pop 05 prevenÇÃo de contaminaÇÃo cruzada

18
POP 05 – PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA CURSO DE BPF PARA FÁBRICAS DE RAÇÃO IN 04/2007

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

POP 05 – PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

CURSO DE BPF

PARA

FÁBRICAS DE

RAÇÃO

– IN 04/2007

Page 2: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

ÍNDICE 1 OBJETIVO 2 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3 CAMPO DE APLICAÇÃO 4 DEFINIÇÕES 5 RESPONSABILIDADES 6 DESCRIÇÃO 7 MONITORAMENTO 8 AÇÕES CORRETIVAS 9 REGISTROS 10 ANEXOS 11 REVISÃO 12 APROVADO

Logotipo da empresa Procedimento Operacional Prevenção de

contaminação cruzada

Código: POP 05

Revisão: 01

Elaborado: 01/2020

Página 05 de 04

Page 3: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA
Page 4: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

1. OBJETIVO O que este documento descreve?

2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 4, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2007. “REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE AS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA ESTABELECIMENTOS FABRICANTES DE PRODUTOS DESTINADOS À ALIMENTAÇÃO ANIMAL”

Page 5: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

3. CAMPO DE APLICAÇÃO Onde? A quem? 4. DEFINIÇÕES 4.1 Contaminação: presença de substâncias ou agentes estranhos de origem biológica, química ou física que sejam considerados nocivos para saúde dos animais. 4.2 Contaminação Cruzada: contaminação de produto destinado à alimentação animal com outro produto, durante o processo de produção ou contaminação gerada pelo contato indevido de ingrediente, insumo, superfície, ambiente, pessoas ou produtos contaminados, que possam afetar a inocuidade do produto. 4.3 Flushing: procedimento de limpeza que consiste em circular na linha de equipamentos compartilhados, produto (flush) para promover a eliminação ou redução da contaminação residual em batida de ração subsequente. 5. RESPONSABILIDADES - Quem? Gerência ou equipe de qualidade tem responsabilidade de criar, manter e verificar as ações referentes a este POP. Colaboradores da fábrica responsáveis por observar e executar as ações previstas para evitar contaminação cruzada das rações.

Page 6: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

6. DESCRIÇÃO Descrever os meios pelos quais serão evitadas as contaminações cruzadas: Mistura de ingredientes? Como prevenir? Falhas de conduta e higiene dos colaboradores? Como prevenir? E os visitantes, há controle? Contaminação por compartilhamento de utensílios? Como prevenir? Contaminação através dos equipamentos da fábrica, ordem de produção? Como prevenir? O controle da ocorrência de contaminação cruzada, em especial com medicamentos é essencial para assegurar a produção de ovos com a qualidade e inocuidade desejada. Além disso, é fator decisivo de atendimento a IN 14. Existem separações físicas na fábrica que pode auxiliar no controle de contaminações? Os produtos são adequadamente identificados e os colaboradores treinados para evitar mistura de ingredientes e troca na hora de produzir a ração? Existem instruções de trabalho claramente descritas para orientar os colaboradores na produção da ração, pesagem de ingredientes, higienização dos equipamentos e ordenamento da produção pensando em evitar contaminações? E em fábricas automatizadas como são identificados os comandos pensando em evitar trocas de matérias primas? Há controle dos caminhões utilizados no transporte das matérias primas e da ração para evitar contaminações? Uma vez a ração pronta, quais são os cuidados adotados para que ela não se contamine no ensacamento ou no transporte a granel? Descrever como a linha de produção é limpa após a produção de uma ração medicada, por exemplo que pode deixar resíduos para outras rações não medicadas – flushing de limpeza e destino do material utilizado na limpeza.

Page 7: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

6. DESCRIÇÃO

Recepção da matéria-prima

Armazenamento da matéria-prima

Ração pronta/expedição/transporte

Área de produção

Produtos medicados

Page 8: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

6. DESCRIÇÃO

Recepção da matéria-prima

Armazenamento da matéria-prima

Ração pronta/expedição/transporte

Área de produção

Produtos medicados

Page 9: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Recepção da matéria-prima

Armazenamento da matéria-prima

Ração pronta/expedição/transporte

Área de produção

Produtos medicados

6. DESCRIÇÃO

Page 10: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Recepção da matéria-prima

Armazenamento da matéria-prima

Ração pronta/expedição/transporte

Área de produção

Produtos medicados

6. DESCRIÇÃO

Page 11: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Recepção da matéria-prima

Armazenamento da matéria-prima

Ração pronta/expedição

Área de produção

Produtos medicados

6. DESCRIÇÃO

Page 12: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Recepção da matéria-prima

Armazenamento da matéria-prima

Ração pronta/expedição/transporte

Área de produção

Produtos medicados

6. DESCRIÇÃO

Page 13: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

6. DESCRIÇÃO

Ordem de Produção - Listar as rações produzidas e identificar os fatores críticos - Quais são os produtos críticos utilizados: Aditivos? Produto Medicado?

Produtos de Origem Animal? - Organizar a sequência de produção das rações pensando nas categoriais

sensíveis e na limpeza da linha.

Limpeza de arraste ou flushing - Volume e tipo de produto utilizado? - Avaliar a eficiência do procedimento. - Definir o que será feito com o produto utilizado.

Page 14: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

7. MONITORAMENTO Sempre necessário responder o que será monitorado? Como? Quando e por quem? Monitorar adoção das medidas de prevenção da contaminação, ordenamento da produção, execução e destino dos flushings de limpeza.

Colaborador/Responsável executa a atividade e registra a data em que realizou – frequência prevista no POP

Monitor confere os registros, atendimento das periodicidades previstas, rasuras, esquecimentos – frequência menor

Verificador confere os registros, observa se as não conformidades foram corrigidas pelas ações corretivas – frequência menor

Page 15: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

8. AÇÕES CORRETIVAS Para cada possível falha descrever a ação corretiva adotada para resolver o problema gerado e para evitar que volte a ocorrer. Como por exemplo, estabelecer ordem de produção para que não seja produzida uma ração com medicamento sem que seja realizada limpeza dos equipamentos após esta produção. A primeira parte da ação corretiva é registrar o problema e depois a ação corretiva, que é formada por 4 partes: (1) O que: descreve o que será feito em palavras únicas ou expressões curtas (ex.: treinar, consertar, trocar); (2) Quem: a pessoa responsável; (3) Quando: uma data ou um período; (4) Como: descrição mais detalhada e ou materiais. 9. REGISTROS Descrever planilhas e pontos inspecionados nas diferentes etapas que se referem a este POP, sempre indicando a quem e onde se aplica e local de arquivo. 10. ANEXO Descrever os anexos que pertencem a este POP caso haja. Instruções de trabalho para a correta realização de cada procedimento podem auxiliar o colaborador.

Page 16: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

11. REVISÃO Cada revisão que for realizada neste documento deve ser devidamente indicada e datada para controle geral da documentação. Segundo a IN 04 no item 7.14. Os POP devem ser revisados pelo menos uma vez ao ano e sempre que houver qualquer modificação nos procedimentos operacionais, visando avaliar a sua eficiência e ajustando-os se for necessário. 12. APROVADO Listar os responsáveis pela elaboração e aprovação do POP.

Page 17: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA
Page 18: POP 05 PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Avaliação prevista no check list da IN 04 referente a este POP: - Existe POP descrito que atende a legislação; - Os procedimentos são acessíveis e estão disponíveis para consulta pelos

funcionários envolvidos nos respectivos locais de trabalho; - A execução dos procedimentos é monitorado dentro da frequência prevista, o

monitor é treinado e os registros estão disponíveis; - As ações corretivas aplicadas são adequadas e estão registradas; - Existe controle de sequência de elaboração dos produtos visando evitar

contaminação; - A manipulação de aditivos e medicamentos é realizada de forma que evite a

contaminação cruzada; - A verificação é feita dentro da frequência prevista, o verificador é treinado e os

registros estão disponíveis; - Os registros são feitos em formulários próprios, sem rasuras, íntegros, à tinta,

datados e assinados, arquivados e disponíveis para consulta.