pm067

1
PILULA MAÇÔNICA Nº 67 O Ritual na Maçonaria Um “Ritual” é a forma de conduzir, com procedimentos e cerimoniais anteriormente estabelecidos, todas as cerimônias de um determinado Rito Maçônico. Portanto, na Maçonaria, é o livro que contem as fórmulas e demais instruções necessárias para a prática uniforme e regular dos Trabalhos Maçônicos em geral. Cada grau tem o seu Ritual particular e também cada espécie de cerimônia, havendo Rituais de Iniciação, de Banquete, etc. A forma de abrir e fechar os Trabalhos, assume a forma de um diálogo com a repetição de certos fatos relativos à Ordem (Nicola Aslan Grande Dicionário Enciclopédico Ed. Trolha). E por que se usa um Ritual na Maçonaria? Por que há uma forma fixada para abrir e fechar uma Loja? Por que não fazer isso tudo com um golpe do Malhete? A Maçonaria usa o ritual pelo mesmo motivo que um ator usa o “script” : para estar seguro que cada Oficial da Loja saiba, na certeza, o que tem para falar e fazer, e, muito importante, o que os demais Oficiais falarão e farão. O Ritual está enraizado na tradição da Maçonaria. A repetição dos acontecimentos e das “falas” está em linha com a Natureza – o surgimento e o pôr do Sol o fluxo e refluxo das marés as mudanças das estações do ano, etc. As repetições nos dão a oportunidade de ver, mais e mais as belezas das nossas Cerimônias. É possível que, sem o uso do Ritual, a Maçonaria Simbólica, pararia de existir. Além do mais, a maioria das pessoas não sabe ouvir. Já foi dito que deveríamos ter cursos de “Escutatória” , juntamente com os de Oratória. Nosso Irmão Sérgio Marcondes da Loja Jacques de Molay deixa claro seu pensamento sobre o Ritual: “... como função primordial na seqüência ritualística. A manutenção da ordem e da disciplina. Afinal, quantos de nós não aprenderam mais a ouvir e falar no momento oportuno com a ritualística nas Lojas? Aprendemos até a entrar com formalidades em alguns ambientes graças a nossa soberana ritualística. Ela serve essencialmente para nos educar e tornar perenes as Instituições”. Na Inglaterra, EUA, Nova Zelândia e Austrália, o Ritual é decorado, exigindo muito trabalho e força de vontade dos Oficiais da Loja. Com isso, apesar de exigir mais sacrifício, esse comportamento valoriza e dignifica um pouco mais as funções dos Oficiais. A prática do uso do Ritual parece ser um instinto profundo enraizado na natureza humana. Desse modo, o Ritual está presente nas cerimônias religiosas, nas preces, e em outras cerimônias com as quais estamos acostumados no nosso dia-a dia, incluindo: Batismo, Casamento, Funeral, Júri e muitas outras. M.:I.:Alfério Di Giaimo Neto CIM 196017

Upload: andre-monteiro

Post on 17-Sep-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • PILULA MANICA N 67

    O Ritual na Maonaria

    Um Ritual a forma de conduzir, com procedimentos e cerimoniais anteriormente estabelecidos, todas as cerimnias de um determinado Rito Manico.

    Portanto, na Maonaria, o livro que contem as frmulas e demais instrues necessrias para a prtica uniforme e regular dos Trabalhos Manicos em geral. Cada grau tem o seu Ritual particular e tambm cada espcie de cerimnia, havendo Rituais de Iniciao, de Banquete, etc. A forma de abrir e fechar os Trabalhos, assume a forma de um dilogo com a repetio de certos fatos relativos Ordem (Nicola Aslan Grande Dicionrio Enciclopdico Ed. Trolha).

    E por que se usa um Ritual na Maonaria? Por que h uma forma fixada para abrir e fechar uma Loja? Por que no fazer isso tudo com um golpe do Malhete?

    A Maonaria usa o ritual pelo mesmo motivo que um ator usa o script: para estar seguro que cada Oficial da Loja saiba, na certeza, o que tem para falar e fazer, e, muito importante, o que os demais Oficiais falaro e faro.

    O Ritual est enraizado na tradio da Maonaria. A repetio dos acontecimentos e das falas est em linha com a Natureza o surgimento e o pr do Sol o fluxo e refluxo das mars as mudanas das estaes do ano, etc.

    As repeties nos do a oportunidade de ver, mais e mais as belezas das nossas Cerimnias. possvel que, sem o uso do Ritual, a Maonaria Simblica, pararia de existir.

    Alm do mais, a maioria das pessoas no sabe ouvir. J foi dito que deveramos ter cursos de Escutatria, juntamente com os de Oratria.

    Nosso Irmo Srgio Marcondes da Loja Jacques de Molay deixa claro seu pensamento sobre o Ritual: ...como funo primordial na seqncia ritualstica. A manuteno da ordem e da disciplina. Afinal, quantos de ns no aprenderam mais a ouvir e falar no momento oportuno com a ritualstica nas Lojas? Aprendemos at a entrar com formalidades em alguns ambientes graas a nossa soberana ritualstica. Ela serve essencialmente para nos educar e tornar perenes as Instituies.

    Na Inglaterra, EUA, Nova Zelndia e Austrlia, o Ritual decorado, exigindo muito trabalho e fora de vontade dos Oficiais da Loja. Com isso, apesar de exigir mais sacrifcio, esse comportamento valoriza e dignifica um pouco mais as funes dos Oficiais.

    A prtica do uso do Ritual parece ser um instinto profundo enraizado na natureza humana. Desse modo, o Ritual est presente nas cerimnias religiosas, nas preces, e em outras cerimnias com as quais estamos acostumados no nosso dia-a dia, incluindo: Batismo, Casamento, Funeral, Jri e muitas outras.

    M.:I.:Alfrio Di Giaimo Neto CIM 196017