plano de aula - conceito de ética

5
Unidade 1 – Ética "O que você é" é tão importante quanto "o que você faz" "O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo". Ralph Waldo Emerson Perguntas Existenciais a) “Que posso saber?” Metafísica. b) “Que devo fazer?” – Moral. c) “Que posso esperar?” Religião. d) “Que é o homem?” Antropologia. “No fundo, tudo isto poderia reduzir-se à antropologia, porque as três primeiras perguntas se referem à última”. Kant. "Quero? Devo? Posso? Três perguntas essenciais para cuidarmos da vida coletiva" (M.S.Cortella). 1. O que você entendeu com a frase do apóstolo? 2. Qual sua opinião sobre a frase? História sobre ética A ética faz parte de uma das três grandes áreas da Filosofia (do grego: philo+sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio). Ela está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo. A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não- humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana. Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e 1 “Tudo me é lícito permitido)", mas nem tudo convém. "Tudo me é lícito", mas nem tudo edifica. Paulo de

Upload: gisele-varani

Post on 09-Aug-2015

119 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de aula - conceito de ética

Unidade 1 – Ética

"O que você é" é tão importante quanto "o que você faz""O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo".

Ralph Waldo Emerson

Perguntas Existenciaisa) “Que posso saber?” – Metafísica.b) “Que devo fazer?” – Moral.c) “Que posso esperar?” – Religião.d) “Que é o homem?” – Antropologia.“No fundo, tudo isto poderia reduzir-se à antropologia, porque as três primeiras perguntas se referem à última”. Kant."Quero? Devo? Posso? Três perguntas essenciais para cuidarmos da vida coletiva" (M.S.Cortella).

1. O que você entendeu com a frase do apóstolo?

2. Qual sua opinião sobre a frase?

História sobre éticaA ética faz parte de uma das três grandes

áreas da Filosofia (do grego: philo+sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio).

Ela está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo. A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais

próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.

Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.

A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética.

Ética vem do vocábulo grego “êthos” que, originalmente, significou toca ou esconderijo de um animal e também a moradia humana. Então passou a designar o modo como o homem vivia em seus “esconderijos”, os hábitos e costumes dentro do lar e da família. No grego posterior, ganha o significado de “comportamento - padrão pessoal” ou até mesmo “caráter pessoal”, e, assim, em Aristóteles, forneceu a base para o termo ética.

Conceitos de Ética 1. A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou

1

“Tudo me é lícito (é permitido)", mas nem tudo convém. "Tudo me é lícito", mas nem tudo edifica. Paulo de Tarso, Epístola aos Coríntios 10:23

Page 2: Plano de aula - conceito de ética

chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).2. Ética é a ciência do comportamento moral

dos homens em sociedade3. Ética é o conjunto de normas de

comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem..

4. “A ética é a ciência da conduta”.5. Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de

Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Tarefas da Ética- Principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade.- Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até a autodestruição.- Ethos: ética em grego. Designa a morada humana. A morada o enraíza na realidade, dá-lhe segurança e permite a ele sentir-se bem no mundo.A morada deve ser cuidada e continuamente retrabalhada, enfeitada e melhorada. Em outras palavras: o ethos não é algo acabado, mas algo aberto a ser sempre feito, refeito e cuidado como só acontece com a moradia humana. Ethos se traduz, então por ética.É uma realidade da ordem dos fins: viver bem, morar bem. Ética tem a ver com fins fundamentais,com valores imprescindíveis (como

defender a vida, especialmente do indefeso), com princípios fundadores de ações (dar de comer a quem tem fome), etc..Significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável:

materialmente. Sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.

Importância da ÉticaA ética é um valor importante na

formação de caráter do ser humano. A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.Não há como uma empresa ensinar a um empregado a ser ético, pois a ética é um valor do ser humano. Não há como ter um comportamento ético na empresa e ser antiético fora dela. A ética é um princípio de vida, de caráter cultural, que deve ser aplicada tanto nas relações pessoais como nas relações profissionais, sejam da esfera pública ou privada.

Ética e convivência humanaHá necessidade de ética porque há o outro

ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade.

QUESTÕES SOBRE OS TEMAS ESTUDADOS:1. O que podemos entender por Ética?

2. Quais as grandes questões que a Ética

procura responder?

3. Você acha que o homem é um ser livre? Por

quê?

4. Em sua opinião, o que é o bem e o que é o mal? Cite situações em que você possa empregar os conceitos bem e mal.

2

Lei de ouro da ética: Não faça ao outro o que não queres que o outro faça a ti (atitude passiva).Faça ao outro o que queres que o outro faça a ti (Atitude pró-ativa).

Page 3: Plano de aula - conceito de ética

ESTUDO DE CASO - Pensando em ética...Caso 1

Era uma tarde ensolarada de Sábado em Oklahoma City. Meu amigo e pai orgulhoso, Bobby Lewis estava levando seus dois garotos para jogar minigolfe. Ele foi até o sujeito na bilheteria e disse:- Quanto é a entrada? O jovem respondeu:- Três dólares para o senhor e três dólares para cada garoto acima de seis anos. A entrada é livre para as crianças de seis anos ou menos. Quantos anos eles têm? Bobby respondeu:- O advogado tem três e o médico tem sete, então, acho que eu lhe devo seis dólares. O homem da bilheteria disse:- Ei, o senhor acabou de ganhar na loteria ou coisa parecida? O senhor poderia ter economizado três cobres. Poderia ter dito que o mais velho tinha seis anos; eu não saberia a diferença. Bobby respondeu:- É, pode ser; mas os garotos saberiam.

Caso 2

Dois colegas de trabalho acabam de almoçar e caminham pensativos pelo jardim do restaurante. Nada parece alterar o silêncio até que um deles expressa em voz alta suas reflexões: - Todas as vezes que preciso pensar em algo importante, saio para dar uma volta no jardim junto ao restaurante. O amigo limita-se a escutar. - Há sempre distrações por aqui!

Comenta, enquanto examina o tronco de uma árvore. E prossegue: - Eu não acredito mais na ética. Por mim, acho que os fins justificam os meios. E, como consequência: - Aproveite o que puder enquanto levar vantagens. É o que eu digo, o poder é o que dita as regras. São os vencedores os que escrevem os livros de história. È um mundo cão. Vou fazer tudo que achar necessário e deixar que os outros fiquem se perguntando o que é certo e o que é errado!

Nessa altura, o acompanhante, que até esse momento só ouvia o amigo falar, resolveu dar um empurrãozinho no colega. Cambaleante, o tagarela perdeu o equilíbrio, tropeçou e foi de cabeça para uma poça de lama. Indignado gritou: - Por que você fez isso? - Você estava no meu

caminho e agora não está mais. Você não acabou de dizer que os fins justificam os meios? - Mas não para todos, seu burro, só para mim. O silencioso amigo afastou-se emitindo uma simples interjeição: - Ah!

ATIVIDADE - Após ler os dois casos, responda:

1. você concorda com o pai do caso 1? se

fosse com você como agiria?

2. Na história 2, você concorda que os fins

justificam os meios? Essa máxima deve ser

aplicada a todos? Justifique.

3. Como você definiria a importância da ética

na sociedade em que vivemos

atualmente?

3