planeta - arquivos.multilaser.com.brarquivos.multilaser.com.br/imagem/planeta_multilaser18.pdf ·...

13
NOVOS VALORES MULTILASER PLANETA 18 EDIÇÃO Março 2012 Qualidade Papo com o Gestor Confira como foi o 1º Encontro da Qualidade. Moacir Oliveira e Anderson Belchior comentam suas áreas. Nossas Áreas Logística. A fina arte de se colocar à disposição.

Upload: vanhuong

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PLANETA 1

NOVOS VALORESMULTILASER

PLANETA18EDIÇÃO

Março2012

Qualidade Papo com o GestorConfira como foi o 1º Encontro da Qualidade.

Moacir Oliveira e AndersonBelchior comentam suas áreas.

Nossas ÁreasLogística. A fina arte de se colocar à disposição.

PLANETA PLANETA2 33PLANETA

Após a atualização de nosso logotipo, houve uma mudança tam-bém em nossos valores corporativos. 2012 começou com “a cor-da toda”!Neste momento, a Multilaser se renova, tornando-se mais ágil, moderna e eficaz.Na edição deste mês, apresentamos os últimos acontecimentos: diversos treinamentos, encontros, confraternizações e muito tra-balho. Também foram incluídas novas colunas, onde poderemos conhe-cer um pouco mais sobre colaboradores que tornam nosso dia a dia tão especial.Nas próximas páginas, segue um pouco do comprometimento de uma equipe que está sempre disposta a realizar as melhores mu-danças para encantar os nossos clientes.

Boa Leitura!

OS VALORES DO SUCESSO

040506070810121416181920

EDITORIAL SUMÁRIO

EdiçãoBruno KraideNathalia Lopes

Diagramação:Nathalia Lopes

Projeto Gráfico:Idea Publicidade

EXPEDIENTE

Bruno Kraide - Treinamento

SIPATSegurança não é só exigência, é também consciência!

QualidadeConfira como foi o 1º Encontro da Qualidade.

Nossa GenteDona Maria da Limpeza.

Gatinhos e GatinhasFotos dos gatinhos e gatinhas dos colaboradores Multilaser

Nossas ÁreasLogística. A fina arte de se colocar à disposição.

Papo com o GestorMoacir Oliveira e Anderson Belchior comentam suas áreas.

Novos ValoresUma valiosa mudança.

Dia da MulherConfira a homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

VizinhançaOs melhores produtos e serviços da vizinhança.

B.E.M.Bolsa de Estudos Multilaser. Confira os beneficiados.

ExcursãoColaboradores de São Paulo visitam à fábrica.

TelevendasConfira como foi a convenção 2012.

2223

LiderançaPalestra “Equipes de Alto Desempenho”

ArtigoComo comprar a felicidade.

PLANETA PLANETA4 5

SIPAT MULTILASER 2011

SIPAT QUALIDADE

1º ENCONTRODA QUALIDADE

“O treinamento foi fundamen-

tal para que todos os auditores

trabalhem alinhados com os

critérios estabelecidos pela Di-

reção, melhorando assim a qua-

lidade de nossos produtos.”

Adriana Martins

Equipe da Qualidade.

Segurança não é só exigência, é também consciência! Este foi o slogan da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Aci-dentes no Trabalho.Profissionais de diversas áreas apresentaram palestras sobre temas relacionados à saúde e segurança no trabalho, entre os assuntos abordados, estavam AIDS, tabagismo, alcoolismo, estresse, diabetes, ergonomia e hipertensão.O evento foi organizado pela área de Segurança no Trabalho, e contou com sorteio de brindes e exames individuais como o de glicemia para diagnóstico de diabetes. Mais de 100 cola-boradores participaram da iniciativa.Segundo Cesar Oliveira, coordenador do projeto, o objetivo do evento foi conscientizar os colaboradores para a preven-ção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e aten-der as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira alguns momentos:

Qualidade Total, este foi o foco do 1º Encontro da Qualidade, realizado no dia 29 de janeiro, no Hotel Villa Santo Agostinho em Bragança Paulista.Estiveram presentes no evento mais de 120 pessoas, entre elas mais de 100 colaboradores diretos da qualidade e equipe de engenharia.“Nosso objetivo foi melhorar a capacidade dos participantes de desempenhar sua função e conscientizá-los sobre a im-portância da qualidade para o negócio da empresa”, afirmou Rafael Nunes, gestor da Qualidade.Ao longo de 04 horas, foram apresentados os critérios especí-ficos para aprovação de cada item produzido e uma gincana quando os participantes simularam auditorias em celulares, GPS, câmeras, tablets e pen drives.Após o encerramento, foi servido um delicioso churrasco à beira das piscinas do Parque Aquático do Hotel.

PLANETA PLANETA6 7

NOSSA GENTE

RECEITA DE BOLODE FUBÁ CREMOSO DA DONA MARIA

Dona MariaLimpeza

Modo de Preparo

1. Derreter a manteiga e aguardar

2. Numa tigela coloque os ingredientes secos, exceto

o queijo

3. No liquidificador coloque os ovos e o leite e bata

por mais ou menos 1 minuto

4. Adicione a parte liquida aos ingredientes secos

aos poucos mexendo sem parar, adicione a manteiga

derretida e por último o queijo ralado

5. A massa fica bem líquida

6. Coloque na forma untada e enfarinhada

Ingredientes

4 Ovos

4 Xícaras de Leite

3 Xícaras de Açúcar

2 Colheres de Farinha de Trigo

1 Xícara e meia de Fubá

2 Colheres de Margarina

100g de Queijo Ralado

1 Colher de Fermento em Pó

GATINHOS E GATINHAS

MAMÃES E PAPAIS DA MULTILASER ENVIARAM ORGULHOSOSAS FOTOS DE SEUS GATINHOS E GATINHAS.

Luiz RodolfoMãe: Sheila Lima

João PedroMãe: Tatiane N. Silva

Ana ClaraMãe: Priscila dos Santos

David e SarahMãe: Bruna E. P. Félix

Nathan e GiuliaMãe: Raquel Tagliaferro

Rayssa e RayaneMãe: Suely Beltrame Sena

João LucasMãe: Jéssica Macena

VitóriaMãe: Alexandra A. Ramos

Tiago HenriqueMãe: Márcia P. de Oliveira

PLANETA PLANETA8 9

Muito já se foi falado sobre a logística. Definições que vão desde a bem humorada “É a arte de se apagar incêndios”, passando pela acadêmica e conhecida “É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa”, povoam os macro e microuniver-sos dos escritórios, depósitos e almoxarifados ao redor do mundo. Historicamente a logística deve o seu desenvolvimento e aprimora-mento às necessidades militares em se abastecer com armamento, munições e rações, enquanto se deslocavam de suas bases para posições avançadas. Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram respon-sáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.Atualmente em tempos de paz, e com uma sociedade tecnicamente mais civilizada, a logística se desenvolveu e não é mais propriedade exclusiva de governos ou militares. Os especialistas alistam suas atividades em: transportes, gerenciamento de estoques, processa-mento de pedidos, armazenagem, manuseio de materiais, embala-gem, obtenção / compras, programação de produtos e sistemas de informações.Que tal termos uma visão geral de alguns dos departamentos que compõem a logística da Multilaser e que são responsáveis por estas e outras atribuições? Veja só:

Recebimento: Desde a chegada de componentes e materiais de embalagem, passando por produtos de importação, até o agenda-mento de devoluções, retorno de mercadorias e RMA, é aqui que tudo começa. Um recebimento funcional e equilibrado reflete e ajuda na organização de outros departamentos. Atualmente nosso recebimento conta com 20 colaboradores, todos eles sob a respon-sabilidade de Thiago Bastos e contam com a ajuda e a supervisão do Maurício.Transporte: Sabe aquela mercadoria que o cliente precisa receber impreterivelmente até amanhã? Ou aquele pedido que há dias foi expedido e ainda não chegou? Ou ainda, aquele agendamento que é fundamental para que um grande magazine continue compran-do? Estes e outros assuntos fazem parte da área de atuação do departamento de Transportes, um local onde a informação é o bem mais valioso. O transporte conta hoje com 06 colaboradores e seu supervisor é o Anderson.Expedição: Se o recebimento é onde tudo começa, a expedição é o local onde as mercadorias são expedidas aos mais variados destinos. Departamento de importância fundamental é aqui onde os olhos de toda a empresa se voltam no final do mês em busca de se atender aos mais variados pedidos dos clientes e, evidentemente, buscar “aquele” número final e expressivo no faturamento! Nossa

NOSSAS ÁREAS

LOGÍSTICA – A FINA ARTEDE SE COLOCAR A DISPOSIÇÃO

LogísticaNúmero de Funcionários: 172Movimentação:675 Notas Fiscais / diaEspaço Ocupado: 14.000 m2Gestor: Edison Marceli Nogueira

“ “Recebimento: Desde a chegada de componentes e material de em-balagem, passando por produtos de importação, até o agendamen-to de devoluções, retorno de mer-cadorias e RMA, é aqui que tudo começa.

“Transportes, um local onde a informação é o bem mais valioso.

“ “Se o recebimento é onde tudo co-meça, a expedição é o local onde as mercadorias são expedidas aos mais variados destinos.

“ “

Organização, limpeza, acondicio-namento, inventários, contagens. Estes e mais outras dezenas de ter-mos bem específicos fazem parte da linguagem e da rotina de nosso pessoal da armazenagem.

expedição conta com 42 colaboradores e os responsáveis são We-liton, no primeiro turno, e Benilton, no segundo turno.Armazenagem: Imagine uma casa enorme e bem construída, mas onde é difícil se achar qualquer coisa: equipamentos, comida...Se-ria difícil fazer qualquer tipo de atividade nela, não é mesmo? Os profissionais que trabalham na armazenagem são responsáveis por evitar que problemas semelhantes possam ocorrer em nossa empresa. Organização, limpeza, acondicionamento, inventários, contagens. Estes e mais outras dezenas de termos bem específi-cos fazem parte da linguagem e da rotina de nosso pessoal da ar-mazenagem. O setor conta hoje com 36 colaboradores, que estão sobe a responsabilidade do Paulo no primeiro turno e do Edinaldo no segundo turno, e ainda podem contar com o apoio e a supervi-são do Maurício.Em linhas gerais, estes são os principais departamentos que com-

põe a logística da Multilaser. Integralmente (sem exceções) todos os departamentos estão sob a administração e gerência do Sr. Edison.Diariamente é possível presenciarmos o ritmo frenético com que as decisões são tomadas, bem como acompanharmos toda a ca-deia de processos que envolvem desde a chegada dos pedidos em nosso sistema, até o recebimento dos produtos pelos nossos clientes, nos mais variados pontos do território brasileiro (e até do exterior). Por isso, depois de conhecermos brevemente nossos de-partamentos, vai ficar mais fácil nos lembrarmos de nossa logística em todos os instantes, sobretudo, dos profissionais que com uma boa parcela de esforço e de dedicação contribuem para o sucesso da Multilaser, exercitando e aprimorando a cada dia a fina arte de se colocar a disposição.

Texto de Adriano Rocha

PLANETA PLANETA10 11

PAPO COM O GESTOR

O Planeta Multilaser entrevistou os gestores Moacir Oliveira, Diretor Comercial, e Anderson Belchior, supervisor de Transportes, para saber quais foram os maiores desafios e superações em suas áre-as. Confira abaixo:

Planeta Multilaser - Como a área de transportes contribui para o sucesso da Multilaser?

Anderson Belchior - O setor contribui controlando os fornecedores que nos prestam serviços de transportes, para que as entregas se-jam efetuadas nos respectivos prazos, deixando os clientes satis-feitos.

Planeta Multilaser - Quais foram os maiores desafios no seu de-partamento?

Anderson Belchior - Desenvolver um novo sistema de acompanha-mento de entregas, que irá agregar mais valor ao nosso trabalho.Planeta Multilaser - Qual o segredo para superá-los?

Anderson Belchior - Muita dedicação, horas e horas de preparação e paciência para aprender o que veio de novo com a tecnologia implantada.

Planeta Multilaser - Qual foi o seu momento mais marcante na Multilaser?

Anderson Belchior - Apresentação do projeto do acompanhamento de entregas em maio/2011 na Matriz em São Paulo para mais de 20 pessoas do setor comercial.Foi um momento importante, pois pude expor o trabalho que estava sendo feito e os benefícios que seriam gerados.

Planeta Multilaser - Quais as suas expectativas para este ano?

Anderson Belchior - Espero crescer junto com a empresa, conseguir concluir todos os projetos do ano e sempre aprender para aprimorar e melhorar o que faço.

Planeta Multilaser - Qual a sua mensagem para os colaborado-res?

Anderson Belchior - O colaborador da Multilaser deve se esforçar, estudar e ser pró-ativo na sua função.Essa empresa é muito boa para se trabalhar, sempre oferecendo oportunidade para pessoas que se esforçam e fazem sempre mais do que está ao seu alcance.Que todos os colaboradores aproveitem as oportunidades que a Multilaser oferece, para que possam ter uma vida melhor e repleta de realizações.

MOACIR OLIVEIRA E ANDERSON BELCHIOR COMENTAM SUAS ÁREAS

TransportesUm local onde a informação é nosso bem mais va-lioso. O transporte conta hoje com 06 colaboradores.

Moacir OliveiraDiretor Comercial

“Espero crescer junto com a empresa, conseguir concluir todos os projetos do ano e sempre aprender para aprimorar e melhorar o que faço.

Anderson BelchiorSupervisor de Transportes Trabalhamos numa empresa

que se recria a cada momento e esse fator com certeza nos proporciona muitos momentos marcantes.

Planeta Multilaser - Como você define a evolução da área comercial na Multilaser ?

Moacir Oliveira - 2011 foi um ano fantástico que nos possibili-tou um crescimento recorde, principalmente pelo o aproveita-mento de oportunidades proporcionadas pelo momento que o mercado de tecnologia esta vivendo com amplo crescimen-to, apresentando grandes possibilidades de negócios nos segmentos escolar e Office. Neste momento o conceito de mobilidade embasa o crescimento de novas linhas de produ-tos, tais como tablets e smartphones, que impactam e trans-formam os hábitos do dia a dia das pessoas, tanto no lazer e trabalho quanto na formação e educação destas. Além das novas tecnologias, o crescimento do mercado de PCs e note-books representam uma grande oportunidade para as vendas de acessórios e periféricos para computadores. A Multilaser sem dúvida alcançou, com muita humildade e sim-plicidade, um lugar de destaque e liderança neste mercado.

Planeta Multilaser - Quais foram os maiores desafios no seu departamento?

Moacir Oliveira - O principal desafio foi manter um forte ritmo de crescimento nos nossos tradicionais canais de distribuição, que são compostos por Papelarias e Lojas de Informática.Sem dúvida, estamos proporcionando uma quebra de para-digma, que resulta na mudança da composição do mix de pro-dutos comercializados junto ao conservador canal de papela-ria, composto até então por produtos da linha de impressão e mídias.

Outro desafio superado foi a introdução dos produtos eletrôni-cos no canal composto por lojas de informática e os principais distribuidores especializados.

Planeta Multilaser - Como vocês fizeram para superá-los ?

Moacir Oliveira - Fazendo um forte planejamento de trabalho visando a orientação e gestão sobre a nossa equipe de re-presentantes, através da realização de duas convenções de vendas onde foram apresentados lançamentos de produtos e todos receberam treinamentos sobre todas as linhas de pro-dutos e sobre como utilizarem adequadamente as ferramen-tas de marketing. Ressalto o trabalho realizado pelos gerentes regionais de vendas, que durante todo o ano fizeram sistematicamente o acompanhamento das suas respectivas equipes no tocante ao desempenho e busca de novas oportunidades.O trabalho de Trade realizado pela nossa força de promotores também foi muito importante para que gradativamente fosse-mos consolidando nossa presença no PDV conquistando as-sim o território da concorrência.Realizamos também vários eventos para orientar os nossos clientes sobre as novas oportunidades e tendências que as li-nhas de acessórios para computadores e eletrônicos da Multi-laser ofereciam para o fortalecimento dos seus negócios, lhes proporcionando a possibilidade de inovar e fazer frente a uma nova realidade de mercado.

Planeta Multilaser - Qual foi o seu momento mais marcante na Multilaser?

Moacir Oliveira - Trabalhamos numa empresa que se recria a cada momento e esse fator com certeza nos proporciona mui-tos momentos marcantes, mas sem dúvida nenhuma o mais marcante é o reconhecimento do mercado, que nos levou a marca inesquecível de 80% de crescimento em 2011.

Planeta Multilaser - O que você espera de 2012?

Moacir Oliveira - Estamos bastante confiantes para 2012 com expectativa de crescimento de 30%, para tanto deveremos :- Aumentar nossa presença no canal automotivo;- No setor Corporativo e Governo, temos grandes oportunida-des no segmento da educação com a venda do nosso Tablet, que com certeza será o produto de destaque em 2012;- Nos canais de informática, temos grandes oportunidades na prospecção e conquista de novos clientes distribuidores.

Planeta Multilaser - Qual a sua mensagem para os colabo-radores?

Moacir Oliveira - Este ano será um ano com muitos desafios, mas com certeza, a equipe Multilaser, com seu trabalho e gar-ra, não terá receio em superá-los e continuará apresentando aos nossos clientes e consumidores produtos de qualidade e alta tecnologia. Agradeço a todos os nossos clientes e colaboradores pelo apoio que nos deram e que tenhamos um ano repleto de con-quistas e alegrias.

“ “

PLANETA PLANETA12 13

NOVOS VALORES

Alexandre OstrowieckiPresidente

Em 2012, a inovação continua constante em nosso dia a dia. Foi realizada uma pesquisa com os colaboradores para compreender quais atitudes representam as características da empresa neste momento e após a apresentação dos re-sultados, foram definidos os novos valores. Entrevistamos Alexandre Ostrowiecki, nosso C.E.O, para fa-lar sobre os motivos desta mudança e os resultados espe-rados pela diretoria. Confira.

Planeta - Qual o motivo da mudança dos valores Multila-ser?

A. O. - Se uma empresa quer deixar sua marca na vida das pessoas, ela deve saber claramente sua missão no mun-do e quais valores a norteiam. Acima de tudo, isso precisa estar difundido e ser realmente vivenciado por todos na or-ganização. Tendo isso em mente, fizemos um trabalho de reflexão e definição sobre o que realmente importa para a Multilaser. Na verdade, não houve mudança de valores e sim uma priorização do que acreditamos fazer a diferença e o que achamos que deve ser observado por todos no dia a dia. Dos cinco valores, escolhemos três, que para nós são particularmente importantes. Não que os demais valo-

UMA VALIOSA MUDANÇAres fossem supérfluos. Eles também são verdadeiros, mas nessa priorização acabamos descobrindo mais sobre nós mesmos e o que queremos.

Planeta - Quais atitudes são esperadas dos colaborado-res?

A. O. - É fundamental que todos os colaboradores entendam a missão da Multilaser, nossos valores e a estratégia que a empresa usa para atingir seus objetivos. Não saber isso se-ria o equivalente a ter vários de remadores em um barco, por exemplo, em que cada um rema para um lado. Por mais que se esforcem, o barco provavelmente não irá a lugar ne-nhum. Nossa empresa tem como objetivo levar produtos tec-nológicos confiáveis e acessíveis a milhões de brasileiros. Nós estamos no mundo para que famílias, muitas das quais nunca tiveram computador ou eletrônicos, entrem em contato com seus primeiros aparelhos. É assim que geramos valor. Enquanto houver desejo de possuir produtos tecnológicos, haverá um espaço para a Multilaser. Queremos que todos entendam isso e saibam quais atitudes devem ser tomadas para atingir este objetivo. Não vendemos artigos de luxo, não vendemos produtos complicados de explicar. Nossa opera-ção deve ser simples e eficiente, com um serviço impecável ao cliente para que ele sempre queira comprar mais.

Planeta - O que cada novo valor representa para a em-presa?

A. O. - O valor do comprometimento significa nosso desejo de que todos tenham atitude de dono e cuidem da Multi-laser como tal. Queremos seres pensantes e com espírito crítico, que saibam o que é importante e tenham coragem de assumir riscos em nome dos objetivos da empresa. Que-

remos pessoas que deem valor para a empresa, assumam responsabilidade e tenham iniciativa de tomar atitudes para satisfazer os clientes. O valor do cliente reflete nossa con-vicção de que devemos fazer tudo ao nosso alcance para satisfazer nosso cliente. O cliente tem muitas opções, ele pode comprar de um grande número de fornecedores. A escolha do cliente é vital para a nossa sobrevivência e para o sustento das nossas famílias. Devemos nos esforçar e ser criativos para fazer com que comprar na Multilaser seja algo extremamente simples, rápido, agradável e lucrativo para o cliente. Só assim ele continuará comprando.

Planeta - O elemento “mudança” denota inovação. Qual o papel dessa palavra na ideologia da empresa?

A. O. - Acredito que acima de qualquer valor, a mudança está impregnada no DNA da Multilaser. Quem sair da em-presa e voltar depois de um ano, sentirá praticamente que está em outra empresa. Isso tem sido assim nos últimos anos. É um dos nossos maiores diferenciais e que nos per-mitiu crescer tanto. Nós somos amantes da mudança, nós adoramos lançar novos produtos, entrar em novos canais, mudar processos. Isso pode deixar muita gente sem fôlego e às vezes pode ser um pouco confuso. No entanto, em um mercado competitivo como o nosso e tão dinâmico, essa característica é um enorme diferencial para a empresa. Parece óbvio dizer isso, mas na verdade são poucas em-presas que realmente apreciam a mudança. Os ventos da inovação muitas vezes trazem ameaças que podem destruir o próprio negócio. Muita gente prefere fechar os olhos e tor-cer para ficarem bem. Nós aqui na Multilaser abraçamos a mudança, mesmo aquela que ameaça nosso negócio. Essa destruição criativa gera novas oportunidades e consegui-mos nos reinventar.

Valores são a maneira pela qual seus colaboradores devem trabalhar para atingir seus objetivos.

Você sabe o que são valores de uma empresa?

Renato FederDiretor

“Aquele que aplica os valores da Multilaser no seu dia a dia consegue 3 coisas: ajuda a empresa a crescer, contribui para a cria-ção de novos empregos e tem grandes chance de ser promovido.

PLANETA PLANETA14 15

DIA DA MULHER

Em março ocorreu uma homenagem às mulheres que embele-zam o dia a dia de nossa empresa. Foram distribuídas rosas para celebrar o dia internacional de nossas grandes mulheres.Abaixo estão algumas fotos do acontecimento:

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS

PLANETA PLANETA16 17

VIZINHANÇA

PARCERIAS NA VIZINHANÇA

Conhecer as empresas que nos rodeiam, além de ser sinal de boa educação pode também ser bem agradável aos Colaboradores Multilaser. Foram realizadas parcerias, para concessão de descon-tos na compra de produtos ou serviços.

“Na loja de fábrica da Bauducco, encontramos ótimos produtos a um preço especial. Vale a pena conhecer!” Afirma Cristiane Silva, da área de RH.Confira algumas dicas de produtos de nossos parceiros:

10% de desconto

15% de desconto

10% de desconto

30% de desconto

50% de desconto

15% de desconto(Itens pré definidos)10% de desconto(Demais itens)

Para os colaboradores da Faria Lima, o Shopping Vitrine Iguatemi oferece 199 opções de compras, como café, có-pias, dentistas, designer, cabeleireiros, farmácia, imobiliá-ria, massagem, oculista, acupuntura, entre outros.“Vou na endocrinologista no 5º andar, a Dra Mônica Mo-

romizato. Ela lembra os médicos de família do tempo das nossas avós: muito atenciosa e detalhista, observa cada detalhe da nossa saúde e nos ensina a cuidar do corpo e da mente”, comenta Adriana Vasconcelos, da áreas de Marketing.

PLANETA PLANETA18 19

B.E.M

VISITA À FÁBRICA

EXCURSÃO

Com o objetivo de integrar cada vez mais seus colaboradores, a Multilaser promoveu no mês de março uma visita dos cola-boradores da Matriz na fábrica em Extrema – MG.Participaram da excursão funcionários de diversas áreas, como Financeiro, Vendas, SAC e Administrativo.Segundo Kelly Porto do RH, organizadora do evento, ”ativi-

dades como esta aumentam a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe tanto dos profissionais que apresentam suas áreas, como dos que a estão conhecendo e ampliando sua visão da organização”.

Confira abaixo os melhores momentos:

Sucesso total no projeto B.E.M. 2012, diversos colaboradores fo-ram contemplados com Bolsas de Estudos oferecidas pela Em-presa.Desenvolver seus colaboradores é nossa prioridade. Por este motivo, o valor total oferecido aumentou 50%, passando de

R$80.000,00 para R$120.000,00 por ano.“Com o auxílio da bolsa, poderei concluir meu curso de Analista de Logística e contribuir para melhores resultados na área em que atuo”, comenta Wil Peterson, um dos participantes do projeto.Abaixo segue relação dos beneficiados:

BOLSA DE ESTUDOS MULTILASER

Daiane dos Santos FerreiraProduçãoGestão de Produção Industrial

Fábio Ramos AzevedoProdução Gestão de Produção Industrial

Francisca Pereira da SilvaLogísticaAnalista de Logística de Transporte

Jonathan Serafim RodriguesLogísticaAdministração

Márcia Marleide BernardoPCPGestão de Produção Industrial

Maria Gildene França de SouzaTransportesLogística

Mauro Alex FirminoManutençãoMecatrônica Industrial

Poliana Rodrigues de MessiasLogísticaGestão de Recursos Humanos

Rafael FernandesProduçãoGestão de Produção Industrial

Sandra R. Costa de PontesMarketingMarketing (EAD)

Sergio Roberto de Lavor MonteT.I.Govenança de TI

Tiago Luiz da Silva VieiraProduçãoGestão de Produção Industrial

Ursula Marie de S. Bastos GhisiCorporativoGestão Comercial

Will Petherson Moreira da SilvaLogísticaAnalista de Logística

O que é o B.E.M.?

O projeto B.E.M. foi cria-do com o objetivo de oferecer capacitação aos colaboradores. Para participar basta ter um ano de casa e passar pela avaliação dos ges-tores. O auxílio vai de 30 a 70% para cursos técni-cos, profissionalizantes, graduação, pós-gradua-ção e MBA.

PLANETA PLANETA20 21

TELEVENDAS

Conhecer a fundo nossos produtos é fundamental para encantar nossos clientes. Com este objetivo foi realizada a Convenção de Televendas 2012, o palco do evento foi o Braston Hotel São Paulo.Mais de 80 vendedores assistiram às exposições dos gerentes de produtos sobre os lançamentos, características e vantagens de cada linha.Os participantes conheceram histórias de colaboradores como Stephanie Souza, que apresentou um case sobre sua trajetória

iniciando no SAC e atuando hoje na área comercial com muito su-cesso.No salão do hotel, foram expostos produtos de diversas linhas para que a equipe pudesse conhecer e manipular cada item.Encerrando com chave de ouro, Moacir Oliveira, diretor comercial, ressaltou a importância de superar os desafios e persistir em nos-sos objetivos.Confira os melhores momentos:

CONVENÇÃO DE TELEVENDAS

“De inicio foi difícil falar em pú-

blico, mas depois, com o apoio dos

colegas pude passar minha men-

sagem: “Atender com excelência o

cliente, suprindo sua necessidade

de produtos, sendo a ponte entre

ele e a empresa.” Essa é minha re-

ceita para o sucesso.

Sidnei Silvestre

Televendas

“Esta foi a primeira convenção Televendas, o que demonstra nosso crescimento na empresa. O evento foi ótimo! Valorizamos o conhecimento dos nossos ven-dedores e aprendemos com cada experiência.”

Shelida RibeiroGestora de Televendas

PLANETA PLANETA22 23

LIDERANÇA

Produzir mais de 1 milhão de pen drives, 150 mil celulares e mais de 5 milhões de mídias por mês exige uma equipe de líde-res muito bem treinada!Dando sequência ao projeto de desenvolvimento de líderes, foi realizada a palestra “Equipes de Alto Desempenho” com o con-sultor especialista em desenvolvimento humano André Lodi.

O evento, realizado no dia 23 de fevereiro, foi direcionado a to-dos os líderes da unidade fabril que, entre sorrisos e perguntas, interagiram ativamente com o apresentador.Segundo Lodi, cada líder traz em si as sementes de suas reali-zações e para elas florescem é necessário planejamento, traba-lho e muita dedicação.

DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

ARTIGO

COMO COMPRAR FELICIDADE

Felicidade é um estado de espírito, e não uma reação mo-mentânea a um acontecimento.O consumo contribui para sua felicidade, pois é uma forma de obter satisfação pessoal. Pense na felicidade de tomar um café para aliviar a sensação de sono, de ler um livro para se informar ou se distrair, ou de ir à manicure para receber cuidados. E que tal a felicidade de tirar férias? De trocar de carro? De comprar uma TV nova?Obviamente, a felicidade obtida por meio do consumo não é tão intensa e duradoura quanto a que sentimos ao conquis-tar grandes objetivos, como passar na faculdade, casar, ter filhos ou quitar a casa própria. Mas, sendo esses grandes objetivos pouco numerosos ao longo de nosso viver, não é exagero apontar o consumo como nossa fonte mais fre-quente de felicidade.Porém, antes de sair gastando alucinadamente em busca de prazer, é importante perceber que não é exatamente o ato do consumo que nos faz felizes. Felicidade é um estado de espírito e não uma reação momentânea a um aconte-cimento. O que realmente contribui para nosso bem-estar é a maneira com que aproveitamos os acontecimentos em nossa vida.Em outras palavras, não é o nascimento do filho que nos faz felizes, mas sim a realização de poder criar um descenden-te. Não é a compra do carro, mas sim a possibilidade de di-rigir com mais eficiência, conforto, design e admiração dos amigos. Não é a aquisição do cosmético, mas a sensação de rejuvenescimento. Tão importante quanto adquirir bens ou serviços é poder aproveitá-los da melhor maneira possí-vel. Isso faz com que sejamos recompensados por nossas escolhas.Entretanto, a falta de planejamento leva muitas pessoas ao consumo sem que tenham real condição de aproveitar aqui-lo que compram. Quanto mais impulsivo for o consumidor, mais ele terá roupas não usadas no armário, eletrodomésti-cos pouco aproveitados, férias insatisfatórias, livros mofan-do sem serem lidos e outros bens mal-escolhidos.Sem aproveitar suas compras, sua única lembrança de fe-licidade estará associada ao ato da compra em si e por isso ele tenderá a comprar mais. A impulsividade tende a se transformar em compulsão.É muito comum também a situação em que a pessoa, por mais que tenha um padrão de consumo admirável, não se sinta feliz com suas escolhas. Normalmente, isso acontece quando o consumo gera mais frustrações que recompen-sas.Um exemplo típico de consumo frustrante é quando alguém não planeja férias com antecedência, mas, ao se ver diante da oportunidade ou do convite para aproveitar férias por vencer, decide comprar o primeiro pacote de viagens que vê pela frente. Independentemente de ser um destino inte-ressante ou não, a pessoa terá de parcelar sua compra, já que não se planejou para isso.As férias não tiveram espaço no orçamento dos meses ante-riores à viagem. Mas, para honrar as prestações assumidas para os meses seguintes, a pessoa terá de eliminar hábitos

GUSTAVO CERBASI

de sua rotina. Por mais que a viagem tenha sido interessan-te, cada prestação a pagar será um motivo de arrependi-mento.Além disso, não haverá verba para sair com amigos, contar as histórias e as novidades, mostrar fotos. Sem esse con-vívio, não existirá o desfrute duradouro daquele consumo, que faria a pessoa mais feliz. Mais provável é que o arre-pendimento de cada prestação a pagar condicione a pes-soa, inconscientemente, a não ter pressa para tirar férias novamente.Seria bem diferente se, meses antes das férias, a pessoa estivesse planejando e poupando. O objetivo definido seria argumento para deixar de lado excessos de consumo.Poupar não seria um sacrifício, mas sim uma gincana mo-tivada pela expectativa. A realização do sonho seria o fim do processo, não o começo. Ao voltar das férias, com as contas quitadas, além de descansada, a pessoa passaria a contar com recursos para socializar e curtir o momento -afinal, não estaria mais poupando. Resultado: felicidade continuada.Se você quer ser mais feliz, planeje e poupe antes de con-sumir. Ambicione, conquiste e aprenda a degustar por um bom tempo suas conquistas, no lugar de cultivar o vício em consumo.

GUSTAVO CERBASI é autor de “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” (ed. Gente) e “Como Organizar sua Vida Financeira” (Elsevier Campus).

PLANETA24

Sons Automotivos Multilaser Uma linha de peso para você que gosta de potência.

www.multilaser.com.br

RESPEITE A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO.

Wide

Power Class

Royal

Explorer

Wave

Silver

ANUNCIO 2.indd 1 10/01/2012 15:17:20