de carvalho, mantendo o carácter jovem e furtado.

19,5%

Pronto a ser servido. Pode ser apreciado como aperitivo ou digestivo.

PRODUTOR

CASTAS

ÁLCOOL

CARACTERÍSTICAS

SERVIÇO

FICHA TÉCNICA

Maritávora Investimentos, Lda.

Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão

O Maritávora Tawny é um lote feito com vinhos do Porto seleccionados e estagiados em pequenas pipas de carvalho. Apresenta aromas de fruta madura, canela e frutos secos.

19,5%

Pronto a ser servido. Acompanha de forma excelente sobremesas não excessivamente doces. Também pode ser bebido como aperitivo, devendo servir-se ligeiramente refrescado.

PRODUTOR

CASTAS

ÁLCOOL

CARACTERÍSTICAS

SERVIÇO

38