por dentro da ebs novidades - sistemas para contadores ... · valores de financiamentos em contas...

4
Cenário Contábil EBS Sistemas | 2010 Nesta Edição Caso de Sucesso Por Dentro da EBS Novidades Dicas do DAC Destaque Contactus e EBS Sistemas: parceria diferenciada Ambiente de trabalho premiado Expectativas para 2011 Importação do arquivo XML Interação com a sociedade Cenário Contábil Ano IV nº 23 | Novembro / Dezembro 2010 01 Por Dentro da EBS Novidades A EBS Sistemas está entre as 20 melhores empresas paranaenses para trabalhar. O reconhecimento é fruto do estudo realizado pelo instituto Great Place to Work e divulgado pelo jornal Gazeta do Povo no dia 30 de novembro. Foi a primeira vez que empresas do estado tiveram suas práticas de recursos humanos classificadas em um ranking. A estratégia da EBS Sistemas começa no bom clima de trabalho, construído a partir de muita cor- dialidade e uma política de acesso e comunicação entre todos. Cafés da manhã especiais, lanche da tarde, sessões de quick massage e reunião mensal com parabéns aos aniversariantes são práticas co- muns na empresa. Também há uma forte preocu- pação com aprimoramento e formação. “A empresa é aberta, sem paredes. Todos têm abertura e acesso a qualquer reunião”, destaca Gil- mar Pértile, diretor-presidente da EBS Sistemas. O cotidiano na empresa comprova que a adoção de simples medidas podem melhorar o ambiente de trabalho e motivar as equipes. E ste ano foi de muitas conquistas para a EBS Sistemas. Destaque para o Cordilheira Gestão Web. Em novembro, a EBS realizou eventos com intuito de lançar oficialmente esta solução para empresários. Foram realizados jantares em Cascavel, Maringá, Guarapuava e Curitiba. Além da confraternização, houve debate sobre o futuro da contabilidade com Gilmar Pértile, diretor-presi- dente da EBS. “A reação dos profissionais é bastan- te positiva. Eles queriam inovar em seus negócios, aperfeiçoar os processos de trabalho do escritório e ter mais controle, mas diante de tantas respon- sabilidades não sabiam como agir”, afirma Gilmar. Além da ampliação da sede em Curitiba, a EBS terá ainda mais novidades para 2011. “Em 2010 fomos reconhecidos com a conquista do nível G do MPS-BR. Para 2011, além da consolidação dos dife- renciais da EBS em relação aos seus revendedores e a expansão destes canais de venda, teremos mais novidades no Cordilheira e uma maior interação dos contabilistas com seus clientes, utilizando sis- temas totalmente integrados”, ressalta Marilucia Rodrigues, diretora comercial da EBS Sistemas. AMBIENTE DE TRABALHO PREMIADO EXPECTATIVAS PARA 2011 Representantes da EBS comemoram divulgação do ranking Futuro da contabilidade foi discutido em evento

Upload: vuhanh

Post on 22-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Por Dentro da EBS Novidades - Sistemas para Contadores ... · valores de financiamentos em contas de longo prazo. 8. ... Em função de novas declarações como, por ... e gestão

Cenário ContábilEBS Sistemas | 2010

Nesta Edição

Caso de Sucesso

Por Dentro da EBS

Novidades

Dicas do DAC

Destaque

Contactus e EBS Sistemas: parceria diferenciada

Ambiente de trabalho premiado

Expectativas para 2011

Importação do arquivo XML

Interação com a sociedadeCenário Contábil

Ano IV nº 23 | Novembro / Dezembro 2010

01

Por Dentro da EBS Novidades

A EBS Sistemas está entre as 20 melhores empresas paranaenses para trabalhar. O

reconhecimento é fruto do estudo realizado pelo instituto Great Place to Work e divulgado pelo jornal Gazeta do Povo no dia 30 de novembro. Foi a primeira vez que empresas do estado tiveram suas práticas de recursos humanos classificadas em um ranking.

A estratégia da EBS Sistemas começa no bom clima de trabalho, construído a partir de muita cor-dialidade e uma política de acesso e comunicação entre todos. Cafés da manhã especiais, lanche da tarde, sessões de quick massage e reunião mensal com parabéns aos aniversariantes são práticas co-muns na empresa. Também há uma forte preocu-pação com aprimoramento e formação.

“A empresa é aberta, sem paredes. Todos têm abertura e acesso a qualquer reunião”, destaca Gil-mar Pértile, diretor-presidente da EBS Sistemas. O cotidiano na empresa comprova que a adoção de simples medidas podem melhorar o ambiente de trabalho e motivar as equipes.

E ste ano foi de muitas conquistas para a EBS Sistemas. Destaque para o Cordilheira

Gestão Web. Em novembro, a EBS realizou eventos com intuito de lançar oficialmente esta solução para empresários. Foram realizados jantares em Cascavel, Maringá, Guarapuava e Curitiba. Além da confraternização, houve debate sobre o futuro da contabilidade com Gilmar Pértile, diretor-presi-dente da EBS. “A reação dos profissionais é bastan-te positiva. Eles queriam inovar em seus negócios, aperfeiçoar os processos de trabalho do escritório e ter mais controle, mas diante de tantas respon-sabilidades não sabiam como agir”, afirma Gilmar.

Além da ampliação da sede em Curitiba, a EBS terá ainda mais novidades para 2011. “Em 2010 fomos reconhecidos com a conquista do nível G do MPS-BR. Para 2011, além da consolidação dos dife-renciais da EBS em relação aos seus revendedores e a expansão destes canais de venda, teremos mais novidades no Cordilheira e uma maior interação dos contabilistas com seus clientes, utilizando sis-temas totalmente integrados”, ressalta Marilucia Rodrigues, diretora comercial da EBS Sistemas.

AMBIENTE DE TRABALHO PREMIADO EXPECTATIVAS PARA 2011

Representantes da EBS comemoram divulgação do ranking Futuro da contabilidade foi discutido em evento

Page 2: Por Dentro da EBS Novidades - Sistemas para Contadores ... · valores de financiamentos em contas de longo prazo. 8. ... Em função de novas declarações como, por ... e gestão

Cenário Contábil EBS Sistemas | 201002

Fiscoweb InformaFECHAMENTO DE BALANÇO

O primeiro passo é o levantamento do ba-lancete de verificação. O balancete é a or-

denação das contas segundo a natureza de seus sal-dos, de um lado os devedores e de outro os credores. Deve-se identificar as diferenças e efetuar ajustes sempre que não existir igualdade entre a soma dos valores devedores e a dos valores credores.

Posteriormente, serão adotadas as seguintes pro-vidências para o fechamento do balanço:

1. Conciliação: comparação do saldo de uma conta com uma informação externa à contabilida-de de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise;

2. Avaliação dos estoques. 3. Reconhecimento das variações monetárias

no resultado em decorrência das alterações nos valores das obrigações por disposição legal.

4. Conferência de todos os contratos de finan-ciamento, de aplicações financeiras, de dívidas e créditos diversos (especialmente os de natureza tributária). Deve ser efetuada em conjunto com a conciliação dos saldos contábeis.

5. Constituição de provisões para férias, 13º salário e encargos, considerando as implicações fiscais pertinentes.

6. Cálculo das quotas de depreciação, amorti-zação e exaustão.

7. Reclassificação dos valores realizáveis e dos valores de financiamentos em contas de longo prazo.

8. Encerramento das contas de resultado. 9. Cálculo da provisão para o Imposto de Renda

e para a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. 10. Cálculo das participações de lucros aos

empregados, administradores e detentores de partes beneficiárias.

11. Levantamento do balanço patrimonial, após o zeramento das contas de resultado;

12. Elaboração das demais demonstrações con-tábeis, com base nos dados obtidos da contabilidade.

Confira estas informações na íntegra em:www.ebs.com.br/cenario/fechamento_balanco

Editorial

O Cenário Contábil n° 23 mostra que a EBS Sistemas valoriza o que é local, sem deixar de es-tender seu olhar para o mundo. A editoria “Você Sabia” apresenta o quanto a expansão comercial no país é essencial para a EBS Sistemas. Em pa-ralelo, porém, a empresa não deixa de colaborar com aqueles que estão mais próximos, na região do Itatiaia, em Curitiba.

Do “Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul” a marca da EBS Sistemas esteve em eventos e passeou de bike. Até chegou ao Himalaia. Mas isto não é suficiente para fazer a EBS esquecer seu compromisso com o social e também com o futuro. Futuro este que já começou, com o plane-jamento de tudo o que será realizado em 2011.

Um bom ano e boa leitura! Equipe EBS Sistemas.

C om o advento da criação do SPED – Siste-ma Público de Escrituração Digital e a im-

plantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Cor-dilheira Escrita Fiscal foi adequado para facilitar o dia a dia do contador possibilitando a escrituração por meio da importação das NF-es de Entradas e Saídas através do arquivo XML e também pelo Có-digo de Barras da DANFE.

Em função de novas declarações como, por exemplo, o SPED PIS/COFINS, sugerimos a im-portação do arquivo XML que apresenta todas as informações pertinentes a operação, assim como os impostos apropriados produto por produto, gerando uma maior segurança das informações inseridas no sistema, além do alto grau de confia-bilidade que esta tecnologia proporciona já que o arquivo contém a assinatura digital do emitente da nota fiscal eletrônica.

Lembramos também que as empresas que rea-lizam operações com NF-e devem arquivar os seus XML por um prazo mínimo de 5 anos, exigindo o envio do mesmo por seus fornecedores.

Dicas do DAC

Cenário Contábil Cenário Contábil é uma publicação bimestral da EBS Sistemas

¬ Coordenação Geral :: Lirian Patty de Goss¬ Coordenação Editorial :: Patricia Meyer¬ Colaboração :: Equipe e clientes EBS Sistemas

¬ Projeto Gráfico :: Leandro Mello Fernandes¬ Jornalista Responsável :: Patricia Meyer

5291 DRT- PR

Tel.: 41 3906 4900 | www.ebs.com.br | [email protected]

IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO XML

Page 3: Por Dentro da EBS Novidades - Sistemas para Contadores ... · valores de financiamentos em contas de longo prazo. 8. ... Em função de novas declarações como, por ... e gestão

Cenário ContábilEBS Sistemas | 2010 03

CONTACTUS E EBS SISTEMAS: PARCERIA DIFERENCIADA

CONTACTUS

PELO FUTURO DA CONTABILIDADE

Caso de Sucesso

Especial

A parceria entre os contadores Édison Remi Pinzon e Marcelo Raya iniciou mui-

to antes da fundação da Contactus Consultoria (2003), empresa na qual são sócios. Ambos são formados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e vieram para capital paranaense com cinco anos de diferença, acreditando que aqui havia um mercado bastante promissor. “O que se compro-vou”, destaca Marcelo, que fez a opção pela cida-de em 2006.

A Contactus Consultoria possui 11 funcio-nários e tem sua sede no centro econômico de Curitiba na Alameda Dr. Muricy. Atende diferentes segmentos, desde empresas da área de saúde e construção civil, até shopping centers, e além das tradicionais atribuições de um escritório contábil, oferece assessoria jurídica e parceria na área de treinamentos e atualização de profissionais das

N os últimos meses a EBS Sistemas reafir-mou seu compromisso com a formação

dos futuros contabilistas com a participação em eventos acadêmicos. É uma oportunidade de sen-sibilizar os estudantes para a importância de uma atuação estratégica e não apenas operacional, va-lorizando a tecnologia como aliada no cotidiano da profissão.

Um destes eventos foi o X Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (CECOC), promovido pelo CRC/PR. Em suas dez edições, o evento se con-solidou como um dos mais importantes da classe

contábil paranaense. A EBS Sistemas também re-afirmou a parceria com as faculdades SPEI com a disponibilização de software contábil em versão acadêmica e a apresentação da palestra “O im-pacto da Tecnologia nos Escritórios Contábeis”. Este também foi o tema debatido nas Faculdades Paranaense (FAPAR) e em duas oportunidades na Radial. “Acreditamos que esta é uma maneira efe-tiva de colaborar para a formação do contabilista do futuro, atento aos novos desafios da profis-são”, destaca Gilmar Pértile, diretor-presidente da EBS Sistemas.

áreas contábil e fiscal. Preocupação que se reflete na seleção dos colaboradores que atuam no escri-tório. Os sócios valorizam a qualificação e aperfei-çoamento profissional, por isso investem em uma equipe especializada.

Desde o início, a EBS Sistemas está presente na Contactus. “Eu já conhecia o sistema Cordilhei-ra Software Contábil desde 2001”, recorda Édison Pinzon. “Usamos os quatro módulos principais: Recursos Humanos, Sistema Contábil, Controle Patrimonial e Escrita Fiscal e confiamos na solu-ção. Atendemos 90 clientes por meio do sistema”, comenta. No decorrer deste período de convivên-cia, ambos se consideram satisfeitos e citam pelo menos três razões: o tempo razoável de adaptação do sistema Cordilheira as constantes mudanças na legislação, as melhorias no atendimento ao cliente EBS Sistemas e os boletins informativos técnicos mais detalhados disponíveis em PDF. “O acesso re-moto agiliza o atendimento do suporte e hoje não ficamos mais um longo período esperando aten-dimento”, destaca Marcelo. Já Édison tece elogios aos tutoriais em relação às novidades e atualiza-ções do sistema.

Marcelo Raya e Édison Remi PinzonEquipe Contactus

Page 4: Por Dentro da EBS Novidades - Sistemas para Contadores ... · valores de financiamentos em contas de longo prazo. 8. ... Em função de novas declarações como, por ... e gestão

Cenário Contábil EBS Sistemas | 201004

?? ?

...que a EBS Sistemas tem uma equipe totalmente focada para a expansão da empresa em todo território nacional?

...que as atribuições desta equipe não consistem apenas em abrir novos mercados, mas realizar o atendimento e ofe-recer todo o apoio para as re-vendas, visando o seu fortaleci-mento e o sucesso da parceria?

...que nesta estratégia de apoio estão incluídas visitas e participação em eventos im-portantes nas regiões?

... que a EBS realizou em 2010 o “Programa de Canais” que profi ssionalizou e trouxe vantagens para o revendedores da empresa?

...que em 2010 a EBS Siste-mas cresceu 45% em seu nú-mero de revendas?

...que a meta para 2011 é ainda mais audaciosa. A equi-pe responsável pela expansão comercial pretende consolidar outras revendas da EBS Sis-temas no país, consolidando 93% de crescimento?

...que até 2015, a ideia é que sejam 75 novas revendas, consolidando a presença da EBS Sistemas nos mais impor-tantes mercados do país?

?

?

?

?

?

?

?

w w w. e b s . c o m . b r

INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE

Destaque

IMPR

ESSO

EM

PA

PEL

RECI

CLA

DO

VocêSabia?

N ão é apenas de soluções para as áreas contábil, tributária e gestão empresarial que se faz a EBS Sistemas. O envol-

vimento com a comunidade, esportistas, empresários e categoria contábil são essenciais para a difusão dos ideais da empresa.

Em prol da comunidade

Os colaboradores da EBS Sistemas estiveram envolvidos em ações para trazer alegria e um pouco de aconchego para crianças e idosos. As mais de 100 crianças do Centro Municipal de Edu-cação Infantil Itatiaia foram presenteadas com doces em 12 de outubro e, novamente, no Natal. Para a doação de presentes os funcionários escolheram um cartão na árvore que fi cou na recep-ção da empresa. Já os idosos do Recanto Tarumã precisavam de agasalhos. O pedido chegou ao Grupo Escoteiro Itatiaia que pe-diu apoio da EBS Sistemas.

A parceria com os escoteiros também rendeu um belo can-teiro de fl ores para a região do Itatiaia. O plantio das mudas foi no XII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária. O evento também contou com palestra ministrada pela bióloga Jéssica Pértile.

Incentivo ao esporte e lazer

A promoção da integração, qualidade de vida e lazer também foi foco de eventos apoiados pela EBS Sistemas. No feriado de Proclamação da República foi realizado o Jocopar, em Francisco Beltrão. O já tradicional Jogos dos Contabilistas reuniu delega-ções de todo o Paraná, cerca de 750 pessoas, para competir em doze modalidades. A EBS patrocinou o uniforme das delegações de Curitiba, Maringá, Guarapuava, Paranaguá, Cascavel e Parana-vaí. Outro evento esportivo com apoio da EBS foi o XXVI EICON - Encontro de Integração dos Contabilistas do Rio Grande do Sul. Para Caxias do Sul, a EBS levou o Cantinho do Chimarrão.

O esporte também está presente nos patrocínios da EBS Sis-temas ao ciclista Christian Petrin e a expedição Ama Dablam. Pe-trin teve excelente colocação na 3ª Volta Ciclista de Vacaria (RS), realizada nos dias 16 e 17 de outubro.

Já a expedição Ama Dablam não conseguiu condições favo-ráveis para chegar ao cume da montanha que dá nome ao pro-jeto. Em novembro os montanhistas voltaram ao Brasil. Sobre a aventura, Maurício Clauzet (Tonto) afi rmou: “Sei que muitos dos nossos amigos esperavam ver a nossa foto de cume, mas prefi ro fi car com a idéia da tentativa frustrada, mas autêntica e cheia de desafi os”.

Negócios à vista

Do Sul ao Norte do país, a EBS esteve representada em impor-tantes eventos. No Rio Grande do Norte uma equipe da empresa participou do 6° Encontro das Empresas de Serviços, organizado pelo Sescon/RN. Em Maceió, foi o 8º Encontro das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Nordeste (8º Enescap/NE). A EBS Sistemas também marcou presença na Transportar 2010, Fei-ra de Transporte Intermodal e Logística, em Curitiba.