portaria nº 09/seduc/gs de 22 de junho de 2018 69º de ... · art. 18 o teste de seleção para o...

23
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETÁRIO PORTARIA Nº 09/SEDUC/GS DE 22 DE JUNHO DE 2018 485º da Fundação do Povoado e 69º de Emancipação” O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, RESOLVE estabelecer normas para o teste de seleção para suprimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o ano 2019 nos cursos de MÚSICA e DANÇA da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva” (Conservatório Municipal), conforme critérios abaixo: Capítulo I DAS INSCRIÇÕES Art. 1º As inscrições para os Cursos Livres de Dança Iniciantes (de 07 a 10 anos), Iniciados em ponta (de 11 a 14 anos) e Técnico em Dança (Clássica ou Contemporânea, a partir dos 14 anos) ocorrerão no período de 1 a 11 de outubro de 2018, das 9h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h, na secretaria da Escola, situada à Avenida Nações Unidas, 168, Vila Nova, Cubatão, SP. Art. 2º As inscrições para os Cursos de Música Intermediários – Canto Coral e Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone (para candidatos que já tenham conhecimento em música) e Técnico – Regência, Canto e Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone (para candidatos com conhecimento em música, em nível avançado) ocorrerão no período de 6 a 17 de Agosto de 2018, das 9h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h, na secretaria da Escola, situada à Avenida Nações Unidas, 168, Vila Nova, Cubatão, SP. Parágrafo Único: No dia 15 de agosto de 2018, será feriado municipal em Cubatão. Neste dia, a escola estará fechada. Art. 3º As inscrições para o Curso Fundamental de Música – Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone e Canto Coral Infantil e Adulto (para iniciantes) ocorrerão no período de 1 a 11 de Outubro de 2018, das 9h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h, na secretaria da escola, situada à Avenida Nações Unidas, 168, Vila Nova, Cubatão, SP. Art. 4º As inscrições para os testes de seleção dos Cursos de Música e Dança serão realizadas mediante o cumprimento do disposto nos artigos 5º (com seus parágrafos) e 6º, bem como pelo preenchimento de formulário próprio fornecido pela secretaria da Escola. Art. 5º O candidato deverá anexar à ficha de inscrição uma cópia da Carteira de Identidade ou CNH e comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), em favor da Associação de Pais e Mestres do Conservatório Municipal.

Upload: hoangthuan

Post on 27-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

PORTARIA Nº 09/SEDUC/GS DE 22 DE JUNHO DE 2018

“485º da Fundação do Povoado e 69º de Emancipação”

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, RESOLVE estabelecer normas para o teste de seleção para suprimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o ano 2019 nos cursos de MÚSICA e DANÇA da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva” (Conservatório Municipal), conforme critérios abaixo:

Capítulo I DAS INSCRIÇÕES

Art. 1º As inscrições para os Cursos Livres de Dança Iniciantes (de 07 a 10 anos), Iniciados em ponta (de 11 a 14 anos) e Técnico em Dança (Clássica ou Contemporânea, a partir dos 14 anos) ocorrerão no período de 1 a 11 de outubro de 2018, das 9h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h, na secretaria da Escola, situada à Avenida Nações Unidas, 168, Vila Nova, Cubatão, SP. Art. 2º As inscrições para os Cursos de Música Intermediários – Canto Coral e Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone (para candidatos que já tenham conhecimento em música) e Técnico – Regência, Canto e Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone (para candidatos com conhecimento em música, em nível avançado) ocorrerão no período de 6 a 17 de Agosto de 2018, das 9h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h, na secretaria da Escola, situada à Avenida Nações Unidas, 168, Vila Nova, Cubatão, SP. Parágrafo Único: No dia 15 de agosto de 2018, será feriado municipal em Cubatão. Neste dia, a escola estará fechada. Art. 3º As inscrições para o Curso Fundamental de Música – Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone e Canto Coral Infantil e Adulto (para iniciantes) ocorrerão no período de 1 a 11 de Outubro de 2018, das 9h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h, na secretaria da escola, situada à Avenida Nações Unidas, 168, Vila Nova, Cubatão, SP. Art. 4º As inscrições para os testes de seleção dos Cursos de Música e Dança serão realizadas mediante o cumprimento do disposto nos artigos 5º (com seus parágrafos) e 6º, bem como pelo preenchimento de formulário próprio fornecido pela secretaria da Escola. Art. 5º O candidato deverá anexar à ficha de inscrição uma cópia da Carteira de Identidade ou CNH e comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), em favor da Associação de Pais e Mestres do Conservatório Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

§ 1º O recolhimento da taxa de inscrição será feito exclusivamente na própria Escola, diretamente ao representante da Associação de Pais e Mestres (APM). § 2º Para candidatos que completem 07 anos até 31/03/2019, a cópia da Carteira de Identidade poderá ser substituída pela Certidão de Nascimento ou por documento de Identidade Escolar, mas no dia do exame deverá apresentar a Carteira de Identidade. Art. 6º Ficarão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que, por meio de documentos oficiais, na sua forma original ou cópia devidamente autenticada por cartório ou na própria unidade escolar, comprovem a vinculação direta como beneficiários de programas do Governo Federal de auxílio à família de baixa renda, cuja vinculação deverá estar vigente durante os períodos de inscrições constantes nos artigos anteriores. Art. 7º Para efeito de inscrição o candidato deverá ter a idade exigida para cada curso até 31/03/2019. Art. 8º Inscrições indeferidas referentes ao período de 6 a 17 de Agosto de 2018 serão publicadas em edital disponível na Escola (Vila Nova) a partir do dia 28 de Agosto de 2018, com prazo para recurso até 30 de Agosto de 2018. Parágrafo único Os requerimentos de recurso entregues após a data mencionada no caput do artigo serão indeferidos. Art. 9º As decisões dos recursos solicitados até 30 de Agosto de 2018 serão divulgadas em 10 de Setembro de 2018. Parágrafo único Caberá ao candidato ou a seu responsável, quando menor, a responsabilidade de procurar a secretaria, na sede da Escola, para tomar ciência das decisões referidas no caput deste artigo. Art. 10 Inscrições indeferidas referentes ao período de 1 a 11 de Outubro de 2018 serão publicadas em edital disponível na Escola (Vila Nova) a partir do dia 21 de Novembro de 2018, com prazo para recurso até 22 de Novembro de 2018. Parágrafo único Os requerimentos de recursos entregues após a data mencionada no caput do artigo serão indeferidos. Art. 11 As decisões dos recursos solicitados até o dia 22 de Novembro de 2018 serão divulgadas em 27 de Novembro de 2018. Parágrafo único Caberá ao candidato ou a seu responsável, quando menor, a responsabilidade de procurar a secretaria, na sede da Escola, para tomar ciência das decisões referidas no caput do artigo. Art. 12 O candidato, ou seu representante, deverá comparecer pessoalmente à Escola para tomar conhecimento das informações constantes nesta Portaria.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Parágrafo único Em hipótese alguma será fornecido, por telefone, qualquer informação constante desta Portaria, ou referente ao processo de seleção, para os cursos abrangidos por este edital. Art. 13 Será fornecido no ato da inscrição o Manual do Candidato, com informações sobre os pré-requisitos para os cursos, datas e conteúdo das provas e bibliografia.

Capítulo II DAS PROVAS PARA OS CURSOS DE MÚSICA

Art. 14 As listagens de candidatos para Cursos de Música Intermediários - Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone e Canto Coral e para o Técnico – Regência, Canto e Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone, com as respectivas indicações de turmas, períodos e horários das provas, serão divulgadas em 28 de Agosto 2018, a partir das 12h, na ETMD Ivanildo Rebouças e na página oficial da Escola no Facebook (https://www.facebook.com/ETMDIRS). Art. 15 As listagens de candidatos para o Curso Fundamental de Música – Piano, Violão, Saxofone e Canto Coral Infantil e Adulto, com as respectivas indicações de turmas, períodos e horários das provas serão divulgados em 21 Novembro de 2018, a partir das 12h, na ETMD Ivanildo Rebouças e na página oficial da escola no Facebook (https://www.facebook.com/ETMDIRS). Art. 16 O teste de seleção para os Cursos de Música Intermediários - Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone e Canto Coral e Técnico – Regência, Canto e Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone serão realizados em duas etapas, ambas eliminatórias. § 1º A primeira etapa para o Curso Intermediário constará de prova única que envolverá o conteúdo de Teoria Musical desenvolvido no Curso Fundamental da Escola, conforme Anexo 2 e será realizada no dia 11 de Setembro de 2018 (terça-feira), com nota mínima de 06 (seis) para aprovação nesta etapa. § 2º A primeira etapa para o Curso Técnico constará de prova única que envolverá o conteúdo de Teoria Musical desenvolvido no Curso Intermediário da Escola, conforme Anexo 2, e será realizada no dia 11 de Setembro de 2018 (terça-feira), com nota mínima de 06 (seis) para aprovação nesta etapa. § 3º A segunda etapa para o Curso Intermediário constará de prova única de habilidade específica no instrumento escolhido ou em canto, conforme Anexo 3, e será realizada no período de 2 a 5 de Outubro de 2018. § 4º A segunda etapa para o Curso Técnico constará de prova de habilidade específica no instrumento escolhido ou em canto e percepção musical para instrumento, canto e regência, conforme Anexos 4 e 5, e será realizada no período de 2 a 5 de Outubro de 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Art. 17 O resultado da primeira etapa para os Cursos de Música Intermediário - Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone e Canto Coral e Técnico – Regência, Canto e Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone será publicado em 26 de Setembro de 2018, bem como as listagens para a segunda etapa. Parágrafo único Os recursos referentes às listagens da segunda etapa dos testes de música serão aceitos até o dia 28 de Setembro de 2018 e os resultados destes recursos serão divulgados no dia 01 de Outubro de 2018. Art. 18 O teste de seleção para o Curso Fundamental de Música – Piano, Violão, Saxofone e Canto Coral Infantil e Adulto (iniciantes) será realizado no período de 10 a 16 de dezembro de 2018. Art. 19 O teste de seleção para os candidatos ao Curso Fundamental de Música – Piano, Violão, Saxofone e Canto Coral Infantil e Adulto é constituído por questões de percepção musical auditiva e de memorização, em formato de múltipla escolha, abrangendo as propriedades do som: altura, duração, intensidade e timbre, para as quais não será exigido nenhum conhecimento formal de música. § 1º O teste de seleção mencionado no caput deste artigo constará de 40 (quarenta) questões, com valor de um ponto cada uma, dividido em quatro graus de dificuldade, e aplicado para turmas de 7 e 8 anos; 9, 10 e 11 anos; 12 e 13 anos e maior ou igual a 14 anos. § 2º Além do teste previsto pelo caput deste artigo, os candidatos ao curso de Canto Coral Adulto (maior ou igual a 14 anos) serão submetidos também a uma prova de canto, perante banca examinadora, que avaliará os seguintes aspectos: afinação, tessitura (extensão da voz), dicção, respiração e postura, quando o número de candidatos exceder 40 inscritos. § 3º Aos quesitos mencionados no parágrafo anterior será atribuída pontuação, até o limite máximo de 10,0 (dez) pontos (somente números inteiros), que terá peso 4 (quatro) e será somada à pontuação obtida no teste previsto pelo caput do artigo. Art. 20 O teste de seleção para o Curso Técnico – Regência, Canto e Instrumento e do Curso Intermediário – Instrumento e Canto Coral será realizado através de provas específicas, nas quais serão abordados aspectos teóricos e/ou práticos, baseados no conteúdo programático fornecido pela escola no período de inscrição. § 1º Em cada uma das provas específicas mencionadas no caput deste artigo será atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). § 2º Em cada uma das provas específicas mencionadas no caput deste artigo, a nota mínima para fins de aprovação será 6,0 (seis). Art. 21 Todas as provas para os Cursos de Música serão realizadas na sede da Vila Nova. Art. 22 Para fins de aplicação das provas, os candidatos aos Cursos de Música serão agrupados por faixa etária, período e por ordem alfabética de nomes.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Capítulo III

DAS PROVAS PARA OS CURSOS DE DANÇA Art. 23 As listagens de candidatos para os Cursos Livres de Dança Iniciantes (de 7 a 10 anos), Iniciados em ponta (de 11 a 13 anos) e Técnico de Dança (clássica ou contemporânea, a partir de 14 anos) com as respectivas indicações de turmas, períodos e horários das provas serão divulgadas em 21 de Novembro de 2018, a partir das 12h, na própria Escola e na página da ETMD no Facebook (https://www.facebook.com/ETMDIRS); Parágrafo único. Para cursar o Ensino Técnico o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter no mínimo 14 (catorze) anos de idade. Art. 24 As provas de DANÇA para os Cursos Livres de Dança: Iniciantes (de 7 a 10 anos), Iniciados em ponta (de 11 a 13 anos) e Técnico de Dança (clássica ou contemporânea) serão realizadas entre os dias 3 e 9 de Dezembro de 2018, na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, na Av. Nações Unidas, 168 – Vila Nova, Cubatão. Art. 25 O teste de seleção para os candidatos ao Curso Livre de Dança: Iniciantes (de 7 a 10 anos) será feito através de atividades práticas, envolvendo exercícios de verificação nos seguintes itens:

I - Utilização da força muscular dos membros inferiores. II - Flexibilidade corporal. III - Postura adequada para execução dos movimentos da Dança Clássica. IV - Coordenação motora. V - Expressão corporal. VI - Ritmo e musicalidade.

Parágrafo único. Em cada um dos itens apontados pelos incisos será atribuída pontuação de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), sendo 60,0 (sessenta) a pontuação máxima. Art. 26 O teste de seleção para os candidatos aos Cursos Livres de Dança: Iniciados em ponta (de 11 a 13 anos) e Técnico de Dança: Clássica e Contemporânea serão realizados por banca examinadora, com base no conteúdo programático dos Cursos de Dança da Escola. § 1º A avaliação mencionada no caput do artigo será de natureza classificatória e eliminatória. § 2º Na avaliação prevista pelo caput do artigo será atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), sendo 6,0 (seis) a nota mínima para aprovação. Art. 27 No teste de seleção para os candidatos aos Cursos de Dança Iniciados em ponta (de 11 a 13 anos) e Técnico em Dança (clássica e contemporânea), o nível de ingresso poderá ser definido conforme o conhecimento demonstrado pelos candidatos, mediante a aplicação dos testes específicos, avaliados por banca examinadora, podendo o candidato ser classificado para qualquer um dos níveis, observadas as idades exigidas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Capítulo IV

DA CLASSIFICAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 28 A classificação dos candidatos aos Cursos Intermediário e Técnico de Música, após a realização das provas, se fará por ordem decrescente levando em consideração a média aritmética de todas as provas, de acordo com o período escolhido no ato da inscrição. Art. 29 A classificação dos candidatos aos Cursos de Dança e Curso Fundamental de Música, após a realização dos testes, se fará por ordem decrescente, levando em consideração a pontuação ou nota final, de acordo com o período escolhido no ato da inscrição, respeitando-se a opção de local de estudo (sede da Vila Nova ou sucursal do Jardim Casqueiro - somente no caso dos Cursos de Música) indicada na ficha de inscrição. Art. 30 Nos testes de seleção para o Curso Fundamental de Música, para fins de desempate, será considerado mais bem classificado o candidato que obtiver maior quantidade de acertos nas últimas questões de cada parte (coluna) da prova. § 1º Observado o empate, mesmo após a aplicação do critério definido pelo caput do artigo, será considerado mais bem classificado o candidato que obtiver maior quantidade de acertos nas penúltimas e antepenúltimas questões de cada parte (coluna) da prova. § 2º Persistindo o empate, mesmo após a aplicação dos critérios definidos pelo caput do artigo e do parágrafo anterior, será considerado mais bem classificado o candidato com maior idade. Art. 31 Nos testes de seleção para o Curso de Canto Coral Adulto, para fins de desempate, será considerado mais bem classificado o candidato que obtiver maior nota na prova específica de Canto. Parágrafo único. Persistindo o empate, mesmo após a aplicação do critério definido pelo caput do artigo, será considerado mais bem classificado o candidato que obtiver melhor resultado com a aplicação dos critérios estabelecidos pelo artigo anterior e seus parágrafos. Art. 32 Nos testes de seleção para o Curso Técnico (Regência e Canto) e Curso Intermediário (Canto Coral), para fins de desempate, será considerado mais bem classificado o candidato que obtiver melhor nota na prova de Percepção Musical. § 1º Observado o empate, mesmo após a aplicação do critério definido pelo caput do artigo, será considerado mais bem classificado o candidato com maior idade. Art. 33 Nos testes de seleção para o Curso Técnico (Instrumento/Canto) e Curso Intermediário (Instrumento/Canto Coral), para fins de desempate, será considerado mais bem classificado o candidato que obtiver melhor nota na prova de Instrumento/Canto. § 1º Observado o empate, mesmo após a aplicação do critério definido pelo caput do artigo, será considerado mais bem classificado o candidato com maior idade.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Art. 34 Nos testes de seleção para os Cursos Livres de Dança, para fins de desempate, será considerado mais bem classificado o candidato com maior pontuação nos itens na ordem em que estão apontados pelos incisos do Art. 28. § 1º Observado o empate, mesmo após a aplicação do critério definido pelo caput do artigo, será considerado mais bem classificado o candidato com maior idade.

Capítulo V DOS CRITÉRIOS DE CHAMADA DE CANDIDATOS APROVADOS

Art. 35 Para fins de chamada para preenchimento das vagas de Instrumento (piano, violão e saxofone) serão utilizadas, para os Cursos Fundamental, Intermediário e Técnico, as listagens dos candidatos aprovados no presente teste de seleção. § 1º A chamada dos candidatos aprovados para os Cursos de Instrumento, mencionada no caput deste artigo, se dará com o preenchimento de uma vaga para cada nível, a saber: 1 (um) candidato do nível técnico; 1 (um) candidato do nível intermediário; 1 (um) candidato do nível fundamental (infantil); 1 (um) candidato do nível fundamental intensivo (acima de 14 anos). § 2º Não havendo candidato aprovado para um dos níveis, prosseguirá a chamada para os níveis restantes, conforme ordem mencionada no parágrafo acima, respeitando sempre a disponibilidade de vagas da Escola. Art. 36 A chamada dos candidatos aprovados para os Cursos de Habilitação em Regência e Canto se dará com o preenchimento das vagas constantes do Quadro de Vagas, no Anexo 1 desta Portaria. Art. 38 A chamada dos candidatos aprovados para os Cursos de Dança se dará com o preenchimento das vagas constantes do Quadro de Vagas, Anexo 1 desta Portaria. Art. 39 A chamada de candidatos aprovados, para preenchimento de vagas, será publicada na página da ETMD no Facebook (https://www.facebook.com/ETMDIRS), podendo ser feita por telefone ou e-mail informados no ato da inscrição. Parágrafo único. Na chamada prevista pelo caput deste artigo, o prazo previsto para a efetivação da matrícula será de 5 (cinco) dias úteis a partir da notificação. Art. 40 A chamada de candidatos aprovados em cursos com cadastro reserva de vagas será feita após o surgimento das mesmas, seja por desistência de aluno ou por ingresso de docente na unidade escolar. Parágrafo único. Na chamada prevista pelo caput deste artigo, serão obedecidos os mesmos critérios previstos pelo artigo anterior e seu parágrafo único.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Art. 41 Cabe, exclusivamente, ao candidato ou seu responsável legal, em lista de espera ou cadastro reserva, informar à secretaria da Escola sobre mudança de endereço ou telefone durante o período de vigência do teste.

Capítulo VI DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 42 O teste de seleção previsto por esta Portaria é classificatório para os Cursos Livres de Dança: Iniciantes (de 07 a 11 anos) e Fundamental de Música: instrumentos e canto coral. Art. 43 O teste de seleção previsto por esta Portaria é eliminatório para os Cursos Técnicos e Intermediários de Música e para os Cursos Livres de Dança: Iniciados em ponta (de 11 a 13 anos) e Técnico em Dança, desde que observado os critérios deste documento. Art. 44 Para mudança de período, após a finalização dos testes, o candidato ou seu responsável, deverá entrar com requerimento na secretaria da Escola até o dia 2 de janeiro de 2019. Art. 45 Aos candidatos que concorrerem, nos testes de seleção, para vagas no Curso Técnico de Música, uma vez não sendo aprovados para o nível pretendido, poderão concorrer a vagas no nível Intermediário, desde que tenham as notas compatíveis e preencham os requisitos necessários para ingresso no referido curso. Art. 46 Aos candidatos que concorrerem aos Cursos de Música Intermediários - Instrumentos: Piano, Violão, Saxofone e Canto Coral e Técnico – Instrumentos: Piano, Violão e Saxofone (Avançado) caso não sejam aprovados, serão automaticamente inscritos para os testes do Curso de Música Fundamental (Iniciantes) e devem comparecer na escola em 21 de novembro de 2018 para verificar a listagem com dia e horário da prova. Art. 47 A validade de todos os testes previstos por esta Portaria estende-se até o último dia letivo do mês de Setembro do ano de 2019, podendo ser prorrogada por mais 1 (um) ano, desde que comprovada a real necessidade para melhor andamento da Unidade Escolar e atendimento à comunidade. Parágrafo único. Nos casos dos cursos de caráter coletivo, como coral e dança, a chamada de novos alunos estará condicionada ao mês de março, uma vez que será muito difícil ao candidato acompanhar as aulas, tendo em vista que o início das mesmas ocorre no mês de fevereiro, o que impossibilita a entrada de novos alunos com o ano letivo iniciado, pois os mesmos não conseguiriam acompanhar as aulas. Art. 48 A apresentação de diploma de conclusão de curso em níveis Intermediário, Técnico ou Superior em Música poderá substituir a realização de provas específicas para o Curso Técnico de Regência, desde que não haja concorrência para as vagas disponíveis.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Parágrafo único. Para validade do apresentado no caput deste artigo, o candidato deverá preencher e entregar na Secretaria da Escola um requerimento específico, no período de 6 a 17 de Agosto e de 1 a 11 de Outubro de 2018, anexando a este uma cópia do diploma ou certificado de conclusão dos Cursos citados, com o respectivo histórico, sendo considerado aceito apenas após deferimento pela Comissão Organizadora, cuja decisão será divulgada em 3 de janeiro de 2019. Art.49 Nos dias dos testes de seleção, os candidatos deverão comparecer ao local estipulado pela ETMD, conforme divulgado, com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário estabelecido, munidos de documento pessoal com foto (RG ou CNH). Parágrafo único. Não será permitido, em qualquer hipótese, o ingresso de candidato no local de prova após o horário estabelecido. Art. 50 Os candidatos aos Cursos de Música deverão comparecer ao local dos testes, munidos de lápis preto, caneta azul ou preta e borracha. Art. 51 Os candidatos ao Curso de Dança Iniciantes (de 7 a 10 anos) deverão comparecer ao local dos testes com roupas leves (roupas de ginástica) e cabelos presos. Art. 52 Os candidatos aos Cursos de Dança Iniciados em ponta (de 11 a 13 anos) e Técnico em Dança deverão comparecer ao local dos testes com maiô, meia-calça, sapatilha de meia-ponta e sapatilha de ponta e cabelos presos (coque). Art. 53 Os testes de seleção para os Cursos de Dança serão feitos em duas etapas. Parágrafo único. A falta do candidato numa das etapas implicará na perda de pontos nos itens avaliados correspondentes. Art. 54 O candidato poderá fazer a inscrição para dois ou mais cursos, exceto dois de instrumentos, ficando condicionada a matrícula nos cursos, posteriormente, à compatibilidade de horários. Art. 55 As inscrições para os testes de seleção normatizados por esta portaria só serão deferidas mediante a confirmação do correto preenchimento das informações na ficha de inscrição, em acordo com estas mesmas normas, da devida assinatura do candidato ou responsável, da entrega de cópia legível do documento do candidato, bem como da entrega do comprovante da taxa de inscrição recolhida, nos termos deste documento. Art. 56 Os recursos por motivo de quaisquer impedimentos relevantes só serão considerados e analisados pela Comissão Organizadora quando solicitados nos prazos estipulados e apresentados mediante requerimento e documentação comprobatória, na sede da Escola, sendo automaticamente indeferidos os que forem entregues fora dos prazos. § 1º Referente à publicação dos resultados da 2ª etapa das provas dos Cursos Intermediários e Técnico de Música será no dia 9 de outubro de 2018, sendo publicado o resultado final, pós-recurso em 19 de outubro de 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

§ 2º Referente à publicação dos resultados das provas dos cursos Técnicos de Dança será no dia 3 de janeiro de 2019, sendo publicado o resultado final pós-recurso em 8 de janeiro de 2019. § 3º Referente à publicação dos resultados dos cursos livres de dança e fundamental de música e canto coral será no dia 8 de janeiro de 2019. Art. 57 As decisões dos recursos solicitados até 30 de Agosto de 2018, serão divulgadas em 10 de Setembro de 2018. Art. 58 As decisões dos recursos solicitados até 22 de Novembro de 2018, serão divulgadas em 27 de Novembro de 2018. Art. 59 As decisões dos recursos solicitados em virtude de impedimento no dia da prova serão divulgadas em até 24 horas após a entrega do requerimento. Art. 60 Caberá ao candidato a responsabilidade de procurar a secretaria, na sede da Escola, para tomar ciência das decisões referidas nos artigos 57, 58 e 59. Art. 61 Os recursos previstos nesta Portaria serão analisados pela Comissão Organizadora e não serão acatados outros recursos em face das decisões. Art. 62 O candidato que não comparecer a quaisquer das provas dos testes de seleção será considerado desistente do teste, referente à prova em que se ausentou, sem direito à classificação. Art. 63 A ausência em qualquer prova dos testes implicará em eliminação. Art. 64 Os resultados finais do teste de seleção – Música (Iniciantes) e Dança (Cursos Livres) serão publicados em 8 de Janeiro de 2019, a partir das 14h00, na sede da Escola e na página da ETMD no Facebook: https://www.facebook.com/ETMDIRS. Art. 65 Todos os resultados finais e informações relativas aos aspectos avaliados (conteúdo e pontuação) poderão ser consultados pelos interessados ou responsáveis, mediante solicitação por requerimento, na Secretaria da Escola, apresentado no prazo de até 48 horas após a divulgação da Classificação dos candidatos. Art. 66 Os candidatos com deficiência, identificados no ato da inscrição, terão garantidos 5% (cinco por cento) das vagas nos cursos de música e dança, sendo o 20º candidato a ser chamado em cada curso, ou no total das vagas oferecidas pela escola, desde que cumpridas as exigências para cada curso. §1º Para fins de matrícula, o candidato aprovado deverá comprovar a deficiência, em conformidade com o Decreto Federal 5296/2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

§2º Os candidatos com deficiência deverão, no ato da inscrição, assinalar essa condição, devendo, inclusive, manifestar a necessidade, se for o caso, da aplicação diferenciada do teste, o que para tanto deverá ser anexado à ficha de inscrição um laudo simples contendo o grau da deficiência, bem como a necessidade da aplicação específica do teste, quando for o caso. Art. 67 Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese nenhuma. Art. 68 Todas as provas incluídas nos Testes de Seleção serão avaliadas por profissionais de reconhecida capacidade e idoneidade, pertencentes ao quadro de funcionários desta Unidade de Ensino. Art. 69 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora dos Testes e para estes não caberá recurso. Esta portaria entra em vigor na presente data. Registra-se e Cumpra-se

Cubatão, 16 de julho de 2018.

PEDRO DE SÁ FILHO Secretário Municipal de Educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

ANEXO I – TABELAS DE CURSOS E VAGAS

Cursos da área de Música

CURSO/LOCAL PERÍODO IDADE/REQUISITOS Nº de Vagas Piano – Sucursal Jd. Casqueiro

Curso Fundamental (Iniciantes) Manhã 07 a 13 anos Cadastro Reserva*

Piano – Sucursal Jd. Casqueiro Curso Fundamental (Iniciantes)

Tarde 07 a 13 anos Cadastro Reserva*

Piano – Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes)

Manhã 07 a 13 anos Cadastro Reserva*

Piano – Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes)

Tarde 07 a 13 anos Cadastro Reserva*

Piano – Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes –

Intensivo) Tarde A partir dos 14 anos Cadastro Reserva*

Piano Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes –

Intensivo) Noite A partir dos 14 anos Cadastro Reserva*

CURSO/LOCAL PERÍODO IDADE/REQUISITOS Nº de Vagas Violão – Sucursal Jd. Casqueiro Curso Fundamental (Iniciantes)

Manhã 09 a 13 anos Cadastro Reserva*

Violão – Sucursal Jd. Casqueiro Curso Fundamental (Iniciantes)

Tarde 09 a 13 anos Cadastro Reserva*

Violão – Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes)

Manhã 09 a 13 anos Cadastro Reserva*

Violão – Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes)

Tarde 09 a 13 anos Cadastro Reserva*

Violão – Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes –

Intensivo) Tarde A partir dos 14 anos Cadastro Reserva*

Violão - Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes –

Intensivo) Noite A partir dos 14 anos Cadastro Reserva*

CURSO/LOCAL PERÍODO IDADE/REQUISITOS Nº de Vagas Saxofone - Vila Nova

Curso Fund.(Iniciantes) Tarde 11 a 13 anos Cadastro Reserva*

Saxofone - Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes –

Intensivo) Tarde A partir dos 14 anos Cadastro Reserva*

Saxofone - Vila Nova Curso Fundamental (Iniciantes –

Intensivo)

Noite A partir dos 14 anos Cadastro Reserva*

CURSO/LOCAL PERÍODO IDADE/REQUISITOS Nº de Vagas

Canto Coral infantil – Vila Nova

Curso Fundamental (Iniciantes)

Manhã 07 a 13 anos Cadastro Reserva*

Canto Coral infantil – Vila Nova

Curso Fundamental (Iniciantes)

Tarde 07 a 13 anos Cadastro Reserva*

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Canto Coral Adulto– Vila Nova Curso Fundamental Intensivo

(Iniciantes) Tarde A partir de 14 anos Cadastro Reserva*

Canto Coral Adulto– Vila Nova Curso Fundamental Intensivo

(Iniciantes) Noite A partir de 14 anos Cadastro Reserva*

CURSO/LOCAL PERÍODO IDADE/REQUISITOS Nº de Vagas

Piano – Vila Nova Curso Intermediário

Tarde A partir dos 11 anos

e conhecimento específico

Cadastro Reserva*

Piano – Vila Nova Curso Intermediário

Noite A partir dos 14 anos

e conhecimento específico

Cadastro Reserva*

Violão – Vila Nova Curso Intermediário

Tarde A partir dos 11 anos

e conhecimento específico

Cadastro Reserva*

Violão – Vila Nova Curso Intermediário

Noite A partir dos 14 anos

e conhecimento específico

Cadastro Reserva*

Saxofone – Vila Nova Curso Intermediário

Tarde A partir dos 14 anos

e conhecimento específico

Cadastro Reserva*

Saxofone – Vila Nova Curso Intermediário

Noite A partir dos 14 anos

e conhecimento específico

Cadastro Reserva*

Canto Coral – Vila Nova Curso Intermediário

Tarde A partir dos 14 anos

e conhecimento específico

5 vagas

Canto Coral – Vila Nova Curso Intermediário

Noite A partir dos 14 anos

e conhecimento específico

5 vagas

CURSO/LOCAL PERÍODO IDADE/REQUISITOS Nº de Vagas

Curso de Técnico (Habilitação) em Regência – Vila Nova

Tarde ou Noite

Ter ou estar cursando o curso

médio e conhecimento

específico**

15 vagas

Curso de Técnico (Habilitação) em Canto – Vila Nova

Tarde ou Noite

Ter ou estar cursando o curso

médio e conhecimento

específico**

Cadastro Reserva*

Curso de Técnico (Habilitação) em Instrumento – Piano – Vila

Nova Tarde ou Noite

Ter ou estar cursando o curso

médio e conhecimento

específico**

Cadastro Reserva*

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Curso de Técnico (Habilitação) em Instrumento – Violão – Vila

Nova Tarde ou Noite

Ter ou estar cursando o curso

médio e conhecimento

específico**

Cadastro Reserva*

Curso de Técnico (Habilitação) em Instrumento – Saxofone –

Vila Nova Tarde ou Noite

Ter ou estar cursando o curso

médio e conhecimento

específico**

Cadastro Reserva*

*A denominação “Cadastro Reserva” refere-se às vagas que poderão surgir no decorrer do período de vigência do teste (mediante desistência de alunos) e que estarão disponíveis para ingresso neste período. **O teste de seleção para o Curso Técnico em Regência, Canto e Instrumento será através de provas específicas, onde serão abordados aspectos teóricos e práticos, baseado no conteúdo programático detalhado no Manual do Candidato fornecido pela escola no período de inscrição.

Cursos da área de Dança CURSO PERIODO Idade / Requisitos Nº de vagas

Dança - Iniciantes Manhã 07 aos 10 anos Cadastro Reserva*

Dança - Iniciantes Tarde 07 aos 10 anos Cadastro Reserva*

Dança – Iniciados em ponta

Manhã

Idade mínima 11 anos e máxima de 13 anos e

conhecimento de dança equivalente ao conteúdo

desenvolvido na fase Iniciantes.

5 vagas

Dança – Iniciados em ponta

Tarde

Idade mínima 11 anos e máxima de 13 anos e

conhecimento de dança equivalente ao conteúdo

desenvolvido na fase iniciantes.

5 vagas

Dança - Curso Técnico

em Clássico Tarde/Noite

Estar cursando ou ter concluído o nível médio e ter

conhecimento de dança clássica equivalente ao

conteúdo desenvolvido na fase iniciados com ponta.

15 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Dança - Curso Técnico

em Contemporâneo Tarde/Noite

Estar cursando ou ter concluído o nível médio e ter

conhecimento de dança clássica e contemporânea equivalente ao conteúdo

desenvolvido na fase iniciados com ponta.

15 vagas

*A denominação “Cadastro Reserva” refere-se às vagas que poderão surgir no decorrer do período de vigência do teste (mediante desistência de alunos) e que estarão disponíveis para ingresso neste período.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

ANEXO 2 – CONTEÚDO DE TEORIA PARA OS CURSOS INTERMEDIÁRIO E TÉCNICO (Prova da 1ª fase)

Matéria de Teoria Para Ingresso no Intermediário

1- Identificação de notas em todas as claves 2- Tom e Semitom 3- Escalas Maiores 4- Compasso Simples e Composto

Matéria de Teoria Para Ingresso no Técnico

1- Claves (todas), relação entre elas; 2- Números de oitavas de sons; 3- Notas com duplos acidentes; Notas enarmônicas; 4- Compassos simples e compostos (fórmulas, compassos correspondentes); 5- Quiálteras – em compassos simples e compostos; 6- Escalas Maiores e menores – armaduras de clave (# e b); Escalas cromáticas; 7- Andamentos e agógica; 8- Síncope e contratempo; Ritmos iniciais; Articulações; 9- Sinais de repetição e abreviações musicais; Regras de grafia musical; 10- Escalas Homônimas; Escalas Enarmônicas; 11- Transposição, com e sem mudança de clave; 12- Tons vizinhos diretos e indiretos; 13- Intervalos – formação e qualificação; Inversão de intervalos; 14- Modulações; 15- Ornamentos; 16- Tríades (todas); 17- Escalas modais; 18- Série harmônica; 19- Noções de Organologia - extensão das vozes e dos instrumentos; Instrumentos

transpositores.

Bibliografia: • LACERDA, Osvaldo. Teoria Elementar da Música. • LACERDA. Osvaldo. Exercícios de Teoria Elementar da Música • MED, Bohumil. Teoria Musical BENETT, Roy. Elementos de Teoria Musical

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

ANEXO 3 – CONTEÚDO DAS PROVAS DE INSTRUMENTO – CURSO INTERMEDIÁRIO (2ª fase)

Conteúdo da Prova de Instrumento – Piano – teste para o Curso Intermediário: 1- Relaxamento; Postura Correta; Independência das mãos; Flexibilidade dos pulsos; Peso

de braço; Elasticidade; Agilidade; Lateralidade; Igualdade de peso dos dedos; 2- Pedalização; Passagem do polegar; Dedilhado; Notas repetidas com dedos diversos;

Alternância de mãos; Articulação (ligado, portato, stacatto); Imitação; 3- Sonoridade; Fraseado; Dinâmica; Interpretação; Andamento; Memorização; 4- Escalas Maiores em sustenido e bemol, em uma oitava (mãos juntas); Arpejos de mãos

alternadas; 5- Leitura à 1ª vista (claves de fá e sol); Linhas Suplementares; Acordes e Bicordes;

Acidentes (fixos e ocorrentes); Figuras e Pausas; Síncope; Quiálteras (tercinas); 6- Ornamentos; Sinais de dinâmica; Sinais de Andamento; Abreviaturas; Programa a ser apresentado: • 01 estudo técnico (Czerny ou similar) • 01 estudo em estilo barroco ou clássico (Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach,

Sonatina ou similar) • 01 estudo ou peça de compositor estrangeiro (Burgmüller, Schumann, Kabalewski ou

similar) • 01 estudo ou peça de compositor brasileiro (Villa-Lobos, Lorenzo Fernandes, Souza Lima

ou similar) O programa deve observar os conteúdos acima. Poderá ser solicitada execução de escalas e arpejos e leitura à 1ª vista. Bibliografia: Estudos Técnicos • CZERNY-GERMER. Estudos Escolhidos. Vol I, 1ª parte; • CZERNY-BARROSO NETO. Coletânea. Vol.I; .CZERNY. Opus 599.

Estudos Barrocos • BACH. Pequenos Prelúdios para Instrumentos de Teclado; • Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach (rev. Souza Lima, Mugelini ou ed. Urtext); • BASTIEN. Sonatinas in Color. Vol. 1 e 2 • KÜHLAU. Sonatinas • Outras peças e sonatinas barrocas ou clássicas encontradas no livro BOTELHO, Alice.

Meu Piano é Divertido 3º vol. Compositores Estrangeiros • BURGMÜLLER. 25 Estudos. Op. 100 • BARTÓK, Béla. For Children. Vol. II • KABALEVSKY. Pequenas Peças Op. 39 • BEYER, Ferdinand. Escola Preparatória de Piano, Op. 101 • KÖHLER. 20 Estudos Fáceis, Op. 159 • SCHNEIDER. Estudos e Peças. Die Klavier – Fibel Op. 59. • SCHUMANN. Álbum para a Juventude. Op. 68 • Grandes Clássicos para Pequenos Pianistas • Peças estrangeiras dos Livros: BOTELHO, Alice. Divirta-se tocando. Vol. 3; • Peças dos compositores: MOZART; BACH; BEETHOVEN; SCHUMANN e outros.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Compositores Brasileiros • ROCHA, Carmem Maria. Peças de Piano para Você • XAVIER, Carmem e outros. Ciranda dos Dez Dedinhos • MAHLE, Ernesto. Vamos Maninha • WIDMER, Ernest. Ludus Brasiliensis. vol.1 e 2 • Peças dos compositores: Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Souza Lima.

Conteúdo da Prova de Instrumento – Violão – teste para o Curso Intermediário: 1- Arpejos de 4, 6 e 8 notas, com e sem fórmulas rítmicas (na 1a voz)

a) com baixo melódico b) com base harmônica 2- Arpejos de 4, 6 e 8 elementos, com ação simultânea de até três dedos da MD; 3- Escalas Maiores.

Programa a ser apresentado: • Tárrega – Estudo em Dó • Greensleeves – Anônimo • 1 Exercício técnico-melódico; • 4 obras (Estudos ou Peças).

Poderá ser solicitada execução de leitura à 1ª vista Bibliografia: • H. Pinto - Ciranda das 6 cordas; Iniciação ao Violão; Técnica da Mão Direita; • Jorg Draeger - Guitar Guide – Heft 1; • M. São Marcos - Iniciação Violonística; • Irma Costanzo - 20 Classes para aprender musica tocando guitarra; • Arenas - La escuela de la Guitarra – Libro I; • Carulli-Brevier - Select works for guitar rev. Kreidler – Band 1; • Carcassi - Método de Violão Opus 59; • Sávio - Escola Moderna do Violão – Volumes 1 e 2; • Christopher Parkening - Guitar Method, vol.1; • Bartolomé Calatuyud – The guitar Music of Spain – Vol. 1. Conteúdo da Prova de Instrumento – Saxofone – teste para o Curso Intermediário: 1- Deslocamento por salto; 2- Estudos de articulações e mecanismos. 3- Leitura musical. 4- Execução de escala cromática em toda a extensão do instrumento. 5- Execução de escalas maiores e menores envolvendo toda a extensão do instrumento

(inclusive arpejos da tônica e de sétima da dominante) a 60= M.M. Programa a ser apresentado: • 1 Peça de Livre Escolha. • 2 estudos de Samie Poderá ser solicitada execução de escalas e arpejos e leitura à 1ª vista. Bibliografia: • Paul De Ville - “Universal Metod” Editora Carl Fischer: • Precis pour l’étude dês games pour saxophone - Guy Lacour. Editora Billaudot

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Conteúdo da Prova Específica de Canto– teste para o Curso Intermediário: 1- Respiração; Postura; Desinibição; Dicção; Afinação. 2- Leitura melódico-rítmica de notas em todos os intervalos maiores e menores. 3- Extensão de 1 oitava + 1 terça. 4- Sincronia e afinação em grupo (formado com professor da banca).

Programa a ser apresentado: • Vocalise (disponível na escola). • Leitura a primeira vista de obra musical coral. • Preparar uma música de livre escolha, em qualquer estilo, para executar para a banca

(trazer três cópias da partitura para a banca examinadora). Obs.: O candidato deve se responsabilizar em trazer o instrumentista acompanhador, caso necessário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

ANEXO 4 - CONTEÚDO DAS PROVAS DE PERCEPÇÃO MUSICAL - TESTE PARA CURSO TÉCNICO (2ª fase) Leitura e ditados rítmicos 1- Células rítmicas derivadas da primeira, segunda e terceira subdivisões da Unidade de

Tempo, incluindo síncopes; 2- Compassos binários, ternários e quaternários (e respectivas acentuações métricas); 3- Compassos Simples e Compostos com unidades de tempo: todas; 4- Quiálteras (grupos alterados na primeira e segunda subdivisões da Unidade de Tempo) –

grupos de até 7 figuras; Leituras e ditados melódicos

1- Notas: toda a extensão (claves de sol, fá e dó); 2- Sons: Sol 2 a ré4, com variações de tonalidades, incluindo acidentes ocorrentes

estranhos à escala; Entonação e Identificação auditiva de escalas 1- Escala Maior, Escala menor antiga, harmônica e melódica, Escalas Cigana, Bachiana,

Hexafônica e Pentafônica; Entonação e identificação auditiva de intervalo

1- Intervalos Maiores, Justos, menores, aumentados e diminutos, harmonia simples; Identificação auditiva

1- Tríades Maiores, menores, aum. e diminutas, Acordes com 7ª, Funções Tonais; Bibliografia: • PRINCE, Adamo – Método Prince – Leitura e Percepção – Ritmo; Rio de Janeiro,

Editora Lumiar Editora, 1997. • WILLEMS, Edgar – Solfejo (curso elementar). São Paulo, Editora Fermata, 1996. • HINDEMITH, Paul – Treinamento elementar para músicos, São Paulo, Editora

Ricordi, 1986. • POZZOLI – Leituras rítmicas

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

ANEXO 5 – CONTEÚDO DAS PROVAS DE INSTRUMENTO/CANTO – CURSO TÉCNICO (2ª fase) Conteúdo da Prova de Instrumento – Piano – teste para Curso Técnico: 1- Relaxamento; Postura Correta; Independência das mãos; Flexibilidade dos pulsos; Peso

de braço; Elasticidade; Agilidade; Lateralidade; Igualdade; 2- Escalas e Arpejos Maiores e menores (modos antigo, harmônico e melódico) em

sustenido e bemol, em duas oitavas, mãos juntas; Arpejos com inversões; 3- Dissociação Sonora – independência, Notas Duplas, Saltos, Sonoridade: Estudo das

Vozes, Contrastes Sonoros:dinâmica, Oitavas soltas em sequência; 4- Agilidade, Igualdade, Fraseado, Articulação, Dinâmica, Sonoridade, Interpretação,

Memorização, Pedalização harmônica, Pedal de Surdina – 1C, Caráter das músicas de acordo com período histórico e compositor;

5- Aspecto rítmico; Leitura musical em geral; Leitura à 1ª Vista; 6- Acidentes (fixos e ocorrentes), Acordes e Arpejos com inversões, Forma das peças,

Tonalidades, Escala cromática, Ornamentos (mordentes, appogiaturas, grupetos, trinados), Andamentos, Polifonia.

Programa a ser apresentado: • 01 estudo técnico (Czerny, Cramer ou similar); • 01 invenção a 2 vozes de J. S. Bach; • 01 movimento de Sonata ou Sonatina; • 01 estudo ou peça de compositor romântico ou moderno; • 01 peça de compositor brasileiro, original para piano. O programa deve observar os conteúdos acima. Poderá ser solicitada execução de escalas e arpejos e leitura à 1ª vista. Bibliografia: • BACH. Invenções a 2 vozes (rev. Souza Lima, Mugelini, ed. Urtext) • CLEMENTI. Seis Sonatinas. • BEETHOVEN. Sonatinas • MOZART. Temas e Variações; Sonatas. • HAYDN. Sonatas. • BURGMÜLLER. Estudos.Vol. 2. • BRAHMS. Valsas. • CHOPIN. Prelúdios Op 28; Valsas. • HELLER. Op. 45, 46, 47. • LISZT. Consolações. • BARTOK, Bela. Mikrokosmos. Vol. 4, 5 • PROKOFIEFF. Music for Children. Op. 65

Peças dos comp. brasileiros: Villa Lobos, Mignone, Marlos Nobre, Santoro, Guerra-Peixe, etc. Conteúdo da Prova de Instrumento – Violão – teste para Curso Técnico: 1- Arpejos de 6 e 8 notas, com e sem fórmulas rítmicas (na 1a voz), com e sem separação

de dedos: com baixo melódico e com base harmônica; 2- Arpejos de 6 e 8 elementos, com e sem separação de dedos, envolvendo a ação

simultânea de até 4 dedos da MD: com baixo melódico e com base harmônica. 3- Escala M, m (3 formas);

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Programa a ser apresentado: • 1 Estudo técnico-melódico; • 6 obras (Estudos ou Peças). • Poderá ser solicitada execução de escalas e arpejos e leitura à 1ª vista. Bibliografia: • H. Pinto - Iniciação ao Violão Vol. 1; • H. Pinto - Técnica da Mão Direita; • H. Pinto - Curso Progressivo de Violão; • Arenas - La escuela de la Guitarra – Libro I, II e III; • Carulli-Brevier - Select works for guitar rev. Kreidler – Band 1; • Carcassi - Método de Violão Opus 59; • Sávio - Escola Moderna do Violão – Volume 2; • Carcassi - 25 Estudos melódicos e progressivos Opus 60; • Sor - Fortschreitende Studien fur Anfanger dur Gitare Opus 31; • Sor - Opus 31 Heft I; • Giuliani - Le Papillon Opus 50; • Carulli - Método - Vol 2; • Sor – Twenty Studies (rev. Segóvia); • Aguado – 24 Etüden – rev H. M. Koch; • Bartolomé Calatayud.

Conteúdo da Prova de Instrumento – Saxofone - teste para Curso Técnico: 1- Estudos técnicos e melódicos; 2- Escalas diatônicas no modo maior e menor (relativo) a 90= MM em # e b, inclusive

arpejos da tônica e de 7ª da dominante; 3- Escalas em terças, idem acima, com subdivisão em semicolcheia; 4- Sonoridade; timbre e afinação; 5- Leitura de diferentes tonalidades; 6- Dinâmica e Articulações variadas no instrumento.

Programa a ser apresentado: Estudos ou peças abaixo devem observar os conteúdos acima. • 01 Estudo de Berbiguier; • 01 peça de livre escolha, de nível intermediário. Poderá ser solicitada execução de escalas e arpejos e leitura à 1ª vista. Bibliografia: • Guy Lacour - “Precis pour L’étude dês games (Método de escalas ) • Berbiguier – Dix – Huit Exercices or Estudes, d’apres.

Conteúdo da Prova de Canto - teste para Curso Técnico: Prova Prática, onde serão avaliados: 1- Respiração; Postura; Desinibição; Dicção; Afinação. 2- Leitura melódico-rítmica de notas em todos os intervalos maiores e menores. 3- Extensão de 1 oitava + 1 terça. 4- Sincronia e afinação em grupo (formado com professor da banca).

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

GABINETE DO SECRETÁRIO

Programa a ser apresentado: • Uma peça de livre escolha em língua estrangeira, em qualquer estilo; • Uma canção brasileira, do repertorio popular, a escolher entre os seguintes autores:

Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento ou Caetano Veloso; Obs.: O candidato deve se responsabilizar em trazer o instrumentista acompanhador, caso necessário, bem como três (3) cópias das partituras que irá cantar para a banca examinadora.