poliestireno - isopor

7
Poliestireno (Isopor) O Poliestireno é uma das mais antigas resinas sintéticas. Foi em 1831 que um polímero vítreo transparente foi descoberto e pouco tempo depois, proposto para uso prático, mas seu desenvolvimento comercial demorou até o momento em que os métodos satisfatórios para a produção do monômero de estireno fossem encontrados, e até a descoberta de um meio de evitar a polimerização durante o carregamento ou estocagem. O primeiro plástico industrial de poliestireno foi introduzido na Alemanha em 1930. A produção nos Estados Unidos iniciou-se em 1937, porém, em quantidades relativamente insignificantes até 1946. Então, as tremendas facilidades para a produção de estireno, que foram obtidas graças ao programa de borracha sintética da Segunda Guerra Mundial,tornam-se acessíveis para a produção de plásticos. O Poliestireno é um termoplástico que se caracteriza por sua dureza, sua facilidade de processamento e seu baixo custo. Sua coloração é excelente. É disponível em vários tipos apropriados para várias aplicações e processamentos. Não resiste a solventes e gorduras, devendo ser limpo com sabão neutro ou álcool isopropílico. É completamente inodoro, insípido e atóxico; queima como chama fuliginosa, amarela alaranjada, lentamente, e não se extingue; possui boa estabilidade dimensional e pequena absorção de umidade. Possui excepcionais propriedades elétricas que permanecem constantes numa ampla faixa de temperatura e frequência. Quimicamente, é resistente aos ácidos fortes e aos álcalis é insolúvel com hidrocarbonetos alifáticos e álcoois inferiores. É solúvel em ésteres, hidrocarbonetos aromáticos, álcoois superiores e hidrocarbonetos clorados. O Poliestireno é resistente ao impacto, sua resistência à tração e seu módulo de elasticidade são inferiores ao do poliestireno comum, enquanto que o alongamento pode melhorar de 10 a 40%; aumentando-se o alongamento, o material melhora a sua tendência à quebra, contudo, forçando-se além de um determinado ponto, a área que sofreu tensão torna-se branca. Pode-se inserir metais na fabricação de suas peças; a presença de elastômeros afeta suas propriedades elétricas aumentando as perdas de potência; com absorção de água de duas a três vezes, sua resistência térmica diminui e sua resistência à intempéries é menor do que a do poliestireno comum. Características Baixo custo Brilho

Upload: william-lima

Post on 19-Nov-2015

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Pesquisa sobre esse material

TRANSCRIPT

Poliestireno (Isopor)O Poliestireno uma das mais antigas resinas sintticas. Foi em 1831 que um polmero vtreo transparente foi descoberto e pouco tempo depois, proposto para uso prtico, mas seu desenvolvimento comercial demorou at o momento em que os mtodos satisfatrios para a produo do monmero de estireno fossem encontrados, e at a descoberta de um meio de evitar a polimerizao durante o carregamento ou estocagem. O primeiro plstico industrial de poliestireno foi introduzido na Alemanha em 1930. A produo nos Estados Unidos iniciou-se em 1937, porm, em quantidades relativamente insignificantes at 1946. Ento, as tremendas facilidades para a produo de estireno, que foram obtidas graas ao programa de borracha sinttica da Segunda Guerra Mundial,tornam-se acessveis para a produo de plsticos.O Poliestireno um termoplstico que se caracteriza por sua dureza, sua facilidade de processamento e seu baixo custo. Sua colorao excelente. disponvel em vrios tipos apropriados para vrias aplicaes e processamentos. No resiste a solventes e gorduras, devendo ser limpo com sabo neutro ou lcool isoproplico. completamente inodoro, inspido e atxico; queima como chama fuliginosa, amarela alaranjada, lentamente, e no se extingue; possui boa estabilidade dimensional e pequena absoro de umidade. Possui excepcionais propriedades eltricas que permanecem constantes numa ampla faixa de temperatura e frequncia. Quimicamente, resistente aos cidos fortes e aos lcalis insolvel com hidrocarbonetos alifticos e lcoois inferiores. solvel em steres, hidrocarbonetos aromticos, lcoois superiores e hidrocarbonetos clorados.O Poliestireno resistente ao impacto, sua resistncia trao e seu mdulo de elasticidade so inferiores ao do poliestireno comum, enquanto que o alongamento pode melhorar de 10 a 40%; aumentando-se o alongamento, o material melhora a sua tendncia quebra, contudo, forando-se alm de um determinado ponto, a rea que sofreu tenso torna-se branca. Pode-se inserir metais na fabricao de suas peas; a presena de elastmeros afeta suas propriedades eltricas aumentando as perdas de potncia; com absoro de gua de duas a trs vezes, sua resistncia trmica diminui e sua resistncia intempries menor do que a do poliestireno comum.Caractersticas Baixo custo Brilho Processamento fcil, quando cristal possui transparncia cristalina Baixa absoro de umidade Altamente resistente impactos (quando aditivadas) Resistncia ao calor (inflamvel)

Aplicaes Comunicao visual Embalagens Peas tcnicas Termoformagem Bandejas descartveis Box para banheiro

Propriedades:

Existem trs tipos bsicos de poliestireno:

1- PS cristal:homopolmero amorfo, duro, com brilho e elevadondice de refrao. Pode receber aditivos lubrificantes para facilitar processamento. Usado em artigos de baixo custo, notadamente peas descartveis tais como copos.

Caractersticas: Alta resistncia trmica e mecnica.

Propriedades Aplicao:Brinquedos, utenslios domsticos, embalagens para cosmticos, recipientes para alimentos, etc.

2-PS de alto impacto (PSAI):contm de 5 a 10% deelastmero(borracha), que incorporado atravs de mistura mecnica ou diretamente no processo de polimerizao atravs de enxerto na cadeia polimrica. Obtm-se desse modo uma blenda. Muito usado na fabricao de utenslios domsticos (gavetas de geladeira) e brinquedos.

Caractersticas: Boa resistncia mecnica; Boa resistncia ao calor (inflamvel)

Propriedades:

Aplicaes:Embalagens Industriais; Termoformagem; Comunicao Visual.

3-Poliestireno Expandido (EPS): uma espuma rgida obtida por meio da expanso da resina PS durante a sua polimerizao. Essa expanso realizada injetando-se um agente qumico na fase de reao da polimerizao. Os agentes de expanso mais utilizados so os hidrocarbonetos criognicos (Ex. gs carbnico). O EPS mais conhecido no Brasil o da marca comercial da Basf-Isopor. As principais aplicaes so na proteo de embalagens e no isolamento trmico.

Caractersticas: Baixa condutibilidade trmica Exposio a temperaturas extremas Baixo peso especfico Resistncia mecnica Baixa absoro de gua Difuso do vapor de gua Resistente ao envelhecimento Resistente quimicamente Possuem comportamento microbiolgico

Propriedades:

Aplicaes:As aplicaes do EPS na construo civil so extraordinariamente variadas, salientando que o mesmo, alm de ser um excelente material de isolamento trmico, pode tambm ser um sistema construtivo. So os mais diversos os exemplos do emprego de EPS: sistemas isolantes de coberturas, paredes e pavimentos, tal como em todo o tipo de obras, desde os grandes viadutos, estradas, grandes edifcios at pequenas moradias. Ainda bandejas para embalagem de hortifruti, protetor de equipamentos, pranchas para flutuao, geladeiras isotrmicas

Dados de mercado:A produo mundial de EPS hoje de cerca de 5 milhes de toneladas/ano, com destaque para a sia, com consumo de 2 milhes, Europa, um milho e os Estados Unidos, com 700 mil toneladas. Nos mercados norte-americano e europeu a construo civil o principal setor de aplicao. O Brasil representa 1% do mercado global e tem grande potencial de expanso em segmentos como construo civil e setores de embalagens e automotivo.

No Brasil, a utilizao na construo civil comeou em meados da dcada de 90, mas somente nos ltimos anos, com o desenvolvimento de sistemas construtivos modernos, que a sua adoo ganhou importncia e relevncia. A produo de EPS destinada construo civil cresceu de 17 mil toneladas, no ano 2000, para mais de 24 mil toneladas, em 2009.No Brasil, diferente de outros pases, no existe ainda uma obrigatoriedade de isolamento trmico ou acstico nas construes, aplicaes nas quais o EPS poderia ser usado. No pas, o consumo por habitante de 0,49kg. De acordo com dados de um dos maiores fabricantes de EPS do mundo, no Chile, onde h legislao que dita que as construes devam ter isolamento, foram consumidos em 2012 1,21 kg de EPS por habitante. Na Alemanha, a proporo sobe para 3,70 Kg/habitante. Ou seja, o Brasil tem espao para avanar.

http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/3255/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_UsoAplica%C3%A7%C3%A3oPoliestireno.pdf

http://www.portalconstru.com.br/noticias/523-crescimento-da-construcao-civil-puxa-consumo-de-eps-no-brasil