polÍcia militar do estado do parÁ · sobre os movimentos sociais na amazônia nessas primeiras...

20
Quadro de Oficiais de Administração - QOAPM (QPMP-0/Combatente) PROCESSO SELETIVO INTERNO Nº 01/2016 SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Upload: lyminh

Post on 16-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quadro de Oficiais de Administração - QOAPM (QPMP-0/Combatente)

PROCESSO SELETIVO INTERNO Nº 01/2016

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 2 -

QQUUAADDRROO DDEE OOFFIICCIIAAIISS DDEE AADDMMIINNIISSTTRRAAÇÇÃÃOO –– QQOOAAPPMM ((QQPPMMPP--00//CCOOMMBBAATTEENNTTEE))

ATUALIDADES

01 “Nas últimas três décadas, ganhou maior ímpeto ao redor do mundo o debate sobre conflitos, injustiças e impactos socioambientais dos grandes empreendimentos de mineração contra grupos locais atingidos. O surgimento desta nova

agenda política e científica faz parte da aproximação das universidades com Organizações Não Governamentais (ONG’s) ambientalistas e defensoras de direitos humanos e com os próprios movimentos sociais atingidos, cada vez mais presentes.” (Bridge, 2004.)

Sobre os movimentos sociais na Amazônia nessas primeiras décadas do século XXI, é correto afirmar que:

A) Com a morte de Chico Mendes, houve uma unificação de todos os movimentos sociais preexistentes, perdendo as peculiaridades de cada movimento em si.

B) Tanto na Amazônia-acreana, quanto no Sudeste do Pará e Maranhão, todo movimento social partiu do sindicalismo mais mobilizado dos seringueiros e seringalistas.

C) Entre os inúmeros movimentos sociais há um objetivo comum: impedir a devastação da floresta e a demarcação de terras indígenas, que descaracterizariam a região.

D) Nas áreas sob influência das grandes mineradoras, alguns movimentos sociais emergem com pelo direito à terra, ao território e por outros direitos essenciais do cidadão.

E) A partir da chacina de Eldorado dos Carajás, crime de repercussão internacional, os únicos movimentos sociais que permaneceram foram aqueles criados por ONG’s como o Greenpeace.

02 “Setenta e duas pás usadas nas turbinas tipo Francis, da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, foram fabricadas em Piracicaba, pela Fundição da Dedini Indústrias de Base. Cada peça mede cerca de 4,8m e pesa cerca de 16,2 toneladas, o equivalente a dezesseis carros de passeio, aproximadamente. Construída no rio Xingu, a usina será a maior hidrelétrica 100% nacional e a terceira maior do mundo, com capacidade de abastecer 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros – 40% do consumo residencial do país – quando o empreendimento estiver concluído, em 2019.” (Disponível em: http://piranot.xpg.uol.com.br/2017/01/17/noticias/brasil-noticias/estado-brasil-noticias/sao-paulo-brasil-noticias/localidade/

piracicaba-e-regiao/piracicaba/pas-para-turbinas-da-terceira-maior-hidroeletrica-do-mundo-sao-fabricadas-em-piracicaba/.)

As obras de Belo Monte, entre outras, estão inseridas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado

como forma de ampliar a infraestrutura do país a partir do governo de: A) José Sarney. D) Fernando Collor de Mello. B) Dilma Rousseff. E) Fernando Henrique Cardoso. C) Luiz Inácio Lula da Silva.

03 O Pará não lidera mais as denúncias de trabalho escravo, mas continua presente nas estatísticas. Em 2016, os estados com maior número de casos foram: Bahia e Minas Gerais. O Pará aparece logo em seguida, com 13 registros. Já em 2015 foram registradas 120 denúncias e 895 trabalhadores saíram das condições de escravidão contemporânea. A Amazônia Legal continua sendo palco de 44% das denúncias e as dimensões geográficas contribuem para tornar invisível o crime. A pecuária segue como a atividade que mais apresenta denúncias de trabalhadores em condições análogas à escravidão. Em relação à pecuária do Pará, é correto afirmar que: A) Essa atividade é mais desenvolvida na porção central do Pará, embora as denúncias de uso cotidiano de trabalho

escravo tenham prejudicado bastante a produção.

B) A alta lucratividade da pecuária pode ser explicada em parte pelo regime de chuvas da região, ou seja, não há necessidade de complementação alimentar para o gado.

C) O estado é a segunda maior unidade federativa do país e o mais desenvolvido em relação à pecuária, principalmente de equinos e suínos, superando as demais regiões do país.

D) O Pará é o responsável pela maior distribuição de gado vivo do país, embora sua produção seja destinada apenas ao território nacional, por questões de fiscalização de saúde animal.

E) Apesar de ser praticada de maneira pouco rentável, a pecuária paraense ocupa o primeiro lugar em atividade sustentável do país, sem práticas predatórias ou desmatamento de áreas naturais.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 3 -

04 “Por promover a união improvável entre o conhecimento tradicional de grupos amazônicos e as modernas técnicas de mapeamento por satélite, um antropólogo brasileiro acaba de receber um prêmio de US$ 100 mil da Fundação Ford,

sediada nos EUA. [...] O projeto do grupo, batizado de ‘Nova Cartografia Social da Amazônia’, ensina indígenas,

quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras. Os mapas também ajudam a entender como essas identidades colidem com a urbanização e a expansão da Nova Fronteira Agrícola na Amazônia, e a auxiliar as comunidades a demonstrar os direitos sobre seu território tradicional.”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/913300-brasileiro-ensina-povos-da-amazonia-a-usar-gps-e-fazer-mapas.shtml.)

Acerca da terminologia “Nova Fronteira Agrícola na Amazônia”, analise as afirmativas a seguir.

I. A globalização impacta as manifestações de sociabilidade que o capital conhece e tende a fragilizar as coerências territoriais endógenas, criando novos conceitos de fronteira.

II. Na Amazônia, o crescimento da produção de grãos – soja, milho e arroz – impõe transformações técnicas do espaço

territorial e suas verticalidades. III. A “nova fronteira” refere-se às áreas onde predominam as populações cuja centralidade se manifesta com a posse

da terra, onde ainda não se enraizou a sociabilidade capitalista. IV. Tais terras correspondem, exclusivamente, às terras que ainda não se transformaram totalmente em mercadoria,

cuja aquisição se faz através da grilagem. Estão corretas as afirmativas

A) I, II, III e IV. D) I, III e IV, apenas. B) I e II, apenas. E) II, III e IV, apenas.

C) III e IV, apenas.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

05 “A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de

entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.” Nos termos da Constituição Federal, o trecho

apresentado

A) está incorreto, pois, nos termos do Art. 5º do texto constitucional, não há punição para a prática de omissão nos

casos de crimes hediondos. B) está incorreto, pois, nos termos do Art. 5º do texto constitucional, admite-se a anistia para o tráfico ilícito de

entorpecentes e drogas afins.

C) é expressão dos direitos e garantias fundamentais aplicáveis, na forma do Art. 5º do texto constitucional, apenas aos brasileiros natos e naturalizados.

D) está incorreto, porque, nos termos do Art. 5º do texto constitucional, em relação ao terrorismo, respondem apenas os mandantes e os executores diretos do crime.

E) é expressão dos direitos e garantias fundamentais aplicáveis, na forma do Art. 5º do texto constitucional, aos

brasileiros e aos estrangeiros residentes no País.

06 Em relação à segurança pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

II. As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

III. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as

funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

Nos termos da Constituição Federal, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) A) I, II e III. D) I e III, apenas.

B) III, apenas. E) II e III, apenas. C) I e II, apenas.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 4 -

07 Considere que uma lei estadual tenha estabelecido como critério para provimento de cargo efetivo, mediante

concurso público, a exigência de que o candidato seja brasileiro nato. É correto afirmar que nos termos da

Constituição Federal,

A) a lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na própria

Constituição.

B) o Estado pode exigir que o candidato que concorre ao cargo efetivo seja brasileiro nato, desde que o faça mediante

lei complementar.

C) a lei não pode estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo na hipótese das carreiras policiais

dos estados membros.

D) os Estados e Municípios têm autonomia para estabelecer os requisitos para provimento de cargo efetivo, inclusive

quanto a exigência de nacionalidade.

E) a referida lei não pode impedir o brasileiro naturalizado de participar do concurso, contudo pode estabelecer a

preferência para o nato como critério de desempate.

08 Quanto à organização político-administrativa do Estado Brasileiro, nos termos dos Artigos 18 e 19 da Constituição

Federal, assinale a afirmativa correta.

A) A capital do Brasil era o Rio de Janeiro e atualmente é o Distrito Federal.

B) A União, a que se refere o Art. 18 da Constituição, é sinônima de espaço geográfico brasileiro.

C) A incorporação e o desmembramento de Estados da federação dependem de referendo popular.

D) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, recusar fé aos documentos públicos.

E) É vedado aos entes federativos estabelecer colaboração, de qualquer natureza, com entidades religiosas.

09 Nos termos da Constituição Federal, na vigência do estado de defesa,

A) é vedada a incomunicabilidade do preso.

B) não haverá hipótese de relaxamento de prisão.

C) as prisões não poderão ser superiores a cinco dias.

D) as detenções não poderão ser superiores a três dias.

E) a prisão por crime contra o Estado independe de comunicação ao juiz.

10 Nos termos da Constituição Federal, incluem-se entre os bens dos Estados, EXCETO:

A) As ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União.

B) As terras devolutas não compreendidas entre as da União.

C) As cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos.

D) As áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem no seu domínio, excluídas aquelas sob domínio da União,

Municípios ou terceiros.

E) As águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei,

as decorrentes de obras da União.

11 Nos termos da Constituição Federal, quanto às Forças Armadas é correto afirmar que

A) ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.

B) o militar, enquanto em serviço ativo, tem direito de filiar-se a partidos políticos.

C) a lei ordinária estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização das Forças Armadas.

D) as patentes, com prerrogativas, direitos e deveres a elas inerentes, são conferidas pelo Congresso Nacional.

E) o militar em atividade que tomar posse em cargo efetivo de nível superior permanecerá em ambos os vínculos.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 5 -

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

12 Analisando as garantias devidas aos militares, nos termos da Constituição do Estado do Pará, marque V para as

alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Gratificação de risco de vida, correspondente, pelo menos, a 40% do vencimento base. ( ) Seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do Estado, na forma da lei. ( ) Adicional de interiorização, na forma da lei. ( ) Direito à sindicalização.

A sequência está correta em A) F, V, V, F. B) V, V, V, F. C) F, V, V, V. D) V, F, V, F. E) F, F, F, F.

13 Conforme as competências e atribuições da Polícia Militar, nos termos da Constituição do Estado do Pará, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A colaboração na fiscalização das florestas, rios, estuários e em tudo que for relacionado com a preservação do meio ambiente, inclusive atuando na proteção e prevenção contra incêndio florestal.

( ) O policiamento ostensivo fardado e a proteção do patrimônio histórico, artístico, turístico e cultural. ( ) As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais. ( ) A preservação da ordem pública e da segurança interna do Estado. A sequência está correta em

A) F, F, V, V. B) V, V, V, V. C) F, V, F, V. D) V, V, F, V. E) F, V, V, F.

14 Analisando as semelhanças entre a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, nos termos da Constituição do Estado do Pará, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) São instituições permanentes, forças auxiliares e reserva do Exército.

( ) São organizados com base na hierarquia e disciplina militares. ( ) Subordinam-se ao Governador do Estado.

( ) Têm o seu Comandante-Geral nomeado pelo Governador do Estado, escolhido dentre oficiais da ativa da

corporação, do último posto do quadro de combatentes, observado o disposto na legislação federal.

A sequência está correta em A) V, V, V, F. B) F, V, V, F. C) F, V, V, V. D) V, V, V, V. E) F, F, F, V.

15 A função executiva do poder é exercida pelo Governador do Estado auxiliado pelos Secretários de Estado. Acerca do Governador do Estado do Pará, nos termos do que é previsto na Constituição do Estado, marque V para as afirmativas

verdadeiras e F para as falsas. ( ) São condições de elegibilidade do Governador, na forma da lei: I – a nacionalidade brasileira; II – o pleno exercício

dos direitos políticos; III – o domicílio eleitoral na circunscrição do Estado; IV – a filiação partidária; V – a idade mínima de trinta e cinco anos.

( ) Deverá residir na região metropolitana de Belém e dela não pode ausentar-se por mais de quinze dias

consecutivos, nem do Território Nacional, por qualquer tempo, sem prévia autorização da Assembleia Legislativa,

sob pena de perda do cargo. O afastamento do Governador do Estado, até quinze dias, prescinde de autorização legislativa e de transmissão do cargo ao seu substituto legal.

( ) O Governador toma posse no dia 1º de janeiro do ano subsequente ao da eleição, sempre perante a Assembleia Legislativa.

( ) Em sua posse deve prestar o compromisso de manter, defender, cumprir e fazer cumprir as Constituições do Brasil e do Estado do Pará, observar e fazer observar as leis, promover o bem geral do povo paraense, desempenhar leal

e honestamente o mandato, com o objetivo de construir uma sociedade livre, justa e solidária. A sequência está correta em

A) F, V, F, V. B) F, F, V, F. C) V, V, F, V. D) V, F, V, V. E) F, F, F, V.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 6 -

16 A Justiça Militar Estadual é o órgão encarregado de processar e julgar policiais e bombeiros militares em certos crimes. Acerca da Justiça Militar do Estado do Pará, as seguintes informações estão de acordo com a Constituição do Estado, EXCETO: A) Os Juízes Militares gozam das mesmas garantias e submetem-se às mesmas vedações dos Juízes de Direito. B) Cabe ao Tribunal de Justiça decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças. C) Compete à Justiça Militar Estadual processar e julgar os policiais militares e bombeiros militares nos crimes militares

definidos em lei. D) A composição, a competência, a estrutura e o funcionamento dos Conselhos de Justiça Militar serão determinados

pela Lei de Organização Judiciária. E) A Justiça Militar Estadual é constituída, em primeiro grau, pelos Conselhos de Justiça Militar e, em segundo, pelo

Tribunal de Justiça do Estado, não sendo prevista a possibilidade de criação de Tribunal de Justiça Militar.

17 Acerca da competência do Governador do Estado do Pará, nos termos do que é previsto na Constituição do Estado, analise as afirmativas a seguir. I. Exercer o comando supremo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, promover seus oficiais e nomear e

exonerar o Comandante-Geral dessas corporações. II. Dispor, mediante lei ordinária, sobre: a) organização e funcionamento da administração estadual, quando não

implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.

III. Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução e elaborar leis delegadas; vetar projetos de leis, total ou parcialmente.

IV. Delegar para Secretários de Estado ou outras autoridades o provimento de cargos públicos estaduais, na forma de lei, com as restrições da Constituição do Estado do Pará.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) A) II. B) I e IV. C) III e IV. D) I, II e III. E) I, III e IV.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

18 Sobre o Estado, Governo e Administração Pública, seus elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios, é INCORRETO afirmar que A) a criação formal de órgãos, bem como sua extinção independe de lei. B) os órgãos públicos são resultado do processo de desconcentração e não possuem personalidade jurídica. C) um órgão é um agregado despersonalizado de competências demarcado na estrutura interna de certa pessoa

jurídica. D) os órgãos públicos podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão com outros órgãos ou com

pessoas jurídicas. E) muito se discute sobre o surgimento do Estado e suas atribuições; ocorre que o Estado se faz presente por meio dos

atos das pessoas naturais que agem no exercício das competências dele, pois pessoas jurídicas são meras abstrações e quem pratica os atos, por óbvio, sempre é um ser humano.

19 Assinale a alternativa INCORRETA. A) O Estado é um ente personalizado. B) No Brasil, os entes federativos não são subordinados uns aos outros, não existe hierarquia entre eles. C) O modelo de separação dos Poderes no Brasil, conforme a Carta Magna, é rígido, pois cada um dos Poderes se limita

a exercer as funções estatais que lhe são típicas. D) O Estado se apresenta tanto internamente quanto nas relações internacionais, no convívio com outros Estados

soberanos, como sujeito capaz de adquirir direitos, contrair obrigações na ordem jurídica. E) A organização do Estado é matéria de cunho constitucional, principalmente no que se refere à divisão política do seu

território, à organização de seus Poderes, à forma de governo adotada e ao modo de aquisição do poder dos governantes.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 7 -

20 A responsabilização pelos atos de improbidade administrativa encontra-se na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Artigo 37, §4º: “os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”. A respeito de improbidade administrativa, assinale a afirmativa INCORRETA. A) O texto constitucional não define improbidade administrativa e não aponta os possíveis sujeitos ativos e passivos de

referidos atos. B) Com fundamento na Lei nº 8.429/1992, a pessoa que não se enquadre como agente público e que venha a praticar

algum ato que prejudique a administração pública poderá ser punida com base em referida Lei. C) Os sujeitos ativos dos atos de improbidade administrativa, conforme disposto na Lei nº 8.429/1992, são as pessoas

que têm legitimidade para figurar no polo passivo da ação judicial de improbidade administrativa. D) O disposto na Constituição Federal alcança a administração pública direta e indireta de quaisquer dos Poderes, em

todos os entes da Federação, não só pela amplitude de sua redação, mas, também, por estar na Carta Magna. E) A Constituição Federal, no que se refere à improbidade administrativa, limita-se a enumerar, imperativamente, um

núcleo mínimo de sanções que devem ser aplicadas àqueles que praticarem atos de improbidade administrativa.

21 O conjunto de instrumentos que o ordenamento jurídico estabelece para que a administração pública, os Poderes Judiciário e Legislativo e, também, o povo possam exercer o poder de fiscalização, orientação e revisão da atuação administrativa de todos os órgãos, entidades e agentes públicos, em todos os poderes e níveis da Federação denomina-se controle administrativo. Em relação ao controle e à responsabilização da administração pública, assinale a afirmativa INCORRETA. A) O poder-dever de controle é efetuado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e alcança toda atividade

administrativa e todos os agentes públicos que a desempenham. B) A Constituição Federal de 1988 autoriza ação regressiva da Administração Pública contra o agente cuja atuação

acarretou dano, desde que seja comprovado dolo ou culpa do mesmo. C) O controle subsequente é exercido após a conclusão do ato. Este tipo de controle não possibilita que se faça a

correção de defeitos do ato, a declaração de sua nulidade, a sua revogação, a sua cassação, nem mesmo pode conferir eficácia ao ato.

D) No controle de legitimidade efetua-se o confronto entre a conduta administrativa e uma norma jurídica, que pode estar na Constituição, na lei, em normativos primários ou mesmo em ato administrativo infralegal de conteúdo impositivo para a própria administração.

E) Em virtude do princípio da indisponibilidade do interesse público, na Constituição Federal de 1988 há diversos dispositivos que concedem aos administrados a possibilidade de verificarem a regularidade da atuação da administração pública e de impedirem a prática de atos ilegítimos, lesivos ao indivíduo ou à coletividade, ou provocarem a reparação dos danos deles decorrentes.

22 Considerando os conceitos, as prerrogativas, os poderes e deveres e a natureza jurídica da relação entre Estado e agentes públicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O agente público é a pessoa natural por meio da qual o Estado se faz presente. O agente público manifesta uma

vontade que, afinal, é imputada ao próprio Estado. ( ) Agentes públicos podem ser agrupados em cinco categorias: agentes políticos, agentes administrativos, agentes

honoríficos, agentes delegados e agentes credenciados. ( ) A criação de órgãos públicos tem a finalidade de propiciar um certo grau de especialização no desempenho das

funções administrativas de que é incumbida a pessoa jurídica. ( ) Os órgãos públicos possuem cargos, agentes e funções e com eles se confundem, pois se todos os agentes públicos

de um órgão forem exonerados/demitidos ao mesmo tempo, tal fato, por si só, extinguirá o órgão. ( ) Pela Teoria do Órgão presume-se que a pessoa jurídica manifesta a sua vontade por meio dos seus órgãos, que são

partes integrantes da própria estrutura dela. Assim, quando os agentes em exercício nesses órgãos desempenham suas funções, considera-se que está havendo atuação do próprio Estado.

A sequência está correta em A) V, F, V, V, F. B) V, F, V, F, V. C) F, V, V, F, F. D) F, V, F, V, F. E) V, V, V, F, V.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 8 -

23 Em relação ao controle dos atos administrativos, assinale a afirmativa INCORRETA. A) O controle hierárquico é sempre um controle interno e, por sua natureza, é pleno, permanente e automático. B) Entende-se por controle externo, o controle exercido por um Poder sobre os atos administrativos praticados por

outro Poder. C) O controle de mérito tem por finalidade verificar a oportunidade e a conveniência administrativa do ato controlado.

Trata-se de atuação discricionária, exercida, igualmente, sobre atos discricionários. D) Controle interno é aquele exercido dentro de um mesmo Poder, seja no âmbito hierárquico, seja por meio de órgãos

especializados, sem relação de hierarquia com o órgão controlado ou, ainda, controle que a administração direta exerce sobre a administração indireta de um mesmo Poder.

E) O controle finalístico é exercido antes do início da prática ou antes da conclusão do ato administrativo, constituindo-se em requisito para a validade ou para a produção de efeitos do ato controlado. Não se fundamenta em uma relação de vinculação; é um controle ilimitado e não se restringe à verificação do enquadramento da entidade controlada no programa geral do governo.

24 Sobre o poder de polícia, analise as afirmativas a seguir. I. O poder de polícia abrange atividades exercidas pela administração pública. II. O Poder Legislativo, no exercício do poder de polícia que incube ao Estado, cria, por lei, as chamadas limitações

administrativas ao exercício das liberdades públicas. III. A administração pública, no exercício da parcela que lhe é outorgada pelo poder de polícia, regulamenta as leis e

controla a sua aplicação, preventivamente ou repressivamente. IV. O poder de polícia abrange atividades de execução e de regulamentação das leis em que ele se fundamenta, bem

como a própria atividade de edição dessas leis, desempenhada pelo Poder Legislativo. V. O poder de polícia não é inerente à atividade administrativa. A administração pública não pode exercer o poder de

polícia sobre todas as condutas ou situações particulares que possam afetar interesses da coletividade. Estão corretas as afirmativas A) I, II, III, IV e V. D) III, IV e V, apenas. B) I e III, apenas. E) I, II, III e IV, apenas. C) II e V, apenas.

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR

25 Segundo o Código de Processo Penal Militar, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Diz-se o crime consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal. B) O resultado de que depende a existência do crime somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a

ação ou a omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. C) A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado.

Os fatos anteriores imputam-se, entretanto, a quem os praticou. D) Mesmo quando, por ineficácia absoluta do meio empregado ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível

consumar-se o crime, a pena é aplicável, quando houver dolo por parte daquele que praticou o ato. E) A omissão é relevante como causa quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir

incumbe a quem tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; a quem, de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; e a quem, com seu comportamento anterior, criou o risco de sua superveniência.

26 Conforme o Código de Processo Penal Militar, as penas principais são, EXCETO: A) Morte. B) Reclusão. C) Detenção. D) Banimento. E) Suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ 

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP‐0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017. 

‐ 9 ‐ 

27 Segundo o Código de Processo Penal Militar, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.  

B) As medidas de segurança regem‐se pela lei vigente ao tempo da sentença, prevalecendo, entretanto, se diversa, a lei 

vigente ao tempo da execução. 

C) A  lei posterior que, de qualquer outro modo,  favorece o agente, aplica‐se retroativamente, ainda quando  já tenha 

sobrevindo sentença condenatória irrecorrível. 

D) A  lei excepcional ou  temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a 

determinaram, aplica‐se ao fato praticado durante sua vigência. 

E) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando, em virtude dela, a própria 

vigência de sentença condenatória irrecorrível, atingindo, inclusive, quanto aos efeitos de natureza civil. 

 

28 Consideram‐se crimes militares, em  tempo de paz, os crimes previstos no Código Penal Militar, embora  também o 

sejam com igual definição na lei penal comum, quando praticados, EXCETO: 

A) Por militar em situação de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situação ou assemelhado.                                   

B) Por militar durante o período de manobras ou exercício, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou 

civil. 

C) Por civil, militar em situação de atividade, ou assemelhado, contra à vida ou patrimônio sob a administração militar, 

ou a ordem administrativa financeira.  

D) Por militar  em  situação de  atividade ou  assemelhado,  em  lugar  sujeito  à  administração militar,  contra militar da 

reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil. 

E) Por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza militar, ou em formatura, ainda que 

fora do lugar sujeito à administração militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil. 

 

29 Segundo o Código de Processo Penal Militar, analise as afirmativas a seguir. 

I. Não  é  igualmente  culpado  quem,  para  proteger  direito  próprio  ou  de  pessoa  a  quem  está  ligado  por  estreitas 

relações de parentesco ou afeição, contra perigo certo e atual, que provocou ou não, nem podia de outro modo 

evitar,  sacrifica direito alheio, ainda quando  superior ao direito protegido, desde que não  lhe era  razoavelmente 

exigível conduta diversa. 

II. Entende‐se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual 

ou iminente, a direito seu ou de outrem. 

III. Não é  igualmente  imputável o agente que, por embriaguez, completa ou  incompleta, proveniente de caso fortuito 

ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato 

ou de determinar‐se de acordo com esse entendimento. 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

A) I, II e III.     B) I, apenas.    C) II, apenas.     D) III, apenas.    E) I e III, apenas. 

 

30 De acordo com o Código de Processo Penal Militar, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as 

falsas.  

(     ) A  punibilidade  de  qualquer  dos  concorrentes  é  independente  da  dos  outros,  determinando‐se  segundo  a  sua 

própria culpabilidade. Não se comunicam, outrossim, as condições ou circunstâncias de caráter pessoal,  inclusive 

quando forem elementares do crime.  

(     ) A  pena  é  agravada  em  relação  ao  agente  que  instiga  ou  determina  a  cometer  o  crime  alguém  sujeito  à  sua 

autoridade, ou não punível em virtude de condição ou qualidade pessoal, não atenuando a pena, entretanto, com 

relação ao agente, cuja participação no crime é de somenos importância.  

(     ) Ajuste, a determinação ou  instigação e o auxílio, salvo disposição em contrário, não são puníveis se o crime não 

chega, a ser consumado.  

A sequência está correta em 

A) F, F, F.     B) V, V, V.     C) F, F, V.    D) F, V, F.    E) V, F, F.  

  

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 10 -

31 De acordo com o Código de Processo Penal Militar, extingue-se a punibilidade pelo(a): A) Prescrição. B) Morte do agente. C) Anistia ou indulto. D) Ressarcimento do dano, no peculato-furto. E) Retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

32 NÃO compete à polícia judiciária militar: A) Decretar prisão preventiva, temporária e da insanidade mental do indiciado. B) Apurar os crimes militares, bem como os que, por lei especial, estão sujeitos à jurisdição militar, e sua autoria. C) Solicitar das autoridades civis as informações e medidas que julgar úteis à elucidação das infrações penais, que esteja

a seu cargo. D) Requisitar da polícia civil e das repartições técnicas civis as pesquisas e exames necessários ao complemento e

subsídio de inquérito policial militar. E) Atender, com observância dos regulamentos militares, a pedido de apresentação de militar ou funcionário de

repartição militar à autoridade civil competente, desde que legal e fundamentado o pedido.

33 Conforme o Código de Processo Penal Militar, assinale a alternativa INCORRETA. A) Serão considerados inexistentes os atos praticados por juiz impedido, nos termos do Código de Processo Penal

Militar. B) O juiz dar-se-á por suspeito e, se o não fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes se for amigo íntimo ou

inimigo de qualquer delas. C) A suspeição poderá ser declarada e reconhecida, quando a parte injuriar o juiz, ou de propósito der motivo para criá-

la e, se der origem a ação penal, gerar impedimento. D) O juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que figurou como advogado ou defensor, órgão do Ministério

Público, autoridade policial, auxiliar de justiça ou perito, tiver funcionado seu cônjuge, ou parente consanguíneo ou afim até o terceiro grau inclusive.

E) A suspeição ou impedimento decorrente de parentesco por afinidade cessará pela dissolução do casamento que lhe deu causa, salvo sobrevindo descendentes. Mas, ainda que dissolvido o casamento, sem descendentes, não funcionará como juiz o parente afim em primeiro grau na linha ascendente ou descendente ou em segundo grau na linha colateral, de quem for parte do processo.

34 De acordo o Código de Processo Penal Militar, analise as afirmativas a seguir. I. A denúncia conterá o rol das testemunhas, em número não superior a seis, com a indicação da sua profissão e

residência; e o das informantes com a mesma indicação. O rol de testemunhas não poderá ser dispensado pelo Ministério Público, ainda quando dispuser de prova documental suficiente.

II. A denúncia deverá ser oferecida, se o acusado estiver preso, dentro do prazo de cinco dias, contados da data do recebimento dos autos para aquele fim; e, se o acusado estiver solto, não haverá prazo. O auditor deverá manifestar-se sobre a denúncia, dentro do prazo de quinze dias.

III. Sempre que, no curso do processo, o Ministério Público necessitar de maiores esclarecimentos, de documentos complementares ou de novos elementos de convicção, poderá requisitá-los, diretamente, de qualquer autoridade militar ou civil, em condições de os fornecer, ou requerer ao juiz que os requisite.

IV. A extinção da punibilidade poderá ser reconhecida e declarada em qualquer fase do processo, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, ouvido o Ministério Público, se deste não for o pedido.

Estão INCORRETAS as afirmativas A) I, II, III e IV. D) III e IV, apenas. B) I e II, apenas. E) I, II e III, apenas. C) I e III, apenas.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 11 -

35 Logo que tiver conhecimento da prática de infração penal militar, verificável na ocasião, a autoridade, com atribuição, deverá, se possível, EXCETO: A) Efetuar a prisão do infrator, observada as disposições legais. B) Apreender os instrumentos e todos os objetos que tenham relação com o fato. C) Colher todas as provas que sirvam para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias. D) Determinar a identificação criminal de todos os suspeitos da prática do crime, ainda que civelmente identificado. E) Dirigir-se ao local, providenciando para que se não alterem o estado e a situação das coisas, enquanto necessário.

36 Segundo o Código de Processo Penal Militar, analise as afirmativas a seguir. I. A ação penal é pública e somente pode ser promovida por denúncia do Ministério Público Militar. II. Apresentada a denúncia, o Ministério Público não poderá desistir da ação penal. III. Qualquer pessoa, no exercício do direito de representação, poderá provocar a iniciativa do Ministério Público,

dando-lhe informações sobre fato que constitua crime militar e sua autoria, e indicando-lhe os elementos de convicção.

IV. A denúncia deve ser apresentada sempre que houver: prova de fato que, em tese, constitua crime e indícios de autoria.

Estão corretas as afirmativas A) I, II, III e IV. D) I, III e IV, apenas. B) I, II e III, apenas. E) II, III e IV, apenas. C) I, II e IV, apenas.

37 De acordo com o Código de Processo Penal Militar, analise as afirmativas a seguir. I. O juiz proverá a regularidade do processo e a execução da lei, e manterá a ordem no curso dos respectivos atos,

podendo, para tal fim, requisitar a força militar. II. Os funcionários ou serventuários da justiça militar são, nos processos em que funcionam, auxiliares do juiz, a cujas

determinações devem obedecer. III. O oficial de justiça realizará as diligências que lhe atribuir a lei de organização judiciária militar e as que lhe forem

ordenadas por despacho do juiz, certificando o ocorrido, no respectivo instrumento, com designação de lugar, dia e hora.

IV. O funcionário ou serventuário de justiça não fica sujeito às normas referentes a impedimento ou suspeição do juiz. Estão corretas as afirmativas A) I, II, III e IV. D) I, II e IV, apenas. B) I, II e III, apenas. E) II, III e IV, apenas. C) I, III e IV, apenas.

38 O termo “casa” compreende, EXCETO: A) Qualquer compartimento habitado. B) Aposento ocupado de habitação coletiva. C) Taverna, boate, casa de jogo e outras do mesmo gênero. D) Compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão. E) Compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce atividade.

DIREITOS HUMANOS

39 Nos termos da Portaria Interministerial nº 4226/2010 do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, quanto às Diretrizes sobre o uso da força e armas de fogo pelos agentes de segurança pública, a renovação da habilitação para uso de armas de fogo em serviço deve ser feita com periodicidade mínima de A) 6 meses. B) 1 ano. C) 18 meses. D) 2 anos. E) 3 anos.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 12 -

40 Analise as afirmativas a seguir referentes aos Direitos Humanos. I. Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. II. Ninguém será preso, detido ou exilado. III. Ninguém será mantido em escravidão ou servidão. Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas. E) I e III, apenas.

41 A afirmativa a seguir se refere à Declaração Universal dos Direitos Humanos; analise-a. “No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.” Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação INCORRETA da afirmativa anterior. A) O conceito de “lei” deve ser interpretado em seu sentido estrito, limitando-se ao ordenamento infraconstitucional

vigente. B) As exigências morais de cada povo decorrem de seus costumes, tradições, tabus, por isso são historicamente

construídas. C) Na linguagem de senso comum, costuma-se descrever o comando como “o direito de um vai até onde começa o

direito do outro”. D) Depreende-se do texto que o indivíduo tem direitos assegurados nas sociedades democráticas, mas também tem

deveres para com os concidadãos. E) Depreende-se do texto o conceito de legalidade, pelo qual o indivíduo pode fazer tudo aquilo que não esteja proibido

pelo ordenamento jurídico vigente.

42 O Pacto de São José da Costa Rica: A) Determina que o processo penal seja sempre público. B) Define o serviço militar como espécie de trabalho forçado. C) Reconhece o direito à vida desde o momento da concepção. D) Recomenda a previsão de penas de detenção no caso de dívidas. E) Impõe a proibição de pena de morte em todos os países signatários.

43 Nos termos do Pacto de São José da Costa Rica, é INCORRETO afirmar que: A) A lei pode submeter os espetáculos públicos a censura prévia, com o objetivo exclusivo de regular o acesso a eles,

para proteção moral da infância e da adolescência. B) Nenhuma pessoa pode ser privada de seus bens, a desapropriação por motivo de utilidade pública ou de interesse

social prescinde de pagamento de indenização justa e prévia. C) Todas as pessoas têm o direito de associar-se livremente com fins ideológicos, religiosos, políticos, econômicos,

trabalhistas, sociais, culturais, desportivos ou de qualquer outra natureza. D) Toda pessoa tem direito a um prenome e aos nomes de seus pais ou ao de um destes. A lei deve regular a forma de

assegurar a todos esse direito, mediante nomes fictícios, se for necessário. E) Ninguém pode ser objeto de ingerências arbitrárias ou abusivas em sua vida privada, na de sua família, em seu

domicílio ou em sua correspondência, nem de ofensas ilegais à sua honra ou reputação.

44 Nos termos do Pacto de São José da Costa Rica, em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou a segurança do Estado Parte, este poderá adotar disposições que, observados certos limites, suspendam as obrigações contraídas em virtude da Convenção. A disposição precedente autoriza a suspensão: A) Do direito ao nome. D) Da liberdade de consciência e de religião. B) Dos direitos políticos. E) Do princípio da legalidade e da retroatividade. C) Do desenvolvimento progressivo.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 13 -

45 Analise a afirmativa a seguir referente à Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive

alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.” É garantia constitucional derivada do direito universal anteriormente apresentado, EXCETO:

A) Auxílio-doença. D) Seguro-desemprego. B) Aposentadoria. E) Sistema Único de Saúde. C) Segurança pública.

46 Nos termos da Portaria Interministerial nº 4226/2010 do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, quanto às Diretrizes sobre o uso da força e armas de fogo pelos agentes de segurança pública, assinale a afirmativa INCORRETA. A) O ato de apontar arma de fogo contra pessoas durante os procedimentos de abordagem não deverá ser uma prática

rotineira e indiscriminada. B) O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade,

proporcionalidade, moderação e conveniência. C) Os agentes de segurança pública não deverão disparar armas de fogo contra pessoas, exceto em casos de legítima

defesa própria ou de terceiro contra perigo iminente de morte ou lesão grave. D) Os critérios de recrutamento e seleção para os agentes de segurança pública deverão levar em consideração o perfil

psicológico necessário para lidar com situações de estresse e uso da força e arma de fogo. E) É legítimo o uso de armas de fogo contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que, mesmo na posse de algum

tipo de arma, não represente risco imediato de morte ou de lesão grave aos agentes de segurança pública.

LEGISLAÇÃO ESPECIAL

47 Para os efeitos da Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:

I. No âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas.

II. No âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.

III. Em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) A) I, II e III. D) I e III, apenas. B) I, apenas. E) II e III, apenas. C) II, apenas.

48 “Os crimes definidos no Estatuto do Idoso são de ação penal ____________________, não se lhes aplicando _____________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa

anterior. A) privada / o livramento condicional B) pública incondicionada / as regras do sursis C) pública condicionada à representação / as regras do sursis D) pública incondicionada / as escusas absolutórias previstas no Código Penal para os crimes contra o patrimônio E) pública condicionada à representação / as escusas absolutórias previstas no Código Penal para os crimes contra o

patrimônio

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 14 -

49 Sobre a Lei de Interceptação Telefônica (Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996), assinale a afirmativa INCORRETA. A) O disposto na lei aplica-se à interceptação do fluxo de comunicações em sistemas de informática e telemática.

B) Não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando a prova puder ser feita por outros meios

disponíveis. C) O juiz não admitirá o pedido de interceptação feito verbalmente, mesmo que estejam presentes os pressupostos que

autorizem a interceptação. D) O pedido de interceptação de comunicação telefônica conterá a demonstração de que a sua realização é necessária à

apuração de infração penal, com indicação dos meios a serem empregados.

E) A interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrerá em autos apartados, apensados aos autos do inquérito policial ou do processo criminal, preservando-se o sigilo das diligências, gravações e transcrições respectivas.

50 Sobre a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas), assinale a afirmativa INCORRETA.

A) As penas previstas no crime de tráfico de drogas são aumentadas de um sexto a dois terços, se o crime tiver sido

praticado com violência, grave ameaça, emprego de arma de fogo, ou qualquer processo de intimidação difusa ou coletiva.

B) As penas podem ser reduzidas de um terço a dois terços se, por força das circunstâncias previstas na própria lei, o agente não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

C) O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na

identificação dos demais coautores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no

caso de condenação, terá pena reduzida de metade a dois terços. D) É isento de pena o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força

maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada,

inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

E) É indispensável a licença prévia da autoridade competente para produzir, extrair, fabricar, transformar, preparar,

possuir, manter em depósito, importar, exportar, reexportar, remeter, transportar, expor, oferecer, vender, comprar, trocar, ceder ou adquirir, para qualquer fim, drogas ou matéria-prima destinada à sua preparação, observadas as

demais exigências legais.

51 Sobre a Proposta de Aplicação Imediata de Pena prevista na Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, assinale a

afirmativa INCORRETA.

A) Nas hipóteses de ser a pena de multa a única aplicável, o Juiz poderá reduzi-la até a metade.

B) Não se admitirá a proposta se ficar comprovado ter sido o autor da infração condenado, pela prática de crime, à pena privativa de multa, por sentença definitiva.

C) A imposição da sanção proposta pelo Ministério Público não constará de certidão de antecedentes criminais, salvo

para os fins de novo benefício, e não terá efeitos civis, cabendo aos interessados propor ação cabível no juízo cível. D) Acolhendo a proposta do Ministério Público aceita pelo autor da infração, o Juiz aplicará a pena restritiva de direitos

ou multa, que não importará em reincidência, sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo benefício no prazo de cinco anos.

E) Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.

52 Os crimes hediondos são suscetíveis de: A) Graça. D) Indulto. B) Fiança. E) Livramento condicional.

C) Anistia.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 15 -

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA 53 Sobre a Polícia Militar do Pará, analise as afirmativas a seguir. I. Compõe o Sistema de Segurança Pública do Estado e é vinculada à Secretaria Especial de Estado de Defesa Social. II. É autarquia da administração indireta do Estado, com dotação orçamentária própria, autonomia administrativa e

funcional. III. É instituição permanente, força auxiliar e reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e disciplina

militares, subordinada ao Governador do Estado. Nos termos da Lei Complementar nº 53/2006, é correto o que se afirma em A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas. E) I e III, apenas.

54 Analise os princípios a seguir mencionados: I. Hierarquia. II. Pessoalidade. III. Profissionalismo. IV. Improbidade. V. Publicidade. Nos termos da Lei Complementar nº 53/2006 são princípios basilares a serem observados pela Polícia Militar do Pará: A) I, II, III, IV e V. D) II, III e IV, apenas. B) I e IV, apenas. E) II, IV e V, apenas. C) I, III e V, apenas.

55 Analise os princípios quanto às competências da Polícia Militar do Pará. I. Atuar de maneira preventiva ou dissuasiva em locais ou áreas específicas em que se presuma ser possível e/ou

ocorra perturbação da ordem pública ou pânico. II. Atuar de maneira repressiva em caso de perturbação da ordem, precedendo eventual emprego das Forças Armadas. III. Realizar correições e inspeções, em caráter permanente ou extraordinário, na esfera de sua competência. IV. Realizar, em situações especiais, o policiamento velado para garantir a eficiência das ações de polícia ostensiva e de

preservação da ordem pública. Nos termos da Lei Complementar nº 53/2006, estão corretas as afirmativas A) I, II, III e IV. D) I, II e III, apenas. B) I e II, apenas. E) II, III e IV, apenas. C) III e IV, apenas.

56 É atribuição do Alto Comando da Polícia Militar, no âmbito da Corporação, manifestar-se, em caráter consultivo, sobre: A) Orçamento anual da Polícia Militar. B) Expedição de atos normativos provenientes de suas deliberações. C) Elaboração de reforma ou projeto de lei que envolva a Polícia Militar. D) Conflitos de atribuições entre os órgãos de direção, de apoio e de execução. E) Proposta referente à remuneração, a ser encaminhada ao Governador do Estado.

57 “O dever de pautar sua conduta com correção de atitudes, como um profissional correto e que exige do policial militar, em qualquer ocasião, comportamento ético que refletirá no seu desempenho perante a instituição a que serve e no grau de respeito que lhe é devido”, nos termos do Código de Ética e Disciplina da Polícia Militar do Pará, corresponde ao conceito de: A) Disciplina. D) Honra pessoal. B) Pundonor. E) Decoro da classe. C) Hierarquia.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 16 -

58 Nos termos do Código de Ética e Disciplina da Polícia Militar do Pará, é INCORRETO afirmar que: A) A disciplina policial-militar é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e

disposições. B) Graduação é o grau hierárquico das praças, correspondente ao respectivo cargo, conferido pelo Comandante-Geral

da Polícia Militar. C) Posto é o grau hierárquico dos oficiais, correspondente ao respectivo cargo, conferido por ato do Comandante Geral

e atestado em Carta Patente. D) A ordenação da autoridade se faz por postos e graduações, de acordo com o escalonamento hierárquico, a

antiguidade e a precedência funcional. E) A ordenação dos postos e graduações em relação à antiguidade e precedência na Polícia Militar se faz conforme

preceitua o Estatuto dos Policiais Militares.

59 Quanto ao comando e subordinação, nos termos do Código de Ética e Disciplina da Polícia Militar do Pará, é INCORRETO afirmar que: A) Equipara-se a comandante, para efeito de aplicação desta lei, toda autoridade policial-militar com função de direção

e chefia. B) O oficial é preparado, ao longo da carreira, para o exercício do comando, da chefia e da direção das Organizações

Policiais-Militares. C) O Comando não se vincula ao grau hierárquico e, portanto, constitui prerrogativa pessoal, na qual o policial se define

e se caracteriza como chefe. D) A subordinação não afeta, de modo algum, a dignidade pessoal do policial militar e decorre, exclusivamente, da

estrutura hierarquizada da Polícia Militar. E) O policial militar que, em virtude da função, exerce autoridade sobre outro de igual posto ou graduação considera-se

superior para efeito da aplicação das cominações previstas nesta lei.

60 “O conjunto de medidas, incluindo instrução, adestramento e preparo logístico, para tornar uma organização policial-militar pronta para emprego imediato.”, nos termos do Decreto Federal nº 88.777/83, corresponde ao conceito de: A) Agregação. D) Aprestamento. B) Capacitação. E) Controle operacional. C) Coordenação.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 17 -

PROVA DISCURSIVA

ORIENTAÇÕES GERAIS

A Prova Discursiva é de caráter eliminatório e classificatório, constituída de 1 (uma) redação.

A resposta à Prova Discursiva deverá ser manuscrita em letra legível, com caneta esferográfica de corpo

transparente, de ponta grossa e de tinta azul ou preta indelével, não sendo permitida a interferência e/ou a

participação de outras pessoas.

A resposta à Prova Discursiva deverá ter a extensão mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) linhas para o texto.

Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado

ou que não atingir a extensão mínima ou ultrapassar a extensão máxima permitida.

O candidato receberá nota zero na Prova Discursiva em casos de não atendimento ao conteúdo avaliado, de não

haver texto, de manuscrever em letra ilegível ou de grafar por outro meio que não o determinado no item anterior,

bem como no caso de identificação em local indevido.

A Prova Discursiva terá o valor de 50 (cinquenta) pontos.

Para efeito de avaliação da Prova Discursiva serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA

Critérios Elementos da avaliação Pontuação

Fidelidade ao tema e ao

comando

– estabelecer relações de sentido com o tema proposto;

– estabelecer relações com as ideias, as informações, os dados citados em

exemplos e/ou coletânea, caso apresentados no comando;

– produzir um texto em concordância com o tipo textual solicitado;

– usar adequadamente recursos relacionados às diferentes estruturas de tipos

de textos.

15 pontos

Organização / sequenciação

coerente de ideias

– estabelecer conexões entre informações do texto e do contexto;

– sequenciar ideias coerentemente, usando, ou não, recursos coesivos e/ou

argumentativos;

– dispor coerentemente as ideias em parágrafos;

– usar adequadamente elementos que assinalam a continuidade e a

progressão de sentido;

– evitar ambiguidades nos encadeamentos textuais.

10 pontos

Registro de língua adequado ao

gênero solicitado e ao efeito de

sentido pretendido

– escolher o registro de língua adequado ao gênero de escrita exigido;

– empregar adequadamente as palavras quanto ao nível de formalidade do

texto;

– empregar adequadamente discurso direto e o indireto;

– usar os níveis de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que deseja

produzir.

5 pontos

Domínio das regras de escrita e

da norma culta

– grafar corretamente as palavras;

– separar corretamente sílabas na translineação;

– pontuar adequadamente o texto;

– assinalar corretamente a crase;

– relacionar recursos de escrita (pontuação, aspas, letra maiúscula/minúscula)

com propósitos do texto;

– construir enunciados estabelecendo a sintaxe de regência nominal e verbal,

de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a

norma culta.

20 pontos

TOTAL DE PONTOS: 50 pontos

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 18 -

No Estado do Pará o PROERD vem sendo executado desde 2002, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, sendo aplicado, exclusivamente, pela PMPA, através da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, a qual cabe a gerência do Centro de Capacitação e Prevenção Primária, unidade responsável pelas políticas de aplicação do PROERD no Estado do Pará.

Ao ser aplicado nas escolas, tem o objetivo de dar condições às crianças e adolescentes de tomarem decisões positivas frente aos problemas do cotidiano, principalmente àqueles relacionados às drogas e à violência e, também, é um elo de interação entre escola, família e polícia. Afinal observou-se que essa clientela está inserida em ambientes propícios ao consumo de drogas uma vez que ainda não aprendeu a Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se das drogas (REAL), assim como o PROERD é uma ferramenta estratégica de resistências ao uso de drogas (Minas Gerais, 2012).

Neste sentido, Gauer et al. In: Gauer e Machado (2008, p. 255) apontam que: (...) a partir da hipótese de que as crianças que não desenvolveram precocemente habilidades de interagir

socialmente de uma forma adequada podem ser rechaçadas por seus pares e acabar se envolvendo em comportamentos pouco saudáveis como, por exemplo, atitudes violentas e uso de drogas ilícitas. Nessa perspectiva do desenvolvimento da saúde mental, os programas preventivos devem focalizar-se no treinamento assertivo e nas estratégias de comunicação, em combinação com habilidades para solução de problemas e tomada de decisões.

Érica Amanda da Silva Batista – 1º TEN QOPM Chefe da Seção de Avaliação e Resultados do CCPP

Juniso Honorato e Silva – TEN CEL QOPM Chefe do Centro de Capacitação e Prevenção Primária

(Disponível em: http://www.pm.pa.gov.br/?q=node/1869. Acesso em: 01/2017.)

Trio suspeito de violência doméstica e tráfico de drogas é detido no PA

Um dos suspeitos estava com prisão decretada por violência doméstica. Outros dois foram detidos por porte de drogas.

A Polícia Civil apreendeu drogas e prendeu em flagrante três homens por envolvimento em tráfico de drogas e violência doméstica, durante operação realizada em Tomé-Açu, nordeste do Pará. O balanço da ação foi divulgado nesta sexta-feira (9).

Um dos presos é Rosinaldo dos Santos Rodrigues que teve mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça por quebrar medidas protetivas em razão de processo de violência doméstica movido por sua ex-companheira. Segundo o delegado Alexandre Lopes, titular da delegacia do município, o acusado ignorou a decisão judicial e teve seu mandado de prisão expedido pela Comarca Judiciária. A equipe policial de Tomé-Açu, ao receber a ordem de prisão, saiu em diligências e conseguiu prender o acusado que agora está recolhido à disposição da Justiça.

(Disponível em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/12/trio-suspeito-de-violencia-domestica-e-trafico-de-drogas-e-detido-no-pa.html.)

O uso de drogas é um mal social em todo o mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU,

cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usam drogas ilícitas.

E a escola tem um papel fundamental na vida dos alunos nesse sentido. Para a consultora Ana Paula Mendonça, da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), a escola precisa se posicionar de forma ativa, já que o jovem passa a maior parte do seu tempo nesse espaço. “A escola deve ser o principal instrumento de conscientização e prevenção de drogas. Quanto antes esses procedimentos começarem, melhores são os resultados”.

Por isso, ela afirma que o diálogo é uma ferramenta importante nesse processo. “É preciso manter um diálogo aberto e frequente com os alunos mostrando a eles a importância de se alcançar maior inserção nas atividades escolares e possibilitando que eles ampliem de forma significativa a perspectiva de sucesso na vida. Isso é o contrário do que ocorre com uma pessoa que se envolve com drogas, que tem suas possibilidades de sucesso minimizadas e, por vezes, até a expectativa de vida é reduzida. Dessa forma, as escolas conseguem falar a linguagem dos alunos e trabalhar com o objetivo de minimizar a influência das drogas na vida dessas crianças e adolescentes”, garantiu a especialista.

(Disponível em: http://www.fdg.org.br/26-de-junho-dia-internacional-de-combate-as-drogas/. Acesso em: 01/2017.)

De acordo com os textos motivadores anteriores, redija um texto dissertativo acerca da temática:

“O processo de combate às drogas e aos efeitos provenientes de tal prática”.

PROCESSO SELETIVO INTERNO – CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS – CHO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ

Quadro de Oficiais de Administração – QOAPM (QPMP-0/Combatente) Prova aplicada em 19/02/2017 – Disponível no endereço eletrônico www.consulplan.net a partir das 20h00min do dia 19/02/2017.

- 19 -

REDAÇÃO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

INSTRUÇÕES

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente, de ponta grossa e tinta indelével. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não é permitido que o candidato ingresse na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo, óculos escuros (exceto para correção visual ou fotofobia) ou quaisquer acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro etc.) etc.

3. Para a segurança de todos os envolvidos no Processo Seletivo Interno é recomendável que os candidatos não portem arma de fogo no dia de realização das provas. Caso, contudo, se verifique esta situação, o candidato será encaminhado à Coordenação da Unidade, onde deverá entregar a arma para guarda devidamente identificada, mediante preenchimento de termo de acautelamento de arma de fogo, onde preencherá os dados relativos ao

armamento.

4. Não será permitido ao candidato realizar anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio.

5. A duração da prova é de 04 (quatro) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito) e Folha de Texto Definitivo.

6. Com vistas à garantia da segurança e integridade desse certame, os candidatos serão submetidos ao sistema de detecção de metais no ingresso e na saída de sanitários durante a realização da prova. Excepcionalmente poderão ser realizados, a qualquer tempo durante a realização das provas, outros procedimentos de vistoria além do descrito.

7. O Caderno de Provas consta de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha e uma redação. Leia-o atentamente.

8. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) opções (A a E) e uma única resposta correta.

9. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) e Folha de Texto Definitivo que lhe foram fornecidos estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

10. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

11. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas levando o Caderno de Provas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O candidato também poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 120 (cento e vinte) minutos após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas.

12. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso algum destes candidatos insista em sair do local de aplicação antes de autorizado pelo fiscal de aplicação, será lavrado Termo de Ocorrência, assinado pelo candidato e testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal de aplicação da sala e pelo Coordenador da Unidade de Provas, para posterior análise pela Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo Interno.

RESULTADOS E RECURSOS

- Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.consulplan.net, a partir das 20h00min do dia da realização das provas.

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 1 (um) dia útil, a partir do dia subsequente à divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Processo Seletivo Interno no endereço eletrônico www.consulplan.net.

- A interposição de recursos deverá ser feita via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, à CONSULPLAN, conforme disposições contidas no endereço eletrônico www.consulplan.net, no link correspondente ao Processo Seletivo Interno.