planejamento execuçao tics ufop 2013

21
Tecnologias e Aprendizagem.

Upload: jcesar66

Post on 23-Jun-2015

170 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Tecnologias e Aprendizagem.

Page 2: Planejamento execuçao tics ufop 2013

O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação é um movimento que perpassa pelas experiências e vivências dos sujeitos.

As ações de aprendizagens desenvolvidas pelas pessoas em suas diferentes possibilidades de ações refletem em suas conjunturas de negociações e aprendizagens.

Page 3: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Tecnologias de informação e comunicação por meio de suportes realizam o acesso a veiculação das informações e as demais ações interativas.(KENSKI, 2003) 

Tecnologias compostas por

.

Ferramentas

tudo que se utiliza pela vida pessoal e profissional

TécnicasComo utiliza as ferramentas para realizar determinadas ações.

Page 4: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Tecnologia

Um conceito com múltiplos significados que variam conforme o contexto, podendo ser vista como: artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos.(ALMEIDA, 2003)

Page 5: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Estudo do emprego de ferramentas, aparelhos, máquinas, dispositivos, materiais, objetivando uma ação deliberada e a análise de seus efeitos, envolvendo o uso de uma ou mais técnicas para atingir determinado resultado, o que inclui as crenças e os valores subjacentes às ações, estando, portanto, relacionada com o desenvolvimento da humanidade. (ALMEIDA, 2003)

Page 6: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Aprendizagem colaborativa

Colaboração

Divisão de tarefas entre os membros de um grupo. Cada um é responsável por parte da resolução do problema e ao finalizar a tarefa existe um agrupamento das soluções.

Cooperação

O esforço mutuo é privilegiado, divisão de tarefas, cada um faz a sua parte com participação ativa dos parceiros com o objetivo de resolver os problemas coletivamente.

Adaptado por Costa, Paraguaçu e Mercado, 2008

Page 7: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Interação Tarefa

Ambiente Pessoas

Costa, Paraguaçu e Mercado, 2008

Page 8: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Aprendendo por projetos.

Os processos de aprendizagem baseados nos projetos de ensino, de acordo com Hernandez e Ventura (1998), se baseiam na criação de estratégias de organização do conhecimento em relação:

a)o tratamento da informação, b)a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos sujeitos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento amplo e próprio.

Page 9: Planejamento execuçao tics ufop 2013
Page 10: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Para Campos (2012), a utilização dos blogs é um veiculo de interação e comunicação no aprendizado de diversos temas da Educação Física: jogos, brinquedos e brincadeiras; dança; capoeira; atletismo; ginástica, futebol; atividades para pessoas com deficiência; conhecimentos sobre o corpo.

Educação Física e Tecnologias.

Page 11: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Para Bianchi (2009) a experiência com o uso dos meios tecnológicos pode influenciar na contribuição das aprendizagens de conteúdos de Educação Física, envolvendo professores e alunos em situações pedagógicas criativas e participativas.

Realizar ações e práticas que envolvam as tecnologias nas aulas de Educação Física torna-se relevante e interessante para ampliar as discussões e os movimentos sobre esta aprendizagem.

Page 12: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Proposta desenvolvida

Movimentos, conceitos e tecnologias.

Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental.

Componente Curricular: Educação Física.

Tema das aulas: Hidratação e Capacidades físicas – velocidade e resistência.

Público – alvo: Estudantes do 2º ano do 2º ciclo de formação humana.

Page 13: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Justificativa: eixo temático da Educação Física relação corpo-saúde-conhecimento para a realização de atividades físicas.

Objetivo geral: Constituir nos estudantes percepções sobre os conhecimentos relacionando as práticas sociais, o uso das tecnologias e as práticas corporais.

Tempo das atividades: aulas de 60 minutos.

Recursos tecnológicos: computadores, máquinas digitais, celulares, televisão, aparelho de som, internet.

Page 14: Planejamento execuçao tics ufop 2013

O processamento da informação, realizado através de computadores desenvolve mediação entre o homem e o meio, contribuindo dentro desta ótica para a construção de novas relações com os objetos de conhecimento. (COSTA e PAIM, 2004)

Page 15: Planejamento execuçao tics ufop 2013

As TIC são, por excelência, ferramentas interativas para ver, fazer, representar e trocar (BELLONI e GOMES, 2008)

Page 16: Planejamento execuçao tics ufop 2013

A interação entre pares desempenha um papel crucial nas aprendizagens e o quanto o uso pedagógico adequado das TIC favorece estas interações, (BELLONI e GOMES, 2008)

Page 17: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Conceitos e Movimentos pela construção das imagens produzidas.

Atividades de Atletismo.

Procedimento conceitual - utilizaram sites de busca para definir alguns conceitos sobre a temática.

Práticas realizadas pelos meninos e meninas, com o intuito de interagir com o conceito pesquisado.

Comparação das imagens coletadas pelos estudantes com as visualizadas na grande mídia esportiva.

Visualização e expressão corporal dos estudantes nas imagens registradas pelos mesmos nas vivências de atividades sobre as práticas das capacidades físicas.

Page 18: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Avaliação:

Ocorrerá durante todo o processo de desenvolvimento do projeto através da relação conhecimento – sujeitos envolvidos – recursos tecnológicos: uso das maquinas digitais e celulares, através da coleta e do registro das imagens; relação das configurações, edições, registros, catalogações das imagens executadas nas vivências com os instrumentos tecnológicos, como por exemplo, os computadores, os vídeos e as televisões;divulgação dos recursos midiáticos produzidos em imagens e vídeos pelos estudantes às diversas comunidades, entre outros.

Page 19: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Fotos: Arquivo pessoal

Page 20: Planejamento execuçao tics ufop 2013

Possíveis conclusões:

Tecnologias

Mídias

Sujeitos

Conhecimento

Informação

Educação

Educação Física

Aprendizagem

Interação

Práticas Corporais

Experiência Midiática

Vivencia Interativa

Vivencia Esportiva

Colaboração

Page 21: Planejamento execuçao tics ufop 2013

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. Prática e Formação de Professores na Integração de Mídias, Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2003. BELONI, M.L, GOMES, N. G. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 717-746, out. 2008BIANCHI, P. Possibilidades para o ensino aprendizagem com a TIC’S na Educação Física Escolar: uma experiência com blogs. In: Cadernos de Formação RBCE, p.45-55, mar.2010.CAMPOS, M. A. A. A ferramenta blog como meio didático pedagógico do subprojeto PIBID Educação Física da UFC. In: Anais do II Congresso Internacional de Formação de Educação Física. Florianópolis, 2012.COSTA, C. J. A; PARAGUAÇU, F; MERCADO, L. P. L. Ferramentas de aprendizagem colaborativa na internet. IN: MERCADO, L. P. L (orgs) Práticas de formação de professores a distância. Maceió, Ed UFAL, 2008.COSTA, J. W. ; PAIM, I. . Informação e conhecimento no processo educativo. In: José Wilson da Costa, Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira. (Org.). Novas Linguagens e novas tecnologias:educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004, v. 1, p. 15-38. HERNANDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5ªedição. Porto Alegre: Artes Medicas, 1998.KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Editora Papirus, 2003.Imagens retiradas de: http://professorthyagochaves.blogspot.com.br/2012/04/brincadeiras-antigas-x-brincadeiras.html