populações em ecossistemas sucessão ecológica profª msc ...populações em ecossistemas quando...

14
Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc. Brenda Fürstenau Colégio Estadual Julio de Castilhos

Upload: others

Post on 26-Feb-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Sucessão Ecológica

Profª Msc. Brenda FürstenauColégio Estadual Julio de Castilhos

Page 2: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Hábitos alimentares dos animais

Se comem plantas → herbívoros. Exemplos: bovinos, ovelha, girafa.

Se comem predominantemente carne → carnívoros. Exemplos: cão, gato, foca, tubarão.

Se comem ambos → onívoros. Exemplos: seres humanos, baratas, suricatos.

Se comem restos orgânicos (de plantas ou animais, em decomposição) → detritívoros. saprófagos ou necrófagos. Exemplos: urubu, hiena, algumas espécies de mosca...

Herbívoros Carnívoros

Onívoros

Page 3: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Modo de vida dos animais

Algumas espécies de animais vivem em grupos onde um indivíduo (ou mais) (macho ou fêmea) exerce liderança sobre os demais. Essa liderança pode ser conquistada após a morte do(a) líder anterior ou desafiando o(a) líder atual. Quando observamos um grupo de animaos,podemos perceber o animal que exerce liderança por ser aquele que se alimenta mais do que os outros e que costuma bicar ou atacar os outros, sendo que esses ataques podem ser interpretados como demonstração de força, com o intuito de preservar a condição de líder.

Page 4: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Os leões, por exemplo, vivem em grupos com relações de parentesco. As fêmeas geralmente são primas, irmãs ou até mesmo mãe e filha. Os machos, em menor número, são irmãos. Um ou dois são líderes e tem como função, além de copular com as fêmeas, demarcar território, vigiar e zelar pela vida dos filhotes até seus dois anos, quando estes podem começar a se virar sozinhos. As fêmeas cuidam dos filhotes e também caçam. Esse tipo de organização ajuda estes animais a viverem de forma melhor.

http://youtu.be/QjSzdzXr944

Page 5: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Populações

Grupo de seres vivos que pertencem a uma mesma espécie e que habitam um determinado lugar. As populações são estudadas quanto ao seu crescimento e interações com outras populações. Natalidade, mortalidade e dispersão do grupo são responsáveis por alterações em seu crescimento.

Page 6: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Natalidade

A taxa de nascimentos aumenta o tamanho da população e pode ser um indicador de que as condições de vida dos indivíduos está em boas condições. Em muitas espécies, a função reprodutiva é a primeira a ser suspensa quando as condições abióticas, alimentares ou de habitat entram em crise.

Page 7: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Mortalidade

A morte dos indivíduos pode se dar pelos mais variados motivos: escassez de recursos alimentares, lutas com outros animais em disputas por parceiro sexual ou recursos

alimentares e habitat, causas naturais ou predação. No caso da predação, esta interação ecológica interespecífica negativa pode exercer um controle dinâmico do tamanho das populações, impedindo o desequilíbrio dentro de um determinado ambiente.

Page 8: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Dispersão do grupo

Um grupo inteiro ou alguns integrantes podem, por diversos motivos, se afastar de seu local de origem. Dentre os motivos de dispersão podemos citar busca por recursos, impactos gerados por humanos, catástrofes naturais e migrações sazonais.

Page 9: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Populações em Ecossistemas

Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em:

Autóctone: espécies originárias do local onde vivem.Alóctone: espécie que é de outra área geográfica e é retirada de sua área de

distribuição nativa e introduzida em outra área, de forma acidental ou proposital. Pode ser ou não prejudicial ao ecossistema no qual é introduzida.

Lembrando:

Espécie – organismos semelhantes (morfo e fisiologicamente) que podem cruzar entre si e gerar descendentes férteis.

População – indivíduos de uma mesma espécie que vivem no mesmo lugar e interagem entre si.

Comunidade – indivíduos de espécies diferentes que habitam uma mesma área e podem interagir entre si. Também pode ser chamada de comunidade biótica ou biocenose.

Ecossistema – conjunto de comunidades e as relações estabelecidas entre si. No ecossistema existem os componentes bióticos (seres vivos) e componentes abióticos (temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica,etc).

Biosfera – união de todos os ecossistemas da Terra.

Page 10: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:
Page 11: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Sucessão Ecológica

Sucessão ecológica

Mudanças sofridas por um ecossistema ao longo de sua evolução no tempo, desde seu estabelecimento com uma comunidade pioneira até o estágio de climax. Exemplo: uma ilha recém-formada ou uma área devastada por um incêndio.

Page 12: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Sucessão Ecológica

Sucessão ecológica

Mudanças sofridas por um ecossistema ao longo de sua evolução no tempo, desde seu estabelecimento com uma comunidade pioneira até o estágio de climax.

Algumas espécies pioneiras chegam até a nova ilha ou região queimada, através do ar ou da água. Estas colonizam o local e criam as condições para outras espécies formem novas comunidades.

As primeiras espécies que se estabelecem no local são chamadas PIONEIRAS. Geralmente são líquens (algas + fungos), musgos (briófitas) e gramíneas (capim). Algumas árvores de madeira leve e crescimento rápido também podem ser consideradas pioneiras, como o maricá, por exemplo.

Page 13: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Sucessão Ecológica

Após o estabelecimento da comunidade com a instalação das espécies pioneiras, podem haver vários estágios intermediários (SECUNDÁRIAS OU SERIAIS) até que se atinja a comunidade climax.

COMUNIDADE CLIMAX – comunidade mais complexa, que alcançou o equilíbrio com os componentes bióticos e abióticos (estado estacionário). A comunidade atinge o auge de suas relações ecológicas. Esta condição vai persistir indefinidamente, a não ser por ocorrência de grandes perturbações.

Page 14: Populações em Ecossistemas Sucessão Ecológica Profª Msc ...Populações em Ecossistemas Quando pensamos em espécies e sua distribuição, podemos classificá-las em: Autóctone:

Sucessão Ecológica

Tipos de sucessão:

1)Primária: ocorre em um local onde anteriormente não havia nenhum tipo de vida. Exemplos: zonas atingidas por meteoros ou erupções vulcânicas, lagos e ilhas recém-formados.

2)Secundária: ocorre em um local que anteriormente abrigava outras comunidades e que sofreu algum tipo de impacto ou pertubação natural (vendaval, inundação, terremoto, etc) ou provocadas por ações humanas (queimadas, cultivo de áreas).