p&n120site

60

Upload: revista-papelaria-negocios

Post on 01-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: P&n120site
Page 2: P&n120site

2

Page 3: P&n120site
Page 4: P&n120site

4

Editorial

O mercado se prepara para 2015

De 11 a 14 de agosto acontece em São Paulo a 28ª Office Brasil Escolar, quando os principais

fornecedores de material escolar, de escritório e papelaria do País, apresentam suas novidades para

abastecer os diferentes tipos de estabelecimentos que compõem o varejo de papelarias e, com isso, dar

início à temporada 2015 de negócios. O evento vem sendo reestruturado nas últimas quatro edições,

acompanhando o mercado, que está em constante transformação, com as papelarias incorporando novos

nichos de produtos e lidando com um novo perfil de consumidores. “A Office Brasil Escolar é a única feira

nacional deste segmento e continua sendo a melhor oportunidade no ano para se relacionar com boa

parte dos fornecedores do varejo. No ano passado, conseguimos resgatar a principal característica da

feira, que é a realização de negócios e estamos seguindo com esse propósito, incentivando os exposito-

res a apresentarem condições diferenciadas durante a feira”, lembra Abdala Jamil Abdala, presidente da

Francal Feiras. Nas próximas páginas alguns expositores adiantam suas novidades e falam sobre suas

participações e expectativas para o evento.

Por falarmos em novidades para 2015, os fabricantes de agendas apresentam suas coleções recém-

criadas. As capas vêm em cores vivas e pastéis, têm estampas étnicas, poás e outras referências da

moda, além das versões licenciadas que trazem os personagens e marcas que estão em ascensão. Neste

mês falaremos também dos cadernos para anotações. Pequenos e imprescindíveis, eles são inspirados

no conceito de mobilidade e reinventados de tempos em tempos.

Uma agência de publicidade voltada às pequenas e médias empresas, que desejam investir em sua

imagem, mas não têm orçamento para contratar uma agência tradicional. Foi com este propósito que foi

criada há dois anos, em Porto Alegre, a agência Publicidade Popular. “Nós somos uma opção segura

e profissional para as demandas on e offline”, ressalta David Nudelman, que nos concedeu entrevista.

Confira nas próximas páginas.

Boa Leitura!

Page 5: P&n120site

Sumário

06 Marketing e Negócios

16 Entrevista

20 Categoria de Produto

24 Tendência

38 Feira

50 Tecnews

52 Licenciamento

55 Prateleira

57 Brinquedos

20

DIREÇÃOPaschoal SabatineWilliam Gimenes

[email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELLia Freire (MtB 30.222)[email protected]

PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃOCristiana Lacutissa (ClStudio)(11) [email protected]

CAPA - Patricia Chammas

O conteúdo dos artigos e as declarações textuais contidas nas reportagens da Revista Papelaria & Negócios são de responsabilidade dos articulistas e entrevistados.

ADMINISTRAÇÃOAv. Alcântara Machado, 924 cj. 03 – Brás CEP 03102-001 – São PauloFone (11) 2306-1246atendimento@topbrasileditora.com.brwww.topbrasileditora.com.brwww.papelariaenegocios.com.br

A Revista Papelaria e Negócios é uma publicação mensal da Top Brasil Editora dirigida a lojistas e fornecedores de artigos para papelaria e informática. Circulação nacional.

16

24

5250

Page 6: P&n120site

6

Marketing & Negócios

Blog Adoro Papel comemora dois anos e traz novidades

Criado em 2012, o blog Adoro Papel, da International Paper, comemora dois anos no ar com uma série de novidades. Além da repaginação da identidade vi-sual, os frequentadores da página pode-rão conferir conteúdo reformulado e feito especialmente para os adoradores do papel.

A partir de agora, o foco editorial da página será a produção de conteúdos próprios e que sugerem diferentes formas de uso do papel no dia a dia dos leitores. Ganharão espaço pautas relacionadas di-retamente à empresa também.

O blog será alimentado com entre-vistas, tutoriais e personagens, contem-plando as seguintes categorias: Arte e Cultura, Decoração, Educação, Susten-

tabilidade e Curiosidades. Duas novas seções serão inauguradas: Curto Papel e Como se faz.

A seção “Curto Papel” apresentará depoimentos e imagens que falam da importância do papel na vida das pessoas. Em “Como se faz”, o público terá acesso a tutoriais fo-tográficos que têm o objetivo de mostrar como fazer objetos de decoração, arte e outros usos com o Chamex, marca da IP que é líder de mercado.

Para Gisele Gaspar, gerente de Co-municação Corporativa da International Paper, manter uma página com esse per-fil é uma maneira de mostrar ao público a relação que o papel tem com Arte, Litera-

tura, Educação e Sustentabilidade. “Tam-bém queremos reforçar a mensagem de que as duas tecnologias, digital e impres-sa, andam juntas”, afirma. “O papel segue presente na vida das pessoas em diferen-tes momentos”, complementa.

O blog Adoro Papel também está pre-sente no Facebook com uma Fan Page que possui mais de 100 mil seguidores.

Blog da International Paper é feito especialmente para os adoradores do papel.

Com o apoio de amigos e conhecidos, Gabriel Ribeiro Gapa, da Gapa Representações Ltda, de Olinda (PE) costuma entregar aos pacientes do Hospital do Câncer e IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, de Pernambuco, presentes em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. “A alegria de receber um presente já é boa, imagina quando a pessoa está hospitalizada e recebe um presente de um desconhecido? Isso se tona maravilhoso para quem recebe e prazeroso para quem entrega. Desejo que essas ações atinjam um número cada vez maior de pessoas, por isso, as doações de brinque-dos e produtos de higiene pessoal, além do trabalho de voluntários são sempre bem vindos”, afirma Gabriel.

Executivo da Gapa Representações à frente das causas sociais

Gabriel Ribeiro Gapa visita hospitais e distribui presentes.

Page 7: P&n120site

Entre os dias 30 e 31 de maio, a Ca-dersil promoveu a sua Convenção Anual de Vendas, em Campina Grande (PB), reunindo a equipe nacional de vendas e todos os departamentos da empresa, em um momento produtivo e marcado pela troca de informações sobre as mais di-versas particularidades de cada região.

Para incentivar a equipe, a Cader-sil apresentou um número recorde de lançamentos, fruto de um ano de muito trabalho e análise de mercado. Assim, a empresa visa acompanhar as tendências e muitas vezes antecipá-las, oferecendo ao público final um mix moderno e con-temporâneo, garantindo que a equipe

Cadersil realiza sua Convenção de Vendas

de vendas tenha em mãos uma coleção com potencial para, mais uma vez, supe-rar as metas.

Além de conhecerem as novidades do planejamento de ações 2014/2015, que estarão estreitando os laços da Cadersil com toda a cadeia produtiva e de consumidores, a equipe também participou de palestras conduzidas por Gonçalo Pontes e Carlos Sodelli, que propiciaram momentos de interação e

reciclagem de práticas de mercado.“Momentos como esse mostram o

comprometimento da Cadersil em ofere-cer ao mercado produtos cada vez mais atualizados, contando com uma equipe preparada, interativa e, acima de tudo, motivada a oferecer ao mercado produ-tos que serão sucesso de vendas”, afir-ma a diretoria.

A Cadersil reuniu a equipe nacional de vendas e todos os departamentos da empresa.

Page 8: P&n120site

8

Marketing & Negócios

Há 18 anos no mercado e consoli-dando um faturamento de 166 milhões de reais em 2013, a Yangzi, importado-ra e distribuidora de produtos para linha escolar entre outras variedades, decidiu aumentar o seu potencial de vendas, adotando tecnologias especializadas nestes processos. A escolha foi pelas soluções fornecidas pela Máxima Siste-mas, companhia focada em logística e em tecnologias móveis para a gestão e o desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas.

O primeiro passo foi a implementa-ção do Pedido de Vendas, tecnologia que automatiza as ações dos vendedo-res externos com o uso de dispositivos móveis. Os 120 representantes comer-ciais da Yangzi passaram a realizar as visitas aos clientes utilizando tablets com acesso total às informações de cada em-presa, como o histórico de compras e de pagamentos, o crédito disponibilizado e as últimas transações realizadas.

Importantes benefícios foram perce-bidos com a adoção da tecnologia, além de um aumento significativo nas vendas e maior agilidade no processo como um

todo. “Crescemos 200% nos últimos três anos e, com certeza, a ferramenta foi importante para impulsionar os nossos negócios. A solução da Máxima confere maior poder de decisão de venda no mo-mento da visita ao cliente. Quanto mais informações, mais fácil e rápida é a con-cretização da compra. Dessa forma, nos-sos colaboradores têm autonomia para realizar vendas mais inteligentes, com a certeza de que estão utilizando dados reais da empresa ”, afirma Guilherme Ro-cha, supervisor de TI da Yangzi.

Outras soluções da Máxima Sistemas foram adotadas pela Yangzi, como o Ca-tálogo Eletrônico, que permite ao cliente visualizar fotos ou vídeos dos produtos no momento da compra. A ferramenta também é abastecida de acordo com as informações contidas no ERP, garantin-do ao vendedor trabalhar apenas com os produtos que estão, de fato, disponíveis para a venda. A Yangzi também optou pelo Portal Executivo, sistema online de gestão da força de vendas em tempo real. A tecnologia garante aos gerentes acesso às ações realizadas pelos repre-sentantes comerciais, inclusive enquan-

to ainda estão em campo. Dessa forma, podem acompanhar de perto o desem-penho das suas equipes, conseguindo estabelecer metas e melhor direcionar cada membro do seu time.

Os resultados obtidos com as ado-ções tecnológicas são visíveis para a Yangzi, que amplificou o seu poder de vendas através de um controle mais efe-tivo sobre as suas ações externas e com uma redução significativa de falhas nos seus processos, fidelizando clientes e garantindo o crescimento dos seus ne-gócios.

Yangzi adota soluções de mobilidade para potencializar a sua força de vendas

Ferramenta adotada pela Yangzi confere maior poder de decisão de vendas no momento da visita ao cliente.

Page 9: P&n120site

De origem familiar, o fabricante de ca-dernos e agendas festejou nove décadas junto de seus mais antigos colaborado-res. Atualmente dirigida pela 3ª geração de herdeiros do fundador Primo Foroni, a empresa reuniu em um restaurante no bairro do Ipiranga, em São Paulo, os fun-cionários com mais de 15 anos de casa para agradecer todo o empenho e profis-sionalismo dedicados à construção desta trajetória de sucesso.

Na ocasião, os 76 presentes puderam confraternizar com o CEO Alberto Foroni e todos os membros da família que fazem parte da direção da empresa: Alberto Foroni Jr; Maurício Foroni; Marici Foroni;

Renato Foroni, Ricardo Foroni, Rosânge-la Foroni e Renato Foroni Filho. Segun-do Marici Foroni, diretora de marketing, esta homenagem reflete os valores da empresa. “Fazemos questão que cada pessoa da nossa equipe se sinta parte fundamental da companhia. Valorizamos muito o ser humano e com isso construí-mos relacionamentos duradouros com nossos colaboradores. O mais antigo deles, Estevam Schmidt, está conosco há 35 anos”, afirma.

Como lembrança da importante data, os

funcionários foram presenteados com um exemplar do livro “Foroni 90 anos – Sedes da Copa”, desenvolvido especialmente em comemoração ao aniversário da em-presa. Em uma homenagem especial, os colaboradores que completaram neste ano mais de 15 anos de trabalho para a Foroni receberam ainda um troféu pelos serviços prestados.

Foroni comemora 90 anos e homenageia funcionários “prata da casa”

“Fazemos questão que cada pessoa da nossa equipe se sinta parte fundamental da companhia”, Marici Foroni, diretora de marketing.

Page 10: P&n120site

10

Marketing & Negócios

A tradicional marca de colas, Pritt, promove oficinas infantis de artes manuais durante a realização da Casa Cor 2014, em São Paulo. A ação ocorrerá de 21 de junho a 20 de julho, data de encerramento da mostra. Realizadas em parceria com o Ateliê Maria Flor, as oficinas são gratuitas e abertas para as crianças presentes no evento, que terão a oportunidade de confeccionar

peças personalizadas, elaboradas com muita cola, papel e canetinhas coloridas. O objetivo é estimular que o público infantil solte a imaginação.

Pritt promove oficinas de artes manuais na Casa Cor 2014

O fabricante conquista o prêmio Red Dot Award: Product Design 2014, pelo design de sua Canetinha Ponta Vai e Vem, que possui tecnologia exclusiva e impede que a ponta estrague, protegen-do contra impactos e garantindo maior durabilidade para a canetinha.

O prêmio é concedido pelo Design Zentrum Nordrhein-West, uma das insti-tuições de design mais antigas e presti-giadas de toda a Europa. Atualmente, o prêmio engloba 19 categorias, que vão desde moda, escritório, design de inte-riores à indústria para a medicina. Para a edição de 2014, os jurados avaliaram um total de 4.815 candidaturas apresen-tadas por 1.816 empresas, designers e arquitetos, oriundos de 53 países. A ce-rimônia de entrega dos prêmios aconte-ceu dia 7 de Julho, na Opera Home, em Essen, na Alemanha.

Sucesso no portfólio da Faber-Cas-tell desde 2013, além da ponta que não

afunda, a Canetinha Ponta Vai e Vem possui área de pega com textura diferenciada, propor-cionando maior firmeza ao pin-tar. O espaço para escrever o nome das crianças é mais um diferencial, que facilita a identificação do material e evita perdas. O produto foi desenvolvido com base nas necessida-des e expectativas de professores, pais e alunos, diagnosticadas em pesquisas realizadas pela empresa ao longo de três anos. Além disso, a Canetinha é la-vável na maioria dos tecidos - o que evi-ta manchas no uniforme das crianças - é atóxica e antiasfixiante, proporcionando mais segurança para os pequenos.

O júri do Red Dot Awards é compos-to por especialistas de renome mundial, e os critérios de avaliação são constan-temente adaptados tendo em conta as novas perspectivas sobre exigências técnicas, sociais, econômicas e eco-

Faber-Castell conquista um dos maiores prêmios de design do mundo

lógicas. O grau de inovação, funcionalidade, qualidade for-mal, ergonomia, durabilidade, conteúdo simbólico e emocio-nal, qualidade autoexplicativa e compatibilidade ecológica são alguns dos critérios analisados. A Canetinha Ponta Vai e Vem e os demais produtos vencedores serão expostos no Red Dot De-sign Museum, entre 8 de julho e 3 de agosto, e também na plata-forma www.red-dot.de/pd

Produzida no Brasil, a Canetinha Ponta Vai e Vem vence categoria do Red Dot Awards 2014.

As crianças têm a oportunidade de confeccionar peças elaboradas com cola, papel e canetinhas coloridas.

Page 11: P&n120site

Para o período de mini volta às aulas, que movimenta o comércio entre julho e agosto, a Bic apostou em produtos verde e amarelo que remetem ao Brasil com edições especiais da BIC Cristal, do lápis BIC Evolution Pijama, além dos adesivos da Pimaco com desenhos em referência ao evento esportivo. Há também um kit comemorativo com duas canetas BIC Cristal Collection verde e amarela, dois lápis BIC Evolution listrados com as cores da seleção e a borracha Neon. “O período de mini Volta às Aulas é o segundo momento de maior importância para a categoria de papelaria e, para reforçar a liderança no segmento, a BIC investiu em produtos alusivos ao campeonato mundial para dar ainda mais força para a torcida brasileira nos jogos e também usarem dentro da sala de aula”, explica Felipe Favoretto, gerente da categoria de papelaria escolar da BIC.

A BIC anuncia outros lançamentos da marca como o BIC Evolution Preto, o famoso “verdinho” do mercado de lápis preto, agora tem o corpo todo preto; o BIC Evolution Lápis de Cor Pijama, que alia o conceito divertido de listras ao tradicional lápis de cor da BIC e o marcador de texto BIC Marking, que segundo o fabricante, marca 3,5 vezes mais que o modelo da concorrência e está disponível em cores vibrantes, como amarelo, verde, laranja e rosa.

Bic investe em produtos para o mini volta às aulas

Produtos verde e amarelo para o período de mini

volta às aulas.

Page 12: P&n120site

12

Marketing & Negócios

Em maio também foi realizada a Con-venção Anual de Vendas da Pentel, no Eco Resort Refúgio Cheiro de Mato, em Mairiporã (SP).

Na ocasião foram apresentadas as novas diretrizes da empresa, o plano de comunicação, as novidades em produtos e feita a premiação dos representantes. O tema da convenção foi “É hora de ata-carmos o mercado” e reuniu mais de 40 pessoas com intuito de mostrar à equipe de vendas que devido à atual situação do mercado é preciso ser mais proativo e dedicado ao trabalho.

Além da presença do diretor presi-dente da Pentel do Brasil, Sr. Shinsuke Tanaka, também participou da conven-ção Sr. Miki Iizuka, diretor de comércio exterior e administração geral da matriz Pentel do Japão.

No primeira dia, a equipe visitou “O Velhão”, complexo de bares e restau-rantes que fica na Serra da Cantareira. Após o almoço a Pentel teve a visitação a uma das maiores e mais bonitas igre-jas do país, a Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras. No dia seguinte, a equipe participou de treinamentos e co-nheceu os 12 ganhadores do prêmio de vendas.

No terceiro dia, após o treinamento da parte da manhã e reuniões individuais de vendas, a Pentel organizou um cam-peonato de futebol entre os representan-tes para que interagissem e aproveitas-sem o clima de Copa do Mundo.

Convenção de vendas da Pentel

Tilibra conquista certificação ISO 14001

Tradicional marca de produtos de papelaria , a Tilibra acaba de ser certifi-cada com a norma ISO 14001:2004, uma das mais rigorosas normas de gestão ambiental do mundo. A empresa tam-bém foi recertificada com a norma ISO 9001:2008, que garante altos padrões de qualidade, e que já é parte da Tilibra desde 2009.

Sua principal função é a de promo-ver a satisfação dos clientes através da normatização de procedimentos, visan-do a melhoria contínua e promovendo o respeito ao meio ambiente. Rubens Pas-sos, presidente da Tilibra, ressalta que “o processo alcançou bons resultados, pois a Tilibra já possuía um Sistema de Gestão Integrada, que englobava Qua-lidade e Meio Ambiente, e as auditorias internas e externas fluíram naturalmen-te.” A conquista da certificação exigiu o

alinhamento das políticas de qualidade e de meio ambiente em todos os níveis da organização.

A auditoria de certificação (ISO 14001) e a recertificação (ISO 9001) foi realizada pela empresa global ABS Qua-lity Evaluations, com um excelente resul-tado: zero não-conformidade. Para Paulo Gomes d’ Almeida, diretor industrial, as certificações são resultados do envolvi-mento de toda a equipe “todas as áreas se comprometeram com profundidade no processo e a certificação sem nenhu-ma não-conformidade foi uma grande realização.” A conquista da certificação comprova a excelência, o respeito ao meio ambiente, e o compromisso com os clientes e consumidores da Tilibra.

Membros da equipe Tilibra, juntamente com executivos da ACCO Brands, dos Estados Unidos, durante visita ao Brasil.

Page 13: P&n120site

Principal plataforma nacional para geração de negócios de um setor que estima movimentar anualmente R$ 1,28 bilhão, a Natal Show 2014 – 5ª Feira de Artigos e Decoração de Natal deve ter um papel considerável no faturamento deste ano, cujas projeções chegam à marca de R$ 1,47 bilhão, conforme observa o presidente da Francal Feiras, promotora do evento, Abdala Jamil Abdala: “Com base no sucesso da feira, estimamos um crescimento de 15% em 2014. Jun-to com nosso evento simultâneo, a Expo Parques e Festas, recebemos a visita de 26.650 profissionais do setor com amplo poder de decisão na hora de fechar os negócios na feira. Sem falar no pós-feira dos próximos meses”, prevê.

Entre as empresas, os resultados também se revelam promissores. Na Re-gina Festas, por exemplo, o êxito nos ne-gócios foi tão expressivo, que o balanço final foi um aumento de 300% em relação aos números conquistados na edição

passada. Francisco Rodrigues, diretor de vendas da empresa, classifica a participação como “excepcional”. “Além do setor de festas, os visitantes vieram às fei-ras já sabendo da nossa atuação no mercado natalino. Tivemos produtos esgotados logo no se-gundo dia. No terceiro, o estoque foi zerado”, conta.

Para Eduardo Cincinato, pre-sidente da Cromus, a Natal Show sem dúvida superou as expecta-tivas. “As empresas procuram por mais produtos natalinos, a feira está consoli-dada e a frequência é cada vez melhor. Percebemos que não há retração e as expectativas são de um excelente Na-tal”, calcula.

O diretor da Pierrot, Eugenio Foglia, enfatiza que o início da temporada de Natal acontece na feira, cuja represen-tatividade sobre as vendas para o Natal é de 40%.

Feira Natal Show deve gerar R$ 1,17 bi para o setor em 2014

Quem também já celebra a data a seis meses do fim do ano é a Rei do Armarinho, que segundo Pierre Sarruf, diretor da empresa, teve um desempe-nho além do esperado: “Fomos muito bem, inclusive superamos o resultado de 2013. Tivemos um crescimento de 20% nos negócios em relação ao ano ante-rior”, comemora.

Evento apresentou as tendências em decoração para o Natal 2014.

Page 14: P&n120site

14

No dia 27 de junho, a cidade de Belo Horizon-te foi escolhida para sediar o evento Colop Mais Brasil e celebrar os 15 anos de parceria Colop - Nova Era - Via Minas. Ao longo destes 15 anos, a Via Minas tornou-se o maior distribuidor do ramo no estado de Minas Gerais, destacando-se tam-bém no mercado nacional.

Na ocasião, foram apresentados novos pro-dutos Colop, apontados os diferenciais dos itens e as estratégias de vendas, além da distribuição de brindes. O momento ápice do evento foi o sorteio entre os presentes de um ingresso para a área VIP do Mineirão na partida das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Chile. O sortudo foi o carimbeiro Paulo Roberto de Souza, da Art Chaves, de Ibirité (MG), que assistiu à partida no estádio, juntamente com o patrocinador, Markus Prischl, gerente da Colop na Áustria, responsável pela América Latina; os distribuidores convidados Ronaldo Sutto Bassi, diretor da Nova Era, impor-tador e distribuidor Geral da Colop no Brasil; Cid Gilberto Trommer, diretor da Scholl Carimbos, dis-tribuidor do Paraná e Douglas Fernandes, gerente comercial da Via Minas, distribuidora de Minas Gerais, que estiveram ainda com o cliente con-vidado, Raphael Deveza Figueiredo, da carimbo Pan, do Rio de Janeiro.

Em junho, a maior rede de venda de suprimentos para escritório, informática e papelaria do País chegou à marca de 51 lojas em shoppings, com a inauguração de uma uni-dade no Shopping Contagem, em Minas Gerais. Atualmente com 123 lojas, a empresa segue seu plano de expansão e

Marketing & Negócios

comemora 15 anos de distribuição da marca Colop

Kalunga ultrapassa marca de 50 lojas em shoppings

projeta chegar ao final do ano com 140 unidades em 10 Estados. Recentemente, a Kalunga conquistou o Prêmio Lojista Alshop 2014, na categoria Livrarias & Conveniência, reconhecimento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping aos principais varejistas do Brasil.

Durante o evento Colop Mais Brasil foram apresentados os novos produtos Colop.

No estádio do Mineirão a torcida de Paulo

(Art Chaves), Douglas (Via Minas), Raphael

(carimbo Pan), Markus (Colop – Áustria) e Cid

(Scholl Carimbos).

Ronaldo (Nova Era), Markus (Colop – Áustria), Juliana (Via Minas) e Rogério (Nova Era).

Page 15: P&n120site
Page 16: P&n120site

16

Publicidadepara todos

Agência de Porto Alegre desenvolve campanhas, pesquisas de marketing, logomarcas, sites e demais ações para as empresas que têm orçamento limitado

Entrevista

David Nudelmanfundador da Publicidade Popular

“A agência foi criada através da percepção da ausência de publicidade para as micros e pequenas empresas”, David T. Nudelman.

Page 17: P&n120site

disponibiliza na internet os preços da maioria das opções. “Isto dá transpa-rência nas negociações com clientes. A maioria das pessoas que nos contra-ta nunca lidou antes com uma agência

de comunicação, então precisamos desmitificar esse mundo. Por outro lado, os preços expostos garantem que não cobraremos mais caro dos clientes de maior porte”, explica Nudelman.

No site da agência, os interessados podem contratar os serviços virtualmen-te. Os clientes dizem o que gostariam de

“Nós somos uma opção segura e profissional

para as demandas on e offline.”

A propaganda é a alma do negócio e muitas vezes uma parte cara dele. Foi para atender as micros e pe-quenas empresas, que precisam investir em sua imagem, mas não têm orçamento para contratar uma agência tradicional, que foi criada a agência Publicidade Po-pular há dois anos, em Porto Alegre. “É um mercado vasto e que não tem aces-so aos serviços de uma agência tradi-cional”, afirma David Nudelman, funda-dor da Publicidade Popular. Em geral, pequenos negócios fazem a divulgação de maneira informal ou por meio de free-lancers. “Nós somos uma opção segura e profissional para as demandas on e of-fline”, conta Nuldeman.

Entre a gama de serviços oferecidos estão as campanhas publicitárias, o de-senvolvimento de sites e logomarcas, as pesquisas de mercado, entre outros. Para facilitar a negociação, a agência

fazer e a empresa retorna com orienta-ções acerca da melhor forma de prosse-guir. Todo o atendimento é consultivo, ou seja, os publicitários auxiliam na decisão dos melhores caminhos para fazer a di-vulgação.

A maioria dos serviços contratados, 80%, são campanhas e produtos de-senvolvidos para a internet. Há, inclusi-ve, clientes de fora do Brasil. A meta da agência é faturar R$ 600 mil até o final do ano.

Revista Papelaria & Negócios - O que levou a criação da Publicidade Po-pular?

David T. Nudelman - A agência foi criada através da percepção da ausên-cia de publicidade para as micros e pe-quenas empresas. De um lado temos os profissionais da publicidade que procu-ram apenas as grandes contas e verbas

Equipe da agência Publicidade Popular, que está em funcionamento há dois anos.

Page 18: P&n120site

18

que o cliente acessa o site ou recebe nosso contato.

Revista P&N - Quais são os tipos de serviços oferecidos?

David T. Nudelman - Oferecemos di-versos serviços dentro de comunicação, sendo os principais: as pesquisas de mercado, criação de site, de campanhas digitais, identidade visual, planejamento de marketing, produção de vídeos ani-

mados, criação de materiais promocio-nais e institucionais, campanhas offline, gestão de redes sociais e outros.

Revista P&N - Nos apresente a in-fraestrutura da Publicidade Popular.

David T. Nudelman - Somos dois só-cios, formados em publicidade. Temos um escritório construído para trabalhar com liberdade e sem stress, com mesa de sinuca, videogame, jardim de inver-no, puffs e outros. Nossa equipe é dividi-da da seguinte forma: equipe comercial, de atendimento, criação, planejamento de redes sociais, planejamento digital, planejamento publicitário e financeiro.

Revista P&N - Qual é o mínimo de investimento necessário para realizar uma ação de marketing com a Publici-dade Popular?

David T. Nudelman - Para fazer uma

Entrevista

“Viemos para mudar o mercado

e não ser apenas o que o mercado

espera que seja.”

mais elevadas, de outro, as empresas de pequeno porte que acreditam que estes serviços fogem das suas realidades e possibilidades de investimentos. Nos-sas pesquisas apontam que 99,2% das empresas que atuam no país são micros e pequenas e por meio de pesquisas exploratórias com os micro empresários aprendemos o que eles pensam sobre publicidade, o quanto estão dispostos a gastar etc.

De uma perspectiva empreendedora e pessoal, a agência Publicidade Po-pular foi criada e está sendo construída por profissionais que buscam desafios e conquistas. Viemos para mudar o merca-do e não ser apenas o que o mercado espera que seja.

Revista P&N - Qual é a proposta da agência?

David T. Nudelman - Nossa proposta é ser uma solução completa para o em-preendedor, com foco em comunicação e marketing, visando alavancar os seus negócios e fortalecer a sua marca. To-dos os nossos serviços são feitos por profissionais de marketing, design, T.I e publicidade, sendo oferecidos a pre-ços acessíveis, abaixo do mercado das agências de publicidade.

Revista P&N - O “popular” pode estar associado à falta de qualidade, como a agência trabalha esta ques-tão?

David T. Nudelman - Trabalhamos esta questão usando métodos para dei-xar o negócio o mais tangível possível para o cliente. As empresas têm acesso aos preços, como funciona o trabalho e portfólio de serviços. Qualquer precon-ceito que possa ter acaba no momento

campanha digital o cliente investe em média de R$ 400,00 a R$ 600,00 reais.

Revista P&N - E qual a média de investimentos dos clientes que procu-ram a agência?

David T. Nudelman - A média de in-vestimento inicial normalmente é de R$ 1.000,00, já que normalmente estes que-rem mais do que divulgar, desejam tam-bém um novo site, novos materiais etc.

Revista P&N - Fazendo um com-parativo dos valores praticados pelas agências tradicionais, a redução é de quanto ao optar pelos serviços da Pu-blicidade Popular?

David T. Nudelman - Depende da agência e do trabalho a ser desenvol-vido. Temos várias pesquisas da con-corrência e, em geral, a diferença pode começar em 50% e ir até 500%.

Revista P&N - Como a empresa consegue chegar a preços mais aces-síveis e assim atender as pequenas e médias empresas?

David T. Nudelman - Para ser rentá-vel é preciso que haja demanda e, para isso, é fundamental termos profissionais preparados para realizar um excelente trabalho. A nossa equipe é extremamen-te qualificada e competente.

Revista P&N - Quem são os clien-tes atendidos?

David T. Nudelman - Já atendemos mais de 300 clientes, de diferentes ra-mos de negócios e porte: G10 Boxe Clu-be (Academia de Boxe de Porto Alegre), Alf Imports (Loja Virtual de Santos - SP), Tobias PME (Advocacia de Porto Ale-gre), Grupo Bandeirantes RS, Empório

Page 19: P&n120site

Pet, Indústria Petroquímica do Sul e vá-rios outros.

Revista P&N - Conte-nos como funciona a contratação online dos serviços. Não há receio por parte dos clientes em realizar este tipo de con-tratação? Eles não desejam um conta-to pessoal?

David T. Nudelman - A maior parte dos clientes busca contato pessoal ou via skype. Hoje disponibilizamos ser-viços pela internet que são adquiridos por quem já é cliente. Os novos normal-mente buscam marcar reunião e nós também preferimos, assim podemos entender o negócio da empresa e a sua necessidade.

Revista P&N - Quais são os princi-pais serviços solicitados pelas empre-

sas que os procuram? David T. Nudelman - Normalmente

os clientes procuram divulgar o seu ne-gócio e como muitos não têm sites ou os materiais são inadequados para divulga-ção, estas são as primeiras solicitações.

Revista P&N - Quais são as tendên-cias atuais observadas nas ações de marketing?

David T. Nudelman - O meio digital é a “bola da vez”. É possível atingir exata-mente o tipo de público que se queira e ainda fazer com que as informações da empresa se propaguem no meio virtual/ internet. Hoje o digital é a tendência, por-que ele não está só mais no escritório, no seu desktop, ele está no seu bolso!

Revista P&N - Quais são os objeti-vos e metas da Publicidade Popular?

David T. Nudelman - Mudar o merca-do, oferecendo serviços que antes só a elite das empresas poderia ter.

Revista P&N - Quais as dicas que daria aos lojistas em relação aos in-vestimentos em publicidade?

David T. Nudelman - Invista no digital e nos seus clientes. Uma boa estratégia de relacionamento com o público-alvo é fundamental. Toda compra que um clien-te realiza diz algo sobre ele e essas infor-mações (que devem ser sempre cadas-tradas em sistemas / CRM) podem ser utilizadas em ações de relacionamento.

Revista P&N - Que mensagem dei-xaria para o mercado?

David T. Nudelman - Invista no ca-dastro de clientes, no relacionamento e esteja na internet.

Page 20: P&n120site

20

Categoria de Produto

Clássicos, arrojados, modernos, com uma “pegada” mais teen, os ca-dernos para anotações/cadernetas tor-naram-se um hit entre os descolados e um acessório para quem precisa de um bloquinho sempre à mão.

Marca mundialmente conhecida e que tornou-se sinônimo da catego-ria de caderno com fecho de elástico, o Moleskine é produzido pela empre-sa italiana Moleskine SRL. Embora o nome faça alusão ao tecido de mesmo nome (moleskin), o caderno não é pro-duzido ou revestido com ele, e sim com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras caracterís-ticas que distinguem o produto são os cantos arredondados, uma tira de elás-tico para mantê-lo fechado ou aberto em determinada página e uma lomba-da costurada que permite que permane-ça plano enquanto aberto (180 graus).

No Brasil, a Masterbrands Company é a distribuidora da marca Moleskine, aliás o país é o primeiro da América do Sul a ter um representante exclusivo e direto para venda dos produtos. “A Mas-terbrands, como o próprio nome indica, é uma empresa que distribui produtos de marcas conceituadas, máster em seu segmento. Para nós, era imperativo acrescentar Moleskine no portfólio, um produto de luxo, referência mundial em caderno de anotações, blocos de notas, agendas e derivados. Moleskine é co-

Pequenos e imprescindíveisInspirados no conceito de mobilidade, os cadernos para anotações estão sempre à mão e são reinventados a cada coleção

A tradicional marca de caderno de notas, Moleskine lança linha licenciada The Simpsons.

Page 21: P&n120site

“Desejamos tornar o Moleskine um produto acessível a todo o mercado brasileiro”, Alexandre Lazarou, da Masterbrands Company.

nhecido como um produto de design e diferenciado, utiliza-do por pessoas de bom gosto e sofisticadas, que gostam de registrar escrevendo suas experiências de dia a dia e tarefas de trabalho. Em 2013 fechamos o acordo de distribuição ex-clusiva para o Brasil e neste ano, chegam os produtos para distribuição no mercado brasileiro”, explica Alexandre Laza-rou, diretor da Masterbrands Company.

A distribuição nacional vai além das papelarias, atingindo tabacarias e também lojas de presentes. Espera-se atingir 600 pontos de venda até o final do ano.

Os Moleskines poderão ser encontrados nos tamanhos, pocket, regular, grande e extra grande, já as cores vão do tradicional preto (atinge 40% de suas vendas), passando pelo branco, além do azul, amarelo, verde e rosa. Há novi-dades com os temas licenciados, o filme Hobbit e o tradicio-nal e conhecido The Simpsons. “Desejamos tornar o Moles-kine acessível no mercado brasileiro”, afirma o executivo da Masterbrands. Para os pontos de venda será disponibilizado,

gratuitamente, um expositor com capacidade de até 60 itens, o que permitirá ao consumidor escolher livremente a grade de produtos.

Para todos os estilos e gostos

Cadernetas com lombada costurada, colada, com wire-o e espiral; capas com estampas florais,

listras ou animal print em vários tons de rosa, salmão, coral, roxo e verde e acabamento em glitter ou flocado

são algumas das opções encontradas no portfólio da Confetti. “Assim como acontece com os cadernos e as agen-das, as cadernetas seguem as tendências da moda. Nos mo-delos femininos exploramos as cores, como o pastel e neon, além disso, os formatos são menores para que caibam na bolsa. Já a coleção masculina traz tons sóbrios e os produtos são desenvolvidos em PP, couro ecológico ou Tera (material desenvolvido por nós, que resulta de um composto de plás-tico e alumínio, proveniente da reciclagem de embalagens cartonadas assépticas). Temos também alguns modelos in-fantis”, cita Silvia Rettmann, diretora da Confetti.

Dentre as novidades trazidas pela marca está uma ca-derneta com envelope na frente. “Este modelo é bastante interessante, porque dá para guardar papéis e notas para posteriormente fazer as anotações. Lançamos também uma

As cadernetas de anotações da Confetti seguem as tendências da moda.

Page 22: P&n120site

22

Categoria de Produtocaderneta com lista de compras para deixar na cozinha. No mesmo bloco há folhas brancas para completar a lista”, conta Silvia.

Uma linha eclética e abrangente de cadernetas foi desenvolvida pela São Domingos. Há versões licenciadas como Turma da Mônica e Looney Tunes; para as garotas teenagers destacam-se Star Girls, Sissi e My Friend; para os que amam bichinhos de estimação a suges-tão é My Pets ; para os meninos, tem Sil-ver Tuning e Super Motos; para as mu-lheres adultas, a coleção Mulher e para o mercado corporativo, há duas coleções sóbrias e discretas: Freedom e World Class. “A qualidade e a sofisticação dos nossos produtos contribuíram para impulsionar as vendas. Antigamente as cadernetas eram feitas apenas com ca-pas flexíveis e as pautas comuns, hoje são requintados, apresentando capas duras e miolo decorado”, cita João An-tonio Corniani, gerente comercial da São Domingos. A marca também investiu em uma linha commodity, com produtos de capa flexível e disponibiliza as versões de cadernos de notas com capa dura e tira de elástico. São dez modelos, que vão do sóbrio ao sofisticado, do “preti-nho básico” aos coloridos com aplica-ção de hot stamping, alto relevo etc.

Linhas temáticas

Outra marca que oferece uma grande diversidade de cadernetas é a Papel e Tudo. O escritório de design está sempre em busca de inovações e destaca em seus produtos o uso de temas. Há o diário de bordo, de bolsi-nha, de memórias do papai, de sonhos, de coisinhas da vovó, da secretaria, do professor, de inspirações, de poesias,

de orações. “Enfim, para a nossa empre-sa tudo é motivo para criarmos um novo caderno de anotações”, justifica Fabiana Antunes Rocha, sócia-diretora da Papel e Tudo. A empresa lançou recentemen-te os temas de mães, avós e uma linha retrô, a Retrô Show. “Adaptamos nossos caderninhos às diversas possibilidades de uso e passamos a usar materiais que complementam a ideia, como fitas para dar um ar de delicadeza e carimbos que conferem um ar retrô. Demos preferência à utilização de papéis reciclados, esco-lhemos as cores da cartela da moda e usamos o formato de passaporte. Sem-pre haverá oportunidades para inovar. Já criamos cadernos de orações que vão acompanhados por velinhas e de viagem que são comercializados com mapas. Enfim, há mil possibilidades. Com o uso dos computadores e laptops esse item ficou meio esquecido por um tempo, mas voltou com força total!”, ob-serva Fabiana.

Fugindo do “pretinho básico”. A São Domingos desenvolveu modelos em várias estampas.

Para todos os consumidores. Linha eclética da São Domingos.

Cadernetas temáticas compõem o mix da Papel e Tudo.

Page 23: P&n120site
Page 24: P&n120site

24

Tendência

Agendas 2015

Uma das tendências nas agendas executivas da Foroni está nos produtos coloridos. Nas fotos, agendas de bolso Dandy Fluor.

24

Page 25: P&n120site

São versões para todos os públicos que buscam a boa e prática agenda. Este é o caso da Foroni, que disponibiliza agendas executivas, jo-vens, teen e escolar. Na linha de exe-cutivas, além das versões mais sóbrias, como a Compacta Color nas tonalida-des preto, marrom e azul, os produtos coloridos ganham evidência, como a Capri Color, com capas almofadadas em couro sintético, nas cores amarela, azul e marrom; tem ainda a Dandy Fluor, em formato de bolso, nos tons azul, verde, rosa e laranja; e a Modena Color em azul, marrom e amarelo.

Para o público jovem, as novidades vêm em duas cole-ções: Back to Black (que traz estampas clássicas do mun-do fashion em preto e branco) e Catalina Estrada (decorada

A moda nos 365 dias do ano

Cores vivas e pastéis, com estampas étnicas, poás e outras referências da moda, as agendas mais uma vez são desenvolvidas de acordo com as tendências do universo fashion. Há também as versões licenciadas que trazem os personagens e marcas que estão em ascensão. Conheça a coleção 2015

com as coloridas criações da ilustradora colombiana). Já para os consumidores teen e escolar, a Foroni preparou diver-sas surpresas entre marcas licenciadas, com destaque para: agenda da Ferrari; a versão escolar top da Barbie, com o miolo decorado; Batman Game; Dora a Aventureira; Minions; Peppa Pig e Pe-querruchos. “Chegamos a um portfólio que atende a todos os perfis de consu-midores. Além de ca-

As agendas Back to Black, da Foroni, têm como fonte de inspiração o mundo fashion.

Com as novas licenças, a Foroni atende diferentes públicos: Ferrari (masculino adulto), Catalina Estrada (mulheres) e Peppa Pig (público infantil).

Page 26: P&n120site

26

Tendênciapricharmos nas capas não nos descui-damos da parte interna, como resultado, a grande maioria tem miolo decorado e acessórios”, cita Marici Foroni, diretora de marketing da Foroni.

Para tornar a exposição das agendas ainda mais atrativa nos pontos de venda, foram desen-volvidos pela Foroni, displays de balcão, réguas clip strip, faixas de gôndola, cartazetes de sina-lização e materiais de aplicação aérea. Disponíveis em diversos formatos de enxovais são dis-tribuídos de acordo com o vo-

lume e a quantidade de itens do mix adquiridos pelo cliente.

Como referência, as tendências da moda

A Pombo Lediberg preparou diferen-tes novidades em sua coleção 2015. São 22 modelos de agendas, com a inclusão das versões comercial e permanente. Na categoria de licenciados está com uma linha fashion assinada pelo estilista bra-sileiro Dudu Bertholini. “Estamos sem-

pre atentos às novidades do mercado de papelaria e a atual demanda. Obser-vamos as tendências da moda, os com-portamentos e o que vem do mercado externo. A coleção 2015 traz o concei-to da moda étnica, estampas coloridas, o pied de poule (estilo xadrez), dentre outras apostas levadas às passarelas. Também optamos por desenvolver ca-pas com ênfase em acabamentos como o hot stamping, cold stamping ou efeito metalizado, verniz, glitter e gravações em baixo relevo com um layout rico em detalhes”, explica Amanda Dias, analista de marketing da Pombo Lediberg.

Os conteúdos das agendas prome-tem agradar os consumidores nas linhas criadas pela Pombo. Nas licenciadas, por exemplo, há conteúdos exclusivos para cada personagem/marca. No caso das agendas Ayrton Senna, os fãs encon-tram o histórico da trajetória de vida do piloto, bem como frases ditas pelo ído-lo. Já na agenda do Dudu Bertholini há dicas de moda para todas as estações do ano; na versão PlayStation há espa-ço reservado para a pessoa marcar os jogos que emprestou e pegou empresta-

A Pombo Lediberg lança agenda do estilista brasileiro Dudu Bertholini, com estampa produzida pelo profissional e dicas de moda para todas as estações do ano.

PlayStation tem conteúdo exclusivo para gamers; Ayrton Senna para os fãs do eterno ídolo brasileiro e Lalaloopsy, as bonecas de pano que ficaram famosas em desenho animado. Produtos da Pombo Lediberg.

26

Page 27: P&n120site
Page 28: P&n120site

28

Tendência

do. Nas executivas, além dos conteúdos tradicionais

como calendários, fe-riados, aniversários, fusos horários etc, as

agendas também trazem tabelas de conversões, vocabulário

comercial, aeroportos nacionais e internacionais, principais

companhias aéreas, em-baixadas do Brasil no

exterior, embaixa-das em Brasília,

dentre outras infor-mações. Devido à expan-

são no portfólio, a inclusão de novas marcas de licenciamento e a equipe de vendas que está maior, a Pombo Ledi-berg está bastante otimista em relação às vendas da coleção 2015.

Quem também está de olho nas pas-sarelas para desenvolver suas agendas é a Confetti, que em sua próxima coleção evidência as cores, tornando seus pro-dutos ainda mais coloridos e “alegres”. Há tons de rosa, salmão, coral, roxo e verde, cores neon, pastel, sem esquecer

os clássicos preto e marrom. Além do toque colorido, as agendas 2015

vêm com estampas animal print, que continuam forte

e estão repaginadas; bolas e poás em

vários formatos e cores desta-

cam-se na cole-ção Circle, que tem tom

sobre tom e inspiração no trabalho da artista pop japonesa, Yayoi Kusama.

As corujas também voltam e o Brasil, em evidência em virtude da Copa do Mundo, é homenageado em duas linhas da Con-fetti: Tropical, com desenhos de tucanos, araras e micos; e Chita, com estampa floral que remete ao popular tecido. E, a personalização, inspirou a Confetti a pro-duzir uma agenda com recorte na capa e guardas coloridas para cada usuário escolher a sua cor.

Nas capas destacam-se o uso do glitter, couro sintético, metalizado e flo-cado. Com a proposta de oferecer um miolo “bem limpo”, há bastante espaço para escrever, calendário do ano vigente e do seguinte, informações sobre feria-dos mundiais e espaço para o planeja-mento do mês a cada início de mês. As agendas Confetti são comercializadas em três tamanhos: clássico (14x20 cm), médio (12 x 17cm ) e mini (10,5 x 13,5 cm).

Quem também apostou em ilustra-ções como poás, animal print, étnicas, além dos tradicionais corações foi o fa-bricante Produtos Kit que tem ainda as agendas com capa em cartão pop, car-tão Lumi cores fluorescentes, Escolar, Executiva Color, comercial e executiva clássicas, kit Color Tecido, nas cores azul, ouro, verde e vermelho e várias outras linhas de agendas, nos formatos vertical e horizontal em diferentes tama-nhos. “Em relação ao miolo, este é deco-rado nas linhas juvenis, já na executiva, versão semanal, por exemplo, são duas páginas para facilitar a visualização, tem calendário a cada começo de mês e ou-tros diferenciais, que visam praticidade e facilidades para o consumidor”, exem-plifica Pablo Balbi, gerente de marketing da Produtos Kit.

“Nós também buscamos as tendên-cias da moda, os tecidos que marcaram

Das passarelas para as capas das agendas: animal print, bolas e póas nas novas coleções da Confetti.

O Brasil é homenageado na linha Tropical, com desenhos de tucanos, araras e micos. Produto da Confetti.

28

Page 29: P&n120site

época e as cores vibrantes para produzir as nossas agendas, com ênfase à femi-nilidade e também à influência étnica. Destacamos o poder das cores para influenciar os consumidores e nas es-tampas variadas. Pensamos no dia a dia das pessoas e desejamos transmitir sen-timentos alegres, já que os nossos pro-

dutos acompanham diariamente os clientes e as suas emoções.

No entanto, mantemos a linha clássica para os executivos e profissionais que tradicionalmente utilizam estes itens”, explica Gilda Curtinaz, coordenadora de vendas varejo da Rotermund. A marca tem a linha clássica em couro sintético e as capas produzidas em papel impres-so, para estas últimas buscou inspiração nas cores vibrantes, nas estampas flo-rais, na natureza, nos desenhos tribais e nos tecidos antigos.

Eventualmente, a Rotermund faz alterações nos miolos. São trocadas algumas fontes para facilitar a leitura e

o espaço interno é melhorado pensando em mais aproveita-mento das páginas. “Mas nada de exageros, quem utiliza nos-sas agendas mantêm a fideli-dade também por este motivo”, observa Gilda.

O objetivo da empresa é sempre superar as vendas do ano anterior, por isso, o esforço da Rotermund para

A Produtos Kit investe em estampas

étnicas. Linha de agendas Fashion World.

As clássicas agendas executivas não perdem o seu espaço. Versão da Produtos Kit.

Na coleção 2015, a Rotermund buscou as tendências da moda, tecidos que marcaram época e as cores vibrantes, dando ênfase à feminilidade e também à influência étnica.

Page 30: P&n120site

30

Page 31: P&n120site
Page 32: P&n120site

32

Tendência

Praticidade no formato mini das agendas DAC para carregar na bolsa ou nas pastas.

Na coleção Feminina da DAC, tons como o vermelho combinam com estampas delicadas.

o desenvolvimento da coleção 2015 foi maior, já que na temporada pas-sada as vendas surpreenderam.

Menores e o uso da cor branca

A DAC está investindo em materiais sofisticados para produzir as capas das

suas agendas, com a combi-nação de cores e estampas varia-das. “Nas linhas executiva anual e permanente opta-mos por cores mais

sóbrias, porém, com um toque especial e detalhes em azul, cin-za e marrom. Já na co-

leção Feminina, os tons vermelho, rosa e lilás fa-zem a combinação per-

feita com as estampas delicadas e discretas.

Neste ano destacamos o formato mini, prático e ideal para carregar na bolsa ou em pastas. Além disso, as cores como o vermelho, lilás e rosa continuam em alta e a opção preta será um diferencial”, cita Nathalia Ibelli, analista de marketing da DAC.

Renovar faz parte dos negócios da marca Luga, que afirma não cair na mes-mice, seja na capa ou no miolo. “Neste ano iremos explorar a cor branca em nossas capas, algo pioneiro no mercado, um novo padrão, assim como o dourado, além dos tons vibrantes. Novidades tam-bém serão encontradas em nosso miolo. Há cerca de quatro anos lançamos uma versão com desenho estilizado, seguin-do um padrão inexistente. Para o ano de

2014/2015 desenvolvemos um novo de-senho. Hoje podemos dizer que não há um miolo tão bonito, moderno e funcio-nal, quanto o nosso”, afirma Danilo Steil Correia Gonçalves, diretor da Luga. Em portfólio há agenda diária brochura; em wire-o; semanal de bolso; semanal super e compacta.

No estudo para definição das novas agendas 2015, a Frama concluiu que dentre as tendências para a temporada estão: o tamanho menor das agendas (se adequando às bolsas femininas) e a inclusão de mais adereços e cores nos produtos, especialmente nas versões para as mulheres. O resultado pode ser conferido nas seguintes coleções: Enjoy, que são anuais, com lombada quadra-da, ideais para serem levadas na bol-sa; Happy Secrets e Fadas, totalmente renovadas, não só em termos de capa, mas no design moderno e no formato; Colorful, agenda anual, com capa lisa e wire-o e a linha Futurellas com mio-lo permanente, bolsa plástica, adesivo e demais itens. “A linha Futurellas está magnífica, reforçando ainda mais esta marca, criada por nós e que no ano pas-sado superou todas as expectativas de vendas. As quatro meninas, que repre-sentam quatro sonhos, foram remodela-das, tornando ainda mais contemporâ-neo este estilo “Futurellas de ser”. Além de todo o investimento em pesquisa, contratamos um ilustrador que é refe-rência em nosso segmento e realizamos diversas campanhas de marketing para divulgação da marca. O resultado está excelente”, conta Virgínia Maffei, analista de marketing. A expectativa da empresa em relação às vendas das agendas 2015 é obter um crescimento de 15% sobre a coleção passada.

32

Page 33: P&n120site

A marca Luga explora a cor branca, em suas capas.

Os personagens e as marcas que estarão na coleção 2015

No portfólio da São Domingos há 64 modelos de agendas, atendendo a todos os gostos e tendências. Além das 24 marcas próprias, a empresa in-veste alto no licenciamento, totalizando outras 23 propriedades, que neste ano tem novidades como: Elvis Presley com capas estilizadas do rei do rock; para o público infantil foi criada a linha Gui & Estopa, dos estúdios da designer Maria-na Caltabiano, sucesso na TV e no site; e a coleção Keep Calm, no embalo do sucesso da marca nas redes sociais. “Além destes lançamentos, temos a nos-sa já tradicional e muito bem sedimenta-da coleção com as agendas da Turma da Mônica em três versões; Precious

Moments, clássico que esbanja meiguice em suas capas; Looney Tunes cujo sucesso é conhecido; Bratz e Bratzillaz; Playboy nas op-ções masculina e feminina, que traz o famoso coelhinho, ícone da marca; Superman da coleção clássica Man of Steel; Twisted Metal um dos games mais famosos da Sony para a plataforma Playstation; Speedo marca referência para atletas; além de Nicoboco e Cobra D’Água, grifes de surf and street wear apreciadas por jovens de todas as ida-des”, cita João Antonio Corniani, gerente comercial da São Domingos, lembrando também das marcas próprias criadas para o público infantil, como My Friend,

Page 34: P&n120site

34

A Luga também inova no miolo de suas agendas, que vem com novo desenho.

Sissi, Sweet Care, Dragon Boys; para o público feminino, My Pets, Descolada, Star Girls, Gloss, Passion e Mulher; e para os garotos as opções são: Super Motos e Silver Tunning. Não são apenas as propriedades os atrativos encontra-dos nas agendas da São Domingos. A empresa desenvolve ainda as agendas

executivas em diferentes opções, com capas sofisticadas, índice, cantos arre-dondados, fecho magnético e, segundo o fabricante, preços competitivos. “Além do diferencial de nossas capas, que são bem trabalhadas, com aplicações em hot stamping, reservas de UV e lamina-ções importadas que causam um gran-de impacto visual, fazemos questão de investir na qualidade, somos certificados ISO 9001:2008 – Sistemas de gestão da qualidade e todos os papéis usados são certificados pela CERFLOR/PEFC – Pro-grama Brasileiro de Certificação Flores-tal, o que comprova que também temos preocupação com as questões ambien-tais”, destaca João.

Os lançamentos da Tilibra ficam por conta das licenças que chegam no mix como Hot Wheels, marca lembrada por meninos de todo o mundo quando o as-sunto são carrinhos; Patrulha Salvadora, série do SBT que conta com grande par-te do elenco da extinta novela Carrossel e está nas agendas escolares; Adventu-re Time, desenho do Cartoon Network, nas agendas espiral capa dura, com cartela de adesivos e folhas decoradas;

além de Spider-Man; Toy Story em agenda escolar; Love Bears com agenda espi-ral, capa dura e cartela

dupla de adesivos. “Tam-bém renovamos as linhas

com os personagens que já trabalhamos como Jolie, Me-

nininhas, Capricho, Red Nose, Ben 10 e Simpsons”, conta Sid-

nei Bergamaschi, diretor de mar-keting da Tilibra, destacando que

a equipe de marketing da empresa atua no desenvolvimento de produtos

para diferentes necessidades, que es-

A Frama investiu em agendas de tamanhos menores, em adereços e cores.

Tendência

34

Page 35: P&n120site

O rei do rock, Elvis Presley, nas agendas da São Domingos.

tejam alinhados com outros mercados como da moda, acessórios, cinema e TV, atendendo aos gostos e estilos dos con-sumidores. “Alinhamos funcionalidade e qualidade, o que resulta em um mix de agendas com diferentes tamanhos e for-matos”, explica Sidnei. Há modelos com hot stamping, fitilho, guarda-decorada, detalhes bordados, apliques metaliza-dos no modelo espiral, costurada, capas com matelassê, em tamanho padrão, nos

formatos maiores (similares aos cadernos universitá-rios) e menores como as agendas de bolso e as de formato slim (80x155cm). A Tilibra investe também na parte interna de suas agendas, com miolos atra-tivos, desenvolvendo di-ferentes layouts e cores a cada semana ou mês, especialmente nos produ-tos desenvolvidos para os públicos feminino e infantil.

Em seu mix, o fabricante ainda oferece capas com estampas clássicas como as executivas, e destacam-se as novas agendas Mais, Napoli (feminina), Diplo-mata (executiva) e Prátika Máster. “Para o ponto de venda, desenvolvemos um modelo de embalagem expositora para 90% do nosso mix. Também teremos modelos de cartazetes que auxiliarão na exposição da marca e dos produtos dentro das lojas”, afirma Antonio Jorge, diretor comercial da Tilibra.

A marca Futurellas, criada pela Frama, está presente na nova coleção.

Os personagens do Adventure Time, desenho do Cartoon Network, estão nas agendas espiral capa dura, da Tilibra, com cartela de adesivos e folhas decoradas.

Marcas já consagradas no portfólio São Domingos estão repaginas na coleção 2015.

Page 36: P&n120site

36

A coleção 2015 da Jandaia possui mais de 40 modelos com mais de 140 opções de capas, muitas delas licen-ciadas. A empresa está apostando na linha Star Wars. Após ser comprada pela Disney, a marca passou por um grande processo de renovação e jovialização, ressurgindo com força e deve viver um boom ao longo dos próximos anos, acre-dita a Jandaia. Novidades também com as propriedades da Warner Bros, como: Liga da Justiça, Injustice, Dc Comics e Scooby Doo. Já as linhas O Pequeno Príncipe, Todateen, Coca-Cola e Angry Birds, campeãs de vendas, vêm com novas capas. Completam o mix do fa-bricante, as propriedades: Patati Pata-tá, Peixonauta, Alice, Polly Pocket, Max Steel, Mila & Co., Petit Poá, Princesas Zumbis, Bad Boy, Eco Línea, Gorjuss, Coke Girls, Rip Curl Girls e Pretorian. “A Jandaia conta com um laboratório de tendências que realiza muita pesquisa para entender o que o consumidor dese-ja. São designers, insiders e especialis-tas em marketing de diversas agências espalhadas em diferentes regiões do mundo, trabalhando para detectar o que está acontecendo no mundo da moda,

quais são as tendências e hábitos de consumo das crianças e jovens. Nosso objetivo é oferecer produtos diferencia-dos e inovadores, com grandes licenças e atendendo às necessidades dos nos-sos consumidores”, afirma Thiago Dias, analista de marketing da Jandaia.

Além das tradicionais agendas diá-rias espiraladas, o fabricante aumentou a linha com a versão lombada quadra-da, também readequou o formato e fez alguns ajustes nas dimensões para atender aos novos padrões de uso das agendas.

O analista da Jandaia explica que a empresa está desenvolvendo uma cam-panha promocional totalmente voltada para o varejo, que contempla a criação de novos materiais de comunicação vi-sual para toda a linha de produtos, inclu-sive agendas. Um conjunto de banners, displays, móbiles e cartazes fazem parte das ações. A empresa também aumen-tou o número de promotores, a fim de melhorar a exposição dos produtos no varejo. “Além de todas essas ações, estamos criando novos programas de incentivo aos lojistas, que divulgaremos em breve”, informa Thiago.

Linhas consolidadas no portfólio da Tilibra vêm renovadas, como Simpsons.

A marca Star Wars ganha destaca na agenda da Jandaia.

Propriedades da Warner Bros como: Liga da Justiça, Injustice, Dc Comics e Scooby Doo entram para o mix de agendas da Jandaia.

Tendência

36

Page 37: P&n120site
Page 38: P&n120site

38

Feira

Os esforços da Francal Frei-ras, promotora e organizadora da Office Brasil Escolar – Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas, mantêm-se no sentido de in-tensificar ainda mais a característica de geração de negócios da feira. Na edição deste ano, por exemplo, está havendo um incremento no sentido de potenciali-zar a visita de compradores para realizar negócios com os expositores. “A Office Brasil Escolar é a única feira nacional deste segmento e continua sendo a me-lhor oportunidade no ano para se relacio-nar com boa parte dos fornecedores do varejo. No ano passado, conseguimos resgatar a principal característica da feira, que é a realização de negócios e

O mercado se prepara para a 28ª

O evento, que será realizado de 11 a 14 de agosto de 2014, vem sendo reestruturado nas últimas quatro edições, acompanhando o mercado que está em constante transformação, com as papelarias incorporando novos nichos de produtos e lidando com um novo perfil de consumidores

estamos seguindo com esse propósito, incentivando os expositores a apresen-tarem condições diferenciadas durante a feira”, lembra Abdala Jamil Abdala, pre-sidente da Francal Feiras.

Com a participação de aproximada-mente 250 expositores, alguns ainda em fase de comercialização de stand, den-tre eles, os principais fornecedores de material escolar, de artigos para escritó-rio e papelaria, que apresentam suas no-vidades para abastecer os diferentes ti-pos de estabelecimentos que compõem o varejo de papelarias. São aguardados milhares de compradores do Brasil e de outros 30 países, que tradicionalmente visitam o evento.

De acordo com a Francal, a feira está

do tamanho que o mercado demanda. “Estamos preparados para voltar a ex-pandi-la e acompanhar o crescimento deste mercado quando ele ocorrer”, destaca Abdala. É sabido que o setor de papelarias vem passando por seguidas e profundas transformações e a Office Brasil Escolar vem se reestruturando para acompanhar estas transformações, sem nunca perder de vista a sua missão que é a de gerar oportunidades de ne-gócios. “Para nós, o mais importante é manter a qualificação dos visitantes, pro-fissionais com poder de compra e deci-são para fazer negócios com os exposi-tores”, reforça o executivo da Francal.

A feira continua sendo visitada por papelarias, bazares, lojas de multicoisas,

Page 39: P&n120site

distribuidores, atacadistas, compradores corporativos e profissionais de Educação, no entanto, percebe-se que hoje os com-pradores não estão apenas em busca dos materiais convencionais, mas também de tecnologia e neste sentido não apenas de periféricos de informática, mas também de itens com mais valor agregado, como notebooks, monitores, impressoras, rotea-dores e tablets. Mediante esta nova reali-dade e devido à popularização dos celu-lares, smartphones e tablets que levaram ao aumento da demanda por acessórios para estes aparelhos nas papelarias, acontece de forma integrada à Office Bra-sil Escolar 2014, o Salão ExpoCell – Salão Internacional de Tecnologia e Acessórios para Celulares.

Ações para atrair visitantes

No mês de maio, a Francal recebeu 46 representantes comerciais de 11 es-tados no evento “A Escolar dá bola pra você”, uma ação de relacionamento no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Em clima de Copa do Mundo, os convidados visitaram o Museu do Futebol antes da confraternização no bar O Torcedor. “O encontro com eles teve o objetivo de motivá-los e comprometê-los a levar o maior número de clientes para a feira, e isso já está se concretizando, informa a Francal. Outra ação para atrair mais visi-tantes é o sorteio de passagens aéreas e hospedagem a papelarias de fora de São Paulo. Por fim, as caravanas para lojistas visam a aumentar a visitação de pequenas papelarias que muitas vezes não têm a oportunidade de vir à capital participar de uma feira como a Escolar, não somente para contatar fornecedores e renovar seus estoques, mas também

para participar do Ciclo de Palestras, importante ferramenta para a gestão do ponto de vendas. A Francal Feiras está organizando caravanas partindo de 15 cidades, oferecendo transporte e ali-mentação.

As palestras

Com a finalidade de apresentar mo-dernos conceitos de gestão e capacitar o varejo de papelarias para atuar num segmento cada vez mais competitivo, a Office Brasil Escolar traz um Ciclo de Pa-lestras. Voltado às papelarias, supermer-cados, bazares e demais profissionais do setor, neste ano o ciclo terá como temas principais o tripé Tecnologia-Ca-pacitação-Conhecimento, com palestras voltadas para mudanças nos hábitos de consumo, mídias sociais, volta às aulas, marketing e gestão de pessoas.

Um dos temas de maior relevância para o varejo de papelarias na atualida-de, o Cartão Material Escolar, será apre-sentado por Ricardo Carrijo, gerente de Relações Institucionais da Tilibra, diretor de Relações Institucionais da ABFIAE - Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e diretor da ABIGRAF - Associação Bra-sileira da Indústria Gráfica - Seccional Bauru – SP.

O Ciclo de Palestras Escolar aconte-ce nos dias 11 e 12 de agosto, primeiro e segundo dias da Office Brasil Escolar, com a colaboração da Adispa - Associa-ção dos Distribuidores de Papelaria e do Projeto Gerando Demanda pelo Co-nhecimento, evento itinerante em que re-presentantes do mercado papeleiro e de informática aperfeiçoam o know-how dos representantes e vendedores do setor

Page 40: P&n120site

40

por meio de palestras e workshops mi-nistrados por especialistas em gerência

comercial, marketing e vendas. As inscrições para o Ciclo de

Palestras são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.office-brasilescolar.com.br.

28 anos ininterruptos de Escolar

Para Abdala, o “segredo”, se é que existe, para manter uma feira

ininterrupta há quase três décadas é ter a consciência de que o evento não é da promotora, e sim do mercado. “Essa é a razão pela qual a feira reflete a situação econômica do mercado, ora superaque-cido ora não, o que resulta numa edição maior ou menor que outra. Costumamos

“Os visitantes podem ter certeza de que encontrarão um ambiente de negócios favorável, com muitas novidades para atender seus clientes e condições especiais de pagamento”, Abdala Jamil Abdala.

brincar que somos “garçons” do merca-do, pois colocamos a feira em pé para servi-lo. Esta capacidade de ouvir as partes interessadas – quem quer vender e quem quer comprar – e a expertise de nossa equipe para moldar a feira confor-me essas necessidades são, em grande parte, a razão de a Office Brasil Escolar manter-se há quase três décadas como o principal evento de negócios do setor de papelarias. O mercado pode esperar nosso total empenho para fazer da fei-ra um evento único, importante para a manutenção dos negócios, sejam fabri-cantes, importadores ou compradores. “Os visitantes podem ter certeza de que encontrarão um ambiente de negócios favorável, com muitas novidades para atender seus clientes e condições espe-ciais de pagamento”, garante Abdala.

Os expositoresAcrinil

Com uma ampla linha de produtos de aplicações diversas, seja para escritórios ou em salas de aula, a Acrinil participa do evento há nove

anos, acreditando que se trata de um eficaz “facilitador” dos negócios, ainda que a economia do país tenha feito com que os custos para

participar, não só deste evento como de qualquer outro seja um alto investimento e, portanto, deve ser muito bem planejado. Mais uma vez,

a Acrinil em sua participação pretende reforçar as mudanças que vem promovendo e consolidar sua marca no mercado, realizando novos

contatos, cultivando os antigos, se relacionando dire-

tamente com os clientes, além de apresentar os no-

vos produtos, como o display Organizador de Parede

Luxo. “Por mais uma edição iremos expor as nossas

linhas de produtos, destacaremos os nossos negócios

e ainda pretendemos engatilhar as vendas para o pe-

ríodo pós feira, estreitando o relacionamento com os

parceiros de uma forma mais intensa”, afirma Ademir

Felix Vernice, presidente da Acrinil.

A empresa participa da Escolar há nove anos.

Feira

Page 41: P&n120site
Page 42: P&n120site

42

Feira

Art ManualFabricante de estojos escolares, mochilas, aventais e ou-

tros itens, a Art Manual está presente na Office Brasil Escolar há 24 anos e as razões que a fazem investir em sua participação no evento são: o contato direto com o cliente, a possibilida-de de mostrar a sua marca e produtos, além da familiarização com clientes e concorrentes. “A nossa expectativa é grande e o objetivo é fazer do evento a abertura do volta às aulas 2015. Estamos com várias novidades para este ano, além de novas licenças, dentre elas, do Menino Maluquinho”, conta Fellipe do Vale, coordenador de marketing.

ClioAtuando no setor de mochilas escolares, a Clio apresentará

uma linha infantil cheia de cores, novidades e licenças como Bob Zoom, fenômeno de popularidade na internet, a evolução do ninja Naruto e o mundo fascinante dos Pokémons. Perso-nagens do ano passado são mantidos na coleção 2015 como os carros Fast Machine com linhas que acendem os faróis, as roqueiras Punktitas em duas coleções, as Princesas Mágicas que possuem variadas linhas, cada uma com proposta rica em detalhes, a pequena bailaria Maribel e para os garotos que adoram aventura o super herói galáctico Mike Jee e o Super

Saiyajin Goku, em Dragon Ball Z.Na linha juvenil, versões modernas e

clássicas com novas estampas. Tem tam-bém a it dog Rebecca Bonbon; Clio Girls

e Clio Masculino. “A feira Escolar é um ótimo canal para futuras parcerias e potencias clientes. Pode-se dizer que o objetivo da Clio em participar deste evento é de expandir os ne-gócios e ratificar sua presença no mercado escolar”, justifica Fernan-da Braga, assistente de marketing.

DAC“Sendo a única feira na-

cional do setor papeleiro, acreditamos que a nossa participação é imprescindí-vel, além de sempre muito positiva. Na ocasião apre-sentamos os lançamentos nas linhas de agendas, ca-dernos, pastas e outros artigos para a próxima temporada de negócios e as ações promocionais. Temos ainda a chance de fortalecermos a nossa marca, além de realizarmos ne-gócios com compradores de todo o Brasil”, pontua Nathalia Ibelli, analista de marketing. Em mais uma edição, a DAC estará com um stand moderno e contará com a presença dos gerentes e representantes comerciais, além da equipe de marketing.

DermiwilDe acordo com Dercio E. Ruiz Filho, diretor comercial da

Dermiwil, é fundamental estar presente no principal evento de papelaria do país, pois desta maneira é possível atender clientes de todo o país, em um único lugar. “A feira é alta-mente representativa no que diz respeito às vendas. Estamos otimistas e parece o que o mercado também está. Levare-mos representantes de todo o Brasil, além da equipe de São Paulo, totalizando em mais de 100 profissionais”, comenta Dercio.

Em suas linhas de mochilas, mochiletes, lancheiras e demais artigos haverá novas licenças e novos produtos em coleções já trabalhadas com destaque para: Aviões 2; Guar-

Page 43: P&n120site
Page 44: P&n120site

44

Feiradiões da Galáxia – nova franquia Marvel; Tree Fu Tom – dese-nho animado educativo, com exibição na TV fechada; Prince-sinha Sofia, Doutora Brinquedos e Jake – desenhos animados, exibidos no Disney Júnior; Equestria Girls e Furby – as novas marcas da Hasbro; Big Hero 6 – novo filme Disney; South Park – série da MTV que tem foco nos adolescentes e adultos; Bub-ble Guppies – série infantil em exibição no canal Nickelodeon; Joker – coleção inspirada no famoso personagem do filme Batman; Violetta – série musical, voltada para meninas, entre outros.

ForoniPara a Foroni, a Office Brasil Escolar é mais do que uma

feira ou oportunidade de negócios, trata-se de um evento que congrega o setor papeleiro em torno de um mesmo ideal, seu desenvolvimento. “Para a nossa empresa é importantíssimo marcar presença e se posicionar como uma das indústrias que colabora e trabalha para o crescimento deste segmento. Te-mos orgulho de ter participado de todas as edições da Office Brasil Escolar. Como todos os anos, a expectativa é realizar negociações diferenciadas, além de estreitar o relacionamento entre cliente e Foroni. Desenvolvemos com muito cuidado e atenção o layout de nosso stand, para que o visitante além de conhecer nossos lançamentos, mergulhe no universo Foroni e saia satisfeito”, explica Marici Foroni, diretora de marketing da Foroni.

O fabricante de agendas e cadernos apresentará novas marcas, como Malévola, do filme da Disney; Catalina Estrada, com desenhos da ilustradora colombiana de mesmo nome; Ferrari, que trará também uma linha de mochilas; Bob Esponja; Beavis and Butt-Head; South Park; Batman Game; Playstation Games; Dora Aventureira e Peppa Pig. Além de marcas clássi-cas como Barbie, com a linha do novo filme e uma coleção bai-larina Moranguinho, com a linha teen para adolescentes, Marie e muitas outras. São mais de 50 coleções com novos designs.

FusecoO fabricante levará para a

feira seu completo portfólio de mochilas escolares, destacando a nova linha juvenil, e a executi-va com duas marcas e suas par-ticularidades como bolsos térmi-cos, capa de chuva removível, alças de aço reforçadas, com-partimentos secretos etc. “Es-tamos ansiosos para o início do evento, apesar das oscilações durante todo o ano, acreditamos que esta feira seja o alicerce para muitas empresas atingirem seus objetivos do ano, supe-rando os obstáculos com ética e comprometimento perante o nosso público que procura e acredita que vale a pena esperar este evento para averiguar e adquirir o que há de novo e melhor no segmento”, pontua Alexandre P. de Faria, designer e coor-denador de projetos da Fuseco, lembrando que a Office Brasil Escolar é o evento mais importante do segmento, atendendo compradores internacionais, o varejo nacional e os principais lojistas atacadistas dos setores abrangentes.

São nove anos expondo na Escolar e apesar da oscilação inexplicável do mercado neste ano, a expectativa da empresa é sólida e confiante, focada em atender o novo padrão no com-portamento dos consumidores.

Chaves GoldAna Odete Evangelista, gerente de negócios do departa-

mento de carimbos da Chaves Gold explica que a empresa pretende entrar no mercado de papelaria, por isso, irá expor no evento os seus produtos e lançamentos do segmento de carim-bos das marcas Colop, Data Kanji, entre outras com as quais trabalha. Um dos destaques será a máquina de carimbos APC Stamp, que possibilita o controle da máquina na tela do dispo-sitivo Android, através do celular ou tablets. “Além de apre-sentarmos os produtos, nossa finalidade com esta participação é deixar a nossa marca mais visível. Também temos interesse em entender melhor o mercado e conhecer os concorrentes”,

“Estamos ansiosos para o início do evento, apesar das

oscilações durante todo o ano, acreditamos que esta feira seja o alicerce para muitas

empresas atingirem seus objetivos do ano”, Alexandre P.

de Faria.

Page 45: P&n120site
Page 46: P&n120site

46

Feiraafirma Ana Odete. No stand, a empresa irá esclarecer as dúvidas dos visitantes em re-lação aos produtos, informar valores e almeja realizar ven-das. Como sugestões para a feira Escolar, a gerente da Chaves Gold reforça a im-portância da organização do evento incentivar a participa-ção de diferentes segmentos, já que hoje a papelaria traba-lha com um mix bastante di-

versificado, além da possibili-dade em ser realizada a cada dois anos. “Assim teríamos mais tempo para trabalharmos os lançamentos”, justifica Ana Odete.

Jandaia“O mercado de papelaria vem sofrendo mudanças signi-

ficativas ao longo dos últimos anos, provocado por diversos fatores que ditam novos padrões de comportamento do con-sumidor. Essas alterações se estendem ao perfil do varejo e consequentemente nas estratégias dos fabricantes e distribui-dores. Portanto, por ser a principal plataforma de negócios do setor de papelaria, a Office Brasil Escolar é uma ótima oportu-nidade para estar mais próximo do mercado, clientes e forne-cedores, além ficar por dentro das últimas novidades do seg-mento”, analisa Thiago Dias, analista de marketing da Jandaia.

O fabricante de cadernos e agendas apresentará novida-des como a linha Star Wars, que após ser comprada pela Dis-ney está num processo de renovação e jovialização, além das propriedades da Warner Bros como Scooby Doo, Liga da Jus-

tiça, Injustice e Dc Comics. As consagradas linhas O Pequeno Príncipe, Coca-Cola e Angry Birds também virão com novida-des e será lançada uma nova campanha de incentivo de ven-das aos lojistas. “Estamos otimistas de que o fluxo de partici-pantes e visitantes continue aumentando e retorne ao alto nível dos últimos anos. Além de ser mais uma grande oportunidade de apresentar a coleção Jandaia ao mercado, nossa expec-tativa é estreitar relacionamento com clientes, fornecedores, entender as suas demandas e gerar insights”, justifica Thiago.

KajomaA participação na Escolar é parte do planejamento estra-

tégico da fabricante de cadernos, Kajoma. “Estar na Office Paper Brasil é uma oportunidade de expor nossos produtos e nossa marca a um potencial de compradores. Os principais objetivos da Kajoma são maximizar suas vendas em 20% em relação ao ano anterior e aumentar cada vez mais a visibilidade da marca. Estamos otimistas com os resultados para este ano”, co-menta Tatiana Belleza, gerente de marketing.

Com 25 coleções totalmente reestilizadas e com lançamentos como Peace Love, uma coleção ousada e sofisticada, que tem como mensagem a paz e o amor para humanidade; Fun que traz uma linguagem comics de histó-ria em quadrinhos com layout das onomatopéias de sons e barulhos divertidos e a Love Pepa, uma char-mosa Bulldog Francesa. “A Kajoma vai para feira Escolar 2014 com sua equipe completa de profissio-nais bem treinados para atender os clientes e com uma política de ven-da diferenciada para quem estiver fechando pedido na feira”, explica Tatiana.

A Kajoma apresentará lançamentos como as coleções Peace Love e Fun.

“Além de apresentarmos os produtos, nossa finalidade com esta participação é deixar a nossa marca mais visível. Também temos interesse em entender melhor o mercado e conhecer os concorrentes”, Ana Odete.

Page 47: P&n120site
Page 48: P&n120site

48

Feira

RendicollaSão sete anos participando da Office Brasil Escolar e apre-

sentando ao mercado seu mix e novidades em colas quente, pistolas aplicadoras, colas de silicone, o adesivo instantâneo Rendbond, Renditela e outros. Como todos os anos, a empresa leva para o evento boa parte de seus representantes para que atendam os clientes de suas regiões, além da equipe interna de vendas e marketing. “Com a nossa participação buscamos atingir novos clientes, inclusive de outros países, já que a feira tem caráter internacional. Por isso, sou um dos incentivadores para que esta feira continue sempre e cada vez melhor!”, refor-ça Carlos Olimpio Malucelli, diretor comercial.

ScrityA integração entre empresas do mesmo ramo e a visuali-

zação destas num mesmo ambiente são aspectos de grande importância para visitantes e expositores tanto do mercado interno como externo, analisa Eduardo Alexandre Scomparim Ruiz, gerente comercial da Scrity.

“Com a nossa participação buscamos atingir novos clientes, inclusive de outros países, já que a feira tem caráter internacional”, Carlos Olimpio Malucelli.

“Participar da feira Office Brasil Escolar é

extremamente importante para fortalecer ainda mais

a marca Scrity”, Eduardo Alexandre Scomparim Ruiz.

Na ocasião, a marca apresentará os seus novos envelopes metalizados, os envelopes coloridos blistados com 10 unida-des, as bobinas e os papéis para embalagem e outras finali-dades.

“Participar da feira Office Brasil Escolar é extremamente importante para fortalecer ainda mais a marca Scrity, o relacio-namento com o mercado, prospectar novos clientes, promover novos produtos, receber um grande número de visitantes e for-mar parcerias”, cita Eduardo.

A Scrity levará uma equipe formada por oito pessoas treina-das para atender o público, além de disponibilizar material de apoio como catálogos e folders, e amostras de todos os produ-tos da sua linha.

“Estaremos muito bem preparados para receber os clientes, em um espaço de 220 metros quadrados”, João Antonio Corniani.

São Domingos

O fabricante de cadernos e agendas esteve presente em 27 edições da feira Escolar, ou seja, em apenas uma edição ficou de fora. “O evento nos proporciona a possibilidade de re-cebermos em nosso stand centenas de clientes desse imenso Brasil, podendo dessa forma, inteirá-los dos nossos lançamen-tos, trocar ideias sobre o mercado, enfim, é uma oportunidade única para estreitamento de relações com nossos clientes, que todos os anos nos visitam. No ano passado estiveram em nos-so stand, entre clientes e prospects, quase duas mil pessoas”, comenta João Antonio Corniani, gerente comercial.

Preparada para apresentar a coleção de volta às aulas 2015, a São Domingos tem uma ótima expectativa em relação à sua participação. “Estaremos muito bem preparados para re-ceber os clientes em um espaço de 220 metros quadrados, com todo o carinho, atenção, simplicidade e o calor humano que são característicos da nossa empresa”, reforça João.

Page 49: P&n120site

SestiniA Office Brasil Escolar é

muito importante para a Ses-tini, pois segundo a empresa traz uma ótima visibilidade para a marca, estreita relacio-namentos e cria oportunida-des de novos negócios. “As expectativas são as melhores e estamos muito otimistas quanto os negócios gerados na ocasião. Nossas mochilas, lancheiras e estojos são muito

procurados, oferecemos uma gama enorme de opções para o volta às aulas, principalmente na linha infantil, que é o nosso carro-chefe”, destaca Marcel

Ferreira Dias, diretor de vendas e novos negócios.Por mais um ano, a empresa espera com esta sua partici-

pação, reforçar a presença da marca como uma das principais nas categorias de malas, mochilas, lancheiras e estojos; como também, pretende fechar novos acordos/parcerias/clientes.

Summit

A feira para a Summit permanece como sendo o seu maior momento de interação com o mercado. “Trabalhamos para que o evento se fortaleça, seja na abordagem aos clientes como para os representantes. A energia da Summit está ligada ao fortalecimento do evento. Ele é fundamental para nossa pro-posta de negócios. É o momento que apresentamos a nossa coleção ao mercado de forma presencial e que gera um gran-de impacto na percepção dos clientes. Entendemos a feira como um momento de interação entre empresa, em várias es-

feras (da alta administração até a equipe de trade marketing) para com todos os clientes que nos prestigiam”, ressalta Franz C. Semmelmann, gerente nacional de vendas.

A Summit não diz quais lançamentos apresentará, mas garante que como uma das empresas de “ponta” estará com muitas novidades em instrumentos de escrita, itens para escri-tório, na linha de licenciados e todas as outras categorias que trabalha. “Teremos nosso stand preparado para atender o flu-xo esperado de visitantes. Estaremos aptos a realizar vendas para aqueles que assim desejarem, com uso de tecnologia e com todas as amostras dos produtos”, afirma Franz.

Waleu

“A feira Escolar é o maior evento do segmento. Este ano nosso stand estará maior e melhor posicionado. Teremos mais espaço para receber nossos clientes e novos parceiros. Toda equipe de vendas interna e representantes estarão empenha-dos em atender com excelência”, conta Michele Lima, da área de marketing.

Michele lembra que apesar do menor número de exposito-res e visitantes observado nos últimos anos, a feira é aguarda-da com otimismo, já que tem um público selecionado e bem focado. “A feira movimenta o mercado da papelaria, receben-do expositores e visitantes de todos os estados do Brasil e também de outros países. Além de apresentar os lançamen-tos é um momento para rever nossos clientes e fortalecer a parceria”, comenta. A Waleu não adianta quais serão as suas novidades, mas garante que haverá um considerável aumento no seu mix de produtos.

“Este ano nosso stand estará maior e melhor posicionado. Teremos mais espaço para receber nossos clientes e novos parceiros”, Michele Lima.

“A Office Brasil Escolar é muito importante para a

Sestini, trazendo visibilidade para a marca”, Marcel

Ferreira Dias.

Page 50: P&n120site

50

Tecnews

Divertidos fones de ouvido

A Maxprint acaba de lançar uma nova linha de divertidos fones. Os novos acessórios são decora-dos com caveirinhas, corujinhas, corações e até cup cakes. Intra-auriculares, eles são ideais para quem deseja um colorido a mais no visual, mas quer algo um pouco mais discreto do que os headphones.

Mais memória para gamers

Fury é a linha de memórias de entrada, com tecnologia Plug and Play, da HyperX, divisão da Kingston para produtos de alta performan-ce voltada para gamers, que está disponível em módulos de 4GB e 8GB, além de kits de 8GB e 16GB com dois módulos cada. Assim como as outras memórias RAM da Kingston, toda a nova linha possui garantia vitalícia e suporte técnico local gratuito.

Pendrive by Romero Britto

A SanDisk lança a edição especial do seu pendrive Cruzer Pop®, desenhado pelo artista plástico Romero Britto. Conhe-cido por seus trabalhos coloridos e ale-gres, Britto desenvolveu um design único usando o futebol como inspiração. A arte estará presente no pendrive Cruzer Pop 8GB. O dispositivo também inclui o Soft-ware SanDisk SecureAccess®, que ofere-ce segurança de arquivos criptografados e proteção de arquivos pessoais com senha, enquanto deixa o espaço restante do pendrive disponível para compartilha-mento sem preocupação.

Mouse especial para gamers

Com formato que se ajusta bem às mãos, o mouse Black Torment, da Xtrike, inclui software para programar botões, velocidades e personalização, auxiliando o jogador na sensibilidade dos movimentos. Além disso, o interrup-tor de velocidade DPI permite ajustar a precisão durante o jogo sem o incômodo para os jogadores. Disponível na cor preta com leds luminosos azuis, que mudam de cor confor-me a programação, tem perfil mais baixo, 8 botões, incluin-do scrool e cabo com 1,8m. Outras características são: co-

nector de USB banhado a ouro - que propicia melhor conexão - e

seis botões configuráveis, in-cluindo um de tiro duplo com apenas um clique. Compatí-vel com Windows, MAC OS e

Linux.

Page 51: P&n120site

Caixa de Som Touch Play

Lançada recentemente pela Leadership, a Caixa de Som Touch Play é uma opção para amplificar o som do smartphone. Basta encos-tar o smartphone na caixa de som para que ela reproduza as músicas, por indução magnética. Não requer configuração ou aplicativo espe-cial, é preciso apenas direcionar o alto-falante do smartphone na área de indução indicada e pronto. Funciona através da bateria recarregá-vel, com autonomia de até 15 horas, e conta com LED indicativo de bateria baixa. Com potência de 4W RMS, é compatível com qualquer smartphone plano que possua alto-falante externo. Disponível nas co-res branca e preta.

Pen drive permite conexão entre PC’s, smartphones e tablets

A New Drive apresenta o Smart Drive, pen drive de múltiplo uso que permite o compartilha-mento de arquivos entre computadores, smar-tphones e tablets, em 8 e 16 GB de memória. O dois em um é compatível com entradas micro USB e USB padrão, facilitando a transferência sem a necessidade de utilizar as redes wireless,apps ou ser-viços na nuvem.Compatível com ta-blets e smartphones que tenham sistema Android 4.1 ou superior e um conector MicroUSB OTG com cinco pinos, per-mite ligar o acessório numa centena de gadgets existentes no mercado.

Page 52: P&n120site

52

Licenciamento

Turminha Mig & Meg ganha nova linha de produtos

O catálogo da Turminha Mig&Meg acaba de ganhar um reforço extra

com itens que vão divertir ainda mais a galerinha que curte a coleção dos personagens.

Dentre os lançamentos, estão copos, canecas, squeezes, cantis, san-duicheiras e caixas multiuso. Todo o material lançado possui a temática de esportes e lazer para permitir que os pequenos tomem ainda mais gosto pela prática de atividades saudáveis e responsáveis.

“São produtos que podem ser utilizados pelas crianças em vários mo-mentos. Seja na escola, no parque, em passeios, viagens ou até mesmo em casa. Cada item foi criado com um visual divertido e colorido, assim como são os demais produtos do catálogo da Turminha Mig&Meg”, explicou o ge-rente comercial da Editora Mig&Meg, Marco Antônio Oliveira.

Os produtos lançados também foram idealizados com a preocupação de não oferecer qualquer risco para seus pequenos consumidores. São produ-zidos com material atóxico e sem peças pequenas que possam se soltar e provocar acidentes. Tudo de acordo com as principais normas internacionais e brasileiras de segurança.

“Tivemos o cuidado de pensar em itens e produtos que possam ser utilizados pelas crianças sem que os pais fiquem preocu-pados. São materiais testados sem qualquer problema para quem for fazer o uso normal para cada qual foi idealizado”, destaca Marco.

Selfie Girl, nova propriedade chega ao mercado

A agência de licenciamento Andreia Boneti anuncia uma nova propriedade, a Selfie Girl. Essa turminha de personagens femininas tem como público-alvo as adolescentes. As Selfie’s falam sobre moda, sempre antenadas nas mídias sociais. Além de curtir tecnologia, as personagens amam maquiagem. Vaidosas, lindas, inteligentes e por dentro de todas as tendências do mundo jovem, elas chegam para encantar a todos com delicadeza e traços perfeitos e impactantes. A licença já conta com dois licenciados que lançarão suas linhas na Of-fice Brasil Escolar 2014: a Pacific apresentará uma linha de mochilas, enquanto a Jandaia desenvolverá cadernos e agendas.

Page 53: P&n120site

Atualmente, o setor de licenciamento no Brasil – um negócio que movimenta perto de 13 bilhões de reais (5,87 bilhões de dólares) no varejo – é dominado por marcas e personagens estrangeiros. Isso não impede que os empresários brasileiros tentem estabelecer um fluxo contrário e aumentar o volume de con-tratos de suas licenças no mercado in-ternacional.

Por meio do projeto de estímulo às exportações Brazilian Brands, desen-volvido em parceria pela Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) e a Agência Brasileira de Promoção de Ex-portações e Investimentos (Apex-Brasil), 13 empresas, representantes de cerca de 30 propriedades, participaram da Li-censing Expo 2014, entre os dias 17 e 19 de junho, no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas, dentre elas: TV Pinguim (Peixonauta, O Show da Luna), Toys Talk (Spark Dogz, Egg Ninja, Mons-teel, Dino Mundi, Snow & Stella, Aremi), Bromelia Produções (Galinha Pintadi-nha), Redibra (Capricho e Boa Forma), Xtreme Sports (Red Nose), Naja Extreme (Naja Extreme), Mormaii (Mormaii), Kas-manas (Patati Patatá, Bob Zoom, Meu Amigãozão, Jolie), Gloob (D.P.A. Detetives do Prédio Azul, Gaby Estrella, Osmar a Primeira Fatia do Pão de Forma), Fico (Fico, Fico nas Ondas do Surf), Brands 360 (Isabella Fiorenti-no) e Mauricio de Sousa (Turma da Mônica, Mônica Toy,

Turma da Mônica Jovem e Turma do Chi-co Bento).

Estratégia internacional - A partici-pação na principal feira de licenciamen-to do mundo faz parte da estratégia da ABRAL de ampliar o alcance das marcas e personagens brasileiros no mercado internacional e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios. A meta de vendas estimada para essa ação é de 4 milhões de reais (1,8 milhões de dó-lares).

Em 2013, o estande coletivo do Bra-zilian Brands estreou na feira de Las Vegas com 13 empresas e 26 proprie-dades nacionais. O espaço recebeu a visita de profissionais dos Estados Uni-dos, México, Espanha, Turquia, Japão, Reino Unido, Canadá, Chile, Tailândia e Argentina, e rendeu um resultado comer-cial de 3,4 milhões de reais (1,54 milhões de dólares) até o final do ano.

Outra ação do projeto, o Brazilian Brands Experience, consistiu na vinda de agentes internacionais e veículos de comunicação estrangeiros para o princi-pal evento do setor de licenciamento no país, a Expo Licensing Brasil 2013. Para este ano, a entidade pretende repetir e

ampliar a ação, levando os convida-dos a visitas técnicas em fabricantes

de produtos licenciados e gran-des varejistas, e promover ro-

dadas de negócios com licenciadores brasileiros durante a

feira que acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outu-bro de 2014, em São Paulo.

Marcas e personagens brasileiros no mercado internacional

Page 54: P&n120site

54

Hello Kitty em artigos de festas

A Sanrio marcou presença com cinco licen-ciados na Expo Parques e Festas, evento que apresenta as principais novidades nos seg-mentos de artigos de festas e decorações. A empresa Regina Festas esteve com painéis, totens e caixas para presente da persona-gem; a Sulamericana, com as fantasias da gatinha; enquanto a Brasilflex, com bolhas de sabão, apitos e ioiô; a Flex-mental com balões metalizados e a Ballontech com balões de látex.

Turminha do Nickelodeon na maior festa

A Viacom Brasil, por meio de seu departamento de Consumer Products (licenciamento), apresentou novidades de kits de festas dos maiores sucessos de Nickelodeon na Expo Par-ques e Festas, feira internacional de produtos e serviços para festas infantis, realizada entre maio e junho de 2014. Os personagens das animações Dora, a Aventureira, Bob Esponja, Tar-tarugas Ninja, Winx e Go, Diego, Go! foram as inspirações para os produtos da companhia. Para as crianças em idade pré-escolar, o licenciado Festcolor apresenta, pela primeira vez na feira, a linha Go, Diego, Go! e mostra as novidades de Dora, a Aventureira. “Tudo o que envolve o univer-so de Dora é sucesso entre as meninas em idade pré-escolar e a demanda por produtos da per-sonagem para festas tematizadas vem crescendo ano a ano. Além disso, identificamos junto com o nosso licenciado Festcolor e alguns varejistas especializados em festas a forte

demanda por itens de Diego para meninos na mesma faixa etária. Estamos com grande expectativa para o lançamento da linha Go,

Diego, Go!”, avalia Angela Cortez, diretora sênior de Consumer Products da Viacom Brasil.O kit Bob Esponja Bola na Rede, do licenciado Regina Festas, é outro destaque da Via-

com para a feira e contempla uma festa pronta para 24 pessoas. Também da Regina Festas foram expostas as linhas de Tartarugas Ninja e Backyardigans. A Evafest/Grintoy exibiu uma

coleção complementar de Dora, a Aventureira e Backyardigans com painéis, suporte para bolo e doces, além de enfeites de mesa em EVA inspirados nos personagens da Nickelodeon. Bob

Esponja ganhou squeeze, caixa organizadora e pipoqueira do licenciado Plasútil.Outros licenciados que apresentam seus produtos inspirados nas propriedades da Nickelo-

deon na Expo Parques e Festas foram Brasilflex, Cromus e Sulamericana.

Licenciamento

Page 55: P&n120site

Prateleira

Embalagens para todas as ocasiões

A Paloni Embalagens oferece ao mercado uma grande variedade de embalagens rígidas, que são utilizadas não apenas para embalar presentes, como também, para organização e de-coração de ambientes. As linhas são desenvolvidas sempre em kits, com caixas em diferentes formatos, ta-manhos, cores e estampas.

Giz lavável e nas cores do Brasil

A Crayola apresenta o Kit Giz Chalk para Calçada, com o perso-nagem Zé Crayola, inspirado na Copa do Mundo. O giz é lavável e disponibilizado nas quatro cores da bandeira do Brasil: verde, ama-relo, azul e branco, permitindo às crianças pintarem a rua, calçada, varanda e a área de lazer do prédio, sendo retirado facilmente com água.

Organizadores para todas as necessidades

A Acrimet investe em sua linha de organizadores, primando pela originalidade, criatividade e alta qualidade. No portfólio há o expositor modular que vem com suportes e parafusos, para ser montado de acordo com a necessidade; o organizador vertical com três divisórias; o expositor ho-rizontal totalmente transparente, sendo ideal para apresentação de folhetos, catálogos e quaisquer materiais impressos; além de uma linha completa de organizadores de mesa, caixas para corres-pondência, fichários para fichas, materiais escolares e muito mais.

Page 56: P&n120site

56

Pintura facial

Cara Pintada da Faber-Castell é para ser usado sobre a pele em qualquer ocasião comemorativa. O produto atóxi-co com conceito de cosmético foi testa-do dermatologicamente. O kit vem com 3 Ecolápis, cada um tem duas pontas, totalizando em seis cores e é acompa-nhado de um apontador. Fácil de limpar, basta usar água e sabonete.

Serviço de impressão de etiquetas para material escolar

Etiquetas resistentes à temperatura, água e produtos químicos, ideais para o uso em materiais escolares e utensílios infantis, é com esta proposta que a Reis Office atua com o sistema de impressão de etiquetas, usando o polímero PET (Polietileno tereftalato) na confecção. O produto é oferecido tanto na área de dis-tribuição (caso as papelarias queiram vender o serviço) quanto para empresas utilizarem internamente.

Colorindo e sem sujeira

Em sua linha de colorir, a Bic apre-senta o Giz de Colorir Evolution. Produto ultrarresistente à queda e à pressão, não suja as mãos dos pequenos e é ideal para pintar com precisão grandes áreas.

Marcador para tecidos

O novo marcador Têxtil da Newpen, de tinta acríli-ca, é voltado para escrever em diversos tipos de tecidos. Disponível em 11 cores de tintas: azul, azul claro, pre-to, vermelho, amarelo, rosa, laranja, verde, marrom, roxo e lilás. Basta aplicar sobre o material, aguardar 72 horas, e depois pode ser lavado que a tinta fica permanente sobre o tecido.

Prateleira

Page 57: P&n120site

Edição especial de carros miniaturas Mustang

Em 2014, o Ford Mustang comemora 50 anos de existência. Em homenagem à data, Hot Wheels, marca da Mattel, criou um sortimento com 8 carrinhos miniaturas 1:64, como o 2012 Personalizado Ford Mustang, o 62 Ford Mustang Concept , o 71 Mustang Mach 1, o 2003 Mustang Co-bra, o 67 Ford Mustang, o 92 Ford Mus-tang, o 2007 Ford Mustang Personalizado e o 13 Ford Mustang GT.

Brinquedos

Page 58: P&n120site

58

Brinquedos

Carros do Batman Os possantes que fazem sucesso nos filmes e desenhos

do Batman inspiraram a criação dos carros de rádio controle da Candide. A marca possui em seu portfólio os mais variados modelos como o Batmóvel The Dark Knight Rises, veículo com rádio controle de 7 funções e bateria recarregável bivolt.

Aquaplay Princesas DisneyAurora, Ariel, Bela, Branca de Neve, Cinderela, Jarmine, Rapunzel e Tiana (de

A Princesa e o Sapo) estão juntas no tradicional brinquedo da Estrela, Aquaplay – recipiente preenchido com água em que as crianças têm que enganchar argolas

em pontos do cenário.

Linha do game Minecraft

Um dos jogos de videogame mais

populares, que permite a construção de diversas paisagens a partir de blo-

cos, o Minecraft ganha uma linha exclu-siva com bonecos, pelúcias e cenários da Multikids.

Page 59: P&n120site
Page 60: P&n120site

60