plano de governo

8

Click here to load reader

Upload: ptitapecerica

Post on 05-Jun-2015

618 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de governo

Município de Itapecerica

PT

Uma proposta de inclusão de Itapecerica no processo de desenvolvimento do Brasil atual.

Para começar, o PT faz uma análise rápida sobre algumas razões das dificuldades de Itapecerica em

conseguir acompanhar o crescimento que coloca o Brasil como potência emergente mundial.

Historia antiga

Itapecerica é um Município antigo, sendo o décimo criado em Minas Gerais. A aldeia / povoado apareceu na medida em que as entradas e bandeiras descobriram a existência de ouro na localidade que denominaram Conquista de Campo Grande da Picada de Goiás, no ano de 1733. Foram determinantes na história da evolução da Vila três fatores: o ouro, a religiosidade e o ensino. Um perfeito cenário para surgimento de uma cidade COLONIAL, portanto.

Historia recente O Brasil vem mudando nos últimos anos. Na ultima década foram abertas grandes oportunidades nos diversos setores da economia. O crescimento chegou bem perto de nós, mas não nos alcançou. Cláudio, Nova Serrana, São Sebastião do Oeste, Santo Antonio do Monte, para ficarmos somente na região Centro Oeste de nosso estado, experimentaram um crescimento acentuado e sensível. E foi assim, de um modo, geral nas demais cidades e regiões do Brasil. Porém não chegou a Itapecerica. 1º - O PT entende que o governo tem de ser um instrumento facilitador do desenvolvimento sustentável e que tenha comprometimento com a sociedade. Os oito anos de governo LULA, com continuidade do Governo Dilma transformaram o Brasil. Para o PT, quem promove a mudança social e econômica de uma comunidade é a propria comunidade, deixando claro que o governo facilita e não dificulta como tem ocorrido historicamente em nossa cidade. Em nossa administração o principal ator e agente da história é o próprio cidadão e é ele que tem a solução para os seus problemas. Vamos ouvir as suas demandas caso a caso. 2º - Para o PT, os últimos governos de Itapecerica foram elementos que a deixaram estagnada. A cidade sofreu e sofre com uma paralisia total nas suas administrações e com alguns setores regredindo, inclusive. A administração anterior vem com uma proposta irônica e cruel com a volta ao seu populista, centralizador, demagógico, revanchista, perseguidor e o modelo atual, que representa a outra alternativa de gestão, não resultou em nenhum avanço tendemos a repetir os desacerto dos últimos quatro anos passados. Ou seja, uma mudança para ficar igual ou um retorno do que não obteve êxito. Nos últimos doze anos, Itapecerica não cresceu, foram executados sucessivos programas de gestão obsoletos, inoperantes e arcaicos totalmente fora do contexto do Brasil, que se transforma rapidamente em uma nova sociedade produtora que vem despontando como uma nova e pujante economia emergente. Segundo dados da Fundação João Pinheiro Itapecerica não investiu nos últimos seis anos em nenhuma obra sequer que tenha sido de interesse público. Em contrapartida, observamos que o custeio da máquina pública cresceu desordenadamente. O governo chega ao fim sem conseguir cumprir os compromissos assumidos.

Page 2: Plano de governo

As contratações somente ocorrem através de recursos vinculados ao Governo Estadual e, principalmente pelo Federal. Os setores de bens e de serviços sofrem com esta paralisia. O município mostra-se incapaz de alocar qualquer contrapartida orçamentária e financeira ou estabelecer quaisquer financiamentos com recursos próprios. A falta de recursos financeiros deixa os que têm contratos com a administração em dificuldades e incertezas. Não existe gestão financeira e sim uma eterna rolagem da dívida, com negociações infindáveis visando a protelar os pagamentos o que compromete as administrações futuras gerando assim uma insegurança generalizada. O comércio encontra-se em pânico ante a rolagem da dívida da prefeitura o que ocasiona um caos nos setores de bens e serviços. Importante enfatizar o gravíssimo quadro de caos institucional em nosso município decorrente da vacância dos cargos de promotor e delegado de policia e até a pouco, de juiz de direito. A autoridade pública local não se investe da obrigação de exigir providências que a cidade tem por direito e fato. Assim, nós do Partido dos Trabalhadores de Itapecerica observamos melancolicamente o cenário institucional de um orgulhoso municipio histórico, da estirpe Colonial das Minas Gerais. E é chegado, novamente, o momento de fazer uma escolha. Observamos o jogo da elite, que oferece duas opções que não apresentam quaisquer diferenças programáticas. Absolutamente iguais. Ressaltamos que não discutimos nomes e sim projetos. A nossa proposta é efetivar a construção de programas de crescimento sustentáveis e aproveitaremos as amplas oportunidades positivas que o mercado tem propiciado, mostrando que o Brasil dispõe de novos fatores e novos atores econômicos. A Região Centro Oeste, onde nos encontramos, vem se transformando e mudando de perfil. A hegemonia de Divinópolis foi dividida com cidades em processos de emergente crescimento. As rápidas transformações econômicas das cidades da Região se mostram claras. Nova Serrana destaca-se na fabricação de calçados acompanhada de Arcos e Pains, Santo Antonio do Monte, Cláudio, Carmo do Cajuru e São Sebastião do Oeste que se desenvolveram em diversos setores. Agora, temos que dar o salto estratégico e fazer com que surjam novas iniciativas de formação de redes integradas e por consequência novos Arranjos Produtivos Locais. É necessário inovar, criatividade e competência para estimular a formação de um centro turístico regional, valendo-nos do nosso cenário histórico, cultural e de nossa religiosidade.

Uma análise orçamentária e financeira do município de Itapecerica, em relação à composição da receita, revela um perfil ultrapassado com alta dependência dos repasses do governo federal e ainda, do estadual. As transferências representam quase toda a receita orçamentária, o que demonstra elevado grau da dependência municipal. Nesse contexto, a maior parcela das transferências é proveniente da União (FPM) e não do Estado (ICMS), o que revela uma economia pouco dinâmica. A receita tributária do município também é ínfima representando apenas 9% do Orçamento Municipal Isso acentua a falta de cuidado com políticas locais. Despesas

No que se refere às despesas, o município apresentou baixo índice de investimentos nos últimos anos. Assim sendo, o percentual de investimentos esteve muito aquém do que representou o custeio

Orçamento e Finanças composição das Receitas

Page 3: Plano de governo

que despendeu mais de 85% das receitas. Isto quer dizer que a “máquina da Prefeitura” consome todos os recursos existentes. Não temos recursos para obras na cidade.

Planejamento Orçamentário

O Orçamento apresenta um déficit crônico. Durante os ulltimos anos, a execução orçamentária vem demonstrando um distanciamento da execução financeira. As despesas estão excessivamente maiores do que a arrecadação municipal.

Dívida Ativa

A Dívida Ativa do Município aumentou consideravelmente revelando uma incapacidade total de fiscalização e de cobrança, o que indica falhas estruturais no setor responsável pela arrecadação. Esta prática penaliza os adimplentes e, por conseqüência, beneficia os inadimplentes que não têm as suas dívidas executadas.

Adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal

Os indicadores de gestão fiscal demonstram desrespeito à legislação com gasto de pessoal em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os gastos com pessoal extrapolam os limites estabelecidos pela referida lei, superando o que se chama de limite prudencial.

A proposta do PT

Uma cidade que quer crescer não pode abrir mão de sua historia e da sua cultura. Nos anos recentes Itapecerica deixou degradar sua imagem de Cidade Histórica e permitiu que somente se desenvolvesse vícios políticos. Então não podemos nos limitar a cuidar somente do presente. Precisamos nos preparar para o futuro, criarmos infraestruturas básicas e dar solução para as grandes questões enfrentando os desafios. O PAC 2 do Governo Federal esteve ameaçado pela inoperância e a inércia de governos descomprometidos e puseram em risco os projetos do PAC em Itapecerica onde destinava recursos para sanar problemas básicos com investimentos em obras em seus distritos.

Propomos promover uma grande parceria com o Governo Federal e trazer para a realidade de

Itapecerica a Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento para o Brasil. Estaremos ao lado

dos objetivos do próprio Palácio do Planalto. Significa conhecermos todos os indicadores e criaremos

políticas públicas que incentivará a reversão dos índices desfavoráveis, articulando assim o município

com o governo federal, a sociedade e o estado.

O Governo Federal trabalha com 8 objetivos de desenvolvimento, que sintetizaremos, num primeiro

momento, trabalhando com estes objetivos por etapas.

PROPOSTA DE AÇÃO DO PT PARA ITAPECERICA

1º - Criar uma sociedade de respeito à cidadania plena. Isto quer dizer que o povo de Itapecerica tem o direito a entrar para a sociedade brasileira que cresce e que desenvolve, participando das políticas públicas do governo federal. Só existe um modelo apresentado para nossa cidade capaz de facilitar este contato, somente um projeto de gestão popular totalmente voltado para o social terá essa possibilidade. A nossa candidatura representa plenamente estas condições.

2º - Política efetiva de combate ao uso do álcool e outras drogas, com imediata inserção do município nos diversos programas federais que concedam recursos para este fim; busca de incentivo

Page 4: Plano de governo

à prática esportiva e às atividades culturais que absorvam este segmento da população, hoje carente e abandonada, com graves danos e prejuízos às suas famílias e a sociedade como um todo;

3º - Nos últimos anos, o governo do Brasil se aproximou, como nunca, dos mais pobres. Mas Itapecerica não se aproximou deste modelo. São 28 milhões de brasileiros saindo da pobreza absoluta e 36 milhões entrando na classe média. E Itapecerica, de fora.

Parte de nossa população desamparada não consegue se inscrever, nem mesmo nos programas sociais bastante conhecidos, como o Programa Bolsa Família (PBF). Muito menos têm acesso a serviços essenciais como água, luz, educação, saúde e moradia.

O Plano Brasil Sem Miséria foi criado exatamente para lugares como Itapecerica. Para alcançar os desvalidos estejam onde estiverem. Para romper barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam pessoas e populações.

Promoveremos no governo do PT a inscrição das pessoas que necessitam e que ainda não recebem o Bolsa Família. Iremos auxiliar aos que já recebem a buscar formas de renda e melhorar suas condições de vida.

Para isso, implantaremos o Programa "Busca Ativa", ele montará o mais completo Mapa da Pobreza em nosso município. Neste mapa a pobreza não será apenas um número: ela terá nome, endereço e sobrenome.

Utilizaremos o Mapa Nacional de Oportunidades que identificará os meios mais eficientes para estas pessoas melhorarem de vida.

Só assim os nossos olhos e o braço do Município alcançarão aquela pobreza tão extrema em que a miséria quase a torna invisível.

Toda a sociedade de Itapecerica se beneficiará, pois cada pessoa que saí da miséria será um novo produtor, um novo consumidor resultando em uma sociedade mais justa e mais humana.

4º Institucionalizaremos e promoveremos o Plano de Ações Integradas de Enfrentamento ao Uso de Crack e Outras Drogas com representantes da sociedade civil, das igrejas, das redes de saúde e de educação, com ações integradas quer permitam a recuperação e a reinserção social do usuário de drogas através de atividades culturais, esportivas e nas redes produtivas, através do Programa Pacto pela Vida.

O Plano de Ações Integradas de Enfrentamento ao Uso de Crack e Outras Drogas se propõe ainda a estruturar uma rede de acolhimento, tratamento e apoio às suas famílias, atuando de forma sistêmica, além de promover e fomentar ações de prevenção ao uso de drogas, sobretudo junto à população jovem.

2 – Todas as crianças itapecericanas com acesso ao ensino fundamental

As escolas das redes públicas de ensino municipais serão convidadas a aderirem aos Programas do governo federal e, de acordo com o projeto educativo em curso, optarão por desenvolver atividades de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Page 5: Plano de governo

Por este projeto, coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC, em parceria com as Secretaria Estadual da Educação terá acesso ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os projetos de trabalho para as escolas do Municipio serão propostos de maneira a que a Assistência Social, os Esportes, e o Programa de Saúde na Escola (PSE) contribuirão para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e de jovens adolescentes da rede pública de ensino em conformidade com a proposta do MEC.

Temos o único projeto capaz de se assentar com o corpo doscente, com diretoras, alunos, famílias, enfim, com a comunidade do ensino para discutir os temas de interesse da escola. Retirando deste fórum propostas para melhorar o ensino valorizando o professor e de tratar do transporte escolar, sem fazer disso política. Também cuidaremos da merenda escolar e das compras de alimentos para as escolas.

O município fará parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ofertando cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Inserir Itapecerica no PROEJA que tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infraestrutura para oferta dos cursos dentre outros.

Através de recursos do Ministério da Educação, visando suprir a demanda por cursos de qualidade, fomentaremos esforços para ampliar as redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, serão disponibilizados novos financiamentos federais às redes estaduais, que poderão ampliar e equipar suas escolas por intermédio do Brasil Profissionalizado.

Segurança Pública

Desenvolveremos e implantaremos um Plano Municipal de Segurança, com a participação da população por meio de audiências públicas, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade com políticas de inclusão social que promovam a prevenção e a melhoria da qualidade de vida, e de contribuir para a cultura da paz através de políticas de inclusão social que promovam a prevenção e melhoria da qualidade de vida. Implantaremos um projeto que articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública como previsto no PRONASCI Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Acessibilidade Promover a acessibilidade aos bens e serviços da comunidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, buscando eliminar todas as formas de discriminação e garantir o acesso aos bens e serviços da comunidade por meio de ações de capacitação e especialização em acessibilidade de técnicos, agentes sociais, lideranças comunitárias, estudantes da área e

Page 6: Plano de governo

demais interessados no tema acessibilidade. Tudo em conformidade com o Programa Nacional de Acessibilidade.

Cidade Digital Elaborar um projeto que deverá disponibilizar acesso à internet em banda larga sem fio, utilizando tecnologia Wireless em todo o município com as suas comunidades e distritos cujo acesso esteja disponível de forma gratuita a qualquer cidadão. Ampliar o acesso aos serviços públicos (Governo Eletrônico - e-Gov) através da Internet. Possibilitar a produção do conhecimento e o acesso à informação de maneira descentralizada, aproximando os instrumentos do cidadão e do estudante. Contribuir para a geração de emprego e renda e consequentemente para o aumento da inclusão social, melhorando os processos produtivos através da transferência de conhecimento científico e tecnológico. Difundir programas relacionados com técnicas de informática, comunicação de dados e mensagens. Acesso individual do cidadão, em locais públicos como praças, parques e quadras esportivas. Ampliar o acesso a conexão sem fio e aumentar o acesso a internet através dos Telecentros, Laboratórios de Informática e Centros de Inclusão Digital. Promover o acesso as tecnologias de informação e comunicação ao acervo de informações e de conhecimentos. Contribuir a inclusão social dos cidadãos, adolescentes e jovens estudantes, com dificuldades de acesso aos benefícios das tecnologias de comunicação. Receber informação através da linguagem e vídeo digital, permitindo aulas interativas e interdisciplinares nos locais de ensino. Implementação de quadros interativos com acesso a internet sem fio para o uso nas unidades de ensino e administrativas municipais. Em médio prazo, o Projeto Cidade Digital atingirá a população em geral, com atenção especial ao sistema público, unidades culturais, adolescentes, jovens e adultos de todas as camadas sociais que carecem de qualificação em Tecnologia da Informação e espaços que necessitem de conexão à internet.

O Município de Itapecerica pretende, com este projeto, criar uma alternativa de emprego e renda com base no conceito de atividades do arranjo produtivo do turismo. Um modelo aplicado para uma localidade com potencial de desenvolvimento ecológico, cultural, desportivo, lazer, o que envolve a culinária, o artesanato, a receptividade, a religiosidade e, ainda, a música popular e tantas atividades capazes de geração de ocupações, de renda.

SOBRE TRANSITO E TRÁFEGO

A cidade é pequena e já apresenta conflitos na circulação de veículos e pedestres, especialmente, na região denominada “núcleo histórico” onde projetos de trânsito, sempre se voltam para dar privilégio ao predomínio do automóvel. Porém, a evolução conspira contra concepções viárias que privilegiam o tráfego de passagem de veículos. A rua estreita e com piso em poliédricos, os casarões antigos residenciais, demonstram a diversidade de uso e funções que buscam, antes, a função domiciliar desta concepção de “núcleo histórico”. Mais que o predomínio do trânsito rápido, deve representar a territorialidade de uma pequena comunidade que cresceu guardando, ainda que a grande custo, um modelo da cultura de povoado e da cidade portuguesa.

Um projeto turístico

Page 7: Plano de governo

Ao identificar essa incompatibilidade, o projeto de melhoria no trânsito e tráfego vai optar entre o convívio indiferenciado entre carros e pedestres buscando otimizar quais as ruas devem ser domiciliares e quais as motorizadas. A proposta deve prever, então, um conhecimento mais profundo, com bases em pesquisas para analisar determinados pontos e vias de ligação entre pontos de origem e de destino de tráfego de passagem para ônibus, caminhões, carretas, táxis, carros, motos, bicicletas e outros tipos de transporte.

O Servidor Público

Cuidaremos inicialmente da relação com o nosso servidor público. Buscaremos e promoveremos a igualdade de tratamento. Isto significa avançar para uma política de entendimentos. Não permitir jamais, um tratamento que configure assédio moral. Cuidaremos, em mesa conjunta das negociações com os representantes dos servidores públicos do município (os motoristas, com os servidores administrativos e com os técnicos) incentivando sempre a criação e fortalecimento das representações de classe.

Preservação do Patrimônio Histórico

A proteção que pretendemos será a que abrange a Carta Constitucional no que se refere ao fenômeno cultural nas suas três dimensões fundamentais. A criação, a difusão e a conservação. A criação da cultura é feita em diversos níveis e manifesta-se em diversas formas (música, pintura, esculturas, trabalhos literários, fotografias, manifestações populares, dança, etc). Caberá ao município favorecer a realização dessas manifestações através de incentivos diretos e indiretos. A difusão corresponde ao acesso dessa produção cultural no meio social. Tem importância crucial a informação e a educação da sociedade. E a conservação, que repercute na proteção dos bens e na sua manutenção para evitar destruição e avariações.

As três dimensões fundamentais do fenômeno cultural (criação, difusão e conservação) estão contempladas no texto constitucional, que as coloca sob a responsabilidade do poder público, em colaboração com a sociedade.

Formularemos e operacionalizaremos, juntamente com representantes da sociedade uma política que assegure os direitos culturais do cidadão, criaremos e aperfeiçoaremos os instrumentos e os mecanismos que possibilitem o apoio à criação cultural e artística, o acesso aos bens culturais e a distribuição destes, bem como a proteção, a preservação e a difusão do patrimônio cultural itapecericano.

Deverá, dessa forma, o município, com a colaboração da comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação.

Importante alertar que além da Prefeitura, todos os cidadãos devem promover a proteção do patrimônio cultural da cidade, provocando os institutos próprios de preservação, ligados ao Estado, ou, ainda, à União (IPHAN).

Desta forma estabeleceremos com representantes credenciados uma política local permanente e progressiva visando a preservação da nossa história de forma plena. Usufruindo desta forma dos direitos e deveres da preservação histórica

Cuidados animais

Page 8: Plano de governo

Criaremos com representantes credenciados a política de cuidado com os animais. Implantando gradativamente uma agenda e um calendário progressivo de ações específicas compatíveis e viáveis ao município.