portfólio de leonardo baratto

41
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SESI DEPOSITE AQUI SUA AVALIAÇÃO. A sua opinião é fundamental para melhorar nossos serviços.

Upload: leonardo-baratto

Post on 26-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Peças desenvolvidas durante o ano de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Portfólio de Leonardo Baratto

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SESIDEPOSITE AQUI SUA AVALIAÇÃO.A sua opinião é fundamental para melhorar nossos serviços.

Page 2: Portfólio de Leonardo Baratto

CONSTRUÇÃO CIVIL

Será exigida comprovação documental e obrigatório experiência na área de interesse. Os candidatos poderão ser chamados a atuar como instrutores dos

cursos profissionalizantes ministrados pelo SENAI em todo o Estado.

Interessados encaminhar currículo para: [email protected]

SENAI/RS seleciona Instrutores para contratos sem vínculo empregatício, para atuar em todas as regiões do estado, nas áreas de:

CONSTRUÇÃO CIVIL

Pedreiro, Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Assentador de Placas Cerâmicas, gesseiro;

ELETROELETRÔNICA

Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, CLP

METALMECÂNICA

Comandos Hidráulicos, Pneumáticos, Torno CNC, Fresagem

Page 3: Portfólio de Leonardo Baratto

SEA - STRATEGY EXECUTION ACADEMYPrincipais temas: Formação integrada em execução da estratégia explorando as mais avançadas

abordagens de gestão através de ferramentas práticas que estimulam o aprendizado.

Inclui o Jogo interativo Portfólio PowerTque simula uma situação de tomada de decisão estratégica envolvendo o portfólio de projetos de uma organização orientada à inovação.

Data: 28, 29 e 30/07 e 5 e 6/08 de 2011Realização: IEL-RS e 3GEN Gestão Estratégica

TORNANDO A INOVAÇÃO REAL: COMPROMETIMENTO, COMPORTAMENTO E CULTURA

Curso com Hitendra Patel - PhD. Diretor do IXL Center for Innovation, Excellence and Growth, Professor da Escola Hult International Business School (1º lugar em Experiência Internacional no

ranking do jornal Financial Times - Melhores Escolas de Negócios do Mundo em 2011)

Principais temas: desenvolvimento da capacidade de inovação, gestão de riscos e obtenção de resultados; formação de redes de relacionamento internas para a promoção da cultura da inovação

na empresa; métricas para direcionar e monitorar iniciativas.

Data: 6 e 7 julho de 2011Realização: IEL-RS, IXL Center for Innovation, Excellence and Growth (EUA) e Hult

International Business School (EUA)

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPRESARIAL.A MELHOR ESCOLHA PARA QUEM QUER

AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS.

EDUCAÇÃO EXECUTIVA IEL 2011

PROGRAMA EXCELÊNCIA EM LIDERANÇA.

1ª EDIÇÃO.

De 28 a 30/4 de 2011 ­ Bento Gonçalves/RS ­ Brasil

O IEL traz pela primeira vez ao Brasil, um curso da escola de negócios americana,

mundialmente reconhecida, Graduate School of Business da Stanford University. O

curso, redesenhado para empresários brasileiros, aborda como mobilizar o potencial

da inovação para o crescimento da sua empresa.

Page 4: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 5: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 6: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 7: Portfólio de Leonardo Baratto

NEGOCIAÇÕESCOLETIVAS

2011

Page 8: Portfólio de Leonardo Baratto

1. Negociação coletiva é processo de diálogo construtivo visando o aperfeiçoamento de instrumento normativo coletivo de regulação autônoma de condições gerais e especiais que, negociadas, instituem obrigações, deveres e direitos para os trabalhadores e empregadores.

2. No Brasil, existem duas modalidades de negociações coletivas, a saber: a) Convenções Coletivas de Trabalho, quando participam dos atos negociais entidades sindicais, de um lado de empregados e do outro de empregadores; b) Acordos Coletivos de Trabalho, quando do lado empregador tem-se uma ou mais empresas, e do lado dos trabalhadores, entidade sindical. Só, excepcionalmente empregados e empregadores poderão negociar diretamente, sem a participação de entidade sindical (CF/88, artigos 7º, XXVI e 8º, VI – CLT, artigos 611, 612, 617 e 618).

3. As Convenções e os Acordos Coletivos de Trabalho não são contratos coletivos de trabalho, embora semelhantes. Os Acordos e as Convenções têm caráter normativo, ou seja, obrigam e bene!ciam, e/ou oneram empregadores e trabalhadores das correspondentes categorias pro!ssionais, nas suas relações individuais de trabalho (CLT, artigo 611).Sendo as Convenções e os Acordos resultantes de negociação coletiva, é imperioso que decorram de necessária adequação de reivindicações e propostas apresentadas, examinadas, discutidas e aprovadas pelos interessados (CLT, artigo 612 e 613, III).

5. Fica claro que as reivindicações e propostas devem partir de prévia manifestação de Assembléia das respectivas categorias de trabalhadores e empregadores, assim como, a formalização !nal do respectivo instrumento negocial coletivo normativo. Essas manifestações devem estar consignadas em ata, com registro da presença dos interessados, integrantes das respectivas categorias, para assegurar legitimidade da representação e validade das negociações coletivas aperfeiçoadas nas Convenções ou nos Acordos.A Diretoria do Sindicato de Empregados e de Empregadores tem mandato e investidura administrativa da entidade sindical e não lhes cabe decidir sobre quais são os interesses coletivos legítimos das respectivas categorias, nem mesmo por delegação genérica da Assembléia. Cumpre-lhes convocar a Assembléia dos interessados, integrantes das respectivas categorias, para que eles deliberem de forma livre e consciente o que lhes convém ou não, de forma a legitimar a atuação do Sindicato, nos estritos limites do que deliberado coletivamente.

6. O objeto das negociações coletivas pode envolver condições gerais e especiais de trabalho e sua retribuição – salário. Ao estabelecer cláusulas de revisão salarial, deve ser evitada a !xação da majoração nos exatos percentuais dos indicadores (INPC, IPCA, IGPM-FGV, etc...), para que não se restabeleça a indexação dos salários e da economia, prática felizmente superada, e prevaleça a autonomia negocial (CF/88, artigo 7º, VI – CLT, artigos 613 e 621 – Lei nº 10.192/01, artigos 10 e 13).

Orientações

2

Page 9: Portfólio de Leonardo Baratto

DURAÇÃO:

40 horasTURNO INTEGRAL:

Manhã e noiteINCENTIVO: Passagem e refeiçãoPÚBLICO ALVO: Pessoas que desejam buscar qualificação neste segmento.INFORMAÇÕES:

Telefone: (51) 3362.6630CEP SENAI DE ARTES GRÁFICAS

Endereço: Av. Assis Brasil, 8450 – Bairro Sarandi

Os cursos do SENAI fazem a diferença na sua vida e no

mercado de trabalho.

Curso de Vidreiro

CURSO GRATUITO

Page 10: Portfólio de Leonardo Baratto

Programação: 8h30 - Credenciamento;9h - Palestra; 10h - Espaço para perguntas

10 de Junho de 2011.

Vagas limitadas.Ingresso: 1kg de alimento não perecível.

Local: Centro de Eventos FIERGSSalão de Convenções - Av. Assis Brasil, 8787Estudantes devem apresentar comprovante de matrícula e identidade.

INSCRIÇÕES GRATUITAS: 0800 51 8555ou pelo e-mail [email protected]

Estou onde ninguém imagina: o deslugar como ponto estratégico.

Quando não há espaço podemos inventá-lo.

Para ser vanguarda, olhe para frente. Não para o lado.

Fabrício Carpinejar

Tiago Matos Alexandre Fetter

Escritor, poeta, autor de 17 livros, colunista da Zero Hora, colaborador das revistas Cláudia, VIP e Contigo, conduz oficinas na Escola de Criatividade Prestroika em Porto Alegre e no Centro Cultural Barco em São Paulo. Escolhido pela Revista

Época como uma das 27 personalidades mais influentes na Internet.

Diretor de Whaterver da Perestroika, cargo supercool da escola de criatividade que revolucionou vários conceitos de educação

Palestra com

Palestra comMediador

APOIO: REALIZAÇÃO:

IEL/RS APRESENTA:

Jornalista e radialista, gerente artístico das rádios Atlêntida FM e Itapema FM, criador e âncora dos programas Discorama, Pretinho Básico e Laboratório do Dr. Fexter.

Page 11: Portfólio de Leonardo Baratto

Av. Assis Brasil, 8787 – Bairro SarandiPorto Alegre-RS-Brasil CEP: 91140-001

Fone : 55 51 3347.8636Fax: 55 51 3347.8626

www.centrodeeventosfiergs.com.br

Page 12: Portfólio de Leonardo Baratto

Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul

Av. Assis Brasil, 8787 - Bairro Sarandi - CEP 91140-001 - Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: + 55 51 3347.8743 - www.fiergs.org.brA FORÇA DA INDÚSTRIARIO GRANDE DO SUL

THE STRENGTH OF INDUSTRYLA FUERZA DE LA INDUSTRIADIE KRAFT DER INDUSTRIELA FORZA DELL ’ INDUSTRIALA FORCE DE L ’ INDUSTRIE

!" #$%& '( ")'**" !" #$%& '( ")'**"

!"#$%&'()*+#,--(./"%#,--(./"%業界の強さ 業界の強さ

!"#$%&!"#$%012%3456372%012%3456372

DE KRACHT VAN DE INDUSTRIE

Page 13: Portfólio de Leonardo Baratto

FIERGS: A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul representa 41 mil indústrias do Estado, através de 107 sindicatos patronais.

SESI: O Serviço Social da Indústria, administrado pela FIERGS e mantido pela iniciativa privada, oferece atividades voltadas à qualidade de vida do trabalhador. Dispões de 35 Centros de Atividades, com serviços em mais de 200 municípios.

SENAI: O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, também administrado pela FIERGS e mantido pelo setor privado, atua na formação profissional e na área de tecnologia. Está presente em 56 cidades com uma faculdade de Tecnologia, nove centros tecnológicos, oito escolas de educação profissional, 21 centros de educação profissional, 25 agências de educação profissional, 25 extensões e escolas semipermanentes e 43 escolas móveis.

IEL: O Instituto Euvaldo Lodi, gerido pela FIERGS, promove a interlocução entre as indústrias e as universidades, facilitando a atuação empreendedoras de estudantes, empresários e do meio acadêmico, articulando estágios de alunos nas organizações produtivas.

CNI: É a Confederação Nacional da Indústria. Reúne 27 Federações Industriais dos Estados brasileiros. Atua de maneira semelhante às câmaras de comércio.

Localização: Ao sul do Brasil, no coração do Mercosul, banhado pelo oceano Atlântico, próximo de cidades como São Paulo, Buenos Aires, Assunção, Santiago e Montevidéu.

População: 10,7 milhões de habitantes. A população resulta da múltipla imigração, com base para a economia diversificada do Estado.

Qualidade de vida: Indicadores como expectativa de vida (75 anos), Índice de Desenvolvimento Humano(0,832) e PIB per capita (US$ 11.828,70) estão acima da média nacional.

Economia: O Produto Industrial representa aproximadamente 24,6% do PIB do Estado, totalizando US$33,2bilhões. Os principais polos industriais com vocação exportadora são metalmecânico, químico, alimentos e bebidas, tabaco, couro e calçado.

Comércio: Os cinco principais destinos dos produtos do Rio Grande do Sul são China, Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Holanda. Já os maiores exportadores para o Rio Grande do Sul são Argentina, Nigéria, Argélia, Estados Unidos e China.

Infraestrutura: São 12.608 km de malha rodoviária, ligando os principais municípios e 3.259 km de ferrovias. Os nove aeroportos facilitam a logística do transporte de carga e de 3,5 milhões de passageiros ao ano. O Estado ainda possui quatro portos e um porto marítimo (2° maior do país).

A FORÇA DA INDÚSTRIA

Entidades da indústriaRIO GRANDE DO SUL

Page 14: Portfólio de Leonardo Baratto

DVD 18 minutos

A FORÇA DA INDÚSTRIARIO GRANDE DO SUL

!" #$%& '( ")'**" !" #$%& '( ")'**"

!"#$%&'()*+#,--(./"%#,--(./"%業界の強さ 業界の強さ

!"#$%&!"#$%012%3456372%012%3456372

DE KRACHT VAN DE INDUSTRIETHE STRENGTH OF INDUSTRYLA FUERZA DE LA INDUSTRIADIE KRAFT DER INDUSTRIELA FORZA DELL ’ INDUSTRIALA FORCE DE L ’ INDUSTRIE

DVD 28 minutos

A FORÇA DA INDÚSTRIARIO GRANDE DO SUL

Page 15: Portfólio de Leonardo Baratto

Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul

Av. Assis Brasil, 8787 - Bairro Sarandi - CEP 91140-001 - Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: + 55 51 3347.8743 - www.fiergs.org.br

A FORÇA DA INDÚSTRIA

RIO GRANDE DO SUL

THE STRENGTH OF INDUSTRYLA FUERZA DE LA INDUSTRIADIE KRAFT DER INDUSTRIELA FORZA DELL ’ INDUSTRIALA FORCE DE L ’ INDUSTRIE

!" #$%& '( ")'**" !" #$%& '( ")'**"

!"#$%&'()*+#,--(./"%#,--(./"%業界の強さ 業界の強さ

!"#$%&!"#$%012%3456372%012%3456372

DE KRACHT VAN DE INDUSTRIE

Page 16: Portfólio de Leonardo Baratto

Localização: Ao sul do Brasil, no coração do Mercosul, banhado pelo oceano Atlântico, próximo de cidades como São Paulo, Buenos Aires, Assunção, Santiago e Montevidéu.

População: 10,7 milhões de habitantes. A população resulta da múltipla imigração, com base para a economia diversificada do Estado.

Qualidade de vida: Indicadores como expectativa de vida (75 anos), Índice de Desenvolvimento Humano(0,832) e PIB per capita (US$ 11.828,70) estão acima da média nacional.

Economia: O Produto Industrial representa aproximadamente 24,6% do PIB do Estado, totalizando US$33,2bilhões. Os principais polos industriais com vocação exportadora são metalmecânico, químico, alimentos e bebidas, tabaco, couro e calçado.

Comércio: Os cinco principais destinos dos produtos do Rio Grande do Sul são China, Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Holanda. Já os maiores exportadores para o Rio Grande do Sul são Argentina, Nigéria, Argélia, Estados Unidos e China.

Infraestrutura: São 12.608 km de malha rodoviária, ligando os principais municípios e 3.259 km de ferrovias. Os nove aeroportos facilitam a logística do transporte de carga e de 3,5 milhões de passageiros ao ano. O Estado ainda possui quatro portos e um porto marítimo (2° maior do país).

Entidades da indústriaFIERGS: A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul representa 41 mil indústrias do Estado, através de 107 sindicatos patronais.

SESI: O Serviço Social da Indústria, administrado pela FIERGS e mantido pela iniciativa privada, oferece atividades voltadas à qualidade de vida do trabalhador. Dispões de 35 Centros de Atividades, com serviços em mais de 200 municípios.

SENAI: O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, também administrado pela FIERGS e mantido pelo setor privado, atua na formação profissional e na área de tecnologia. Está presente em 56 cidades com uma faculdade de Tecnologia, nove centros tecnológicos, oito escolas de educação profissional, 21 centros de educação profissional, 25 agências de educação profissional, 25 extensões e escolas semipermanentes e 43 escolas móveis.

IEL: O Instituto Euvaldo Lodi, gerido pela FIERGS, promove a interlocução entre as indústrias e as universidades, facilitando a atuação empreendedoras de estudantes, empresários e do meio acadêmico, articulando estágios de alunos nas organizações produtivas.

CNI: É a Confederação Nacional da Indústria. Reúne 27 Federações Industriais dos Estados brasileiros. Atua de maneira semelhante às câmaras de comércio.

A FORÇA DA INDÚSTRIARIO GRANDE DO SUL

Page 17: Portfólio de Leonardo Baratto

A FORÇA DA INDÚSTRIA

RIO GRANDE DO SUL

THE STRENGTH OF INDUSTRYLA FUERZA DE LA INDUSTRIADIE KRAFT DER INDUSTRIELA FORZA DELL ’ INDUSTRIALA FORCE DE L ’ INDUSTRIE

DVD 18 minutos

!" #$%& '( ")'**" !" #$%& '( ")'**"

!"#$%&'()*+#,--(./"%#,--(.業界の強さ 業界の強さ!"#$%&!"#$%012%3456372%012%3456372

DE KRACHT VAN DE INDUSTRIE

DVD 28 minutos

A FORÇA DA INDÚSTRIA

RIO GRANDE DO SUL

Page 18: Portfólio de Leonardo Baratto

“Aprender não é acumular certezas. Nem estar fechado em respostas.

Aprender é incorporar a dúvida e estar aberto a múltiplos encontros.”

(Paulo Freire).

COM JOSÉ AZEVEDO MARQUES NETO

PALESTRA: INTEGRAÇÃO NEGRO DE FUMO/POLÍMERO

José Azevedo Marques Neto é Diretor da Qualidade, Serviços

Técnicos e Sistema de Gestão Integrada para América do Sul da

Columbian Chemicals.

Não perca o primeiro Bate Papo Tecnológico,produzido do Núcleo

de Informação Tecnológica do SENAI CETEPO. Uma grande

!"!#$%&'()(*+ ")#)+ "#!,--'!&)'-.+ *-$%()&$*-+ *"*-/%'-)(!#*-+ &)-+

áreas de transformação da borracha e termoplásticos se atualizarem

e aprimorarem seus conhecimentos nessas tecnologias.

Local: CETEPO - Av. Presidente João Goulart, 682 - São Leopoldo/RS

Inscrições: [email protected] - Fone: 51 3589.4100

!"#$%#&'()#*#!"#$%&'$(&)*+,-./0&1(&)2+,-./0&3&Vagas Limitadas.

Realização: Apoio:

Page 19: Portfólio de Leonardo Baratto

“Aprender não é acumular certezas. Nem estar fechado em respostas.

Aprender é incorporar a dúvida e estar aberto a múltiplos encontros.”

(Paulo Freire).

COM JOSÉ AZEVEDO MARQUES NETO

PALESTRA: INTEGRAÇÃO NEGRO

DE FUMO/POLÍMERO

José Azevedo Marques Neto é Diretor da Qualidade, Serviços Técnicos e

Sistema de Gestão Integrada para América do Sul da Columbian Chemicals.

Não perca o primeiro Bate Papo Tecnológico,produzido do Núcleo de

Informação Tecnológica do SENAI CETEPO. Uma grande oportunidade para

!"#$%%&#'(&%)*+%,-.(',+%*+!+%/-&%(.#"+%*'(%*0"+(%*.+*,"('%1#"2(34#*.(*

5#""(67(*+*,+"2#!80%,&6#%*%+*(,-(8&9("+2*+*(!"&2#"("+2*%+-%*6#'7+6&2+',#%*

nessas tecnologias.

!"#$%#&'()#*#:#"(;*.(%*<=7>?2&'*@%*<A7>?2&'*B*Vagas Limitadas.

Realização: Apoio:

Local: CETEPO - Av. Presidente João Goulart, 682 - São Leopoldo/RS

Inscrições: [email protected] - Fone: 51 3589.4100

Page 20: Portfólio de Leonardo Baratto

Dorothy é uma garotinha que mora no interior dos EUA.

Certo dia, um tornado leva Dorothy e seu cãozinho Totó

para uma terra mágica, além do arco-íris. Na Terra de Oz,

ela conhece o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão. Eles

ficam amigos e saem em busca do grande Mágico de Oz

para realizarem seus desejos e ajudarem Dorothy a voltar

para casa.

Um espetáculo imperdível, apresentado em 4D e com

diversas técnicas de ilusionismo de levitação, movimentos

de cenário controlados por computador e efeitos especiais

para os espectadores sentirem vento e chuva.

O Mágico de OZ18 de Junho

Sábado Teatro do SESI

20hCentral de Atendimento SESI:

0800 51 8555

50% de desconto para usuários do Cartão

SESIMAX (titular e dependente). Promoção válida

somente para compra de ingressos do mezanino.

Page 21: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 22: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 23: Portfólio de Leonardo Baratto

Todos os nossos dias serão da mulher.

8 de Março. Dia Internacional da Mulher.

A criação pelo Governo do Estado do Rio

Grande do Sul da Secretaria de Políticas

para as Mulheres é uma grande conquista.

Mas também um enorme desafio. São várias

as prioridades. Uma delas é a geração da

autonomia econômica das mulheres, com

a capacitação de 40 mil mulheres para que

respondam a necessidades específicas dos

setores produtivos do Estado e tenham

melhor inserção no mercado de trabalho.

Não menos importante é a promoção de

políticas de enfrentamento à violência

contra as mulheres, com o fortalecimento

e rearticulação da rede de atendimento,

cuidado e acolhimento às vítimas. Também

será priorizada a assinatura entre os

governos estadual e federal do Pacto

Nacional de Enfrentamento à Violência

Contra a Mulher. Nossa caminhada será a

passos largos para ampliar a participação

das mulheres nos espaços de poder e

assim instituir novos valores e atitudes da

sociedade em relação às suas cidadãs.

Page 24: Portfólio de Leonardo Baratto

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO SESI PORTO ALEGRE

Os atendimentos são realizados na Travessa Leonardo

Truda nº 40, 7º andar, no Centro de Porto Alegre, com as

seguintes ações:

Educação e prevenção em saúde bucal;

Diagnóstico, controle e inativação das doenças bucais;

ratamento cirúrgico-restaurador;

Monitoramento periódico.

A Clínica Odontológica do Centro de Atividades SESI

de Porto Alegre atende nas seguintes especialidades:

Cirurgia

Tratamento de Canal

Odontopediatria

Tratamento da Gengiva

Prótese Dentária

A visita periódica ao dentista é muito importante:

Diagnóstico precoce de doenças bucais, promovendo

tratamentos mais conservadores e preventivos;

Redução dos gastos com tratamento curativos;

Controle das doenças bucais e manutenção da saúde

bucal;

Melhora da autoestima pela obtenção de um sorriso

bonito e saudável.

0800 51 8555

MAIS SAÚDE E BEM-ESTAR PARA

O TRABALHADOR.

O atendimento odontológico do SESI oferece a

garantia de serviços de alta qualidade, contando

com uma equipe de profissionais qualificados e

equipamentos e materiais de consumo de ponta.

A saúde bucal do trabalhador está diretamente

relacionada à saúde geral, sendo a boca a porta

de entrada de muitas doenças. Estudos recentes

mostram que aproximadamente 25% dos casos

de ausências frequentes ao trabalho estão

relacionados a problemas de saúde bucal ou

a outras doenças do organismo causadas por

essas deficiências

Page 25: Portfólio de Leonardo Baratto

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO SESI

PORTO ALEGRE

0800 51 8555

MAIS SAÚDE E BEM-ESTAR

PARA O TRABALHADOR.

Os serviços odontológicos

prestados pelo SESI se caracterizam

pela ênfase na atenção integral

à saúde bucal, envolvendo

procedimentos de promoção de

saúde, atenção clínica individual,

e atenção preventiva coletiva.

Contando com uma equipe de

profissionais qualificados, utilizando

equipamentos e materiais de

consumo de ponta, o atendimento

odontológico do SESI oferece

a garantia de serviços de alta

qualidade.

Page 26: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 27: Portfólio de Leonardo Baratto

A visita periódica ao dentista é muito

importante:

Diagnóstico precoce de doenças

bucais, promovendo tratamentos mais

conservadores e preventivos;

Redução dos gastos com tratamento

curativos;

Controle das doenças bucais e manutenção

da saúde bucal;

Melhora da autoestima pela obtenção de

um sorriso bonito e saudável

No Centro de Atividades SESI de Porto Alegre, é

oferecida uma série de serviços odontológicos,

visando o controle e a inativação das doenças

bucais e promovendo a manutenção da saúde

oral. Os atendimentos são realizados na Travessa

Leonardo Truda nº 40, 7º andar, no Centro de

Porto Alegre, com as seguintes ações:

Educação e prevenção em saúde bucal;

Diagnóstico, controle e inativação das

doenças bucais;

Tratamento cirúrgico-restaurador;

Monitoramento periódico.

A Clínica Odontológica do Centro de

Atividades SESI de Porto Alegre atende nas

seguintes especialidades:

Cirurgia

Tratamento de Canal

Odontopediatria

Tratamento da Gengiva

Prótese Dentária

Page 28: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 29: Portfólio de Leonardo Baratto

A qualidade do arroz produzido no nosso estado já

é reconhecido pelo seu alto rendimento de grãos

inteiros, translucidez e vitricidade. Mas o trabalho

do IRGA vai mais além. O Projeto Tecnologias mais

Limpas prevê a adoção de práticas de manejo na

lavoura e procedimentos na propriedade agrícola

que otimizam o uso de recursos naturais e insumos

agrícolas para o aumento da produtividade,

melhoria do processo produtivo e na qualidade

de vida das comunidades, na economicidade do

cultivo com menor impacto ambiental sobre a

área cultivada, áreas adjacentes e cursos de água.

Conheça mais detalhes deste projeto pelo site

www.irga.rs.gov.br .

PROJETO TECNOLOGIAS MAIS LIMPAS.

É o IRGA fazendo a sua parte pela qualidade do arroz e pela qualidade de vida.

Page 30: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 31: Portfólio de Leonardo Baratto

V Meeting de Inovação em Alimentos para a Saúde Tecnologia de Alimentos e o Controle da Obesidade

Uma oportunidade única de você ficar por dentro dos novos ingredientes dos produtos, da indústria e do mercado.

eMarketing - 600 x 750 px

29 de setembro de 2011.

Esta data promete novidades de

peso.

Page 32: Portfólio de Leonardo Baratto

O Instituto Euvaldo Lodi – IEL – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – certificam que

participou do V Meeting de Inovação em Alimentos para a Saúde, realizado no dia 29 de setembro de 2011, com duração de 9 horas, realizado no Centro de Eventos FIERGS.

Elisabeth UrbanSuperintendente do IEL/RS

Certificado - A4

Tecnologia de Alimentos e o Controle da Obesidade

V Meeting de Inovação em

Alimentos para a Saúde

Page 33: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 34: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 35: Portfólio de Leonardo Baratto

Federation of Industries of Rio Grande do Sul State - FIERGS

OIL AND GAS INDUSTRY

Page 36: Portfólio de Leonardo Baratto

Macro data:

· Population: 193 million (5th) · Average age: 29 · Language: Portuguese · Area: 8,514,877 sq km (5th) · Coastline: 7,491 km · GDP/PPP: $2.025 trillion (10th) · GDP per capita: $10,200 · GDP growth for 2010: 7% (projection) · Unemployment rate: 7.4%

Brazilian Oil and Gas Market: Highlights

· U$ 224 Billion - Petrobras’ investment plan (2010-2014)

· US$ 46 Billion - other oil companies (estimation) · Demand for new technologies · Regulation for local content · Government grant programs for innovation and

technology development · PROMINP – Federal Government program to

develop the local Oil & Gas industry · Stable institutional Environment

Highlights:

· 11 million inhabitants · Capital City: Porto Alegre · German and Italian immigration starting in year 1824 · School enrollment 98% (Brazil 92%) · Life expectancy 75 years (Brazil 72) · 2 Healthcare cluster in Brazil · 2 biggest industrial GDP

- 2 in metal industry - 2 in industrial machines - 2 in industrial electronics

· Technology Parks · Licence manufacturing · Local manufacturing by design

Expertise in Oil and Gas Supply:

· !"#$%&'()'*#+,-%./0'1.23'4/"2.5*-2/'#6'7/8.02"-2.#%'-%&'4-&-02"-9''49-00.5*-2.#%':'4744';</2"#="-0>

· Supply chain development for other oil companies

· Infra-structure in manufacturing ships, FPSO and Supply Boats:

- Company ENGEVIX – US$ 4 billion contract to build 8 FPSO for Petrobras - Company QUIP – US$ 7 billion contract to build platforms P-55 and P-63 - Wilson, Sons Shipyard – US$ 140 million contract to build tow-boats and

other watercrafts - Shipyard: Estaleiros do Brasil S.A. – US$ 420 million (under construction)

Page 37: Portfólio de Leonardo Baratto

Goals:

· !"#$%&'()*+,*-.",$(#"&$(/0($1'(.%&&',$(234(*,5')$6',$)(*,(7&"8*9( · Stimulate international cooperation and joint ventures, especially in these

main areas: - Industrial Automation; Compressed Natural Gas; Electric Actuators;

Engineering and Projects; Electro Eletronic and Mechanic Segments; Mechanical and Pneumatic Equipment; Metal-mechanics; Valves; Machines and Heavy Equipments; Engineering and Construction; Thermal Mechanical Equipment

· Develop the offshore industry & supply chain in Rio Grande do Sul · Identify and stimulate industrial investments in Rio Grande do Sul · Develop programs for education, innovation, research and technology · Promote networking and knowledge sharing

Services and Support:

· Government interface (Federal, State and City) · Support to identify partners and suppliers · :,$'&0".'(0/&(-,",.*,+()%##/&$(;7<=>?@(!"*A"(>./,B6*."(C'D'&"9@(

FINEP, Banrisul, Caixa RS) · Interface to other industrial associations: SEBRAE, ABIMAQ, ABINEE,

ONIP, PROINTER, ABDI, CNI · Interface to Petrobras and other oil companies · ?%##/&$(0/&(/E$"*,*,+($1'(F'$&/E&")(!'&$*-."$'(/0(G'+*)$&"$*/,(",D(

!"D")$&"9(!9"))*-."$*/,(H(!G!!

Federation of Industries of Rio Grande do Sul State - FIERGS

Escritório de P&G - Gerência Técnica - FIERGS - Av. Assis Brasil, 8787 !""#$%$$"&%&'()*(&+,-.)-&/012&%&3)456,&&%&7%846,9&::;.-<=-).>?().?@)&

Phone: (51)3347-8846

Page 38: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 39: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 40: Portfólio de Leonardo Baratto
Page 41: Portfólio de Leonardo Baratto