podes ser o que tu quiseres - static.fnac-static.com · 11 houve imensa gente ao longo da história...

24
PODES SER O QUE TU QUISERES

Upload: lynhan

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PODES SER O QUE TU QUISERES

Índice:9: Dedicatória10: Prefácio14: Toda a gente duvida de ti no início21: Eu gravava todo torto28: 1001 Ideias31: É tudo aquilo que vivo36: Feliz Dia do Pai41: Tinha 1,20€ para almoçar46: S.O.L.O49: Quero chegar a toda a gente54: Povo Lusitano57: Eu pensava como 10 milhões de portugueses64: Mulher da Minha Vida69: Se vou ser odiado? Vou.80: O Que Tu Quiseres85: Isto somos nós a lançar-te aos leões96: Carta para o Sr. Junqueiro99: Um artista não é nada sem os seus fãs110: Vou Vencer115: Não é o meu disco, é a minha alma124: Vais Conseguir (Bullying)126: Definição128: Já não Dá 130: Estou aqui132: Prefácio135: A vida é feita de acasos142: Começo145: Mudei? Não!165: É uma grande lição de humildade170: Sorri171: Como surgiu a marca de relógios D8?181: Mensagem 186: Marca a Diferença

Ded ico não só este l ivro mas toda a estór ia de le

à m inha mãe, à m inha avó, ao Pau lo Prudente,

ao Pau lo Junq ue i ro,ao Emerson Ferre i ra

e ao ma is importante de todos . . . tu desse lado :

#VocêSãoTudo

10

PREFÁCIOEste livro é a minha opinião sobre como chegar a algum lado. É a opinião de um putode dezassete anos que não sabe nada sobre a vida.Se queres chegar onde os outros não chegam, faz o que os outros não fazem. Já tens provas de que se fizeres aquilo que eles fazem vais acabar como eles. Se eu andar a roubar, um dia vou ser preso, porque quem anda a roubar é preso um dia. Se eu estudar todos os dias, vou tirar boas notas, porque sei que as pessoas que estu-dam todos os dias podem tirar boas notas.

Quando eu disse que queria ser rapper… não quero ser só um rapper, quero tentar ser o me-lhor rapper. Quando me meto numa coisa é para ganhar. É a minha ambição. Quero tudo.

Se queres ter sucesso nalguma coisa, tens de saber ouvir. O sucesso não se baseia só no talen-to. Quem te vende esse sonho está enganado.

1010 1010 01010 10101

11

Houve imensagente ao longo da

história com muito talento… mas

não sabiam ouvir,eram preguiçosos,

julgavam quesabiam tudo.

Rodeia-te das pessoas certas e ouve aquilo que tens para ouvir com atenção. Não te deixes influenciar por tudo o que ouves. Tens de acreditar em ti e arriscar, não te acomo-dares, para não chegares aos oitenta anos e dizeres: «se eu tivesse arriscado…»

11111111111111

«Tens de acreditar

em ti e arriscar»

14 14

15 15

Todaa gente

duvidade ti

noinício

16 16

TODA A GENTEDUVIDA DE TI NO INÍCIO

Ainda antes de saber escrever, a rima fascinava--me pela sua sonoridade. Herdei o gosto pela rima da minha avó, porque ela escrevia versos e tinha muito jeito. Antes de fazer música ou de me dedicar ao rap, comecei por fazer poemas. Chegava a casa e punha-me a escrever.

Os primeiros versos foram a descoberta. Queria descobrir quem era. Fui sempre uma pessoa que escreveu muito sobre aquilo que vive, portanto pegava nisso, nos meus problemas, e transportava-os para o papel. Hoje faço o mesmo para que tu, enquanto ouvinte, per-cebas a minha mensagem. Acho que isso é o mais importante numa pessoa que faz rap.

Agora olho para os meus primeiros versos e penso «não fazem sentido nenhum»… eram as minhas ideias, os meus pensamentos na altura, e o que na altura eu achava um grande problema… eu dramatizo muito. Se calhar por isso é que escrevo bem letras, porque faço filmes na minha cabeça.

17 17

As letras de música

são hipérboles da realidade.

Tu exageras sempre,

mesmo sem querer.

Quem conta

um conto

acrescenta

um ponto.

Se eu tiver uma relaÇão contigo

e me deixares pendurado uma vez,

escrever que nunca na vida

estive contigo porque

me deixaste sempre pendurado.

z,

Asletras

sãohipérboles

darealidade

Eugravava

todotorto

22

EU GRAVAVATODO TORTOO meu primeiromicrofone foi da Singstar. É uma história insólita.Dispunha-o como está nesta fotografia: o mi- crofone é a garrafa de água, punha um livro por cima, e onde está a minha mão ficava um secador. Era a única coisa que eu tinha a jeito no quarto, em cima de uma prateleira. Mais tar- de lá arranjei um suporte como deve ser para ele.

Ligava o cabo do micro-fone ao computador, utilizava um programa muito básico, mas servia para o instrumental, e a seguir punha-me a cuspir para o micro- fone, a enchê-lo de gafanhotos.O meu primeiro pop filter foi feito com a ajuda do meu tio.

22222 2

23

Queria fazer um porque não tinha dinheiro para o ir comprar. Era muito mais caro na altura do que é hoje em dia. Então o que fizemos? Ele arranjou-me duas anilhas de metal daquelas que se metem à volta dos postes de eletrici-dade, meti um colã cortado da minha mãe no meio e criámos um pop filter.

Sempre tive o problema da acústica. Gravava no meu quarto, e percebi que aquilo não dava, que tinha bué de reverbs e delays. Achei que tinha de melhorar o isolamento e comecei a fazer pesquisa na internet. Depois de muita investigação, descobri que as caixas de ovos ajudavam imenso nesse aspeto. Então peguei em 20 e forrei todo o armário. A seguir fiz um furo, enfiei lá o cabo do microfone e já está.

Aquilo era o meu estúdio.

23 23

24

O cabo era muito curto e eu gravava todo torto. Hoje em dia sei que as caixas de ovos não fazem nada. Entre termos uma caixa de ovos à frente e termos um pano, é igual. Mesmo assim, esta fase foi muito importante para mim.

Este é o segundo mic que tive.

e o peluche que o meu irmão

me ofereceu.

24

25

Via nos vídeos os rappers com os pop filters e os tripés e queria ter a mesma coisa. O meu pop filter era os colãs da minha mãe e para o tripé consegui um tubo de pvc com umas coisas co-ladas a fazer a base. Resultado: caiu tudo!

Mais tarde, quando comecei a ganhar algum dinheiro, a

primeira coisa que fiz foi comprar um tripé e um

pop filter para o microfone. Senti-me realizado.

FRASE QUE VEJO

TODOS OS DIAS QUANDO ACORDO

5 25