plano de ensino - práticas e legislação profissional

4
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG Curso Arquitetura e Urbanismo PLANO ENSINO DISCIPLINA: PRÁTICAS E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Curso: Arquitetura e Urbanismo Semestre: 2015/2 Corpo Docente: Coordenadores: Karen R. Zanotto Roig CARGA HORÁRIA Total: 60h Semanal: 3,0 h Atividade de Aprendizagem Teórico/Prática: 48h Atividade de Aprendizagem Orientada: 12h PERFIL DO PROFISSIONAL Atuar como Arquiteto e Urbanista, respondendo às necessidades de abrigo da sociedade, traduzidas na construção de espaços edificados (interiores e exteriores), no urbanismo, no paisagismo e no planejamento urbano e regional, quanto aos seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos, técnicos e estéticos, valorizando o patrimônio histórico, considerando o equilíbrio do ambiente natural e a utilização dos recursos disponíveis. EMENTA Ética profissional. Regulamentação profissional. Atribuições profissionais. Responsabilidades profissionais. Organização do exercício profissional. Formas de contratação, propostas e honorários profissionais. Concursos e concorrências. COMPETÊNCIAS Conhecer e conceber projetos de arquitetura, gerenciar e executar obras, relevando a inclusão social e linguagens relacionadas e respeitando o código de ética do CAU. HABILIDADES Analisar e Interpretar; Tomar decisão; Liderar; Ser Criativo; Raciocinar e forma lógica; Raciocinar de forma crítica e analítica; Negociar; Planejar; Trabalhar em Equipe Multiprofissional; Relacionamento Interpessoal; Comunicar.

Upload: laryssa-tarachucky

Post on 15-Dec-2015

227 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

plano de ensino

TRANSCRIPT

Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEGCurso Arquitetura e Urbanismo

PLANO ENSINODISCIPLINA: PRÁTICAS E LEGISLAÇÃO PROFISSIONALCurso: Arquitetura e UrbanismoSemestre: 2015/2Corpo Docente:Coordenadores: Karen R. Zanotto RoigCARGA HORÁRIATotal: 60hSemanal: 3,0 hAtividade de Aprendizagem Teórico/Prática: 48hAtividade de Aprendizagem Orientada: 12hPERFIL DO PROFISSIONALAtuar como Arquiteto e Urbanista, respondendo às necessidades de abrigo da sociedade, traduzidas na construção de espaços edificados (interiores e exteriores), no urbanismo, no paisagismo e no planejamento urbano e regional, quanto aos seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos, técnicos e estéticos, valorizando o patrimônio histórico, considerando o equilíbrio do ambiente natural e a utilização dos recursos disponíveis.

EMENTAÉtica profissional. Regulamentação profissional. Atribuições profissionais. Responsabilidades profissionais. Organização do exercício profissional. Formas de contratação, propostas e honorários profissionais. Concursos e concorrências.COMPETÊNCIASConhecer e conceber projetos de arquitetura, gerenciar e executar obras, relevando a inclusão social e linguagens relacionadas e respeitando o código de ética do CAU.

HABILIDADESAnalisar e Interpretar;Tomar decisão;Liderar;Ser Criativo;Raciocinar e forma lógica;Raciocinar de forma crítica e analítica;Negociar;Planejar;Trabalhar em Equipe Multiprofissional;Relacionamento Interpessoal;Comunicar.

JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINAAs atividades que o homem realiza em função do meio (social, cultural, político...) ao qual ele pertence estão diretamente relacionadas com a ideia de direito e ética. No que diz respeito ao exercício profissional, o arquiteto e urbanista tem o dever legal de atuar de acordo com os termos do Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Para tanto, compõe o currículo acadêmico o ensino com relação ao contexto no qual o arquiteto brasileiro está inserido, às normas de conduta, legislação profissional e às práticas profissionais.

OBJETIVO DA DISCIPLINAPreparar para o exercício profissional, atuação ética no mercado de trabalho, inclusão social

Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEGCurso Arquitetura e Urbanismo

visão crítica da sociedade.

OBJETIVOS POR UNIDADE DE ENSINOUE I – Analisar e interpretar o processo de feitura e a legislação profissional, as normas de conduta e o código de ética dos arquitetos e urbanistas; Analisar o histórico das entidades profissionais dos arquitetos urbanistas e o processo histórico de organização da profissão no Brasil;UE III - Estudar a atribuição profissional e as atividades profissionais dos arquitetos urbanistas e suas áreas de atuação.UE III – Conhecer as formas de contratação, propostas e honorários profissionais.UE IV - Conhecer a prática profissional/produção arquitetônica, concursos e concorrências.

UNIDADES DE ENSINOUE I –Instrução de normas de conduta, código de ética. Entidades profissionais dos Arquitetos Urbanistas.UE II - Legislação profissional do Arquiteto e Urbanista.UE III - Formas de contratação, propostas e honorários profissionais.UE IV - Prática profissional. Concursos e concorrências.

METODOLOGIAAulas de caráter teórico, conduzidas em sua maioria por aulas expositivas, debates e seminários com o objetivo de esclarecer os temas abordados. Recursos de multimídia e audiovisuais serão utilizados de acordo com a conveniência e interesse dos alunos. Leitura de textos e seminários individuais e em grupo.

PROPOSTA METODOLÓGICA – Atividade de Aprendizagem Teórico/PráticasAs aulas teóricas serão desenvolvidas de forma interativa, com projeções multimídia, exposição dialogadas, discussão e problematização dos assuntos, utilização diversificada de recursos didáticos e audiovisuais, objetivando a construção de espaços potenciais de ensino-aprendizagem.

PROPOSTA METODOLÓGICA – Atividade de Aprendizagem OrientadasSerão atividades extraclasse, que os acadêmicos desenvolverão, visando a autoaprendizagem, descritas na aula estruturada de forma clara, objetiva, contendo tempo médio que o acadêmico necessitará para o seu desenvolvimento e poderão compor as avaliações parciais.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMA avaliação da aprendizagem nesta disciplina tem caráter diagnóstico, continuado e formativo e está alinhada com seus objetivos, conteúdos e procedimentos metodológicos. Os conceitos, as habilidades e as atitudes trabalhados nas aulas são avaliados através de atividades teóricas, práticas, individuais e em grupo.

As médias serão calculadas da seguinte forma: Avaliação Parcial do Primeiro Bimestre - peso de 30% na nota do bimestre. Avaliação Oficial do Primeiro Bimestre - peso de 70% na nota do bimestre. A mesma forma de avaliação para o Segundo Bimestre, com Avaliação Parcial - peso de 30% na nota do Segundo Bimestre, e Avaliação Oficial - peso de 70% na nota do Segundo Bimestre. No final do semestre as médias do Primeiro Bimestre e do Segundo Bimestre serão somadas e divididas por dois, gerando a média final geral. O aluno conseguirá a aprovação

Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEGCurso Arquitetura e Urbanismo

caso a média fique igual ou acima de 7,0. Alunos com média entre 4,0 e abaixo de 7,0 estarão automaticamente em exame. Acadêmicos com média inferior a 4,0 estarão reprovados por média, sem direito a exame.

As avaliações oficiais serão cumulativas, dos assuntos abordados na disciplina no decorrer do semestre e ocorrerão conforme datas a seguir:

Avaliação Oficial 01 – 05/10/2015 Avaliação Oficial 02 – 07/12/2015 Avaliação de Segunda Chamada – 14/12/2015 Exame – 21/12/2015

Acadêmicos com presença inferior a 75% estarão reprovados.

REFERÊNCIAS BÁSICAS CASTILHO, José Roberto Fernandes. O Arquiteto e a lei – Elementos de Direito de

Arquitetura. 1o ed. São Paulo: Editora Pillares, 2012. MUÑOZ COSME, Alfonso. Iniciación a la arquitectura. La carrera y el ejercício de la

profesión. Barcelona: Editorial Reverté, 2004. ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Manual de primeiros socorros do engenheiro e do

arquiteto. 2o.ed. rev. e ampl. SAO PAULO: Blucher, 2009. LENGEN, Johan Van. Manual do Arquiteto Descalço. 2o ed. São Paulo: Empório do Livro,

2008. PINI. Exercício Profissional da Arquitetura. São Paulo: Editora PINI, 2012. RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura vivenciada. 2o.ed. São Paulo: Livraria Martins

Fontes Ltda., 2002. RATTENBURY, Kester et al. Arquitetos contemporâneos. Rio de Janeiro: Viana & Mosley

Editora, 2007.

PERIÓDICOS Revista AU: Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: PINI Revista SUMA +. São Paulo: Ação

OUTRAS FONTES DE PESQUISA http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2013/11/AF-NFolder-codigo_etica-.pdf http://www.caubr.gov.br http://www.un.org/en/development/desa/population http://arcoweb.com.br http://vitruvius.com.br