política de diversidade - instituto natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e...

52
Política de diversidade Instituto Natura

Upload: others

Post on 27-Oct-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Política de diversidadeInstituto Natura

Page 2: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Sumário

1. Diversidade para fazer junto e fazer melhor 2

2. Vamos trilhar a jornada da diversidade? 2

2.1. O que é diversidade? 2

2.2. O que é inclusão? 2

2.3. Como são a diversidade e inclusão no IN? 3

2.4. Por que estamos falando de diversidade? 3

3. Quais temas serão tratados? 4

3.1. Gênero 4

3.2. Pessoascomdeficiência 6

3.3. LGBTQIA+ 7

3.4. Raça/etnia 8

3.5. Classe social 9

4. Princípios e compromissos: o que buscamos no iN? 11

5. Pontos de apoio 15

6. Referências 16

Page 3: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

O Instituto Natura tem como objetivo contribuir para a transformação da educação no Brasil, por isso atuamos para que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, para que os jovens tenham acesso a um Ensino Médio de qualidade, para impulsionar outras Agendas Prioritárias da Educação e para o desenvolvimento integral das Líderes e Consultoras de Beleza Natura.

Paraquepossamosatingireficientementeessesresultados,énecessário,antesdetudo,conhecermosbemocontextonoqualacomunidadeescolar,asConsultorasdeBelezaNatura,oses-tudantes,osprofessoreseosgestorespúblicosestãoinseridos,bemcomoaricadiversidadepresentenessesespaços.Mas,alémdesteconhecimento,émuitoimportantequepromovamosaDiversidade no nosso dia-a-dia e em nosso ambiente de trabalho.

Diversidade para fazer junto e fazer melhor

1

Page 4: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Emsuaessência,oInstitutoNaturapossuiumaequipeformadapormaisde30profissionais,denaturezamultidisciplinar,comtrajetórias e carreiras distintas. E essa é a nossa força! Mas sa-bemosqueprecisamos,podemosedevemosirmaisalém.Poisacreditamosqueterumambientediverso,formadoporumtimeplural,multidisciplinareengajadoéfundamental,nãosóporau-mentaranossapotencialidadeenquantoindivíduoseprofissio-nais,mas,principalmente,porcontribuirparaqueasociedadecaminherumoàconstruçãodeumaeducaçãotransformadora,demelhorqualidade,acessíveleequânimeatodosetodas.

Nessa direção e paralelamente aos esforços já iniciados pela Natura,sabemosqueaopromoveradiversidadeinternaeexter-namente estaremos contribuindo ainda mais para o aprimora-mentodascompetênciasdosnossospúblicosprioritários,parao desenvolvimento integral dos estudantes e também no melhor desempenho do Instituto para desenvolver ações e projetos que contribuam,cadavezmais,paraaformaçãodeescolasinclusi-vas e dialógicas.

Sabemos que é um processo longo e contínuo e que precisamos fazer juntos, por isso, à medida que tivermos uma equipe mais multicultural, mais representativa e diversa, conseguiremos fazer ainda melhor. En-tão, vamos trilhar a jornada da diversidade juntos?

Page 5: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Vamos trilhar a jornada da diversidade?

O que é diversidade?Diversidadeéfrequentementeentendidacomovariedade,hete-rogeneidade,pluralidadeediferença.Ouseja,trata-sedeumacaracterística comum a todos os seres vivos do planeta e é gra-ças a ela que a humanidade se mantém viva até os dias de hoje. Porém,adiversidadenãoserefereapenasàscaracterísticasbio-lógicasousociais,quandoestasestãorelacionadasàvariedadedeaparências,culturas,histórias.

Ela também se refere à atribuição de determinados valores a gruposespecíficos,resultandoemestereótiposnegativos,pre-conceito,estigmas,discriminação.Ouseja,dificultandooumes-mo negando através de julgamentos de valor e hierarquização o acesso a direitos fundamentais para as pessoas que constituem os grupos minorizados.

E quais são esses grupos?

São grupos de pessoas que têm pouca ou nenhuma represen-tatividadesocial,econômicaepolítica,mesmoconstituindo,emalgunscasos,amaiorparcelanuméricadapopulaçãobrasileira.Enquadram-se como grupos minorizados ou minoritários: mulhe-res,negros(as),pessoascomdeficiência,LGBTQIA+,pessoaseconomicamentevulneráveis,entreoutros.

2.1.

2

Page 6: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

O que é inclusão?Complementarànoçãodediversidade,ainclusãoserelacionaao modo como os membros de todos os grupos são tratados em todoequalquerespaço,bemcomoaformacomosesentemper-tencentes e incluídos. Tal percepção decorre do tratamento justo querecebemepresenciam,dosentimentodereceptividade,dapercepção de igualdade de oportunidades e do quanto se sentem valorizados como membros pelo trabalho e esforço que desem-penham nos diferentes níveis.

2.2.

Ou seja, é o quanto o indivíduo se sente, de fato, integrado e respeita-do por conta das características que possui e o conectam a determi-nados grupos sociais, tal qual raça, gênero, religião, entre outros.

Page 7: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Como são a diversidade e inclusão no IN?Mesmo a diversidade sendo uma característica inerente à socie-dade,frequentementenosdeparamoscomespaçosemquehápoucaounenhumarepresentatividade.NoInstitutoNatura,veri-ficamosquearealidadenãoémuitodiferente.Poressemotivoereconhecendoaótimaoportunidadequenós,comoinstituiçãodoterceirosetor,possuímosemaumentarapluralidadeinternamen-te,essedocumentotemcomoobjetivos:

a) Formalizar,demaneiraestruturada,oposicionamentodoIns-tituto Natura sobre a questão da diversidade e as temáticas entendidas como prioritárias.

b) Apresentar o cenário interno do Instituto Natura em relação às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas.

c) Estabelecer e implementar,internamente,compromissoscom o intuito de promover e incentivar cada uma das pautas daagendadadiversidade,norteandoeconduzindoasaçõesfuturas e fortalecendo as que já estão estruturadas.

2.3.

Page 8: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

d) Apresentar e centralizar os principais canais de contato e de apoiointernos,demodoqueoscolaboradorespossamterconhecimentoefácilacessoaessasferramentas,sesentindoseguroseconfiantesparaparticipar,relatar,tirardúvidaseenviar sugestões sobre as pautas de diversidade.

e) Evidenciar as oportunidades de melhoria e sinergia entre as iniciativasinternaseasexternas,deformaqueambasasesferassepotencializemeidentifiquemaslacunasquepre-cisam ser preenchidas para o maior sucesso das políticas de diversidade do Instituto Natura.

f) Compartilhar conceitos e dados acerca da Diversidade no InstitutoNatura,sobaóticapropositiva,reforçandoabuscae o nosso comprometimento com a melhoria constante dos indicadores que serão apresentados neste documento.

g) Promover e incentivaraconscientização,oenvolvimentoeaparticipaçãodetodosetodasasprofissionaisdoInstitutoNatura,demodoqueaquestãodaDiversidadenãoestejaapenasnaagendadealguns,masquefaçapartedarotinadetodos.

Page 9: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

1.Parasabermais,acesse:https://www.mckinsey.com/business-functions/organization/our-insights/why-diversity-matters/pt-br2.Parasabermais,acesse:https://gwa.com.br/cliente/hay-group/noticias/noticia-14-10-15.pdf3.Parasabermais,acesse:https://hbrbr.uol.com.br/diversidade/4.Parasabermais,acesse:https://issuu.com/institutoethos/docs/perfil_social_tacial_genero_500empr

Por que estamos falando de diversidade?Hádiversosestudos,pesquisaserelatosaoredordomundo(McKinseyCompany1,HayGroup2,HarvardBusinessReview3,Ins-tituto Ethos4,entreoutros)queapontamosmúltiploseexcelentesbenefíciosdadiversidade,nãosóparaasociedade,mastambémparaasorganizaçõesquearespeitam,apromovemeavalorizamemseusespaços.Porisso,acreditamosquefomentaradiversida-de e a inclusão no Instituto Natura é:

Força e potencialidade

Maisdoqueacoisacertaasefazer,adiversidadeéaforçapro-pulsoraeimpulsionadoraparaamelhorcompreensãodomundo,desuasrealidades,doaumentodainovaçãoecriatividade,daresiliênciaedofortalecimentodosensocríticodosnossosprofis-sionaisedospúblicoscomosquaisatuamos.

2.4.

...a diversidade é a força propulsora e impulsionadora para a melhor compreen-são do mundo...

Page 10: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Relação ganha-ganha

Aocompreendermos,respeitarmosevalorizarmosassimilarida-desediferençasdosprofissionaisdoInstitutoNatura,estamosumpassomaispróximosdenossosobjetivosindividuaiseorgani-zacionaisemumapropostaganha-ganha.Pois,aopromovermosadiversidade,estamosgerandoganhostangíveiseintangíveisparatodasaspessoas,asociedade,asinstituiçõese,conse-quentemente,paraoprojetodeeducaçãoemqueacreditamos.

Ver a realidade como ela é

Apoiarpessoaseorganizações,aomesmotempoemquecria-mos condições para formar cidadãos críticos e dispostos a trans-formaremarealidadedaeducaçãobrasileira.Paraisso,acredi-tamos em ações contínuas que buscam oferecer e fortalecer a nossaaproximaçãoemelhorcompreensãoacercadocontextodaeducaçãopúblicaedarealidadesocioeconômicabrasileira.

...ao promovermos a diversidade, esta-mos gerando ganhos tangíveis e intangí-veis para o projeto de educação em que acreditamos.

Page 11: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Coerência e representatividade

FalarsobreDiversidadeeInclusãonoInstitutoNaturaexigecoe-rência e preocupação genuína com o projeto de melhoria da edu-caçãopúblicaquedesejamoscriaretransformarnopaís,bemcomo de desenvolvimento das Consultoras de beleza Natura que almejamos.Maisqueisso,éaoportunidadededarmosoexemplodaquiloemqueacreditamos.Assim,reconhecemosaimportânciadeincentivarmosefomentarmosoportunidadesdeacesso,per-manênciaeascensãoiguaisentretodosetodasasprofissionaisdoInstitutoNatura,impulsionandoaqueles(as)quesejamperten-centes aos grupos minorizados e oriundos de diferentes classes sociais.

Fazer melhor

É a possibilidade de aumentar as chances de sermos mais asser-tivosnasaçõesdesenvolvidaseestarcadavezmaispróximoseconectados à realidade à qual nossos projetos se destinam. Ou seja,entendendoeatendendoàsdemandasdecrianças,jovenseadultosqueestãoexpostosaumcontextoescassodeeficiên-ciaadministrativa,educaçãodequalidade,equidadeecoesãoso-cial.Precisamossentir,vivereverparafazermelhor.

Precisamos sentir, viver e ver para fazer melhor.

Page 12: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Quais temas serão tratados?

3Em sinergia ao lançamento da Política de Valorização da Diversi-dadeNaturaqueaconteceuem2016,oInstitutoNaturaassumea responsabilidade de fomentar e buscar atingir os objetivos e compromissospropostosnestematerial,sejaemseuâmbitoin-ternoe/ouexterno.

Assim,reconhecendonossosdesafioseasoportunidadesdemelhoriaquantoàquestãodediversidadeeinclusãonoInstituto,trabalharemos5(cinco)temascomprioridade:Gênero,PessoascomDeficiência,LGBTQIA+,RaçaeEtniaeClasseSocial.

Page 13: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

GêneroAolongodahistóriadahumanidadetivemosexemplosdediver-sas mulheres que se engajaram na luta pelos direitos e tratamen-toequitativodaquestãodegêneronasociedade,sejapelodireitoaosmesmossaláriosecondiçõesdetrabalho,ouainda,pelosdireitosreprodutivos,direitoàparticipaçãopolítica,àlutacontraospadrõesestéticosesuarepresentaçãonodiscursomidiático,bem como o combate à violência contra a mulher.

Pautasquejáavançaramemmuitasconquistas,masqueaindaestãolongedeestaremresolvidas.Principalmente,devidoaomachismo que está presente no nosso dia a dia e que contribui direta e indiretamente para o tratamento e a realidade desigual queverificamosentrehomensemulheres.

Esses fatores atrelados à desigualdade de oportunidades entre osgêneros,aduplajornadadasmulheres,entreoutrosfatores,comprometemnãosóodesenvolvimentodogrupofeminino,mastodaasociedadeque,porsuavez,desperdiçaaschancesdecresceresedesenvolvercomaplenaintegraçãosocial,eco-nômicaepolíticadamulher.

3.1.

Page 14: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

Mesmo as mulheres representando 51,09%dapopulação,somente37,8% das posições de liderança no mercado de trabalho são ocupadas por elas.(IBGE,2016;Ethos,2016);

Nas 500 maiores empresas do país,apenas11% do conselho administrativo são formados por mulheres.(Ethos,2016)

A dupla jornada é um dos fatores que contribuem para esses dados: as mulheres dedicam 73% a mais de horas nos serviços domésticos e cuidados de pessoas que os homens. Enquanto elas dedicam 18,1horasporsemana,oshomensdedicam 10,5 horas. (IBGE,2016)

37,8% 11% 18,1liderança conselhos horas

Page 15: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

O desemprego é mais forte entre as mulheres do que entre os homens. (PNADContínua,2017)

Segundo o relatório Global Gender Gap2016,doFórumEconômicoMundial,seoritmodeprogressoformantido,oBrasillevará104 anos para equiparar homens e mulheres socioeconomicamente. (GlobalGenderGap,2016)

Educação: Mulheres são maioria entre a população com nível superiorcompletoetaxadefrequência escolar. (IBGE,2016)

Representação política: Na eleição de2018,onúmerodedeputadasfederais e estaduais subiu de 10,5% para 15%.Nomundo,arepresentatividade média é de 23,6% dos assentos. TSE,2018)

nível superior

104anos deputadas

federais

15%desemprego

Você sabia?No Brasil:

Page 16: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Instituto Natura:(AsinformaçõesrelativasaocenáriodemográficodoInstitutoNaturasãooriundasdoCensointernodoInstituto,aplicadopelaprimeiravezem2018)

O Instituto Natura é uma organização que possui o quadro de funcionários majoritariamente feminino: 76% são mulheres e 24%homens;noentanto,não há mulheres no Conselho Administrativo do Instituto (instânciamaisaltadedecisão)e,atéomomento,nãohouveumamulher na presidência do Instituto Natura. (CensoInstitutoNatura,2018)

Emtermospercentuais,asmaioresfaixassalariaisdoInstitutoNatura(acimade10saláriosmínimos)são ocupadas por mulheres com mais de 5 anos de trabalho e por homens com 2 a 3 anos de trabalho para o Instituto. (CensoInstitutoNatura,2018)

76%mulheres

$

Page 17: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Pessoas com deficiênciaAspessoascomdeficiêncianoBrasil,apesardeseremmaisde1,2milhãodepessoas,aindanãorepresentamnem1%dostra-balhadorescomcarteiraassinadanopaís,conformeapontamoCensodoIBGEde2010eorelatóriodaRAIS(2013).

ApartirdaLeideCotas(Leinº8.213/91)parapessoascomdeficiênciaereabilitadoscriadaem1991,essaspessoascome-çaramasairdecasaetermaisespaçonasociedade.Porém,quanto e de que forma a sociedade tem se preparado para re-ceber essas pessoas?

Nós,doInstitutoNatura,compreendemosagrandeimportânciada Lei de Cotas e da Lei Brasileira de Inclusão para promover e estimularamaiorparticipaçãodepessoascomdeficiêncianomercadodetrabalho.Contudo,acreditamosquemaisdoqueteraoportunidadedetrabalharcomessaspessoas,éfundamental-menteimportantequeelassejamesesintam,verdadeiramente,incluídas e integradas no ambiente em que estão.

3.2.

Page 18: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

5.ALBI(LeiBrasileiradeInclusão-EstatutodaPessoacomDeficiência)considerapessoascomdeficiência:aspessoasquetêm,deformacongênitaouadquirida,algumimpedimento“delongoprazodenaturezafísica,mental,intelectualousensorial,oqualeminteraçãocomumaoumaisbarreiras,pode obstruir sua participação

É por reconhecermos a importância da efetiva inclusão e dos bene-fícios que a diversidade proporciona para a nossa construção como cidadãos que, mesmo sem a obrigatoriedade legal, desejamos au-mentar a representatividade de pessoas com deficiência no Instituto Natura e, principalmente, promover um espaço cada vez mais inclu-sivo e convidativo para todos(as) os(as) profissionais.

Page 19: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

Quase 7%6 da população brasileira são compostos por pessoas que possuemalgumtipodedeficiência.(IBGE,2018)

Foi a partir da publicação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência realizadapelaONU,em2006,queocorreram as principais mudanças significativasacercadaspráticasepolíticas da educação inclusiva. (Diversa.org,2018)

O Censo Escolar realizado pelo INEPem2016edivulgadoem2017 apontou que 57,8% das escolas brasileiras têm alunos com deficiênciaemclassesdeaulascomuns. (CensoEscolar,2017)

6.NoCensodoIBGErealizadoem2010,estimou-sehaverquase24%depessoascomdeficiêncianoBrasil.Em2018,oIBGErevisitouessenúmero,tomandocomoparâmetroasrecomendaçõesinternacionaisestipuladaspelaOrganizaçãodasNaçõesUnidas(ONU)eaOrganizaçãoMundialdaSaúde(OMS)parainterpretaçãodessesdados,demodoaconstruirindicadorescomparativosaosdemaispaísesdomundo.Comessamudança,aproporçãodepessoascomdeficiênciaqueerade23,9%passouaser6,7%.

7% 57,8% educação

Page 20: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

Hoje,temos9,3 milhões de PCDs queseencaixamnaLeideCotas,para 827 mil vagas abertas. (Brasil.gov,2017)

Em2015,foiaprovadaaLei Brasileira de Inclusão (LBI)quetemcomoobjetivo promover e garantir direitos fundamentais da pessoa com deficiênciademaneiraigualitária,objetivando,noâmbitodaeducação,daempregabilidade,entreoutros,ainclusãosocialeasuacidadania.(Diversa.org,2018)

2015Mercado de trabalho

No Instituto Natura:

Por sermos uma instituição com menos de 100 pessoas no seu quadrodefuncionários,oInstitutonão se enquadra na obrigatoriedade da Lei de cotas. (CensoInstitutoNatura,2018).

Mesmoassim,3% dos colaboradores do Instituto possuem algumtipodedeficiência.(CensoInstitutoNatura,2018)

3%

Page 21: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

LGBTQIA+OmovimentoLGBTQIA+,deformaorganizada,surgiunoBrasilporvoltadosanosde1970,apartirdepequenasreuniõesqueocorriam em espaços sociais nas quais as primeiras publicações dedicadasaoshomossexuaiscirculavam,bemcomoeramdis-cutidas as pautas de reivindicação e apoio. Mais de 30 anos de-pois,asreuniõesdevanguardaseriamresponsáveispordesen-cadearumadasmaiorescelebraçõesdadiversidadenomundo,a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo.

Sabemosquemaisdoqueumasimplescomemoração,aParadaLGBTQIA+ é um evento simbólico de luta e resistência contra a discriminaçãosexual,opreconceito,areivindicaçãodeigualda-dededireitose,consequentemente,decombateàviolênciaqueassola em níveis cada vez mais alarmantes a população LGBTQIA+ no país.

OBrasil,atualmente,éumdospaísesemquehámaioresíndi-cesdeassassinatosesuicídiosemdecorrênciadaLGBTfobia,superando,inclusive,paísesqueencaramaexistênciadessaspessoascomouma“práticailegal”nasuaconstituição.

3.3.

Page 22: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Emmeioaessecenáriomarcadopelaintolerância,desrespei-toàsdiferençaseportantasestatísticasnegativas,sabemosque as empresas e organizações possuem um papel funda-mentalparaasuperaçãodasdesigualdadessocioeconômicasedopreconceito,vistoque,aoapoiar,respeitarevalorizaradiversidadeemtodasassuasmanifestações,asinstituiçõesnãoestãosomenteagindopelo“politicamentecorreto”,maspor se tratar de uma questão de direitos humanos universais. Poressemotivo,eemlinhaaoqueacreditamos,desejamosaumentararepresentatividadedeprofissionaisLGBTQIA+noInstituto Natura.

Atualmente,devidoaopluralismoeadiversidadenaorienta-çãosexualenaidentidadedegênero,outrostermosedesig-nações foram contemplados e incluídos gradativamente na si-glaLGBTQIA+.Alémdelésbicas(L),gays(G),bissexuais(B)etransgêneros(T)queconstituemasigla,osímbolode+inclui,ainda,intersexuais(I),queerouquestioning(questionamen-todegêneros)(Q),curiosos(C),assexuaisousimpatizantes(Ally)(A),pansexuais(P),nãoconformidadedegênero(GN),gênerofluido(GF),nãobinários(NB)eandróginos(A).

LGBTQIA+L - LésbicasG - GaysB - BissexuaisT - TransgênerosI - IntersexuaisQ - Queer ou questioningC - CuriososAlly - Assexuais ou simpatizantesP - PansexuaisGN - Não conformidade com o gêneroGF - Gênero fluidoNB - Não bináriosA - Andróginos

Page 23: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Mas qual a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual?Identidadedegêneroéapercepçãoqueapessoatemsobresimesmaquantoaogênero,ouseja,acompreensãoso-cialenãoanatômicadeseuscorpos(feminino,masculino,al-gumacombinaçãoentrefemininoemasculino).Jáaorientaçãosexualserefereàatraçãosexuale/ouafetivaqueumapessoasenteporoutra,que,porsuavez,nãodependedasuaidentida-dedegênero.Ouseja,aatraçãosexualpodeserentrepessoasdomesmosexo,sexosopostos,deambosossexosoumesmo,nãosentiratraçãopornenhumdeles(assexual).

Assim, o termo que inicialmente surgiu como GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) estendeu-se para LGBTQIA+, permitindo que novos termos e definições fossem incluídas com o objetivo de contemplar a diversidade e o pluralismo na identidade de gênero e na orientação sexual.

Page 24: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

Estima-sequeopúblicoLGBTQIA+represente 8,7% da população brasileira(aproximadamente18milhõesdepessoas).(IBGE,2011)

NoBrasil,ocasamento homoafetivo foi reconhecido pelo Supremo TribunalFederal(STF)emmaiode2011,oquepermitiucomissoqueaspessoasdomesmosexopudessem desfrutar dos mesmos direitos e garantias que eram exclusivasacasaisheterossexuais.(STF,2011)

38% das empresas têm restrições paraacontrataçãodehomossexuais.(SantoCaos,2015)

7.Transgênero:Termoutilizadoparadescreverpessoasqueseidentificamcomotravestisoutransexuais.8.Parasabermais:Supremoreconheceuniãohomoafetiva.Disponívelem:http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=178931

8,7% 38%casamento

Page 25: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

Ahomofobiacusta,aproximadamente,405 bilhões de dólares anualmente para a economiabrasileira(baseadoemprodutividade,turnovereprocessosjudiciais).(RelatórioBrasilLGBT2030)

O Brasil lidera o índice de homofobia no mercado de trabalho: 68% já presenciaram LGBTfobia no ambiente de trabalho. (OutNowGlobal,2017)

90% das travestis estão se prostituindo por não terem conseguidoemprego(mesmocombonscurrículos).(Antra,2017)

405 90%68%bilhões

Page 26: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

A cada 19 horas um LGBTQIA+ é assassinado ou se suicida vítima daLGBTfobia,oquetornaoBrasilcampeão mundial nesse tipo de crime. É o maior índice desde que o grupo começou a fazer este levantamento,em1979.(GGB-GrupoGaydaBahia,2017)

Somentenosprimeiros3mesesde2018, 53pessoastransgêneroforammortas(umaumentode18%emrelaçãoa2017).(GGB-GrupoGaydaBahia,2018)

19 53horas transgêneros

Page 27: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Instituto Natura:

89% das pessoas que trabalham para o Instituto se consideram heterossexuais, 7%bissexuaise4%homossexuais.(CensoInstitutoNatura,2018)

100% das pessoas que trabalham para o Instituto Natura se identificamcomocisgêneras.(CensoInstitutoNatura,2018)

7.Transgênero:Termoutilizadoparadescreverpessoasqueseidentificamcomotravestisoutransexuais.8.Parasabermais:Supremoreconheceuniãohomoafetiva.Disponívelem:http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=178931

89% / 7% / 4% 100%

Page 28: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Raça/etniaA discussão étnico-racial no Brasil tem ganhado cada vez mais relevâncianosdebatesdediversidadeemdecorrênciadeumaumento de conscientização populacional e mercadológica so-breopapeldonegronasociedade,bemcomoacercadeseuprocessodeempoderamentosocioeconômicoemidiático.

O ideário que se construiu sobre o mito da democracia racial contribuiu direta e indiretamente para a grande resistência em se abordar sobre as desigualdades raciais que atingem majori-tariamenteapopulaçãonegraeque,muitasvezes,semanifes-tam como consequência do preconceito e racismo institucional que assolam o país desde o período colonial. Mesmo após 130 anosdaaboliçãoformaldaescravatura,taisconsequênciasaindapodemserobservadasnaestruturasocial,vistoquenãohouve nenhum aparato social que conseguisse promover condi-çõesdignasparaessapopulaçãosedesenvolvereser,defato,incluída na sociedade.

3.4.

Page 29: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Oreflexodessadespreocupaçãonainserçãodosnegrosnocontextosocioeconômicoéperceptívelhojenosmaioresíndicesdepobrezaedemortalidadeentreosnegros,nosmenoresín-dicesdeescolaridade,depresençadomercadodetrabalho,deacessoàeducaçãoeserviçosdesaúdeetransportesdequali-dade,nabaixa(ouquaseausente)representatividadedapopu-lação negra nos espaços de poder e privilégio.

Aospoucos,observamosqueessarealidadevemsendomuda-da,principalmenteemdecorrênciadediversasiniciativas(pú-blicaseprivadas)criadasparaoenfrentamentoesuperaçãodoracismoinstitucional,taiscomoaspolíticaspúblicasdepromo-çãodaigualdaderacial,açõesafirmativasnasinstituiçõesdeensinoemercadodetrabalho,assimcomoapreocupaçãocomoestabelecimentodeumsistemadefinanciamentosólidoaosprogramaseaçõesespecíficasparaaquestãoétnico-racial.

Nessa direção, o Instituto Natura quer somar a essas iniciativas, cumprindo com o seu papel social através do próprio exemplo: au-mentando a representatividade de profissionais negros e negras nos diferentes cargos e funções do Instituto.

Page 30: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

A população negra movimentou 1,6 trilhão de reais em 2017. (Inst.Locomotiva,2017)

da população brasileira são negros (pretos+pardos).(PNADContínua,2017)

75%

28,8% 34% 4,7%

1,6 trilhão

54%Os negros representam apenas 17,8%entreo1%maisrico.E75%entreos10%maispobres.(PNADContínua,2015)

Profissionaisnegroscomensinosuperior completo recebem 28,8% menos do que os brancos em igual condição. (RAIS2016/MinistériodoTrabalhoeEmprego)

Somente 34% dos funcionários das 500 maiores empresas são negros. (Ethos,2016)

Apenas 4,7%doquadroexecutivodas 500 maiores empresas é constituído por pessoas negras. As mulheres negras representam somente 0,4%.(Ethos,2016)

Page 31: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

duas vezes

Estima-se que a renda entre os negros e brancos será equivalente somente em

(Oxfam,2017)

Aremuneraçãodaprofissionalnegra é

menor em relação ao que recebe um homem branco. (PNADContínua,2017)

As mulheres brancas alcançam ensino superior completo em proporção

maior que as mulheres pretas ou pardas. (IBGE,2018)

59% 2089

Page 32: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Instituto Natura:

Nosúltimos3anos,arepresentatividade de negros aumentou 24% no Instituto. (CensoInstitutoNatura,2018)

Das pessoas que trabalham para o InstitutoNatura,

Seconsiderarmosespecificamentea equipe interna do Instituto Natura (portanto,excluindoprestadoresdeserviçoqueatuamexternamente)estes percentuais passam a ser de:

74%sedeclarambrancas

89%branca

8%preta

3%parda

16%pardas

8%pretas

2%amarelas

0%indígenas

Há maior presença de pessoas negras no grupo da equipe externa(prestadoresdeserviços,terceirizados):26% pardos e 7% preta;3% parda e 8% preta (interno).(CensoInstitutoNatura,2018)

24%

OsprofissionaisnegrosdoINsãoaltamenteescolarizados(todospossuem/realizam MBA e/ou mestrado).

Contudo,estãopresentesnoscargosdebaixa-médiagerência(analista,coordenadores)enos prestadores de serviços terceirizados. Entre os cargos ocupados,osnegrosrepresentam9%doscoordenadores,contra 91% dos não negros. O percentual é relativamente similar entre os analistas(11% e 89%).(CensoInstitutoNatura,2018)

Entreosníveisdealtahierarquia,não há representatividade de negrosnoscargosdegerência,diretoria e no Conselho. (CensoInstitutoNatura,2018)

Page 33: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Classe socialOBrasilémarcadohojepeladesigualdadesocial,agravadapelamádistribuiçãoderenda,iniquidadedeoportunidadeserecur-sos,exclusãoeinvisibilidadededeterminadosgruposmenosabastados em detrimento de outros mais privilegiados.

Apesardosimportantesavançosconquistadosnaúltimadéca-da,queatuaramdiretamentenocombateaoaumentodadesi-gualdadeemádistribuiçãoderenda,sabe-sequetaisiniciativasnãosãosuficientesparacorrigir,acurtoemédioprazo,pro-blemastãoestruturanteseenraizadosnoscostumes,culturaesociedade brasileira.

Diariamente,épossívelperceberasconsequênciasdoreforçoedamanutençãodessasdisparidadesentreosestratossociais,perceptíveis,principalmente,atravésdemarcadoressociais,taiscomo:ocrescenteprocessodefavelização,adesigualdadealimentar,afaltadesaneamentobásico,oensinodebaixaqua-lidade,menosformaçãoacadêmica,desemprego,precariedadenasaúdeetransportepúblicos,bemcomoafaltadeacessoàcultura.Processosque,porsuavez,têmserepetido,intensifi-

3.5.

Page 34: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

cando-se cotidianamente pelo país e vulnerabilizando os mes-mosgrupossociais:negros,pobresepopulaçõesperiféricas.

SegundoumrelatóriodaOxfam(2017),mesmonestecenáriotãopreocupante,vemosqueháalgumasmedidasquepodemsertomadasparatransformarmosocenárioatual,sejaatravésdaadoçãodepolíticaspúblicas,ampliaçãodecoberturadeserviçosparaosmaispobres,políticadevalorizaçãodosaláriomínimo,formalizaçãodomercadodetrabalhoe,principalmente,investimentos em educação.

Nessesentido,oInstitutoNatura,enquantoorganizaçãoqueacreditanaimportânciadesefortalecer,disseminareestimularpessoaseorganizaçõesquefazempartedaáreaeducacional,reconhece a importante contribuição e o papel fundamental que possui para a transformação da realidade social de estudantes e suas comunidades a partir da promoção da qualidade de vida quesedá,principalmente,comamelhoriadaeducação.

Page 35: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

SegundodadosdaPnadContínua,a desigualdade social aumentou em 4 das 5 grandes regiões brasileirasentre2016e2017.Em2016,oÍndicedeGini,indicadorque mede a desigualdade social e a concentração de renda de determinadogrupo,apontouqueoBrasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. O Indicador variaentre0(zero)e1(um),ouseja,quantomaispróximoopaísestiverdozeromelhor,epiorseestiverpróximodo1(um).Em2015,oBrasilatingiu0,515superandoemdesigualdade países como Quênia (0,485),Congo(0,489),Ruanda(0,504),Panamá(0,507),entreoutros. (RDH/PNUD,2016)

da população de trabalhadores brasileiros com maior poder aquisitivo ganhava 36,3 vezes mais do que os 50% que ganham os menores salários. (PNADContínua,2017)

milhõeséonúmerodepessoasque integram o grupo de 50% com menorrendaequeem2016ganhouR$ 747emmédia,pormês,inferiorao salário mínimo. (PNADContínua,2017)

441%desigualdade

Page 36: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Brasil:

Seconsideradosos5%dosbrasileiroscommenoressalários,arenda média era de apenas R$ 73 mensais.SegundooIBGE,4,445milhões de trabalhadores estão nessa condição. (PNADContínua,2017)

éonúmerodepessoasqueintegramogrupode1%maisrico,queem2016teverendimentomédio de R$ 27 mil /mês (PNADContínua,2017)

Oúltimorelatóriodedesenvolvimento global WDR 2018 aponta o desempenho díspar entre alunos considerados ricos em relaçãoaosconsideradospobres,que comparados aos países mais desenvolvidoseconomicamente,metade das crianças brasileiras (principalmenteasmaispobres)nãoatingem o desempenho mínimo em leitura e matemática. (WDR,2018)

899.000R$ 73,00

Page 37: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Você sabia?No Instituto Natura:

realizaram o Ensino Fundamental I emInstituiçãoprivada,e46%emEscolaPública(CensoInstitutoNatura,2018)

realizaram o Ensino Fundamental II emInstituiçãoprivadae43%emEscolaPública(CensoInstitutoNatura,2018)

realizaram o Ensino Médio em InstituiçãoPrivadae44%emEscolaPública(CensoInstitutoNatura,2018)

52% 54% 53%

realizaram a Graduação em InstituiçãoPrivada,e38%emUniversidadePública(CensoInstitutoNatura,2018)

58%AtéarealizaçãodoEnsinoMédio,amaioria dos colaboradores internos tiveramensinoparticular,comumalevesuperioridade em relação à média. (CensoInstitutoNatura,2018)

Profissionaiscomsaláriosacimade 8 salários mínimos tiveram majoritariamente acesso ao ensino particular ao longo do ensino médio. Nãohouvepresençadeprofissionaisoriundosdoensinopúblicoapartirde 15 salários mínimos. (CensoInstitutoNatura,2018)

Entre os cargos também é perceptível a maioria de profissionaisquetiveramensinomédio particular nos maiores cargos doInstituto:Coordenador,gerente,diretor. (CensoInstitutoNatura,2018)

Page 38: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

O Instituto Natura rejeita veementemente qualquer tipo ou for-madediscriminação,preconceitoouassédioesecomprometeaadotarmedidasquegarantamepromovamadiversidade,inclu-sãoeigualdadedeacesso,permanênciaeoportunidadesemto-dasassuasáreasecargosparatodoequalquerprofissionaldoInstituto. Partimos de seis princípios para estabelecermos nossos compromissos:

DIVERSIDADEDiversidadeéumarealidadedocontextoemquevivemos.Asorganizaçõesinseridasnestecontextodevemrespeitarevalori-zar a diversidade como um diferencial competitivo. Acreditamos que para se construir uma educação de qualidade é fundamen-talqueadiversidadedopúblicointernosejaumaconstante,tornando-se um valor a ser perseguido e incentivado dentro e foradoInstitutoatravésdenossosprofissionais,parceiros,be-neficiáriosefornecedores.

Princípios e compromissos: o que buscamos no Instituto Natura?

4

Page 39: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Os benefícios da Diversidade serão efetivamente conquis-tados a partir da promoção da inclusão em nosso ambiente de trabalho

EQUIDADEO Instituto Natura investe seus recursos em iniciativas focadas emmelhoraraqualidadedaeducação,odesenvolvimentodasConsultorasdeBelezaNaturae,consequentemente,danossasociedade.Porisso,buscamospromoverumatransformaçãosocialque,paraquesejaefetiva,necessitadeesforçoseaçõesmais assertivas de modo que continuemos alimentando um ciclo virtuosoemtornodamelhoriadaeducação,maisrepresentativae condizente à realidade do país.

INCLUSÃOOs benefícios da Diversidade serão efetivamente conquistados a partirdapromoçãodainclusãoemnossoambientedetrabalho,aoconhecermoscadamembro,valorizarmossuashistóriasetra-jetórias,reconhecermosseuempenhoeentregas,compartilhar-mospráticaseações,eengajarmostodosetodasnaconstruçãode um ambiente mais agradável e inclusivo.

RESPEITOAcreditamos que a diversidade e inclusão são valores a serem perseguidosepromovidospeloInstitutoNatura,equeprecisamacontecerdeformasustentadapelorespeito,tolerânciaepromo-

Page 40: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

çãodosdireitos,oportunidadesetratamentoequitativojuntoàspessoaspertencentesaosgruposminorizadosnasociedade,taisquaismulheres,negros,LGBTQIA+,pessoascomdeficiênciaepessoas de diferentes classes sociais.

EMPATIAAcreditamosqueaempatiaseconstróicoletivamente,atravésdaconvivência,consciênciadasdisparidadeseprivilégiospresentesnanossasociedade,bemcomoapartirdadisposiçãoindividualeinstitucional na desconstrução dos preconceitos e vieses incons-cientes que cada indivíduo carrega consigo.

REFERÊNCIA/EXEMPLOAcreditamos que ao direcionarmos nossos esforços na valo-rização,fortalecimentodasaçõesepráticasdediversidadeeinclusão,tambémestaremosestimulandooutrasinstituiçõesdo terceiro setor a desenvolverem e implementarem programas internoseexternoscomoolhardirecionadoparaadiversidadeeinclusão.Aofazermosisso,abrimosumdiálogoigualitárioesolidário para com a sociedade e com o projeto de mundo que desejamos construir.

Acreditamos que a empatia se constrói coletivamente

Page 41: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Compromisso 1: COMBATE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃOAdotarpráticasparaprevenir,apurar e combater quaisquer situaçõesdehumilhação,inti-midação,exposiçãoaoridícu-lo,hostilidade,constrangimen-to e microagressões em nosso ambientedetrabalho,sejamelas relacionadas à etnia/ raça,gênero,orientaçãosexu-al,deficiênciasfísicase/ouin-telectuais,origemsocialoudeoutranatureza,incentivandoos membros de nossa equipe que sofrerem ou presenciarem essas ou outras condutas abu-sivasadenunciarem,afimderespeitar e promover a diver-sidade e integração entre os membros da equipe.

Tendo em vista os princípios enunciados, comprometemo-nos a:

Compromisso 2: FORMALIZAÇÃOApoiar e formalizar a atu-ação do grupo de trabalho dediversidade,garantindocondições para que ele reali-ze suas funções/atribuições comexcelência.

Compromisso 3: ATRAÇÃO, SELEÇÃO E PER-MANÊNCIA (REPRESENTATIVI-DADE)Adotarpolíticasespecíficasdeatração,seleçãoepermanên-ciadeprofissionaisnegrosenegras,pessoascomdefici-ência,LGBTQIA+epessoasdebaixarenda,contribuindopara melhorar o atual cenário de sub ou nenhuma represen-taçãodosgruposminorizados,promovendo a diversidade no Instituto Natura e em suas ins-tânciassuperioresdedecisão.

Page 42: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Compromisso 4: EQUIDADEPromover e monitorar a equi-daderacial,degêneroedosdemaispúblicosminorizadosem todos os níveis hierárqui-cos,equiparandosaláriosebenefíciosparaprofissionaisqueexercemresponsabilida-dessimilares,alémdeconsi-derar e priorizar critérios de diversidade nas oportunidades de desenvolvimento e reco-nhecimento da equipe iN.

Compromisso 5: FORMAÇÃOFormar,capacitaresensibili-zar periodicamente os cola-boradoresdoiN,pormeiodarealização ou apoio a eventos internoseexternosacercadadiversidadeeinclusão,inse-rindo o tema na pauta das atividades e formações dos colaboradores e lideranças da organização.

Compromisso 6: COMUNICAÇÃOContemplar a diversidade nas ações de comunicação interna eexternadoInstitutoNaturaedesuasiniciativas,tantoemrelaçãoaoconteúdo,quantoàforma.

Page 43: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Compromisso 7: PROJETOS E INICIATIVASAdotaremultiplicar,nospro-jetoseiniciativasdoInstituto,práticas que promovam a iden-tificação,orespeitoeadevidaatenção aos direitos e neces-sidades dos grupos minoriza-dos,garantindoaequidadedospúblicosalvo.

Compromisso 8: AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOPromovereintensificaroacompanhamento das ações epráticasdediversidade,pormeiodepesquisas,métricasedemaisindicadores,sejainter-namenteaoiN,sejanoâmbitodos projetos e iniciativas.

Compromisso 9: POSICIONAMENTO E INFLUÊN-CIA EXTERNAPosicionar-se e articular junta-menteàsinstituiçõesparceiras,fornecedores,poderpúblico,educadores(as)esociedadecivil,mobilizandoeosengajan-donapromoçãodeambientes,práticas e ações mais diversas e inclusivas com foco nos grupos minorizados.

Page 44: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

A Natura possui diversos canais de apoio para situações que descumpram a Política de Diversidade e o Código de Ética da Natura.Sãoferramentassigilosas,confiáveis,compessoaspre-paradasparalidarcomasmaisdiferentessituações,sejamestasofensas,discriminações,injúrias,preconceitos,entreoutras.Sevocêsofreuoupresencioualgumasdessassituações,nãohesiteem utilizar os Pontos de Apoio! Só assim conseguiremos trans-formar,positivamente,nossoambienteeacomunidadeemqueatuamos.

Se você também tiver interesse em contribuir e ajudar o Institu-toNaturaafazeraindamaispeladiversidadeeinclusão,vamosadorar conhecê-lo e saber a sua opinião. Entre em contato co-nosco e nos ajude a tornar esse ambiente mais inclusivo para todos e todas.

Pontos de apoio

5

Page 45: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Contatos Natura: 1. Colaboradores Brasil e Prestadores de Serviço- Brasil: Telefone:0800-7761620(ligaçãogratuita)ou(11)4446-2010–24horaspordia,todosos

dias da semana.

2. OUVIDORIA: 2.1. E-mail: [email protected] 2.2. Site Ouvidoria: http://ouvidorianatura.com.br 2.3. IntranetNatura:http://colaborador2.natura.net/hotsite/ouvidoria/src/ouvidoria_

home.asp

3. Atendimento pessoal com hora marcada pelo0800-7761620-Ramal:2010(4446-2010)

4. Carta: RodoviaAnhanguera,s/n,km30,5–Polvilho–Cajamar–CEP07750-000

5. E-mail: [email protected] (ResponsávelpelaáreadeDiversidadedaNatura)

6. Canal de apoio - Instituto Natura: [email protected]

Page 46: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

(Código de Conduta de colaboradores do Instituto Natura)*Considera-seassédiomoralaexposiçãodotrabalhadorasi-tuaçõeshumilhanteseconstrangedoras,deformarepetitivaeprolongada,noexercíciodesuasfunções,oqueacabaporde-sestabilizar a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

Oassédiosexualestádefinidonaleinº10224/2001.Acondutaconsiste no constrangimento de alguém com o intuito de obter vantagemoufavorecimentosexual,prevalecendo-seoagentedesuacondiçãodesuperiorhierárquicoouinfluênciainerentesaoexercíciodeemprego,cargooufunçãoparaexercerpressãosobreavítima.Umexemploclássicoéaimposiçãodefavoresse-xuaiscomocondiçãoparaumapromoçãoouaameaçadedemis-sãocasooempregadorecuseoflertedeumsuperior.

Page 47: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Gênero1. Diversidade nas empresas & Equidade Racial / [coordenação geral Ma-

riaAparecidadaSilvaBento;coordenaçãoeditorialFlávioCarrança].1.Ed. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigual-dades.CEERT,2017.

2. EstatísticasdeGênero:IndicadoresSociaisdasMulheresnoBrasil,2016.Disponívelem:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf>.

3. InstitutoEthos.PerfilSocial,racialedegênerodas500maioresempre-sasdoBrasileSuasAçõesAfirmativas,2016.Disponívelem:<https://www.ethos.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Perfil_Social_Tacial_Genero_500empresas.pdf>.

4. OnuMulheres.Disponívelem:<https://nacoesunidas.org/agencia/onu-mulheres/>.

5. Onu Mulheres. Mais igualdade para as mulheres brasileiras: caminhos detransformaçãoeconômicaesocial,2016.Disponívelem:<http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/05/encarte-ONU-mulhe-res_2a-impressao_final.pdf>.

6. OnuMulheres.Princípiosdeempoderamentodasmulheres,2017.Disponívelem:<http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uplo-ads/2016/04/cartilha_ONU_Mulheres_Nov2017_digital.pdf>.

7. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Quarto Trimestre de2017.Disponívelem:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/pe-riodicos/2421/pnact_2017_4tri.pdf>.

Referências

6

Page 48: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

8. TheGlobalGenderGapReport2016.Disponívelem:<http://www3.weforum.org/docs/GGGR16/WEF_Global_Gender_Gap_Report_2016.pdf>.

9. TSE.EstatísticasEleitorais,2018.Disponívelem:<http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleito-rais>.

10. VELASCO,C.;OLIVEIRA,L.2018.NºdemulhereseleitassemantémnoSenado,masaumentanaCâmaraenasAssembleias.Disponívelem:<https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noti-cia/2018/10/08/no-de-mulheres-eleitas-se-mantem-no-senado-mas-aumenta-na-camara-e-nas-assembleias.ghtml>.

Pessoas com deficiência11. CensoEscolar2017.Disponívelem:<http://inep.gov.br/censo-escolar>.

12. ConvençãosobreosDireitosdasPessoascomDeficiência:LeiBrasileiradeInclusãodaPessoacomDeficiência.2017.Disponívelem:<http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/Convencao%202017.pdf>.

13. GovernodoBrasil.Crescenúmerodepessoascomdeficiêncianomercadodetrabalhoformal,2017.Disponívelem:<http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/cresce-numero-de-pessoas-com-deficiencia-no--mercado-de-trabalho-formal>.

14. IBGE,2018.OsdesafiosparaaproduçãodeindicadoressobrepessoacomdeficiêncianoBrasil,ontem,hojeeamanhã.Disponívelem:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101562.pdf>.

15. InstitutoRodrigoMendes,2018.IBGEconstata6,7%depessoascomdeficiêncianoBrasilcomnovamargemdecorte.Disponívelem:<https://diversa.org.br/artigos/ibge-constata-67-de-pessoas-com-deficiencia-no-bra-sil/>.

16. Planalto.Leinº8.213,de24dejulhode1991.Disponívelem:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8213cons.htm>.

17. REIS(RedeEmpresarialdeInclusãoSocial).Disponívelem:<http://www.redeempresarialdeinclusao.com.br/>.

Page 49: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

LGBTQIA+18. AntraBrasil.Disponívelem:<https://antrabrasil.org/campanhas/>.

19. Antra,2018.MapadosAssassinatosdeTravestiseTransexuaisnoBrasilem2017.Disponívelem:<https://antra-brasil.files.wordpress.com/2018/02/relatc3b3rio-mapa-dos-assassinatos-2017-antra.pdf>.

20.Correio,2018.HomofobiacustaUS$405bilhõesaoBrasil.Disponívelem:<https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homofobia-custa-us-405-bilhoes-ao-brasil/>.

21. FórumdeEmpresaseDireitosLGBTI+.Disponívelem:<http://www.forumempresaslgbt.com/>.

22.GGB(GrupoGaydaBahia),2017.PessoasLGBTMortasnoBrasil:Relatório2017.Disponívelem:<https://homo-fobiamata.files.wordpress.com/2017/12/relatorio-2081.pdf>.

23.GGB(GrupoGaydaBahia),2018.HomicídiosdeLGBTnoBrasilem2018.Disponívelem:<https://homofobiama-ta.wordpress.com/homicidios-de-lgbt-no-brasil-em-2018/>.

24.GrupoGaydaBahia–GGB.Disponívelem:<https://grupogaydabahia.com.br/>.

25.ManualdeComunicaçãoLGBTI+.Disponívelem:<http://www.grupodignidade.org.br/wp-content/uplo-ads/2018/05/manual-comunicacao-LGBTI.pdf>.

26.OutNowGlobalLGBT2030Study.Disponívelem:<https://www.outnowconsulting.com/media/28574/SinglePa-ge-reportDownloads.pdf>.

27. Princípiosedireitosfundamentaisnotrabalho:dosdesafiosàsoportunidades.Disponívelem:<https://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/cit106_relatorio_vi_pt.pdf>.

28.RelatórioBrasilLGBT2030.Disponívelem:<https://www.outnowconsulting.com/media/28573/ALLBRASIL-L-GBT2030-WEIGHTED-MF-KEYvFINAL-40COMBINED-ENBRsm.pdf>.

29. SantoCaos,2015.DemitindoPreconceitos.Disponívelem:<http://www.santocaos.com.br/biblioteca/demitindo-precon-ceitos-apresentacao-final.pdf>.

30.STF,2011.Supremoreconheceuniãohomoafetiva.Disponívelem:<http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDe-talhe.asp?idConteudo=178931>.

31. USPDiversidade.<Disponívelem:www.prceu.usp.br/programa/usp-diversidade/>.

Page 50: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Etnia/raça32.AgênciaBrasil.IBGE:negrossão17%dosmaisricosetrêsquartosdapopulaçãomaispobre.Disponívelem:

<http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibge-negros-sao-17-dos-mais-ricos-e-tres-quartos-da--populacao-mais-pobre>.

33.IBGE.Disponívelem:https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html.

34.InstitutoEthos.PerfilSocial,racialedegênerodas500maioresempresasdoBrasileSuasAçõesAfirmati-vas,2016.Disponívelem:<https://www.ethos.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Perfil_Social_Tacial_Gene-ro_500empresas.pdf>.

35.InstitutoLocomotiva.Qualéoimpactodoracismonaeconomia?2018.Disponívelem:<https://www.slideshare.net/ILocomotiva/qual-o-impacto-do-racismo-na-economia>.

36.IPEA,2016.RetratodasDesigualdadesdeGêneroeRaça,1995-2015.Disponívelem:<http://www.ipea.gov.br/retrato/>.

37. OxfamBrasil.Adistânciaquenosune:UmRetratodasDesigualdadesBrasileiras.2017.Disponívelem:<https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/publicacoes/relatorio_a_distancia_que_nos_une.pdf>.

38.PesquisaNacionalporAmostradeDomicíliosContínuaQuartoTrimestrede2017.Disponívelem:<https://biblio-teca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2421/pnact_2017_4tri.pdf>.

39.PesquisaNacionalporAmostradeDomicíliosContínuaQuartoTrimestrede2015.Disponívelem:<https://biblio-teca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2422/pnact_2015_4tri.pdf>.

40.Waiselfisz,J.J.MapadaViolência2014:OsjovensdoBrasil.Disponívelem:<https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil_Preliminar.pdf>.

Classe Social41. AgênciaBrasil.Brasilnãotempolíticaparareduzirdesigualdadenaeducação,dizespecialista.Disponívelem:

<http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-06/brasil-nao-tem-politica-para-reduzir-desigualdade--na-educacao-diz>.

Page 51: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

42.Cruz,Priscila.2017.Oberçodadesigualdadeeducacional.Disponívelem:<https://educacao.uol.com.br/colu-nas/priscila-cruz/2017/11/08/o-berco-da-desigualdade-educacional.htm>.

43.ODia,2017.IBGE:metadedapopulaçãobrasileiravivecommenosdeumsaláriomínimo.Disponívelem:<ht-tps://odia.ig.com.br/_conteudo/economia/2017-11-29/ibge-metade-da-populacao-brasileira-vive-com-menos-de--um-salario-minimo.html>.

44.PesquisaNacionalporAmostradeDomicíliosContínuaQuartoTrimestrede2017.Disponívelem:<https://biblio-teca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2421/pnact_2017_4tri.pdf>.

45.UNDP.HumanDevelopmentReport2016.Disponívelem:<http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/Re-latoriosDesenvolvimento/undp-br-2016-human-development-report-2017.pdf>.

46.WorldDevelopmentReport2018:LEARNINGtoRealizeEducation’sPromise.Disponívelem:<http://www.worldbank.org/en/publication/wdr2018>.

Instituto Natura47. Censo iN 2018

48.InstitutoNatura.Disponívelem:<http://www.institutonatura.org.br/>.

Natura49.PolíticaValorizaçãodaDiversidade–PO0103

50. Cartilha de Diversidade Natura

51. Código de Conduta Natura

Geral52.GuiadeComunicaçãoInclusivadoConselhodaUniãoEuropeia2018(https://www.consilium.europa.eu/me-

dia/35437/pt_brochure-inclusive-communication-in-the-gsc.pdf)

Page 52: Política de diversidade - Instituto Natura · às pautas prioritárias de diversidade que são e serão traba-lhadas. c) Estabelecer e implementar, internamente, compromissos com

Produzido pelo GT Diversidade com consultoria/apoio da Santo Caos.