plano estratégico para cascais - por isabel magalhães

2
Por um Plano Estratégico para Cascais por Isabel Magalhães Vivemos uma época em que o descrédito das instituições partidárias, as enormes dificuldades económicas, a ausência de valores e referências e a consequente desagregação social impõem reformas a todos os níveis. Temos de começar pelo que nos está próximo: pela nossa atitude, pela nossa família, pelos nossos vizinhos, pela nossa Terra. Temos de reencontrar a nossa identidade pessoal e colectiva! Nesse sentido o SerCascais – Movimento Independente propõe para Cascais um Plano Estratégico que tenha em consideração a sua coesão económica, social e cultural, assente nas seguintes medidas prioritárias: 1. Criar um novo modelo de Ordenamento do Território, tendo por base a centenária vocação do Concelho – Turismo - que contenha a expansão urbana, apresente propostas de requalificação do interior do Concelho e de salvaguarda e recuperação do património cultural, natural e ambiental e estabelecer novos instrumentos (normas, competências, etc.) de gestão urbana que permitam a rectificação e humanização do actual desenho urbano e integre um Plano de Salvaguarda e desenvolvimento das áreas passíveis de integração em estrutura ecológica, interesse arqueológico, histórico ou cultural. 2. Mudar a Forma de Governar, definindo claramente os objectivos, implementando estruturas e recorrendo a mecanismos (mais delegação de poderes nas Freguesias, referendos e efectiva participação pública) de aproximação dos eleitores aos eleitos e de transparência, fazendo uma gestão “doméstica” e honesta que permita uma contenção das despesas supérfluas e duplicadas, fazendo da Autarquia, não um entrave ao investimento mas a impulsionadora do investimento, protectora dos mais desfavorecidos e fomentadora da criação de empregos no Concelho.

Upload: tow-portugal

Post on 18-Dec-2014

284 views

Category:

News & Politics


1 download

DESCRIPTION

Isabel Magalhães, líder do Movimento SerCascais e candidata independente à Presidência da Câmara Municipal de Cascais, defende um plano estratégico que garanta um crescimento sustentado para Cascais.

TRANSCRIPT

Page 1: Plano Estratégico para Cascais - por Isabel Magalhães

Por um Plano Estratégico para Cascais

por Isabel Magalhães

Vivemos uma época em que o descrédito das instituições partidárias, as enormes dificuldades económicas, a ausência de valores e referências e a consequente desagregação social impõem reformas a todos os níveis.

Temos de começar pelo que nos está próximo: pela nossa atitude, pela nossa família, pelos nossos vizinhos, pela nossa Terra.

Temos de reencontrar a nossa identidade pessoal e colectiva!

Nesse sentido o SerCascais – Movimento Independente propõe para Cascais um Plano Estratégico que tenha em consideração a sua coesão económica, social e cultural, assente nas seguintes medidas prioritárias:

1. Criar um novo modelo de Ordenamento do Território, tendo por base a centenária vocação do Concelho – Turismo - que contenha a expansão urbana, apresente propostas de requalificação do interior do Concelho e de salvaguarda e recuperação do património cultural, natural e ambiental e estabelecer novos instrumentos (normas, competências, etc.) de gestão urbana que permitam a rectificação e humanização do actual desenho urbano e integre um Plano de Salvaguarda e desenvolvimento das áreas passíveis de integração em estrutura ecológica, interesse arqueológico, histórico ou cultural.

2. Mudar a Forma de Governar, definindo claramente os objectivos, implementando estruturas e recorrendo a mecanismos (mais delegação de poderes nas Freguesias, referendos e efectiva participação pública) de aproximação dos eleitores aos eleitos e de transparência, fazendo uma gestão “doméstica” e honesta que permita uma contenção das despesas supérfluas e duplicadas, fazendo da Autarquia, não um entrave ao investimento mas a impulsionadora do investimento, protectora dos mais desfavorecidos e fomentadora da criação de empregos no Concelho.

Page 2: Plano Estratégico para Cascais - por Isabel Magalhães

3. Melhorar os Espaços Públicos a Segurança e a Mobilidade, dotando o Concelho de parques públicos que permitam locais de lazer e encontros inter-geracionais, humanizar o espaço, melhorando o seu aspecto, limpeza, acessibilidade e atractibilidade, intervindo a nível da segurança dos bairros, criando uma nova cultura de mobilidade, alargando a rede pedonal ciclável e a intermodalidade, dotando o Concelho d transportes públicos que sirvam as efectivas necessidades e aproximem o litoral do interior.

4. Defender o Ambiente e a Eficiência Energética, criando mecanismos de prevenção na produção de resíduos e diminuição da pegada hídrica, monitorizar a qualidade do ar e das águas, impedir construções clandestinas, depósitos de lixo e entulho, apostar nas energias renováveis e na poupança energética, criação de um Plano Municipal Integrado para a festão da água.

5. Melhorar a Economia, promovendo acções de formação na área das Pescas, Comércio, Agricultura e pequena indústria, incrementando as actividades económicas ligadas à reparação de activos de toda a natureza (domésticos, comunitários, de transportes, etc.), incentivar o aproveitamento dos termos para a agricultura, promover e apoiar o empreendedorismo e a criação de emprego, incentivar a implementação, no interior do Concelho, de Projectos Âncora (por ex: cidade do cinema, parques temáticos, etc.), atrair empresas ligadas às novas tecnologias e e incentivar a criação de empregos on-line, impulsionar o Turismo de excelência, nas áreas do lazer, negócios, saúde e natureza.

6. Melhor Sociedade, fomentando em cada bairro a autonomia do quotidiano de cada família, promover as relações inter-geracionais, promover o voluntariado e a responsabilidade social, incentivar a cooperação entre todas as instituições (sociais, desportivas e culturais), criando uma rede que potencie a utilização dos recursos já existentes, a elevação do nível técnico, a eficiência Social e a diversificação das actividades, criar um Plano de Emergência para resolução

dos problemas sociais na área da habitação e da fome.

Porque só assim vale a pena SerCascais!

Isabel Magalhães