poder executivo ministÉrio da educaÇÃo secretaria de ... › reitoria › wp-content › uploads...

23
PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CHAMADA INTERNA Nº 02/2015 PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano A Pró-Reitora de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), no uso das suas atribuições, torna pública a presente Chamada contendo normas e procedimentos para inscrição e seleção de propostas destinadas a Apoio a Projetos de Extensão. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A presente chamada é uma ação da Proex dentro do Programa Pró-Extensão. 1.2 O Pró-Extensão é um programa, no âmbito institucional, que abrange Projetos de Extensão com foco na formação dos estudantes nas diversas dimensões da inclusão social visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão. 2. OS PROJETOS DEVERÃO ATENDER ÀS SEGUINTES DIRETRIZES: 2.1 Indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa, que se caracteriza pela integração da ação desenvolvida à formação técnica e cidadã do estudante e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias; 2.2 Interdisciplinaridade, interinstitucionalidade, interprofissionalidade; 2.3 Contribuição à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de processos de produção, inovação e troca de saberes e o aumento de oportunidades educacionais por meio de processo de formação e de qualificação; 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante interação do conhecimento e experiência acumulados na academia com o saber popular; 2.5 Atendimento à comunidade externa visando à autonomia e o empoderamento dos sujeitos; 2.6 Os projetos devem contemplar demandas das populações mais carentes em termos de acesso à água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde, saneamento básico, meio ambiente, informação e cultura, entre outras; 2.7 Geração de produtos ou processos como publicações (artigos, resumos, comunicados técnicos, catálogos), monografias, dissertações, documentários, fotografias entre outros. 3. DEFINIÇÕES: 3.1 Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o instituto (academia) e outros setores da sociedade

Upload: others

Post on 24-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

A Pró-Reitora de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano(IF Baiano), no uso das suas atribuições, torna pública a presente Chamada contendo normas eprocedimentos para inscrição e seleção de propostas destinadas a Apoio a Projetos de Extensão.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES1.1 A presente chamada é uma ação da Proex dentro do Programa Pró-Extensão.

1.2 O Pró-Extensão é um programa, no âmbito institucional, que abrange Projetos de Extensão comfoco na formação dos estudantes nas diversas dimensões da inclusão social visando aprofundarações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão.

2. OS PROJETOS DEVERÃO ATENDER ÀS SEGUINTES DIRETRIZES:2.1 Indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa, que se caracteriza pela integração da açãodesenvolvida à formação técnica e cidadã do estudante e pela produção e difusão de novosconhecimentos e novas metodologias;

2.2 Interdisciplinaridade, interinstitucionalidade, interprofissionalidade;

2.3 Contribuição à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de processos de produção,inovação e troca de saberes e o aumento de oportunidades educacionais por meio de processo deformação e de qualificação;

2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante interação do conhecimento e experiênciaacumulados na academia com o saber popular;

2.5 Atendimento à comunidade externa visando à autonomia e o empoderamento dos sujeitos;

2.6 Os projetos devem contemplar demandas das populações mais carentes em termos de acesso àágua potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde, saneamento básico, meioambiente, informação e cultura, entre outras;

2.7 Geração de produtos ou processos como publicações (artigos, resumos, comunicados técnicos,catálogos), monografias, dissertações, documentários, fotografias entre outros.

3. DEFINIÇÕES: 3.1 Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e políticoque promove a interação transformadora entre o instituto (academia) e outros setores da sociedade

Page 2: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

(comunidades e povos tradicionais) mediado por estudantes orientados por professores, dentro doprincípio constitucional da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.

3.2 Entende-se como Projeto de Extensão o conjunto de ações processuais contínuas, de carátereducativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico.

4. DAS LINHAS DE EXTENSÃO4.1 O Projeto de Extensão poderá contemplar uma ou mais linhas temáticas do quadro a seguir:

Quadro 1: Linhas Temáticas de ExtensãoEconomia Solidária Comercialização em circuitos curtos, redes locais, comercialização para os mercadosinstitucionais: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional deAlimentação Escolar (PNAE).

Formação e fortalecimento de incubadoras para organização de atividades econômicas realizadassolidariamente de forma coletiva, associativa, cooperativa e autogestionária.

Acesso de tecnologias da informação e comunicação para empreendimentos solidários:desenvolvimento de sistemas, de aplicativos, construção de site.

Promoção de intercâmbio e troca de experiências entre líderes e presidentes de empreendimentossolidários.

Formação e fortalecimento de empreendimentos e sua articulação em redes e cadeias produtivas ea inclusão e organização socioeconômica de segmentos de povos e populações tradicionais,camponeses podendo considerar os recortes relativos a gênero, raça/etnia.

Projetos que articulem a economia solidária com o público de programas de elevação deescolaridade (EJA), educação tecnológica e profissional (PRONATEC) e Mulheres Mil.

Economia CriativaCriação e fortalecimento de Incubadoras de empreendimentos criativos.

Apoio às cooperativas de artesanato e de produção de alimentos regionais de coletivos de mulheresem situação de vulnerabilidade social.

Museu temático do mundo rural com fins de visitação e agroturismo.

Agroindustrialização de produtos regionais e tradicionais.

Tecnologia para Agricultura Familiar Camponesa Tecnologias para criação e/ou ampliação de bancos e casas de sementes comunitárias com foco emvariedades crioulas e espécies nativas.

Page 3: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

Projetos para preservação de raças nativas e espécies silvestres.

Tecnologias para uso de energias renováveis na produção agrícola familiar.

Tecnologias alternativas ao uso de agroquímicos para o controle biológico de pragas e doenças deplantas.

Organização ProdutivaCapacitação para formação e gestão de cooperativas e elaboração de projetos.

Qualificação da gestão de empreendimentos familiares para inclusão produtiva aos mercadoslocais, regionais e institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e ProgramaNacional de Alimentação Escolar – PNAE).

Formação de agricultores familiares para produção, embalagem e comercialização de alimentoscom valor agregado.

Apoio a implantação de atividades de extensão tecnológica para fins do fortalecimento da vocaçãoprodutiva local.

Meio Ambiente e Recursos Naturais Projetos que envolvam tecnologia social com base na educação ambiental.

Projetos sustentáveis na área de resíduos sólidos que possibilitem o aproveitamento dos resíduos etransforme o que antes era lixo em insumo, muitas vezes escasso.

Apoio a realização de atividades de pesquisa-ação/ pesquisa aplicada junto as Redes Públicas deEducação Básica e Profissional nas áreas das ciências naturais.

Manejo comunitário e familiar da vegetação nativa, sistemas agroflorestais, viveiros e plantios deespécies nativas bem como a produção, beneficiamento e comercialização de produtosagroextrativistas.

Sistematização dos conhecimentos tradicionais desenvolvidos nas comunidades locais voltadospara biodiversidade.

Práticas educativas para a diversificação da alimentação da população brasileira, com a valorizaçãode espécies nativas e a culinária local/regional.

Apoio a projetos de redução do uso de agrotóxicos sobre a biodiversidade e agrobiodiversidade.

Desenvolvimento e aplicação de técnicas alternativas de tratamento de efluentes de pequenasagroindústrias e domésticos.

EducaçãoPesquisa-ação voltada às diversas áreas do conhecimento com enfoque na juventude negra e/ou na

Page 4: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

juventude com deficiência.

Pesquisa-ação para o desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos voltados para o ensinoda história e das culturas indígenas.

Pesquisa-ação para desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos que contemplem evalorizem a história e a cultura quilombola.

Pesquisa-ação para o desenvolvimento de propostas pedagógicas para escolas do campo comclasses multisseriadas e escolas que adotam a pedagogia da alternância.

Pesquisa-ação para o desenvolvimento de experiências metodológicas, tecnológicas e práticasdocentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemasidentificados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas do campo.

Formação de agentes comunitários, educadores populares e profissionais em Língua Brasileira deSinais e/ou em Braille como ferramenta de acessibilidade à leitura e à escrita.

Difusão de metodologias de educação popular que promovam o diálogo entre os saberes formal epopular e potencializem o papel das experiências populares como agentes responsáveis pelaeducação e seu impacto no território.

Desenvolvimento ruralDiagnóstico, sistematização de experiência e disponibilização de inovações para o manejo de soloe da água, com base na especificidade dos agroecossistemas.

Tecnologias alternativas de convivência com o semiárido: captação, armazenamento e manejo deágua de chuva.

Aplicação de sistemas para tratamento de esgotos domésticos em residências rurais.

Qualificação da gestão de empreendimentos familiares para inclusão produtiva voltada para osmercados locais, regionais e institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA ePrograma Nacional de Alimentação Escolar – PNAE) e criação de estratégias para ampliação ediversificação da oferta para alimentação escolar.

Tecnologias alternativas de geração de renda para comunidades campesinas com base na utilizaçãosustentável de recursos naturais e preservação de espécies silvestres.

Desenvolvimento de processos, metodologias e estratégias de qualificação e formação de jovenscampesinos como agentes de desenvolvimento sustentável para atuarem na mobilização eorganização da juventude rural em vista do acesso à educação contextualizada no campo.

Qualificação da participação das mulheres rurais campesinas nos processos de desenvolvimentolocal e de promoção da agricultura familiar, contribuindo para a maior autonomia pessoal, política

Page 5: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

e econômica.

Promover intercâmbios com jovens e/ou mulheres da agricultura familiar campesina para troca deexperiências, participação social e projetos de vida no campo.

5. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO5.1 O atendimento as condições de participação é imprescindível para apreciação da proposta,enquadramento e julgamento. A ausência ou insuficiência de informações resultará nadesclassificação da proposta.

5.2 A proposta deverá apresentar projetos afins com uma ou mais das linhas temáticas de extensãodo Item 4.1 desta Chamada, e envolver estudantes matriculados em curso regular do IF Baiano.

5.3 A equipe responsável pela execução do projeto deverá ser composta por servidores e estudantes,obrigatoriamente, podendo ter a participação de profissionais de outras instituições ou campi eegressos na condição de voluntários.

5.3.1 Denomina-se equipe executora ao grupo composto pelo proponente/coordenador,extensionistas, pesquisadores e estudantes envolvidos no projeto.

5.3.2 Os servidores pertencentes à equipe executora deverão apresentar anuência escrita.

5.3.3 O coordenador/proponente deve ser integrante do quadro de pessoal efetivo do IF Baiano.

5.4 O público alvo deverá ser grupos sociais pertencentes a povos e comunidades tradicionais,estudantes de escolas públicas, grupos não formais entre outros.

5.5 No caso de parcerias com outras entidades (empresas, ONG, instituições públicas, associações esindicatos) deverá apresentar anuência escrita devidamente assinada pelo responsável.

6. DA BOLSA DE EXTENSÃO PARA ESTUDANTE6.1 Poderão ser solicitadas bolsas de extensão para discentes do IF Baiano matriculados que façamparte da equipe executora do projeto.

6.2 O valor corresponde à bolsa de extensão discente deverá constar no orçamento da proposta, nãopodendo ultrapassar em 40% do orçamento do projeto.

6.3 A bolsa de extensão discente poderá ser contrapartida do campus e neste caso não seránecessário constar no orçamento.

Page 6: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

6.4 O valor da bolsa de extensão é limitado a R$ 100,00 (cem reais) para estudantes do ensinomédio ou R$ 400,00 (quatrocentos reais) para graduandos e pós-graduandos.

6.5 A bolsa de extensão quando solicitada, não é cumulativa com outros benefícios, exceto as bolsasdo Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante – PAISE.

6.6 Cada proposta poderá apresentar até 03 (Três) discentes bolsistas.

7. INSCRIÇÃO OU SUBMISSÃO DA PROPOSTA7.1 As inscrições estarão abertas no período de 01 a 20 de setembro de 2015, exclusivamente viaInternet.

7.2 O proponente deverá encaminhar a proposta, conforme Formulário de Submissão de Projeto(Anexo I) para o e-mail ([email protected]) até as 23:59 h (horário de Brasília) da data limitede submissão.

7.2.1 O Formulário de Submissão especificado no item 7.2 deverá estar no formato PDF etamanho máximo de 1,5 MB (um e meio megabyte). A utilização de figuras e gráficos paraesclarecer a argumentação da proposta não deve comprometer a capacidade do arquivo.

7.2.2 Após a submissão da proposta por meio eletrônico, o proponente receberá mensagem deconfirmação do recebimento, que servirá como comprovante de entrega.

7.2.3 O proponente deverá enviar a proposta em formato impresso, via correios, para a Rua doRouxinol, n 115 – Imbuí – Salvador-BA, Prédio da Reitoria, 2° andar ou protocolado na Reitoriaaté o segundo dia útil do término das inscrições.

7.3 As propostas submetidas por outro meio e após o prazo final de recebimento estabelecido nocronograma não serão aceitas.

7.4 Na hipótese de envio de uma segunda proposta pelo mesmo proponente, respeitando-se o prazolimite para submissão das propostas, esta será considerada substituta da anterior, sendo levada emconta para análise apenas a última proposta recebida.

8. DA PROPOSTA 8.1 Cada proponente deverá apresentar apenas uma proposta, podendo participar da equipeexecutora de outro projeto nessa Chamada.

8.2 As propostas com conteúdos idênticos apresentadas por diferentes proponentes serãodesclassificadas.

Page 7: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

8.3 É obrigatório a ciência ou anuência do Coordenador de Extensão e do Diretor Geral ouequivalente. As propostas sem as citadas assinaturas serão desclassificadas.

8.4 Ao aderir à proposta, o Coordenador do Projeto, o Coordenador de Extensão e o Diretor docampus assumem o compromisso de manter, durante a execução do plano, as condições necessáriasao cumprimento do seu objetivo.

8.5 Os projetos deverão ter o período de execução, quando do recebimento do recurso,compreendido entre no mínimo seis (06) meses e no máximo doze (12) meses.

9. DO RECURSO ORÇAMENTÁRIO 9.1 O apoio financeiro desta Chamada dependerá do Orçamento Anual do IF Baiano.

9.2 O recurso será disponibilizado na modalidade Auxílio Financeiro, em nome do Coordenador daEquipe Executora.

9.3 Os coordenadores das propostas contempladas deverão enviar o Termo de Responsabilidade(Anexo II) assinado.

9.4 Serão financiáveis elementos de despesa comprovadamente vinculados à ação desenvolvida atítulo de custeio, conforme a Lei n° 4320 de 1964.

9.5 O pagamento a Pessoa Física deve ser realizado conforme legislação, de forma a não estabelecervínculo empregatício. A mão-de-obra contratada para execução do projeto será de responsabilidadedo coordenador do projeto, portanto não terá vínculo de qualquer natureza com o IF Baiano.

9.6 São vedadas despesas com a) obras civis; b) pagamento de salários ou complementação salarialde pessoal técnico e administrativo ou quaisquer outras vantagens para pessoal de instituiçõespúblicas; c) crachás, pastas e similares, certificados, ornamentação, coquetel, jantares, shows oumanifestações artísticas de qualquer natureza; d) despesas de rotina como contas de luz, água,telefone, entendidas como despesas de contrapartida obrigatória da instituição de execução doprojeto; e) passagens e diárias; f) pagamento, a qualquer título, a servidor da administração pública,ou empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, por serviços de consultoriaou assistência técnica, conforme determina a LDO da União e Decreto Federal no 5.151 de22/04/2004; g) pagamento de taxas de administração, de gerência, a qualquer título, de acordo coma Instrução Normativa 01/97 da Secretaria do Tesouro Nacional; h) participação e organização deeventos, congressos, seminários e correlatos; j) pagamento de despesas contábeis e administrativas,incluindo contratação de pessoal da própria instituição solicitante ou parceira; k) taxas bancárias,multas, juros ou correção monetária; l) publicidade.

Page 8: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

9.7 O Pró-Extensão contemplará até 28 (vinte e oito) projetos com orçamentos de até R$ 5.000,00(cinco mil reais) cada, conforme a ordem de classificação.

9.8 O número máximo de projetos a ser contemplado atenderá a seguinte distribuição: Bom Jesus daLapa (01), Catu (05), Governador Mangabeira (01), Guanambi (05), Itapetinga (02), Santa Inês(04), Senhor do Bonfim (04), Teixeira de Freitas (02), Uruçuca (02) e Valença (02). 9.9 Na ausência de submissão ou aprovação de propostas em determinado campus, as vagasremanescentes serão redistribuídas para outros campi conforme a lista de classificação por mérito,isto é, serão contemplados as propostas que obtiverem as maiores notas.

9.10 A existência de algum débito do proponente, no que diz respeito à entrega de relatórios e/ouprestação de contas relativos a projetos anteriores, financiados pelo IF Baiano, constituirá fatorimpeditivo para a contratação do projeto desta Chamada.

10. DA ANÁLISE DAS PROPOSTAS10.1 A seleção dos projetos será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas,seguindo as etapas:

1ª Etapa – Análise pela área técnica da ProexConsiste na avaliação quanto ao enquadramento das propostas às disposições da Chamada e dadocumentação encaminhada via postal.

2ª Etapa – Análise por Consultores Ad HocConsiste na análise das propostas enquadradas quanto ao mérito e relevância. Etapa a serrealizada por servidores de instituições de ensino superior, que realizarão avaliação individualtomando por base os Critérios para Julgamento (item 11). Cada projeto será avaliado por 02(dois) consultores, que emitirão seus pareceres em formulário específico de avaliação a serenviado pela Proex na ocasião da seleção.

10.2 O parecer do Comitê Assessor sobre as propostas, dentro dos critérios estabelecidos, seráregistrado com as respectivas pontuações finais, em ordem decrescente e com outras informações erecomendações quando couber.

Page 9: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

11. DOS CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO11.1 Na avaliação dos projetos serão considerados os itens do quadro abaixo:

Quadro 02: Critérios para julgamento das propostas.Item CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS Sim / Não

1 Caráter de extensão

2 Atendimento a linhas temáticas desta Chamada

Item CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS ESCALA PONTUAÇÃO

3 Relevância do tema para o IF Baiano/campus/curso 1 a 5

4 Caracterização e justificativa da proposta 1 a 5

5 Clareza dos objetivos 1 a 10

6 Adequação e qualidade metodológica 1 a 10

7 Beneficiário (especificação, número, participação) 1 a 10

8 Impacto comunitário esperado: inclusão e relevância social 1 a 5

9 Viabilidade técnica e econômica do projeto 1 a 5

10 Viabilidade do cronograma de execução 1 a 5

11 Qualificação do coordenador 1 a 5

12 Experiência do proponente com o tema da proposta 1 a 5

13 Interdisciplinaridade curricular 1 a 5

14 Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão 1 a 10

15 Proposta de acompanhamento e avaliação 1 a 10

16 Proposta de sistematização e difusão dos conhecimentos 1 a 5

TOTAL

12. DA CLASSIFICAÇÃO E RESULTADOS

12.1 Serão desclassificadas propostas que não atenderem aos quesitos 1 e 2 do Quadro 02 do item11.1 desta Chamada.

12.2 Serão classificadas propostas que obtiverem pontuação igual ou acima de sessenta pontos,totalizada a partir dos Critérios de Julgamento (item 11.1).

12.3 As propostas aprovadas constarão na lista de classificação provisória em ordem decrescentedos pontos.

Page 10: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

12.4 Nos casos de empate na pontuação provisória será considerada a maior pontuação nosseguintes quesitos, obedecendo a ordem de prioridade estabelecida: 1) justificativa da proposta, 2)impacto comunitário, 3) indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

12.5 O resultado será publicado pela Proex no site do IF Baiano conforme cronograma destaChamada.

12.6 Após a divulgação do resultado, o proponente tem 48 (quarenta e oito horas), conformecronograma previsto desta chamada, para interpor recurso através do e-mail [email protected](Anexo III).

12.7 Os recursos interpostos serão avaliados por uma Comissão designada pela Proex e o resultadofinal divulgado, conforme previsto no cronograma desta Chamada.

12.8 A classificação final dar-se-á por ordem decrescente dos pontos obtidos após a avaliação dosrecursos interpostos, respeitado o limite do recurso orçamentário disponível, conforme item 9.7.

12.9 O resultado final será publicado com as seguintes indicações:I – Projeto classificado e contemplado – reconhecimento do mérito da proposta e classificaçãodentro do limite dos recursos disponíveis;

II – Projeto classificado e não contemplado – reconhecimento do mérito da proposta, mas osrecursos destinados são insuficientes para atendimento;

III – Projeto desclassificado – proposta em desacordo com a Chamada ou o mérito nãoreconhecido pelos avaliadores.

13. DO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS13.1 Os proponentes contemplados com recurso desta Chamada, comprometer-se-ão em remeter àProex relatórios da execução dos projetos e o relatório final do período total de execução.

13.2 A Proex poderá solicitar, a qualquer momento, durante o processo de execução, relatóriosparciais de cumprimento de objeto, para fins de monitoramento.

13.2 O relatório final de cumprimento do Projeto deverá ser encaminhado à Proex no prazo de até60 dias após a conclusão das ações que compõem o objeto.

13.3 No relatório final deverão constar os resultados alcançados do projeto, avaliação dosestudantes e a prestação de conta financeira acompanhada das notas ou cupons fiscaiscomprobatórias e do resumo do trabalho, conforme Anexo IV.

Page 11: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

14. CANCELAMENTO DA CONCESSÃO14.1 A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela Proex, por ocorrência de fato cujagravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisãodevidamente fundamentada.

15. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividades PeríodoPublicação da Chamada submissão da proposta 01/09/2015

Data limite para submissão 20/09/2015Data limite para envio da proposta impressa, anexos e

comprovantes 21/09/2015

Divulgação do resultado 28/09/2015Interposição de recurso 29 e 30/09/2015

Resultado final 01/10/2015

16. DISPOSIÇÕES FINAIS16.1 A inscrição da Proposta implicará conhecimento e aceitação das normas e condiçõesestabelecidas nesta Chamada, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

16.2 Documentação exigida para inscrição incompleta ou que não atenda rigorosamente àsespecificações constantes desta Chamada não será apreciada.

16.3 A Pró-Reitoria de Extensão reserva-se o direito de resolver os casos omissos e situações nãoprevistas nesta Chamada Interna.

Salvador, 14 de agosto de 2015.

RITA VIEIRA GARCIAPró-Reitora de Extensão

Page 12: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

ANEXO I

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO

1. Campus

2. Linha Temática

3. Título da Proposta

4. Dados do proponente

Nome completo:Matrícula SIAPE:CPF:E-mail: Telefone:Formação acadêmica:Experiência na área proposta:

5. Publicações e Projetos da Equipe Executora

6. Parcerias (empresas, ONG, instituições públicas, associações, coorperativas)

Page 13: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

Nome:Responsável:Ação no projeto:

7. Público-alvo (característica da comunidade, número de beneficiário, participação e relevância do projeto para os beneficiários)

8. Equipe Executora do Projeto

Estudante bolsistaNome: Curso: Função no projeto:Carga horária dedicada ao projeto:Estudante voluntárioNome: Curso: Função no projeto:Carga horária dedicada ao projeto:Servidor do InstitutoNome: Atuação: Formação:Função no projeto: Carga horária dedicada ao projeto:Servidor externoNome: Atuação: Formação:Função no projeto:Carga horária dedicada ao projeto:

Page 14: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

EgressoNome: Atuação: Formação:Função no projeto:Carga horária dedicada ao projeto:

9. Período de execução e carga horária

10. Justificativa (relevância do projeto para as áreas prioritárias ou de interesse estratégico)

11. Objetivos

Geral: (expressa o que pretende alcançar ao final do projeto e que será atingido pela somatória das ações da equipe)

Específicos: (desdobramentos do objetivo geral que orientam as metas a serem alcançadas através de indicadores físicos)

12. Material e Métodos

Page 15: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

13. Resultados sociais, econômicos e ambientais esperados

14. Descrição da contrapartida do Campus (infraestrutura, materiais, concessão de veículos, bolsa de estudante, diárias)

15. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão

16. Proposta de acompanhamento e avaliação (descrição de como será realizada a reflexão sobre asações de extensão)

17. Produtos gerados (relacionar os possíveis resumos, artigos, catálogo, vídeos, comunicado técnico, gerados a partir das atividades desenvolvidas durante o projeto)

Page 16: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

Page 17: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

18. Carga horária total da Proposta 19. Cronograma de Execução da Proposta (descrever ações considerando o período proposto para execução, bem como o resultado esperado)

N° Ação Data do início Data do término Resultados esperado (meta)0102030405060709101112

Page 18: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

Page 19: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

20. Proposta orçamentária

Item Descrição Quantidade Unidade Valor Und(R$)

Valor Total (R$)

21. Ciência

______________________BA, ___/____/___Local, data

_____________________________________Coordenador(a) de Extensão do campus

Carimbo e Assinatura

_______________________BA, ____/____/___Local, data

______________________________________Diretor(a) Geral do campus

Carimbo e Assinatura

Page 20: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

ANEXO II

FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

Eu, ____________________________________________________, portador(a) do documento de identidade nº. __________________, SIAPE nº. _________________, inscrito(a) para concorrer na Chamada Interna de Extensão nº______/2015, apresento recurso junto a esta Pró-Reitoria.

O objeto de contestação é:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para fundamentar essa contestação, encaminho em anexo os seguintes documentos:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________BA, _____/____/____ .Local e Data

_________________________________________________Assinatura

Page 21: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

ANEXO III

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Eu, __________________________________, CPF: ________________________ declaro terciência das informações contidas na Chamada Interna Proex/Pró Extensão N 02/2015 e dasobrigações inerentes à qualidade Coordenador do Projeto, e nesse sentido, COMPROMETO-ME arespeitar as seguintes cláusulas:

I – cumprir o proposto conforme cronograma de execução.

II – comprovar a execução do projeto através de relatórios de atividades relativos à execução daproposta, e o relatório final do período total de execução.

III – prestar conta financeira acompanhada das notas ou cupons fiscais comprobatórias

A inobservância dos requisitos citados acima, e/ou a prática de qualquer fraude pelo (a)coordenador do projeto, implicará(ão) no cancelamento da concessão, com a restituição imediatados recursos não utilizado com o projeto, de acordo com os parâmetros previstos em lei competente.

___________________________________________________BA, _____/____/____ .Local e Data

__________________________________________________________________Assinatura

Page 22: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

1) Dados do projeto Título do projeto:Carga horária:Nome completo do coordenador:Nome completo do Bolsista:

2) Resumo do projeto ou Relato da experiência

3) Avaliação dos estudantes

4) Avaliação do projeto (considerações sobre objetivos atingidos e as dificuldades encontradas na execução)

Page 23: PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ... › reitoria › wp-content › uploads › 2015 › 08 › PrÃ… · 2.4 Relação com outros setores da sociedade mediante

PODER EXECUTIVOMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃOCHAMADA INTERNA Nº 02/2015

PRÓ-EXTENSÃO Programa de Fomento as Ações de Extensão do IF Baiano

5) Prestação das contas financeira. Em anexo, incluir as comprovações (notas e cupons fiscais,recibos)

item Discriminação geral da nota (N° e Casa comercial) Valor

Receita DespesaValor captado no projeto: Material de consumo: R$

Serv. de terc. pessoa física: R$

Serv. de terc. pessoa jurídica: R$

Bolsa: R$

Total da despesa : R$Saldo a devolver:

Assinatura do(a) proponente Assinatura do(a) coordenador(a) de Extensão

_______________________BA, ___/____/___Local, data

_____________________________________Proponente

Assinatura

_______________________BA, ___/____/___Local, data

______________________________________Coordenador(a) de Extensão do campus

Assinatura