plano de recuperação semestral 1º semestre 2016 · mundial dos anos 1990 e inícios do século...

10
Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 2º ANO Professores: Carboni, David e Pavani Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos a serem desenvolvidos no próximo semestre. Matéria a ser estudada (conteúdo): Apostila Volume Capítulo Págs Assunto adaptação 11 completo O mundo entre o pós-guerra e o fim da velha ordem adaptação 12 completo Desenvolvimento mundial adaptação 13 completo Mundo ex-socialista e países em desenvolvimento adaptação 14 completo Conflitos mundiais Como estudar (estratégia): O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeo-aulas dos assuntos indicados. Avaliação: O conteúdo descrito acima será avaliado por meio de: 1 PROVA com10(dez) questões dissertativas (valor: 8,0) 1 LISTA DE EXERCÍCIOS (valor: 2,0); Como e quando entregar a lista de exercícios: A lista de exercício deverá ser feita em folha de fichário e identificada com nome, número, série, matéria e professor. Deverá ser entregue para a orientadora da sua unidade até o dia 02/08/2016. LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR Texto para as próximas três questões: Há expectativas quanto ao desempenho atípico dos países emergentes na situação de crise que a economia mundial vem enfrentando.

Upload: vothien

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 2º ANO

Professores: Carboni, David e Pavani Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos a serem desenvolvidos no próximo semestre.

Matéria a ser estudada (conteúdo):

Apostila Volume Capítulo Págs Assunto

adaptação 11 completo O mundo entre o pós-guerra e o fim da

velha ordem

adaptação 12 completo Desenvolvimento mundial

adaptação 13 completo Mundo ex-socialista e países em

desenvolvimento

adaptação 14 completo Conflitos mundiais

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeo-aulas dos assuntos indicados.

Avaliação:

O conteúdo descrito acima será avaliado por meio de:

1 PROVA com10(dez) questões dissertativas (valor: 8,0)

1 LISTA DE EXERCÍCIOS (valor: 2,0);

Como e quando entregar a lista de exercícios:

A lista de exercício deverá ser feita em folha de fichário e identificada com nome, número, série, matéria e professor.

Deverá ser entregue para a orientadora da sua unidade até o dia 02/08/2016.

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR

Texto para as próximas três questões: Há expectativas quanto ao desempenho atípico dos países emergentes na situação de crise que a economia mundial vem enfrentando.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Esse fato, por si, já se constitui em novidade, pois essa categoria de países – os emergentes – nem sequer foi contemplada quando, ao final da Guerra Fria, se propôs a substituição da divisão do mundo em países de Primeiro, Segundo e Terceiro mundos pela divisão em países Centrais, Semiperiféricos e Periféricos. As características demográficas das populações dos países denominados emergentes já foram interpretadas como obstáculos ao desenvolvimento de suas economias. Hoje, essas características demográficas são consideradas vantagens em relação aos países desenvolvidos da Europa mais duramente atingidos pela queda do poder de compra do mercado internacional. 01. CITE dois países que, como o Brasil, compõem o grupo dos emergentes. IDENTIFIQUE o continente em que cada um deles está localizado. 02. RESPONDA: Em que categoria de países se incluem os emergentes: Centrais, Semiperiféricos ou Periféricos? APRESENTE duas razões que justificam sua resposta. 03. CITE uma característica demográfica de populações dos países emergentes que esteja se constituindo em vantagem para os mesmos. EXPLIQUE como se dá o impacto dessa característica sobre a economia. 04. Em 1989, foi derrubado o Muro de Berlim após quase três décadas de existência. Nesse momento, ocorreram comemorações em diversas partes do Planeta por se acreditar que uma Era de Paz Mundial estava se iniciando. Observe as imagens a seguir.

O Muro de Berlim foi construído durante o período da Guerra Fria. Mencione e explique uma característica desse período da geopolítica mundial. 05. Após a segunda guerra mundial, o mundo se organizou em dois grandes blocos políticos que, opondo-se um ao outro, geraram um permanente quadro de conflitos denominado Guerra Fria, que persistiu até o início da década de 1990. Explique o ordenamento geopolítico do mundo naquele período, caracterizando as diferenças entre tais blocos econômicos, bem como os eventos que conduziram ao seu fim. 06. A ordem geopolítica mundial que prevaleceu de 1945 até 1991 foi bipolar, marcada pela oposição

entre as duas superpotências e pela disputa entre o capitalismo e o socialismo real. Já a nova ordem

mundial dos anos 1990 e inícios do século XXI é vista por alguns como monopolar e por outros como

multipolar.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

a) Defina o que é uma ordem mundial.

b) Explique quais seriam os argumentos utilizados pelos que dizem que a nova ordem é monopolar e

pelos que afirmam que ela é multipolar.

Texto para as próximas três questões Com a globalização, ampliaram-se os horizontes geográficos e os incentivos das multinacionais para segmentar suas cadeias produtivas e redistribuir a localização de suas fábricas em diversos países. As etapas de produção que agregam menos valor a um produto podem ser transferidas para países onde os salários são mais baixos, enquanto as etapas que agregam mais valor permanecem em países com níveis salariais mais altos. O Brasil, porém, não tem se beneficiado dessa tendência. Enfrentamos, ao contrário, uma ameaça concreta de desindustrialização.

Adaptado de GUEDES, P. “Olho nos banqueiros e nos políticos!” Revista Época, 09 abr. 2012. 07. Caracterize o que é globalização. 08. Indique dois países que, nas últimas décadas, vêm se destacando como destino de investimentos industriais. 09. Explique por que a ascensão desses países põe o Brasil sob o risco de uma desindustrialização. Texto para as próximas três questões:

"A ordem econômica neoliberal tem sido alardeada, nos últimos 25 anos, como a porta de entrada para

uma nova era de prosperidade sem precedentes. O Consenso de Washington (1989) forneceu o

resumo mais conhecido das estratégias desse projeto."

Relatório da CEPAL, "Globalização e Desenvolvimento", 2002.

10. Defina neoliberalismo.

11. Indique duas estratégias do projeto neoliberal, aplicadas no Brasil.

13. Apresente duas críticas à aplicação de projetos neoliberais.

14. Nestes tempos de globalização econômica, a China chama a atenção do mundo em função do seu

imenso mercado consumidor e de um sistema político-econômico peculiar, denominado por alguns

estudiosos "socialismo de mercado".

Justifique a utilização do termo "socialismo de mercado" para definir a situação chinesa.

15. Mais de uma década atrás, sob o governo de George W. Bush e o pretexto da “guerra ao terror”, os Estados Unidos ocuparam o Iraque. Há pouco, em Mossul, no norte de um país ensanguentado, os terroristas do Isis fincaram a bandeira de um califado jihadista.

Boletim Mundo: Geografia e Política Internacional, agosto de 2014. a) Em que contexto foi desencadeada a “guerra ao terror” mencionada no texto? b) Apresente pelo menos um fator responsável pela atual situação de instabilidade política no Iraque e que o tenha transformado em “um país ensanguentado”.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

16. Quais regiões são atualmente dominadas pelo Estado Islâmico? Em que países se localizam? 17. Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, a) aponte duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica. Explique. b) identifique e caracterize o conjunto de centros de inovação tecnológica destacado na porção sudoeste dos Estados Unidos. Texto para as próximas duas questões

China é vista como a principal economia mundial A China já é percebida em grande parte do mundo como a principal economia mundial, embora na realidade seja a segunda, atrás dos Estados Unidos. Segundo pesquisa de opinião publicada pela imprensa chinesa, na qual foram ouvidas por telefone mais de 26 mil pessoas de 21 países, 41% disseram que a China é a maior potência econômica mundial, enquanto 40% acreditam que são os Estados Unidos. A tendência a favor dessa imagem da China é especialmente forte na Europa, onde 58% dos britânicos têm essa percepção. Com elevadas taxas de crescimento em seu Produto Interno Bruto nos últimos anos, a China confirma sua posição de destaque nos cenários político e econômico mundiais.

Adaptado de <www1.folha.uol.com>, 14/06/2012. 18. Indique dois fatores que impulsionaram esse grande avanço da economia chinesa. 19. Explique o que são as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) chinesas. Texto para as próximas duas questões

Os 10 países mais robotizados do mundo Japão desponta como a nação com maior mão de obra robótica; o desafio do Brasil é investir nos próximos anos em modernização para elevar a competitividade no mercado global.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Revista EXAME.com, de 24 de janeiro de 2012.

O título da reportagem indica que o desafio do Brasil (que ocupava, no período, o 37º lugar no ranking de países mais robotizados) é investir em „modernização‟ para aumentar a sua competitividade no mercado global. 20. Explique como o aumento da produtividade dos países mais robotizados possibilita o seu crescimento econômico. 21. Comparativamente com os países mais bem colocados no ranking, explique como essa „modernização‟ no Brasil encontra gargalos sociais e infraestruturais? 22. Os aspectos socioeconômicos são uma das formas utilizadas, atualmente, para a regionalização do planeta, embora seja uma maneira bastante genérica e simplificada. Através desses aspectos divide-se o mundo em Norte e Sul. Analise os dados contidos na tabela.

Países (dados de

2004)

População total

(milhões)

População Urbana (% do total)

Mortalidade infantil (até 1 ano, por mil

nascidos vivos)

Expectativa de vida ao nascer (em

anos)

População urbana

com acesso à

água potável

(em %)

Produto interno

bruto per

capita (poder real de

compra – US$)

Índice de Desenvolvimento

Humano (IDH)

México 103,0 76 23 75 91 7.298 0,821

Níger 12,1 17 108 43 46 278 0,311

Suécia 9,9 83 3 81 100 39.658 0,951

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Argentina 38,5 90 16 75 79 4.512 0,863

Holanda 16,3 90 4 79 100 38.333 0,947

Índia 1.103,1 28 58 64 86 714 0,500

Japão 127,5 79 3 82 100 35.787 0,949

Canadá 32,2 81 5 80 100 35.064 0,950

Brasil 184,1 84 18 72 89 4.297 0,792

Venezuela 26,5 88 17 74 83 5.026 0,784

Chile 16,2 87 8 78 95 7.040 0,859

(Dan Smith. Atlas da situação mundial. “Um levantamento único dos eventos correntes e das tendências

globais”. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.) (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, 2006.)

Indique o país que melhor representa o Norte e aquele que melhor representa o Sul. Justifique a sua resposta, utilizando os aspectos socioeconômicos da tabela. 23. O cálculo do IDH é obtido a partir da média de três indicadores para medir o bem-estar. Que indicadores são esses? 24. Antes do IDH, utilizava-se apenas o cálculo da renda per capita para avaliação do bem-estar das populações. Por que o cálculo da renda per capita não representa a real situação social de uma nação? 25. Explique a diferença entre desenvolvimento e crescimento econômico. 26. Como funciona o Coeficiente de Gini 27. Explique o que é Divisão Internacional do Trabalho.

28. Diferencie os sistemas político-econômicos do Capitalismo e Socialismo quanto à:

a) economia.

b) propriedade dos meios de produção.

c) partidos políticos.

29. A Colômbia apresenta um histórico de violência, com forte presença do crime organizado. Além do

narcotráfico existem grupos guerrilheiros e grupos paramilitares. Entre os grupos guerrilheiros ressalta-

se as FARCs (Forças Armadas Revolucionárias), que se confronta com o exército e a polícia e outros

grupos paramilitares.

a) Qual a relação da guerrilha com o narcotráfico?

b) O que é um grupo paramilitar?

Texto para as próximas duas questões Na última década, o saldo comercial brasileiro vem crescendo fortemente, mas de forma bastante diferenciada segundo cada grupo de países com os quais o Brasil faz comércio. Em relação ao G7, que

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

é o grupo dos países mais desenvolvidos do mundo, o Brasil tem acumulado fortes deficits comerciais por conta da importação de bens industrializados. Por outro lado, o país vem acumulando superavits cada vez maiores no comércio com países emergentes, tais como a China e a Rússia, que importam do Brasil produtos agrícolas, carne e minérios. Nesse sentido, a pauta exportadora brasileira tem se direcionado para os produtos básicos. 30. Explique o conceito de subdesenvolvimento. 31. Avalie as mudanças ocorridas na pauta exportadora brasileira com base no conceito de subdesenvolvimento. 32. "Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois países. Em vez da

Índia e Rússia, estão Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os 'novos BRICS?'".

("Folha de São Paulo". Sérgio Dávila, Brasil rural desponta entre novos BRICs., 23/09/07, p. C3)

O acrônimo BRICS se forma pela junção da primeira letra dos nomes de um grupo específico de países.

Quais são esses países e qual a similaridade que esses países apresentam?

33. Na tabela, estão apresentados os percentuais da população brasileira ocupada por atividade econômica em 2009.

Atividade econômica Norte Nordeste Sudeste Sul Centro- Oeste

Brasil

Agricultura 20,2 29,6 8,8 17,5 15,1 17,0

Indústria 11,5 9,3 17,5 18,6 11,8 14,7

Construção 8,1 6,9 7,8 6,8 8,2 7,4

Comércio 19,1 17,0 17,9 17,9 18,4 17,8

Serviços e outros 41,1 37,2 48,0 39,2 46,5 43,1

Fonte: IBGE De acordo com os dados, 60,9% da população brasileira encontram-se no setor terciário, percentual semelhante ao dos países desenvolvidos. a) Estabeleça a diferença qualitativa existente, neste caso, entre o contexto brasileiro e o dos países desenvolvidos. b) Identifique, também, a região brasileira com maior percentual de população ocupada no setor primário e justifique essa situação. Texto para as próximas três questões: Nos anos 1990, foi retomado o incentivo específico à indústria automotiva, tendo como foco a descentralização geográfica. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2012 havia 53 fábricas em 9 Estados. Estas fábricas pertencem a 26 empresas que fabricam automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus (9 produzem carros de passeio). Com 3,3 milhões de unidades produzidas, o Brasil é o sexto maior produtor do mundo.

(Adaptado de Fatia da indústria automobilística no PIB cresce 45,6% em 11 anos, em http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral. Acessado em 05/05/2013.)

A partir dos anos 1990, a distribuição geográfica da indústria automotiva no Brasil desencadeou uma forte tensão nas relações entre Estado, mercado, sociedade e território, que ficou conhecida como “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares”. 34. Explique o que é a guerra fiscal ou dos lugares.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

35. Explique o que vem a ser o processo de desconcentração industrial. 36. Explique o que vem a ser o processo de desindustrialização. 37.

Considerando os Blocos Econômicos, a União Europeia (27 países em 2011) permanece como relevante importador de mercadorias brasileiras. Considerando os países individualmente, a China vem se destacando, desde 2009, como o principal destino das exportações brasileiras: em 2005 era o terceiro importador brasileiro, atrás da Alemanha (1º) e dos EUA (2º). Outro destaque importante das relações comerciais do Brasil é a Argentina: nos últimos dez anos, o valor das exportações para esse país saltou de US$ 5 bilhões para US$ 23 bilhões. a) Quais são os principais produtos que o Brasil exporta para a China? b) Fator Agregado é um conceito que agrupa os produtos exportados em três categorias: básicos, semimanufaturados e manufaturados. Considerando o Fator Agregado, qual é a categoria de produtos que o Brasil mais exporta para a Argentina e que contexto institucional tem permitido avançar numa melhor integração com os vizinhos brasileiros da América do Sul? 38. A região da Caxemira ocupa um vale fértil habitado principalmente por mulçumanos. Desde 1947,

quando o Paquistão e a Índia conquistaram a independência da Inglaterra, ocorrem guerras envolvendo

a disputa pela Caxemira.

A respeito da temática abordada, responda:

a) Por que esta disputa territorial tem preocupado o mundo?

b) Para os países diretamente envolvidos no conflito, qual a importância estratégica da região da

Caxemira?

39. Em que consiste a chamada "questão palestina" no Oriente Médio?

40. Para muitos analistas, a relação mais odiosa do mundo árabe-islâmico com os Estados Unidos

originou-se bem menos na criação do Estado de Israel, e bem mais na Guerra dos Seis Dias em 1967,

quando Israel ocupou os territórios palestinos da Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental (a

região mais delicada sob o aspecto histórico-religioso tanto para muçulmanos, como para judeus e

cristãos), além das colinas de Golã da Síria e da península do Sinai do Egito.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

a) Em que contexto foi criado o Estado de Israel?

b) Com base em seus conhecimentos e nos mapas, indique a principal característica da política externa

israelense e sua relação com os recentes conflitos árabe-israelenses.

41.

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

"A partir da Conferência [de Berlim, em 1885], a corrida ao continente africano foi acelerada, num gesto

inequívoco de violência geográfica por meio da qual quase todo o espaço recortado ganhou um mapa

para ser explorado e submetido a controle. A demarcação das fronteiras prosseguiu, estendendo-se até

depois da Primeira Grande Guerra".

Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro Edições, 2005.

O mapa e o texto tratam do expansionismo europeu na África e da partilha do continente. Relacione:

a) O expansionismo europeu no século XIX e seus objetivos na colonização da África.

b) A forma como se deu a divisão da África e sua ligação com problemas étnicos e nacionais que o continente enfrenta atualmente.