plano_ensino seminario tematico i 2012 desenhado.doc

7
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO I) IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: Seminário Temático I CENTRO: C.C.H.S. CURSO: Administração ANO LETIVO: 2012 SÉRIE: 1º. Ano DURAÇÃO: Semestral HORAS/AULA: SEMANAIS: 4 (quatro) C. HORÁRIA: 136 PROFESSOR: Tania Cristina Costa Calarge II) EMENTA: Integração de conteúdos relacionados aos princípios da Administração, Filosofia, Economia, Matemática Financeira. III) OBJETIVOS: O seminário temático trata-se de trabalho realizado pelos estudantes como resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo de cada semestre, impulsionando os acadêmicos a um processo de reflexão sobre questões ligadas à Administração. Os seminários temáticos são um dos elementos centrais do processo de acompanhamento e avaliação do estudante, servem de elemento motivador para o desenvolvimento de processos de pesquisa no cotidiano das práticas de Administração. Dentre seus objetivos ressalta-se: Importância do seminário temático enquanto atividade de pesquisa; Associação da atividade de pesquisa à aplicabilidade dos conteúdos do módulo em questão; Importância do seminário temático enquanto atividade dinamizadora do curso como um todo – e, desta forma, contemplando conteúdos anteriores e lançando questões construtivas para conteúdos seguintes; Interligação entre seminário temático e metodologia de pesquisa, questão encarada por todos como indissociável; Encadeamento das pesquisas para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); IV) PROGRAMA A. OBJETO DE ESTUDO Este primeiro Seminário Temático abrangerá um diagnóstico preliminar geral, que servirá para os Seminários seguintes. Nesse sentido o grupo de estudantes deve escolher uma região da cidade e descrever: As relações desenvolvidas pelas empresas/negócios e pessoas com o poder político municipal e estadual. Serviços públicos prestados na região, parcerias. Impostos arrecadados, fiscalização. Acesso às autoridades constituídas: judiciário, legislativo e executivo;

Upload: thiago-araujo

Post on 16-Nov-2015

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO

MINISTRIO DA EDUCAO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE ADMINISTRAOPLANO DE ENSINOI) IDENTIFICAO

DISCIPLINA: Seminrio Temtico I

CENTRO: C.C.H.S.

CURSO: Administrao ANO LETIVO: 2012 SRIE: 1. Ano DURAO: Semestral HORAS/AULA: SEMANAIS: 4 (quatro) C. HORRIA: 136 PROFESSOR: Tania Cristina Costa CalargeII) EMENTA:

Integrao de contedos relacionados aos princpios da Administrao, Filosofia, Economia, Matemtica Financeira.III) OBJETIVOS:O seminrio temtico trata-se de trabalho realizado pelos estudantes como resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo de cada semestre, impulsionando os acadmicos a um processo de reflexo sobre questes ligadas Administrao.

Os seminrios temticos so um dos elementos centrais do processo de acompanhamento e avaliao do estudante, servem de elemento motivador para o desenvolvimento de processos de pesquisa no cotidiano das prticas de Administrao.

Dentre seus objetivos ressalta-se:

Importncia do seminrio temtico enquanto atividade de pesquisa;

Associao da atividade de pesquisa aplicabilidade dos contedos do mdulo em questo;

Importncia do seminrio temtico enquanto atividade dinamizadora do curso como um todo e, desta forma, contemplando contedos anteriores e lanando questes construtivas para contedos seguintes;

Interligao entre seminrio temtico e metodologia de pesquisa, questo encarada por todos como indissocivel;

Encadeamento das pesquisas para a construo do Trabalho de Concluso de Curso (TCC);

IV) PROGRAMA A. Objeto de estudoEste primeiro Seminrio Temtico abranger um diagnstico preliminar geral, que servir para os Seminrios seguintes. Nesse sentido o grupo de estudantes deve escolher uma regio da cidade e descrever:

As relaes desenvolvidas pelas empresas/negcios e pessoas com o poder poltico municipal e estadual. Servios pblicos prestados na regio, parcerias. Impostos arrecadados, fiscalizao. Acesso s autoridades constitudas: judicirio, legislativo e executivo;

Os tipos de empresas/negcios existentes (ramo de atividade, tecnologia utilizada, qualificao dos funcionrios, abrangncia de atuao).

A organizao social da comunidade em estudo: classes de renda, associao de moradores, religio, sindicatos.B. Procedimentos metodolgicosMetodologia de pesquisa de trabalhos acadmicos

Caracterizao geral da regio abranger as seguintes dimenses:

Populao total e estratificada e nmero de residncias

Indicadores econmicos

Indicadores sociais

Diagnstico do Primeiro Setor (Estado)

Descrever as relaes desenvolvidas pelas empresas/negcios e pessoas com o poder poltico municipal e estadual

Servios pblicos prestados na regio (educao, sade, habitao, assistncia social etc.), parcerias.

Impostos arrecadados

Fiscalizao (ambiental, construes, impostos)

Acesso s autoridades constitudas: judicirio, legislativo e executivo.

Diagnstico do Segundo Setor (Mercado)Descrever os tipos de empresas/ negcios existentes:

Ramo de atividade.

Tecnologia utilizada.

Qualificao dos funcionrios.

Abrangncia geogrfica de atuao.

Diagnstico do Terceiro Setor (Organizaes da Sociedade Civil Organizada)Descrever a organizao social da comunidade em estudo abrangendo:

Associao de moradores

Templos religiosos,

Sindicatos.

Outras organizaes no governamentais (ONG)C. Produto final

C.1 - Caracterizao geral da regio Populao ou nmero de residncias

IBGE (www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php)

PNUD (www.pnud.org.br/atlas/instalacao/index.php)

Secretaria Municipal de Finanas cadastro do IPTU

SISGRAN

Posio geogrfica do municpio e regio

IBGE-Geociencias-rea territorial Oficial (www.ibge.gov.br)

Indicadores socioeconmicos

PNUD (http://www.pnud.org.br/rdh/)

SISGRAN (www.pmcg.ms.gov.br/sisgran)

Secretarias estadual e municipal de planejamentoC.2 Relaes desenvolvidas pelas empresas/negcios e pessoas com o poder poltico municipal e estadual Servios pblicos prestados na regio (educao, sade, habitao, assistncia social etc.), parcerias com organizaes do 3 setor.

Levantar in loco o nmero de escolas estaduais, municipais e privadas que abrange sua regio, conforme o caso, bem como: caractersticas da escola, nmero de estudantes e numero e qualificao dos professores por srie, caractersticas da biblioteca, rea de esporte/lazer etc.

Levantar na Secretaria Municipal de Sade: centros de sade, hospitais, programas de sade (Programa de Sade da Famlia-PSF, Planejamento Familiar, DST/AIDS etc.) que abrange sua regio.

Levantar na Prefeitura Municipal os conjuntos habitacionais implantados ou a implantar pelo poder pblico: quantidade de unidades e nmero de moradores.

Levantar na Prefeitura Municipal: programas de transferncia de renda, tais como Bolsa Famlia, PET, Agricultura familiar etc.: nmero de pessoas atendidas, volume do benefcio.

Transporte Coletivo Urbano e Escolar

Levantar na AGETRAN: linhas de transporte coletivo e transporte escolar urbano e rural.

Impostos arrecadados

Levantar as transferncias federais e estaduais e os impostos e contribuies municipais com base nos balancetes e no oramento do municpio.

IBGE (www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php)

Secretarias estadual e municipal de planejamento.

Ministrio da fazenda (www.stn.fazenda.gov.br/gfm)

Consultar tambm o IBAM (http://www.ibam.org.br)

Fiscalizao

Ambiental: levantar na web ou no Ibama local, no rgo estadual de controle ambiental e no rgo municipal de meio ambiente as informaes sobre fiscalizao.

Construes: levantar na Prefeitura Municipal e no CREA a prtica da fiscalizao (Alvar e Habite-se).

Impostos: levantar a prtica atual de fiscalizao da Prefeitura (IPTU, ISSQN, ITR) e da Agncia da Secretaria Estadual da Fazenda-AGENFA (ICMS).

Acesso s autoridades constitudas: judicirio, legislativo e executivo.

Cmara Municipal: verificar o funcionamento das comisses permanentes e a prtica de Audincias Pblicas.

Prefeitura: oramento participativo, Conselhos Municipais (Sade, Educao, Tutelar, Meio Ambiente, etc.).

Ministrio Pblico Estadual: analisar as atuaes de promotorias especficas (Meio Ambiente, Patrimnio Pblico, Criana e Adolescente etc.) e a participao do MPE em Conselhos e outras atividades comunitrias.

C.3 - Tipos de empresas/ negcios existentes Ramos de atividade: descrever os ramos de atividades existentes na regio objeto da pesquisa (panificao, oficina mecnica, aougue, loja de confeco, serralheria, mercado, salo de beleza etc.):

Levantamento das principais atividades/empresas in loco, quadra a quadra.

Tecnologia utilizada: descrever as tecnologias principais adotadas pelos negcios pesquisados. Exemplos:

Padaria: forno a lenha, eltrico; balco/gndola refrigerado.

Supermercado/Mercadinho: caixas (check-out), balco/gndola refrigerado, cmara frigorfica, diviso dos produtos por seo.

Serralheria: tornos mecnicos, eletrnicos, sistemas informatizados, fresadores.

Salo de beleza: estufa/autoclave de esterilizao, equipamentos de bronzeamento e de massagem.

Varejo de produtos agropecurios: cmara refrigerada, layout da loja (exposio dos produtos), sistemas informatizados, pessoal especializado.

Varejo de roupa/calado: layout da loja (exposio dos produtos), vitrinas externas, provadores, iluminao, decorao.

Qualificao dos funcionrios: descrever a qualificao das categorias principais identificadas nos diversos negcios pesquisados:

Padeiro, Cabeleireira, Aougueiro, Mecnico, Vendedor: escolaridade, curso tcnico na rea, experincia.

Caixa: escolaridade, curso de informtica, outros cursos, experincia.

Auxiliar de escritrio: escolaridade, cursos de informtica, departamento de pessoal, atendimento.

Abrangncia de atuao: descrever a rea de abrangncia geogrfica do negcio

Comunitrio: restrito regio e regies contguas

Local: restrito cidade

Regional: abrangendo outros municpios.

C.4 - Organizao social da comunidade Classes de renda: caracterizar as classes de renda predominantes na regio, com base na renda ou na posse de bens:

Critrio Brasil (http://www.abep.org/codigosguias/ABEP_CCEB.pdf)

SISGRAN

Associao: levantar in loco as associaes existentes na regio (moradores, pais e mestres, clube de mes, melhor idade etc.):

Finalidade/misso

Forma de constituio e ano de fundao

Forma de escolha da diretoria

Atribuies

Instalaes: quantidade, tamanho etc.

Aes desenvolvidas nos ltimos 3 anos

Origens dos recursos financeiros

ONGs: levantar in loco as organizaes no governamentais existentes na regio (ambientais, para portadores de deficincia, para idosos etc.):

Finalidade

Forma de constituio e ano de fundao

Critrio de escolha da diretoria

Atribuies

Origem dos recursos financeiros

Instalaes: quantidade, tamanho etc.

Aes desenvolvidas nos ltimos 3 anos

Templos religiosos: levantar in loco as igrejas existentes na regio:

Doutrina religiosa (catlica, evanglica, protestante, esprita, budista, mulumana e outras).

Nmero de membros permanentes

Servios oferecidos (missa, culto, casamento, batizado, escola de microinformtica, curso para noivo, ensino fundamental e mdio, retiros espirituais etc.)

Aes desenvolvidas nos ltimos 3 anos

Sindicatos: levantar in loco os sindicatos existentes na regio (de trabalhadores ou patronais):

Categoria profissional (trabalhadores rurais, trabalhadores no comrcio, panificadores etc.)

Forma de constituio e ano de fundao

Critrios de escolha da diretoria

Origem dos recursos financeiros

Instalaes: quantidade, tamanho etc

Aes desenvolvidas nos ltimos 3 anosCRONOGRAMA DE ATIVIDADES:Produtos a serem entreguesDescrioEncontrosPesos (%)

Apresentao da disciplina e do docente10/11

Aula sobre Metodologia de Pesquisa24/11

Aula sobre Metodologia de Pesquisa01/12

P1Caracterizao geral da regio e apresentaes parciais08/1220

Atendimento aos grupos agendados15/12

Atendimento aos grupos agendados22/12

P2Relaes desenvolvidas pelas empresas/negcios e pessoas com o poder poltico municipal e estadual e Tipos de empresas e negcios existentes e apresentaes parciais12/0120

Atendimento aos grupos agendados12/01

Atendimento aos grupos agendados26/01

P3Organizao social da comunidade e apresentaes parciais02/0220

Atendimento aos grupos agendados16/02

Atendimento aos grupos agendados23/02

P4Entrega do relatrio final corrigido e apresentaes02/0340

Apresentaes09/03

Prova SubstitutivaAvaliao escrita sobre tema tratado16/03

V) METODOLOGIA: Sero realizados encontros semanais com os alunos para orientao sobre o desenvolvimento do trabalho, atravs da plataforma de ensino ou presencialmente. previsto tambm aulas explicativas sobre a construo metodolgica do Seminrio.

Sero realizados seminrios com apresentaes dos grupos de alunos seguidos de debates; os estudos de casos iro viabilizar noes prticas; cada aluno dever atualizar-se sobre o contedo da disciplina atravs de leituras da bibliografia apresentada; ainda devero proceder a leitura e compreenso dos textos buscando sempre o desenvolvimento dos contedos desenvolvidos em sala de aula.

VI) BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia Bsica

MAXIMIANO, A. C. A.. Introduo administrao. So Paulo: Atlas, 2004.CASTRO, A. B.; LESSA, C. Introduo economia. 37. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2002.

ASSAF NETO, A. Matemtica financeira e suas aplicaes. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

Bibliografia Complementar

MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria geral da administrao. So Paulo: Thomson Pioneira, 2006.

VASCONCELLOS, M.A.S.; GARCIA, M.E. Fundamentos de economia. So Paulo: Saraiva, 2002.

SOUZA, H. de; RODRIGUES, C. tica e cidadania. So Paulo: Moderna, 2002.

LEONE, G. S. G. Custos: planejamento, implantao e controle. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000.

Professor: Tania Cristina Costa Calarge __________________________[Assinatura]Aprovao:

Conselho de Dept: ___________________________ Colegiado de Curso: ___________________________

Em ____/____/ Em ____/____/

VII) AVALIAO:

(RESOLUO N 214, de 17 de dezembro de 2009 - Conselho de Ensino de Graduao Art. 51 Paragraf. 4)

MA= Mdia de Aproveitamento + P1*0,2+P2*0,2+P3*0,2+P4*0,4

P1 = 20%

P2 = 20%

P3 = 20%

P4 = 40%